Pep Guardiola é trunfo da lista única pela independência catalã

kokas

Avensat
Membro Avensat
ng4465705.JPG

Pep Guardiola
"Junts pel sí" - juntos pelo sim - inclui nacionalistas de direita e de esquerda e promete um processo de desconexão de Espanha.

Não pretende ser deputado, mas é pela independência catalã. Por isso decidiu integrar a lista única de partidos e entidades nacionalistas com vista às eleições autonómicas antecipadas de 27 de setembro. Ainda que em último lugar (para não ser mesmo eleito). "Josep Guardiola trancará a lista única", anunciou através do Twitter o eurodeputado Ramon Tremosa, sobre o treinador do clube bávaro Bayern de Munique.

O ex-técnico do FC Barcelona, que tem 44 anos e está em 135.º lugar na lista única, encontra-se em digressão com o clube pela China. O seu apoio às manifestações do 11 de setembro a favor da independência é conhecido e no ano passado foi de Munique até Barcelona para votar no referendo de 9 de novembro - organizado pelo presidente da Generalitat, Artur Mas, à revelia das decisões da justiça espanhola e das posições do governo central liderado por Mariano Rajoy.

A lista única dará pelo nome "Junts pel sí" - juntos pelo sim - e foi ontem oficialmente apresentada no Museu Nacional de Arte da Catalunha em Barcelona. É composta pela Convergência Democrática da Catalunha (CDC), do líder catalão Artur Mas, pela Esquerda Republicana da Catalunha (ERC), partido de Oriol Junqueras, pelo ex-eurodeputado e ex-militante da Iniciativa Verdes pela Catalunha Raul Romeva, pela ex-presidente da Assembleia Nacional Catalã Carme Forcadell e ainda pela presidente da Ominium Cultural Muriel Casals


dn
 
Voltar
Topo