Homens vs mulheres. Quem está mais protegido pela vacina contra a Covid?

Lordelo

Avensat
naom_609d0aaed9276.jpg


A eficácia da vacina contra a Covid-19 demonstrou ser substancialmente superior nos homens, pelo menos a primeira dose, revela um estudo publicado na revista Contemporary Clinical Trial.






As diferenças na eficácia e segurança na população em geral também sugerem que as mulheres tendem a sofrer efeitos secundários com mais frequência, face aos homens. Os casos mais graves foram os de coágulo sanguíneo, muito mais relatados por mulheres que foram imunizadas com as vacinas da AstraZeneca e da Janssen.





No ano passado, recorde-se que um estudo realizado na Universidade de Miami, nos Estados Unidos, dava conta que o imunizante não afetava a reprodução masculina, mas o vírus em si


Também no ano passado, um grupo de cientistas encontrou uma diferença significativa entre homens e mulheres para um tipo de célula chamado 'natural killer', ou exterminadoras naturais, que são conhecidas há décadas e que têm como função matar células infetadas, o que poderia ajudar a explicar as diferenças na proteção conferida pelas vacinas.

IN:NM
 
Voltar
Topo