Formula 1 - 2021

Verstappen bate Hamilton por quase quatro décimos e está na pole para a corrida do título

FGVSTuFXwAYLT7r-750x375.jpg


Max Verstappen arrancará da pole position para a decisão do título após ter superado Lewis Hamilton por quase quatro décimos de segundo na sessão de qualificação em Abu Dhabi.

O piloto da Red Bull estabeleceu um tempo de 1:22.109 numa volta em que contou com a ajuda de Sergio Pérez e bateu a marca do seu rival na luta pelo título por 0,371s.

Hamilton e Verstappen iniciarão a derradeira corrida da temporada com pneus diferentes, uma vez que o neerlandês realizou a sua melhor volta na segunda fase da sessão de qualificação com pneus macios.

Atrás da luta entre os dois candidatos ao título, Lando Norris brilhou ao levar o McLaren ao terceiro posto com uma volta 16 milésimos mais rápida do que a de Pérez.

Carlos Sainz completou os cinco primeiros com o Ferrari, enquanto Valtteri Bottas não foi além do sexto posto na sua última qualificação ao serviço da Mercedes.

O outro Ferrari de Charles Leclerc obteve o sétimo tempo e Yuki Tsunoda esteve em bom plano ao ser oitavo classificado com o AlphaTauri.

O Alpine de Esteban Ocon e o McLaren de Daniel Ricciardo encerraram a primeira metade da tabela de tempos.

Ao volante do segundo Alpine, Fernando Alonso ficou de fora no Q2, assim como o AlphaTauri de Pierre Gasly, o Aston Martin de Lance Stroll, o Alfa Romeo de Antonio Giovinazzi e o outro AMR21 de Sebastian Vettel.


Eliminados na primeira fase da sessão ficaram os Williams de Nicholas Latifi e George Russell, o Alfa Romeo de Kimi Raikkonen e os Haas de Mick Schumacher e Nikita Mazepin.

Classificação da sessão de qualificação para o Grande Prémio de Abu Dhabi

u1m5mnv8ax481.jpg

F11PT
 
Verstappen sagra-se campeão do mundo pela primeira vez após final épico em Abu Dhabi

20211212_144258-750x375.jpg

Max Verstappen superou Lewis Hamilton num épico final de corrida em Abu Dhabi para conquistar o seu primeiro título de campeão do mundo de Fórmula 1.

No arranque para a corrida, Hamilton levou a melhor sobre Verstappen e manteve a liderança de forma controversa ao defender-se do ataque do seu rival numa manobra em que saiu de pista.

Apesar das queixas da Red Bull em relação ao incidente da Curva 6, a direção de corrida optou por não iniciar uma investigação ao mesmo, considerando que Hamilton seguiu pela escapatória para evitar uma colisão.

Sem argumentos para recuperar a posição, Verstappen entrou nas boxes e efetuou a sua troca de pneus na volta 13, altura em que estava mais de cinco segundos atrás do seu rival.

Hamilton e a Mercedes replicaram a estratégia da Red Bull e colocaram os pneus duros da Pirelli na volta seguinte.

No regresso à pista, Hamilton travou uma luta com um Sergio Pérez que tinha prolongado propositadamente o seu stint para atrasar o britânico e permitir a aproximação de Verstappen.

Embora o trabalho de Pérez tenha sido bem sucedido e levado a que os dois candidatos ao título se aproximassem, Hamilton voltou a forçar o ritmo para se distanciar de novo de Verstappen.

Na 37ª de 58 voltas, Verstappen tirou partido de um período de Safety Car Virtual para realizar uma segunda paragem nas boxes e equipar pneus macios novos no seu Red Bull, regressando à pista 19 segundos atrás de Hamilton.

A cinco voltas da bandeirada de xadrez, um acidente de Nicholas Latifi na Curva 14 motivou a entrada do Safety Car e levou a que a Red Bull parasse Verstappen para montar pneus macios no RB16B.

Com o Safety Car a sair de pista antes da última volta da corrida, Verstappen maximizou o potencial dos pneus macios e ultrapassou Hamilton na Curva 5, momento que decidiu o campeonato a seu favor.

Atrás da titânica luta entre os dois candidatos ao título, o abandono de Pérez nas últimas voltas promoveu Carlos Sainz ao pódio na última prova da sua temporada de estreia com a Ferrari.

Yuki Tsunoda alcançou o melhor resultado da sua carreira ao ser quarto classificado, enquanto Pierre Gasly completou os cinco primeiros com o outro AlphaTauri.

Valtteri Bottas concluiu a sua última corrida com a Mercedes no sexto posto e contribuiu para que a equipa tenha alcançado o título de construtores pelo oitavo ano consecutivo.

Depois de ter sofrido um furo quando rodava em quarto, Lando Norris cruzou a linha de meta em sétimo, diante do Alpine de Fernando Alonso.

O outro Alpine de Esteban Ocon terminou em nono, ao passo que o Ferrari de Charles Leclerc encerrou os lugares pontuáveis.

O Williams de George Russell e os Alfa Romeos de Kimi Raikkonen e Antonio Giovinazzi juntaram-se a Latifi na lista de abandonos com problemas nos respetivos monolugares.

f1pt
 
Voltar
Topo