MotoGP - 2023

Q2: MARCO BEZZECCHI CONQUISTA A POLE EM ASSEN, OLIVEIRA 11º

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A pole-position para o Grande Prémio dos Países Baixos de MotoGP foi para Marco Bezzecchi (Mooney VR46 Racing), que consistentemente estabeleceu o melhor tempo desde o primeiro treino até ao Q2 em Assen.

O dominador de Sachsenring, Jorge Martin, caiu no início do crucial Q2 na sua primeira volta rápida na curva 5, enquanto Marco Bezzecchi retomou de onde parou nas sessões de treinos.

O piloto de fábrica da Yamaha, Fabio Quartararo, arrebatou brevemente a pole position do italiano com 1m31s770, “Bez” respondeu com um recorde de volta de todos os tempos em 1m31s472, subindo para a posição de pole. No entanto, Marini caiu na curva 8 na volta seguinte o que fez levantar bandeiras amarelas a dois minutos do final.

Na primeira linha da grelha, ao lado de Bezzecchi ficaram as outras Ducati de Pecco Bagnaia e Luca Marini. Na segunda linha da grelha ficaram Fabio Quartararo, Brad Binder e Aleix Espargaró.

Embora Martin tenha continuado a sessão após a queda inicial, não conseguiu passar do 10º lugar. O seu companheiro de equipa na Pramac, Johann Zarco, que tinha vindo do Q1 com Miguel Oliveira, terminou em P8, atrás de Maverick Viñales e à frente de Alex Márquez (P9) que completa a terceira linha. Miguel Oliveira terminou o Q2 no 11º lugar, a 702 milésimos do melhor tempo. O português da Aprilia conquistou um lugar na quarta linha da grelha.

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PAÍSES BAIXOS, CORRIDA: PRIMEIRA VITÓRIA NO SPRINT DE MARCO BEZZECCHI

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Bezzecchi e Pecco Bagnaia, travaram uma vez mais um grande duelo pelo triunfo, do qual voltou a sair vencedor o piloto da equipa VR46 de Valentino Rossi. Fabio Quartararo levou a Yamaha ao terceiro lugar, depois de ser atribuida uma penalização de ‘Volta Longa’ a Brad Binder por o sul-africano da KTM desrespeitar os limites de pista.

Marco Bezzecchi (Mooney VR46) foi o vencedor da corrida sprint do GP dos Países Baixos de MotoGP. O italiano completou a curta corrida 1.2 segundos à frente do campeão do mundo Francesco Bagnaia, com Brad Binder a perder no final a terceira posição para Fabio Quartararo.

Aleix Espargaró colocou no quarto lugar a moto de fábrica da Aprilia. Binder foi quinto no final depois de cumprir a Lon´g Lap, terminando na frente de Martin, sexto, Viñales, Bastianini e do espanhol da Gresini Alex Márquez que completou o top 10.


Marc Márquez terminou em 17º a curta corrrida deste sábado, com o português Miguel Oliveira num distante 19º º lugar fora dos pontos.

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MOTOGP, PAÍSES BAIXOS, CORRIDA: PECCO BAGNAIA VAI DE FÉRIAS COM NOVO TRIUNFO

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Francesco ‘Pecco’ Bagnaia (Lenovo Ducati) foi o vencedor do Grande Prémio dos Países Baixos de MotoGP. O italiano cumpriu a distância da corrida em 40’37.640 minutos, batendo Marco Bezzecchi (Mooney VR46) por 1.334 segundos, com Aleix Espargaró (Aprilia) em terceiro, a 1,9 segundos. Miguel Oliveira com a moto satélite da RNF abandonou a corrida a meio – aparentemente com problemas mecânicos.

Com um dia de calor e sol invulgar no circuito de Assen, muitos pilotos tiveram de prescindir dos pneus macios e encontrar outra combinação para a corrida longa da categoria rainha. A grelha de partida manteve a configuração antes da corrida sprint, com o autor da pole Marco Bezzecchi a dividir a primeira linha com Francesco Bagnaia e Luca Marini. Com a primeira moto ‘não Ducati’, Fabio Quartararo (Yamaha) era o líder da segunda linha, completada por Brad Binder (KTM) e Aleix Espargaró (Aprilia) – estando assim instaladas seis marcas diferentes nos seis primeiros. Vencedor em Sashsenring, Jorge Martin partia de décimo, um lugar à frente de Miguel Oliveira que largava de décimo. Com uma performance dominante desde sexta feira à corrida Sprint de sábado, Bezzecchi era à partida o principal favorito para a corrida holandesa, distuada no histórico TT Assen, conhecido como a ‘Catedral do Motociclismo”. Marc Márquez estava fora da corrida, depois de ser declarado inapto para a prova dos Países Baixos, o Motul TT Assen, 8ª prova do Campeonato do Mundo de MotoGP.


Brad Binder saltou de imediato para a frente após o semáforo desligar, isto enquanto Miguel Oliveira fazia um fantástica partida de P11 para sexto. Seguia-se Maverick Viñales a provocar a primeira desistência com uma batida em Jack Miller que danificava a asa dianteira da Aprilia do espanhol; o australiano abandonava. A volta 1 completa-se com Bagnaia a pressionar Binder para logo a seguir ultrapassar o piloto da KTM e subir a líder; mais atrás era o drama, com quedas de dois dos protagonistas: Fabio Quartararo e Viñales ficavam de fora ao cabo de apenas 3 voltas – um desaire para o francês da Yamaha que debateu-se todo o fim-de-semana com problemas físicos.


Bagnaia liderava na frente de Binder e Bezzecchi. Os três primeiros já cavavam um fosso para o pelotão liderado por Aleix Espargaró no quarto lugar, com Martin, Márquez e Oliveira numa dura luta e em constantes trocas de posições pelo quinto lugar. Qual animal de pista, Brad Binder começava a colocar pressão nas costas do líder Pecco Bagnaia, que defendia-se a custo dos ataques do sul-africano da KTM. Bezzecchi vinha à espera do melhor lugar para atacar os dois primeiros, mais de 1s à frente de Aleix Espargaró.

A 15 voltas do final, Binder era o mais rápido na sombra de Bagnaia e Bezzecchi perdia terrenos para os dois, para na volta seguinte Miguel Oliveira dirigir-se às boxes para abandonar, possivelmente por um problema técnico na Aprilia da Cryptodata RNF Aprilia. Desilusão para o português que tem tido uma época para esquecer. A 12 voltas do final somavam-se os abandonos, com apenas 16 pilotos em pista liderados pelo campeão do mundo Francesco Bagnaia. A caminho parecia mais uma vitória da Ducati, algo que tem sido habitual nesta primeira parte do Mundial de MotoGP.

A 9 voltas do final Bagnaia era um líder tranquilo, com 1,3 segundos de vantagem sobre Binder que pouco depois ia perder esse lugar para Bezzecchi, que então partia à caça do primeiro lugar. Aleix Espargaró mantinha o quarto lugar à frente de Martin e Alex Márquez. O japonês Taka Nakagami vinha em P8 como melhor representante da Honda, com Marc Márquez e Joan Mir afastados por lesão da última corrida antes das férias de verão. A 5 voltas do final Baganaia podia sorrida e começar a fazer contas para o campeonato em cima da Ducati de fábrica, cada vez mais isolado no primeiro lugar, já com 1,3 segundos de diferença sobre a moto da Mooney VR46 de Bezzecchi. Porém, dificilmente ‘Bez’ ia atirar a toalha ao chão. A 3 voltas da bandeirada de xadrês, a vantagem de Bagnaia diminuia para menos de um segundo sobre Bezzecchi que aproveitava as zonas mais lentas do circuito para se aproximar, porém em cada recta longa o número 1 da Ducati afastava-se de novo. Binder, Espargaró e Martin completavam um top 5 renhido. Alex Marquez em sexto, já estava a 12 segundos do grupo líder, na frente de Marini, Takagami, Morbidelli e de Augusto Fernandez que fechava o top 10 com a sua GasGas KTM a mais de meio minuto do líder! Isto dizia bem da diferença das motos na dianteira para as restantes.


No final, Pecco Bagnaia regressava aos triunfos, terminando com 1,2 segundos de vantagem sobre Bezzecchi, Aleix Espargaró conseguia superar Binder para terminar em terceiro. Terminaram a corrida apenas 14 pilotos dos 22 que a inciaram.

A próxima ronda do MotoGP está agendado para o dia 6 de Agosto, o GP da Grã-Bretanha

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MOTOGP, GRÃ-BRETANHA, CORRIDA: ‘CAPITÃO’ ALEIX BATE BAGNAIA NUM FINAL INCRÍVEL, OLIVEIRA 4º

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Alguma gotas caíram do céu na volta de formação, mas logo o sol apareceu e a pista estava seca. A temperatura subiu, com 18 graus no ambiente e 30 no asfalto. Estavam presentes todos os pilotos que alinharam na primeira prova de Portimão, excepto Alex Rins, substituído por Lecuona na LCR. Quase todos escolheram borrachaa macia à frente e médias atrás.

Na partida, Miller ultrapassou o autor da pole-position Marco Bezzecchi. Jorge Martín após um toque com Brad Binder, foi à gravilha e viu desde logo a sua corrida arruinada. Bagnaia esbarrou em Álex Márquez, mas os dois ficaram em terceiro e quarto lugar, à frente de Viñales. Marc Márquez teve contato com Morbidelli na curva 4 e perdeu uma asa na sua Honda, tendo que fazer toda a corrida assim.


Pecco demorou pouco para ultrapassar o amigo ‘Bez’. O campeão deu uma imagem bem diferente ao sprint, onde sofreu bastante. Bezzecchi respondeu ao ataque e Bagnaia pareceu ficar surpreendido, mas reagiu com estilo, passando Bezzecchi e Miller em duas curvas para recuperar o primeiro lugar. ‘Bez’ viu Luca Marini a aproximar-se e ultrapassou Miller.

O australiano bloqueou e deixou todos desesperados. Assim, Álex Márquez passou por ele, Viñales tentou e teve de alargar a trajetória caindo para o sétimo lugar e ‘Jackass’, para o 14º. Adeus às opções de ambos. Joan Mir caiu no seu regresso ao mundial. Martin seguia em modo de recuperação para salvar o máximo de pontos possível, estando nos pontos a 17 voltas do final.

Aleix Espargaró mostrou que os tempos secos de sexta-feira não foram uma miragem e ultrapassou Álex Márquez para surbir a terceiro, ficando um segundo atrás da dupla italiana líder. O drama veio para Álex Márquez, isto porque o espanhol da Gresini teve um problema mecânico na caixa de velocidade e foi para as boxes. A 15 voltas do final, Bezzecchi travou tarde demais, quase batia no líder Bagnaia e acabaria por cair aparatosamente, vendo as suas possibilidades no campeonato cairem por terra.


A 13 voltas do final Miguel Oliveira ocupava o sexto lugar, a alguma distância de Johann Zarco que seguia à sua frente. Após a queda de Bezzecchi, a corrida do líder Bagnaia ficou ainda mais complicada, com Aleix a aproximar-se, Brad Binder em terceiro e Viñales em quarto também a ficar mais próximo do campeão do mundo. Entretanto, Oliveira já ultrapassara Zarco, tendo agora à sua frente o quarteto líder. Aí, Maverick procurava desesperadamente uma abertura para passar Binder, não tardando muito em as duas Aprilia ficarem atrás de Bagnaia.

A meio da prova, Bagnaia manteve o meio segundo sobre Aleix de forma estabilizada. Viñales foi se aproximando aos poucos, levando Binder consigo. Subtraindo oito voltas, algumas gotas começaram a cair, o suficiente para os comissários autorizarem a troca de moto.

Isso agrupou os quatro na liderança e logo a batalha começou. As Aprilias brigaram e Pecco procurava ganhar metros. Viñales consolidou o seu passe em Aleix… até que Binder os atacou. Marc Márquez caiu na curva 12 após um contato com La Bestia. Adeus pontos. A mesma coisa aconteceu com Bastianini.

A pouco mais de cinco voltas do final e com a chuva a persistir, Di Giannantonio, Morbidelli, Nakagami e Lecuona foram à box trocar de motos. A luta entre a KTM e a Aprilia deu ar a Bagnaia. Oliveira estava em quinto e ficou próximo do quarteto. Martín já era sexto depois de uma grande recuperação. Aleix queria mais e passou Binder, e logo Viñales o imitou. A emoção estava ao rubro naquele quarteto que depressa se transformou em quinteto com a chegada de Miguel Oliveira. De uma só vez, o português passou Binder e Viñales (tremendo!), subindo a terceiro atrás de Bagnaia e Aleix. Fabio Quartararo sofreu uma queda quando lutava para terminar no ‘top 10’. A duas voltas do fim, Viñales cedeu descendo para quinto e Binder ultrapassou Oliveira, interrompendo a sua progressão.

Bagnaia encarou a última curva na liderança. Aleix passou por ele em Maggots, o italiano teve que resistir no setor final, mas o capitão Aleix passou para a frente e aguentou-se para vencer em grande. Incrível. É sua segunda vitória no MotoGP depois da Argentina em 2022. “Ele é o máximo, que corrida”, disse o seu mecânico-chefe, Antonio Jiménez.

Resultado da Corrida de MotoGP, Silverstone

1. Aleix Espargaró, Aprilia, 20 voltas
2. Bagnaia, Ducati, + 0,215 sec
3. Binder, KTM, + 0,680
4. Miguel Oliveira, Aprilia, + 0,750
5. Viñales, Aprilia, + 2,101
6. Martin, Ducati, + 7,903
7. Marini, Ducati, + 9,099
8. Miller, KTM, + 9,298
9. Zarco, Ducati, + 9,958
10. Raúl Fernández, Aprilia, + 19,947
11. Augusto Fernández, KTM, + 20,296
12. Pol Espargaró, KTM, + 1:06,120 min
13. Di Giannantonio, Ducati, + 1:27,605
14. Morbidelli, Yamaha, + 1:28,913
15. Quartararo, Yamaha, + 1:29,075
16. Nakagami, Honda, + 1:38,573
17. Lecuona, Honda, + 1:49,674

Motosport
 
Miguel Oliveira garante passagem direta à Q2 do GP da Áustria

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Miguel Oliveira garantiu a passagem direta à segunda fase da qualificação (Q2) do Grande Prémio da Áustria de MotoGP, 10.ª ronda da temporada, no circuito Red Bull Ring em Spielberg.


O piloto da RNF Aprilia foi 10.º classificado nos treinos esta sexta-feira, ao estabelecer o tempo de 1.29,160 minutos na volta mais rápida, a 0,627 segundos do líder, o italiano Marco Bezzecchi (Ducati), que estabeleceu um novo recorde da pista, ao rodar em 1.28,533 minutos.

O espanhol Maverick Viñales (Aprilia) foi o segundo mais rápido, a 0,044 segundos, com o italiano Francesco Bagnaia (Ducati) em terceiro, a 0,244.
O 10.º lugar garantiu a Miguel Oliveira a última vaga direta para a Q2, enquanto 13 pilotos, incluindo o espanhol Marc Márquez (Honda), vão disputar a primeira fase da qualificação (Q1), no sábado, que apura os dois mais rápidos para a Q2, antes da corrida sprint, prevista para a tarde.
De manhã, nos treinos livres, Oliveira foi o 17.º classificado.

O piloto português chega a esta 10.ª de 20 rondas do Mundial de MotoGP no 15.º lugar, com 40 pontos, sendo que a liderança pertence ao italiano Francesco Bagnaia (Ducati), que soma 214.

A Bola
 
MOTOGP, ÁUSTRIA, CORRIDA: XEQUE-MATE DE BAGNAIA NO RED BULL RING

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O italiano da equipa de fábrica da Ducati cumpriu a distância em 40:53.202 minutos, batendo Brad Binder (KTM) por 5,1 segundos, com Marco Bezzecchi (Mooney VR46) em terceiro, a 7,7s segundos, a subir ao terceiro lugar depois de um longo duelo com Alex Márquez.

Com mais de 173.000 espetadores nas bancadas do Red Bull Ring, um dia de verão com 30 graus célcius de temperatura no ar e quase 50 no asfalto, aguardou a caravana do MotoGP este domingo para se completar a 10ª ronda do Campeonato do Mundo de MotoGP.

Pecco Bagnaia arrasou na corrida austríaca de MotoGP, conseguindo a sua quinta vitória em dez possíveis na presente temporada. Com este resultado, o italiano consolidou a sua posição de líder do campeonato.

Bagnaia começou de forma perfeita a sua corrida e manteve a posição privilegiada da pole, com as KTMs atrás dele, especialmente Brad Binder que durante as primeiras voltas conseguiu colocar pressão sobre o #1 da Ducati. Álex Márquez também largou bem, ultrapassando Mavercik Viñales e, posteriormente, Luca Marini para chegar ao quinto lugar, com Bezzecchi a aproximar-se volta a volta do espanhol da Gresini. Miguel Oliveira teve um arranque modesto com a RNF Aprilia.

Na frente da corrida, Pecco apertou a corda para escapar, mas Binder respondeu. Saíram sozinhos, com Miller a bloquear as Ducatis do mais novo dos Márquez e as motos da Mooney VR46. Jorge Martín cumpriu o castigo de Long Lap e regressou em 13º à frente de Morbidelli. Quartararo vinha mais atrás em luta com Aleix Espargaró. Marc Márquez vinha num distante 17º, sem grandes expectativas, até porque todas as Hondas estavam fora do ‘top 10’.

Álex Marquez, finalmente, conseguiu passar Miller na curva 9, ficando a 1,7s da dupla da frente. Bezzecchi aproximou-se rapidamente do espanhol da Gresini depois de passar Luca Marini. As Aprilias de Viñales e Aleix vinham logo atrás. Enquanto isso, Miguel Oliveira teve um problema técnico (vibrações excessivas na roda dianteira), e teve de abandonar quando estava a um passo de entrar no top 10.

Jorge Martín procurava somar o máximo de pontos possível e voltou a bom ritmo depois de cumprir a Lon Lap. A sua primeira ‘vítima’ foi Quartararo.Viñales, após uma árdua luta, conseguiu superar Miller e Aleix imitou-o.
Na frente, Bagnaia, décimo a décimo foi-se distanciando de Binder a um ritmo devastador. ‘Martinator’ estava à frente de Zarco, que tem como alvo a LCR Honda no próximo ano. Jorge Matin foi mais longe e ultrapassou instantaneamente Bastianini. Joan Mir, que estava fora dos pontos, voltou a cair.

A meio da prova, Bagnaia chegou a ter um segundo de vantagem. Bezzecchi foi para o ataque a Álex Márquez, mas escorregou na primeira curva. Mais uma vez, Marco teve que ‘remar’ para se reaproximar do mais novo dos Marquez. A nove voltas do fim, ‘Bez’ voltou a atacar o espanhol na curva 1… e voltou a deslizar para fora da pista. Álex manteve o lugar aos poucos. Isso fez com que Marini se aproximasse dos dois. Mas o catalão estava a perder aderência na Ducati e Bezzecchi ultrapassou na curva 9 e foi-se embora ficando com o terceiro lugar na mão.

Luca Marini, finalmente, ultrapassou Álex Márquez no ângulo de largada e Valentino Rossi aplaudiu desde a chicane, onde viu tudo de perto.Bagnaia terminou com uma vitória solitária e sem pressão de ninguém. A Ducati voltou a triunfar no seu talismã. Pecco já leva 62 pontos do segundo da geral, Jorge Martín. Um grande challenge do campeão: pole position, volta mais rápida e vitória no sprint e no domingo.

Resultados MotoGP, Spielberg:
1. Pecco Bagnaia, Ducati, 28 voltas em 42:23.315 min
2. Brad Binder, KTM, +5.191 seg
3. Marco Bezzecchi, Ducati, +7.708
4. Luca Marini, Ducati, +10.343
5. Alex Márquez, Ducati, +11.039
6 Maverick Viñales, Aprilia, +11.724
7 Jorge Martin, Ducati, +12.917
8 Fabio Quartararo, Yamaha, +19.509
9 Aleix Espargaró, Aprilia, +20.231
10 Enea Bastianini, Ducati, +20.729
11 Franco Morbidelli, Yamaha, +21.527
12 Marc Márquez, Honda, +23.027
13 Johann Zarco, Ducati, +24.259
14 Augusto Fernández, KTM, +25.365
15 Jack Miller, KTM, +25.475
16º Pol Espargaró*, KTM, +28.073
17 Fabio Di Giannantonio, Ducati, +29.998
18 Takaaki Nakagami, Honda, +32.316
19 Lorenzo Savadori, Aprilia, +42.392
20 Iker Lecuona*, Honda, +46.239

Abandonos:
– Raúl Fernández, Aprilia
– Joan Mir, Honda
– Miguel Oliveira, Aprilia

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MOTOGP, CATALUNHA, TL1: ALEIX COLOCA APRILIA NO TOPO, OLIVEIRA 7º

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Aleix Espargaró (Aprilia Racing) liderou os primeiros treinos livres de MotoGP em Barcelona. Ainda não conta passar para a Q2 e a luta pela pole, mas foi um aviso do potencial da Aprilia para fazer frente à Ducati. Marc Márquez continua em desgraça e acabou na gravilha

As condições eram excelentes , com mais sol que nuvens, e boa temperatura: 25 graus no ar e 27 no asfalto. Aleix Espargaró mostrou o seu capacete especial, com o lema ‘Mais uma volta’, para recordar o que aconteceu no ano passado, quando ‘cortou’ a meta a pensar que tinha vencido e faltava uma volta para se completar a corrida

As Aprilia estiveram bem no primeiro treino livre de MotoGP, com Aleix e Maverick Viñales nos dois primeiros lugares e Miguel Oliveira a terinar a sessão no 7º lugar. A Ducati que se cuide.

Franco Morbidelli sofreu um despiste mas conseguiu controlar a sua Yamaha na gravilha para evitar cair. Ao DAZN, Paolo Ciabatti , diretor desportivo da Ducati, foi enfático: “Há 99 por cento de possibilidades do ‘Franky’ ir para a Prima Pramac”. Caso houvesse alguma dúvida com Marc Márquez… “O que acontece com a Gresini é decidido pela equipa”, acrescentou Ciabatti.


Brad Binder encontrou Marc Márquez na área do estádio. O sul-africano sentiu-se prejudicado, pois o oito vezes campeão demorou a fazer a boa linha. Marc saiu com a nova carenagem lançada na Áustria e faz comparações com a sua aerodinâmica. A Ducati acordou cedo, com Bagnaia e Martín acompanhando a Aprilia. As Hondas, por outro lado, estão na parte de baixo da tabela.

Fabio Quartararo estreou um novo escape na sua Yamaha e o francês costuma sair-se bem em Montmeló, devido ao seu estilo de pilotagem. Maverick Viñales saiu da garagem e fez uma ótima segunda volta, com muito bom tempo, ficando quatro décimos atrás do seguinte, Aleix. O nativo de Girona já esteve bem na Áustria… mas a sua largada falhou.

Marc Márquez caiu na curva 5, sendo este o seu ‘tombo’ nº 17 da temporada. Levantou-se sem problemas, embora fizesse gestos de dor na mão direita e regressou de scooter à boxe da Repsol Honda.


Aleix respondeu a Viñales com um grande momento assim que colocou pneus macios. ‘Martinator’ também estava a crescer. Binder, com a KTM , também deu uma sensação boa. Ok Pol, levante-se. O mais velho dos Espargaró pressionou e encontrou o limite na curva 10, a antiga La Caixa. Quase caiu. Marc não pôde mais sair e terminou… em penúltimo, com apenas Iker Lecuona, que substitui Rins na LCR Honda, atrás.

Resultado do T1 MotoGP, Barcelona

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MOTOGP, CATALUNHA, TREINO: ESPARGARÓ E APRILIA DOMINAM PRIMEIRO DIA, MAS OLIVEIRA VAI À Q1

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Aleix Espargaró (Aprilia) foi o piloto mais rápido da sessão de treinos do Grande Prémio da Catalunha de MotoGP. O espanhol fez a sua melhor volta em 1:38.686 minutos (novo recorde do circuito), batendo Maverick Viñales (Aprilia) por 362 milésimos, com Francesco Bagnaia (Ducati) em terceiro, a 375 milésimos.

Foi um primeiro dia bastante positivo para a Aprilia, com Espargaró e Viñales a serem primeiro e segundo nas duas sessões do dia e a mostrarem bom ritmo no geral, incluindo aqui Miguel Oliveira. O luso, que tinha sido sétimo na primeira sessão, esteve grande parte do tempo no top-10 durante a tarde, mas faltou-lhe depois corresponder no time attack, terminando no 14.º lugar, a pouco mais de um segundo de Espargaró.

Para além da Aprilia, também a Ducati esteve em grande força, com apenas Luca Marini a falhar a presença nos dez primeiros (teve uma avaria na moto perto do final). Johann Zarco foi quarto, à frente de Brad Binder, com Álex Márquez em sexto, Marco Bezzecchi em sétimo, Fabio Di Giannantonio em oitavo, Enea Bastianini em nono e Jorge Martín em décimo.


Pol Espargaró, Jack Miller, Raúl Fernández, Miguel Oliveira, Luca Marini e Augusto Fernández terão assim de passar pela Q1, tal como todas as motas japonesas, que ocuparam as últimas posições. Fabio Quartararo foi 17.º classificado, à frente de Franco Morbidelli, Marc Márquez, Takaaki Nakagami, Iker Lecuona e Joan Mir.

Amanhã, os pilotos de MotoGP ainda terão a segunda sessão de treinos livres, que tem início agendado para as 9h10, antes da qualificação.

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MOTOGP, CATALUNHA, CORRIDA: DOBRADINHA APRILIA EM MONTMELÓ, OLIVEIRA 5º

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A Aprilia fez história ao conseguir os dois primeiros lugares no GP da Catalunha. Aleix Espargaró venceu às porta de casa, secundado pelo colega Maverick Viñales, numa corrida que ficaria marcada pelo grave acidente do líder do mundial Pecco Bagnaia. Miguel Oliveira terminou em quinto depois de estar entre os três primeiros.

Aleix Espargaró (Aprilia Racing) foi o vencedor cumprindo a distância em 38:56.159 minutos, superando o companheiro de equipa Maverick Viñales por 337 milésimos, com Jorge Martin (Pramac Ducati) em terceiro a 2,8 segundos. Atrás de Jorge Martin e Johann Zarco, Miguel Oliveira completou a corrida no quinto posto, a 7,5 segundos do venecedor.

A pole position em Montmeló foi conquistada pela estrela da Ducati Pecco Bagnaia, mas no sprint da tarde de sábado Aleix Espargaró não teve oponentes. Infelizmente, não houve repetição do duelo entre Bagnaia e a Aprilia na corrida de domingo. O atual líder do mundial foi vítima de um highside na saída da curva 2, sendo atingido – na parte inferior do corpo – por um inocente Brad Binder. Em relação ao piemontês, que foi transportado para o hospital de Barcelona para novos exames, até agora só se falou de um politraumatismo na zona do fémur e da tíbia, mas mais só se saberá nas próximas horas.

Poucos segundos antes do acidente de Pecco foi Enea Bastianini quem caiu na Curva 1 , levando consigo Alex Marquez, Marco Bezzecchi, Fabio Di Giannantonio e Johann Zarco. Quem levou a pior parte foi o piloto de fábrica da Ducati, que jásofreu uma fratura do maléolo tibial, o que pode exigir uma operação.

A corrida seria reiniciada para um total de 23 voltas após um intervalo de quase 20 minutos.
A 11ª etapa do Campeonato do Mundo de MotoGP teria medo e alegria, com muita Itália envolvida. O medo está obviamente ligado ao estado de Pecco Bagnaia, a alegria vinda de uma Aprilia que parece finalmente revigorada depois de uma primeira metade do mundial francamente abaixo do que se viu em 2022.

Assim e depois de uma série de más notícias marcada pelos diversos acidentes antes da bandeira vernmelha, a corrida recomeçou e aí voltou a alegria. A alegria da Aprilia, que pela primeira vez na sua história marcou uma dobradinha numa corrida da categoria rainha. O capitão Aleix conquistou a vitória, depois de recuperar terreno sobre o seu companheiro de equipa Maverick Vinales na parte final da corrida, ultrapassando-o e vencendo-o por alguns décimos. Em suma, um dia fabuloso para a marca de Noale, que chegou a sonhar com um pódio inteiramente Aprilia, uma vez que Miguel Oliveira rodou durante mais de meia duzia de voltas junto aos dois primeiros, vindo ainda assim a terminar num positivo quinto lugar.

Contudo, o terceiro lugar acabou por ficar na posse de Jorge Martin, seguido por Zarco e Miguel Oliveira. Sétimo lugar para Fabio Quartararo, capaz de se destacar em mais um dia negro para as motos japonesas, com Marc Márquez em 13º, atrás da dupla da Mooney, Luca Marini e Marco Bezzecchi. O 10º lugar foi de Fabio Di Giannantonio, com Franco Morbidelli em 14º. Fabio Quartaro em 7º com a Yamaha foi o melhor da armada japonesa, fraca como tem sido hábito, com Marc Marquez em P13 na Honda. As melhorias ficam para mais tarde.

MOTOGP – CLASSIFICAÇÃO DA CORRIDA

1. Aleix Espargaró, Aprilia, 23
2. Viñales, Aprilia, + 0,377 seg.
3. Martin, Ducati, +2.831
4. Zarco, Ducati, +4.867
5. Oliveira, Aprilia, +7.529
6.
Alex Márquez, Ducati, +10.590
7. Quartararo, Yamaha, +10.821
8. Miller, KTM, +10.880
9. Augusto Fernández, KTM, +12.889
10. Di Giannantonio, Ducati, + 13.280
11. Marini, Ducati, + 16.491
12. Bezzecchi, Ducati, +16.561
13. Marc Márquez, Honda, +21.616
14. Morbidelli, Yamaha, +23.108
15. Nakagami, Honda, +26.740
16. Lecuona, Honda, +28.860
17. Mir, Honda, + 33.929

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MOTOGP, SAN MARINO, TL1: MICHELE PIRRO COMEÇA COMO O MAIS RÁPIDO

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Michele Pirro (Ducati) foi o piloto mais rápido da primeira sessão de treinos livres do Grande Prémio de San Marino de MotoGP. O italiano fez a sua melhor volta em 1:31.909 minutos, batendo Luca Marini (VR46) por 115 milésimos, com Jorge Martín (Pramac) em terceiro, a 157 milésimos.

Numa sessão em que é difícil tirar grandes conclusões sobre a ordem competitiva para o fim de semana (a sessão da tarde é que decide quem se apura diretamente para a Q2, com esta a ter maior liberdade para que os pilotos treinem como quiserem), foi o wild-card da Ducati para este fim de semana a terminar na frente, com quatro Ducati nas quatro primeiras posições, com Marco Bezzecchi a fechar no quarto posto.

Raúl Fernández colocou a RNF na quinta posição, sendo a primeira de três Aprilia no top-10, com Maverick Viñales em sétimo e Aleix Espargaró em nono. Miguel Oliveira acabou apenas na 18.ª posição, embora a seis décimos e meio de Pirro, com os 21 primeiros pilotos separados por menos de um segundo. Mas, no que toca a Oliveira, será esperado que melhore nas próximas sessões, faltando saber se será suficientemente competitivo para integrar os dez primeiros.

Francesco Bagnaia, que se lesionou na semana passada em Barcelona, foi 20.º classificado nesta sessão, a 690 milésimos de Michele Pirro. O campeão do mundo, atropelado na semana passada, admitia antes do fim de semana que ainda tinha algumas dores no pé, mas não ficou assim tão longe do ritmo, tendo em conta as dificuldades. O piloto e a Ducati terão agora de decidir se fazem o resto do fim de semana.

De resto, Dani Pedrosa, a competir novamente como wild-card da KTM, terminou no sexto posto, atrás de Raúl Fernández e à frente de Maverick Viñales, com Johann Zarco a surgir no oitavo lugar. Álex Márquez fecha o top-10 desta sessão, atrás de Aleix Espargaró.

A sessão de treinos de MotoGP tem início agendado para as 14 horas.

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MOTOGP, SAN MARINO, T2: MARCO BEZZECCHI FECHA O DIA NA FRENTE

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Marco Bezzecchi (Mooney VR46 Ducati) foi o piloto mais rápido da segunda sessão de treinos do Grande Prémio de San Marino de MotoGP. O italiano estabeleceu a sua melhor volta em 1:30.846 minutos, batendo Maverick Viñales (Aprilia Racing) por 126 milésimos, com Dani Pedrosa (Red Bul KTM) em terceiro, a 255 milésimos.

Jorge Martin e Luca Marini fecharam a classificação dos cinco primeiros, com Marc Márquez a colocar a Honda no sexto lugar, à frente de Pecco Bagnaia, Álex Márquez e Brad Binder, com Raul Fernandez a fechar o top 10 com a RNF Aprilia. Miguel Oliveira, apesar de ter rodado com alguma consistência nos dez primeiros, terminou a sessão num modesto 22º lugar.

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Miguel Oliveira faz o melhor tempo na Q1 e garante acesso à Q2 no GP de San Marino​

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Miguel Oliveira garantiu este sábado a presença na segunda sessão de qualificação do Grande Prémio de San Marino, ao ser o piloto mais rápido na Q1.

O português da RNF Aprilia fez a melhor volta da sessão em 1.31,272 minutos e vai agora juntar-se aos pilotos que ainda esta manhã vão lutar pela pole position.

Com o português passou também à Q2 o espanhol Aleix Espargaró (Aprilia).

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Miguel Oliveira sai da 10.ª posição para o GP de San Marino​

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Miguel Oliveira foi 10.º na segunda sessão de qualificação do Grande Prémio de San Marino, que este sábado definiu as posições da grelha para a sprint de hoje e para a corrida de amanhã. O piloto português da RNF Aprilia, que tinha obtido o melhor tempo na Q1, larga, assim, da quarta linha.

A pole position foi para Jorge Martin, que estabeleceu um novo recorde do circuito com 1.30,390 minutos. A seu lado o espanhol vai ter Marco Bezzecchi e Francesco Bagnaia, que corre com limitações físicas, depois de na semana passada ter sido atropelado por Brad Binder na Catalunha.

Destaque também para Dani Pedrosa, a sair da 5.ª posição, e para Raul Fernández, companheiro de equipa de Miguel Oliveira, que fechou a Q2, no 12.º lugar.

Classificação da Q2
1.º Jorge Martin
2.º Marco Bezzecchi
3.º Francesco Bagnaia
4.º Maverick Viñales
5.º Dani Pedrosa
6.º Aleix Espargaró
7.º Brad Binder
8.º Luca Marini
9.º Marc Márquez
10.º Miguel Oliveira
11.º Alex Márquez
12.º Raul Fernández

A corrida sprint disputa-se este sábado, a partir das 14 horas.

Record
 
MOTOGP, SAN MARINO, SPRINT: MARTÍN DOMINA DO INÍCIO AO FIM EM MISANO

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Jorge Martín partia da pole position e chegou em primeiro à primeira curva, com Pecco Bagnaia na sua perseguição, com Marco Bezzecchi a ficar mais para trás dessa dupla. Quanto a Miguel Oliveira, subiu ao nono lugar no arranque, rodando atrás de Marc Márquez, mas perdendo depois uma posição para Brad Binder e voltando para décimo. Mais à frente, Dani Pedrosa subiu para o quarto posto, com Maverick Viñales e Aleix Espargaró atrás de si. Luca Marini era sétimo, com Brad Binder em oitavo e Marc Márquez em nono. Oliveira era 11.º, perdendo um lugar para Álex Márquez.

Na segunda volta, Brad Binder tirou dois da frente, ultrapassando Marini e Aleix Espargaró, com Bagnaia, mais à frente, a alargar muito e a deixar a porta aberta para a ultrapassagem de Marco Bezzecchi, que subiu a segundo. Algumas lutas animadas do quinto lugar para trás, com Brad Binder e Marc Márquez à procura de ganhar posições. Na frente, Marco Bezzecchi aumentava o ritmo na perseguição a Jorge Martín, com Bagnaia a ficar mais para trás e a ver Dani Pedrosa a aproximar-se.

A nove voltas do fim, Binder voltou a atacar Viñales, subindo momentaneamente ao quinto lugar, mas o espanhol respondeu rapidamente e recuperou a posição. Uma volta depois, Binder conseguiu mesmo fazer valer a ultrapassagem, subindo ao quinto posto. Uns lugares mais atrás, Álex Márquez ultrapassava o irmão Marc e subia ao nono posto, último lugar pontuável numa corrida sprint. Era preciso ter atenção aos limites de pista, com vários pilotos a terem avisos.

A cinco voltas do fim, Jorge Martín tinha uma vantagem de oito décimos para Marco Bezzecchi, com Bagnaia sob pressão de Dani Pedrosa e com Brad Binder a aproximar-se desses dois. No fundo do pelotão, Franco Morbidelli e Joan Mir eram penalizados com long laps por limites de pista, tal como Augusto Fernández. Com os dois primeiros lugares assegurados, cabia a Pecco Bagnaia fazer tudo o que estivesse ao seu alcance para defender a terceira posição, numa altura em que Miguel Oliveira perdia a 12.ª posição para o colega de equipa Raúl Fernández.

Jorge Martín controlou a corrida sprint do início ao fim, vencendo à frente de Marco Bezzecchi, com Pecco Bagnaia a terminar mesmo na terceira posição, segurando os ataques de Dani Pedrosa, que terminou num honroso quarto lugar, com Brad Binder em quinto. Maverick Viñales foi sexto, com Luca Marini em sétimo, Aleix Espargaró em oitavo e Álex Márquez no último lugar pontuável. Miguel Oliveira terminou na 12.ª posição, a 13.788 segundos de Martín.

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MOTOGP, SAN MARINO, CORRIDA: TRIUNFO TRANQUILO DO ‘MARTINATOR’, OLIVEIRA SÓLIDO 6º

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Jorge Martin dominou desde o início uma corrida sem grande história no que respeita ao vencedor, cumprindo as 27 voltas do Grande Prémio de San Marino em 41 minutos 33,421s. Marco Bezzecchi e Pecco Bagnaia completaram o pódio, incapazes de seguir na peugada do madrileno. O português Miguel Oliveira venceu o duelo com Marc Marquez para terminar na sexta posição.

O espanhol bateu Bezzecchi (Mooney VR46 )por 1,3 segundos, que por sua vez levou a melhor no duelo com Bagnaia pelo segundo degrau do pódio por uma diferença de 3,8 segundos. Dani Pedrosa concluiu a corrida com novo quarto lugar (a mesma posição da corrida de sábado), na frente das Aprilia de Maverick Viñales e Miguel Oliveira. Marc Márquez, Raul Fernandez, Luca Marini e o francês Johann Zarco completaram o top 10 no Grande Prémio que faz a despedida da Europa antes da ronda asiática.

Enea Bastianini não correu devido a fratura no tornozelo e na mão esquerda e o mesmo sucedeu com Takahashi, substituto de Álex Rins na LCR, mas que não atingiu o tempo mínimo. Por outro lado, participaram no GP de San Marino os pilotos de teste Dani Pedrosa (KTM), Michelle Pirro (Ducati) e Stephan Bradl (Honda). Com 29 graus no ar e 44 no asfalto sob um sol radiante na Costa do Adriático, Marc Márquez e as Hondas escolheram para a corrida pneus traseiros macios, enquanto os demais usaram pneus médios.

Na largada, Jorge Martín manteve a posição privilegiada da pole position, à frente de Bagnaia. Pedrosa parecia que ia crescer, mas ababou por ceder ficando em quarto lugar; atrás deles vinham Bezzecchi. Márquez, Oliveira, Viñales e Binder.

Na frente o ‘Martinator’ não parecia tão confortável como no sprint, e Pecco perseguia-o sem lhe dar espaço, mas pouco depois Bezzecchi juntou-se-lhes. Binder superou Pedrosa mas o duelo entre Bezzecchi e Bagnaia incendiou-se, com o piloto da VR46 a quase colidir com o compatriota, o que fez Binder aproximar-se do trio da frente. ‘Bez’ ultrapassou Bagnaia na curva 8, mas teve que alargar na curva seguinte e Pecco recuperou a segunda posição. Logicamente, com isso Martin afastou-se. Miguel Oliveira surpreendido por Marc Márquez, perdia então o sexto lugar para o espanhol.

Quem também sofria era Aleix Espargaró que vinha a perder posições, depois de partir de sexto o ‘Capitão’ da Aprilia só lutava para pontuar, ainda a ressentir-se da forte queda no sábado. A 19 voltas do final, Brad Binder caiu na curva 14, conseguiu voltar à pista, mas em último lugar – foi a primeira perda para a KTM. Jack Miller e Michele Pirro colidiram e caíram, o que fez que Fabio Di Giannantonio e Mir tivessem que parar praticamente as suas motos. Mir voltou a cair novamente num domingo, desta vez na curva 4. Menos uma Honda em pista.

Pedrosa a um rtimo incrícel começou a aproximar-se do trio lider, um piloto incrível. No entanto, os três ‘ducatistas’ da frente aceleraram de novo e distanciaram-se. Foi então a vez de Pol Espargaró cair na primeira curva – um final de semana horrível e cheio de quedas. Miguel Oliveira recebeu um aviso por desrespeitar os limites de pista, mas nem por isso deixou de manter a pressão sobre Marc Márquez. A 11 voltas do final, Jorge Martín também foi avisado por desrespeito os limites da pista. O espanhol era um excelente líder, não o reduziu enquanto Bagnaia já perdia o contacto com Bezzecchi, a contas com a dor na perna lesionada; ambos tiveram problemas físicos devido às quedas em Barcelona.

O madrileno tinha 2,5 segundos de vantagem e agora podia dedicar-se à gestão da corrida, embora ‘Bez’ não desistisse. Oliveira ultrapassou Marc Márquez , que quebrara o ritmo a contas como desgaste dos pneus. O #93 da Repsol Honda bloqueava Raúl Fernández , que estava a ter a sua melhor corrida na categoria rainha; Marini vinha atrás à espreita.

Jorge Martín enfrentou a curva final com 1,5 segundos de vantagem sobre Bezzecchi, que esperava um erro. Assim como Dani e Pecco, apesar de estar quatro décimos atrás. O madrilenho venceu , com Bezzecchi, segundo e Bagnaia, terceiro. Viñales foi quinto, depois de Pedrosa, Oliveira foi sexto. Marc Márquez conseguiu pontuar de novo em sétimo e no paddock de Misano os homens da Honda respiraram de alívio.

Com o seu triunfo em Misano, Jorge Martin entra na luta pelo título com Bagnaia e Bezzecchi. O madrileno da Pramac está agora em segundo no campeonato, a 36 pontos do líder e campeão mundial Francesco ‘Pecco’ Bagnaia.

Resultados do GP de San Marino de MotoGP:

1. Jorge Martin, Ducati, 27 voltas em 41:33.421 min
2. Bezzecchi, Ducati, + 1.350 segundos
3. Bagnaia, Ducati, +3.812
4.Pedrosa, KTM, +4.481
5. Viñales, Aprilia, +10.510
6. Oliveira, Aprilia, +12.274
7. Marc Márquez, Honda, +13.576
8. Raúl Fernández, Aprilia, +14.091
9.Marini, Ducati, +14.982
10. Zarco, Ducati, +15.484
11. Alex Márquez, Ducati, +15.702
12. Aleix Espargaró, Aprilia, +15.878
13. Quartararo, Yamaha, +15.898
14. Fichário, KTM, +23.778
15. Morbidelli, Yamaha, +24.579
16. Augusto Fernández, KTM, +31.230
17. Di Giannantonio, Ducati, +32.537
18.Bradl, Honda, +35.330
19. Nakagami, Honda, +43.601

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MOTOGP, ÍNDIA, TREINO: MARINI BATE MARTÍN POR OITO MILÉSIMOS, OLIVEIRA 17.º E NA Q1​


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Luca Marini (VR46) foi o piloto mais rápido da sessão de treinos do Grande Prémio da Índia de MotoGP. O italiano fez a sua melhor volta em 1:44.782 minutos, batendo Jorge Martín (Pramac) por oito milésimos, com Aleix Espargaró (Aprilia) em terceiro, a 51 milésimos.

Num top-3 separado por apenas meio décimo, este primeiro dia do MotoGP na Índia trazia algum interesse para perceber quem é que poderia assumir favoritismo para as corridas. E, de certa forma, houve algum equilíbrio, com praticamente todas as marcas representadas no top-10 (exceção feita à KTM, que não coloca nenhuma das suas quatro motos entre os primeiros colocados.

Marc Márquez foi o quarto mais rápido neste treino, com Joan Mir a juntar-se ao colega de equipa na Q2 pela primeira vez este ano, no décimo lugar, o que pode significar uma subida de forma da Honda neste circuito. Marco Bezzecchi foi quinto colocado, à frente de Maverick Viñales, com o campeão Francesco Bagnaia em sétimo. Fabio Quartararo também conseguiu colocar a Yamaha diretamente na Q2, no oitavo lugar, com Johann Zarco em nono, à frente de Mir, num top-10 separado por apenas 550 milésimos.

Quanto a Miguel Oliveira, o português não foi além do 17.º lugar nesta sessão de treinos, a mesma posição que tinha alcançado na sessão da manhã. O luso não tinha mau ritmo, colocando-se várias vezes entre os dez primeiros antes dos instantes finais, mas, como já aconteceu várias vezes esta época, depois não conseguiu fazer o suficiente no time attack para chegar ao top-10. De referir que o luso não pôde melhorar o seu tempo na última volta, tendo apanhado bandeiras amarelas nos setores 2 e 3 depois de uma queda de Takaaki Nakagami. Com tudo isto, o português terminou a 1.081 segundos de Luca Marini e vai ter de passar amanhã pela Q1.

Antes disso, a segunda sessão de treinos livres de MotoGP tem início agendado para amanhã às 6h10.

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