O cantinho do dragão

champions.JPG

Dragões de Mourinho foram Campeões Europeus há oito anos


26 de maio de 2004. Fez, este sábado, precisamente, oito anos. Foi nessa noite, gloriosa para as cores azuis e brancas, que o FC Porto se sagrou Campeão Europeu, sob o comando de José Mourinho.

Numa equipa que contava com nomes com Vitor Baía, Ricardo Carvalho, Joreg Costa, Maniche, Deco ou Derlei, os dragões ficaram com a Europa a seus pés, depois de derrotarem o Mónaco, na final da Liga Dos Campeões, em Gelsenkirchen.

Carlos Alberto, Deco e Alenichev marcaram diante dos franceses, na partida que marcou a despedida de José Mourinho do clube, tal como de vários jogadores.

Um ano antes, a mesma equipa (com poucas modificações) tinha ganho a Taça Uefa, em Sevilha, diante do Celtic.
[yt=425,350]http://www.miragens.abola.pt/getImage.aspx?id=16713&width=190&height=146[/yt]
 
rolando2.JPG

«Só depois do Euro vou pensar no meu futuro» - Rolando


Rolando pode estar de saída do FC Porto. O central português, que se encontra ao serviço da Seleção Nacional, pode estar a caminho do futebol italiano, mais precisamente da Roma.

Ainda assim, o central está concentrado no Europeu e só depois disso decidirá o seu futuro.

«Tenho um mês como jogador da Seleção. Só depois do Euro vou pensar no meu futuro mas sou jogador do FC Porto, tenho contrato e isso é o mais importante», afirmou o jogador, que não confirmou a existência de propostas concretas.

«A única proposta que me interessa agora é a Seleção, trabalhar para estar preparado no caso de ser chamado para jogar no Europeu», respondeu o jogador, que abordou ainda a possível transferência de Hulk para o Chelsea:

«A única coisa que eu sei é que o Hulk é jogador do FC Porto, falei com ele há algum tempo, era jogador do FC Porto e penso que continua tudo na mesma. Se ele sair do FC Porto dou-lhe os parabéns porque saiu para um clube normalmente de topo, com outras condições financeiras, que é a única diferença entre o FC Porto e outras equipas. Mas ele é jogador do clube, o FC Porto é uma grande equipa e se ele sair vai fazer muita falta, porque ele é o melhor jogador que está em Portugal. Ele prova isso diariamente, em cada treino e em cada jogo, só tenho de dar os parabéns pelo trabalho que tem feito e espero continuar com ele no próximo ano», afirmou Rolando.
 
alvaropereira4.jpg

«Chelsea é grande equipa para o Álvaro Pereira», diz empresário do uruguaio


Flavio Perchmen, representante de Álvaro Pereira, não esconde que veria com muito bons olhos a transferência do lateral uruguaio para o Chelsea.

«O Chelsea é o campeão europeu, é uma grande equipa para qualquer jogador, não só para o Álvaro Pereira. É um clube do “top-ten” da Europa», começa por enfatizar o agente, ouvido pela TSF.

«Se houver uma boa proposta vamos estudá-la, queremos a melhor solução para a sua carreira. Temos abertura, mas tem que ser algo parecido ou melhor que o FC Porto», refere, esclarecendo que o clube londrino «fez uma proposta no ano passado mas agora não».

Flavio Perchmen diz que palito está «concentrado na seleção» do Uruguai e pouco preocupado com o futuro, dado que tem contrato com o FC Porto até junho de 2016.

«Vamos ver o que vai acontecer. O que ele quer é jogar», atira.
 
pintodacosta3.jpg

SAD anuncia resultados negativos de 22 milhões de euros



A SAD do FC Porto anunciou, esta quinta-feira, em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM),no qual dá conta de resultado líquido acumulado negativo de 22,139 milhões de euros.

As contas são relativas ao terceiro trimestre do exercício 2011/2012, considerado aquele que geralmente apresenta piores resultados.

Ainda assim, relativamente ao período homólogo anterior, o resultado é bem mais negativo agora, uma vez que há um ano a SAD azul-e-branca apresentava 2.055 milhões de prejuízo.

Realce ainda para o facto de o passivo ser de 214,2 milhões, registando-se aumento de cerca de 12 milhões que em junho de 2011.
 
brunoalves.jpg

Dragões ponderam regresso de Bruno Alves


O FC Porto não vai responder de imediato à iniciativa de aproximação lançada por Bruno Alves mas as palavras do defesa central caíram muito bem no dragão.

Em entrevista à RTP, Bruno Alves anunciou humildemente a vontade de regressar a casa num futuro imediato e abriu uma janela de oportunidade que dá que pensar, dois anos depois de ter assinado pelo Zenit. «A iniciativa não poderá partir da minha parte, mas se o FC Porto quiser...» Não foi um pedido de casamento mas andou lá muito próximo, foi afirmação tão sentida que de forma alguma pode ser ignorada pela pirâmide de comando do clube.

O FC Porto reconhece nas palavras do defesa central uma oportunidade para o resgatar ao campeonato russo mas este come back não está de todo garantido, há diversos pontos a considerar. O primeiro dos quais a prender-se com o elevado salário que o internacional português aufere na Rússia, absolutamente incomportável para os cofres portistas...
 
danilo9.jpg

Danilo entra na rota do Real Madrid


O Real Madrid pode avançar para a contratação de Danilo. A notícia é avançada esta manhã pelo diário A Marca, dando conta que o lateral brasileiro subiu ao topo da lista de José Mourinho para o reforço da sua linha defensiva. Colocando Danilo com um perfil idêntico ao de Daniel Alves, o internacional brasileiro foi aquele que mais despertou a atenção do treinador português no jogo entre o Brasil e a Dinamarca.

Estando a contratação de Ivanovic mais complicada, dada as exigências do Chelsea para libertar o jogador, as atenções podem agora virar-se para o campeão do Mundo sub-20, que, de resto chegou ao Porto apenas em janeiro. Considerado um dos laterais direitos do futuro, pela impensa espanhola, ao Dragão poderá chegar em breve uma proposta concreta para tentar convencer os dirigentes portistas.
 
hulk28.jpg

«Até os adeptos do Benfica me admiram» – Hulk

O avançado brasileiro Hulk está muito orgulhoso por tudo aquilo que alcançou nos quatro anos que leva no FC Porto e por ver que todos, inclusive os adeptos do Benfica, admiram as suas exibições e golos.

«Eu acho que tenho melhorado dia após dia. Desde que cheguei ao FC Porto aprendi bastante e evolui muito. Com os títulos ganhei experiência e mais liberdade para fazer o seu trabalho. O tempo é que te dá as condições de melhorar. Hoje eu entro em campo tranquilo, sabendo que as coisas vão sair naturalmente. Cada dia que passa sinto que estou a melhorar», afirmou Hulk, em entrevista à Lancenet.

O internacional brasileiro sente-se orgulhoso por ver o seu trabalhado admirado pelos todos os adeptos e não apenas por aqueles que são do FC Porto: «Sinto-me acima de tudo querido. Não só pelos portistas. Quando saio à rua até os adeptos do Benfica mostram sua admiração, acho isso muito “legal”. No FC Porto tento recompensar dentro de campo tudo aquilo que eles me deram. Quando cheguei aqui tive toda a liberdade. Como eu digo, se tiver que ir embora agora, levarei o clube no meu coração e aos portistas só tenho que agradecer todo o carinho que eles possuem por mim».

O goleador brasileiro também abordou a próxima temporada: «Vou continuar sempre trabalhando bem e mantendo os pés no chão. Independentemente de ficar no FC Porto ou sair. Acho que também já estou há quatro anos no FC Porto, ganhei muitos títulos, tenho uma relação muito boa com todos. Se for a hora de sair, vou sair feliz e carregar o FC Porto no coração porque escrevi uma bela história aqui. Tenho certeza que eles vão aceitar minha saída, entender os meus motivos. E no novo clube que vier vou dar o meu melhor, para assim também poder representar a Seleção Brasileira, ser convocado pelo técnico Mano Menezes».
 
mangala6.jpg

Mangala confiante para a nova época



Mangala representou forte investimento do FC Porto no último defeso (6,5 milhões de euros) e acabou por apenas atuar em 14 jogos no Campeonato. O jovem defesa francês, porém, acredita que na nova época terá mais condições para jogar.

«Conversei com os dirigentes do FC Porto no final da época e disseram-me que confiavam em mim para o próximo ano», afirmou o jogador, citado pelo site blogolo, deixando ainda a sua convicção: «Quero impor-me no clube.»

O empresário do jogador também confirma a intenção de Mangala afirmar-se de dragão ao peito, até porque conta com a provável saída de Rolando: «O Mangala assinou por cinco anos no verão passado e quer ficar no FC Porto. Se o Rolando sair, sabemos que terá mais oportunidade de jogar.»

De resto, uma mudança de clube parece completamente fora de planos. «A única coisa que nos faria mudar de opinião seria uma outra equipa da Liga dos Campeões, que oferecesse um maior desafio desportivo. Mas isso parece muito difícil», vincou o empresário.
 
iturbedanca1.jpg

Iturbe em dança sensual na televisão (com fotos)



O jovem médio do FC Porto está de férias no Paraguai e foi convidado do programa El Conejo, na estação televisiva Telefuturo. Iturbe deu então nas vistas ao protagonizar dança bem sensual, muito bem acompanhado.

«Não sei se dancei bem ou mal, mas diverti-me muito, não parei de rir», afirmou Iturbe, citado pelo site do jornal «Diario Popular», do Paraguai.

A referida fonte escreve que o jogador moveu o corpo como joga dentro do campo, num claro elogio às qualidades futebolísticas de Iturbe. Porém, o final da dança poderia ter corrido melhor, conforme assumiu Iturbe: «No final deixei cair a bailarina, mas já tinha acabado a emissão. Foi sem querer.»

Quem não se mostrou incomodada foi a noiva do jogador, Fiorella López: «Ri-me muito. Não é por uma dança que foi ficar com ciúmes.»

IMAGENS RELACIONADAS


iturbedanca2.jpg
iturbedanca3.jpg
 
stefanovic2.jpg

Presidente do Santa Clara confirma negócio Stefanovic

O presidente do Santa Clara, Mário Batista, confirma a transferência de Stefanovic para o FC Porto.

«É um bom negócio. Estamos a trabalhar com o FC Porto, no seguimento de uma parceria feita no passado com o mesmo clube, e chegámos a um entendimento», realçou o dirigente na sede da Liga.

Mário Batista elogia a atenção dos dragões. «É uma grande revelação, um excelente guarda-redes, dos melhores da II Liga. O ingresso numa equipa da dimensão do FC Porto indica que é uma grande mais-valia. E vai ser também uma mais-valia para o futuro», prossegue o presidente dos açorianos.

O FC Porto foi o único clube que contactou oficialmente o Santa Clara, embora o dirigente tenha ouvido rumores sobre o interesse de outras equipas, nomeadamente o SC Braga e o Gil Vicente.

Mário Batista disse ainda que «o negócio, provavelmente, só envolve jogadores» e não qualquer verba compensatória para o clube.
 
luizadriano2.jpg

Luiz Adriano é o alvo para render a Hulk


Face à mais que certa saída de Hulk, os responsáveis do FC Porto têm já o alvo definido para fazer a vez do «Incrível». Trata-se de Luiz Adriano, que milita no Shakhtar Donetsk e estará avaliado em cerca de seis milhões de euros.

As últimas informações recolhidas por A BOLA dão conta de avanços seguríssimos num processo negocial entre os dois clubes já em marcha acelerada, não se estranhando que o mesmo fique concretizado nas próximas horas.

Luiz Adriano foi formado numa escola de eleição do outro lado do Atlântico - o Internacional de Porto Alegre goza de prestígio mundial, pela impressionante cadência de craques que vai dando a conhecer ao planeta-futebol, como Alexandre Pato, seu parceiro de aventuras e desafios desde os juniores até à estreia como profissionais e à conquista épica da Taça Intercontinental, em 2006, frente ao Barcelona onde jogavam o ídolo Ronaldinho Gaúcho, mais Deco, Iniesta, Puyol...

Mudou-se para a Ucrânia com apenas 20 anos, levando então o Shakhtar Donetsk a pagar três milhões de euros pela sua contratação, logo após se ter sagrado campeão do Mundo em sub-20.

O sentido de baliza, os golos (na última época marcou 15 e só foi superado pelo companheiro de equipa Seleznyov), os arranques explosivos, a técnica apurada, o rigor estratégico por ele exibidos, mais a forma desassombrada como também se transforma em ponta-de-lança (sim, porque joga preferencialmente como segundo avançado ou falso ponta-de-lança) cativaram desde então a atenção de vários emblemas europeus, italianos e espanhóis à cabeça. No entanto, os responsáveis ucranianos vetaram sempre a transferência, nas últimas épocas, exibindo a cláusula de rescisão de 40 milhões como fator dissuasor. A diferença, agora, está na pressão alegadamente imposta por Luiz Adriano. O jogador diz estar farto do futebol ucraniano e a hipótese de se transferir para o FC Porto agrada-lhe sobremaneira.

B.I.
Nome: Luiz Adriano
Data de nascimento: 12 de abril de 1987 (25 anos)
Naturalidade: Porto Alegre (Brasil)
Peso: 76 quilos
Altura: 1,82 metros
Posição: Avançado
Percurso: Internacional Porto Alegre e Shakhtar Donestk (desde março de 2007)
 
hulk16.jpg

Hulk com via livre para o Chelsea



As negociações entre Chelsea e FC Porto relativas à transferência de Hulk podem conhecer importantes desenvolvimentos depois do avançado ter fechado a digressão que realizou com a seleção do Brasil.

Hulk participou nos quatro jogos da equipa canarinha e conquistou por fim visibilidade e reconhecimento na seleção do seu país, capturando essa relevância sobretudo face aos três golos (dois à Dinamarca, um à Argentina, ontem à noite) anotados.

O avançado portista, que jogou 83 minutos em New Jersey (Estados Unidos) frente ao superior rival dos brasileiros, terá também convencido os responsáveis do emblema de Stamford Bridge relativamente ao seu real valor.

É verdade que o Brasil seria derrotado pela Argentina (3-4), mas com a exposição conquistada, sobretudo no superjogo de ontem, Hulk terá levado por fim o campeão europeu a concluir que valerá a pena o alto investimento no avançado.

Depois de ter sido o melhor jogador do campeonato português, Hulk confirmou na montra brasileira que a preponderância assegurada no dragão teve o seguimento lógico e esperado.
 
Jacksonmartinez1.jpg

«Tenho de aproveitar esta oportunidade» - Jackson Martínez



Jackson Martínez já fala abertamente e sem qualquer tipo de subterfúgio sobre a sua transferência para o FC Porto. O avançado colombiano não disfarça a ansiedade por jogar de dragão ao peito.

«Sinto-me muito bem, estou feliz e tranquilo. Sempre tive a ambição de sair, limitei-me a esperar pela minha oportunidade e, agora, tenho de aproveitá-la», diz o avançado colombiano, citado pelo site mexicano oem.com.

Para trás ficaram meses de indefinição e de algumas notícias contraditórias relativamente ao seu ingresso no FC Porto.

«Até determinada altura tudo o que sabia era através de vocês [Imprensa], mas agora as coisas são diferentes», explica Jackson Martínez, que, por ora, diz estar «focado» na seleção da Colômbia.

«Depois, sim, começarei a pensar na minha transferência para o FC Porto», remata.
 
Belluschi3.jpg

Génova não quer ficar com Belluschi



O futuro de Belluschi não deve passar pelo Génova, clube italiano no qual evoluiu nos últimos cinco meses, a título de empréstimo do FC Porto.

Ligado aos dragões até 2014, o médio argentino foi equacionado para permanecer nos quadros do clube onde alinha o internacional português Miguel Veloso, mas questões financeiras devem inviabilizar essa hipótese.

Segundo a imprensa de Génova, os dirigentes do clube ficaram agradados com o rendimento do jogador, mas consideram que pagar 3,5 milhões de euros é exagerado quando em causa está um jogador que vai completar 29 anos no próximo mês de setembro.

Conforme A BOLA escreveu ontem, Belluschi tem também fechadas as portas para um eventual regresso ao Dragão. O objetivo da SAD portista é vender os seus direitos económicos, ou pelo menos reduzir encargos com ordenados através de novo empréstimo.
 
hulk16.jpg

Chelsea tenta baixar preço de Hulk


Viragem de agulha ou mero jogo de interesses. Decididamente, o Chelsea não tem pretensões de abrir muito os cordões à bolsa para adquirir o passe de Hulk.

O impasse em torno da possível transferência do avançado do FC Porto para a Premier League mantém-se e ontem ganhou um novo capítulo com a imprensa inglesa, designadamente o Daily Mail a noticiar possíveis negociações do campeão europeu em título com o montenegrino Jovetic, da Fiorentina, por um valor na ordem dos 25 milhões de euros, muito menos do que a SAD do FC Porto pretende para libertar a joia da coroa.

Hulk goza atualmente alguns dias de férias no Brasil antes de saber se será chamado para os Jogos Olímpicos de Londres, mas estará naturalmente expectante em saber o que lhe reserva o seu futuro desportivo. Uma coisa é certa: nenhuma equipa do mundo terá nesta altura argumentos financeiros para pagar os 100 milhões de euros que constam da sua cláusula de rescisão, daí que até agosto se possa assistir claramente a um chamado jogo de paciência com o FC Porto a tentar esticar ao máximo a corda na defesa dos seus interesses e o Chelsea, por seu lado, a procurar baixar a fasquia determinada pelos dragões.
 
pintodacosta.jpg

«Esperamos manter o Estádio da Luz como o nosso salão de festas» - Pinto da Costa



Pinto da Costa não disfarça o desejo de ver o FC Porto sagrar-se novamente campeão nacional no reduto do arqui-rival Benfica.

«Com prendas ou sem prendas lá estaremos. Sabemos que o Benfica vai estar fortíssimo, vai ter onze ou doze jogadores novos mas esperamos manter o Estádio da Luz como salão de festas do FC Porto», afirmou o presidente dos azuis-e-brancos, este sábado, à margem da homenagem da autarquia de Espinho a Vítor Pereira.
 
hulk9.jpg

Hulk até pode ficar mas alguém terá de sair


A venda de Hulk resolveria por si só as dificuldades de tesouraria do FC Porto, mas nem por isso se esgota no brasileiro a esperança em realizar proveitos na ordem dos 50 milhões de euros para garantir uma temporada sem sobressaltos em termos financeiros.

Todos os indicadores apontam para a forte possibilidade de o Incrível poder acabar por sair, mas face ao seu reduzido mercado, por ora limitado ao Chelsea e a uns rumores de que o Manchester City estará à espreita de uma oportunidade de negócio, todos os cenários são expectáveis.

Com a certeza de que os dragões não estarão propriamente a desfazerem-se de bens - já que Roman Abramovich aproveita a falta de concorrência para baixar significativamente os valores da transação -, será sempre de admitir também a continuidade de Hulk.

Uma das soluções para contornar a eventual possibilidade de Hulk não sair passa por assegurar outros encaixes que perfaçam as verbas que o Incrível viabilizaria só com a sua transferência.

No lote de alternativas estão Álvaro Pereira, Rolando e Fernando.
 
castro1.jpg

Castro negoceia saída



Com 28 jogos realizados no campeonato espanhol pelo Gijón na temporada passada e uma presença de relevo na equipa asturiana, André Castro aguarda que o FC Porto lhe abra perspetivas para 2012/13. Parecendo claro que tem a porta fechada na equipa principal, o médio também não equaciona a hipótese de encontrar um abrigo no FC Porto B, uma exigência natural face ao peso conquistado na montra espanhola.

Castro é um caso muito peculiar na equipa portista e nas duas últimas temporadas esteve pertíssimo de garantir um lugar de referência. Em 2010/11 chegou mesmo a ser incluído no quadro principal mas as oportunidades foram escassas e aconteceu a cedência ao Gijón no mercado de inverno, clube onde seria preponderante.

Já na última época o cenário de permanência nos dragões voltou a ser encarado, o médio realizou toda a pré-temporada com a equipa e Vítor Pereira elogiou-o durante o estágio na Alemanha, mas em cima do fecho de mercado de verão voltou a seguir para o clube espanhol.
 
hulk12.jpg

PSG volta à carga por Hulk



O Paris Saint-Germain mantém-se na corrida por Hulk. De acordo com os relatos mais recentes oriundos de França, o clube da cidade luz estará disposto a desembolsar 53 milhões de euros para garantir o concurso do avançado do FC Porto.

Segundo noticia o site blogolo, o PSG entrou em contacto com Teodoro Fonseca na passada semana, dando conta ao representante do Incrível de que o interesse continua de pé.

Em cima da mesa estará uma proposta de 53 milhões de euros, montante avultado mas que fica aquém dos 72 milhões que o clube gaulês admitiu pagar num passado recente pelo internacional brasileiro.

O Chelsea tem sido apontado como o destino mais provável para Hulk, havendo todavia em Inglaterra outros candidatos à contratação do avançado. Além do Manchester City, também o Tottenham terá entrado em cena, algo a que não serão alheias as notícias que colocam André Villas Boas a caminho de White Hart Lane, na próxima época.
 
Voltar
Topo