O cantinho do dragão

alvaropereira5.jpg

Álvaro Pereira para resolver antes de 2 de julho



Álvaro Pereira até poderá regressar ao FC Porto, mas muito provavelmente não voltará a ser o mesmo que, em 2009/10 e 2010/11, fez esquecer por completo Aly Cissokho, lateral esquerdo francês que apenas em meia temporada no dragão já parecia insubstituível mas foi logo vendido no final dessa mesma época ao Lyon, por 15 milhões de euros.

A quebra de confiança entre o internacional uruguaio e o clube azul e branco, a propósito de uma transferência abortada para o Chelsea no defeso do ano passado, atingiu tamanha proporção que não deixa agora suficiente espaço de manobra para um retorno pacífico do jogador a 2 de julho, dia do início dos trabalhos no Olival.

O defesa sul-americano levou na altura muito a peito a intransigência da SAD portista em não o deixar sair para o Chelsea de André Villas Boas (no auge da ferida aberta com a transferência do treinador...) e jamais foi o mesmo em toda a época.
 
vitorpereiravillasboas1.jpg

«Vítor Pereira deu passos certos para um sucesso tremendo» - Villas Boas


André Villas Boas, ex-treinador do FC Porto, elogiou esta sexta-feira a última época do FC Porto e o seu sucessor à frente dos azuis e brancos, Vítor Pereira.

«Acho que qualquer treinador que chega ao fim de uma época com uma derrota, que é um feito enorme e depois com uma supertaça e um campeonato na mão, é uma época extremamente satisfatória. O FC Porto foi o melhor ataque e a melhor defesa. Os números falam por si. Os resultados desportivos são o que contam», afirmou o técnico português à margem de uma iniciativa na cidade do Porto onde também esteve Pinto da Costa.

Para Villas Boas os passos dados por Vítor Pereira foram os mais acertados: «O sucesso desportivo foi atingido, por isso, acho que, dentro das dificuldades que houve na fase inicial e na Liga dos Campeões num grupo difícil, o Vítor foi dando passo certos com o seu grupo e no final traduziu-se num sucesso tremendo para o clube.»
 
mauro2.jpg

Mauro Caballero vai dar o salto para a Invicta



A partir do momento em que o Benfica tomou a decisão de se afastar de Mauro Caballero, avançado paraguaio de 17 anos apontado como futura estrela, surgiu a suspeita que o FC Porto estaria a marcar posição para resgatar o jovem jogador para o Dragão.

A pista seguida por A BOLA ganhou consistência e agora todas as indicações apontam no sentido de o jogador do Libertad estar, efetivamente, a caminho do Porto.

O clube paraguaio nega, por agora, a existência de qualquer proposta concreta para a compra do jogador, mas o assunto vai avançar com clareza nos próximos dias e os dragões vão mesmo marcar posição junto do Libertad depois de, aparentemente, terem convencido o pai e também empresário do jovem avançado paraguaio com uma proposta muito generosa.

«A oferta do FC Porto é muito boa e superior àquela que foi apresentada pelo Benfica», assumiu o pai do avançado. Mauro Caballero, antigo jogador e que deu o seu nome ao filho, avança com outro detalhe interessante a valorizar ainda mais o contacto portista: «Connosco o acordo é quase uma evidência, resta saber o que Libertad pensa acerca do assunto.»
 
hulk3.jpg

Hulk pode falhar Jogos Olímpicos



Hulk, avançado do FC Porto, poderá ficar fora do grupo de três jogadores com mais de 23 anos de idade que vão representar o Brasil nos Jogos Olímpicos, em Londres.

Chelsea e Valência anunciaram, esta terça-feira, nos sites oficiais, as convocatórias do defesa-central David Luiz e do guarda-redes Diego Alves, respetivamente, antecipando assim as escolhas do selecionador Mano Menezes, que tem previsto divulgar a lista oficial a 6 de julho.

Confirmando-se a presença no lote dos eleitos de Thiago Silva, defesa-central do Milan, de 27 anos, Hulk ficará irremediavelmente fora dos 18 jogadores que vão representar a seleção olímpica do Brasil, na capital inglesa.

De acordo com a Imprensa brasileira, Marcelo, do Real Madrid, e Diego Alves, do Barcelona, eram os principais candidatos a integrar as escolhas de Mano Menezes, a par de Thiago Silva. O incrível surgia num segundo lote de opções.

CBF não confirma

Entretanto, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) esclareceu, em comunicado, ter remetido aos clubes, esta segunda-feira, a lista dos 35 jogadores pré-convocados para os Jogos Olímpicos, que havia sido antecipada pela Imprensa no passado dia 7 de junho.

«Desde então não houve nenhum facto novo», lê-se na nota.

Chelsea e Valência, porém, congratularam-se com as chamadas de David Luiz e Diego Alves, confirmando a presença dos dois jogadores no estágio da seleção olímpica brasileira, a partir do dia 9 de julho.
 
joaomoutinho1.jpg

United e Liverpool também seguem Moutinho



Segundo a imprensa inglesa, em particular o Daily Mail, aumenta o lote de perseguidores a João Moutinho. Além do Chelsea (uma paixão antiga) e do Tottenham (seria a grande aposta de Villas Boas, se o técnico chegasse mesmo a acordo com os Spurs, para substituir Modric), também o Machester United e o Liverpool entraram na corrida pelo médio.

O Europeu realizado por Moutinho, em que foi sempre um dos jogadores lusos em maior destaque, aguçou o apetite de vários tubarões da Europa, que tem mercado particularmente favorável em Inglaterra.

Ainda recentemente o presidente dos Dragões, Pinto da Costa, elogiou as exibições de Moutinho, considerando o melhor da armada de Paulo Bento, garantindo igualmente que ainda não existem propostas oficiais pelo médio.
 
fernando1.jpg

Fernando, Maicon e Kléber já regressaram ao Porto



Terminadas as férias, os jogadores dos dragões começam a regressar à cidade do Porto. Fernando foi um dos primeiros atletas estrangeiros a chegar ao aeroporto Francisco Sá Carneiro, pouco depois das 10 horas da manhã, num voo proveniente de São Paulo.

Antes do brasileiro já tinham chegado à Invicta alguns dos seus companheiros de equipa, como Maicon, Addy e Kléber. O médio Soares, que na temporada passada esteve cedido ao Huelva, de Espanha, e ao Arouca, e o extremo Kelvin, que brilhou ao serviço do Rio Ave, chegaram pouco depois. Também o médio nigeriano Mikel, que fez parte dos escalões de formação dos azuis-e-brancos já aterrou, pouco antes do meio-dia, ele que deverá fazer parte da equipa B.

Os dragões começam assim a reunir as tropas para o início oficial dos trabalhos de pré-temporada, que arranca amanhã, no Olival.
 
lucho6.jpg

Lucho, Iturbe e Otamendi também já estão de volta


O defesa Otamendi e os médios Lucho Gonzalez e o Juan Iturbe chegaram ao Porto, via Madrid, este domingo.

Os três jogadores estarão na segunda-feira à disposição do treinador Vítor Pereira no arranque para a próxima temporada.
 
Jacksonmartinez1.jpg

Jackson Martinez confirmado por quatro anos e 8,8 milhões de euros



O FC Porto confirmou hoje a contratação de Jackson Martinez, avançado colombiano que assinou um contrato válido por quatro temporadas.

O jogador de 25 anos, que esteve as últimas três temporadas ao serviço dos mexicanos do Jaguares, custou onze milhões de dólares (8,8 milhões de euros) ao FC Porto, que fixou a cláusula de rescisão nos 40 milhões de euros.

A transferência do internacional colombiano fica dependente da realização dos testes médicos.
 
treino.JPG

Partida para estágio com 24 jogadores



A comitiva do FC Porto viaja amanhã para Prangins, na Suíça, com um total de 24 jogadores para iniciar o estágio de pré-temporada. A partida para a Suíça está marcada para 9.30 horas desta segunda-feira, o estágio prolonga-se até dia 15 de julho.

Entre os jogadores disponíveis para Vítor Pereira estão Fabiano, James e Mangala, que só agora se juntaram ao plantel.

Lista completa de jogadores: Bracali, Fabiano, Helton e Kadú; Addy, David, Maicon, Mangala, Otamendi, Emídio Rafael e Sereno; Castro, Defour, Fernando, Lucho, Mikel Agu e Pedro Moreira; Christian Atsu, Djalma, Iturbe, James, Janko, Kelvin e Kleber.
 
moutinho15.jpg

Moutinho esperado esta semana em Londres



Notícias provenientes de Inglaterra dão conta de que João Moutinho é aguardado esta semana em Londres, para discutir com responsáveis do Tottenham a transferência para White Hart Lane.

De acordo com o site caughtoffside, o clube londrino quer fechar com a máxima celeridade a contratação do médio do FC Porto, antecipando-se à concorrência feroz do Manchester United.

Consciente de que será praticamente impossível manter Luka Modric no plantel – o médio croata deve mudar-se para o Real Madrid, de José Mourinho –, André Villas Boas está decidido a não deixar fugir o antigo pupilo para Old Trafford.

O encaixe financeiro resultante da transferência de Modric para o campeão espanhol dará o desafogo financeiro necessário para a contratação de João Moutinho, que está vinculado ao FC Porto até 2015, com cláusula de rescisão de 40 milhões de euros.

A chegada de Luís Martins a White Hart Lane, para integrar a equipa técnica de André Villas Boas, poderá servir igualmente de argumento para convencer o médio português a assinar pelos spurs.

João Moutinho, recorde-se, foi orientado pelo treinador nas equipas de juvenis e juniores do Sporting.
 
helton6.jpg

«Aqui não há a mentalidade dos favoritos» - Helton



Helton foi o primeiro elemento da equipa portista a pronunciar-se na Suíça. O guarda-redes dos campeões nacionais estabeleceu os objectivos para a época que agora se inicia. «Temos a oportunidade de revalidar o título. Temos de manter esse pensamento», disse o nº1 dos «Dragões».

Confrontado com a possibilidade de o FC Porto partir como favorito na corrida pelo campeonato, Helton recordou que era necessário «manter a humildade» pois «todos jogam com o mesmo objectivo». Segundo o brasileiro, no Dragão «não há a mentalidade dos favoritos».

Helton e a restante comitiva do FC Porto iniciaram hoje o estágio de preparação em Prangins, que se prolongará até ao próximo domingo.
 
helton5.JPG

«Só me falta vencer a Liga dos Campeões» - Helton



O guarda-redes do FC Porto confessou na tarde desta segunda-feira que os «dragões» vão trabalhar para tentar brilhar na Liga dos Campeões.

Recordando que lhe falta a Champions no currículo, o guardião brasileiro admitiu que vencer a prova milionária no Dragão «não é fácil». «Mas também não é impossível!», vaticinou de imediato.

Já em estágio na Suíça, o nº1 dos campeões nacionais afirmou não se «sentir titular absoluto» e que Fabiano «não é um concorrente, mas uma mais-valia».

Palavra também para o mais recente reforço azul e branco. «Se foi contratado pelo FC Porto é porque vai ajudar bastante a equipa. É muito bem-vindo!», referiu Helton em relação ao colombiano Jackson Martínez, avançado contratado pelos portistas aos Jaguares de Chiapas.
 
mangala6.jpg

«Sou um jogador mais forte» - Mangala



À entrada para a segunda época de dragão ao peito, Mangala diz ser agora «um jogador mais forte» e capaz de lutar por um lugar no onze de Vítor Pereira.

«É importante trabalhar bem e aproveitar o tempo de estágio. Conseguir ser titular depende de muitas coisas, em especial da forma como trabalhar. É fundamental treinar-me bem e corresponder ao que esperam de mim nos jogos. O meu objetivo é ser titular, mas consegui-lo depende da conjugação de vários fatores. O treinador tem-me pedido para trabalhar o primeiro passe», contou o central francês, esta terça-feira, antes do segundo treino do plantel portista no estágio em Prangins, Suíça.

«Hoje sou um jogador mais forte, porque ganhei muito com a possibilidade de jogar com grandes jogadores», realçou.


O objetivo do dragão para a nova época, frisou, está bem definido: «Fazer um bom campeonato e reconquistar o título».

Mangala aplaude a contratação de Jackson Martínez - «o James diz que é um bom jogador, com boa mentalidade e espero que nos possa ajudar bastante», desejou – e não esconde o sonho de representar a seleção principal de França, agora orientada por Didier Deschamps.

«É natural que qualquer jogador sonhe chegar à seleção principal do seu país, mas, neste momento, estou especialmente focado em dar-me bem no FC Porto», vincou.
 
janko2.jpg

Janko continua sem treinar na Suíça


Marc Janko voltou a não marcar presença no treino desta manhã do FC Porto, em Prangins, na Suíça.

O avançado austríaco já ontem havia treinado com limitações, sendo provável que não defronte amanhã o Servette, no primeiro encontro particular no estágio da Suíça.

Depois do apronto matinal, o plantel dos «dragões» volta a treinar esta tarde, pelas 17.00.
 
moutinhoap1.jpg

CSKA entra em cena por Moutinho


Há um novo clube interessado em João Moutinho. De acordo com a Imprensa russa, o CSKA Moscovo prepara-se para apresentar ao FC Porto uma proposta formal para a contratação do médio internacional português.

De acordo com o jornal eletrónico Lifesport, os dragões só aceitarão negociar o jogador por uma verba superior a 18 milhões de euros, montante que, diz a mesma fonte, o CSKA não estará disposto a pagar.

O bom desempenho no Euro-2012 continua a fazer aumentar o número de pretendentes à contratação de João Moutinho, que já viu o seu nome associado a alguns dos principais emblemas da Premier League, casos de Manchester United, Liverpool e Tottenham.

O médio, recorde-se, está vinculado ao FC Porto até 2015, com uma cláusula de rescisão de 40 milhões de euros.
 
Belluschi3.jpg

Marselha reacende interesse em Belluschi


De saída do Génova, o médio Fernando Belluschi, dos quadros do FC Porto, volta a ser apontado como potencial reforço do Marselha.

O interesse do clube francês no argentino remonta ao último mercado de inverno, altura em que o jogador acabou por rumar ao campeonato italiano, cedido pelos dragões, mas parece ganhar agora nova força, segundo relatos da Imprensa italiana.

O Marselha, porém, não está sozinho na corrida a Belluschi, enfrentando a concorrência de Mónaco, Olympiakos (de Leonardo Jardim), Inter Milão e Fiorentina pelo concurso do médio.
 
hulk6.jpg

Hulk não quer perder concentração com especulação em torno do futuro



O internacional brasileiro Hulk, do FC Porto, assegurou que não tem acordo com ninguém e que, nesta altura, apenas está concentrado em ajudar a seleção brasileira nos Jogos Olímpicos.

«Não tenho nada acertado com o Chelsea ou com outro clube. Tenho mais quatro anos de contrato com o FC Porto e estou focado na seleção», afirmou Hulk, em declarações no Lancenet.

O avançado esclareceu que apenas pensa em jogar: «Não conversei com ninguém. Como todos sabem, eu não fico muito por dentro das transferências, porque perco a concentração. Deixo para o meu empresário resolver essas coisas».
 
lucho01.jpg

«Quem ficar fará com que não se notem as saídas» - Lucho



Hulk, James, Moutinho, Rolando ou Álvaro Pereira. Às notícias que colocam vários jogadores do plantel portista junto à porta da saída, responde Lucho González com a convicção de que haverá no grupo azul e branco alternativas à altura.

«São coisas que acontecem todas as épocas. O FC Porto tem bons jogadores e quase sempre sai alguém, seja um, dois ou três jogadores, e quem fica consegue fazer com que não se notem essas saídas. Acho que estamos preparados, mas obviamente preferimos que fiquem connosco, seria muito melhor. Também sabemos que o clube tem necessidades e que no futebol de hoje em dia é preciso vender. Nós, jogadores, só temos de estar preparados para que não se note a ausência de ninguém», argumenta el comandante.

Quanto a Jackson Martínez, Lucho só encontra elogios para falar sobre o avançado colombiano.

«Estamos a tentar que o Jackson se sinta muito bem recebido e que se adapte o mais rápido possível ao grupo. Ele já provou que é um excelente jogador mas acho que não devemos colocar-lhe muita pressão, há que deixá-lo jogar e fazer com que se sinta o mais cómodo possível. Se é o avançado que fazia falta? Vamos a ver quando começar a jogar», sugere.
 
vitorpereira37.jpg

Evian é segundo teste do bicampeão


O FC Porto defronta, este sábado, às 18.15 horas, os franceses do Evian, naquele que será o segundo particular no estágio da Suíça de preparação para a nova temporada.

Depois da vitória frente ao Servette, por 2-0, com o avançado Kléber a bisar, o treinador Vitória Pereira terá frente ao Evian mais uma oportunidade de testar os jogadores e melhorar o ritmo competitivo da equipa.
 
vitorpereira1.jpg

Vítor Pereira faz balanço positivo do estágio na Suíça


Uma semana em terras suíças, dois jogos, outras tantas vitórias, sem golos sofridos. O treinador do FC Porto deu-se por satisfeito após a partida diante do Evian (1-0).

«Foi um teste sério, difícil, diante uma equipa boa, com qualidade, mas mais uma vez, mesmo com algum cansaço, fizemos um bom jogo e estou satisfeito com o comportamento dos jogadores», disse Vítor Pereira, fazendo de imediato o balanço do estágio de uma semana em terras suíças:

«Somámos duas vitórias, sem golos sofridos e já há algum trabalho que se vai notando em certos pormenores.»

O treinador dos azuis-e-brancos, muito saudado pelos adeptos, destacou o facto de mesmo apresentando algumas adaptações (Djalma, por exemplo, atuou a lateral direito e Mangala à esquerda) a equipa ter sido consistente e ter vencido o nono classificado da última Liga francesa.
 
Voltar
Topo