Picadas de mosquitos: Quem são as 'vítimas', como prevenir e tratar

Lordelo

Avensat
naom_62ff6215b4ee8.jpg

Nas noites de verão, ficar numa varanda ou terraço sem ter uma vela anti mosquitos ao lado pode ser complicado. Ainda assim, nem todas as pessoas são picadas da mesma forma: há os que se fartam de ser atacados; mas também os que nunca sofrem. Se é dos que fazem parte do primeiro grupo, existem vários motivos que o podem explicar. Conheça-os.






A única razão que leva os mosquitos a picarem é por precisarem de sangue para conseguirem pôr os ovos. É a saliva que deitam que causa a reação avermelhada na pele e também, por vezes, o inchaço.





Primeiro que tudo, os mosquitos sentem-se atraídos pelo dióxido de carbono e pelo ácido lático que libertamos através da respiração e do suor. Pessoas altas, com peso a mais e até grávidas podem ser mais atrativas para os mosquito, já que produzem as tais substâncias em maior quantidade.


Segundo Allison Triplitt, médico do McKay-Dee Hospital, em Utah, nos Estados Unidos. Alguns odores também os podem atrair, como perfumes fortes, desodorizantes e loções corporais.


Como forma de prevenção, o médico sugere que use alguns repelentes ou que use blusas de manga curta e calças para evitar ter pele a descoberto.


Para tratar as picadas a sugestão passa por lavar a zona infetada com água e sabão ou ainda uma mistura de fermento e água.

IN:NM
 
Voltar
Topo