Verstappen na pole após qualificação com cinco bandeiras vermelhas, Magnussen arranca de quarto para a sprint
Max Verstappen garantiu a sua primeira pole position da temporada numa longa sessão de qualificação com cinco bandeiras vermelhas em Imola.
O neerlandês da Red Bull arrancará da primeira posição para a corrida sprint após ter estabelecido um tempo de 1:27.999 na derradeira fase da sessão, que foi disputada com piso molhado.
Lando Norris, terceiro classificado, perdeu o controlo do McLaren na volta de saída das boxes a um minuto do final da sessão, criando uma situação de anticlímax em que nenhum dos outros pilotos teve a oportunidade de realizar uma última volta rápida.
Kevin Magnussen, que também tinha causado uma bandeira vermelha ao sair de pista na curva Acqua Minerali, conseguiu retirar o Haas da escapatória e regressou à pista para assegurar um quarto lugar que representa o seu melhor resultado de sempre em qualificação.
O top 5 na grelha para a corrida sprint fica encerrado com o Alpine de Fernando Alonso, que superou o McLaren de Daniel Ricciardo e o Red Bull de Sergio Pérez.
Outro protagonista de uma bandeira vermelha, Valtteri Bottas imobilizou o seu Alfa Romeo em pista com um problema mecânico, razão pela qual não escapou ao oitavo posto, batendo apenas o Aston Martin de Sebastian Vettel.
Carlos Sainz, que parecia dispor de um ritmo suficientemente competitivo para lutar pela pole position, sofreu um acidente no decorrer da segunda fase da sessão de qualificação, altura em que a pista ainda se encontrava seca.
Durante o período de bandeira vermelha que se seguiu à saída de pista do piloto da Ferrari, a chuva começou a cair sob o traçado de Imola, impedindo que os pilotos tirassem partido dos restantes minutos da sessão para melhorarem os seus tempos e fazendo com que Sainz garantisse mesmo o acesso ao Q3.
Contas feitas, o espanhol, que não teve carro para participar na discussão pela pole, alinhará na décima posição da grelha de partida, diante do Mercedes de George Russell, do Haas de Mick Schumacher, do segundo Mercedes de Lewis Hamilton, do Alfa Romeo de Zhou Guanyu e do Aston Martin de Lance Stroll.
Eliminados na primeira fase da sessão ficaram os AlphaTauris de Yuki Tsunoda e Pierre Gasly, o Williams de Nicholas Latifi, o Alpine de Esteban Ocon e o outro FW44 de Alex Albon, que viu os seus travões traseiros incendiarem-se.
Classificação da sessão de qualificação em Imola
F1PT