MotoGP - 2023

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DOBRADINHA APRILIA COM VIÑALES E ESPARGARÓ NO TOPO

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No primeiro treino da categoria rainha do Grande Prémio da Argentina, Maverick Viñales (Aprilia) foi o mais rápido, bem acompanhado pelo ‘capitão’ da equipa de Noale, Aleix Espargaró. Jorge Martin acabou como o melhor piloto da Ducati na terceira posição.
Apenas a 37 minutos do final da primeira sessão de treinos livres os tempos baixaram para o segundo 40. Primeiro por Maverick Viñales (Aprilia), logo a seguir por Takaaki Nakagami (LCR Honda) e depois por Jorge Martin. Sete minutos depois o japonês da Honda recuperava o primeiro posto com uma volta de 1m40.647.

Na primeira paragem nas boxes, Francesco Bagnaia (Ducati) já era terceiro e Fabio Quartararo (Yamaha) continuava fora do top 10, reentrando no pit-lane com ar de poucos amigos. Pelo contrário, na garagem da Aprilia respirava-se confiança, com os pilotos de fábrica Aleix Espargaró e Vináles instalados em P4 e P5. Mesmo ao lado, na RNF Aprilia, Raul Fernandez tinha o 13º tempo. Surpreendente o 7º posto de Franco Morbidelli com a segunda Yamaha de fábrica.


A 22 minutos do final o tempo de Nakagami estava prestes a ser batido, com três candidatos forte: Viñales, Espargaró e Morbidelli. O #12 da Aprilia foi o primeiro a baixar a melhor volta, depois o seu companheiro Aleix, e finalmente Morbidelli que colocava a Yamaha no topo com uma volta de 1m40.262s. As Ducati de Alex Marquez e Jorge Martin completavam o top 5 nessa altura, na frente de Nakagami, Bagnaia, Marco Bezzecchi, Alex Rins e de Luca Marini que fechava os 10 primeiros.

Com 13 minutos para o final da sessão, o ‘Top Gun’ Viñales assumia o topo da tabela de tempos com uma volta de 1m40.060s, na frente de Morbodelli, Espargaró e Bagnaia. O francês Quartararo subira alguns lugares, para 11º atrás da Ducati de Bezzecchi. Os pilotos da KTM sofriam com Brad Binder e Jack Miller nas duas últimas posições, P17 e P18. Melhor estava a R16 da GasGas com o solitário Augusto Fernandez no décimo lugar.

Restavam os derradeiros 5 minutos de time-attack, com Marco Bezzecchi a saltar para o topo com uma volta de 1m39.598s na frente de Luca Marini e ’Martinator’. Maverick Viñales foi o primeiro a baixar o melhor tempo e com a Aprilia RS-GP a recuperar o melhor tempo com uma volta rápida de 1m39.207s que ficaria como o melhor registo da sessão. Nos instantes finais, Aleix Espargaró ficava com o segundo tempo, à frente de Martin, Nakagami e Marquez. Bagnaia fechava o top 10 a mais de meio segundo do melhor tempo, enquanto na garagem da Repsol Honda era a desilusão total – com Joan Mir na última posição do primeiro treino livre de MotoGP em Termas de Rio Hondo.

TOP 5 – T1 MOTOGP, ARGENTINA

1º M. VIÑALES (APRILIA) 1:39.207
2º A. ESPARGARO (APRILIA) +0.284
3º J. MARTIN (PRAMAC DUCATI) +0.301
4º T. NAKAGAMI (LCR HONDA) +0.376
5º A. MARQUEZ (GRESINI DUCATI) +0.403

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‘CAPITÃO’ ALEIX FECHA COM CHAVE D’OURO O PRIMEIRO DIA

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Aleix Espargaró quer repetir o triunfo de 2022 na Argentina. O piloto de Granollers assinou o melhor tempo no treino 2, após um grande duelo com o seu companheiro de equipa Maverick Viñales. Marco Bezzecchi foi terceiro com a Ducati, Fabio Quartararo, Alex Marquez e Joan Mir têm de ir ao Q1.
Recordando o que se passou no T1 da manhã, os pilotos de MotoGP partiram para a longa segunda sessão de 1 hora, com Maverick Viñales, Aleix Espargaró e Jorge Martin instalados no topo da tabela de tempos. A volta mais rápida a bater, 1m39.207s com a assinatura do Top Gun da Aprilia. Os ‘vizinhos’ de Noale estavam no topo… que resposta daria a Ducati? Do lado japonês as coisas estavam sombrias, apenas Takaaki Nakagami instalado no top 10 com a LCR Honda… Fabio Quartararo em P15 e Joan Mir em P18 e último lugar.

Nos primeiros minutos da segunda sessão, as KTM RC16 de Binder e Miller continuavam instáveis e sem se afeiçoar ao circuito sul-americano, Augusto Fernandez caia as cambalhotas com a GasGas RC16 na curva 1, Quartararo diminuia o prejuízo subindo duas posições, para P13… Bagnaia estava sentado na box, certamente a pensar com a equipa na melhor estratégia para repetir o que fez em Portugal.

Com 30 minutos decorridos os tempos da manhã continuavam sem ser batidos. Apenas Alex Rins subira para P5, uma posição atrás de Nakagami, demonstrando que as duas motos da LCR Honda estavam nitidamente acima das RC213V da Repsol Honda. Mir subira um lugar, para P17! Bagnaia subira para duas posições, para P8.

A 22 minutos do final da sessão, os melhores tempos da manhã continuavam em vigor, com duas Aprilia no topo (Viñales e Espargaró), seguidas pela Ducati de Martin e as Honda de Nakagami e Rins. Seguiam-se as Ducati de Marquez, Zarco, Bagnaia e Marini, com a Yamaha de Morbidelli a fechar o top 10. Fabio Quartararo regressava à garagem para os derradeiros minutos sem descolar de P15, atrás de Luca Marini e Fabio Di Giannantonio.

No último quarto de hora as coisas mudam, Jorge Martin e Aleix Espargaró passam pelo topo dos tempos, Pecco Bagnaia também, mas é Marco Bezzecchi que estabelece a melhor volta a 10 minutos do final, com uma volta de 1m38.767s ao veloz circuito de Termas de Rio Hondo. Seguem-se Viñales, Marini, Bagnaia, e Espargaró a fechar o top 5. Brad Binder consegue subir a P8, com o seu companheiro Jack Miller em P12. O francês Quartararo em P15 continua em dificuldades, bastante mais lento que Morbidelli que sobe a P7 nos últimos 3 minutos.

A 2 minutos do final Maverick Viñales recoloca a RS-GP no topo da tabela, mas o seu tempo acaba batido pelo capitão da Aprilia Aleix Espargaró com uma volta de 1m38.518s. Pecco Bagnaia segue a fundo com Ducati de fábrica, mas não descola da sexta posição, mais lento que as motos-satélite de Bezzecchi, Marini e Zarco que fecham os cinco primeiros. Martin (Pramac Ducati), Nakagami (LCR Honda), Morbidelli (Yamaha) e Rins (LCR Honda) encerram um top 10 que continua a ser liderado pela Aprilia.


TOP 10 – T2 MOTOGP , ARGENTINA
1º A. ESPARGARO (APRILIA) 1:38.518
2º M. VIÑALES (APRILIA) +0,162
3º M. BEZZECCHI (DUCATI) +0,249
4º L. MARINI (DUCATI) +0,315
5º J. ZARCO (DUCATI) +0,391
6º F. BAGNAIA (DUCATI) +0,426
7º J. MARTIN (DUCATI) +0,488
8º T. NAKAGAMI (HONDA) +0,553
9º F. MORBIDELLI (YAMAHA) +0,562
10º A. RINS (HONDA) +0,599

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MOTOGP, ARGENTINA, SPRINT: SUPERSÓNICO BRAD BINDER SURPREENDE PARA VENCER

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Largando de 15º na grelha, Brad Binder (Red Bull KTM) surpreendeu com uma vitória na corrida Sprint que poucos ousariam em colocar em cima da mesa de apostas. Marco Bezzecchi e Luca Marini completaram o pódio com as Ducati da Mooney VR46 de Valentino Rossi.
O céu estava nublado, mas a pista secou durante as qualificações de Moto3 e Moto2. No ar estavam 19 graus e 21 no asfalto. Quanto aos pneus, apenas Jorge Martín, Álex Márquez, Zarco e Augusto ousaram com o médio, que é o macio de Termas, na frente.

Na largada, Alex Márquez manteve a posição privilegiada da pole position. Morbidelli surpreendeu ao ficar em segundo. Marini ultrapassou Bezzecchi. Binder passou de 15º para quarto. Brutal. Morbidelli continuou a deixar todos maravilhados ao bater o piloto de Cervera e assumir a liderança. Binder subiu para terceiro e Mir caiu com violência.


Alex levou um susto e perdeu o foco. Binder passou por ele e depois por Marini. Aleix cresceu e ultrapassou Viñales para ficar atrás de Bagnaia, que era o quinto. A dez voltas do fim, Binder ultrapassou Morbidelli. Houve uma grande luta entre os dois, passando paralelamente por várias curvas, mas o sul-africano conseguiu consolidar a posição.

Alex Márquez não se resignou e entrou em luta com Pecco Bagnaia, que se defendeu com a faca entre os dentes. Marini, terceiro, foi advertido para punição por ultrapassar demais os limites de pista. Bezzecchi também não tremeu diante do campeão e sócio da marca -e da Academia VR46 e superou Bagnaia, que sofria. Aleix e Viñales passaram com Martín de olho. Quartararo não passou de décimo.

Bagnaia, agressivo nas travagens, acabou por deixar Álex Márquez para trás. ‘Bez’ imitou o amigo ao vencer o catalão. Medido o ‘sprint’, Binder manteve-se no comando, com um comboio atrás. Bezzecchi atacou e ultrapassou Bagnaia sem cerimónia. Pecco também foi notificado pelos comissários por ultrapassar os limites de pisa. Aleix Espargaró caiu na curva 9 quando lutava com Viñales, que havia perdido uma asa na largada.

Marini e Bezzecchi ultrapassaram Morbidelli para deixá-lo fora do pódio provisório. ‘Bez’ era a ameaça para Binder, pois ele fez a volta rápida e veio como um avião. Binder entrou na última volta a quatro décimos de Bezzecchi, mas o italiano atacou-o. Mas Brad defendeu-se bem e venceu a corrida. Alex Marquez conseguiu passar Bagnaia no final para ser quinto.


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ARGENTINA, CORRIDA: VITÓRIA IMACULADA DE MARCO BEZZECCHI À CHUVA

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Marco Bezzecchi (Mooney VR46 Ducati) venceu a corrida argentina de MotoGP. O italiano não deu hipóteses a ninguém debaixo de chuva. Johann Zarco (Prima Pramac) e Alex Márquez (Gresini Racing) completaram o triplete Ducati no pódio, a Aprilia naufragou e Pecco Bagnaia caiu a oito voltas do final.
Houve nada menos que cinco baixas na segunda prova do ano. Aos conhecidos Marc Márquez, Pol Espargaró, Miguel Oliveira e Enea Bastianini, juntou-se Joan Mir que sofreu um traumatismo craniano durante o Sprint argentino e sentiu dores no pescoço. Pela primeira vez desde Valência 2021 não houve pilotos da Repsol Honda na grelha do MotoGP.

A prova foi declarada molhada, com a qual os participantes poderiam entrar para trocar de moto a qualquer momento. Fazia 19 graus no ar e 22 no asfalto. Todos começaram com pneus de chuva médios à frente e atrás.

Bezzecchi conquistou a posição de todos na largada. Alex Márquez foi fechado por Morbidelli, mas foi segundo à frente de Bagnaia. Brad Binder não repetiu o milagre do Sprint de ontem, porque caiu na curva 5 após uma largada ‘normal’, depois de se envolver num incidente com Viñales e Raúl Fernández. Fabio Quartararo tocou em Nakagami e foi para o fundo do pelotão. Novo revés para o francês! Aleix Espargaró aguentou o ânimo para chegar ao quinto lugar em grande luta com Zarco. Maverick, por outro lado, ia perdendo posições. No entanto, o #41 da Aprilia foi repentinamente superado por Zarco, Di Giannantonio e Rins. Bezzecchi estava lentamente a afastar-se. Com as rédeas soltas e sem que o ‘spray’ de ninguém o incomodasse, o italiano mostrou grande ritmo à chuva.

Nas hostes da KTM Miller estava a crescer: largou em 16º e chegou a sétimo em apenas cinco voltas. As posições estabilizaram e tudo se acalmou com Bezzechi na frente, Alex e Bagnaia a lutarem pelo segundo lugar. Morbidelli foi um quarto solitário, à frente de um grupo formado por Di Giannantonio, Rins, Zarco, Miller e Jorge Martín. A 15 voltas do final, ‘Diggia’ cedeu, foi dominado por um grande Rins e por Zarzo. Jorge Martín e Miller travaram um belo duelo. Zarco ultrapassou Rins e logo o seu companheiro de equipa Martín o imitou.

A 11 voltas do final da corrida, Bagnaia apanhou Alex e ultrapassou-o na curva 13. O campeão e líder nem por um segundo hesitou na manobra. No entanto, tudo mudaria rapidamente: Bagnaia caiu no mesmo ângulo em que ultrapassou o mais novo dos Márquez. Ainda regressou à pista em último, mas da sua box foi-lhe dito para não continuar. Morbidelli apareceu e foi para cima de Alex Márquez. Atrás, Quartararo, com a outra Yamaha, também subiu em grande. Fenomenal El Diabo. Zarco procurava algo que parecia impossível . Morbidelli e Alex ltavam muito em busca do pódio. O homem de Cervera controlou ‘Morbido’ para consolidar o segundo lugar. Franky estava a olhar mais para trás agora, para a posição de Johann Zarco que o ultrapassou facilmente a três voltas do fim. Alex entrou na última volta com meio segundo de vantagem, mas Zarco chegou como um avião supersónico, arrebatando o segundo lugar ao espanhol.

No final o italiano Marco Bezzecchi (Mooney VR46) foi justamente declarado vencedor do Grande Prémio da Argentina, após uma corrida de 24 voltas totalmente disputada em piso molhado onde dominou praticamente do principio ao fim e que concluiu em 44m28.518s. O francês Johann Zarco (Prima Pramac) e Alex Marquez (Gresini Ducati) completaram o pódio. Francesco Bagnaia, após queda na curva 13 e abandonar a corrida a 8 voltas do final, fica sem pontos.


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MOTOGP, ESTADOS UNIDOS, T1: LUCA MARINI NA FRENTE, OLIVEIRA E BEZZECCHI FORA DO TOP-10

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Luca Marini (VR46) foi o piloto mais rápido da primeira sessão de treinos do Grande Prémio das Américas de MotoGP. O italiano fez a sua melhor volta em 2:03.250 minutos, batendo Fabio Quartararo (Yamaha) por 150 milésimos, com Johann Zarco (Pramac) em terceiro, a 278 milésimos.

Depois de Marco Bezzecchi ter sido o grande vencedor do Grande Prémio da Argentina, foi o seu colega de equipa a mostrar ao que vem na primeira sessão do fim de semana, com Bezzecchi a ficar-se pela 13.ª posição, que o deixa em risco de ter de passar pela Q1, sobretudo se chover na sessão desta tarde.

Álex Márquez (Gresini), vindo de um fim de semana positivo na Argentina, foi quarto nesta sessão, a 301 milésimos de Marini. Jack Miller (KTM) terminou em quinto, a menos de meio segundo, tal como o sexto classificado, Jorge Martín (Pramac). A mais de meio segundo, o campeão Francesco Bagnaia (Ducati) foi sétimo, com Maverick Viñales em oitavo a ser o único representante da Aprilia no top-10. Takaaki Nakagami (LCR) fechou na nona posição, à frente de Brad Binder, que coloca a segunda KTM nos dez primeiros.

Quanto a Miguel Oliveira, regressado de lesão, o português teve uma sessão estranha, falhando os primeiros dez minutos do treino, com a RNF a trabalhar na sua moto. Quando veio para a pista, o luso não demorou muito tempo até subir ao quarto lugar, mas depois não voltou a melhorar o seu tempo, com as melhorias dos restantes pilotos a fazerem-no terminar na 15.ª posição, a 1.411 segundos do tempo de Luca Marini. Ainda assim, terminou à frente do colega Raúl Fernández (16.º) e do piloto de fábrica da Aprilia Aleix Espargaró, que foi apenas 18.º.

A segunda sessão de treinos de MotoGP tem início às 21 horas.

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MOTOGP, ESTADOS UNIDO, T2: MARTIN LEVA A MELHOR NO DUELO COM BAGNAIA, OLIVEIRA FORA DO Q2

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Jorge Martín comandou o treino 2 da MotoGP em Austin. Foi um teste brutal de ‘pole fight’ com o madrileno a bater Bagnaia e o surpreendente Rins. Marco Bezzecchi vai ao ‘castigo’ do Q1, tal como Miguel Oliveira que sofreu uma queda depois de estar no top 5.
No pit-lane percebeu-se que havia algum receio de que a chuva que caiu na Moto2 voltasse, e isso poderia ser determinante para a passagem ao Q2. A temperatura era alta, 24 graus no ar e 30 no asfalto. Como foi uma sessão tão longa, com duração de uma hora, quase todos decidiram largar com pneus de corrida – da longa sessão de domingo.
Luca Marini, dominante de manhã, seguiu Maverick Viñales durante várias voltas. Miguel Oliveira, que reapareceu após lesão depois da colisão provocada por Marc Márquez em Portimão, melhorou, passou para a frente à tarde rodando em quinto, mas caiu na curva 2 após tocar numa das linhas brancas. Fabio Quartararo levou um susto no ângulo inicial, mas corrigiu com uma ‘defesa’ e algo semelhante aconteceu com Álex Márquez na curva 7.


Bagnaia ainda não colocou pneus macios e, apesar de tudo, ia muito rápido. A meio da sessão, Jorge Martín já melhorava o tempo de Marini desde o treino 1. Optou logo por colocar o pneu macio. Aleix Espargaró fez o mesmo. Oliveira sofreu uma segunda queda na curva 12, onde se faz a travagem mais intensa, passando de 350 para 67 km/h, segundo a Brembo.


A 15 minutos do final quase todos buscavam a volta mais rápida. Joan Mir, muito agressivo na pilotagem, permitiu-se colocar-se em primeiro lugar com a Honda. Augusto Fernández voltou a cair, já o tinha feito durante a manhã.

Na frente foi uma loucura, Alex Rins superou Mir e, instantaneamente, Aleix Espargaró conseguiu ficar junto dos dois pilotos da Honda. Faltava o assalto da Ducati e este não tardou. Luca Marini foi para primeiro, com Bagnaia, segundo. No entanto, apesar de Marini ter baixado seu recorde, o atual campeão conseguiu vencer o seu amigo e companheiro da VR46 Academy. Ainda faltava o fechar do pano e todos guardaram um par de pneus para um assalto final numa única volta. Stefan Bradl, piloto de testes da Honda e substituto de Marc Márquez, foi ao chão. Jorge Martín colocou-se à frente de Álex Márquez e esteve mesmo prestes a bater o recorde da pista. Brutal! Rins também baixou o seu tempo e foi uma luta feroz com tempos fenomenais.

Fabio Quartararo ficou na aspiração de Bagnaia e isso ajudou-o a entrar no ‘top 10’. Além disso, Zarco sofreu um acidente na curva 6, em pleno ‘S’ e a sua Ducati ficou na linha certa levando a ser mostrada a bandeira amarela, com a qual mais ninguém conseguiu melhorar. Joan Mir, que estava fora, teve um incidente ao colidir com a moto de Zarco.


No final, o ‘top 10’ dizia quem entra no Q2: Jorge Martín, Pecco Bagnaia, Álex Rins, Luca Marini, Álex Márquez, Maverick Viñales, Fabio Quartararo, Brad Binder, Aleix Espargaró e Jack Miller.
No Q1 ficavam Marco Bezzecchi, Joan Mir, Nakagami, Zarco, Oliveira, Morbidelli, Pirro, Raúl Fernández, Di Giannantonio, Bradl, Augusto e Folger.

Tempos combinados de MotoGP após FP2, Austin

1 Martin, Ducati, 2:01.178 min
2 Bagnaia, Ducati, +0,063 seg
3 Rins, Honda, +0,217
4 Marini, Ducati, +0,238
5 Alex Márquez, Ducati, +0,504
6 Viñales, Aprilia, +0,539
7 Quartararo, Yamaha , +0.543
8 Brad Binder, KTM, +0.557
9 Aleix Espargaró, Aprilia, +0.587
10 Miller, KTM, +0.663
11 Bezzecchi, Ducati, +0.700
12 Mir, Honda, +0.726
13 Nakagami, Honda, +1.030
14 Zarco, Ducati, +1.151
15 Oliveira, Aprilia, +1.162
16 Morbidelli, Yamaha, +1.265
17 Pirro, Ducati, +1.507
18 Raúl Fernández, Aprilia, +1.512
19. Di Giannantonio, Ducati, +1.901
20 Bradl, Honda, +2.383
21 Augusto Fernández, KTM, +1.635
22 Folger, KTM, +4.351

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MOTOGP, ESTADOS UNIDOS, CORRIDA: ALEX RINS VOLTA A VENCER EM AUSTIN, OLIVEIRA 5º

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Alex Rins venceu no MotoGP em Austin, Bagnaia caiu na liderança e terminaram a corrida apenas 14 motos, uma autêntica razia. Miguel Oliveira brilhou e encantou os fãs com um quinto lugar.
Com um tempo mais fresco, 22 graus de temperatura no ar e céu limpo, mantinham-se as opções de pneus para a corrida de 20 voltas do Grande Prémio das Américas, terceira prova pontuável para o Campeonato do Mundo de MotoGP. Tendo assinado a pole-position no sábado, o campeão do mundo Francesco Bagnaia devia a primeira linha com Alex Rins e Luca Marini. Miguel Oliveira partia da 15ª posição, e a principal dúvida era quem chegaria em primeiro à curva 1.

Uma dúvida que rapidamente se desfez, com Bagania a levar a melhor sobre Rins. Alex Marquez caia logo ao início e não completava a primeira volta, tal como Aleix Espargaró que via a frente da Aprilia fugir na curva 12 acabando na gravilha. Na segunda volta as posições começavam a definir-se, com Bagnaia na frente sem conseguir descolar de Rins, seguido por Miller, Quartararo, Marini, Bezzecchi e Zarco. Oliveira vinha em P8, mas rapidamente superou Zarco para subir a sétimo.


Com apenas duas voltas cumpridas, em terceiro, Fabio Quartararo procurava não perder o contacto com os dois primeiros, Rins começava a pressionar Bagnaia e Jack Miller vinha com a KTM em terceiro na frente das duas Ducati pretas e amarelo da VR46 de Marini e Bezzecchi. Mais rápido com a Honda LCR de Luccio Cecchinello, aproximava-se de Bagnaia, mas o campeão do mundo defendia-se bem… nas rectas. Quartararo com a Yamaha, começava a perder terreno para os dois primeiros. Mais atrás, Maverick Viñales passa Oliveira e deixa o português em P9.

No sector 2 é mostrada uma bandeira amarela devido a uma queda estranha de Miller que perde aderência na KTM e desliza como manteiga pelo asfalto. Com o abandono do australiano, Quartararo sobe a P3. Pouco tempo depois, a 13 voltas do final muda o líder porque Bagnaia cai na curva 3, deixando a box da Lenovo Ducati consternada. Rin lidera então com 2,3 segundos de vantagem sobre o francês Quartararo e Miguel Oliveira sobe a P7.

Faltam então 12 voltas para o final e Rins parece voar com a Honda… aliás o fabricante com mais triunfos no Texas, devido aos êxitos de Marc Marquez no COTA. Vê-se então outra bandeira amarela, desta vez por queda de Joan Mir. Na frente, Rins parece imperturbável, Quartararo não consegue diminuir a diferença para o espanhol e Miguel Oliveira sobe a sexto deixando atrás de Zarco e Binder… o sul-africano cai e já não há KTM’s em prova. Taka Nakagami também cai, mas o seu companheiro de equipa Alex Rins encaminha-se para um triunfo fantástico, o segundo no COTA, depois do triunfo com a Suzuki em 2019.

A 9 voltas do final Luca Marini começa a pressionar e passa Fabio Quartararo, a ‘estória’ do pódio ainda não está feita. Marco Bezzecchi vem em P4. Marini passa Fabio na recta sem contemplações, porque a Ducati é o foguete que já todos conhecemos! Miguel Oliveira mantém-se atrás do colega de marca Viñales.
Na frente, Rins é 4 décimas mais rápido que Marini, agora segundo à frente de Fabio, Viñales e Oliveira – que sobe ao quinto lugar depois de ultrapassar o líder do mundial Marco Bezzecchi. A 6 voltas do final a classificação da corrida é a seguinte: Rins, Marini a 2,5 segundos do espanhol, Quartararo, Viñales, Oliveira e Bezzecchi. Pedir mais a Oliveira, é pedir demais, que partiu de 15º até quinto! Zarco, Morbidelli, Di Giannantonio e Augusto Fernandez fecham o top 10. Apenas 14 pilotos estão em pista, uma autêntica razia!

Até final as posições estavam mais do que estabilizadas. Restava apenas que ninguém cometesse um erro. Fábio fez um, mas leve. Rins não afrouxou e venceu com destaque, Marini fez o primeiro pódio na categoria rainha para Marini. Ver para crer, uma corrida incrível à moda do Texas!

Resultados MotoGP Austin/EUA

1. Alex Rins (E), Honda,
2. Luca Marini (I), Ducati, +3.498sec
3. Fabio Quartararo (F), Yamaha, +4.936
4. Maverick Viñales (E), Aprilia, +8.318
5. Miguel Oliveira (P), Aprilia, +9.989
6 Marco Bezzecchi (I), Ducati, +12.049
7 Johann Zarco (F), Ducati, +12.242
8 Franco Morbidelli (I), Yamaha, +20.399
9 Fabio Di Giannantonio (I), Ducati, +27.981
10. Augusto Fernández (E), KTM, +28.217
11. Michele Pirro (I), Ducati, +32.370
12. Jonas Folger (D), KTM, +1:08.065 min
13. Brad Binder (ZA) , KTM, +1:23.012
14 Stefan Bradl (D), Honda, 2 voltas atrás

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MOTOGP, ESPANHA, T1: DANI PEDROSA COLOCA A KTM NO TOPO

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O wildcard Dani Pedrosa (Red Bull KTM) foi o piloto mais rápido na primeira sessão de treinos do Grande Prémio de Espanha, que se está a disputar no circuito de Jerez – Angel Nieto. Miguel Oliveira terminava fora do top 10 (P13) depois de dominar antes dos tempos começarem a baixar nos derradeiros minutos da primeira sessão de treinos.

Começo forte para a KTM com Jack Miller a dominar nos primeiros minutos, logo seguido pelo regressado Dani Pedrosa, ambos batidos depois pelo tempo de Miguel Oliveira a 35 minutos do final da sessão, seguido por Miller, Viñales, Aleix Espargaró e por Fabio Quartararo, com o fancês da Yamaha a subir pouco depois a segundo. Com o seu tempo de 1’37”976 no topo da tabela de tempos, Oliveira regressava então às boxes. Em segundo estava Espargaró e terceiro Quartararo, ambos no segundo 38. A primeira Ducati ocupava a 7ª posição com Jorge Martin da Pramac Racing, Bagnaia e Bastianini estavam muito atrasados, em P18 e P19.

Feita a pausa nas boxes para novos acertos nas motos, Fabio Quartararo e Pecco Bagnaia eram os primeiros a regressar à pista, com o francês a não evitar uma ligeira saída. Miguel Oliveira também já estava em pista para defender a sua posição de líder com a moto da RNF Aprilia. Entretanto, Taka Nakagami tinha subido a segundo com a moto da LCR Honda.


A 19 minutos do final da sessão, Bagnaia e o wild card Dani Pedrosa vinham com marcadores vermelhos nos primeiros sectores. O espanhol piloto de testes da KTM batia então o tempo de Oliveira com uma volta de 1’37”810, assim como Jorge Martin, baixando o português a terceiro. Bagnaia conseguia subir a nono, mas a meio segundo do tempo de Pedrosa. Estavamos então a 14 minutos do final da sessão, certamente ainda com muita coisa para mudar na tabela de tempos.


Quando faltavam 10 minutos para o final da sessão, os 4 primeiros, Pedrosa, Martin, Oliveira e Nakagami, tinha regressado à box, preparando um diferente set-up para os seus derradeiros ‘time-attack’. Fabio Quartararo esforçava-se em pista por melhorar de P7 e Raul Fernandez tinha subido a quinto com a Aprilia da equipa satélite RNF. Entretanto, o francês Johann Zarco (quem tem como treinador Jean Michel Bayle) subia a quarto nos tempos, fazendo Oliveira baixar a P5.

A 3m29s do final Aleix Espargaró saltava para o topo dos tempos, batido logo depois por Taka Nakagami que baixava o melhor registo para 1’37”044. No entanto pouco durou o tempo do japonês da LCR, uma vez que Jorge Martin foi o primeiro a baixar ao segundo 36 para pouco depois ver o seu tempo batido pelo surpreendente Dani Pedrosa que estabeleceu a melhor volta cronometrada do primeiro treino de MotoGP em 1’36”770. Atrás do piloto da KTM ficavam Martin, Nakagami, Luca Marini e Aleix Espargaró a fechar o top 5. Brad Binder terminaria em sexto á frente de Alex Marquez, com Miller, Bagnaia e Viñales a encerrarem a classificação dos dez primeiros. Miguel Oliveira terminava a sessão em 13º.


Resultado FP1 MotoGP Jerez, 26 de abril

1. Pedrosa, KTM, 1:36.770 min
2. Martin, Ducati, +0.034
3. Nakagami, Honda, +0.274
4. Marini, Ducati, +0.283
5. Aleix Espargaró, Aprilia, +0.320
6. Binder, KTM, + 0.327
7 Alex Marquez, Ducati, +0.368
8 Miller, KTM, +0.492
9 Bagnaia, Ducati, +0.618
10 Viñales, Aprilia, +0.619
11 Zarco, Ducati, +0.662 12
12 Rins, Honda, +0.717
13 Oliveira, Aprilia, + 0,863
14 Bezzecchi, Ducati, 0,912
15 Mir, Honda, +1,080
16 Bradl, Honda, +1,132
17 Raúl Fernández, Aprilia, +1,285
18 Quartararo, Yamaha, +1,303
19 Di Giannantonio, Ducati, +1,334
20 Morbidelli, Yamaha, 1.336
21 Augusto Fernández, KTM, +1.508
22 Bastianini, Ducati, +2.161
23 Folger, KTM, +2.775
24 Lecuona, Honda, +3.739

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MOTOGP, ESPANHA, T2: ESPARGARÓ E VIÑALES NA FRENTE, OLIVEIRA TAMBÉM PASSA À Q2

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Aleix Espargaró (Aprilia) foi o piloto mais rápido da segunda sessão de treinos do Grande Prémio de Espanha de MotoGP. O espanhol fez a sua melhor volta em 1:36.708 minutos, batendo o colega de equipa Maverick Viñales por apenas dois milésimos. Jack Miller (KTM) foi o mais rápido da terceira sessão, a 121 milésimos de Espargaró.

Numa sessão em que as melhorias em relação à P1 demoraram a chegar, nem todos melhoraram os tempos que tinham registado de manhã. Atrás das duas Aprilia, Dani Pedrosa (KTM) fez-se valer do tempo da primeira sessão para terminar o dia como o terceiro mais rápido, tal como Jorge Martín, quarto mais rápido do dia.

Jack Miller, apesar de ser o terceiro mais rápido da sessão, ficou em quinto na tabela combinada, com Johann Zarco (Pramac) e Miguel Oliveira (RNF) a saltarem para os dez primeiros (sexto e sétimo, respetivamente) no time attack final. Álex Márquez (Gresini) melhorou ligeiramente e ficou em oitavo, à frente de Takaaki Nakagami (LCR) e Luca Marini (VR46), que se fizeram valer do tempo da sessão da manhã.

Assim sendo, há alguns nomes fortes que vão ter de passar pela Q1 amanhã, com Marco Bezzecchi, Francesco Bagnaia e Fabio Quartararo à cabeça, juntamente com o vencedor do Grande Prémio dos Estados Unidos, Álex Rins. Enea Bastianini, regressado de lesão, também ficou fora dos dez primeiros, tendo de passar pela Q1 amanhã.

Os pilotos de MotoGP regressam à pista amanhã às 9h10, para a sessão de treinos livres antes da qualificação.


Tempos combinados de MotoGP após FP2, Jerez (28/04):

1. Aleix Espargaró, Aprilia, 1:36.708 min
2. Viñales, Aprilia, +0.002 seg
3. Pedrosa, KTM, +0.062
4. Martin, Ducati, +0.096
5. Miller, KTM, +0.127
6. Zarco, Ducati, +0.188
7 Oliveira, Aprilia, +0.248
8 Alex Marquez, Ducati, +0.333
9 Nakagami, Honda, +0.336
10 Marini, Ducati, +0.345
11 Brad Binder, KTM, +0.389
12 Bezzecchi, Ducati, +0.466
13 Bagnaia, Ducati , +0.525
14 Raúl Fernández, Aprilia, +0.695
15 Rins, Honda, +0.779
16 Quartararo, Yamaha, +0.797
17 Morbidelli, Yamaha, 0.992
18 Mir, Honda, +1.142
19. Di Giannantonio, Ducati, +1.152
20 Bradl, Honda, +1.165
21 Bastianini, Ducati, +1.277
22 Augusto Fernández, KTM, +1.570
23 Folger, KTM, +1.990
24 Lecuona, Honda, +2.566

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MOTOGP, ESPANHA, CORRIDA: FRANCESCO BAGNAIA VENCE EM JEREZ E RECUPERA LIDERANÇA

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Pecco Bagnaia foi o vencedor do Grande Prémio de Espanha, numa corrida em grande parte dominada por Brad Binder que com o seu companheiro de equipa Jack Miller completaram o pódio em Jerez. Marco Bezzecchi caiu e com isso perdeu a liderança do MotoGP.

Depois da corrida ter sido interrompida por bandeira vermelha na primeira volta, devido ao acidente entre Fabio Quartararo e Miguel Oliveira na curva 2, a prova foi retomada com o francês da Yamaha penalizado com uma Long Lap devido a ter abalroado o piloto luso da Aprilia.

Mais uma vez as duas KTM saltam para a frente com Brad Binder e Jack Miller na frente das duas Ducati de Bagnaia e Martin, com o autor da pole Aleix Espargaró na quinta posição. Joan Mir cai na curva 9, numa altura em que o duelo pelo P3 entre Bagnaia e Martin está aceso e as duas KTM se vão afastando na liderança da corrida. Segue-se mais uma baixa na Honda, com Alex Rins a cair e ir com a moto até à box da LCR para abandonar.


A 20 voltas do final, Bagnaia coloca-se ao lado de Miller, toca no australiano e sobe para segundo, pedindo desculpa ao piloto da KTM. A partir daqui o italiano campeão do mundo regista a volta mais rápida, vai no encalce do sul-africano que lidera a corrida mas acaba surpreendido por Jack Miller que recupera o segundo lugar. Mais atrás, Quartararo cumpre a Long Lap de forma errada e leva nova penalização… decididamente um dia para esquecer para o francês, depois de colocar Miguel Oliveira fora da corrida.


Com 16 voltas para cumprir a KTM comtinua a brilhar, com Binder a liderar com quase um segundo de vantagem sobre Miller, e Dani Pedrosa em P8. Pecco continua a lutar em terceiro com uma Ducati claramente mais instável que as motos austríacas, Aleix Espargaró vem quarto com a Aprilia na frente das Ducati de Marin, Zarco e Marini. Pedrosa, Alex Marquez e Maverick Viñales fecham o top 10 nesta altura.
A 13 voltas do final as duas KTM continuam a dominar e a barrar o caminho a Bagnaia, que agora tem atrás as duas Ducati da Pramac do ‘Martinator’ e do francês Johann Zarco. Quartararo vem à caça dos pontos em P15 atrás da GasGas RC16 de Augusto Fernandez. A 10 volta do final Bagnaia consegue passar Miller na penúltima curva de Jerez subindo a segundo e o australiano fica em P3, à mercê da Ducati de Jorge Martin. Duas voltas depois caiem Johann Zarco e o líder do mundial Marco Bezzecchi. Pecco Bagnaia tem então tudo a seu favor para voltar à liderança do campeonato do mundo.
Depois da vitória na corrida sprint de sábado, Brad Binder continua a dominar a corrida, com uma boa distancia sobre Bagnaia, mas a 5 voltas do final o italiano estabelece voltas mais rápidas consecutivas e cola-se praticamente ao líder. O sul-africano responde, mas a luta está acesa para delírio dos milhares de espectadores em Jerez. A 4 voltas, Bagnaia assume a liderança na entrada para a recta da meta, seguido de muito perto pelas KTM de Binder e Miller.


Brad Binder entra na última volta a pressionar Pecco Bagnaia, mas o italiano responde de forma perfeita para conseguir a sua segunda vitória do ano. Miller termina em terceiro na frente de Jorge Martin e Aleix Espargaró. Luca Marini termina em sexto, na frente de Dani Pedrosa e Fabio Quartararo consegue terminar em décimo. A Ducati ganha a corrida, mas a KTM soma uma boa colheita para o Mundial de Construtores. No campeonato de pilotos Pecco Bagnaia sobe a líder com 87 pontos.

Resultado MotoGP, Jerez:

1º Bagnaia, Ducati, 24 voltas
2º Brad Binder, KTM, +0,221seg
3º Miller, KTM, +1,119
4º Martin, Ducati, +1,942
5º Aleix Espargaró, Aprilia, +4,760
6º .Marini, Ducati, + 6.329
7. Pedrosa, KTM, +6.371
8. Alex Marquez, Ducati, +14.952
9. Nakagami, Honda, +15.692
10. Quartararo, Yamaha, +15.846
11. Morbidelli, Yamaha, +17.209
12. Di Giannantonio, Ducati, +17.911
13. Augusto Fernández, KTM, +19.010
14. Bradl, Honda, +27.294
15. Raul Fernández, Aprilia, +36.371
16. Lecuona, Honda, +36.753
17º Folger, KTM, +47.146
Abandonos: Viñales, Aprilia, 1 volta; Zarco, Ducati, 8 voltas; Bezzecchi, Ducati, 8 voltas; Rins, Honda, 22 voltas; Mir, Honda, 23 voltas; Oliveira, Aprilia

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MOTOGP, FRANÇA, Q1: LUCA MARINI VENCE SESSÃO E TIRA FABIO QUARTARARO DO Q2

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Nos primeiros cinco minutos da sessão, Luca Marini e Fabio Quartararo ocupavam as duas primeiras posições. O francês da Yamaha estabeleceu depois o melhor registo em 1’31”366, deixando Marini e Joan Mir a mais de meio segundo.

Assim, no primeiro regresso às boxes a cerca de 7 minutos do final, Quartararo e Marini eram os dois pilotos com o ‘passe’ para o Q2. Di Giannantonio, Mir, Morbidelli e Rins tinham de fazer pela vida.

A 2 minutos do final, a surpresa veio de Augusto Fernandez que estabeleceu a melhor volta em 1’31”343 com a GasGas Tech3. Quartararo estava a 23 décimas do espanhol, mas Luca Marini veio com tudo para assumir o melhor tempo da sessão, um tempo de 1’31”268 que relega o francês da Yamaha para terceiro e para fora do Q2.

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MOTOGP, FRANÇA, Q2: FRANCESCO BAGNAIA ASSEGURA A POLE NO ÚLTIMO INSTANTE

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Francesco Bagnaia (Ducati) vai partir da pole position para as duas corridas do Grande Prémio de França de MotoGP. O campeão do mundo fez a sua melhor volta nos instantes finais, em 1:30.705 minutos, batendo Marc Márquez (Honda) por 58 milésimos, com Luca Marini (VR46) em terceiro, a 137 milésimos.

No final da primeira sequência de voltas, Bagnaia era apenas quinto classificado, com Maverick Viñales a ter a pole provisória. Contudo, o espanhol da Aprilia teve um problema na moto que atrasou bastante o seu regresso à pista e o condicionou para a reta final. Os problemas para a Aprilia não terminavam por aí, com Aleix Espargaró a sofrer uma queda a alta velocidade a dois minutos do final da sessão.

Marc Márquez, que disputava apenas a sua segunda qualificação do ano, parecia que ia para a sua segunda pole, depois da de Portimão, mas Bagnaia tirou-lhe essa alegria perto do final. Luca Marini, que passou pela Q1 como o piloto mais rápido, também assegurou a primeira linha da grelha na última volta, à frente de Jack Miller, que tinha dominado o dia de ontem e vai partir de quarto para as duas corridas. Jorge Martín parte de quinto, à frente de Viñales, com Marco Bezzecchi em sétimo, Álex Márquez em oitavo, Johann Zarco em nono e Brad Binder em décimo. Aleix Espargaró, com a queda, qualificou-se em 11.º, à frente de Augusto Fernández, que foi, com surpresa, um dos dois mais rápidos da Q1.

O MotoGP ainda terá a corrida sprint no dia de hoje, agendada para as 14 horas.

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MOTOGP, FRANÇA, CORRIDA: BEZZECCHI VITORIOSO EM LE MANS, ‘KO’ DE BAGNAIA E MARQUEZ

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Sob um cenário encantador e de bancadas totalmente preenchidas e coloridas, com mais de 278 mil espectadores (novo recorde), a corrida de MotoGP deste fim-de-semana – o 1000º GP da história -, foi emocionante, com muitos dos principais favoritos a ficarem de fora nas primeiras voltas ao Circuito Bugatti de Le Mans.


Na corrida, Marc Marquez fez holeshot e foi o primeiro líder, mas por pouco tempo.Miller tenta um primeiro ataque ao #93, o espanhol defende-se bem nos primeiros instantes mas perde a posição de líder para o australiano da KTM. Bagnaia, Marini, Viñales, Bezzecchi e Alex Marquez vêm atrás, compondo um grupo coêso de 7 pilotos. Segue-se drama no sector 4 com Bagnaia e Vinâles a tocarem-se, ficando ambos fora da corrida, mas as coisas não se ficam por aqui. Pouco depois é a vez de colidirem Alex Marquez e Luca Marini, ficando mais dois pilotos de fora.


Assim, a 20 voltas do final Jack Miller continua líder, com Marco Bezzecchi e Jorge Martin em luta pelo segundo lugar, que acaba por finar na posse do esanhol, mas este sai largo na curva do museu baixando a P4. Bezzecchi despoja Miller de primeiro a 17 voltas, o italiano depressa ganha mais de meio segundo sobre o grupo perseguidor, agora constituído por Marc Marquez, Miller e Martin. Mais atrás vêm Johann Zarco e um supreendente Augusto Fernandez, em P6, seguidos por Aleix Espargaró, Brad Binder, Fabio Quartararo e por Alex Rins que fecha o top 10 mas acaba por cair. Mesma sorte para Joan Mir com um fim-de-semana para esquecer para o espanhol da Repsol Honda,

A 12 voltas do final Marco Bezzecchi parece um líder tranquilo, com uma vantagem de quase dois segundos sobre o grupo perseguidor, o qual é encabeçado por Marc Marquez, sobre Jorge Martin, Johann Zarco e Augusto Fernandez que deixa Hervé Poncharal em delírio na box da GasGas Tech3. Aleix Espargaró vem em P6, na frente das duas KTM de Jack Miller e Brad Binder.

A 9 voltas do final Bezzecchi é um líder solitário, com 2,5 segundos de vantagem sobre Marc Marquez e Jorge Martin que disputam curva a curva o segundo lugar; mais atrás Depois de Alex Marquez é a vez de Brad Binder receber uma penalização de Volta Longa. O sul-africano desce então para P9 e fica atrás de Fabio Quartararo. Beneficando da luta acesa atrás de si entre Marquez e Martin, Bezzecchi lidera a 5 voltas do final com uma vantagem superior a 3 segundos. O #93 continua a ‘segurar’ os avanços de Martin, resta saber quem terá os pneus em melhores condições para as voltas finais. Jack Miller cai a 3 voltas do final e uma volta depois fica de fora Marc Marquez que cai na curva do museu.


Marco Bezzecchi é o primeiro a receber a bandeira de xadrês levantada pela maior lenda do motociclismo, nada mais nada menos que Giacomo Agostinini. Seguem-se as duas Pramac Ducati de Martin e Zarco, com Augusto Fernandez a levar a melhor na luta com Aleix Espargaró pelo quarto lugar. Binder termina a corrida em P6, na frente de Quartararo, Di Giannantonio, Takagami e Mordidelli que fecha o top 10.

Resultados da Corrida MotoGP, Le Mans
1. Marco Bezzecchi (I), Ducati, 27 voltas em 41:37.970 min
2. Jorge Martin (E), Ducati, +4.256 seg
3. Johann Zarco (F), Ducati, +4.795
4 .Augusto Fernández (E), KTM, +6.281
5. Aleix Espargaró (E), Aprilia, +6.726
6. Brad Binder (ZA), KTM, +13.638
7. Fabio Quartararo (F), Yamaha, +15.023
8. Fabio Di Giannantonio (I), Ducati, +15.826
9 Takaaki Nakagami (J), Honda, +16.370
10 Franco Morbidelli (I), Yamaha, +17.828
11 Danilo Petrucci (I), Ducati, +29.735
12 Lorenzo Savadori (I), Aprilia, +36.125
13. Jonas Folger (D), KTM, +49.808

Abandonos
– Marc Márquez (E), Honda, a 2 voltas do final
– Jack Miller (AUS), KTM, a 3 voltas
– Alex Rins (E), Honda, a 13 voltas
– Joan Mir (E), Honda, a 15 voltas
– Luca Marini (I), Ducati, a 22 voltas
– Alex Márquez (E), Ducati, a 22 voltas
– Francesco Bagnaia (I), Ducati, a 23 voltas
– Maverick Viñales (E), Aprilia, a 23 voltas

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