Mais de 3,39 milhões de veículos produzidos pelos maiores construtores japoneses de automóveis vão ser chamados às oficinais das marcas para resolver um problema no "airbag" do passageiro da frente.
O problema, nas marcas Toyota, Nissan, Honda e Mazda, é proveniente do "airbag" do passageiro da frente, fabricado pela empresa japonesa Takata e utilizado nos veículos produzidos entre 2000 e 2004, segundo o Ministério japonês dos Transportes.
A mesma fonte afirmou que o "airbag" defeituoso "poderia queimar uma parte do compartimento de passageiros e causar um incêndio" no pior dos casos. No entanto, fez questão de frisar que não aconteceu qualquer acidente do género.
De acordo com informações fornecidas pelo fabricante ao Ministério japonês dos Transportes, houve dois incidentes menores, que não causaram danos em pessoas mas apenas no interior dos veículos.
Os outros fabricantes em causa têm fornecido explicações técnicas similares.
A Toyota disse que iria recolher às suas oficinas 1,73 milhões de veículos: 320 mil no Japão, 580 mil na América do Norte, 490 mil na Europa e 340 mil no resto do mundo.
A Honda disse, por seu lado, que iria recolher 1,135 milhões em todas as regiões onde o fabricante está presente.
A Nissan tem 480 mil carros com este defeito, dos quais 137 mil no Japão.
Na Mazda são pouco mais de 45 mil veículos, incluindo 4.400 no Japão. "Recolheremos os carros no Japão e, de acordo com as leis de cada país, faremos o mesmo no rsto do mundo".
As recolhas maciças de carros às oficinas de várias marcas reflete a política dos fabricantes de automóveis que estão a utilizar os mesmos componentes para reduzir custos.
JN