Formula 1 - 2022

Russell vence a corrida sprint e garante primeira posição na grelha no Brasil

I202211120957-750x375.jpg

George Russell triunfou na terceira corrida sprint da temporada de 2022 e partirá da primeira posição para o Grande Prémio deste domingo em Interlagos.

O piloto britânico, que arrancou da terceira posição para a prova de 100 quilómetros em solo brasileiro, isolou-se na liderança depois de ter ultrapassado o Red Bull de Max Verstappen na 15ª volta.

Embora tenha conseguido superar rapidamente um Haas de Kevin Magnussen que tinha conquistado a pole position de forma soberba na qualificação de ontem, Verstappen não teve ritmo para se manter no primeiro posto.

O bicampeão do mundo, o único piloto das equipas cimeiras que iniciou a corrida com pneus médios, sofreu danos no seu monolugar quando lutava com o Ferrari de Carlos Sainz e acabou por perder não só para o espanhol, como também para o Mercedes de Lewis Hamilton.

Hamilton, que terminou em terceiro e atrás de Sainz, será promovido a segundo na grelha para a corrida principal devido à penalização que o piloto da Ferrari terá de cumprir.

Sergio Pérez recuperou até quinto após ter arrancado de nono e ainda solicitou à equipa uma troca de posições com Verstappen que o beneficiaria nas contas do campeonato de pilotos, pedido que não foi acedido pela Red Bull.

Charles Leclerc também ganhou quatro lugares face à sua posição de partida e viu a bandeira de xadrez no sexto lugar, diante do McLaren de Lando Norris.


O último ponto da corrida sprint ficou para Magnussen, cujo ritmo de corrida não lhe permitiu ser melhor do que oitavo classificado.

A corrida sprint ganhou contornos de desastre para a Alpine, que viu os seus dois pilotos colidirem por duas vezes na fase inicial e afundarem-se na classificação.

Classificação da corrida sprint do Grande Prémio de São Paulo


Classificação da corrida sprint do Grande Prémio de São Paulo

FhY5n26XwAIaKVq.jpg

F1PT
 
Russell vence pela primeira vez na Fórmula 1 e Mercedes conquista dobradinha em Interlagos

george-russell-sao-paulo-grand-prix-sprint-win-2022-planetf1-750x375.jpg

George Russell conquistou a sua primeira vitória na Fórmula 1 e Lewis Hamilton recuperou de uma colisão com Max Verstappen para dar uma dobradinha à Mercedes em Interlagos.

Russell, vencedor da prova sprint de sábado, manteve a primeira posição no arranque para uma corrida que rapidamente foi interrompida na sequência de um toque do McLaren de Daniel Ricciardo no Haas de Kevin Magnussen que causou o abandono dos dois pilotos.

O reinício de corrida após o período de Safety Car ficou marcado por dois incidentes entre quatro pilotos que discutiam as posições cimeiras.

Verstappen e Hamilton colidiram na segunda curva quando o neerlandês tentava ultrapassar o britânico, incidente que atirou o Mercedes para a nona posição e obrigou o bicampeão da Red Bull a realizar uma travessia pelas boxes para reparar os danos no seu monolugar.

Na quinta curva do traçado brasileiro, Lando Norris e Charles Leclerc envolveram-se num incidente que relegou o monegasco da Ferrari para a última posição.

Os comissários desportivos determinaram que Verstappen e Norris foram responsáveis pelas respetivas colisões e atribuíram cinco segundos de penalização aos dois pilotos.

Imperturbável e alheio aos problemas que afetavam os seus adversários, Russell caminhou para um importante triunfo para a Mercedes que não foi colocado em causa pelo reagrupamento do pelotão motivado pela desistência do McLaren de Lando Norris.


Hamilton, Sergio Pérez e Carlos Sainz, que tinham discutido o segundo posto durante toda a corrida, alinharam nessa ordem para o reinício de corrida que sucedeu o segundo período de Safety Car.

O heptacampeão do mundo conservou o segundo posto para dar a dobradinha à Mercedes, enquanto Sainz levou a melhor sobre Pérez e garantiu o lugar mais baixo do pódio.

Pérez, que disputou a última parte da corrida com pneus médios, composto que a Red Bull não conseguiu colocar a funcionar, perderia diversas outras posições e acabaria por cruzar a linha de meta apenas em sétimo.

Embora tenha pedido à equipa para ser promovido ao terceiro lugar por troca com Sainz devido à sua luta com Pérez no campeonato, Leclerc fechou a corrida no quarto posto.

Depois de uma desastrosa exibição na corrida sprint de ontem, a Alpine viu os seus pilotos efetuarem notáveis recuperações no Autódromo José Carlos Pace.

Partindo da 17ª e 16ª posições, respetivamente, Fernando Alonso e Esteban Ocon terminaram em quinto e oitavo, o que permitiu à equipa de Enstone aumentar exponencialmente a sua vantagem na batalha pelo quarto lugar do campeonato de construtores.

Recusando devolver a posição ao seu colega de equipa na derradeira volta da corrida apesar de não ter conseguido ultrapassar Alonso, Verstappen finalizou em sexto.


Valtteri Bottas levou o Alfa Romeo ao nono posto, somando assim dois valiosos pontos para a equipa que está em luta com a Aston Martin no campeonato de construtores.

Atrás de si e a fechar os lugares pontuáveis ficou o Aston Martin de Lance Stroll, que se superiorizou ao outro AMR22 de Sebastian Vettel.

Classificação do Grande Prémio de São Paulo

ft9p912izrz91.jpg

F1PT
 
Hamilton e a Mercedes começam o último fim de semana da temporada na frente em Abu Dhabi

1283705a-c84a-43f6-9617-43b9bac1cff3_orig-750x375.jpg

Lewis Hamilton liderou um primeiro treino livre que contou com a presença de oito pilotos não titulares em Abu Dhabi.

Liam Lawson (Red Bull), Robert Shwartzman (Ferrari), Pato O’Ward (McLaren), Jack Doohan (Alpine), Robert Kubica (Alfa Romeo), Felipe Drugovich (Aston Martin), Pietro Fittipaldi (Haas) e Logan Sargeant (Williams) participaram na sessão inaugural do último Grande Prémio da temporada.

Disputada ainda sob a luz do dia, a sessão terminou com a dupla de pilotos da Mercedes no topo da tabela de tempos.

Hamilton superou o seu colega de equipa George Russell por cerca de dois décimos de segundo, enquanto Charles Leclerc foi o terceiro mais veloz aos comandos do Ferrari.

Sergio Pérez fechou o treino livre no quarto posto e à frente do outro Red Bull de Lawson, que substituiu o campeão Max Verstappen em Yas Marina.

Sebastian Vettel iniciou o derradeiro fim de semana da sua carreira na sexta posição, diante do Ferrari de Robert Shwartzman.

Daniel Ricciardo levou o McLaren à oitava posição, ao passo que o Alfa Romeo de Valtteri Bottas e o Williams de Alex Albon completaram os dez primeiros.


Classificação da primeira sessão de treinos livres para o Grande Prémio de Abu Dhabi

ubasxavj0p0a1.jpg

F1PT
 
Verstappen fecha a sexta-feira do Grande Prémio de Abu Dhabi no topo

Fh2fqXAX0AAqNP9-750x375.jpg

Max Verstappen terminou o segundo treino livre no topo da tabela de tempos e à frente do Mercedes de George Russell em Abu Dhabi.

O piloto neerlandês, que tinha sido substituído por Liam Lawson no primeiro treino livre, completou uma volta em 1:25.146 e superou Russell por cerca de três décimos e meio de segundo.

Charles Leclerc colocou o Ferrari no terceiro posto, enquanto Lewis Hamilton foi o quarto classificado ao volante do segundo monolugar da Mercedes.

Com uma marca sete décimos mais lenta do que a do seu colega de equipa, Sergio Pérez fechou o dia em sexto e diante do Ferrari de Carlos Sainz.

Separados por apenas cinco milésimos, Esteban Ocon e Fernando Alonso lideraram o segundo pelotão e levaram os carros da Alpine ao sétimo e oitavo lugares.
Daniel Ricciardo, em nono, e Valtteri Bottas, em décimo, encerraram a primeira metade da tabela de tempos em Yas Marina.

Classificação da segunda sessão de treinos livres do Grande Prémio de Abu Dhabi

Fh2gsJdWIAIQgvu.jpg

F1PT
 
Pérez lidera o terceiro treino livre em Abu Dhabi

SI202211181026-750x375.jpg


Sergio Pérez foi o mais veloz no terceiro e último treino livre do Grande Prémio de Abu Dhabi.

O piloto mexicano, que lutará este domingo pelo vice-campeonato, rodou em 1:24.982 com o Red Bull e bateu o outro RB18 de Max Verstappen por cerca de um décimo e meio de segundo.

Lewis Hamilton superiorizou-se ao Mercedes do seu colega de equipa para fechar a sessão no terceiro posto. O heptacampeão do mundo está, no entanto, a ser investigado por ter ultrapassado dois carros durante o período de bandeira vermelha provocado pela presença de destroços do AlphaTauri de Pierre Gasly na pista.

Lando Norris liderou o segundo pelotão ao ser o quinto mais rápido, enquanto Charles Leclerc e Carlos Sainz foram apenas sexto e sétimo classificados com os carros da Ferrari.

O segundo McLaren de Daniel Ricciardo terminou na oitava posição, ao passo que o Aston Martin de Sebastian Vettel e o Williams de Alex Albon fecharam os dez primeiros no traçado de Yas Marina.

Classificação da terceira sessão de treinos livres para o Grande Prémio de Abu Dhabi

Fh7HZMRXkAIqLo1.jpg

F1PT
 
Pole position para Verstappen e segundo lugar para Pérez na última qualificação do ano em Abu Dhabi


SI202211191444-750x375.jpg


Max Verstappen está na pole position para o último Grande Prémio da temporada de 2022.

O piloto neerlandês alcançou a sua sétima pole do ano ao estabelecer um tempo de 1:23.824 que lhe permitiu bater o outro Red Bull de Sergio Pérez por 0,228s em Abu Dhabi.

Charles Leclerc, que disputará este domingo o vice-campeonato com Pérez, realizou uma marca 40 milésimos mais lenta do que a do mexicano e arrancará da terceira posição.

Carlos Sainz partilhará a segunda linha da grelha de partida com o seu colega de equipa, enquanto Lewis Hamilton e George Russell partirão de quinto e sexto para a corrida.

Na batalha pelo topo do segundo pelotão, Lando Norris levou a melhor sobre o Alpine de Esteban Ocon e alinhará em sétimo.
Sebastian Vettel esteve em muito bom plano na sua última qualificação da carreira e registou o nono tempo, diante do McLaren de Daniel Ricciardo, que cumprirá uma penalização de três lugares na grelha.

O Alpine de Fernando Alonso, o AlphaTauri de Yuki Tsunoda, o Haas de Mick Schumacher, o Aston Martin de Lance Stroll e o Alfa Romeo de Zhou Guanyu foram eliminados na segunda fase da sessão.

De fora no Q1 ficaram o Haas de Kevin Magnussen, o AlphaTauri de Pierre Gasly, o Alfa Romeo de Valtteri Bottas e os Williams de Alex Albon e Nicholas Latifi.


Classificação da sessão de qualificação para o Grande Prémio de Abu Dhabi

Fh73YOmWYAAn5sH.jpg

F1PT
 
Verstappen fecha o ano com vitória e Leclerc assegura o vice-campeonato

2211202243-750x375.jpg

Max Verstappen obteve o 15º triunfo da temporada e Charles Leclerc assegurou o vice-campeonato ao terminar o Grande Prémio de Abu Dhabi na segunda posição.

O piloto neerlandês, que arrancou da pole position em Yas Marina, seguiu uma estratégia de apenas uma paragem nas boxes e controlou a corrida de fio a pavio para fechar com chave de ouro uma temporada extremamente bem sucedida.

Atrás do bicampeão do mundo, Charles Leclerc e Sergio Pérez lutaram pelo lugar intermédio do pódio e pelo vice-campeonato até à derradeira volta da corrida.
O mexicano da Red Bull, que parou por duas vezes, perseguiu o seu rival da Ferrari até ao último metro, mas não conseguiu concretizar a ultrapassagem e perdeu o segundo lugar no campeonato para o monegasco.

Pérez finalizou, assim, na terceira posição e diante do Ferrari de Carlos Sainz e do Mercedes de George Russell, que completaram o top 5.
Lando Norris liderou o segundo pelotão ao cruzar a linha de meta no sexto posto e Esteban Ocon foi sétimo classificado numa corrida em que a Alpine garantiu a quarta posição no campeonato de construtores.

O oitavo lugar ficou para o Aston Martin do canadiano Lance Stroll, que pontuou pela segunda vez consecutiva.

Daniel Ricciardo encerrou o seu percurso na McLaren com um nono posto e Sebastian Vettel despediu-se da Fórmula 1 ao garantir o último lugar pontuável.
Fernando Alonso, na sua última corrida com a Alpine, e Lewis Hamilton abandonaram com problemas nos respetivos monolugares.

Classificação do Grande Prémio de Abu Dhabi

FiA9BlaWIAEcmUo.jpg

F1PT
 
Voltar
Topo