Russell vence a corrida sprint e garante primeira posição na grelha no Brasil
George Russell triunfou na terceira corrida sprint da temporada de 2022 e partirá da primeira posição para o Grande Prémio deste domingo em Interlagos.
O piloto britânico, que arrancou da terceira posição para a prova de 100 quilómetros em solo brasileiro, isolou-se na liderança depois de ter ultrapassado o Red Bull de Max Verstappen na 15ª volta.
Embora tenha conseguido superar rapidamente um Haas de Kevin Magnussen que tinha conquistado a pole position de forma soberba na qualificação de ontem, Verstappen não teve ritmo para se manter no primeiro posto.
O bicampeão do mundo, o único piloto das equipas cimeiras que iniciou a corrida com pneus médios, sofreu danos no seu monolugar quando lutava com o Ferrari de Carlos Sainz e acabou por perder não só para o espanhol, como também para o Mercedes de Lewis Hamilton.
Hamilton, que terminou em terceiro e atrás de Sainz, será promovido a segundo na grelha para a corrida principal devido à penalização que o piloto da Ferrari terá de cumprir.
Sergio Pérez recuperou até quinto após ter arrancado de nono e ainda solicitou à equipa uma troca de posições com Verstappen que o beneficiaria nas contas do campeonato de pilotos, pedido que não foi acedido pela Red Bull.
Charles Leclerc também ganhou quatro lugares face à sua posição de partida e viu a bandeira de xadrez no sexto lugar, diante do McLaren de Lando Norris.
O último ponto da corrida sprint ficou para Magnussen, cujo ritmo de corrida não lhe permitiu ser melhor do que oitavo classificado.
A corrida sprint ganhou contornos de desastre para a Alpine, que viu os seus dois pilotos colidirem por duas vezes na fase inicial e afundarem-se na classificação.
Classificação da corrida sprint do Grande Prémio de São Paulo
Classificação da corrida sprint do Grande Prémio de São Paulo
F1PT