Tumor de dois quilos removido de fígado de bebé de 10 meses

Lordelo

Avensat
naom_622f2088c298c.jpg


Uma bebé de 10 meses foi operada, em Itália, para retirar um tumor de quase dois quilos, cerca de um quarto do seu peso, que tinha no fígado.






A cirurgia, segundo a edição italiana do Today, foi realizada "com sucesso" pela equipa do professor Marco Spada, chefe de cirurgia hepatobiliar pancreática e de transplantes de fígado e rim do Hospital Pediátrico Menino Jesus, localizado em Roma.


De acordo com o jornal, o tumor foi descoberto depois de os pais se terem apercebido, em comparação com o irmão gémeo, que a menina tinha um inchaço abdominal e estava com falta de apetite.


Ao levarem a filha ao hospital, esta foi submetida a vários exames. Uma ecografia revelou, de imediato, que esta tinha uma "grande lesão com líquido no fígado".


A bebé foi avaliada por uma equipa multidisciplinar, que concluiu que se tratava de uma neoplasia hepática, com mais de 13 centímetros de diâmetro e que ocupava toda a parte direita do seu fígado, o que levou a que os órgãos circundantes (estômago, pâncreas, intestino e rim direito) saíssem da sua localização original.


Após vários exames e tratamentos, o tumor foi retirado, numa cirurgia que durou 6h. A menina teve alta nove dias após a operação e "está muito bem, voltou a comer e a crescer regularmente", contou agora o doutor Marco Spada à comunicação social.

IN:NM
 
Voltar
Topo