Liga BWIN 2021/22

BENFICA VENCE VITÓRIA DE GUIMARÃES E APROXIMA-SE DO SPORTING

BenficaVGAAL5206.JPG

O Benfica regressou aos triunfos no Campeonato com vitória gorda (3-0) e com exibição segura na Luz diante do Vitória de Guimarães, conquistando três pontos que, depois do empate da véspera do Sporting na Madeira, ajudaram a reduzir para quatro pontos a distância para os leões.

Sem poder contar com Otamendi e Weigl, Nélson Veríssimo apostou em Morato ao lado de Vertonghen e colocou Meité na posição seis, mas não evitou algumas dificuldades nos 15 minutos iniciais, período em que os vimaranenses, por intermédio de Estupiñán, tiveram duas oportunidades claras de golo, anuladas por Vlachodimos.

A falta de eficácia foi penalizada fortemente pelos encarnados, que se adiantaram no marcador aos 23’ por Gonçalo Ramos, após cruzamento da direita de Gilberto, com o lateral brasileiro, 14 minutos depois, a repetir assistência, desta feita para a cabeça de Darwin Núñez, que aos 52’, na sequência de grande penalidade sobre Gonçalo Ramos, acabou por bisar e sentenciar o resultado final da partida, que ficou ainda marcada pela homenagem da Luz a Roman Yaremchuk, que recebeu a braçadeira das mãos de Vertonghen e ficou em lágrimas em pleno relvado com o aplauso fortíssimo das bancadas da Luz e manifestação de apoio das bancadas ao povo ucraniano.

A Bola
 
DRAGÕES EMPATAM CONTRA UM GIL VICENTE REDUZIDO A 10 DESDE OS 2'

GilFCPHV17620.JPG

O FC Porto não foi além de um empate (1-1) na receção ao Gil Vicente, para a 24.ª jornada da Liga, desperdiçando oportunidade de aumentar para oito pontos a distância para o Sporting, numa partida em que jogou contra 10 desde os 2 minutos.

O jogo que marcou a estreia de Stephen Eustáquio a titular nos azuis e brancos (médio só durou meia-hora, tendo sido substituído por Galeno) cedo se complicou para o Gil Vicente, que ao fim de dois minutos ficou reduzido a 10, por expulsão de Vítor Carvalho (falta sobre Evanilson, que se isolava), abrindo caminho ao domínio dos portistas.

Mas uma boa resposta do conjunto de Barcelos não só impediu os dragões de aproveitarem a vantagem numérica como gerou calafrios junto à baliza de Diogo Costa. Da equipa de Sérgio Conceição, um remate de Vitinha à figura (12’) e um disparo de Otávio por cima (35’), na primeira parte, não fizeram mossa aos visitantes, que tentaram surpreender por Fujimoto (21’) e Samuel Lino (37’), ambos com remates ao lado.

No segundo tempo, o FC Porto aumentou a pressão, que quase deu frutos num tiro de Pepê, que morreu no poste direito (47’), num erro de Andrew (que deixou passar entre as mãos um cruzamento de João Mário) que Taremi não aproveitou (atirou à malha lateral, aos 50’), e num disparo de Vitinha que Andrew travou com a mão direita (60’).

No entanto foi o Gil Vicente a adiantar-se no marcador, dois minutos depois, grande golo de Fran Navarro, que passou entre Mbemba e Fábio Cardoso, fez a bola passar por baixo das pernas deste último e bateu Diogo Costa. Os festejos, porém, pouco duraram, já que Evanilson empatou aos 66’, assistido por Taremi. O FC Porto ameaçou a reviravolta, mas sem sucesso: um livre de Taremi passou rente à trave (69’) e um cabeceamento de Francisco Conceição morreu na barra (84’), tal como um remate de Taremi (90+8’).

O FC Porto não aproveitou assim o deslize do Sporting na Madeira, com o Marítimo, mantendo a mesma diferença pontual para os leões que tinha no arranque da jornada, seis pontos - os azuis e brancos são líderes com 64 pontos, os verdes e brancos seguem no segundo lugar com 58.

A Bola
 
liga-BWin.png


Liga Portugal bwin 2021/22

24ª Jornada:

Belenenses SAD 0-2 Paços de Ferreira
FC Famalicão 2-1 CD Tondela
Marítimo 1-1 Sporting
FC Arouca 1-1 Moreirense
FC Vizela 1-1 Portimonense
Benfica 3-0 Vitória SC
Estoril Praia 2-3 Boavista
FC Porto 1-1 Gil Vicente
SC Braga 0-0 Santa Clara

Classificação:

Pos Equipa Jgs. Pts.
FC Porto 24 64
Sporting 24 58
Benfica 24 54
SC Braga 24 45
Gil Vicente 24 41
Vitória SC 24 30
Estoril Praia 24 30
Marítimo 24 29
Portimonense 24 29
10º Paços de Ferreira 24 27
11º FC Famalicão 24 26
12º Santa Clara 24 26
13º Boavista 24 25
14º FC Vizela 24 24
15º FC Arouca 24 22
16º CD Tondela 24 20
17º Moreirense 24 20
18º Belenenses SAD 24 15
 
Benfica vence em Portimão (1-2)

PortimonenseBenficaFNG6zW6WUAku3It.jpg

Segunda vitória consecutiva para o Benfica (é apenas a segunda vez que tal acontece sob o comando de Nélson Veríssimo), que fica, à condição, a um e quatro pontos de distância de Sporting e FC Porto, respetivamente.

Foi um triunfo suado, que obrigou as águias a darem a volta ao marcador depois de Welinton Júnior ter colocado a equipa algarvia em vantagem logo aos 25’, na sequência de passe mal medido de Taarabt, que permitiu rápida recuperação do Portimonense e um passe magistral de Carlinhos a abrir autoestrada no corredor central para o Welinton não falhar na cara de Vlachodimos. Sem lances de destaque depois, o jogo seria interrompido aos 30’ após chuva de pirotecnia dos adeptos do Benfica que levou mesmo o árbitro Fábio Veríssimo, ao fim de cinco minutos, mandar as equipas recolher aos balneários. A longa paragem redundou em 15 minutos de compensação e foi já no período final da mesma que o Benfica chegou à igualdade, num remate de ressaca de Grimaldo na sequência de uma jogada de Adel Taarabt.

A segunda parte começou já sem o treinador Paulo Sérgio no banco, expulso nos instantes finais da primeira parte, e o Benfica materializou a reviravolta logo aos 50’, por intermédio de Gonçalo Ramos, que apareceu ao segundo poste a emendar um cruzamento de Rafa desviado por Samuel Portugal, num lance que resultou de uma recuperação de bola de Everton sobre Nakajima.

Record
 
Sporting vence Arouca (2-0)

SCPAroucaAAL6024.JPG

O Sporting venceu e voltou a afastar a pressão. Um onze renovado, com muitas caras novas, nas quais se destacou a chamada ao palco principal do jovem médio Dário Essugo, de apenas 16 anos, que jogou ao lado de Matheus Nunes no miolo dos leões.

Com Rúben Vinagre no corredor esquerdo e Esgaio na direita, além de Slimani como principal referência ofensiva. Descanso a algumas peças fundamentais como Paulinho, Porro ou Ugarte justificaram um onze com muito sangue novo. E que resultou? Um Sporting dominador, muito equilibrado, com maior posse, mas com dificuldades evidentes para entrar no último terço do terreno arouquense que se pautou por uma enorme consistência defensiva e concentração na sua zona mais recuada, espreitando a velocidade de Bukia no corredor.

Em dia de eleições em Alvalade ainda se chegou a festejar no primeiro tempo, num lance que iniciou numa recuperação de Slimani, sobrando para Sarabia que atirou uma bomba à baliza de Victor Braga. Um lance que haveria de ser anulado pelo VAR com fora de jogo do espanhol por 10 cms. Os leões não recuaram linhas e continuaram a insistir, ainda que aos 37’ tenham apanhado um enorme susto com uma defesa espantosa de Adán a evitar o golo a Tiago Esgaio, de cabeça, após livre apontado por David Simão. A toada, essa, não se alterava muito com o Sporting a denotar algumas faltas de rotinas na sua linha ofensiva. Muitas vezes em fora de jogo, muita posse, mas pouco perigo.

O intervalo chegava com um 0-0 que penalizava mais os leões e premiavam uma boa consistência defensiva do Arouca que chegou a Alvalade com a lição bem estudada. Rúben Amorim, por sua vez, não perdeu tempo e retificou ao intervalo com três mexidas de uma só vez. Sinal de emergência e falta de paciência… Paulinho, Porro e Ugarte, pesos pesados do leão, foram a jogo. Esgaio, Vinagre e Essugo ficaram no balneário e aguardava-se uma resposta mais afirmativa.

E bastaram uns segundos… Canto de Porro e Slimani, de cabeça, no coração da área, desvia para a baliza. Um golo importantíssimo no regresso do intervalo que deu a tranquilidade que a equipa precisava naquela altura. Uma reação energética e uma maior ousadia pautaram os segundos 45 minutos. E a partir daqui tudo mudou. Paulinho atira uma bola à trave aos 50’ e Slimani, após excelente lance de entendimento no corredor esquerdo, com Paulinho e Nuno Santos como protagonistas, construíram o segundo golo de Slimani aos 52’. Contas quase fechadas com o Sporting suspirava de alívio com uma vantagem confortável.

E até poderia ter sido fechado por números bem mais penosos pois Slimani esteve nos pés o terceiro golo (75’), após excelente lance do revigorado Matheus Nunes no segundo tempo. Antes, o internacional português não correspondeu a cruzamento perfeito de Sarabia. Uma mão cheia de oportunidades que poderiam ter dado um resultado ainda mais folgado ao leão.

A Bola
 
FC Porto vence em Paços de Ferreira (2-4)

FCPPacosEO15302.JPG

Numa tradicionalmente complicada deslocação do FC Porto a Paços de Ferreira, o líder do campeonato passou o teste com distinção, venceu por 4-2 e repôs a vantagem de seis pontos sobre o Sporting que ontem havia ganho em casa ao Arouca.

O FC Porto adiantou-se no marcador, por Pepê (17'), a receber passe preciso de Wendell, Juan Delgado ainda fez o 1-1 para os castores (31'), assistido por Antunes, mas a esperança anfitriã em obter pontos neste encontro durou apenas sete minutos, já que, aos 38', Evanilson, servido por Taremi, recolocou os azuis e brancos na dianteira do marcador, resultado que se verificava ao intervalo.

Os dragões tiveram uma entrada fortíssima na segunda parte, chegaram ao terceiro, por Evanilson (52') - uma jogada muito bonita iniciada por Vitinha, com Taremi na assistência - e, sete minutos depois, ao quarto, por Taremi (59'), desta vez servido por Evanilson, com Vitinha outra vez a iniciar a jogada.

O melhor que o Paços de Ferreira conseguiu foi reduzir ainda para 2-4, através de Nico Gaitán (66'), servido por Antunes,

aproveitando nova falha defensiva de Wendell (já havia sido antecipado por Juan Delgado no primeiro golo pacense).

Após esta derrota, os comandados de César Peixoto continuam com 27 pontos na Liga.

A Bola
 
liga-BWin.png


Liga Portugal bwin 2021/22

25ª Jornada:

Gil Vicente 0-0 Estoril Praia
Boavista 1-1 SC Braga
Portimonense 1-2 Benfica
Sporting 2-0 FC Arouca
Moreirense 0-1 Marítimo
Paços de Ferreira 2-4 FC Porto
Vitória SC 2-1 FC Famalicão
Santa Clara 3-1 FC Vizela
CD Tondela 1-1 Belenenses SAD

Classificação:

Pos Equipa Jgs. Pts.
FC Porto 25 67
Sporting 25 61
Benfica 25 57
SC Braga 25 46
Gil Vicente 25 42
Vitória SC 25 33
Marítimo 25 32
Estoril Praia 25 31
Portimonense 25 29
10º Santa Clara 25 29
11º Paços de Ferreira 25 27
12º FC Famalicão 25 26
13º Boavista 25 26
14º FC Vizela 25 24
15º FC Arouca 25 22
16º CD Tondela 25 21
17º Moreirense 25 20
18º Belenenses SAD 25 16
 
BENFICA ESCORREGA EM CASA COM O VIZELA (1-1)

darwin23.jpg

O Benfica, reduzido a dez desde os 7 minutos, não foi além de um empate (1-1) em casa com o Vizela, no jogo inaugural da 26.ª jornada da Liga.

O cenário para o conjunto de Nélson Veríssimo começou a complicar-se cedo, quando, alertado pelo VAR, Manuel Oliveira reverteu um cartão amarelo a Taarabt, optando por expulsar o médio marroquino (7'), por falta dura sobre Sarmiento.

Os encarnados reagiram bem à inferioridade numérica, pressionaram, mas não foram além de um cabeceamento à figura (Morato, aos 11’) e um disparo ao lado (Weigl, aos 34’), enquanto os visitantes tiveram em Sarmiento as únicas ocasiões – a primeira à figura (16’), a segunda travada por Vlachodimos (35’). Só perto do intervalo surgiu a melhor oportunidade: Darwin, de cabeça, foi parado por Pedro Silva (42’).

No segundo tempo, o uruguaio voltou a ameaçar, mas novamente o guarda-redes respondeu presente, travando com a mão direita um remate perigoso do camisola 9. O Vizela respondeu com um cabeceamento de Kiko Bondoso que não passou longe da barra (51’). Ameaça para o que viria a seguir, balde de água fria na Luz aos 65’, com Koffi a assistir Cassiano para o golo inaugural.

O Benfica reagiu através do banco: Meité entrou e rondou o empate, que foi negado pela barra (73’), Henrique Araújo marcou mesmo, um minuto após ter sido lançado (75’) - Pedro Silva defendeu para a frente um remate de Gonçalo Ramos e o jovem avançado dos bês não desperdiçou o brinde, estreando-se a marcar pela equipa principal.

O golo empolgou as águias, que viram a reviravolta negada por Kiki Afonso, que tirou em cima da linha um remate de Rafa (aos 81’), e por Pedro Silva, que travou o bis de Henrique Araújo (90+1’). Numa reta final de emoções fortes, Grimaldo também teve nos pés ocasião para desfazer o empate, mas o livre saiu por cima (90+7’), mantendo-se o 1-1 no marcador. Resultado que mantém o Benfica em terceiro, com 58 pontos, menos três que o Sporting, que só joga na segunda-feira, com o Moreirense. Já o Vizela soma 25 pontos, na 14.ª posição.

A Bola
 
DRAGÃO GOLEIA E METE PRESSÃO NOS LEÕES

TaremiTondela0VG0ASF.jpg

O FC Porto venceu, este domingo, em jogo da 26.ª jornada, o Tondela, por números expressivos, golos apontados por Taremi (45’, de penálti), Galeno (73’), Fábio Vieira (76’) e Francisco Conceição (79’).

Com esta vitória, por 4-0, os azuis e brancos passam a desfrutar, à condição, de nove pontos de vantagem sobre o 2.º classificado, Sporting, que se desloca, esta segunda-feira, a Moreira de Cónegos.

Após os azuis e brancos terem chegado a intervalo, a vencer através de execução dos 11 metros pelo internacional iraniano, castigo máximo a punir falta de Maignan sobre Evanilson, na etapa complementar, o Tondela ficou reduzido, a partir dos 66’, a dez unidades, após expulsão do defesa-central espanhol Manu Hernando, por acumulação de cartões amarelos.

A partir desse momento, os dragões, e com as mudanças introduzidas, entretanto, por Sérgio Conceição, tiveram via aberta para a goleada, com os tentos da autoria de homens, todos eles, saídos dos banco: Galeno (73’), Fábio Vieira (76’) e Francisco Conceição (79’).

O FC Porto ainda esteve perto, por mais que uma vez, de chegar aos 5-0: Toni Martínez viu o golo ser-lhe anulado por posição irregular, aos 89' e pouco depois Galeno a falhar o alvo após uma grande jogada individual de Francisco Conceição.

Na próxima jornada, o FC Porto, que antes, esta quinta-feira, tem compromisso na Liga Europa, em Lyon, desloca-se ao Estádio do Bessa, jogo marcado para domingo, dia 20, defrontando o rival Boavista.

Quanto ao Tondela, defronta o Arouca, adversário direto na luta pela permanência, sábado, às 15.30 horas, em casa.

A Bola
 
SLIMANI E PAULINHO DECIDEM EM MOREIRA DE CÓNEGOS

MoreirenseSporting.JPG

O Sporting vence e… convence em Moreira de Cónegos. Uma equipa autoritária, dominadora, ligada e com um onze muito renovado. Sarabia ficou no banco de suplentes e a estreia de Marcus Edwards foi certeira. Foi o jovem internacional inglês a agitar e a ser responsável pelos lances de maior perigo do leão que dominou por completo os primeiros 45 minutos.

À exceção de duas ameaças de André Luís e Walterson, o Sporting teve sempre o controlo da partida e os golos acabariam por chegar com alguma naturalidade. Sempre com Edwards em grande plano. Foi ele que arrancou um cruzamento perfeito para a cabeça de Slimani a abrir o marcador, logo aos 29’ minutos, enquanto Paulinho fechou as contas num lance de génio começado novamente por Edwards com uma abertura sublime para o espanhol que tirou um adversário do caminho antes de arrancar mais um cruzamento para a área onde apareceu Paulinho a finalizar de primeira de pé esquerdo ao segundo poste. Um dos muitos lances de belo efeito construídos pelo Sporting numa primeira parte de quase sentido único.

Mérito do Sporting sobretudo porque foi muito competente a evitar as saídas rápidas do Moreirense. Na segunda parte a história não foi diferente. Os leões entraram em modo gestão nos primeiros minutos, mas as entradas de Sarabia, Pedro Gonçalves e Palhinha deram novo fôlego para um final de partida mais animado. Sarabia esteve perto de marcar na primeira vez que tocou na bola, mas Pasinato, guardião que esteve em grande plano, foi evitando um terceiro golo que poderia sentenciar o vencedor da partida. Não estando a dominar, o Sporting passou a controlar o jogo, passando por alguns sobressaltos, fruto de uma maior audácia do Moreirense, mas sem um perigo efetivo. A vitória assenta bem a equipa leonina sobretudo pela excelente entrada em campo e por uma primeira parte em que justificou uma preciosa vantagem de dois golos.

A Bola
 
liga-BWin.png


Liga Portugal bwin 2021/22

26ª Jornada:

Benfica 1-1 FC Vizela
FC Famalicão 0-0 Santa Clara
Estoril Praia 2-0 Portimonense
FC Arouca 0-1 Paços de Ferreira
Belenenses SAD 0-0 Boavista
Marítimo 0-1 Vitória SC
FC Porto 4-0 CD Tondela
SC Braga 0-1 Gil Vicente
Moreirense 0-2 Sporting

Classificação:

Pos Equipa Jgs. Pts.
FC Porto 26 70
Sporting 26 64
Benfica 26 58
SC Braga 26 46
Gil Vicente 26 45
Vitória SC 26 36
Estoril Praia 26 34
Marítimo 26 32
Paços de Ferreira 26 30
10º Santa Clara 26 30
11º Portimonense 26 29
12º FC Famalicão 26 27
13º Boavista 26 27
14º FC Vizela 26 25
15º FC Arouca 26 22
16º CD Tondela 26 21
17º Moreirense 26 20
18º Belenenses SAD 26 17
 
SPORTING SOFRE MAS GANHA EM GUIMARÃES

guimaraessporting1.jpg

O Sporting esteve a perder na visita a Guimarães, mas conseguiu a reviravolta, batendo o Vitória por 3-1, na 27.ª jornada da Liga. O triunfo mantém os leões na corrida ao título.

A primeira ocasião foi protagonizada pelos vitorianos, com Rochinha a tentar surpreender Adán, no entanto o guarda-redes leonino estava atento e opôs-se à iniciativa do capitão vimaranense (11’). A resposta surgiu através de Sarabia, mas sem impacto no marcador: primeiro, servido por Slimani, foi travado por Varela (21’), depois, isolado por Coates, permitiu a antecipação do guarda-redes (22’).

Não marcaram os leões, aproveitaram os conquistadores: André Almeida lançou Lameiras e a pressão de Coates apenas deixou a bola à mercê de Estupiñán, que bateu Adán. O Sporting foi atrás do 1-1, Nuno Santos ofereceu-o a Slimani (27’), mas o argelino não superou Varela. O golo surgiu de penálti, convertido por Sarabia (45+1’), por mão de Alfa Semedo na área, já após expulsão de Pepa (28’).

Na segunda parte, Estupiñán não conseguiu aproveitar erro defensivo dos verdes e brancos (47’), Rafa Soares viu Adán bloquear-lhe um remate (48’), mas as melhores ocasiões pertenceram a Paulinho: falhou na tentativa de chapéu (56’), foi travado por Varela na pequena área (62’) e aos 70’ marcou mesmo. Sarabia deu a bola a Pedro Gonçalves e este assistiu o avançado português, golo de letra a operar a reviravolta.

O Vitória pressionou à procura do empate, mas a esperança caiu por terra aos 90+8’, culpa de uma cara bem conhecida dos vitorianos. Recém-entrado na partida, Marcus Edwards sentenciou o resultado com um golaço, estreia a marcar pelos leões no regresso do inglês ao castelo.

Com esta vitória, o Sporting soma 67 pontos, menos três que o líder FC Porto (que só joga no domingo), mantendo viva a luta pela liderança do campeonato.

A Bola
 
BENFICA REGRESSA AOS TRIUNFOS NA LUZ FRENTE AO ESTORIL

rafa17.jpg

Depois do deslize com o Vizela na última jornada, na Luz, o Benfica regressou este domingo às vitórias em casa, batendo o Estoril, por 2-1, em jogo da 27.ª jornada da Liga, mantendo viva a perseguição ao segundo classificado, o Sporting.

Até foi o Estoril a ameaçar inaugurar o marcador, através de um cabeceamento de Mboula ao poste (9’) e de um grande remate de Soria que obrigou Vlachodimos a aplicar-se (18’), mas foi o emblema encarnado a adiantar-se na partida, aproveitando um brinde do adversário.

Depois das iniciativas inofensivas de Gonçalo Ramos (por cima, 21’) e de Vertonghen (ao lado, 24’), Rafa agradeceu um canto mal batido por André Franco, percorreu o campo todo e bateu Dani Figueira (34’), sem que Soria, Francisco Geraldes ou Joãozinho o conseguissem impedir.

No segundo tempo, a equipa da linha esteve perto de empatar, num remate de André Franco que Vertonghen impediu que passasse a linha de golo (48’), mas foi novamente o Benfica a marcar, tendo Gonçalo Ramos aproveitado um passe de Gilberto para fulminar a baliza dos canarinhos (53’).

As águias poderiam ter ampliado, mas nem Gonçalo Ramos nem Rafa conseguiram bisar – o primeiro rematou ao lado do poste aos 60’, o segundo obrigou Dani Figueira a grande intervenção (67’). Também perto de marcar esteve Henrique Araújo: entrou aos 84’ e aos 86’ cabeceou junto ao poste. Remate certeiro só dos visitantes, ao cair do pano, golo de honra de André Franco (90+3'), sem influência no desfecho do encontro.

Com este triunfo, o Benfica soma 61 pontos na terceira posição da tabela classificativa, menos seis que o Sporting, que no sábado venceu o Vitória de Guimarães (3-1).

A Bola
 
DRAGÃO GANHA E SEGUE FIRME NA LIDERANÇA

boavistaporto1.jpg

O FC Porto venceu o Boavista, no Estádio do Bessa, por 1-0, golo apontado por Fábio Vieira, aos 32'.

Com este resultado, os dragões continuam firmes na liderança, mantendo o Sporting à distância de seis pontos.

A Bola
 
liga-BWin.png


Liga Portugal bwin 2021/22

27ª Jornada:

FC Vizela 1-1 FC Famalicão
CD Tondela 2-2 FC Arouca
Santa Clara 0-0 Belenenses SAD
Vitória SC 1-3 Sporting
Gil Vicente 1-1 Marítimo
Paços de Ferreira 2-1 Moreirense
Benfica 2-1 Estoril Praia
Portimonense 1-2 SC Braga
Boavista 0-1 FC Porto

Classificação:

Pos Equipa Jgs. Pts.
FC Porto 27 73
Sporting 27 67
Benfica 27 61
SC Braga 27 49
Gil Vicente 27 46
Vitória SC 27 36
Estoril Praia 27 34
Marítimo 27 33
Paços de Ferreira 27 33
10º Santa Clara 27 31
11º Portimonense 27 29
12º FC Famalicão 27 28
13º Boavista 27 27
14º FC Vizela 27 26
15º FC Arouca 27 23
16º CD Tondela 27 22
17º Moreirense 27 20
18º Belenenses SAD 27 18
 
SC BRAGA VINGA-SE DA GOLEADA NA LUZ E VENCE BENFICA

tormena2.jpg

O SC Braga recebeu e venceu o Benfica (3-2), na partida que inaugurou a 28.ª jornada da Liga. Desde 2014 que as águias não perdiam na visita à Pedreira, sendo que esta época já tinham goleado os minhotos (6-1), na Luz.

Depois de ter visto um golo anulado a Vertonghen (22’), o SC Braga adiantou-se no marcador aos 28’, com Iuri Medeiros a bater um livre à entrada da área. No segundo tempo, André Horta (59’) dilatou a vantagem minhota após uma bela assistência do irmão Ricardo, mas quando parecia ter tudo para ser herói tornou-se vilão e aos 74’ viu a bola bater-lhe na mão com Luís Godinho a assinalar penálti.

Darwin (74’) aproveitou o castigo máximo para dar início a uma recuperação que João Mário (77’) consumou, após assistência do avançado uruguaio. Contudo, não durou muito o empate e aos 79’, Vitinha – aposta de Carlos Carvalhal ao intervalo – repôs a vantagem bracarense ao responder a um cruzamento de Al Musrati.

Com este resultado, o SC Braga (recebe o Rangers na quinta-feira nos quartos de final da Liga Europa) passa a somar 52 pontos no quarto lugar e fica a nove do Benfica (defronta, na terça-feira, o Liverpool nos quartos de final da Liga dos Campeões), atual terceiro classificado. As águias podem ver o Sporting (67) e FC Porto (73) dilatar a vantagem este fim-de-semana.

A Bola
 
SARABIA E NUNO SANTOS RESOLVERAM FRENTE AO PAÇOS

SportingPacos1.JPG

O Sporting recebeu e venceu, este domingo, o Paços de Ferreira, por 2-0. Vitória sem grande brilho para o leão mas essencial para colocar pressão no FC Porto – com três pontos de avanço os dragões recebem, segunda-feira, o Santa Clara – e deixar o Benfica a nove de distância no terceiro lugar. O Paços encerrou ciclo de duas vitórias seguidas, continua sem tirar pontos aos grandes nesta temporada e está no 9.º lugar (33 pontos).

O primeiro golo do encontro surgiu sob grande polémica ao minuto 20. Numa primeira fase, Paulinho viu o amarelo por simular falta do guarda-redes André Ferreira na área mas, vistas as imagens no VAR, Vítor Ferreira alterou a decisão e assinalou penálti que Pablo Sarabia se encarregou de converter em golo.

Já no segundo tempo, aos 72’, Manuel Ugarte (transfigurou por completo o jogo do Sporting, até então demasiado lento e previsível) lançou Nuno Santos e o extremo, na cara do guardião pacense, atirou a contar, assinando o 10.º golo da temporada para dar tranquilidade aos verde e brancos.

Na próxima jornada, o Sporting vai a Tondela, enquanto o Paços de Ferreira receberá o Marítimo.

A Bola
 
liga-BWin.png


Liga Portugal bwin 2021/22

28ª Jornada:

SC Braga 3-2 Benfica
Belenenses SAD 2-0 Portimonense
Estoril Praia 1-2 FC Vizela
FC Arouca 2-1 Gil Vicente
FC Famalicão 1-2 Boavista
Marítimo 1-3 CD Tondela
Moreirense 0-1 Vitória SC
Sporting 2-0 Paços de Ferreira
FC Porto 3-0 Santa Clara

Classificação:

Pos Equipa Jgs. Pts.
FC Porto 28 76
Sporting 28 70
Benfica 28 61
SC Braga 28 52
Gil Vicente 28 46
Vitória SC 28 39
Estoril Praia 28 34
Marítimo 28 33
Paços de Ferreira 28 33
10º Santa Clara 28 31
11º Boavista 28 30
12º Portimonense 28 29
13º FC Vizela 28 29
14º FC Famalicão 28 28
15º FC Arouca 28 26
16º CD Tondela 28 25
17º Belenenses SAD 28 21
18º Moreirense 28 20
 
DARWIN SELOU REVIRAVOLTA FRENTE AO BELENENSES SAD

BsadBenfica.JPG

Após derrotas seguidas frente a SC Braga e Liverpool, o Benfica voltou às vitórias, batendo, na Luz, o Belenenses SAD, por 3-1.

Nélson Veríssimo rodou bastante a equipa a pensar no jogo em Anfield e as águias demoraram a encontrar-se no jogo, com os azuis do Jamor a conseguirem surpreender e chegar à vantagem logo aos três minutos, por intermédio de Afonso Sousa.

Daí em diante, a superioridade das águias acentuou-se e foi à boleia de um sensacional Darwin Núñez, autor de um hat trick, após duas assistências de Taarabt e outra de João Mário, que o Benfica conseguiu a reviravolta. Foi a terceira vez esta temporada que o avançado uruguaio marcou três golos num só jogo.

Com este triunfo, o Benfica chega aos 64 pontos no 3.º lugar, enquanto o Belenenses SAD voltou a perder ao fim de quatro jornadas (uma vitória, três empates) e mantém-se no último lugar, com 21 pontos.

A Bola
 
SPORTING VENCE NA BEIRA ALTA ANTES DO DÉRBI

TondelaSporting.JPG

Na visita ao Tondela, este sábado, o Sporting alcançou a quinta vitória consecutiva na Liga, por 3-1, e mantém-se firme na perseguição ao líder FC Porto, antes de defrontar o rival Benfica na próxima ronda.

A vitória dos leões foi construída na primeira parte, fruto do domínio total da equipa de Rúben Amorim, com o central Gonçalo Inácio a marcar o primeiro, à passagem da meia hora, de pé esquerdo, com um remate fortíssimo de fora da área. Desmoralizaram-se os beirões, galvanizaram-se os leões, instalados no meio-campo adversário, a dar muito trabalho ao guardião Trigueira que, volvidos quatro minutos, sofreu o segundo: Sarabia finalizou a passe de Pedro Gonçalves.

Na segunda parte o Sporting baixou a intensidade, o Tondela aumentou a agressividade, ainda fez um punhado de investidas, Nuno Campos refrescou a equipa, mas o recém-entrado João Pedro cortou a bola com o braço, após excelente trabalho dentro da área de Marcus Edwards, para remate de Sarabia. Na cobrança do respetivo penálti o espanhol bisou.

O Tondela não baixou os braços e continuou a lutar pelo golo, que viria a surgir aos 71’, por Manu Hernando, de cabeça, na sequência de um pontapé de canto na esquerda, cobrado por Tiago Dantas.

Até ao apito final foi o Sporting a dominar o jogo, com circulação de bola a meio-campo, a gerir o resultado, sem correr riscos e com Rúben Amorim a dar minutos a Esgaio, Rúben Vinagre, no dia em que celebrou 23 anos, e a estrear Rodrigo Ribeiro (16 anos) na Liga — jogou um minuto diante do Man. City na despedida do Sporting da Champions.

O Sporting segue na segunda posição, com 73 pontos, enquanto o Tondela mantém-se na zona de despromoção (16.º lugar), com 25 pontos.

A Bola
 
Voltar
Topo