Utilizadores do Firefox já podem saber quem os espreita na Internet

genios

Avensat
A Mozilla lançou um add-on para o Firefox que permitirá monitorizar toda a atividade desenrolada com a simples abertura de um endereço web.

569920.gif

O add-on chama-se Lightbeam e permite visualizar informação sobre a atividade do site a que o utilizador se liga e dos todos os serviços de parceiros que se ativam a partir dessa ação e de que forma estes acedem aos dados do utilizador.

A informação recolhida pela aplicação pode ser visualizada de três formas distintas: num gráfico, através de uma lista ou num relógio, que vai compilando informação sobre este tipo de atividade ao longo das várias horas do dia.

Com os dados, o utilizador pode analisar de que forma os sites e serviços online aos quais vai acedendo, ou que a estes estão ligados, monitorizam as suas atividades online e se relacionam entre si.

Note-se que o Lightbeam apenas fornece informação para análise, não permite agir sobre os dados ou modificar a ação dos sites que interagem com o utilizador durante a navegação web.

A aplicação está disponível para a versão 19 do Firefox ou posteriores.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
 
Quer saber quem o “espia” na Internet?

A segurança informática, em concreto a privacidade, é hoje em dia um dos temas quentes na área da informática…e não só. Com a Agência Nacional de Segurança dos Estados Unidos da América (NSA) debaixo de fogo, devido aos programas de espionagem, e as constantes e polémicas revelações de Edward Snowden…os utilizadores têm hoje algum receio em visitar determinados site/serviços online.

Hoje apresentamos uma aplicação que permite saber quais os sites que monitorizam a nossa acção na Internet.

watch.jpg

No mundo da Internet, é prática comum as empresa registarem aquilo que procuramos, o que fazemos…etc. Os cookies, por exemplo, que funcionam do lado do cliente, permitem “informar” o servidor quais os sites que visitamos, como interagimos com esses sites, etc. Com base nessas informações, as empresas criam o “perfil virtual” do utilizador e podem explorar melhor o seu serviço (e de outros), indo ao encontro daquilo que o utilizador procura….Quem é que nunca andou há procura de um produto na Internet…e de um momento para o outro recebeu e-mail com ~informações desse produto ou de algo alternativo?

Com o objectivo de que o utilizadores saibam tudo quando acedem a um site, a Mozilla criou o Lightbeam, um add-on para o Firefox que permite saber que outros sites monitorizam o site/serviço que estamos a visitar.

light_3.jpg

O Lightbeam oferece uma interface muito intuitiva e produz um conjunto de informação muito interessante. Quando acedemos a um site, a aplicação regista esse site e também sites que estão ligados, sendo as ligações apresentadas em formato “árvore”.

light_1.jpg

Na mesma aplicação disponibiliza uma lista de sites visitados (e não visitados directamente), podendo o utilizador monitorizar esse site ou simplesmente bloqueá-lo, do seu lado.

light_2.jpg

A aplicação pode também ser apresentada num “estilo relógio”

light_5.jpg

Segundo Mark Surman, director executivo da Mozilla, “ O objectivo do Lightbeam é que o utilizador final conheça todos os “elementos” que estiveram presentes durante o seu acesso a um site”

Além desta afirmação, Surman referiu também que os cookie são apenas um dos muitos métodos usados para monitorizar a acção do utilizador na Internet. Como forma de proteger o utilizador, a Mozilla disponibiliza nativamente a função “monitorização”, que permite ao utilizador indicar que não quer “ser seguido”.

light_4.jpg

O Lightbeam é sem duvida uma aplicação interessante que saber as comunicações paralelas que são estabelecidas quando acedemos a um determinado site. A informação disponibilizada pode ajudar-nos a avaliar, de certa forma, um site/serviço ou simplesmente bloquear os “sites de terceiros” (do lado do cliente).

Download:
 
Voltar
Topo