Vídeos do YouTube em festival pelo segundo ano em Lisboa

florindo

Avensat
475342.jpg


Vídeos do YouTube em festival pelo segundo ano em Lisboa

A 2ª edição do VidYou Festival, evento dedicado ao vídeo online e que reúne a comunidade de youtube portuguesa, decorre a 01 e 02 de agosto em Lisboa, no cinema São Jorge.
A ideia de realizar um festival deste tipo foi de Marco Neiva, que depois, contactou Bruno Leitão, que já tinha alguma experiência na montagem encontros casuais de 'youtubers', para o ajudar a organizar um evento de forma profissional.
"O Bruno Leitão já tinha organizado pequenos encontros entre os youtubers, algo casual e não muito profissional, decidi então contactá-lo e, juntos, criámos a marca VidYou, que é uma forma de promover e celebrar o vídeo online, juntando a comunidade de youtube portuguesa", afirmou Marco Neiva.
A 1ª edição realizou-se o ano passado, no HardClub do Porto, e foi, segundo Marco Neiva, uma "edição de teste que correu muito bem e onde estiveram presentes cerca de 750 assistentes" e cerca de 50 'youtubers'.
"Este ano, quisemos ser um pouco mais ambiciosos, entrámos em contacto direto com o Cinema São Jorge e com a Egeac (Empresa de Gestão de Equipamentos e Animação Cultural) e estes mostraram-se muito recetivos, são nossos parceiros através do local e do apoio logístico", declarou.
Para os dois dias do evento desta segunda edição, a organização espera cerca de 2.000 pessoas e já tem confirmados mais de 50 'youtubers'.
Durante o festival vão decorrer várias atividades, como sessões de fotografia e de autógrafos, conferências, videojogos, espetáculos de música, stand-up comedy, entre outros.
Segundo a organização, o "VidYou Festival é um evento onde se promove e celebra o vídeo online, um encontro dos melhores 'youtubers' nacionais com as suas comunidades de fãs", com "momento em que os criadores, seguidores e representantes da indústria se juntam para discutir o futuro do vídeo online".
Além disto, são também premiados os 'youtubers' que mais se destacaram em determinadas áreas, como "videoblog (vlog), paródia, música, moda e beleza, jogos, humor, desenho/animação/video fx e curtas/filmes".
"Os prémios VidYou são uma espécie de Globos de Ouro, mas só direcionados para o vídeo online e o vencedor é determinado através do número de votos dos fãs e de um júri", afirmou o organizador.
Os bilhetes, com um preço de 8 euros por sessão, podem ser adquiridos online e em todos os postos 'ticketline'.
"Vamos ter três sessões: a de sábado à tarde, a de sábado à noite, que é uma componente mais de espetáculo, e a de domingo à tarde, na qual há sessão de autógrafos e, no final, a gala de prémios", afirmou Marco Neiva.
Para os próximos anos e edições, Marco Neiva acredita que este é um evento "com alguma capacidade de crescimento".

Fonte:
 
Voltar
Topo