Lordelo
Avensat
Uma bebé de 10 meses foi operada, em Itália, para retirar um tumor de quase dois quilos, cerca de um quarto do seu peso, que tinha no fígado.
A cirurgia, segundo a edição italiana do Today, foi realizada "com sucesso" pela equipa do professor Marco Spada, chefe de cirurgia hepatobiliar pancreática e de transplantes de fígado e rim do Hospital Pediátrico Menino Jesus, localizado em Roma.
De acordo com o jornal, o tumor foi descoberto depois de os pais se terem apercebido, em comparação com o irmão gémeo, que a menina tinha um inchaço abdominal e estava com falta de apetite.
Ao levarem a filha ao hospital, esta foi submetida a vários exames. Uma ecografia revelou, de imediato, que esta tinha uma "grande lesão com líquido no fígado".
A bebé foi avaliada por uma equipa multidisciplinar, que concluiu que se tratava de uma neoplasia hepática, com mais de 13 centímetros de diâmetro e que ocupava toda a parte direita do seu fígado, o que levou a que os órgãos circundantes (estômago, pâncreas, intestino e rim direito) saíssem da sua localização original.
Após vários exames e tratamentos, o tumor foi retirado, numa cirurgia que durou 6h. A menina teve alta nove dias após a operação e "está muito bem, voltou a comer e a crescer regularmente", contou agora o doutor Marco Spada à comunicação social.
IN:NM