Toyota, Nissan, Honda e Mazda chamam três milhões de carros à revisão

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Mais de 3,39 milhões de veículos produzidos pelos maiores construtores japoneses de automóveis vão ser chamados às oficinais das marcas para resolver um problema no "airbag" do passageiro da frente.

O problema, nas marcas Toyota, Nissan, Honda e Mazda, é proveniente do "airbag" do passageiro da frente, fabricado pela empresa japonesa Takata e utilizado nos veículos produzidos entre 2000 e 2004, segundo o Ministério japonês dos Transportes.

A mesma fonte afirmou que o "airbag" defeituoso "poderia queimar uma parte do compartimento de passageiros e causar um incêndio" no pior dos casos. No entanto, fez questão de frisar que não aconteceu qualquer acidente do género.

De acordo com informações fornecidas pelo fabricante ao Ministério japonês dos Transportes, houve dois incidentes menores, que não causaram danos em pessoas mas apenas no interior dos veículos.

Os outros fabricantes em causa têm fornecido explicações técnicas similares.

A Toyota disse que iria recolher às suas oficinas 1,73 milhões de veículos: 320 mil no Japão, 580 mil na América do Norte, 490 mil na Europa e 340 mil no resto do mundo.

A Honda disse, por seu lado, que iria recolher 1,135 milhões em todas as regiões onde o fabricante está presente.

A Nissan tem 480 mil carros com este defeito, dos quais 137 mil no Japão.

Na Mazda são pouco mais de 45 mil veículos, incluindo 4.400 no Japão. "Recolheremos os carros no Japão e, de acordo com as leis de cada país, faremos o mesmo no rsto do mundo".

As recolhas maciças de carros às oficinas de várias marcas reflete a política dos fabricantes de automóveis que estão a utilizar os mesmos componentes para reduzir custos.






JN
 
Honda e Toyota recolhem quase 15 mil carros com defeito em Portugal



A Honda vai recolher 2748 carros em Portugal por um problema no "airbag" do passageiro da frente e a Toyota vai chamar às suas oficinas 12 mil carros, no âmbito de uma recolha a nível mundial de mais de três milhões de veículos que inclui ainda as marcas Nissan e Mazda.

Mais de 3,39 milhões de veículos produzidos pela Toyota, Nissan, Honda e Mazda vão ser chamados às oficinas das marcas para resolver um problema no "airbag" do passageiro da frente, fabricado pela empresa japonesa Takata e utilizado nos veículos produzidos entre 2000 e 2004.

Em comunicado, a marca japonesa Honda refere que "foi identificada a existência de um possível defeito de fabrico do insuflador do airbag do passageiro da frente que equipa algumas unidades dos modelos Civic, Stream, Jazz e CR-V do ano 2001 a 2003", sendo que em Portugal "estão identificados 2748 veículos potencialmente afetados por esta campanha de produto".

A Honda indica que, perante esta situação, a partir de 15 de maio, "como medida de precaução", vai notificar os proprietários dos modelos afetados em Portugal para se dirigirem aos concessionários da marca e efetuarem a substituição dos respetivos insufladores.

A Toyota já anunciou que irá recolher 12 mil carros em Portugal exatamente com o mesmo problema, enquanto a Nissan e a Mazda ainda não divulgaram se este defeito afeta os seus modelos em Portugal.

Em declarações à Lusa, o porta-voz da Toyota Caetano afirmou que os modelos afetados são o Yaris, Corolla e Avensis produzidos entre novembro de 2000 e março de 2004 e que o tempo de intervenção na oficina pode rondar entre uma e duas horas e meia.

O problema, refere a mesma fonte, "tem a ver com o elemento responsável pelo enchimento do airbag do passageiro - do tipo 'efervescente' - o qual pode conter alguma humidade ou carecer da compressão necessária, decorrente do seu fabrico".

Dentro dos próximos dias, a Toyota Caetano Portugal comprometeu-se a "contactar diretamente os clientes de viaturas envolvidas para que, mediante a sua disponibilidade, se desloquem com as viaturas à rede oficial de concessionários Toyota".

A Toyota disse que iria recolher às suas oficinas 1,73 milhões de veículos: 320 mil no Japão, 580 mil na América do Norte, 490 mil na Europa e 340 mil no resto do mundo.

A Honda disse, por seu lado, que iria recolher 1,135 milhões em todas as regiões onde o fabricante está presente.

A Nissan tem 480 mil carros com este defeito, dos quais 137 mil no Japão.

Na Mazda são pouco mais de 45 mil veículos, incluindo 4400 no Japão.








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