Formula 1 - 2022

Sainz impõe-se no arranque do fim de semana de Melbourne

PyrfsDXwAIfkix-750x375.jpg


Num treino livre que esteve interrompido por duas vezes, primeiro devido à existência de detritos na pista e depois na sequência de uma falha na unidade motriz do Aston Martin de Sebastian Vettel, o F1-75 de Sainz destacou-se ao rodar em 1:19.806 no renovado traçado de Albert Park.

Charles Leclerc, aos comandos do outro carro da Ferrari, foi cerca de meio segundo mais lento do que o seu colega de equipa e fechou a manhã na segunda posição.

Sergio Pérez, apenas 22 milésimos aquém do tempo de Leclerc, colocou o Red Bull no terceiro posto e à frente do outro RB18 do campeão em título Max Verstappen.

O top 5 da sessão foi encerrado pelo McLaren de Lando Norris, que bateu o Alpine de Esteban Ocon para liderar o segundo pelotão no arranque do fim de semana.

Lewis Hamilton, o único representante da Mercedes nos dez primeiros, registou a sétima marca, diante do segundo McLaren de Daniel Ricciardo.

O Alpine de Fernando Alonso e o Alfa Romeo de Valtteri Bottas completaram a primeira metade da tabela de tempos.

Classificação da primeira sessão de treinos livres para o Grande Prémio da Austrália

FPy1H8GaMAIHsKn.jpg

F1PT
 
Leclerc termina o dia de sexta-feira na frente de Verstappen em Melbourne

FPzUiFFXsAEFtOD-750x375.jpg

Charles Leclerc estabeleceu o melhor tempo do dia de abertura do Grande Prémio da Austrália.

O líder do campeonato rodou em 1:18.978 com os pneus macios da Pirelli e terminou a segunda sessão de treinos livres com 0,245s de vantagem sobre o Red Bull de Max Verstappen.

Carlos Sainz, que tinha liderado a sessão matinal em Melbourne, fechou o dia no terceiro posto, cerca de quatro décimos de segundo atrás do seu colega de equipa.

Fernando Alonso e Esteban Ocon mostraram-se competitivos aos comandos dos carros da Alpine e foram, respetivamente, quarto e sexto classificados, separados pelo Red Bull de Sergio Pérez.

Valtteri Bottas levou o Alfa Romeo ao sétimo posto, registando uma marca 45 milésimos mais rápida do que a do McLaren de Lando Norris.

O AlphaTauri de Pierre Gasly e o McLaren de Daniel Ricciardo completaram os dez primeiros em Albert Park, enquanto Sebastian Vettel não participou na sessão após o problema que sofreu ao nível da unidade motriz do Aston Martin no primeiro treino livre.

Classificação da segunda sessão de treinos livres para o Grande Prémio da Austrália​


FPzb-H7WYAMFc8d.jpg

F1PT
 
Norris lidera e Aston Martin sofre acidentes com os seus dois pilotos no terceiro treino livre

FPzbCbwX0AMJuZ2-750x375.jpg


Lando Norris surpreendeu ao liderar o terceiro treino livre para o Grande Prémio da Austrália.

Numa sessão que esteve interrompida na sequência de um acidente de Sebastian Vettel na Curva 10 e que terminou mais cedo devido a uma saída de pista do outro Aston Martin de Lance Stroll, o melhor tempo ficou na posse do McLaren de Norris.

O britânico rodou em 1:19.117 e terminou com pouco mais de um décimo de segundo de vantagem sobre o Ferrari de Charles Leclerc em Melbourne.

Sergio Pérez e Fernando Alonso colocaram o Red Bull e o Alpine logo atrás do F1-75 do monegasco, enquanto Carlos Sainz completou os cinco primeiros com o outro carro da Scuderia.

Cerca de meio segundo mais lento em relação ao seu colega de equipa, Daniel Ricciardo fechou no sexto posto, diante do Red Bull do ex-colega de equipa Max Verstappen.

Lewis Hamilton levou o Mercedes à oitava posição, ao passo que o Alfa Romeo de Valtteri Bottas e o AlphaTauri de Yuki Tsunoda encerraram o top 10.

Classificação da terceira sessão de treinos livres para o Grande Prémio da Austrália

mvv7zf4cgfs81.jpg

F1PT
 
Leclerc garante a sua segunda pole do ano, novo duelo com Verstappen à vista em Melbourne

220022-australian-gp-free-practice-gallery-750x375.jpg


Charles Leclerc conquistou a sua segunda pole position da temporada na sessão de qualificação para o Grande Prémio da Austrália.

O piloto monegasco estabeleceu um tempo de 1:17.868 e partilhará a primeira linha da grelha de partida com o Red Bull de Max Verstappen, que ficou quase três décimos de segundo atrás do seu rival.

Sergio Pérez colocou o outro carro da Red Bull no terceiro posto, enquanto Lando Norris esteve em bom plano ao levar o McLaren à quarta posição.

Lewis Hamilton e George Russell foram cerca de um segundo mais lentos do que Leclerc e registaram a quinta e sexta marcas, respetivamente.

O australiano Daniel Ricciardo iniciará o seu Grande Prémio de casa em sétimo e diante do Alpine de Esteban Ocon.

Depois de ter sido forçado a abortar a sua primeira tentativa devido a uma situação de bandeira vermelha, Carlos Sainz conseguiu apenas o nono tempo na sua derradeira volta.

Fernando Alonso sofreu um acidente originado por um problema hidráulico quando realizava a sua volta rápida e alinhará na décima posição para a corrida.

O AlphaTauri de Pierre Gasly, o Alfa Romeo de Valtteri Bottas, o AT03 de Yuki Tsunoda, o C42 de Zhou Guanyu e o Haas de Mick Schumacher falharam o acesso ao Q3.

Na primeira fase da sessão, marcada por uma bizarra colisão entre o Williams de Nicholas Latifi e o Aston Martin de Lance Stroll, ficaram eliminados, para além dos dois canadianos, o Williams de Alex Albon, o Haas de Kevin Magnussen e o outro AMR22 de Sebastian Vettel.

Classificação da sessão de qualificação para o Grande Prémio da Austrália

11ateymckgs81.jpg

F1PT
 
Leclerc domina em Melbourne, Verstappen abandona pela segunda vez em três corridas

FP9ZGVrWYAES4Ya-750x375.jpg

Charles Leclerc dominou o Grande Prémio da Austrália para conquistar a sua segunda vitória da temporada, enquanto Max Verstappen voltou a abandonar quando rodava no segundo posto em Melbourne.

Leclerc partiu da pole position e rapidamente construiu uma confortável margem face à concorrência, entrando no período de paragens nas boxes com nove segundos de vantagem sobre Max Verstappen.

Numa altura em que rodava mais perto do Ferrari do rival após um período de Safety Car ter reagrupado o pelotão, o campeão em título foi obrigado a parar o RB18 em pista devido a um problema mecânico ainda por identificar.

O abandono de Verstappen deixou Leclerc totalmente isolado, com o monegasco a cruzar a linha de meta cerca de 20 segundos à frente do outro Red Bull de Sergio Pérez, que alcançou o seu primeiro pódio do ano em Albert Park.

A corrida australiana foi, no entanto, agridoce para a Ferrari, uma vez que Carlos Sainz, nono na grelha de partida, saiu de pista quando tentava recuperar posições na segunda volta e imobilizou o seu F1-75 na gravilha, sendo forçado a abandonar.

Na batalha pelo lugar mais baixo do pódio, George Russell levou a melhor sobre o outro Mercedes de Lewis Hamilton para garantir um terceiro lugar que representa o seu melhor resultado ao serviço da formação de Brackley.

Apesar de não ter conseguido lutar com a Mercedes pelo pódio, a McLaren realizou a sua melhor corrida até agora em 2022 e terminou na quinta e sexta posições, com Lando Norris diante de Daniel Ricciardo.

Esteban Ocon levou o Alpine ao sétimo lugar e Valtteri Bottas regressou aos pontos ao ser oitavo classificado com o Alfa Romeo.

Pierre Gasly concluiu a corrida em nono e Alex Albon deu o primeiro ponto da temporada à Williams com uma incrível estratégia em Melbourne: o tailandês realizou um longuíssimo stint com os pneus duros e efetuou a sua paragem apenas na última volta.

Sebastian Vettel sofreu um acidente na Curva 4 na 24ª volta e não terminou a corrida que marcou o seu regresso à Fórmula 1 após uma ausência forçada nos dois primeiros Grande Prémios.

Classificação do Grande Prémio da Austrália

FP9r9C0XEAABmN9-1024x576.jpg

F1PT
 
Leclerc lidera sessão molhada antes da qualificação em Imola

FQ8rBzWXEAAX-TR-750x375.jpg

Charles Leclerc liderou a única sessão de treinos livres disputada antes da qualificação em Imola.

Com as condições da pista a não permitirem a utilização de pneus slicks, Leclerc recorreu ao composto intermédio para rodar em 1:29.402 numa sessão em que não evitou, no entanto, três piões e diversas incursões pela gravilha.

O outro Ferrari de Carlos Sainz terminou na segunda posição, oito décimos atrás do seu colega de equipa e confortavelmente à frente do Red Bull de Max Verstappen.

Kevin Magnussen e Mick Schumacher completaram os cinco primeiros com os dois monolugares da Haas, diante do segundo Red Bull de Sergio Pérez.

Fernando Alonso levou o Alpine ao sétimo posto e Sebastian Vettel colocou o Aston Martin na oitava posição.

A primeira metade da tabela de tempos foi encerrada pelo AlphaTauri de Yuki Tsunoda e pelo Mercedes de George Russell.

Classificação da primeira sessão de treinos livres para o Grande Prémio da Emília-Romanha

FQ8uBRCWYAAhJie.jpg

F1PT
 
Verstappen na pole após qualificação com cinco bandeiras vermelhas, Magnussen arranca de quarto para a sprint

SI202204220484_news-750x375.jpg

Max Verstappen garantiu a sua primeira pole position da temporada numa longa sessão de qualificação com cinco bandeiras vermelhas em Imola.

O neerlandês da Red Bull arrancará da primeira posição para a corrida sprint após ter estabelecido um tempo de 1:27.999 na derradeira fase da sessão, que foi disputada com piso molhado.

Lando Norris, terceiro classificado, perdeu o controlo do McLaren na volta de saída das boxes a um minuto do final da sessão, criando uma situação de anticlímax em que nenhum dos outros pilotos teve a oportunidade de realizar uma última volta rápida.

Kevin Magnussen, que também tinha causado uma bandeira vermelha ao sair de pista na curva Acqua Minerali, conseguiu retirar o Haas da escapatória e regressou à pista para assegurar um quarto lugar que representa o seu melhor resultado de sempre em qualificação.

O top 5 na grelha para a corrida sprint fica encerrado com o Alpine de Fernando Alonso, que superou o McLaren de Daniel Ricciardo e o Red Bull de Sergio Pérez.

Outro protagonista de uma bandeira vermelha, Valtteri Bottas imobilizou o seu Alfa Romeo em pista com um problema mecânico, razão pela qual não escapou ao oitavo posto, batendo apenas o Aston Martin de Sebastian Vettel.

Carlos Sainz, que parecia dispor de um ritmo suficientemente competitivo para lutar pela pole position, sofreu um acidente no decorrer da segunda fase da sessão de qualificação, altura em que a pista ainda se encontrava seca.

Durante o período de bandeira vermelha que se seguiu à saída de pista do piloto da Ferrari, a chuva começou a cair sob o traçado de Imola, impedindo que os pilotos tirassem partido dos restantes minutos da sessão para melhorarem os seus tempos e fazendo com que Sainz garantisse mesmo o acesso ao Q3.

Contas feitas, o espanhol, que não teve carro para participar na discussão pela pole, alinhará na décima posição da grelha de partida, diante do Mercedes de George Russell, do Haas de Mick Schumacher, do segundo Mercedes de Lewis Hamilton, do Alfa Romeo de Zhou Guanyu e do Aston Martin de Lance Stroll.

Eliminados na primeira fase da sessão ficaram os AlphaTauris de Yuki Tsunoda e Pierre Gasly, o Williams de Nicholas Latifi, o Alpine de Esteban Ocon e o outro FW44 de Alex Albon, que viu os seus travões traseiros incendiarem-se.

Classificação da sessão de qualificação em Imola

eyymvwh.jpg

F1PT
 
Russell coloca a Mercedes na frente no segundo treino livre em Imola

1392980884-750x375.jpg


George Russell foi o mais rápido na segunda e última sessão de treinos livres para o Grande Prémio da Emília-Romanha.

O piloto da Mercedes, que arrancará do 11º posto para a corrida sprint desta tarde, rodou em 1:19.457 com os pneus macios da Pirelli e fechou a sessão com 81 milésimos de segundo de vantagem sobre o Red Bull de Sergio Pérez.

Charles Leclerc colocou o mais rápido dos carros da Ferrari no terceiro posto, diante do Mercedes de Lewis Hamilton e do Alpine de Fernando Alonso.

O outro Ferrari F1-75 de Carlos Sainz terminou na sexta posição, enquanto o Red Bull de Max Verstappen, que está na pole position para a prova sprint, registou o sétimo tempo.

Yuki Tsunoda e Pierre Gasly levaram os monolugares da AlphaTauri ao oitavo e nono lugares, ao passo que o Alfa Romeo de Zhou Guanyu completou os dez primeiros.

Valtteri Bottas e Daniel Ricciardo não entraram em pista devido a problemas mecânicos nos respetivos monolugares.

Classificação da segunda sessão de treinos livres para o Grande Prémio da Emília-Romanha

FRBpleRXMAI_vbr.jpg

F1PT
 
Verstappen ultrapassa Leclerc na penúltima volta para vencer a primeira corrida sprint do ano

SI202204230357_news-750x375.jpg

Max Verstappen ultrapassou o Ferrari de Charles Leclerc na penúltima volta da corrida sprint para garantir a primeira posição na grelha de partida para o Grande Prémio da Emília-Romanha.

Embora tenha perdido a liderança para Leclerc no arranque da corrida, Verstappen manteve-se sempre perto da traseira do Ferrari e atacou de forma bem sucedida a posição do monegasco na fase final da prova para amealhar oito importantes pontos para o campeonato.

Sergio Pérez recuperou quatro posições face ao sétimo lugar que ocupava na grelha de partida e alinhará atrás de Leclerc para a corrida principal do fim de semana.

Depois de um acidente na sessão de qualificação o ter forçado a partir do décimo posto para a prova sprint, Sainz redimiu-se com uma boa prestação que resultou num quarto lugar final.

Lando Norris completou os cinco primeiros e terminou à frente do outro McLaren de Daniel Ricciardo, enquanto Valtteri Bottas foi sétimo classificado com o Alfa Romeo.

Kevin Magnussen, um dos poucos pilotos que apostou nos pneus médios, caiu de quarto para oitavo, somando ainda assim um ponto para a Haas

Zhou Guanyu abandonou após um contacto com o AlphaTauri de Pierre Gasly e um consequente embate nas barreiras no decorrer da volta inaugural da corrida.

Classificação da corrida sprint do Grande Prémio da Emília-Romanha

FRCgyvcXEAIiuAC-1536x966.jpg

F1PT
 
Verstappen domina de fio a pavio, Leclerc desperdiça pódio com erro em Imola

SI202204240235_hires_jpeg_24bit_rgb-750x375.jpg


Max Verstappen alcançou a sua segunda vitória da temporada ao dominar o Grande Prémio da Emília-Romanha, enquanto um erro tardio de Charles Leclerc promoveu o McLaren de Lando Norris ao pódio em Imola.

Verstappen, que arrancou da pole position após ter levado de vencida a prova sprint, manteve a primeira posição no início da corrida e controlou de fio a pavio para alcançar o seu 22º triunfo na Fórmula 1.

Sergio Pérez ganhou a posição a Leclerc no arranque e, embora nunca tenha ameaçado a liderança de Verstappen, cruzou a linha de meta no segundo posto, garantindo a primeira dobradinha da Red Bull em 2022.

Depois de ter caído de segundo para quarto no arranque, Leclerc rapidamente voltou a entrar no pódio ao ultrapassar o McLaren de Norris em Imola.

No entanto, quando perseguia o Red Bull de Pérez na fase final da corrida, o monegasco perdeu o controlo do F1-75 na abordagem à Variante Alta, entrando em pião e danificando a asa dianteira do seu carro.

Forçado a parar nas boxes para substituir a asa do Ferrari, o ainda líder do campeonato caiu para a nona posição e recuperou até ao sexto lugar final.

Do outro lado da garagem da Scuderia, a situação foi ainda mais dramática, uma vez que Carlos Sainz somou o seu segundo abandono consecutivo na sequência de uma colisão com o McLaren de Daniel Ricciardo na volta inaugural da corrida.

Norris, que tinha realizado uma corrida solitária aos comandos do McLaren, foi promovido a um inesperado sexto pódio da carreira – o primeiro da temporada para a formação de Woking.

George Russell, décimo primeiro na de partida, recuperou diversas posições na primeira volta e levou o Mercedes a um positivo quarto lugar em Imola.

O piloto britânico foi obrigado a defender-se da pressão do Alfa Romeo de Valtteri Bottas, cuja quinta posição representa o seu melhor resultado do ano.

Na corrida de casa da AlphaTauri, o japonês Yuki Tsunoda colocou o AT03 em sétimo e na frente do Aston Martin de Sebastian Vettel, que pontuou pela primeira vez em 2022.

O Haas de Kevin Magnussen e o Aston Martin de Lance Stroll concluíram os lugares pontuáveis na quarta corrida da temporada.

Fernando Alonso juntou-se ao compatriota Sainz na lista de abandonos devido à extensão dos danos na lateral do seu Alpine, provavelmente consequentes de um incidente na primeira volta.

Classificação do Grande Prémio da Emília-Romanha

FRHgFeQXMAEOZ7K.jpg


F1PT
 
Leclerc lidera diante de Russell na primeira sessão de sempre em Miami

SGT696WYAEbFf8-750x375.jpg

Charles Leclerc foi o mais rápido na sessão de abertura da primeira edição do Grande Prémio de Miami.

O piloto monegasco rodou em 1:31.098 numa sessão que esteve interrompida durante alguns minutos devido a um acidente do Alfa Romeo de Valtteri Bottas.

George Russell, a estrear evoluções no seu Mercedes, terminou na segunda posição e à frente do Red Bull de Max Verstappen, que se debateu com problemas de sobreaquecimento no Autódromo Internacional de Miami.

O outro Red Bull de Sergio Pérez foi quarto classificado, enquanto o AlphaTauri de Pierre Gasly completou os cinco primeiros.

Carlos Sainz, que sofreu um furo no pneu dianteiro direito do seu Ferrari a meio da sessão, fechou no sexto posto, diante do Williams de Alex Albon.

Lewis Hamilton levou o Mercedes ao oitavo lugar, ao passo que o Haas de Kevin Magnussen e o McLaren de Daniel Ricciardo encerraram os dez primeiros.

Classificação da primeira sessão de treinos livres para o Grande Prémio de Miami

FSGUfuwXEAENVfe.jpg

F1PT
 
Pérez ascende à primeira posição antes da qualificação em Miami

I202205070411_news-750x375.jpg

Sergio Pérez colocou o Red Bull topo da tabela de tempos antes da primeira sessão de qualificação de sempre em Miami.

O piloto mexicano rodou em 1:30.304 com os pneus macios e terminou com quase dois décimos de segundo de vantagem sobre o Ferrari de Charles Leclerc.

Max Verstappen cometeu um erro na abordagem à chicane do circuito na sua segunda volta rápida e ficou-se pelo terceiro lugar, cerca de três décimos e meio atrás do seu colega de equipa.

Tal como nos dois treinos livres de sexta-feira, a sessão esteve interrompida durante alguns minutos, desta feita devido a um acidente do Alpine de Esteban Ocon na Curva 14.

Sorte diferente teve o outro Alpine de Fernando Alonso, que finalizou a sessão em quarto, diante do Aston Martin de Sebastian Vettel.

Mick Schumacher colocou-se atrás do seu compatriota e à frente do Ferrari de Carlos Sainz, enquanto Kevin Magnussen levou o segundo Haas ao oitavo posto.

O Williams de Alex Albon e o McLaren de Lando Norris completaram os dez primeiros.

Classificação da terceira sessão de treinos livres para o Grande Prémio de Miami

FSLI95BXMAIe1g_.jpg

F1PT
 
Leclerc na pole e primeira linha Ferrari em Miami

FSL3vacWYAAA9Ls-750x375.jpg

Charles Leclerc alcançou a 12ª pole position da sua carreira na primeira sessão de qualificação de sempre em Miami.

O piloto monegasco estabeleceu uma marca de 1:28.796 com os pneus macios da Pirelli e terminou com 0,190s de vantagem sobre o outro Ferrari de Carlos Sainz.

Sainz garantiu uma primeira linha Ferrari ao superar Max Verstappen por apenas cinco milésimos de segundo. O RB18 do campeão em título e Sergio Pérez estarão na terceira e quarta posições da grelha, diante de um Valtteri Bottas que voltou a brilhar na qualificação.

Lewis Hamilton, o melhor dos carros da Mercedes este sábado, foi sexto classificado, à frente do AlphaTauri de Pierre Gasly e do McLaren de Lando Norris.

Yuki Tsunoda, aos comandos do segundo AlphaTauri, e Lance Stroll, com o Aston Martin, completaram os dez primeiros.

Fora da derradeira fase da sessão ficaram o Alpine de Fernando Alonso, o Mercedes de George Russell, o Aston Martin de Daniel Ricciardo e o Haas de Mick Schumacher.

O outro Haas de Kevin Magnussen, o Alfa Romeo de Zhou Guanyu e os Williams de Alex Albon e Nicholas Latifi não resistiram à eliminação no Q1.

Classificação da sessão de qualificação para o Grande Prémio de Miami

FSLz-4YXsAkUeWQ.jpg

F1PT
 
Verstappen alcança segundo triunfo consecutivo com prestação sublime em Miami

SI202205082741_hires_jpeg_24bit_rgb-scaled.jpg


Max Verstappen triunfou numa primeira edição do Grande Prémio de Miami que foi palco de um novo duelo entre o neerlandês e Charles Leclerc.

O piloto da Red Bull, que arrancou do terceiro posto, superou o Ferrari de Carlos Sainz logo após a partida e ultrapassou o outro F1-75 de Leclerc na nona volta da corrida.

Daí em diante, o campeão em título foi construindo gradualmente a sua vantagem sobre o monegasco até à 41ª volta, altura em que o Safety Car foi chamado à pista na sequência de um incidente entre Pierre Gasly e Lando Norris.

O britânico da McLaren não evitou a colisão com um AlphaTauri de Pierre Gasly que rodava lentamente na trajetória devido a problemas resultantes de um toque com Fernando Alonso.

No reinício de corrida, Verstappen defendeu-se da pressão imposta por Leclerc para confirmar a sua terceira vitória do ano e reduzir a diferença que o separa do seu rival no campeonato.

Atrás da luta pela vitória, Carlos Sainz e Sergio Pérez travaram uma batalha pelo terceiro lugar que terminou com vantagem para o espanhol da Ferrari. É o terceiro pódio do espanhol em 2022 e o regresso aos bons resultados após dois abandonos consecutivos na Austrália e em Imola.

George Russell, o único piloto que ainda não tinha realizado a sua paragem aquando da entrada do Safety Car, tirou partido dessa situação para se deslocar às boxes e regressar à pista dentro dos lugares pontuáveis.

O britânico envolveu-se numa apertada disputa com o outro Mercedes de Lewis Hamilton e garantiu o quinto posto ao levar a melhor sobre o seu compatriota.

Valtteri Bottas, que brilhou ao ser quinto classificado na qualificação e ocupou essa posição durante grande parte da corrida, cometeu um erro que o atirou para trás dos dois carros da Mercedes, vendo por isso a bandeira de xadrez em sétimo.

A luta pelos últimos lugares pontuáveis ficou marcada por um incidente entre Mick Schumacher e Sebastian Vettel que afastou os dois alemães dos dez primeiros.

O oitavo lugar ficou, assim, para Esteban Ocon, enquanto Alonso foi nono com o outro Alpine após cumprir uma penalização de cinco segundos pelo toque com Gasly.

Alex Albon pontuou pela segunda vez em 2022 ao ser décimo com o monolugar da Williams.

F1Pt
 
Leclerc e Ferrari começam o fim de semana da melhor forma em Barcelona

DPPI_00122015_326-scaled.jpg

Charles Leclerc liderou uma dobradinha da Ferrari na sessão de abertura do Grande Prémio de Espanha.

O piloto monegasco rodou em 1:19.828 no primeiro treino livre, sendo cerca de oito centésimos mais rápido do que o outro Ferrari de Carlos Sainz em Barcelona.

Max Verstappen, que pareceu ter sido prejudicado pelo tráfego na sua volta rápida, terminou em terceiro e 0,336s atrás da marca do líder do campeonato.

Os pilotos da Mercedes foram quarto e sexto classificados, com George Russell na frente de Lewis Hamilton, enquanto Fernando Alonso levou o Alpine à quinta posição.

As restantes posições nos dez primeiros ficaram para os carros da McLaren e da AlphaTauri: Lando Norris, Pierre Gasly, Daniel Ricciardo e Yuki Tsunoda.

Robert Kubica (13º), Nyck de Vries (18º) e Juri Vips (20º) substituíram, respetivamente, Zhou Guanyu, Alex Albon e Sergio Pérez nesta sessão em solo catalão.

Classificação da primeira sessão de treinos livres para o Grande Prémio de Espanha

FTNB4BHXwAELqhn.jpg

F1PT
 
Leclerc volta a liderar, Mercedes aproxima-se da frente na segunda sessão em Barcelona

FTNipbhWAAEqmVD-1140x570.jpg


Charles Leclerc terminou o segundo treino livre para o Grande Prémio de Espanha na frente da dupla de pilotos da Mercedes.

O piloto monegasco, que já tinha sido o mais rápido na primeira sessão, registou um tempo de 1:19.670 e fechou o dia com 117 milésimos de segundo de vantagem sobre o Mercedes de George Russell.

Lewis Hamilton colocou o outro carro da formação campeã em título na terceira posição e diante do Ferrari de Carlos Sainz, ao passo que Max Verstappen não foi além da quinta posição com o Red Bull.

Fernando Alonso, sexto classificado com o Alpine, concluiu a sessão com uma margem superior a quatro décimos sobre o Red Bull de Sergio Pérez.

Aos comandos da versão evoluída do Aston Martin AMR22, Sebastian Vettel foi o oitavo mais rápido, batendo o Alpine de Esteban Ocon e o Haas do compatriota Mick Schumacher.

Valtteri Bottas imobilizou o seu Alfa Romeo devido a um problema mecânico ainda no início da sessão, enquanto Lando Norris viu a sua rodagem ser limitada por um problema no fundo do McLaren.

Classificação da segunda sessão de treinos livres para o Grande Prémio de Espanha

nyOcovU.jpg

F1PT
 
Leclerc de novo na frente antes da qualificação em Barcelona

220027-spanish-gp-friday-768x512.jpg

Charles Leclerc fez o pleno ao voltar a liderar a tabela de tempos na terceira sessão de treinos livres para o Grande Prémio de Espanha.

O piloto monegasco, que já tinha sido o mais rápido nos dois treinos livres de sexta-feira, colocou de novo o Ferrari na primeira posição, rodando em 1:19.772.

Max Verstappen terminou na segunda posição e apenas 72 milésimos de segundo atrás do seu rival da Scuderia, enquanto a Mercedes confirmou os sinais positivos mostrados no dia de ontem ao ficar com a terceira e quarta posições.

Carlos Sainz voltou a não conseguir superiorizar-se a George Russell e Lewis Hamilton e foi o quinto classificado, diante do Red Bull de Sergio Pérez.

Depois de ter perdido grande parte da segunda sessão de ontem devido a um problema no fundo do seu McLaren, Lando Norris levou o MCL36 ao sétimo posto.

O Haas de Kevin Magnussen, o Alfa Romeo de Valtteri Bottas e o Alpine de Esteban Ocon fecharam os dez primeiros.

Classificação da terceira sessão de treinos livres para o Grande Prémio de Espanha

pm2wj345lt091.jpg

F1PT
 
Leclerc conquista quarta pole position da temporada em Barcelona

FTSfZGXXoAkiUvY-750x375.jpeg


Charles Leclerc foi o mais rápido na sessão de qualificação para o Grande Prémio de Espanha ao estabelecer um tempo em 1:18.750 no Circuito de Barcelona-Catalunha.

O piloto monegasco da Ferrari bateu Max Verstappen por 323 milésimas de segundo e vai partir da primeira posição da grelha de partida pela quarta vez esta temporada, num Q3 em que o piloto neerlandês não conseguiu realizar uma segunda tentativa, fruto de um problema mecânico no seu RB18, não se sabendo ainda se isso representará problemas maiores para a equipa de Milton Keynes.

A correr em casa, Carlos Sainz foi terceiro, enquanto que o seu compatriota, Fernando Alonso, não foi além da décima sétima posição, depois de ter sido prejudicado por tráfego antes da sua derradeira tentativa no Q1.

George Russel partirá ao lado de Sainz, em quarto, seguido de Sergio Pérez e Lewis Hamilton, em quinto e sexo lugares, na terceira linha da grelha.

Valtteri Bottas, Kevin Magnussen, Daniel Ricciardo e Mick Schumacher completaram o restante top 10, destacando-se a primeira passagem ao Q3 do piloto alemão da Haas.

Eliminados no Q2 ficaram Lando Norris, Esteban Ocon, Yuki Tsunoda, Pierre Gasly e Zhou Guanyu.

Num fim-de-semana marcado pela quantidade de updates que as equipas trouxeram para a Catalunha e a polémica em torno do carro da Aston Martin que se revelou visualmente muito idêntico ao RB18, Sebastian Vettel e Lance Stroll não foram além do Q1, onde também ficaram eliminados Fernando Alonso, Alex Albon e Nicholas Latifi.

Classificação da sessão de qualificação para o Grande Prémio de Espanha

280030394_738153610951011_5906140656708033227_n-1536x987.jpg

F1PT
 
Verstappen vence em Barcelona e assume a liderança do campeonato

SI202205220421_news-750x375.jpg


Max Verstappen triunfou pela terceira vez em três corridas num dia em que Charles Leclerc foi vítima de um golpe de teatro em Barcelona.

O campeão em título, que arrancou do segundo posto em Barcelona, perdeu a posição para Sergio Pérez e George Russell devido a uma incursão pela gravilha na Curva 4 no decorrer na nona volta.

Duas voltas antes, uma rajada de vento no mesmo ponto do traçado tinha motivado uma saída de pista de Carlos Sainz, com o piloto da Ferrari a cair para o 11º lugar.

No entanto, o verdadeiro golpe de teatro da corrida estava reservado para a 26ª volta, quando Charles Leclerc reportou uma falha de potência que o viria a forçar a abandonar.

O piloto que tinha conquistado a pole position encontrava-se em pleno controlo da corrida e parecia estar a caminhar rumo a uma vitória incontestada em solo catalão. Ao invés disso, o fim de semana terminou com a vitória do seu principal rival, que superou o outro Red Bull de Pérez e o Mercedes de Russell para garantir a quarta vitória do ano.

O neerlandês cruzou a linha de meta com 13 segundos de vantagem sobre o seu colega de equipa, ao passo que Russell terminou isolado na terceira posição e assegurou o seu segundo pódio da temporada.

Carlos Sainz fechou a corrida de casa no quarto posto, enquanto Lewis Hamilton obteve um quinto lugar que se pode considerar extremamente positivo depois de ter caído para último na primeira volta na sequência de um contacto com o Haas de Kevin Magnussen.


Valtteri Bottas também esteve em muito bom plano ao levar o Alfa Romeo à sexta posição, diante do Alpine de Esteban Ocon e do McLaren de um indisposto Lando Norris.

Fernando Alonso, último na grelha de partida para a corrida, recuperou até nono, colocando o Alpine na frente do AlphaTauri de Yuki Tsunoda, que encerrou os lugares pontuáveis.

Classificação do Grande Prémio de Espanha

FTXt6wfWAAMXytq.jpg

F1PT
 
Leclerc entra com o pé direito no fim de semana do seu Grande Prémio de casa

FTw_WtIXoAA46WX-1140x570.jpg


Charles Leclerc estabeleceu o melhor tempo no primeiro treino livre para o Grande Prémio do Mónaco.

Numa sessão em que as equipas da frente não recorreram aos pneus mais macios, o piloto da casa rodou em 1:14.591 e terminou 39 milésimos de segundo na frente do Red Bull de Sergio Pérez.

Carlos Sainz perdeu apenas 70 milésimos face ao seu colega de equipa e fechou na terceira posição, diante do Red Bull de Max Verstappen, um dos pilotos que falhou a travagem para a primeira curva do traçado durante a sessão.

Lando Norris, ainda a lutar contra uma amigdalite, colocou o McLaren no quinto posto, sendo 27 milésimos mais veloz do que o AlphaTauri de Pierre Gasly.

O outro McLaren de Daniel Ricciardo ficou com o sétimo lugar, ao passo que George Russell foi apenas oitavo classificado com o melhor dos carros da Mercedes.

O Aston Martin de Sebastian Vettel e o Mercedes de Lewis Hamilton completaram os dez primeiros.

Mick Schumacher causou o único período de bandeira vermelha da sessão ao imobilizar o seu Haas à entrada da via das boxes devido a um problema no MGU-K.

Valtteri Bottas voltou a ser condicionado por problemas de fiabilidade, não registando sequer um tempo a bordo do Alfa Romeo em solo monegasco.

Classificação da primeira sessão de treinos livres para o Grande Prémio do Mónaco

FTxEZauWYAARMq6.jpg

F1PT
 
Voltar
Topo