Formula 1 - 2021

Hamilton volta a liderar e Leclerc coloca a Ferrari perto do topo na segunda sessão em Istambul

DwfJu6aShqOJ8AC9ywHQ_1018845434-LAT-20211008-GP2116_121137_56I0817-750x375.jpg


Lewis Hamilton voltou a ser o mais rápido na segunda sessão de treinos livres para o Grande Prémio da Turquia ao colocar o Mercedes na frente do Ferrari de Charles Leclerc.

O piloto da Mercedes estabeleceu um tempo de 1:23.804 com os pneus macios da Pirelli e terminou com 0,166s de vantagem sobre Leclerc em Istambul.

Ao volante do outro monolugar da equipa campeã em título, Valtteri Bottas fechou o dia no terceiro posto e superou a dupla de pilotos da Red Bull.

Enquanto Sergio Pérez completou a sessão no quarto lugar, um discreto Max Verstappen não foi além da quinta posição e ficou cerca de seis décimos atrás da marca de Hamilton.

Lando Norris levou o McLaren à sexta posição e Fernando Alonso foi o sétimo mais rápido, realizando um tempo apenas 12 milésimos melhor do que o outro Alpine de Esteban Ocon.

O AlphaTauri de Pierre Gasly e o Alfa Romeo de Antonio Giovinazzi encerraram os dez primeiros.

Classificação da segunda sessão de treinos livres para o Grande Prémio da Turquia

FBLd9YPWEBEPZ8n.jpg

F1PT
 
Terceira sessão marcada pela chuva termina com Gasly na frente em Istambul

FBP8_rtXMAAwZHM-750x375.jpg


Pierre Gasly liderou a terceira sessão de treinos livres marcada pela presença da chuva em Istambul.

A última sessão de treinos livres para o Grande Prémio da Turquia foi disputada com a pista molhada, obrigando mesmo à utilização de pneus de chuva numa fase inicial.

Com os carros em pista as condições foram melhorando, mas vários pilotos não evitaram uma ida à escapatória quando colocaram pneus intermédios. Russell ficou preso na gravilha da curva 2, obrigando à interrupção da sessão.

Com um tempo de 1:30.447s, Gasly colocou a AlphatAuri no topo da classificação, superando o Red Bull de Max Verstappen por 0.164s.

Ao volante do outro monolugar da equipa austríaca, Sergio Pérez fechou o dia no terceiro posto e superou a dupla de pilotos da Ferrari.

Valtteri Bottas levou o Mercedes à nona posição, enquanto que Lewis Hamilton se ficou pelo 18º lugar. Os dois carros da equipa alemã rodaram poucas voltas e não tentaram estabelecer um tempo relevante.

Classificação da terceira sessão de treinos livres para o Grande Prémio da Turquia


FBP8-nGXoAUG971.jpg

F1PT
 
Lewis Hamilton foi mais rápido, mas é Valtteri Bottas quem larga da pole position em Istambul

HAMILTONARTIGO-750x375.jpeg


Lewis Hamilton foi o mais rápido na sessão de qualificação para o Grande Prémio da Turquia ao realizar uma volta ao traçado de Istambul em 1:22.868, no entanto, será o seu colega de equipa, Valtteri Bottas, quem sairá da pole position na corrida de amanhã, fruto da penalização de 10 lugares do piloto britânico por ter trocado o motor de combustão interna do seu W12.

O piloto finlandês ficou a 130 milésimas de segundo do tempo de Hamilton e terá a companhia de Max Verstappen na primeira linha grelha, numa sessão em que o piloto neerlandês da Red Bull ficou a 328 milésimas do tempo da pole.

Lewis Hamilton partirá assim da 11ª posição da grelha, atrás de Sebastian Vettel e à frente de Esteban Ocon.

Charles Leclerc e Pierre Gasly vão partilhar a segunda linha da grelha de partida, em mais um excelente resultado em qualificação do piloto francês da AlphaTauri.

Fernando Alonso, também ele a alcançar um excelente resultado para a Alpine, largará de quinto, com Sergio Pérez a seu lado.

Lando Norris, Lance Stroll e Yuki Tsunoda fecharam o restante ‘top 10’.

De fora do Q3 ficaram Sebastian Vettel, Esteban Ocon, George Russell e Carlos Sainz, no entanto, e como já se sabia, o piloto espanhol da Ferrari vai sair do último lugar, fruto também de uma penalização, por estar a utilizar uma quarta unidade de potência esta temporada.

O destaque do Q2 foi mesmo a presença de Mick Schumacher, que chegou a esta fase da qualificação por uma segunda vez esta temporada, batendo o seu colega de equipa, Nikita Mazepin, por quase 3 segundos.

Já eliminados no Q1 ficaram Daniel Ricciardo, Nicholas Latifi, Antonio Giovinazzi, Kimi Raikkonen e Mazepin, sendo que a eliminação do piloto australiano foi a maior surpresa de todas.

Classificação da sessão de qualificação para o Grande Prémio da Turquia

FBQop9tXIAUvGSW.jpeg

F1PT
 
Valtteri Bottas vence na Turquia e Verstappen assume a liderança do Mundial de Pilotos

BOTTASARTIGO-750x375.jpeg


Valtteri Bottas alcançou a sua primeira vitória da temporada – a 10ª da carreira – ao triunfar no Grande Prémio da Turquia, numa corrida marcada pela utilização generalizada dos pneus intermédios.

Com piso molhado, o piloto finlandês da Mercedes arrancou bem, manteve Max Verstappen atrás de si e a partir daí fez uma gestão segura de toda a corrida, conquistando também o ponto extra da volta mais rápida.

Max Verstappen terminou na segunda posição e assume assim a liderança do Mundial de Pilotos, uma vez que Lewis Hamilton, que havia partido da 11ª posição, terminou no 5º lugar em Istambul – O piloto neerlandês da Red Bull lidera agora o campeonato com 6 pontos de vantagem sobre o heptacampeão do mundo de Fórmula 1.

Sergio Pérez juntou-se ao seu companheiro de equipa no pódio, enquanto que Charles Leclerc foi quarto classificado. O piloto monegasco da Ferrari ainda chegou a tentar arriscar numa estratégia sem qualquer paragem, algo também tentado por Lewis Hamilton, no entanto, ambos chegaram mesmo a ter de parar para montar um novo jogo de pneus intermédios.

Pierre Gasly terminou atrás de Lewis Hamilton, em sexto, depois de um início de corrida complicado, uma vez que o piloto francês se viu envolvido num incidente com Fernando Alonso na primeira curva, algo que resultou numa penalização de 5 segundos para o piloto da AlphaTauri.

Lando Norris foi sétimo e Carlos Sainz oitavo, numa bela corrida de recuperação por parte do piloto espanhol, que tinha partido da 19ª posição.

Lance Stroll e Esteban Ocon fecharam o restante top 10, sendo que o piloto da Alpine foi o único piloto a realizar o Grande Prémio inteiro sem fazer qualquer paragem nas boxes.

Yuki Tsunoda estava a realizar uma boa corrida, tendo inclusive aguentado a pressão de Lewis Hamilton durante muitas voltas, mas o jovem piloto japonês acabou por cair para fora dos pontos depois de ter perdido o controlo do seu carro na curva 9, à volta 23.

Sebastian Vettel também se encontrava na luta pelos pontos quando, à volta 38 e numa jogada estratégica arriscada, decidiu montar pneus médios – algo que resultou numa grande perda de posições, uma vez que o piloto da Aston Martin teve de voltar a parar na volta seguinte depois de passar por dificuldades de aderência, numa altura em que a pista ainda estava longe das condições exigidas para a utilização de slicks.

Classificação do Grande Prémio da Turquia

CLASSIFICACAO.jpeg

F1PT
 
Fórmula 1: GP Portugal de fora do Mundial de 2022

img_944x629$2021_10_15_17_52_49_208026.jpg

O Grande Prémio de Portugal não faz parte das 23 etapas que a FIA definiu esta sexta-feira para o campeonato do mundo de Fórmula de 2022, após a reunião do conselho mundial.

Em estreia está o GP Miami na categoria, que será a segunda prova corrida nos Estados Unidos, e a exclusão do GP China.


Regressam ainda os Grande Prémios da Austrália, Canadá, Singapura e Japão, ausentes dos mundiais de 2020 e 2021 devido à pandemia de covid-19.

O Mundial de F1 de 2022 arranca a 20 de Março com o GP Bahrain, no circuito de Sakhir, e fecha a 20 de Novembro com o GP Abu Dhabi

Aquela Máquina
 
Bottas começa na frente em sessão dominada pela Mercedes nos Estados Unidos

FCUgk4-WQAUYBtQ-750x375.jpg

Valtteri Bottas liderou uma primeira sessão de treinos livres para o Grande Prémio dos Estados Unidos dominada pela Mercedes em Austin.

O piloto finlandês, que terá de cumprir uma penalização de cinco lugares na grelha de partida para a corrida deste fim de semana, foi 45 milésimos de segundo mais rápido do que o outro Mercedes de Lewis Hamilton.

Max Verstappen iniciou o fim de semana na terceira posição, mas longe do seu rival na luta pelo título, uma vez que terminou a sessão praticamente um segundo atrás da marca estabelecida pelos pilotos da Mercedes.

A dupla de pilotos da Ferrari completou o top 5 em solo norte-americano, com Charles Leclerc a superar o SF21 de Carlos Sainz por quase dois décimos de segundo.

Pierre Gasly colocou o AlphaTauri na sexta posição e diante do Red Bull de Sergio Pérez, enquanto Lando Norris foi oitavo classificado ao volante do McLaren.

Kimi Raikkonen e Antonio Giovinazzi, separados por dois milésimos de segundo, encerraram os dez primeiros com os carros da Alfa Romeo.

Um problema mecânico no Alpine de Fernando Alonso motivou um breve período de bandeira vermelha nos momentos iniciais da sessão.

Classificação da primeira sessão de treinos livres para o Grande Prémio dos Estados Unidos

FCUiCWoWQAAvdS2.jpg

F1PT
 
Sergio Pérez fecha o dia de sexta-feira no topo em Austin

SI202110221035_news-750x375.jpg


Sergio Pérez colocou a Red Bull no topo da tabela de tempos na segunda sessão de treinos livres para o Grande Prémio dos Estados Unidos.

O piloto mexicano rodou em 1:34.946 com os pneus macios da Pirelli para bater o McLaren de Lando Norris por cerca de dois décimos e meio em Austin.

Depois de ter dominado o primeiro treino livre, a Mercedes terminou o dia na terceira e quarta posições, com Lewis Hamilton na frente de Valtteri Bottas.

No entanto, o piloto britânico poderia ter liderado a sessão caso o seu tempo de 1:34.842 não tivesse sido apagado devido à violação dos limites de pista.

Daniel Ricciardo mostrou-se bem mais competitivo do que na primeira sessão e levou o McLaren ao quinto posto, enquanto Lance Stroll terminou em sexto num dia positivo para o seu lado da garagem.

Charles Leclerc, que tinha sido o quarto mais veloz na sessão matinal, caiu para sétimo no segundo treino livre após ter sido 11 milésimos mais lento do que Stroll.

Frustrado com o tráfego que encontrou em pista, Max Verstappen abortou as tentativas de voltas rápidas para se focar no ritmo de corrida, razão pela qual não foi além do oitavo posto.

O Ferrari SF21 de Carlos Sainz e o Alfa Romeo C41 de Antonio Giovinazzi completaram os dez primeiros.


Classificação da segunda sessão de treinos livres para o Grande Prémio dos Estados Unidos

FCVREgfWQAca39N.jpg

F1PT
 
Verstappen bate Hamilton para alcançar a nona pole position do ano em Austin

SI202110240080_news-750x375.jpg


Max Verstappen arrancará da pole position pela nona vez em 2021 após ter batido o Mercedes de Lewis Hamilton na sessão de qualificação para o Grande Prémio dos Estados Unidos.

O piloto holandês estabeleceu um tempo de 1:32.910 para superar a marca do seu rival na luta pelo título por cerca de dois décimos de segundo em Austin.

Sergio Pérez, que tinha sido o mais rápido na primeira tentativa do Q3, não conseguiu confirmar a dobradinha da Red Bull em solo norte-americano, uma vez que foi 15 milésimos mais lento do que Hamilton na derradeira volta da sessão.

Apenas quarto classificado, Valtteri Bottas cairá para o nono lugar na grelha de partida devido à penalização que recebeu por estar a utilizar um novo motor de combustão interna este fim de semana.

Charles Leclerc completou os cinco primeiros numa sessão em que a apertada batalha entre a Ferrari e a McLaren terminou com vantagem para a equipa de Maranello.

O outro SF21 de Carlos Sainz, sexto colocado, partirá diante dos MCL35M de Daniel Ricciardo e Lando Norris.

Pierre Gasly e Yuki Tsunoda levaram os carros da AlphaTauri ao Q3 e foram, respetivamente, nono e décimo classificados.

O Alpine de Esteban Ocon foi o primeiro piloto a ficar de fora do Q2, terminando à frente do Aston Martin de Sebastian Vettel, do Alfa Romeo de Antonio Giovinazzi, do A521 de Fernando Alonso e do Williams de George Russell.

Recorde-se que Vettel, Alonso e Russell arrancarão das últimas posições da grelha por estarem a estrear novas unidades motrizes em Austin.

Eliminados na primeira fase da sessão ficaram o Aston Martin de Lance Stroll, o Williams de Nicholas Latifi, o Alfa Romeo de Kimi Raikkonen e os Haas de Mick Schumacher e Nikita Mazepin.

Classificação da sessão de qualificação para o Grande Prémio dos Estados Unidos

FCaoNkXXsAEzGxU-1.jpg

F1PT
 
Verstappen vence duelo com Hamilton no Grande Prémio dos Estados Unidos

nCQgvFmFRJO0seDspmbG_1018871323-LAT-20211024-GP2117_190316_ONZ0825_1-750x375.jpg


Max Verstappen resistiu à pressão imposta por Lewis Hamilton para levar a melhor sobre o seu rival na luta pelo título e conquistar a oitava vitória da temporada no Circuito das Américas.

O piloto holandês, que tinha assegurado a pole position em solo norte-americano, perdeu a liderança para o seu rival da Mercedes na primeira curva da corrida em Austin.

Um ritmo mais competitivo do que a Mercedes na primeira fase da corrida levou a Red Bull a apostar no undercut, com Verstappen a entrar nas boxes na 10ª volta para substituir os pneus médios por duros.

Tirando partido dos pneus novos para ser mais rápido do que um Hamilton que rodava com pneus médios usados, Verstappen recuperou a primeira posição quando o britânico realizou, três voltas mais tarde, a sua paragem nas boxes.

A situação repetiu-se no segundo período de paragens nas boxes: Verstappen cedeu a liderança ao parar mais cedo e voltou a ascender a primeiro com a troca de pneus de Hamilton, que regressou à pista oito segundos atrás do Red Bull.

Com pneus duros sete voltas mais frescos, Hamilton forçou o ritmo e rapidamente partiu em busca do Red Bull de Verstappen, aproximando-se bastante da traseira do RB16B mas cruzando a linha de meta a uns escassos 1,3 segundos da vitória.

Sergio Pérez, terceiro na grelha de partida, realizou uma corrida solitária e manteve a posição que tinha garantido na qualificação, obtendo assim o quarto pódio da sua temporada de estreia com a Red Bull.

Charles Leclerc colocou a Ferrari no topo da batalha do segundo pelotão ao superar o McLaren de Daniel Ricciardo, que completou os cinco primeiros ao volante do McLaren.

Um discreto Valtteri Bottas ultrapassou o Ferrari de Carlos Sainz ao cair do pano para terminar em sexto, ao passo que Lando Norris foi oitavo classificado no outro monolugar da McLaren.

Yuki Tsunoda regressou aos pontos com um nono lugar ao serviço da AlphaTauri em Austin, enquanto Sebastian Vettel encerrou os dez primeiros com o Aston Martin.

Os Alpines de Esteban Ocon e Fernando Alonso e o AlphaTauri de Pierre Gasly abandonaram a corrida com problemas nos respetivos monolugares.

Classificação do Grande Prémio dos Estados Unidos

FCffGdbXEAEoOkG.jpg

F1PT
 
Bottas lidera na frente de Hamilton e Verstappen na sessão inaugural em solo mexicano

LS4sXaihTMa4576ZsEGw_1018884454-LAT-20211105-GP2118_183743_ONZ4423-750x375.jpg

Valtteri Bottas liderou uma dobradinha da Mercedes na primeira sessão de treinos livres para o Grande Prémio do México.

O piloto finlandês rodou em 1:18.341 com os pneus macios para superar o outro Mercedes de Lewis Hamilton por 0,076s e o Red Bull de Max Verstappen por 0,123s.

O início da ação em pista no Autódromo Hermanos Rodríguez ficou marcado pela falta de aderência criada pela sujidade do asfalto mexicano, condições que surpreenderam Charles Leclerc e Sergio Pérez.

Os dois pilotos perderam o controlo dos seus carros após a secção do estádio e acabaram por danificar as asas traseiras do Ferrari e do Red Bull ao colidirem com o muro da famosa curva Peraltada.

Bem mais significativos no RB16B de Pérez do que no SF21 de Leclerc, os danos forçaram o piloto da casa a perder cerca de metade da sessão inaugural do seu Grande Prémio.

No regresso à pista, Pérez estabeleceu uma marca cerca de um décimo e meio mais lenta do que Verstappen para garantir o quarto posto.

Pierre Gasly, quinto classificado, surpreendeu ao liderar o segundo pelotão com uma enorme vantagem de quase seis décimos de segundo sobre o Ferrari de Carlos Sainz.

Após um atribulado arranque de sessão, Leclerc fechou a manhã no oitavo posto, atrás do Alpine de Fernando Alonso e diante do outro A521 de Esteban Ocon e do Aston Martin de Sebastian Vettel.


Classificação da primeira sessão de treinos livres para o Grande Prémio do México

FDc1cHwXsAIC93u.jpg

F1PT
 
Verstappen fecha o primeiro dia no México confortavelmente no topo da tabela de tempos

I202111050784_news-750x375.jpg


Max Verstappen terminou a segunda sessão de treinos livres para o Grande Prémio do México com uma vantagem de quatro décimos de segundo sobre o Mercedes de Valtteri Bottas.

O piloto da Red Bull estabeleceu um tempo de 1:17.301 para fechar o dia de sexta-feira confortavelmente à frente da dupla de pilotos da Mercedes no Autódromo Hermanos Rodríguez.

Depois de ter liderado a sessão matinal em solo mexicano, Bottas ficou 0,424s atrás da marca de Verstappen e bateu por quase um décimo o outro Mercedes de Lewis Hamilton.

Sergio Pérez foi 61 milésimos mais lento do que Hamilton e repetiu a quarta posição que tinha alcançado na primeira sessão, ao passo que Carlos Sainz completou o top 5 com o Ferrari.

O espanhol da Scuderia e Pierre Gasly inverteram as posições em relação à sessão de abertura do fim de semana, uma vez que o francês não teve, desta feita, argumentos para liderar o segundo pelotão e registou a sexta marca.

Charles Leclerc e Yuki Tsunoda, aos comandos dos outros carros da Ferrari e da AlphaTauri, foram, respetivamente, sétimo e oitavo classificados.

O Aston Martin de Sebastian Vettel e o Alpine de Fernando Alonso encerraram a primeira metade da tabela de tempos.

Problemas de caixa de velocidades condicionaram as sessões de Daniel Ricciardo e George Russell: O australiano completou apenas sete voltas antes de imobilizar o McLaren nas boxes, enquanto o britânico da Williams não realizou qualquer volta rápida.


Classificação da segunda sessão de treinos livres para o Grande Prémio do México

FDdk9OHXIAIEqEi.jpg

F1PT
 
Pérez lidera dobradinha da Red Bull antes da sessão de qualificação no México

SI202111060454_news-750x375.jpg


Sergio Pérez lançou a sua candidatura à pole position ao ser o mais rápido na derradeira sessão de treinos livres para o Grande Prémio do México.

O piloto mexicano estabeleceu o melhor tempo do fim de semana para bater o outro Red Bull de Max Verstappen por quase dois décimos de segundo no Autódromo Hermanos Rodríguez.

Lewis Hamilton, o melhor dos pilotos da Mercedes, terminou num longínquo terceiro posto, cerca de seis décimos e meio atrás da marca de Pérez e diante do colega de equipa Valtteri Bottas.

Carlos Sainz levou o Ferrari ao quinto posto e superou o AlphaTauri de Yuki Tsunoda por apenas 12 milésimos na luta pelo topo do segundo pelotão.

Daniel Ricciardo completou a sessão em sétimo e colocou o McLaren à frente do AlphaTauri de Pierre Gasly, enquanto o Ferrari de Charles Leclerc e o McLaren de Lando Norris encerraram os dez primeiros.

Classificação da terceira sessão de treinos livres para o Grande Prémio do México

FDh3x65XMAYxT2A.jpg

F1PT
 
Mercedes tira um coelho da cartola e Bottas regressa às poles no México

06XIAcvTsc-750x375.jpg


Valtteri Bottas conquistou a sua terceira pole position da temporada e liderou uma inesperada dobradinha da Mercedes na sessão de qualificação para o Grande Prémio da Cidade do México.

O piloto finlandês estabeleceu um tempo de 1:15.875 com os pneus macios da Pirelli e bateu o outro Mercedes de Lewis Hamilton por quase dois décimos no Autódromo Hermanos Rodríguez.

Max Verstappen, que tinha sido confortavelmente o mais rápido na derradeira sessão de treinos livres, fechou a sessão no terceiro posto e partilhará a segunda linha com o colega de equipa Sergio Pérez.

Pierre Gasly esteve em destaque ao completar os cinco primeiros e superar o Ferrari de Carlos Sainz na batalha pelo topo do segundo pelotão em solo mexicano.

Daniel Ricciardo, com o McLaren, foi apenas dois milésimos mais lento do que Sainz e terminou em sétimo, diante do segundo SF21 de Charles Leclerc.

Yuki Tsunoda e Lando Norris, dois dos pilotos que terão de cumprir uma penalização na grelha de partida, encerraram os dez primeiros.

O Aston Martin de Sebastian Vettel, o Alfa Romeo de Kimi Raikkonen, o Williams de George Russell, o outro C41 de Antonio Giovinazzi e o Alpine de Esteban Ocon ficaram de fora no Q2.

Marcada por um período de bandeira vermelha motivado pelo acidente de Lance Stroll, a primeira fase da sessão ditou as eliminações do Alpine de Fernando Alonso, do Williams de Nicholas Latifi e dos Haas de Mick Schumacher e Nikita Mazepin.



Classificação da sessão de qualificação para o Grande Prémio da Cidade do México

FDiovyuWYAsLjL6.jpg

F1PT
 
Verstappen domina no México e aumenta vantagem sobre Hamilton no campeonato

SI202111070569_hires_jpeg_24bit_rgb_news-750x375.jpg

Max Verstappen obteve um dominador triunfo no Grande Prémio da Cidade do México para aumentar a sua vantagem sobre Lewis Hamilton no campeonato de pilotos.

O piloto da Red Bull, que arrancou do terceiro posto, assumiu a liderança ainda durante a volta inaugural da corrida, superando a dupla de pilotos da Mercedes na travagem para a primeira curva do Autódromo Hermanos Rodríguez.

Ainda na primeira volta, um toque entre Valtteri Bottas e Daniel Ricciardo resultou num pião para o homem da pole position, incidente que deixou Hamilton sozinho na batalha com os carros da Red Bull.

Sem argumentos reeditar o duelo que por tantas vezes travou com Verstappen ao longo da temporada, Hamilton perdeu 10 segundos para o holandês durante a primeira metade da corrida e teve de se preocupar com a aproximação de Sergio Pérez.

O piloto da casa prolongou o seu stint com pneus médios e atacou o segundo lugar de Hamilton com pneus duros em melhor estado do que os do heptacampeão.

Apesar das sucessivas tentativas nas derradeiras voltas, Pérez acabou por cruzar a linha de meta um segundo atrás de Hamilton, conquistando ainda assim o seu primeiro pódio diante dos fãs mexicanos.

Depois de ter estado em muito bom plano na sessão de qualificação, Pierre Gasly realizou uma corrida imaculada para levar o AlphaTauri ao quarto posto e amealhar importantes pontos que cimentaram a quinta posição da equipa no campeonato.

Embora não tenha conseguido bater a AlphaTauri na luta pelo topo do segundo pelotão em solo mexicano, a Ferrari tirou partido do dia menos bom da McLaren para ultrapassar a equipa britânica no que à disputa pelo terceiro lugar no campeonato diz respeito.

Charles Leclerc, em quinto, via a bandeira de xadrez na frente do outro Ferrari de Carlos Sainz, ao passo que Lando Norris somou apenas o ponto referente ao 10º lugar.

Sebastian Vettel alcançou um positivo sétimo lugar para a Aston Martin e terminou na frente de um Kimi Raikkonen que igualou o seu melhor resultado do ano.

Eliminado na primeira fase da sessão de qualificação e promovido à 12ª posição na grelha com as penalizações alheias, Fernando Alonso recuperou até ao nono lugar com o Alpine.

O Haas de Mick Schumacher e o AlphaTauri de Yuki Tsunoda abandonaram a corrida na sequência dos incidentes que marcaram a primeira volta.

Classificação do Grande Prémio da Cidade do México

FDnmALUXsAErIFr.jpg

F1PT
 
Lewis Hamilton foi o mais rápido no primeiro treino livre em São Paulo

FEAdqLwXwAIe_nu-1140x570.jpg

Lewis Hamilton liderou a primeira sessão de treinos livres para o Grande Prémio de São Paulo, num treino livre disputado em piso seco, mas com a ameaça de chuva sempre presente.

O piloto britânico, que terá de cumprir uma penalização de cinco lugares na grelha de partida para a corrida deste fim de semana, foi o piloto mais rápido na única sessão de treinos livres antes da qualificação. Valtteri Bottas foi o quarto mais rápido com o outro Mercedes.

Os dois Red Bull ficaram entre os pilotos Mercedes, com Max Verstappen a ficar em segundo lugar a 3 décimos de Lewis Hamilton.

Pierre Gasly foi o quinto mais rápido, colocando o AlphaTauri na frente dos dois Ferrari e dos dois Alpine. Lance Stroll fechou o Top 10.

Destaque pela negativa para a McLaren que não conseguiu melhor que o 15º lugar com Lando Norris e 19º com Daniel Ricciardo.

Classificação da primeira sessão de treinos livres para o Grande Prémio de São Paulo

FEAccOyXwA8xMsw.jpg

F1PT
 
Hamilton é o mais rápido na qualificação do Grande Prémio de São Paulo

FEBPN0qXMAIxytt-750x375.jpg


Lewis Hamilton foi o mais rápido na sessão de qualificação desta sexta-feira em Interlagos e arrancará da primeira posição para a prova sprint.

O piloto da Mercedes estabeleceu um tempo de 1:07.934 e deixou o Red Bull de Max Verstappen a mais de quatro décimos de segundo em solo brasileiro.

Valtteri Bottas assegurou a terceira posição ao bater o RB16B de Sergio Pérez por apenas 14 milésimos, ao passo que o AlphaTauri de Pierre Gasly fechou os cinco primeiros, como já tinha acontecido no México.

Carlos Sainz levou a melhor sobre o outro Ferrari de Charles Leclerc e alinhará na sexta posição da grelha para a qualificação.

Atrás da dupla de pilotos da Scuderia terminaram os dois carros da McLaren, com Lando Norris na frente de Daniel Ricciardo.

O Alpine de Fernando Alonso completou os dez primeiros, enquanto o outro A521 de Esteban Ocon foi o primeiro piloto a falhar o acesso ao Q3.

Sebastian Vettel, com o Aston Martin, também ficou de fora no Q2, assim como o AlphaTauri de Yuki Tsunoda e os Alfa Romeos de Kimi Raikkonen e Antonio Giovinazzii.


Eliminados no Q1 ficaram o Aston Martin de Lance Stroll, os Williams de Nicholas Latifi e George Russell e os Haas de Mick Schumacher e Nikita Mazepin.

Classificação da sessão de qualificação do Grande Prémio de São Paulo

FEBOP0KXwAIPcP9.jpg

F1PT
 
Hamilton é desqualificado dos resultados da qualificação em Interlagos

FEBxoRZX0Ac_h-0-750x375.jpg

Lewis Hamilton perdeu a possibilidade de arrancar da pole position para a corrida sprint devido a uma irregularidade no DRS do seu Mercedes.

Nas verificações técnicas após a qualificação, Jo Bauer, delegado técnico da FIA, detetou que a abertura do DRS quando estava ativo no carro #44 era superior aos 85mm permitidos no regulamento.

Esta informação foi remetida para os comissários desportivos, que após uma longa análise e duas reuniões com representantes da Mercedes, decidiram desqualificar Hamilton dos resultados da qualificação, o que significa que o britânico será relegado para a última posição na grelha.

Hamilton está também penalizado em cinco lugares para a corrida de domingo, uma vez que a Mercedes instalou um novo motor de combustão no seu monolugar.

F1PT
 
Bottas triunfa na corrida sprint, Hamilton ganha 15 posições e recupera até quinto em Interlagos

SI202111130362_news-750x375.jpg

Valtteri Bottas garantiu a pole position para o Grande Prémio de São Paulo ao triunfar na qualificação sprint em Interlagos.

O piloto finlandês, que herdou a segunda posição na grelha de partida após Lewis Hamilton ter sido desqualificado dos resultados da sessão de qualificação de sexta-feira, maximizou o potencial dos pneus macios no arranque para roubar a liderança ao Red Bull de Max Verstappen.

Embora tenha pressionado o Mercedes de Bottas ao longo da segunda metade da corrida, Verstappen nunca esteve em posição de esboçar uma ultrapassagem e terminou num segundo posto que lhe permite, ainda assim, ganhar mais dois pontos a Lewis Hamilton no campeonato.

Carlos Sainz, que ainda rodou momentaneamente em segundo depois de ter ultrapassado Verstappen durante a primeira volta, brilhou ao defender-se da pressão imposta por Sergio Pérez para ser terceiro e amealhar um ponto em solo brasileiro.

Lewis Hamilton recuperou 15 posições para ver a bandeira de xadrez em quinto e assegurar o décimo posto na grelha de partida para o Grande Prémio deste domingo.

Lando Norris, o aniversariante do dia, levou o McLaren ao sexto posto e fechou a corrida diante do Ferrari de Charles Leclerc.

Pierre Gasly, quarto na grelha de partida, caiu para a oitava posição, ao passo que o Alpine de Esteban Ocon e o Aston Martin de Sebastian Vettel completaram os dez primeiros.



Classificação da corrida sprint do Grande Prémio de São Paulo

FEGZ_8fWUAgGdJR-1536x864.jpg


F1PT
 
De décimo para primeiro: Hamilton regressa às vitórias com recuperação espetacular no Brasil

FELNaEWXEAYvqWW-750x375.jpg


Lewis Hamilton alcançou o 101º triunfo da sua carreira na Fórmula 1 ao superar Max Verstappen num frenético duelo em Interlagos.

O piloto britânico, que arrancou da décima posição devido a uma penalização de cinco lugares na grelha, rapidamente começou a recuperar posições e já era quarto classificado no final da quarta volta.

Depois de ter perdido a liderança para Verstappen no arranque, Valtteri Bottas cedeu a posição a Hamilton na quinta volta, permitindo que o seu colega de equipa ascendesse a terceiro e pudesse partir em busca dos carros de Red Bull.

O reagrupamento do pelotão provocado por um breve período de Safety Car proporcionou a Hamilton a oportunidade de anular de forma mais célere a diferença que o separava de Sergio Pérez, com a ultrapassagem a ser consumada na volta 19.

Quando já estava perto da traseira do RB16B de Verstappen, Hamilton tentou fazer o undercut ao parar nas boxes no final da volta 27, mas o seu rival efetuou a sua troca de pneus na volta seguinte e manteve-se na frente.

No momento das segundas paragens nas boxes, a situação inverteu-se e foi Verstappen quem tomou a decisão de entrar primeiro na via das boxes, com Hamilton a permanecer em pista mais quatro voltas e a regressar de novo atrás do holandês.

Na 48ª volta, Hamilton desferiu o seu primeiro ataque e foi surpreendido por uma defesa musculada de Verstappen na Curva 4 – manobra que, apesar das queixas por parte da Mercedes, não foi alvo de investigação.

Cerca de 10 voltas depois, Hamilton viria mesmo a passar para a frente do Red Bull ainda antes da travagem para a Curva 4, momento que acabaria por definir o desfecho da corrida.

Apesar de um esforço final para alcançar Verstappen e tentar dar mais pontos à Mercedes para o campeonato de construtores, Bottas ficou-se pelo terceiro lugar em solo brasileiro.

Sem argumentos para lutar com o finlandês pelo lugar mais baixo do pódio, Pérez apostou numa paragem tardia nas boxes para colocar pneus frescos e realizar a volta mais rápida da corrida.

Charles Leclerc, sétimo na corrida sprint de ontem, recuperou até à quinta posição e liderou o segundo pelotão no Grande Prémio de hoje, diante do outro Ferrari de Carlos Sainz.

Pierre Gasly não teve, desta feita, ritmo para bater a dupla de pilotos da Ferrari, terminando num solitário sétimo lugar e à frente do Alpine de Esteban Ocon.

O outro Alpine de Fernando Alonso e o McLaren de Lando Norris, que furou um pneu na sequência de um toque com Sainz no arranque, encerraram os lugares pontuáveis.

Classificação do Grande Prémio de São Paulo

FELM5SkXEAsQdwS.jpg

F1PT
 
4207437-1535303532.jpg


Formula 1

Classificação Geral (a 3 corridas do fim):


Pos Condutor Equipa Pontos
1 Verstappen Max Red Bull 332.5
2 Hamilton Lewis Mercedes 318.5
3 Bottas Valtteri Mercedes 203
4 Perez Sergio Red Bull 178
5 Norris Lando McLaren 151
6 Leclerc Charles Ferrari 148
7 Sainz Carlos Jr. Ferrari 139.5
8 Ricciardo Daniel McLaren 105
9 Gasly Pierre AlphaTauri 92
10 Alonso Fernando Alpine 62
11 Ocon Esteban Alpine 50
12 Vettel Sebastian Aston Martin 42
13 Stroll Lance Aston Martin 26
14 Tsunoda Yuki AlphaTauri 20
15 Russell George Williams 16
16 Raikkonen Kimi Alfa Romeo 10
17 Latifi Nicholas Williams 7
18 Giovinazzi Antonio Alfa Romeo 1
19 Schumacher Mick Haas 0
20 Kubica Robert Alfa Romeo 0
21 Mazepin Nikita Haas 0
 
Voltar
Topo