Liga dos Bombeiros pede "vassourada" na Protecção Civil

moreira1

Avensat
O presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses disse, este domingo, à agência Lusa que o Governo devia "desengordurar" e dar "uma vassourada" na Autoridade Nacional de Proteção Civil, que classificou como uma estrutura ultrapassada, burguesa e elitista.
ng1936904.jpg

"O problema dos bombeiros portugueses não está em si, está efetivamente numa estrutura ultrapassada, burguesa e elitista, que é da responsabilidade do senhor secretário de Estado, que é a Autoridade Nacional de Proteção Civil", afirmou Jaime Soares, numa reação às declarações à Lusa de Filipe Lobo D'Ávila.

O secretário de Estado da Administração Interna português declarou que os bombeiros voluntários têm de encontrar novas fórmulas de organização, avançando que o Governo está a trabalhar num novo modelo de financiamento.

Contactado pela Lusa, Jaime Soares afirmou que a própria Liga avançou com medidas de reestruturação, nomeadamente para tipificar o risco de incêndio em cada município e adaptar os recursos materiais e humanos à dimensão de cada concelho, em função dessa avaliação.

O secretário de Estado disse ser incontornável uma reestruturação, face à conjuntura que o país vive.

"Queremos uma nova lei de financiamento dos corpos de bombeiros, que não existe. Os bombeiros são praticamente trabalhadores do Estado gratuitamente e isso tem de acabar, o Estado se quer ter uma estrutura tem de a pagar, tem a ajudar a pagar", defendeu o presidente da Liga, incluindo neste financiamento os municípios.
 
Voltar
Topo