Cartas-tipo

yourfault

Avensat
Amigos Avensat
Por correio registado ou e-mail, uma reclamação por escrito serve de prova e pode ser decisiva para resolver o seu conflito. Identifique bem quem envia, o destinatário e a data e exponha claramente os factos. Guarde cópias do envio.

Reclamação de crédito

Por correio registado, uma reclamação por escrito serve de prova e pode ser decisiva para resolver o seu conflito. Identifique bem quem envia, o destinatário e a data e exponha claramente os factos. Guarde cópias do envio.

Exmo. Senhor
Dr. Manuel Luis Coelho Albuquerque
Passeio das Garças, bloco 2-A, 4º b
1990-395 Moscavide

Processo nº2108/12.0TYLSB
Data: _______________________

(Nome do Consumidor)_______________________________, casado com/solteiro_______________________________, BI/ cartão do cidadão nº________________________ contribuinte fiscal nº ____________, residente em ___________________________________ vem, nos termos do nº 2 do artigo 17º D do CIRE apresentar Reclamação de Créditos com base nos seguintes fundamentos:

O Reclamante adquiriu juntamente do Devedor um voucher, no dia_______ , tendo o(s) mesmo(s) um período de validade de ______________. Atendendo ao encerramento do grupo “ A vida é bela” e à impossibilidade definitiva da utilização do(s) voucher(s) por motivo imputável a esta, vem o Reclamante reclamar o crédito de _______________ referente ao valor do(s) voucher(s) adquirido(s), conforme documento(s) comprovativo(s) de aquisição e cópia do(s) voucher(s) que se junta(m) e se dá(ão) por integralmente reproduzido(s).

Neste sentido, solicita a V. Exa. que admita o(s) presente(s) crédito(s), e o(s) inclua(m) na lista provisória de créditos.

Junto cópia do comprovativo de compra e cópia do voucher.

O Reclamante (assinatura manuscrita)

deco.proteste

Alteração de condições acordadas no âmbito do processo de contratação de crédito à habitação

Por correio registado ou e-mail, uma reclamação por escrito serve de prova e pode ser decisiva para resolver o seu conflito. Identifique bem quem envia, o destinatário e a data e exponha claramente os factos. Guarde cópias do envio.

Nome completo do remetente
Morada completa do remetente

Nome completo do destinatário
Morada completa do destinatário

Localidade e data

Carta registada com aviso de receção

Assunto: Alteração de condições acordadas no âmbito do processo de contratação de crédito à habitação

Exmos. Senhores,

Depois de as condições do crédito à habitação pedido terem sido aprovadas a .......... de .............................. de 2012 e por um período de .......... dias, no passado dia .......... de .............................. foi-me comunicado que o spread negociado fora alterado de ..........% para ..........%.

Não me parece legítimo alterarem de forma unilateral o que foi acordado livremente entre as partes. Além disso, a escritura já está marcada com o vendedor do imóvel para o dia .......... de .............................., pelo que a sua eventual desmarcação poderá inviabilizar o negócio.

Venho assim solicitar que me seja novamente atribuído o spread inicial no prazo máximo de 15 dias. Caso contrário, e como o incumprimento das condições iniciais é da vossa responsabilidade, exigirei a devolução de todas as importâncias já pagas à vossa instituição. Comunicarei ainda o sucedido ao Banco de Portugal e recorrerei a todos os meios à minha disposição para defender os meus direitos, nomeadamente imputando-vos eventuais danos causados pela não realização da escritura na data prevista.

Sem outro assunto de momento, subscrevo-me com os meus melhores cumprimentos,

Assinatura manuscrita

Anexo: carta de aprovação do empréstimo

deco.proteste

Cabovisão sem canais AXN: pedido de esclarecimentos

Nome e morada completa do remetente

Cabovisão

Local e data

Assunto: retirada do canal AXN da grelha de televisão

Exmos Senhores

Como vosso cliente, verifiquei nos últimos dias que o canal AXN tinha sido retirado da grelha dos canais de televisão da Cabovisão, sem haver um alerta ou uma explicação para o efeito. Desconheço a razão para essa retirada, mas o canal AXN é dos mais interessantes, pelo que a sua inclusão na grelha é essencial para mim.

Espero explicações para o sucedido e a rápida correção da situação, com a reposição do canal AXN. Para esse feito, 10 dias serão certamente mais do que suficientes.

Aguardando a vossa reação, subscrevo-me, com os melhores cumprimentos,
Assinatura manuscrita

deco.proteste

Reclamação por cobrança de serviços não solicitados por agência funerária

Localidade e data

Assunto: Reclamação por cobrança de serviços não solicitados por agência funerária

Exmos. Senhores,

Na sequência do falecimento do meu pai, no passado dia .......... de .............................. de 2012, negociei com a vossa empresa a realização do funeral. Na altura, combinámos que seria utilizada uma urna de € 1.000 (mil euros) e que o restante serviço (fundamentalmente, a preparação do falecido e o transporte para o cemitério) ficaria por € 500 (quinhentos euros).
Realizado o funeral, foi com surpresa que recebi a vossa fatura, no valor total de € 1.900 (mil e novecentos euros). Quando questionei o vosso funcionário, Sr. .................................................. .........., sobre a discrepância entre o valor indicado e o da fatura, ele fez-me notar que havia uma outra despesa, denominada “4 ramos de flores”, correspondente a 400 euros.
Ora, quando falei com o Sr. .................................................. .........., para acordarmos os pormenores do funeral, não pedi que a vossa empresa fornecesse flores, pois considerei que as colocadas por familiares e amigos seriam suficientes.
Além disso, a referida despesa não consta do documento que me entregaram quando pedi o orçamento e de que junto cópia.
Também constatei, quando me desloquei às vossas instalações, que não havia referência ao preço de ramos de flores no preçário exposto, contrariando a disposição legal que obriga as agências funerárias a afixar o custo de todos os serviços prestados.
Pelas razões apontadas, uma vez que não encomendei as referidas flores, pagarei apenas a importância de € 1.500 (mil e quinhentos euros), pelo que junto cheque nesse valor. Informo também que, nesta data, foi enviada uma cópia desta carta aos serviços da Autoridade de Segurança Alimentar e Económica.

Sem outro assunto de momento,

Assinatura manuscrita

Anexos: fotocópias do documento apresentado como orçamento e da fatura n.º .............................. e cheque n.º .............................., sobre o Banco .................................................. ..........

deco.proteste

Reclamação por falta de condições em lar para idosos

Localidade e data

Assunto: Reclamação por falta de condições em lar para idosos

Exmos. Senhores,

Há cerca de .......... meses atrás, procedi a uma visita às vossas instalações a fim de ficar a conhecer os quartos, os cuidados médicos, a capacidade e qualidade da alimentação fornecida aos utentes e demais aspetos relevantes.
Em virtude de ter gostado dos vossos serviços, contratei convosco o alojamento do meu pai, Sr. .................................................. .......... (conforme cópia de contrato que anexo), que ficou aos vossos cuidados a partir do dia .......... de .............................. de 2012.
Nos primeiros meses, não tive razões de queixa dos serviços prestados. Todavia, há cerca de um mês, tive de me ausentar do país por motivos profissionais. Comuniquei a minha ausência às vossas funcionárias, Senhoras .................................................. .......... e .................................................. .......... e pedi-lhes que tivessem um cuidado redobrado com o meu pai durante aquele período.
Qual o meu espanto quando, ao regressar, encontro o meu pai visivelmente mais magro e abatido, vestido com roupa que não lhe pertence e em péssimo estado (camisa rota, calças com nódoas), claramente “desorientado” e revelando dificuldade em expressar-se verbalmente.
Perante o seu estado, levei-o de imediato a uma consulta médica. O médico que o atendeu informou-me que o meu pai estava desidratado e que não tinha respeitado a sua medicação habitual (conforme cópia de relatório médico que ora junto).
Face ao exposto, considero que os vossos serviços não cumpriram com os deveres acordados no contrato, nomeadamente, o de prestar assistência e cuidados ao utente. Deverá ser aberto um inquérito a fim de apurar os factos e identificar o(s) responsáveis por esta situação. Aguardarei, pelo prazo máximo de dez dias, que me transmitam o resultado desse inquérito e as medidas tomadas, sob pena de participar o sucedido à Segurança Social.

Sem outro assunto de momento, subscrevo-me apresentando os meus melhores cumprimentos,

Assinatura manuscrita

Anexos: cópia de contrato e cópia de relatório médico

deco.proteste

Anulação de compra

Localidade e data

Assunto
: Anulação de compra

Exmos. Senhores,

No dia .......... de .............................. de 2012, adquiri no vosso estabelecimento, sito na morada acima indicada, um vestido de noiva pelo preço de ....... (por extenso), para ser utilizado no meu casamento que se iria realizar no passado dia ... de....

Na véspera do casamento, ao provar de novo o vestido, verifiquei que este tinha um rasgão, defeito que até aí me tinha passado despercebido e que não ficou a dever-se a qualquer má utilização pela minha parte.
Tendo regressado à vossa loja, para comunicar o sucedido, a vendedora de serviço, Sra. .............................. reconheceu a existência do defeito de origem e, informando-me de que seria impossível, em tão curto espaço de tempo, repará-lo, propôs-me que escolhesse outro vestido que me agradasse. No entanto, apesar de ver todos os que se encontravam expostos, não gostei de nenhum, pelo que deixei o que havia adquirido no vosso estabelecimento e comprei um vestido de noiva noutra loja, que usei no dia do casamento.
Como é óbvio, atualmente não tenho interesse na reparação do defeito existente no vestido que devolvi, pois só o adquiri para aquele dia e não posso usá-lo para outros fins. Por isso, agradeço que me devolvam a quantia despendida até ao dia .............................. Sem outro assunto de momento, subscrevo-me apresentando os meus melhores cumprimentos,

Assinatura manuscrita

deco.proteste

Resolução do contrato

Localidade e data

Assunto: Resolução do contrato

Exmos. Senhores,
No dia .......... de .............................. de 2012, após receber um folheto publicitário que me foi endereçado, encomendei a obra .............................., composta por quatro volumes e com um preço total de .................................................. .......... euros (por extenso). Seguidamente, preenchi e assinei a autorização de transferência bancária, para pagamento de quatro prestações mensais de .................................................. .......... euros.
No entanto, ontem, quando recebi o primeiro volume da obra, cheguei à conclusão de que não estou suficientemente interessado. Nos termos da lei, venho, por este meio, cessar o respetivo contrato de compra e venda. Informo também que já cancelei a ordem de transferência junto do meu banco.
Hoje mesmo procedi à devolução do primeiro volume pelo correio. Assim, agradeço que me devolvam, no prazo de 15 dias, o montante de .................................................. .......... euros, correspondente à prestação já paga e aos custos de expedição do livro.
Sem outro assunto de momento, subscrevo-me apresentando os meus melhores cumprimentos,

Assinatura manuscrita

Localidade e data

Assunto: Reclamação por roupa estragada em lavandaria

Exmos. Senhores,

No passado dia .......... de .............................. de 2012, entreguei para limpeza, no vosso estabelecimento, um fato cinzento escuro em lã, composto por calças e casaco, como consta do talão preenchido na ocasião e cujo duplicado (de que junto cópia) me foi entregue pela funcionária de serviço, a Sra. .................................................. ............. .
Quando levantei o fato, reparei logo que estava estragado: apresentava manchas bem visíveis e uma cor mais clara. Reclamei imediatamente e exigi que o fato fosse devolvido nas condições da entrega. No entanto, a vossa funcionária afirmou que tal era impossível, pois a lavandaria tinha atuado de forma correta, com as precauções e cautelas normais, e aplicado os produtos utilizados nas limpezas de fatos de lã. Acabou por questionar a qualidade do tecido, argumentação essa que carece de sentido. O mesmo fato foi limpo inúmeras vezes noutras lavandarias, sem que nada de semelhante tivesse sucedido.
Assim, considero a vossa empresa totalmente responsável pelos estragos causados no fato que entreguei. Como fico impedido de o utilizar, exijo uma indemnização de montante igual ao seu valor (................................................. ........... euros), conforme consta do recibo de compra, de que junto cópia). A referida quantia deverá ser-me entregue no prazo máximo de oito dias. Caso contrário, recorrerei a todos os meios legais ao meu dispor para defender os meus direitos.

Assinatura manuscrita

Anexos: cópia do talão e cópia do recibo de compra

deco.proteste

Reclamação por danos em parque de estacionamento

Localidade e data

Assunto: Reclamação por danos em parque de estacionamento

Exmos. Senhores,

No passado dia .......... de .............................. de 2012, pelas .......... horas, entrei no vosso parque de estacionamento em .............................., conduzindo o meu carro de marca .............................., modelo .............................., com a matrícula .............................., conforme se comprova pelo talão de parqueamento de que junto cópia.
Quando regressei ao parque, cerca das .......... horas, verifiquei que a fechadura da porta do lado do condutor tinha sido arrombada. Como não havia objetos de valor no interior do carro, nada foi furtado. Estes factos foram imediatamente comunicados ao funcionário de serviço, Sr. .................................................. .........., bem como às autoridades policiais, onde apresentei queixa-crime contra desconhecidos (ver cópia do auto em anexo).
Conforme é do vosso conhecimento, tratando-se de um parque onde o estacionamento é pago, a vossa empresa está obrigada a devolver os veículos aí depositados nas mesmas condições em que são entregues. Deve também atuar de forma a evitar que os veículos sofram danos, vigiando adequadamente as instalações. Como não foi isso o que sucedeu, venho, por este meio, exigir que me indemnizem pelos prejuízos sofridos no meu carro, no montante de .................................................. .......... euros (por extenso), correspondentes ao custo de uma nova fechadura, como poderão comprovar pela cópia da fatura da oficina, que anexo, no prazo máximo de oito (8) dias.
Caso tal não suceda, recorrerei aos meios legais disponíveis para defender os meus direitos.

Assinatura manuscrita

Anexos: talão de parqueamento, cópia do auto e fatura

deco.proteste

Recusa de pagamento de aumento de preço em viagem organizada

Localidade e data

Assunto: Recusa de pagamento de aumento de preço em viagem organizada

Venho por este meio manifestar a minha indignação e recusa perante o aumento do preço da viagem a .............................., marcada para os dias.......... a.......... do próximo mês, de acordo com o fax que ontem me foi enviado pelo vosso representante, o Sr. ............................... Nessa comunicação, referia-se que o aumento se devia a alterações cambiais e que os interessados deveriam suportar um agravamento de .............................. euros, caso desejassem manter as suas reservas.

A minha recusa deve-se às seguintes razões: em primeiro lugar, as alterações cambiais invocadas não são reais, pois o valor do dólar, moeda em que foi feito o pagamento, é atualmente inferior ao que tinha na data em que adquiri os bilhetes (apesar de, entretanto, ter havido algumas oscilações); em segundo lugar, a verdade é que, independentemente das circunstâncias atrás referidas, o contrato que assinei não prevê a possibilidade de agravamento do preço em função de alterações cambiais nem a fórmula de cálculo para uma eventual atualização.

Assim sendo, desejo informar V/Exas. do meu firme propósito de não pagar a quantia que exigem, mantendo, no entanto, a intenção de embarcar no avião do dia.......... para .............................. (destino), já que planeei as minhas férias nesse sentido. Por isso, agradeço que, nos próximos três dias, confirmem, por escrito, a minha participação na viagem. Caso contrário, darei conhecimento do sucedido ao Turismo de Portugal, IP e, caso necessário, recorrerei à via judicial para defender os meus direitos.

Assinatura manuscrita

deco.proteste

Reclamação por danos em parque de estacionamento

Localidade e data

Assunto: Reclamação por danos em parque de estacionamento

Exmos. Senhores,

No passado dia .......... de .............................. de 2012, pelas .......... horas, entrei no vosso parque de estacionamento em .............................., conduzindo o meu carro de marca .............................., modelo .............................., com a matrícula .............................., conforme se comprova pelo talão de parqueamento de que junto cópia.
Quando regressei ao parque, cerca das .......... horas, verifiquei que a fechadura da porta do lado do condutor tinha sido arrombada. Como não havia objetos de valor no interior do carro, nada foi furtado. Estes factos foram imediatamente comunicados ao funcionário de serviço, Sr. .................................................. .........., bem como às autoridades policiais, onde apresentei queixa-crime contra desconhecidos (ver cópia do auto em anexo).
Conforme é do vosso conhecimento, tratando-se de um parque onde o estacionamento é pago, a vossa empresa está obrigada a devolver os veículos aí depositados nas mesmas condições em que são entregues. Deve também atuar de forma a evitar que os veículos sofram danos, vigiando adequadamente as instalações. Como não foi isso o que sucedeu, venho, por este meio, exigir que me indemnizem pelos prejuízos sofridos no meu carro, no montante de .................................................. .......... euros (por extenso), correspondentes ao custo de uma nova fechadura, como poderão comprovar pela cópia da fatura da oficina, que anexo, no prazo máximo de oito (8) dias.
Caso tal não suceda, recorrerei aos meios legais disponíveis para defender os meus direitos.

Assinatura manuscrita

Anexos: talão de parqueamento, cópia do auto e fatura

deco.proteste

Recusa de pagamento de aumento de preço em viagem organizada

Localidade e data

Assunto: Recusa de pagamento de aumento de preço em viagem organizada

Venho por este meio manifestar a minha indignação e recusa perante o aumento do preço da viagem a .............................., marcada para os dias.......... a.......... do próximo mês, de acordo com o fax que ontem me foi enviado pelo vosso representante, o Sr. ............................... Nessa comunicação, referia-se que o aumento se devia a alterações cambiais e que os interessados deveriam suportar um agravamento de .............................. euros, caso desejassem manter as suas reservas.

A minha recusa deve-se às seguintes razões: em primeiro lugar, as alterações cambiais invocadas não são reais, pois o valor do dólar, moeda em que foi feito o pagamento, é atualmente inferior ao que tinha na data em que adquiri os bilhetes (apesar de, entretanto, ter havido algumas oscilações); em segundo lugar, a verdade é que, independentemente das circunstâncias atrás referidas, o contrato que assinei não prevê a possibilidade de agravamento do preço em função de alterações cambiais nem a fórmula de cálculo para uma eventual atualização.

Assim sendo, desejo informar V/Exas. do meu firme propósito de não pagar a quantia que exigem, mantendo, no entanto, a intenção de embarcar no avião do dia.......... para .............................. (destino), já que planeei as minhas férias nesse sentido. Por isso, agradeço que, nos próximos três dias, confirmem, por escrito, a minha participação na viagem. Caso contrário, darei conhecimento do sucedido ao Turismo de Portugal, IP e, caso necessário, recorrerei à via judicial para defender os meus direitos.

Assinatura manuscrita

deco.proteste

Localidade e data

Assunto: Recusa de pagamento de despesas de manutenção não aprovadas

Exmos. Senhores,

No dia dia .......... de .............................. de 2012, celebrámos convosco um contrato que nos dava o direito de utilizar, durante a 20ª semana de cada ano, um apartamento que faz parte do vosso empreendimento .............................., em .............................., e de que acabámos de receber o respetivo certificado predial. O preço total contratado foi de .................................................. .......... euros (por extenso), que já está pago na totalidade.

Estamos conscientes de que, de acordo com a lei, temos de pagar uma prestação periódica para garantir a correta gestão do empreendimento e fazer face às despesas de manutenção do imóvel. No entanto, não temos intenção de pagar a quantia mensal de ..............................euros que nos foi recentemente exigida. Com efeito, além de não ter sido apresentada justificação para um aumento tão elevado relativamente ao ano passado (em que a prestação era apenas de .............................. euros), não fomos convocados para uma assembleia destinada a discutir a aprovação do orçamento para este ano ou a aprovar o aumento da prestação periódica.

Pelas razões apontadas, reiteramos a nossa intenção de não efetuar o pagamento requerido, até que seja tomada uma decisão conjunta em assembleia convocada para o efeito.

Assinatura manuscrita

deco.proteste

Recusa de pagamento de despesas de manutenção não aprovadas

Localidade e data

Exmos. Senhores,

No dia dia .......... de .............................. de 2012, celebrámos convosco um contrato que nos dava o direito de utilizar, durante a 20ª semana de cada ano, um apartamento que faz parte do vosso empreendimento .............................., em .............................., e de que acabámos de receber o respetivo certificado predial. O preço total contratado foi de .................................................. .......... euros (por extenso), que já está pago na totalidade.

Estamos conscientes de que, de acordo com a lei, temos de pagar uma prestação periódica para garantir a correta gestão do empreendimento e fazer face às despesas de manutenção do imóvel. No entanto, não temos intenção de pagar a quantia mensal de ..............................euros que nos foi recentemente exigida. Com efeito, além de não ter sido apresentada justificação para um aumento tão elevado relativamente ao ano passado (em que a prestação era apenas de .............................. euros), não fomos convocados para uma assembleia destinada a discutir a aprovação do orçamento para este ano ou a aprovar o aumento da prestação periódica.

Pelas razões apontadas, reiteramos a nossa intenção de não efetuar o pagamento requerido, até que seja tomada uma decisão conjunta em assembleia convocada para o efeito.

Assinatura manuscrita

deco.proteste

Recusa de pagamento de despesas de manutenção não aprovadas

Localidade e data

Exmos. Senhores,

Assinatura manuscrita

deco.proteste

Reclamação por desistência atempada de reserva em hotel

Localidade e data

Assunto: Reclamação por desistência atempada de reserva em hotel

Exmos. Senhores,

No dia .......... de .............................. de 2012 efetuei por e-mail uma reserva no vosso hotel para uma estada de dois dias, com entrada a .......... e saída no dia .........., tendo recebido, de imediato, o vosso e-mail de confirmação (que junto anexo).

Por razões profissionais, fui forçado a cancelar a referida estada. Comuniquei a desistência no dia .........., por e-mail e também por telefone, tendo falado com a vossa funcionária, Sra. .............................., a quem expliquei o sucedido.
Foi, pois, com surpresa que recebi agora uma fatura no valor de .............................. euros, referentes ao pagamento de uma noite no vosso hotel.

Tendo comunicado a desistência 48 horas antes da data da chegada, considero que não têm razão para me debitarem o referido valor. Não irei, portanto, proceder ao respetivo pagamento e aguardo, da vossa parte, o encerramento da questão sem mais demoras.

Assinatura manuscrita

Anexos: cópias de e-mails de confirmação e de desistência

deco.proteste

Ruído excessivo

Localidade e data

Assunto: Reclamação por ruído excessivo

Exmos. Senhores,

Não obstante os meus sucessivos pedidos, V/Exa. não alterou o comportamento e, em consequência, o meu descanso e o dos meus familiares tem sido perturbado diariamente com diversos tipos de ruídos a um nível altíssimo (por vezes, até pela noite dentro, altura em que precisamos de descansar).

Venho, pois, desta forma, formalizar o meu pedido para que se abstenha de produzir os ruídos acima mencionados.

Desde já informo que, se a situação não se alterar, utilizarei todos os meios ao meu dispor para a resolução do problema, denunciando os factos às autoridades policiais da nossa zona e recorrendo inclusivamente à via judicial.

Assinatura manuscrita

deco.proteste

Curso por correspondência sem qualidade

Localidade e data

Assunto: Curso por correspondência sem qualidade

Conforme é do vosso conhecimento, contratei convosco a aquisição de um curso de inglês por correspondência, baseado nas vossas garantias de que teria grande qualidade e acompanhamento contínuo pelo professor. Contudo, tal não acontece: as primeiras cassetes de aulas tinham o som distorcido (e nunca foram substituídas, apesar dos meus insistentes pedidos) e não existem professores que possam ajudar a esclarecer dúvidas.

Além de estar desiludido com o curso, a verdade é que V/Exas. não cumpriram as promessas feitas aquando da aquisição do mesmo. Venho, assim, por este meio, informá-los da minha desistência. Mais informo que vou, desde já, cancelar os pagamentos mensais que vinha fazendo e exijo, no prazo de 15 dias, a devolução do dinheiro já pago (no total de ................................ euros), uma vez que nada usufruí dos vossos serviços.

Caso não procedam à devolução do dinheiro, serei forçado a recorrer a todos os meios possíveis para defender os meus direitos.

Sem outro assunto de momento, subscrevo-me com os meus melhores cumprimentos,

Assinatura manuscrita

deco.proteste

Má qualidade da cantina da escola

Localidade e data

Assunto: Má qualidade da cantina da escola .................. em ..................

Exmos. Senhores

Na qualidade de encarregada de educação de ................................, aluno do 1º ano do 1º ciclo na escola ................................, em ................................, venho por este meio manifestar o meu profundo desagrado e insatisfação com a qualidade dos serviços prestados na cantina da referida escola.

Com efeito, a cantina dispõe de uma dimensão reduzida para o número de alunos que a frequentam (cerca de .......... alunos diariamente) e, em consequência, os alunos são s a fazer turnos para o período de almoço (entre as .......... horas e as .......... horas, no 1.º turno, e entre as .......... horas e as .......... horas, no 2.º turno). Mais, são constantemente apressados e “convidados” a almoçarem depressa para dar lugar aos que se seguem.

Como se não bastasse, as refeições servidas são de má qualidade (os produtos não são frescos e estão mal confecionados, com excesso de sal e óleo) e em quantidade manifestamente insuficiente. Não apenas o meu educando, mas também vários outros colegas queixam-se de ficar com fome ao almoço, sendo que os pais optaram por levar lanches adicionais.

Face ao exposto, solicito a vossa intervenção urgente para corrigir as deficiências apontadas.

Assinatura manuscrita

deco.proteste

Defeitos em habitação

Localidade e data

Assunto: Defeitos em habitação

Exmos. Senhores

Conforme é do vosso conhecimento, há cerca de .......... dias participei, de forma verbal e por várias vezes, os defeitos que persistem na minha fração e que necessitam de ser eliminados com urgência. São eles os seguintes:

diferença entre o rodapé da sala e o do corredor;
fratura na pedra de mármore da janela da cozinha.
Desde já agradeço que procedam rapidamente aos trabalhos destinados a reparar tais defeitos. Lembro que paguei pelo imóvel um preço bastante razoável, na expectativa de que teria uma qualidade acima da média, o que afinal não se tem verificado para minha grande desilusão.

Caso os defeitos acima descritos não sejam reparados de forma satisfatória no prazo máximo de 15 dias, recorrerei aos meios legais à minha disposição a fim de ver regularizada esta situação.

Assinatura manuscrita

deco.proteste

Voltar