Formula 1 - 2022

Pérez estabelece o melhor tempo do fim de semana antes da qualificação em Spa-Francorchamps

SI202208270358_news-1140x570.jpg

Sergio Pérez assumiu-se como um forte candidato à pole position em Spa-Francorchamps ao ser o mais rápido na terceira sessão de treinos livres para o Grande Prémio da Bélgica.

O piloto mexicano estabeleceu o melhor tempo do fim de semana e terminou a sessão com 0,137s de vantagem sobre o outro Red Bull de Max Verstappen.

Carlos Sainz colocou o Ferrari na terceira posição, mas foi cerca de oito décimos de segundo mais lento do que o RB18 de Pérez.

Lando Norris voltou a estar em destaque e finalizou a sessão no quarto posto, enquanto Fernando Alonso levou o Alpine à quinta posição.

George Russell, o único piloto da Mercedes a figurar no top 10, registou o sexto melhor tempo aos comandos do W13 da formação de Brackley.

Charles Leclerc perdeu o controlo do seu Ferrari na Curva 12 e não evitou um ligeiro contacto com as barreiras do circuito, situação que causou um breve período de bandeira vermelha na parte final da sessão. O monegasco ficou com a sétima marca, diante do Aston Martin de Sebastian Vettel.

O Alpine de Esteban Ocon e o AlphaTauri de Pierre Gasly encerraram os dez primeiros na última sessão antes da qualificação em solo belga.


Classificação da terceira sessão de treinos livres para o Grande Prémio da Bélgica

FbKo5S7UEAIKllJ.jpg

F1PT
 
Verstappen faz o melhor tempo e Sainz fica com a pole na Bélgica

5167443ad79d23d167f1a3992713fa08704be794-1140x570.jpeg

Carlos Sainz arrancará da pole position pela segunda vez na sua carreira depois de ter realizado o segundo melhor tempo na sessão de qualificação em Spa-Francorchamps.

A chuva de penalizações relacionada com as trocas de unidades motrizes e caixa de velocidades deu origem a uma sessão peculiar em solo belga, uma vez que Max Verstappen, Charles Leclerc, Lando Norris, Esteban Ocon, Zhou Guanyu e Mick Schumacher estavam cientes de que iriam lutar por um lugar entre o 15º e o 20º – enquanto Valtteri Bottas tinha a 14ª posição reservada por não ter acumulado sanções suficientes para ser atirado para o final da grelha.

Embora Verstappen tenha estabelecido uma marca de 1:43.665 que lhe permitiu ser seis décimos de segundo mais rápido do que Sainz, será o espanhol da Ferrari a partir da pole position na Bélgica.

Sergio Pérez colocou o outro Red Bull na terceira posição da tabela de tempos e partilhará, por isso, a primeira linha da grelha com Sainz no domingo.

Leclerc, que efetuou a sua única tentativa do Q3 com pneus macios usados devido a um erro da sua equipa, não foi além do quarto posto, o que significa que deverá sair de 16º para a corrida.

Ocon, outro dos pilotos penalizados, foi o quinto mais rápido, diante do outro Alpine de Fernando Alonso, que começará a corrida de terceiro.

Os Mercedes de Lewis Hamilton e George Russell terminaram na sétima e oitava posições e serão quarto e quinto na grelha, ao passo que Alex Albon assegurou um nono lugar que se transformará em sexto.


Norris, que também será forçado a recuar posições na grelha, levou o McLaren ao décimo posto.

O outro MCL36 de Daniel Ricciardo, o AlphaTauri de Pierre Gasly, o Alfa Romeo de Zhou, o Aston Martin de Lance Stroll e o Haas de Schumacher falharam o acesso à terceira fase da sessão.

De fora no Q1 ficaram o Aston Martin de Sebastian Vettel, o Williams de Nicholas Latifi, o Haas de Kevin Magnussen, o AlphaTauri de Yuki Tsunoda e o Alfa Romeo de Valtteri Bottas.

Classificação da sessão de qualificação para o Grande Prémio da Bélgica

FbLX7rNVEAcx0ZW.jpg

F1PT
 
Verstappen protagoniza mais uma recuperação incrível e triunfa em Spa

%E2%80%98What-an-idiot-%E2%80%93-Lewis-Hamilton-OUT-after-crashing-into.webp

Max Verstappen impôs um ritmo avassaladoramente superior face à sua concorrência e triunfou com facilidade numa corrida para a qual arrancou da 13ª posição.

O Grande Prémio da Bélgica, o 14º da temporada e o primeiro após a pausa de verão, começou de forma atribulada: Fernando Alonso e Lewis Hamilton, que tinham superado o Red Bull de Sergio Pérez no arranque, envolveram-se numa colisão na abordagem a Les Combes, incidente que lançou o Mercedes do britânico no ar e motivou o seu primeiro abandono do ano.

Na volta seguinte, ao tentar evitar um Williams de Nicholas Latifi que tinha entrado em pião, Valtteri Bottas perdeu o controlo do seu carro e ficou imobilizado na gravilha, acabando por se juntar a Hamilton na lista referente das desistências.


Esses dois incidentes causaram o único período de Safety Car da corrida e o consequente reagrupar de um pelotão liderado por Carlos Sainz, que tinha partido da pole position.

No reinício de corrida, Verstappen, que tinha arrancado do 13º posto, retomou a sua impressionante recuperação com ultrapassagens em sucessão aos carros do segundo pelotão. O neerlandês superiorizou-se a Alonso e George Russell em voltas consecutivas para ascender às posições de pódio na oitava volta.

Na 12ª volta, Verstappen superou sem dificuldade o Red Bull do seu colega de equipa e ascendeu à liderança com a primeira passagem de Sainz pelas boxes.

O campeão em título efetuou a sua troca de pneus na 15ª volta e caiu para o segundo posto, mas rapidamente recuperou a diferença de cinco segundos que o separava de Sainz.

Depois de ter roubado a primeira posição ao espanhol da Ferrari na 18ª volta, o piloto da Red Bull não mais largou a dianteira da corrida, realizando uma tranquila segunda paragem nas boxes e cruzando a linha de meta com uns expressivos 18 segundos de vantagem sobre Pérez, que confirmou a dobradinha da formação de Milton Keynes.

Sem ritmo para acompanhar os pilotos do RB18, Sainz teve de se contentar com um terceiro lugar que representa o seu sétimo pódio da temporada.

George Russell levou o Mercedes sobrevivente ao quarto posto e Fernando Alonso cumpriu o seu objetivo de concluir a corrida entre os cinco primeiros.


Embora tenha sido o sexto piloto a ver a bandeira de xadrez, o espanhol foi promovido a quinto na sequência de uma penalização atribuída a Charles Leclerc.

O monegasco colocou pneus novos na penúltima volta com o intuito de resgatar o ponto referente à volta mais rápida.

No entanto, para além de não conseguir bater o tempo estabelecido anteriormente por Verstappen, o piloto da Ferrari excedeu o limite de velocidade na via das boxes e incorreu numa penalização de cinco segundos.

Esteban Ocon, com o segundo monolugar da Alpine, recuperou até sétimo após ter ocupado o 15º lugar na grelha de partida.

Sebastian Vettel pontuou pela sexta vez em 2022 ao ser oitavo classificado, ao passo que Pierre Gasly foi nono depois de ter iniciado a corrida da via das boxes.

O Williams de Alex Albon fechou a corrida em décimo e conquistou o último ponto em Spa-Francorchamps – o seu primeiro desde o Grande Prémio de Miami.

Classificação do Grande Prémio da Bélgica

P4RjuDr.jpg

F1Pt
 
Russell lidera o primeiro treino livre em Zandvoort, problemas para Verstappen

FbpXrObXkAA-WJH-1140x570.jpg

George Russell foi o piloto mais rápido no 1º Treino Livre em Zandvoort, Max Verstappen teve problemas no seu Red Bull e causou uma bandeira vermelha numa fase inicial da sessão.

O piloto da Mercedes rodou em 1:12.455 com os pneus macios e terminou na frente do seu companheiro de equipa. Lewis Hamilton foi segundo a 240 milésimos e Carlos Sainz fechou o Top 3 a quase quatro décimos.

Os dois Mclaren ficaram atrás do piloto espanhol da Ferrari, sendo seguidos pelo outro Ferrari de Charles Leclerc e o Red Bull de Sergio Pérez.

Fernando Alonso foi oitavo na frente de Esteban Ocon e Alex Albon fechou o Top 10.

O líder do campeonato teve uma sessão para esquecer. Um problema na transmissão do Red Bull limitou o tempo em pista de Max Verstappen. O piloto neerlandês ficou parado na curva 4, obrigando à interrupção da sessão com bandeira vermelha.

Classificação da primeira sessão de treinos livres para o Grande Prémio dos Países Baixos

FbpbbdrXkAE4Mmu.jpg

F1PT
 
Leclerc lidera 1-2 da Ferrari na última sessão de sexta-feira em Zandvoort

FbpRyBWXkAA0GIV-1140x570.jpg

Charles Leclerc fez o melhor tempo no 2.º Treino Livre para o GP dos Países Baixos, Red Bull ficou longe dos lugares da frente.

Com um tempo de 1:12.345, Charles Leclerc bateu o seu companheiro de equipa por apenas 4 milésimos. Lewis Hamilton foi o terceiro mais rápido, ficando muito perto dos dois Ferrari. Lando Norris intrometeu-se entre os dois pilotos da Mercedes, sendo o 4.º mais rápido.

A Red Bull voltou a ter uma sessão complicada, com Max Verstappen a ser apenas 8.º e Sergio Pérez 12.º a mais de 1 segundo do melhor tempo.

Lance Stroll surpreendeu e colocou o Aston Martin no sexto lugar.

Tal como aconteceu no primeiro treino livre, a sessão foi interrompida por uma bandeira vermelha. Yuki Tsunoda saiu de pista e o AlphaTauri ficou preso na escapatória de gravilha.

Classificação da segunda sessão de treinos livres para o Grande Prémio dos Países Baixos

FbqQDfTXkAEsHVt-1536x1041.jpg

F1PT
 
Charles Leclerc volta a ser o mais rápido antes da Qualificação em Zandvoort

Fbq3uUkXwAAu3XA-750x375.jpg

Charles Leclerc voltou a impor o seu Ferrari no terceiro treino livre do GP dos Países Baixos, George Russell ficou logo atrás.

O piloto monegasco da Ferrari estabeleceu o tempo de 1:11.632 com os pneus macios, o tempo mais rápido do fim de semana. George Russell foi segundo, confirmando que o Mercedes está competitivo em Zandvoort.

Max Verstappen foi o terceiro mais rápido, 0,161s atrás de Leclerc. Carlos Sainz, Lewis Hamilton e Sergio Pérez fecharam o Top 6.

Fernando Alonso colocou o Alpine no 7.º posto, sendo o melhor do “segundo pelotão”. Sebastian Vettel voltou a mostrar que o Aston Martin está rápido nos Países Baixos e foi oitavo.

Mick Schumacher e Lando Norris completaram os dez primeiros, numa sessão que não registou qualquer incidente.

Classificação da terceira sessão de treinos livres para o Grande Prémio dos Países Baixos

FbueU1zXgAAqT5m.jpg

F1PT
 
Verstappen conquista décima sétima pole da carreira em Zandvoort

Fbu-Lu_XEAAb6DQ-750x375.jpeg

A correr perante o seu público, Max Verstappen foi o mais rápido na sessão de qualificação para o Grande Prémio dos Países Baixos, rodando em 1:10.342.

O campeão do mundo em título bateu Charles Leclerc por 21 milésimos de segundo, repetindo assim a pole position do ano passado.

Carlos Sainz foi terceiro e Lewis Hamilton quarto, resultados bastante positivos para os dois pilotos.

Seguiram-se Sergio Pérez e George Russell, num Q3 que viu o piloto mexicano despistar-se já nos momentos finais da qualificação, um incidente que impediu que alguns piloto melhorassem os seus tempos, fruto da bandeira amarela que o seu despiste originou.

Lando Norris, Mick Schumacher, Yuki Tsunoda e Lance Stroll completaram o restante ‘top 10‘, onde o destaque vai obviamente para Schumacher e Stroll, que chegaram ao Q3 apenas pela segunda vez esta temporada.

Eliminados no Q2 ficaram Pierre Gasly, Esteban Ocon, Fernando Alonso, Zhou Guanyu e Alexander Albon.

Valtteri Bottas, Daniel Ricciardo, Kevin Magnussen, Sebastian Vettel e Nicholas Latifi foram logo eliminados na primeira fase da qualificação, num Q1 em que o piloto alemão da Aston Martin mostrou ter ritmo para chegar mais longe, mas um erro na sua derradeira tentativa deitou por terra uma duplo resultado positivo para a equipa de Silverstone.


Classificação da sessão de qualificação para o Grande Prémio dos Países Baixos

FbvKTd4WYAg6vFB.jpeg

F1PT
 
Verstappen chega às 30 vitórias na Fórmula 1 diante da armada laranja em Zandvoort

SI202209040271_news-1140x570.jpg

Max Verstappen alcançou a sua décima vitória na temporada de 2022 diante da armada laranja em Zandvoort e está cada vez mais isolado na liderança do campeonato.

Depois de ter garantido a pole position ao superar Charles Leclerc por apenas 21 milésimos de segundo, Verstappen susteve o ataque monegasco no arranque para o Grande Prémio dos Países Baixos e construiu uma vantagem de cerca de cinco segundos face ao piloto da Ferrari na primeira metade da corrida.

A maior ameaça à liderança de Verstappen acabaria por vir do campo da Mercedes, cuja aposta nos pneus médios para a partida permitiu que Lewis Hamilton e George Russell prolongassem o primeiro stint e assumissem as primeiras posições após a primeira troca de pneus do líder do campeonato.

Os dois pilotos da formação de Brackley trocaram os pneus médios por duros com o intuito de realizarem apenas uma passagem pela via das boxes em solo neerlandês.

No entanto, numa altura em que Hamilton já tinha entrado numa janela que lhe faria ascender ao primeiro posto assim que Verstappen efetuasse a sua segunda troca de pneus, um período de Safety Car Virtual causado por Yuki Tsunoda beneficiou a Red Bull e possibilitou que o piloto da casa fizesse a sua paragem e regressasse à pista ainda na frente.

A corrida viria a sofrer um novo revés algumas voltas mais tarde, quando Valtteri Bottas imobilizou o seu Alfa Romeo em plena reta da meta e motivou a entrada de um Safety Car que eliminou a diferença de 12 segundos que separava Verstappen e Hamilton.


Durante esse período de Safety Car, Verstappen cedeu a dianteira da corrida ao seu rival da Mercedes ao parar para colocar pneus macios no seu RB18, enquanto Russell abdicou da segunda posição ao apostar na mesma estratégia.

No reinício de corrida, Hamilton, com pneus médios usados no seu Mercedes, foi presa fácil para Verstappen, que selou dessa forma um triunfo caseiro pelo segundo ano consecutivo.

Atrás do campeão em título, Russell e Leclerc, também com o composto macio nos respetivos monolugares, ultrapassaram Hamilton e garantiram a segunda e terceira posições.

Embora tenha cruzado a linha de meta na quinta posição, Sainz, que foi prejudicado por uma primeira paragem extremamente lenta nas boxes, caiu para oitavo devido a uma penalização relacionada com um ‘unsafe release’.

O Red Bull Sergio Pérez foi, por isso, promovido ao quinto posto, enquanto Fernando Alonso recuperou sete posições para finalizar em sexto com o Alpine.

Lando Norris regressou aos lugares pontuáveis com um sétimo lugar a bordo do McLaren, ao passo que Esteban Ocon terminou em nono e Lance Stroll fechou os dez primeiros.

F1PT
 
Leclerc e Ferrari começam o Grande Prémio de casa no topo da tabela de tempos

charles-leclerc-of-monaco-driving-the-ferrari-f1-75-during-news-photo-1662727987-1140x570.jpg

Charles Leclerc liderou uma dobradinha da Ferrari no primeiro treino livre para o Grande Prémio de Itália.

O piloto monegasco rodou em 1:22.410 e terminou a sessão com 77 milésimos de vantagem sobre o outro F1-75 de Carlos Sainz.

George Russell e Lewis Hamilton colocaram os carros da Mercedes na terceira e quarta posições, enquanto Max Verstappen, prejudicado pelo tráfego numa das suas voltas rápidas, fechou o treino em quinto com o mais veloz dos monolugares da Red Bull.

Esteban Ocon e Fernando Alonso encabeçaram o segundo pelotão ao serem sexto e sétimo colocados para a Alpine, ao passo que Yuki Tsunoda levou o AlphaTauri ao oitavo posto.

O Alfa Romeo de Valtteri Bottas e o McLaren de Daniel Ricciardo encerraram as dez primeiras posições em Monza.

Antonio Giovinazzi e Nyck de Vries substituíram Mick Schumacher e Sebastian Vettel e foram, respetivamente, 18º e 19º na tabela de tempos.

Classificação da primeira sessão de treinos livres para o Grande Prémio de Itália

FcNziqsWIAAsd2D.jpg

F1PT
 
Sainz termina o dia de sexta-feira na liderança em Monza

lcimg-044abbdd-4a34-4d9e-8aea-6026704e459b-1140x570.jpeg

Carlos Sainz foi o mais rápido na segunda sessão de treinos livres para o Grande Prémio de Itália

O piloto da Ferrari, que tinha sido o segundo classificado no primeiro treino livre, terminou o dia de sexta-feira no topo e com 0,143s de vantagem face ao Red Bull de Max Verstappen.

Charles Leclerc, aos comandos do outro monolugar da Ferrari, fechou na terceira posição, 50 milésimos de segundo atrás do líder do campeonato.

Depois de ter ficado arredado dos dez primeiros lugares na primeira sessão, Lando Norris colocou o McLaren em quarto e à frente do Mercedes de George Russell.

Sergio Pérez levou o segundo carro da Red Bull ao sexto posto, enquanto Lewis Hamilton não foi além da sétima posição com o Mercedes.

Os pilotos da Alpine voltaram a ficar separados por escassos milésimos de segundo, desta feita com Esteban Ocon a superar o outro A522 de Fernando Alonso.

Numa sessão que esteve interrompida por alguns minutos devido a um problema no Haas de Mick Schumacher que obrigou o alemão a parar o seu carro em pista, Alex Albon completou o top 10 ao volante do Williams.

Classificação da segunda sessão de treinos livres para o Grande Prémio de Itália

FcOcdOjXoAcKTzX.jpg

F1PT
 
Mads Pedersen vence pela terceira vez na 19.ª etapa e Evenepoel segue líder

img_920x518$2022_09_09_16_52_17_2038561.jpg

O ciclista dinamarquês Mads Pedersen (Trek-Segafredo) venceu esta sexta-feira a 19.ª etapa da Vuelta, uma tirada calma na qual conseguiu o terceiro triunfo nesta 77.ª edição, a dois dias do fim.Pedersen, líder dos pontos e já vencedor nas 13.ª e 16.ª tiradas, cumpriu os 138,3 quilómetros com partida e chegada em Talavera de la Reina em 3:19.11 horas, batendo sobre a meta o britânico Fred Wright (Bahrain-Victorious), segundo, e o belga Gianni Vermeesch (Alpecin-Deceuninck), terceiro.

Nas contas da geral, não houve alterações nos primeiros postos e o belga Remco Evenepoel (QuickStep-Alpha Vinyl) lidera com 2.07 minutos de vantagem para o espanhol Enric Mas (Movistar), segundo, com o também espanhol Juan Ayuso (UAE Emirates) em terceiro, a 5.14.

Embora duas passagens pela mesma subida de segunda categoria pudessem prometer agitação, seja da fuga ou de algum candidato ao top 10 da geral mais afoito, o dia teve pouco entusiasmo.

Depois de um minuto de silêncio observado pela Rainha Isabel II, que morreu na quinta-feira, com Sir Chris Froome (Israel- Premier Tech) à cabeça, formou-se uma fuga curta com alguns dos nomes habituais.

Ainda assim, nem na frente havia força nem, depois, candidatos a sair do pelotão, pelo que o sprint, estranho pela ausência de velocistas para lá de Pedersen, favoreceu o dinamarquês, há muito consagrado na classificação dos pontos, precisando apenas de acabar a corrida.

"Foi difícil controlar o pelotão hoje [sexta-feira] e a equipa esteve impressionante, toda a gente muito dedicada e a trabalhar no duro. [...] Esta vitória é para eles, não conseguiria ter sprintado", dedicou.

Embora tenha lembrado a presença do norte-americano Brandon McNulty (UAE Emirates) na fuga, ameaça de possível ataque de Ayuso ou João Almeida, Pedersen percebeu que seria o favorito nos últimos quilómetros e esteve à altura.

"Vencer três vezes é super bom. Amanhã [sábado], temos de passar a etapa e depois em Madrid vamos ver como corre, mas estaremos felizes com estes tempos em Espanha", explicou.

Já Remco Evenepoel está a um dia de alta montanha de ser consagrado na chegada a Madrid, depois de tantas dúvidas sobre se seria corredor de três semanas - um voltista -, e viveu esta sexta-feira o 13.º com a camisola vermelha no corpo.

Quanto aos portugueses, a prova de uma chegada estranha disputada ao sprint é que Nelson Oliveira (Movistar) foi 16.º, subindo a 34.º na geral, em que João Almeida (UAE Emirates) segue em sexto, a 7.14 minutos de Evenepoel, tendo esta sexta-feira sido 43.º na tirada.

Ivo Oliveira (UAE Emirates) perdeu um lugar e é 132.º e antepenúltimo, ainda que tenha uma margem de 10 minutos para os dois ciclistas abaixo, na luta pouco desejada pela lanterna-vermelha da Vuelta.

No sábado, a 20.ª e penúltima etapa é a última oportunidade de se fazerem diferenças, com 181 quilómetros entre Moralzarzal e Puerto de Navacerrada, com perfil de alta montanha.

Record
 
Verstappen sobe à liderança no derradeiro treino livre em Monza

SI202209100050_news-750x375.jpg

Max Verstappen ascendeu ao topo da tabela de tempos no terceiro treino livre para o Grande Prémio de Itália.

O líder do campeonato, que será forçado a recuar cinco lugares na grelha de partida, terminou a derradeira sessão de treinos livres com um tempo cerca de três décimos e meio mais rápido do que o de Charles Leclerc.

Sergio Pérez colocou o segundo Red Bull na terceira posição, enquanto Carlos Sainz, outro dos pilotos penalizados em Monza, fechou no quarto posto.

Fernando Alonso liderou o segundo pelotão com o Alpine ao superar a marca do McLaren de Lando Norris por apenas 13 milésimos de segundo.

Os pilotos da Mercedes voltaram a ter prestações discretas, uma vez que George Russell foi sétimo classificado e Lewis Hamilton apenas décimo.

Yuki Tsunoda levou o AlphaTauri ao oitavo lugar, ao passo que Esteban Ocon finalizou em nono com o outro monolugar da Alpine.

O neerlandês Nyck de Vries, chamado pela Williams para substituir Alex Albon em solo italiano, ficou com o 14º tempo.

Classificação da terceira sessão de treinos livres para o Grande Prémio de Itália

FcSvOWOXgAAFI4-.jpg

F1PT
 
Leclerc regressa às poles diante dos Tifosi em Monza

220028-scuderia-ferrari-italian-gp-fp3-1140x570.jpeg

Charles Leclerc alcançou em Monza a sua oitava pole position da temporada e a primeira desde o Grande Prémio de França.

O piloto monegasco, que levou os Tifosi à loucura ao completar uma volta em 1:20.161, partilhará a primeira linha com… o sexto classificado George Russell.

Isto porque Max Verstappen, Carlos Sainz e Sergio Pérez, que ficaram com as restantes posições nos cinco primeiros, terão penalizações a cumprir na grelha de partida.

O terceiro lugar na grelha ficará, assim, para o McLaren de Lando Norris, que registou o sétimo melhor tempo, enquanto Verstappen deverá alinhar para a corrida do quarto posto.

O McLaren de Daniel Ricciardo, o AlphaTauri de Pierre Gasly e o Alpine de Fernando Alonso foram, respetivamente, oitavo, nono e décimo, pelo que arrancarão de quinto, sexto e sétimo.

Na sua primeira qualificação na Fórmula 1, o neerlandês Nyck de Vries, chamado pela Williams para substituir Alex Albon, ficou com um muito positivo 13º lugar.

O campeão de 2019 da Fórmula 2 cometeu um erro que o impediu de lutar pelo acesso ao Q3, mas superou ainda assim o Williams do colega de equipa Nicholas Latifi.

A segunda fase da sessão ditou ainda as eliminações do Alpine de Esteban Ocon, do Alfa Romeo de Valtteri Bottas, do segundo C42 de Zhou Guanyu e do AlphaTauri de Yuki Tsunoda.


De fora na primeira fase da sessão ficaram, para além do Williams de Latifi, os Astons Martins de Sebastian Vettel e Lance Stroll e os Haas de Kevin Magnussen e Mick Schumacher.

Classificação da sessão de qualificação para o Grande Prémio de Itália

FcTYUU9XwAcNrex.jpg

F1PT
 
Verstappen estraga a festa dos Tifosi e De Vries pontua na estreia

SI202209110359_news-1140x570.jpg

Max Verstappen triunfou pelo quinto Grande Prémio consecutivo e estreou-se no lugar mais alto do pódio de Monza.

O líder do campeonato arrancou da sétima posição devido a uma penalização de cinco lugares na grelha e rapidamente recuperou até à dianteira da corrida.

Na 12ª volta, altura em que Verstappen já ocupava a segunda posição, um período de Safety Car Virtual causado por um problema no Aston Martin de Sebastian Vettel motivou a paragem do líder Charles Leclerc, que trocou os seus pneus macios por médios.

Com uma estratégia diferente, Verstappen permaneceu em pista e prolongou o seu primeiro stint até à 26ª volta, emergindo da via das boxes na segunda posição e cerca de 10 segundos atrás do seu rival da Ferrari.

O neerlandês tirou partido do facto de ter pneus novos no seu Red Bull para impor um ritmo mais forte do que Leclerc e aproximar-se de novo da liderança do monegasco.

Quando a diferença entre os dois se cifrava na casa dos cinco segundos, Leclerc recebeu ordens da Ferrari para se dirigir de novo às boxes.

O piloto da Scuderia atacou a parte final da corrida com pneus macios, mas não conseguiu sequer colocar pressão sobre o seu adversário.


Cinco voltas antes da bandeirada de xadrez, uma anomalia no motor de Daniel Ricciardo forçou o australiano a abandonar e causou um período de Safety Car aproveitado por todos os pilotos da frente para a colocação de compostos macios nos seus monolugares.

No entanto, o atraso nos procedimentos de extração do McLaren da pista impediu que a corrida reiniciasse e sentenciou a classificação em solo italiano.

Atrás do vitorioso Verstappen e do segundo colocado Leclerc, o Mercedes de George Russell terminou na terceira posição e garantiu o seu sétimo pódio da temporada.

Carlos Sainz, 18º na grelha de partida, esteve a um bom nível e efetuou uma recuperação que lhe permitiu ver a bandeira de xadrez em quarto com o segundo carro da Ferrari.

Depois de ter alinhado na penúltima posição, Lewis Hamilton cruzou a linha de meta no quinto posto e à frente de Sergio Pérez, que escapou a um princípio de incêndio no seu travão dianteiro direito para fechar em sexto.

Lando Norris levou o McLaren resistente ao sétimo posto, enquanto Pierre Gasly foi oitavo classificado na corrida onde triunfou em 2020.

Uma das estrelas do dia, o neerlandês Nyck de Vries, que substituiu um doente Alex Albon, conseguiu um fantástico nono posto para a Williams na sua corrida de estreia na Fórmula 1.


As posições pontuáveis foram encerradas pelo Alfa Romeo de Zhou Guanyu.

Classificação do Grande Prémio de Itália

20220911_153101.jpg

F1PT
 
Hamilton estabelece o melhor tempo no arranque do fim de semana de Singapura

Fd5caA1WAAIJ11j-1140x570.jpg

Lewis Hamilton foi o mais rápido no regresso da Fórmula 1 ao traçado citadino de Marina Bay.

O heptacampeão do mundo rodou em 1:43.033 com o monolugar da Mercedes e superou o Red Bull de Max Verstappen por 84 milésimos de segundo.

Charles Leclerc colocou o Ferrari no terceiro posto ao ser quatro décimos mais lento do que Hamilton, enquanto Sergio Pérez registou uma marca suficiente para a quarta posição antes de se queixar de um problema mecânico no seu RB18.

George Russell, quinto classificado, terminou a sessão com um segundo de desvantagem face ao seu colega de equipa e na frente do Ferrari de Carlos Sainz.

Esteban Ocon liderou o segundo pelotão para a Alpine e ficou à frente do Aston Martin de Lance Stroll, que causou uma breve interrupção da sessão após não ter evitado um toque no muro.

O AlphaTauri de Pierre Gasly e o outro Alpine de Fernando Alonso encerraram os dez primeiros em Singapura.

Classificação da primeira sessão de treinos livres para o Grande Prémio de Singapura

Fd5hZCYWQAEBa7n.jpg

F1PT
 
Sainz e Leclerc terminam o dia de sexta-feira nas duas primeiras posições em Singapura

Fd6BrLUWYAI7NMT-1140x570.jpg

Carlos Sainz e Charles Leclerc colocaram os carros da Ferrari nas duas primeiras posições no segundo treino livre em Singapura.

O piloto espanhol liderou a tabela de tempos ao rodar em 1:42.587 e bateu o outro F1-75 de Leclerc por pouco mais de dois décimos de segundo em Marina Bay.

George Russell terminou a sessão no terceiro posto e com 15 milésimos de segundo de vantagem face ao Red Bull de Max Verstappen.

O aniversariante do dia, que completou oito voltas e apenas uma com o composto macio, ficou-se pela quarta posição no final de sexta-feira.

Depois de ter concluído o primeiro treino livre no topo da classificação, Lewis Hamilton não foi além do quinto lugar com o segundo carro da Mercedes.

Esteban Ocon voltou a ser o mais rápido entre os pilotos do segundo pelotão, levando o Alpine à sexta posição e superando o Alfa Romeo de Valtteri Bottas por 19 milésimos.

Fernando Alonso, aos comandos do outro monolugar da Alpine, foi oitavo classificado, enquanto o Red Bull de Sergio Pérez e o Aston Martin de Lance Stroll encerraram os dez primeiros.

Classificação da segunda sessão de treinos livres para o Grande Prémio de Singapura

Fd6KQnyWAAA0o3-.jpg

F1PT
 
Leclerc lidera à chuva antes da qualificação em Singapura

IMG_20221001_123544-750x375.jpg

Charles Leclerc liderou a tabela de tempos numa terceira sessão de treinos livres disputada com o piso molhado em Singapura.

O piloto monegasco completou uma volta em 1:57.782 com os pneus intermédios e superou o Red Bull de Max Verstappen por cerca de meio segundo.

Carlos Sainz colocou o outro Ferrari em terceiro, enquanto Fernando Alonso esteve em destaque ao ser quarto classificado com o Alpine.

Sergio Pérez fechou os cinco primeiros na frente de Lance Stroll, que terminou todas as sessões de treinos livres entre os dez mais rápidos.

Esteban Ocon levou o outro Alpine ao sétimo posto, ao passo que Sebastian Vettel ficou em oitavo com o segundo Aston Martin.

George Russell, o mais veloz dos pilotos da Mercedes, foi apenas nono, diante do McLaren de Daniel Ricciardo.

Classificação da terceira sessão de treinos livres para o Grande Prémio de Singapura

20221001_122728.jpg

F1PT
 
Leclerc alcança nona pole do ano em Singapura, Verstappen apenas oitavo

20221001_152444-750x375.jpg

Charles Leclerc está na pole position para o Grande Prémio de Singapura e partilhará a primeira linha da grelha de partida com Sergio Pérez.

O piloto monegasco alcançou a sua nona pole position da temporada ao rodar em 1:49.512, marca que lhe permitiu ser apenas 22 milésimos de segundo mais rápido do que o Red Bull de Perez.

Lewis Hamilton terminou na terceira posição e 54 milésimos atrás do tempo da pole position, enquanto Carlos Sainz levou o outro Ferrari ao quarto lugar.

Fernando Alonso confirmou o bom ritmo evidenciado ao longo dos treinos livres e arrancará do quinto posto, à frente do McLaren de Lando Norris e do AlphaTauri de Pierre Gasly.

Max Verstappen, que se viu forçado a abortar a sua última volta por não ter combustível suficiente no seu Red Bull, qualificou-se apenas em oitavo.

O Haas de Kevin Magnussen regressou à terceira fase da sessão de qualificação e foi nono, diante do AlphaTauri de Yuki Tsunoda.

George Russell, Lance Stroll, Mick Schumacher, Sebastian Vettel e Zhou Guanyu ficaram pelo caminho numa segunda fase da sessão disputada com a pista a secar.


Na primeira fase da qualificação, realizada com pneus intermédios, foram eliminados Valtteri Bottas, Daniel Ricciardo, Esteban Ocon, Alex Albon e Nicholas Latifi.

Classificação da sessão de qualificação para o Grande Prémio de Singapura

20221001_151927.jpg

F1PT
 
Voltar
Topo