Liga BWIN 2021/22

DRAGÃO BATE VITÓRIA COM PENÁLTI DE TAREMI E MANTÉM AVANÇO NA LIDERANÇA

GuimaraesPorto.JPG

A deslocação a Guimarães correu da melhor maneira aos dragões, que saíram do Estádio D. Afonso Henriques com os três pontos (1-0). Taremi, de penálti, fez o golo do triunfo, que mantém o líder FC Porto com seis pontos de vantagem sobre o Sporting, à 29.ª jornada da Liga.

Numa primeira parte sem grandes ocasiões, os azuis e brancos aproveitaram um penálti para se adiantar no marcador: após ter sido derrubado por Bruno Varela, Taremi bateu o guarda-redes da marca dos 11 metros (36’).

A contida reação do conjunto de Pepa antes do intervalo esteve longe de ameaçar anular a desvantagem, salvo um disparo perigoso de capitão Rochinha, remate em arco que saiu por cima da barra (43’).

No segundo tempo, o Vitória pressionou mais, mas foram os azuis e brancos a dispor de clara ocasião para ampliar: João Pinheiro assinalou nova falta de Bruno Varela sobre Taremi na área, mas neste segundo duelo ganhou o português, parando o penálti do iraniano (63’).

Na área portista também se reclamou grande penalidade aos 77’, quando Jorge Fernandes ficou caído no relvado após lance com Mbemba, no entanto o árbitro João Pinheiro nada assinalou. Até final os vimaranenses procuraram o empate, sem sucesso, enquanto nos dragões Galeno falhou ocasião para matar o jogo em cima do minuto 90.

Com este resultado, o FC Porto reforça o primeiro lugar do campeonato, com 79 pontos, mais seis que o Sporting.

A Bola
 
liga-BWin.png


Liga Portugal bwin 2021/22

29ª Jornada:

Gil Vicente 1-2 Moreirense
Paços de Ferreira 2-0 Marítimo
Boavista 1-0 FC Arouca
Benfica 3-1 Belenenses SAD
CD Tondela 1-3 Sporting
Portimonense 1-0 FC Famalicão
Santa Clara 2-0 Estoril Praia
Vitória SC 0-1 FC Porto
FC Vizela 0-1 SC Braga

Classificação:

Pos Equipa Jgs. Pts.
FC Porto 29 79
Sporting 29 73
Benfica 29 64
SC Braga 29 55
Gil Vicente 29 46
Vitória SC 29 39
Paços de Ferreira 29 36
Santa Clara 29 34
Estoril Praia 29 34
10º Marítimo 29 33
11º Boavista 29 33
12º Portimonense 29 32
13º FC Vizela 29 29
14º FC Famalicão 29 28
15º FC Arouca 29 26
16º CD Tondela 29 25
17º Moreirense 29 23
18º Belenenses SAD 29 21
 
FC Porto vence Portimonense (7-0)

PortoPortimonense.JPG

Verdadeiro inferno azul para o Portimonense num inacreditável festim de golos do líder do Campeonato, impondo a sua autoridade num momento sensível da época, ecoando o resultado como uma demonstração de força de uma equipa que não pretenderá ceder terreno ou esperanças ao Sporting na luta pelo título. Diante do Portimonense, Sérgio Conceição viu o jogo decidido cedo e após o descanso começou logo a fazer uma gestão de recursos a pensar na receção ao Sporting, que marcará um possível acesso à final da Taça de Portugal.

Numa noite em que o Dragão assegurou já no mínimo o 2.º lugar, a goleada da época começou a desenhar-se aos 20 minutos na primeira investida perigosa da equipa. Fábio Vieira foi primoroso no cruzamento e Taremi rematou com estilo. A tendência azul acentuou-se vertiginosamente e Evanilson ficou muito perto de aumentar a contagem. Os golos sucederam-se pouco depois com protagonismo para Grujic, oportuno num canto, Taremi, fazendo por merecer a confiança renovada do treinador da marca de penálti, depois de um falhanço em Guimarães, e Evanilson, exímio a concluir a melhor jogada dos primeiros 45 minutos, onde brilharam Otávio e Pepê, este último assistindo com categoria extra o compatriota.

Com 4-0 ao intervalo, Sérgio Conceição começou a gestão deixando Zaidu e Otávio nas cabines. Sem alterações, o Portimonense não mudou o registo nem viu o FC Porto abrandar. Taremi completava um hat trick logo na reabertura, agora de cabeça, em novo passe açucarado de Fábio Vieira. Pouco depois…foi a vez de Pepe faturar, subindo de cabeça, castigando um deslize de Payam. O guarda-redes iraniano seria ainda surpreendido por nova desfeita, mesmo depois de ver o remate de Taremi embater no poste. Na recarga Francisco Conceição centrou para o bis de Evanilson. O 7-0 autorizou o técnico dos dragões a fechar a substituições, ficando o dragão algo menos guloso na procura da baliza do Portimonense, apesar de mais algumas oportunidades criadas.

Contas feitas, um desfecho que vale três pontos e uma aproximação mais decisiva ao título, até pela pressão colocada no Sporting, que jogará com o Benfica.

A Bola
 
Benfica vence Sporting em Alvalade (0-2)

img_770x443$2022_04_17_10_35_56_1985040.jpg

O Benfica bateu este domingo o Sporting por 2-0, em Alvalade, mantendo viva a luta pela Champions. Já os leões veem agora as contas do título complicar-se.

As águias adiantaram-se no marcador à passagem do minuto 14, por Darwin Núñez. Lançado por Vertonghen, o avançado uruguaio ganhou nas costas de Luís Neto, superou a oposição de Coates e com um chapéu bateu Antonio Adán.

Só depois de ver novamente a baliza ameaçada, com um tiro de Diogo Gonçalves travado por Adán (31’), é que o leão teve a melhor ocasião da primeira parte, mas, isolado por Sarabia, Pedro Gonçalves viu mancha de Vlachodimos negar-lhe o golo (32’).

Antes do intervalo, o Benfica dispôs de nova ocasião para ampliar, Otamendi chegou mesmo a introduzir a bola na baliza, no entanto o lance foi invalidado por fora de jogo (38’), enquanto do lado leonino um livre de Sarabia foi parado por Vlachodimos (42’).

O segundo tempo começou com as emoções ao rubro: primeiro um forte disparo de Everton ameaçou dilatar a vantagem das águias (48’) mas saiu ao lado, depois um cabeceamento de Sarabia à barra e a recarga de Porro travada por Vlachodimos rondaram o 1-1 (49’).

Pese o bom arranque de parte a parte, as oportunidades foram escasseando, o Sporting tentava contrariar o resultado mas sem critério no último terço, enquanto o Benfica se mostrava mais perigoso no contra-ataque, tendo sido desta forma que Gil Dias sentenciou o encontro (90+2’).

Com este resultado, o Benfica soma 67 pontos no 3.º lugar, menos seis que o Sporting, que fica agora a nove pontos do líder FC Porto.

A Bola
 
liga-BWin.png


Liga Portugal bwin 2021/22

30ª Jornada:

FC Arouca 1-1 Santa Clara
FC Famalicão 2-2 Gil Vicente
Vitória SC 4-0 Paços de Ferreira
Moreirense 2-0 CD Tondela
Belenenses SAD 1-0 FC Vizela
Marítimo 4-0 Boavista
FC Porto 7-0 Portimonense
Sporting 0-2 Benfica
Estoril Praia 0-0 SC Braga

Classificação:

Pos Equipa Jgs. Pts.
FC Porto 30 82
Sporting 30 73
Benfica 30 67
SC Braga 30 56
Gil Vicente 30 47
Vitória SC 30 42
Marítimo 30 36
Paços de Ferreira 30 36
Santa Clara 30 35
10º Estoril Praia 30 35
11º Boavista 30 33
12º Portimonense 30 32
13º FC Famalicão 30 29
14º FC Vizela 30 29
15º FC Arouca 30 27
16º Moreirense 30 26
17º CD Tondela 30 25
18º Belenenses SAD 30 24
 
BENFICA EMPATA E DÁ PASSO ATRÁS

BenficaFamalicao.JPG

Lento, sem ideias, pouca inspiração, sem… Luz. A primeira parte do Benfica ficou marcada por um fraco jogo de futebol, quase sem oportunidades (à exceção de uma ameaça de Paulo Bernardo num remate de meia distância nos primeiros instantes) e um bloco defensivo do Famalicão muito assertivo, bem posicionado, muito consistente na ocupação dos espaços. Sem liberdade no ataque, mas confortável a travar uma águia que, sempre num ritmo baixo (e previsível), foi sendo bloqueada na linha da frente.

Nota, apenas, e na sequência de um pontapé de canto, aos 42’, aquela que foi a única e verdadeira ocasião de perigo da primeira parte. Pontapé de canto para as águias e num ressalto a bola sobra para Diogo Gonçalves (um dos mais inconformados) a atirar forte e rasteiro para enorme defesa de Luiz Júnior. Na recarga, Gonçalo Ramos quase marca. Ainda assim, escasso, para o Benfica que com um maior domínio poucas vezes chegou com perigo em ataque posicional à baliza dos minhotos.

O empate a zero traduziu a pouca inspiração de parte a parte. Aguardava-se uma reação encarnada na etapa final. Nélson Verissímo tentou mexer cedo, com as entradas de Yaremchuk e André Almeida (que entrou face aos problemas físicos de Gilberto) mas pouco se alterou. O conjunto minhoto, que teve o seu primeiro remate à baliza de Vlacodimos aos 60’ (por Heriberto) conseguia fechar-se bem e o Benfica raramente encontrou uma fórmula para furar a consistente defesa dos minhotos. Que continuava confortável face à pouca acutilância e velocidade da águia na última fase do terreno.

Melhor momento do jogo? Pontapé de bicicleta de Paulo Bernardo (com assistência de Gil Dias) para uma defesa gigante de Luiz Júnior. Um momento que antecedeu a saída do jovem médio com Nélson Verissímo a lançar Taraabt a 20 minutos do final. O Benfica carregou muito nos últimos dez minutos, mas o Famalicão foi recuando, recuando… e resistindo. Uma partida de quase sentido único mas que terminou com um nulo penalizador para uma primeira parte muito desinspirada das águias e a premiar a boa consistência defensiva do Famalicão. Um empate que deixou a águia bem mais longe do objetivo do segundo lugar, ainda que o Sporting tenha de jogar com o Boavista esta segunda-feira.

A Bola
 
SC BRAGA VENCE FC PORTO E ADIA FESTEJOS DO TÍTULO

bragaporto1.jpg

O FC Porto perdeu a invencibilidade no campeonato com o SC Braga, graças a um tento solitário de Ricardo Horta, e adiou assim a decisão do título nacional. A equipa de Sérgio Conceição foi completamente manietada pela estratégia traçada por Carlos Carvalhal, que apostou num meio-campo bastante reforçado, que tirou sempre a iniciativa de jogo aos criativos Vitinha e Fábio Vieira.

Os dragões perderam ao cabo de 58 jogos consecutivos na liga portuguesa, num jogo em que estiveram anos-luz daquilo que demonstraram durante toda a época. Uma exibição muito desinspirada dos azuis e brancos, que se depararam com um SC Braga bastante aguerrido e que fez a vida negra aos portistas.

O FC Porto tentou último assalto na reta final, mas os guerreiros do Minho estiveram irrepreensíveis a defender a não permitiram veleidades ao líder do campeonato.

A Bola
 
liga-BWin.png


Liga Portugal bwin 2021/22

31ª Jornada:

FC Vizela 2-1 FC Arouca
Portimonense 1-0 Moreirense
Santa Clara 2-2 Marítimo
Benfica 0-0 FC Famalicão
Gil Vicente 1-1 Paços de Ferreira
Estoril Praia 2-2 Belenenses SAD
CD Tondela 1-1 Vitória SC
SC Braga 1-0 FC Porto
Boavista 0-3 Sporting

Classificação:

Pos Equipa Jgs. Pts.
FC Porto 31 82
Sporting 31 76
Benfica 31 68
SC Braga 31 59
Gil Vicente 31 48
Vitória SC 31 43
Marítimo 31 37
Paços de Ferreira 31 37
Santa Clara 31 36
10º Estoril Praia 31 36
11º Portimonense 31 35
12º Boavista 31 33
13º FC Vizela 31 32
14º FC Famalicão 31 30
15º FC Arouca 31 27
16º Moreirense 31 26
17º CD Tondela 31 26
18º Belenenses SAD 31 25
 
liga-BWin.png


Liga Portugal bwin 2021/22

32ª Jornada:

FC Famalicão 3-1 Estoril Praia
FC Arouca 1-0 Portimonense
Marítimo 0-1 Benfica
FC Porto 4-2 FC Vizela
Belenenses SAD 0-1 SC Braga
Vitória SC 1-1 Santa Clara
Moreirense 1-2 Boavista
Sporting 4-1 Gil Vicente
Paços de Ferreira 1-1 CD Tondela

Classificação:

Pos Equipa Jgs. Pts.
FC Porto 32 85
Sporting 32 79
Benfica 32 71
SC Braga 32 62
Gil Vicente 32 48
Vitória SC 32 44
Paços de Ferreira 32 38
Marítimo 32 37
Santa Clara 32 37
10º Boavista 32 36
11º Estoril Praia 32 36
12º Portimonense 32 35
13º FC Famalicão 32 33
14º FC Vizela 32 32
15º FC Arouca 32 30
16º CD Tondela 32 27
17º Moreirense 32 26
18º Belenenses SAD 32 25
 
GOLO DE ZAIDU FEZ A DIFERENÇA E VALEU CAMPEONATO

benficaporto1.jpg

O FC Porto saiu campeão da Luz num clássico pobre que ficou muito aquém das expetativas, conseguindo o Dragão juntar o sabor máximo com um golo de Zaidu aos 90+4, um herói improvável, que rendeu mais um triunfo decisivo na casa do rival, mesmo que o empate servisse aos azuis-e-brancos.

A festa foi da equipa de Sérgio Conceição no relvado da Luz, depois de um encontro que até parecia condenado a não passar do nulo, chegando a ter momentos prolongados demasiado enfadonhos, com o agora campeão nacional a evitar riscos ao máximo e o Benfica, reformulado na frente, sem Everton nem Diogo Gonçalves, com Lazaro e Gil Dias nos seus lugares, a não encontrar forma de marcar superioridade evidente, nem impor um ritmo capaz de apertar o adversário no seu último reduto. Da primeira parte ficou apenas uma grande ameaça de Taremi, isolado por Otávio, que acaba por rematar em esforço para grande defesa de Vlachodimos. O resto da partida foi deveras monótono, embora as duas equipas tenham protestado e pedido punição severa para Vertonghen, entrada dura na fase inicial, e para Grujic, carrinho fora de tempo sobre Lazaro.

A segunda metade arranca com sinal mais do FC Porto e Evanilson de fora fez brilhar rapidamente Vlachodimos. Pouco depois, o Benfica celebrou durante algum tempo o golo, num excelente momento individual de Darwin. O lance foi para revisão no VAR e o golo do uruguaio acabou anulado por 2 centímetros. A partida volta a ficar repartida mas insossa, sem alarmes junto das balizas. Na etapa final surgem as ameaças, primeiro por Vitinha num disparo de fora que deu para assustar Vlachodimos. Na resposta é o marroquino Taarabt, mais em jeito, a aplicar um remate colocado, travado em dificuldade pelo guarda-redes do FC Porto. No último suspiro e balanceamento do Benfica, a sentença é dada pelos dragões num contra-ataque vertiginoso de Pepê concluído por Zaidu. O brasileiro fez tudo bem e o nigeriano foi irrepreensível na finalização. O Dragão saiu campeão e saiu a vencer da Luz como o fizera também em 2010/11.

A Bola
 
SPORTING VENCE EM PORTIMÃO COM SARABIA EM DESTAQUE

sarabia4.jpg


O Sporting entrou em campo sabendo que o título de campeão nacional já estava entregue ao FC Porto, mas, mesmo assim, conseguiu vencer o Portimonense por 3-2. Contudo, sentiu dificuldades ao longo do jogo e até chegou ao intervalo a perder, mas no segundo tempo, e já com Sarabia em campo a capacidade leonina cresceu.

O avançado espanhol bisou e decidiu um desafio que teve bons períodos e foi bastante animado. Depois de se colocar na frente do marcador o Sporting passou a dominar o desafio em definitivo, com o conjunto algarvio a sentir mais dificuldades e só a espaços e em lances de contra-ataque a aproximar-se das redes do guardião Adan.

A Bola
 
liga-BWin.png


Liga Portugal bwin 2021/22

33ª Jornada:

Boavista 1-1 Vitória SC
Estoril Praia 1-0 Moreirense
Benfica 0-1 FC Porto
Portimonense 2-3 Sporting
FC Vizela 1-1 Marítimo
Gil Vicente 3-0 CD Tondela
SC Braga 1-0 FC Arouca
Santa Clara 2-0 Paços de Ferreira
Belenenses SAD 2-3 FC Famalicão

Classificação:

Pos Equipa Jgs. Pts.
FC Porto 33 88
Sporting 33 82
Benfica 33 71
SC Braga 33 65
Gil Vicente 33 51
Vitória SC 33 45
Santa Clara 33 40
Estoril Praia 33 39
Marítimo 33 38
10º Paços de Ferreira 33 38
11º Boavista 33 37
12º FC Famalicão 33 36
13º Portimonense 33 35
14º FC Vizela 33 33
15º FC Arouca 33 30
16º CD Tondela 33 27
17º Moreirense 33 26
18º Belenenses SAD 33 25
 
BENFICA VENCE EM PAÇOS DE FERREIRA (2-0) COM BIS DE HENRIQUE ARAÚJO

PferreiraBenfica.JPG

O Benfica terminou a temporada com uma vitória, por 2-0, em Paços de Ferreira, esta sexta-feira, em jogo a contar para a 34.ª e última jornada da Liga. A grande figura da partida foi Henrique Araújo. O avançado, de 20 anos, apontou os dois golos dos encarnados, ambos na primeira parte. O primeiro aos cinco minutos, a concluir jogada de Tiago Gouveia, o segundo aos 44 minutos, a finalizar ao segundo poste um cruzamento de Gil Dias.

Jogo marcado por muitas alterações nos onzes. No último jogo de Nélson Veríssimo pelo Benfica, na segunda passagem pelos encarnados, o treinador apostou na formação. Tomás Araújo, Sandro Cruz, Paulo Bernardo, Tiago Gouveia e Henrique Araújo foram titulares, Martim Neto e Diego Moreira estrearam-se pela equipa principal, na segunda parte.

O Paços de Ferreira dispôs das melhores oportunidades na primeira parte, mas todas travadas por Helton Leite, ontem o capitão dos encarnados. O mesmo Helton Leite travou nova incursão dos pacenses na segunda parte, com Denilson Jr isolado.

O Benfica termina a Liga em terceiro lugar, com 74 pontos. O Paços de Ferreira mantém, para já, o 10.º posto, com 38 pontos, e dependente dos resultados de Portimonense, Famalicão e Boavista.

A Bola
 
Moreirense garante o playoff, Tondela e Belenenses SAD estão de regresso à 2.ª Liga

img_920x519$2022_05_14_12_28_05_1994733.jpg


O Moreirense de Ricardo Sá Pinto garantiu este sábado o playoff, ao golear o Vizela (4-0) e beneficiar do empate do Tondela - que desce à 2.ª Liga - na receção ao Boavista (2-2). O Belenenses SAD segue o caminho dos beirões, depois de ter empatado a zero com o Arouca (0-0).

No Estádio Comendador Joaquim de Almeida Freitas, a vantagem do Moreirense começou a ser construída cedo. Após expulsão de Ivanildo Fernandes aos três minutos, foi Mané a abrir o marcador para os cónegos (8'), que aos 30' já venciam por 3-0, graças a golos de Artur Jorge e Derik Lacerda. Aos 66 minutos, Yan Matheus alargou a vantagem da formação de Ricardo Sá Pinto, que viria a sofrer o 4-1 já ao cair do pano (90+3') por intermédio de Marcos Paulo. Restava esperar por um deslize do Tondela...

Que aconteceu. A equipa de Nuno Campos desperdiçou, por duas vezes, a vantagem na receção ao Boavista: Sagnan abriu o ativo aos 41 minutos, e os beirões foram para o intervalo em vantagem. No entanto, Gorré empatou o encontro a abrir a segunda parte (51'). Um grande remate de João Pedro devolveu a vantagem ao Tondela (77') já nos últimos 15 minutos do encontro, mas Yusupha, aos 86', acabou com as aspirações da equipa de Nuno Campos.

Já o Belenenses SAD, que ocupava o último lugar à entrada desta derradeira jornada, não foi além de um empate (0-0) contra o Arouca, e desce também à 2.ª Liga, terminando a Liga Bwin na 18.ª posição.

Record
 
DRAGÕES VENCEM E SOMAM RECORDES

img_920x519$2022_05_14_21_03_51_1994956.jpg

O campeão despede-se em grande da Liga: recorde de pontos (91), melhor ataque (86 golos) e melhor defesa (22 golos sofridos).

O triunfo sobre o Estoril, por 2-0, teve essas e outras cerejas no topo do bolo, como a estreia de Cláudio Ramos, Rúben Semedo, Fernando Andrade e Meixedo, elevando assim para 33 os jogadores campeões nacionais, esta temporada. Outro recorde, note-se, porque nunca um campeão tinha utilizado tantos jogadores numa só temporada.

O Estoril bateu-se bem, guiado pela ousadia de Mboula também teve as suas oportunidades, mas o FC Porto foi muito superior, especialmente na segunda parte. O autogolo de Joãozinho impulsionou os azuis e brancos e tirou algum do encanto aos canarinhos.

Momento alto da festa foi o golo de Fernando Andrade, jogador que regressou em janeiro de cedência frustrada ao Al-Fayha, da Arábia Saudita, onde sofreu lesão grave. Pouco tempo depois de entrar, o atacante fez o segundo golo e inscreveu o seu nome a letras de ouro na grande temporada do FC Porto.

A Bola
 
SPORTING FECHA ÉPOCA COM GOLEADA AO SANTA CLARA

sportingsantaclara1.jpg

O Sporting despediu-se da época 2021/2022 com uma goleada, por 4-0, ao Santa Clara, na 34.ª e última jornada do campeonato.

Jogando perante o seu público, diante de 28.942 espectadores, os leões só inauguraram o marcador aos 41 minutos, já depois da grande ovação da noite, aos 17 minutos, o número de Pablo Sarabia, que fez o último jogo de leão ao peito, antes de regressar ao Paris Saint-Germain.

Na segunda parte, aos 51 minutos, Pedro Porro fez o 2-0, antes do compatriota Sarabia dilatar o marcador. O golo da noite, no entanto, estava reservado para os 78 minutos, da autoria de Marcus Edwards: um golaço do meio da rua, com o pé esquerdo, com a bola a entrar ao ângulo da baliza de Ricardo Fernandes.

E se Sarabia se despediu, André Paulo, terceiro guarda-redes, e José Marsà, central espanhol, fizeram a estreia, saindo do banco, enquanto João Virgínia também registou o primeiro jogo na Liga, atuando como titular, com Adán no banco de suplentes.

A Bola
 
liga-BWin.png


Liga Portugal bwin 2021/22

34ª Jornada:

Paços de Ferreira 0-2 Benfica
CD Tondela 2-2 Boavista
Moreirense 4-1 FC Vizela
FC Arouca 0-0 Belenenses SAD
FC Porto 2-0 Estoril Praia
Marítimo 0-1 Portimonense
Sporting 4-0 Santa Clara
FC Famalicão 3-2 SC Braga
Vitória SC 5-0 Gil Vicente

Classificação:

Pos Equipa Jgs. Pts.
FC Porto 34 91
Sporting 34 85
Benfica 34 74
SC Braga 34 65
Gil Vicente 34 51
Vitória SC 34 48
Santa Clara 34 40
FC Famalicão 34 39
Estoril Praia 34 39
10º Marítimo 34 38
11º Paços de Ferreira 34 38
12º Boavista 34 38
13º Portimonense 34 38
14º FC Vizela 34 33
15º FC Arouca 34 31
16º Moreirense 34 29
17º CD Tondela 34 28
18º Belenenses SAD 34 26
 
Liga Portugal bwin 2021/22

Vencedor:


9_imgbank.png


FC Porto
 
Voltar
Topo