Não dormiu bem? Saiba o que fazer

Lordelo

Avensat
naom_6303d156c22fa.jpg

São muitos os fatores que podem prejudicar uma boa noite de sono, seja qual for o motivo, é provável que passe o dia a bocejar. Para o ajudar, a revista Self, falou com uma especialista em sono, que deu dicas essenciais para conseguir 'sobreviver' a um dia como este.






Fiona Barwick, diretora do programa Sleep & Circadian Health, da Universidade de Standford, nos Estados Unidos, explica o pode (e deve) fazer se não dormiu nada ontem.


É importante que resista à vontade de dormir até mais tarde, mesmo que não tenha conseguido descansar as horas todas, por isso, afaste-se da cama. É que dormir para lá da hora em que acorda, normalmente, influencia o seu ritmo circadiano e o seu ciclo de sono, diz a especialista.


Acrescentando que, ritmo circadiano, é o termo dado a um ritmo biológico, que varia durante as 24 horas do dia e define o nosso comportamento, incluindo as alturas em que nos sentimos mais despertos ou cansados. Por isso, acordar sempre, mais ou menos, à mesma hora, todos os dias, é uma ótima forma de garantir que o seu ritmo é regular, o que vai acabar por ajudá-lo a dormir melhor.





Além disto, a especialista diz que é a partir do momento em que saímos da cama que, começamos a desenvolver a vontade de voltar a dormir, por isso, adiar muito esse momento vai prejudicar o sono da noite seguinte.


Para 'acordar' o cérebro de manhã procure o sol - estimula a produção de dopamina, hormona do bem-estar, e ajuda a suprimir a melatonina, a hormona que provoca sono. Se conseguir sair de casa e dar uma volta, no exterior, vai sentir-se ainda melhor. Só precisa de caminhar durante cinco minutos para se sentir mais acordado.


Também pode ajudar fazer uma sesta, à tarde, porque segundo a especialista, todos sentimos uma redução de energia, por volta das 12 e as 18 horas. Dormir neste horário, uma curta sesta, pode fazê-lo sentir-se melhor e mais descansado.


No entanto, se não gostar de sestas, pode ir dar mais uma pequena caminhada, neste período de tempo, também lhe vai fazer bem. É um estimulante melhor que a cafeína, diz Fiona Barwick.


Tente ir para a cama uns minutos, ou horas, mais cedo na próxima noite (ou próximas noites). O corpo adapta-se a umas horas a menos de sono, no entanto, tem de lhe dar oportunidade para recuperar. Segundo a especialista, é importa prioritizar o sono na noite seguinte, por isso, pode ser uma boa ideia ir dormir ligeiramente mais cedo do que o normal.


Diferentes estudos dizem, afirma Fiona Barwick, que dormir mais nas duas noites, após uma noite mal dormida, ajuda as pessoas a recuperar muito mais rápido.

IN:NM
 
Voltar
Topo