Calcanhar de Madjer faz 25 anos (com fotos e vídeo)
A 27 de Maio de 1987, Portugal inteiro estava sintonizado na final de Viena e assistiu pela televisão, a preto e branco ou a cores, porque a primeira emissão regular a cores no país aconteceu apenas em 1980, ao que parecia impossível.
O FC Porto, treinado por Artur Jorge, perdia com o poderoso Bayern de Matthaus desde os 24 minutos. Tudo fazia acreditar que o jogo estava perdido. Ao minuto 78, porém, Juary rompeu pela direita na área dos alemães e passou para o centro, onde o argelino Madjer apareceu solto de marcação, mas de costas para a baliza. Fez o que ninguém esperava: rematou de calcanhar, gesto perfeito que ficou para a eternidade e, na altura, confundiu o Mundo, que precisou de segundos para gravar na memória momento tão sublime.
Dois minutos e os papéis inverteram-se: Madjer reentrou em campo depois de ser assistido, furou pela esquerda, cruzou milimetricamente, Juary, ao segundo poste, empurrou de primeira, no ar, para o desamparado Pfaff. O FC Porto tinha fintado o destino e conquistado um lugar entre os melhores.
Faz hoje precisamente 25 anos que Portugal se cobriu de glória com o feito do FC Porto, que jogou a sua segunda final europeia, mas a primeira na maior importante competição de clubes da UEFA. A caminhada europeia do dragão foi notável, deixando para trás Rabat Ajax (Malta), Vitkovice (Checoslováquia), Brondby (Dinamarca) e Dínamo Kiev (União Soviética). Chegou à final frente ao Bayern com vários jogadores importantesc com problemas físicos, como Fernando Gomes, Casagrande, Lima Pereira e Jaime Pacheco, o que lhe diminuiu ainda mais o favoritismo no confronto com os alemães.
Antes de 1987 a Europa do futebol conhecia apenas o Benfica, que tinha já conquistado duas Taças dos Campeões e desperdiçado a oportunidade de ganhar mais três finais. Depois de 87, o Benfica perdeu outras duas finais, em 88 e 90, e o FC Porto marcou, nessa altura, a mudança de ciclo.
Iniciou um percurso que o levaria, em 2004, a sagrar-se novamente campeão, agora na Champions. Mas começou ali, a 27 de maio de 1987, ao minuto 78, naquele calcanhar de Madjer... Um calcanhar que mudou o futebol português.
Ficha de jogo
Taça dos Campeões Europeus - Final
Estádio do Prater, em Viena (Áustria)
Bayern Munique 1-2 FC Porto
Bayern Munique - Pfaff, Nachtwelh, Winklhofer, Eder, Pflugler, Matthaus, Flick (Lunde, 81), Brehme, Michael Rummenigge, Hoeness, Kogl.
Treinador: Udo Lattek
FC Porto - Mlynarczyk, João Pinto, Celso, Eduardo Luís, Inácio (Frasco, 66), Jaime Magalhães, Madjer, André, Sousa, Quim (Juary, int), Futre.
Treinador: Artur Jorge
Árbitro: Alexis Ponnet (Bélgica)
Golos: 1-0, por Kogl (24); 1-1, por Madjer (78); 1-2, por Juary (80)
Disciplina: Cartão amarelo a Winklhofer (65); a Jaime Magalhães (35), Celso (55) e Sousa (71)
IMAGENS RELACIONADAS