Níveis de colesterol perigosamente altos? Faça-lhe frente assim

Lordelo

Avensat
naom_623984c59047e.jpg

Os fitoesteróis, um composto natural que se encontra em plantas, ajuda a reduzir os níveis de colesterol LDL (o 'mau') no nosso organismo, segundo o centro médico Cleveland Clinic, nos Estados Unidos.






Para manter os níveis de colesterol equilibrados, os especialistas recomendam o consumo de alimentos que possuem esteróis vegetais. Estes podem ser encontrados em frutas e vegetais, grãos integrais, óleos, nozes, gérmen de trigo e queijo ou leite com fitoesteróis.


Outros alimentos em que também foram acrescentados esteróis vegetais são os pães, barras de cereais, chocolates, sumos, margarina e, entre outros, iogurtes.


Recomenda-se uma dieta rica em fitoesteróis ou a sua suplementação diária a indivíduos que sofrem de doenças cardíacas ou com histórico familiar, bem como pessoas com colesterol alto, incluindo hipercolesterolemia familiar (uma das causas genéticas mais frequente da doença coronária prematura) e aterosclerose, uma doença das artérias elásticas, de grande e médio calibre, e das artérias musculares.


Por outro lado, a ingestão desses compostos não é indicada para pessoas com sitosterolemia, um distúrbio genético no qual o colesterol e os esteróis vegetais se acumulam no corpo.


Além disso, embora este composta seja promissor na luta contra o colesterol alto, consulte o seu médico antes de iniciar qualquer tratamento.


Recorde-se que existem dois tipos de colesterol: o HDL (o 'bom') e o LDL (o 'mau'). O 'bom' colesterol é responsável pela eliminação de colesterol em excesso do sangue e do que se encontra depositado nas artérias, transportando de volta para o fígado, onde é eliminado. Já o 'mau' colesterol transporta o colesterol do fígado para os tecidos onde este poderá ser utilizado.

IN:NM
 
Voltar
Topo