O cantinho do dragão

dragao8.jpg

Assinado protoloco com Academia de Futebol Angolana

O FC Porto e a Academia de Futebol de Angola (AFA) assinaram esta sexta-feira um protocolo de colaboração, parceria e troca de conhecimento.

A AFA, prestigiada academia, tem como patrono o presidente angolano José Eduardo dos Santos.

O protocolo foi assinado por Pinto da Costa, Antero Henrique, CEO portista, José Luís Garrido, diretor-geral da AFA, António Matias, conselheiro jurídico da AFA, Domingos Inguila, conselheiro desportivo da AFA, e Agostinho Rocha, presidente da Casa do FC Porto de Luanda
 
jackson37.jpg

«Se estivéssemos a ganhar, ninguém questionava a rotatividade» - Jackson Martínez

O colombiano Jackson Martínez foi o jogador escolhido para fazer a antevisão do jogo de amanhã, com o Ath. Bilbao, no Estádio do Dragão, da terceira jornada da Liga dos Campeões.

Questionado sobre as dificuldades que os bascos poderão colocar, o avançado garantiu que «o FC Porto não vai facilitar, porque vai defrontar uma grande equipa».

«O Ath. Bilbao merece todo o nosso respeito e não os podemos subestimar. Vai ser difícil mas estamos preparados», juntou Jackson Martínez, que considerou a rotatividade no plantel uma falsa questão. E explicou porquê.

«Se estivéssemos a ganhar, ninguém questionava a rotatividade que o treinador está a fazer. Neste clube todos os jogadores estão preparados para serem titulares, infelizmente os resultados não estão a ser os desejados», completou.

Confrontado com a eliminação da Taça de Portugal, o internacional colombiano garante que já faz parte do passado.

«A derrota com o Sporting foi muito dolorosa mas já nada podemos fazer para alterar o resultado. Esperamos retomar o trilho das vitórias com o Ath. Bilbao, até porque queremos dar sequência aos dois bons resultados que conseguimos nas duas jornadas iniciais da Champions.
 
daniloalexsandro.jpg

SAD quer renovar com Danilo e Alex Sandro

A SAD do FC Porto já iniciou diligências tendentes à renovação dos contratos de Danilo e Alex Sandro, avança A BOLA na edição deste sábado.

Os dois laterais brasileiros, cujo vínculo com os azuis e brancos termina em 2016, estão a suscitar interesse além-fronteiras, razão pela qual a administração portista pretende acautelar o futuro prolongando a ligação aos atletas.

Danilo e Alex Sandro têm em comum uma cláusula de rescisão de €50 milhões.
 
pinto.jpg
[size=1.45em]A festa dos Dragões de Ouro [/size]
O Dragão Caixa voltou a receber na noite desta segunda-feira a grande gala do FC Porto, com a entrega dos prémios aos atletas, dirigentes e personalidades que mais se destacaram ao longo do último ano ao serviço do clube.

No total foram atribuídos 20 Dragões de Ouro, naquela que é considerada a noite da grande festa no reino do Dragão.
 
[img alt=Brahimi (foto ASF) width=554]http://www.abola.pt/img/fotos/porto/2015/brahimi13.jpg[/img] Brahimi associado ao Nápoles
Jackson Martínez foi o principal alvo do Nápoles no FC Porto, mas o clube italiano está agora a virar atenções para outro dragão: Yacine Brahimi.

Segundo relatos na imprensa italiana, o emblema napolitano poderá fazer em breve uma abordagem para saber de uma possível transferência do médio argelino em janeiro.

Brahimi, recorde-se, foi contratado no último verão ao Granada por 6,5 milhões de euros. O internacional argelino ficou com uma cláusula de rescisão de 50 milhões de euros.
 
[img alt=Fernando Gomes, vice presidente do FC Porto (foto ASF) width=554]http://www.abola.pt/img/fotos/porto/2014/fernandogomes.JPG[/img] Contas aprovadas por ampla maioria
A Assembleia-Geral do FC Porto aprovou esta quarta-feira o Relatório e Contas Individuais e o Relatório e Contas Consolidadas do clube.

Segundo o comunicado dos azuis e brancos, os dois relatórios, referentes ao exercício 2013/2014, foram aprovados por ampla maioria, registando apenas um voto contra, na generalidade e na especialidade.

«Os resultados líquidos são negativos (2,355 e 35,361 milhões de euros, respetivamente), devido ao impacto das contas da FC Porto - Futebol, SAD», pode ler-se também no comunicado.

O vice-presidente Fernando Gomes explicou que as contas seriam positivas sem o resultado negativo de 40,701 milhões de euros da SAD. No que toca ao relatório individual, frisou que o EBITDA (cash-flow operacional) é positivo em mais de dois milhões de euros e que o capital próprio atinge os 62,834 milhões de euros.
 
lopetegui28.jpg
Lopetegui repete convocatória para a recepção ao Nacional
Julen Lopetegui, treinador do FC Porto, anunciou a lista de convocados para a receção ao Nacional, no sábado (20.15 horas), partida referente à 9.ª jornada da Liga.

Otávio (trabalho de ginásio e treino condicionado) e Helton (treino integrado condicionado) estão afastados das opções do treinador espanhol, que não promoveu qualquer alteração em relação ao grupo de 18 que na última jornada foi chamado para o encontro com o Arouca – vitória por 5-0.

Eis a lista de convocados:
Guarda-redes: Fabiano e Andrés Fernández;
Defesas: Danilo, Martins Indi, Maicon, Marcano e Alex Sandro;
Médios: Casemiro, Rúben Neves, Óliver, Herrera e Quintero;
Avançados: Quaresma, Brahimi, Tello, Adrián López, Jackson Martínez e Aboubakar.
 
[img alt=Herrera (foto ASF) width=554]http://www.abola.pt/img/fotos/porto/2015/herrerareyes5.jpg[/img] «Reyes sabe que tem de trabalhar» – Herrera
Herrera acredita que o compatriota Diego Reyes, que não tem tido muitas oportunidades, irá trabalhar ainda mais para merecer a confiança do treinador do FC Porto, Julen Lopetegui, e conquistar o seu espaço no onze.

«Diego Reyes está muito tranquilo com o que está a viver. Sabe que tem de trabalhar. O apoio sempre tem sido mútuo. Desde que estamos juntos tem sido dessa maneira», afirmou Herrera, em declarações ao jornal Tiempo Real.

O defesa-central mexicano tem jogado com pouca regularidade e não está inscrito na Liga dos Campeões.
 
[img alt=Danilo (foto ASF) width=554]http://www.abola.pt/img/fotos/porto/2015/danilo13.jpg[/img] «Temos de continuar neste caminho» – Danilo
O defesa Danilo, que marcou ao Nacional, não tem dúvidas que o FC Porto está no trilho certo e que têm de continuar a trabalhar do mesmo modo.

«Temos de continuar neste caminho e com muita serenidade e humildade. Sabendo daquilo que somos capazes o objetivo é estar sempre no topo, trabalhamos para isso e acho que as coisas estão a correr bem», afirmou Danilo.

O lateral brasileiro ficou muito satisfeito por ter recebido o prémio de melhor em campo.

«Este prémio gratifica o empenho e trabalho. Todo o prémio individual é muito importante mas só valoriza o coletivo. É um prémio que ainda mais motivação para trabalhar, mas só com o trabalho do grupo é que consegui conquistar este prémio.»
 
evandro3.jpg
Ricardo Nunes e Evandro completam convocatória para Bilbau
Julen Lopetegui acrescentou o guarda-redes Ricardo Nunes e o médio brasileiro Evandro à lista de convocados para o jogo com o Athletic Bilbao, referente à 4.ª jornada do Grupo H da Liga dos Campeões.

De resto, o treinador dos dragões manteve a aposta nos 18 jogadores que tinha chamado para o jogo do passado sábado, frente ao Nacional (vitória por 2-0).

A comitiva tem viagem prevista para Bilbau pelas 9.20 horas desta terça-feira. Pelas 18.30 horas, no Estádio San Mamés, Lopetegui e um jogador falam à Imprensa, seguindo-se o treino de adaptação ao palco do encontro.

Lista de convocados:

Guarda-redes: Fabiano, Andrés Fernández e Ricardo Nunes;

Defesas: Danilo, Martins Indi, Maicon, Marcano e Alex Sandro;

Médios: Rúben Neves Casemiro, Brahimi, , Herrera, Óliver Torres, Quintero, Tello e Evandro;

Avançados: Quaresma, Jackson Martínez, Adrián López e Aboubakar.
 
[img alt=Josué (foto ASF) width=554]http://www.abola.pt/img/fotos/porto/2014/josue12.jpg[/img] Bursaspor quer Josué em definitivo
Recep Bolukbasi, presidente do Bursaspor, revelou que vai tentar a transferência definitiva de Josué, cedido pelo FC Porto, para o clube o clube turco.

«Gostamos de Josué. Queríamos contratá-lo a título definitivo no início da época mas não chegámos a acordo com o FC Porto. Também tentámos o empréstimo com direito de opção de compra mas também não foi possível. Ainda é cedo mas queremos voltar a tentar e concretizar a transferência em janeiro

Contratado ao Paços de Ferreira em maio de 2013, Josué tem contrato com o FC Porto válido por mais três temporadas.
 
pintodacosta2.jpg
«Que estes anos de trevas nunca mais se repitam» - Pinto da Costa
O presidente do FC Porto falou à revista Dragões sobre a Liga de Clubes, onde espera ver reposta a «legalidade», desejando ao novo presidente Luís Duque «um mandato positivo, de recuperação económica» e no qual os estatutos do órgão possam ser objeto de revisão.

Pinto da Costa aproveitou para deixar um recado aos parceiros: «Oxalá que estes anos de trevas nunca mais se repitam e que sirva de lição a todos os clubes a entrega do poder a uma única pessoa.»
 
[img alt=Brahimi (foto ASF) width=554]http://www.abola.pt/img/fotos/porto/2015/brahimi7.jpg[/img] Deco rendido a Brahimi: «Vai ser uma referência no FC Porto»
Anderson Luís de Sousa, ou simplesmente Deco, como ficará eternizado nos anais do futebol, desdobra-se em elogios a Yacine Brahimi, o novo `mágico` no reino do Dragão.

«É um grande jogador, tem uma capacidade individual fora do comum. Vai tornar-se uma referência do FC Porto muito rapidamente», vaticinou o luso-brasileiro, esta terça-feira, à margem da cerimónia em que participou com Pinto da Costa para entregar as receitas do jogo com o Barcelona, disputado na pré-época, a quatro instituições de solidariedade.

Deco acedeu ainda a comentar a política de rotatividade promovida por Julen Lopetegui no onze dos azuis e brancos.

«Só ele é que está lá dentro para saber o que cada jogador pode render. Quando se ganha ninguém duvida das opções do treinador», notou.

Quanto à luta pelo título: «Não se pode dizer que o FC Porto seja o candidato número um, porque o Benfica é o campeão em título. O Sporting também está na corrida e SC Braga e V. Guimarães estão muito bem. Ainda é cedo».
 
[img alt=Jackson Martínez (foto ASF) width=554]http://www.abola.pt/img/fotos/porto/2015/jacksonbilbau2AP.jpg[/img] Jackson espera propostas no final da época
Em Inglaterra ao serviço da seleção da Colômbia, Jackson Martínez deixou perceber que não está interessado em deixar o FC Porto antes do final da época.

«O meu representante é que trata das negociações, prefiro manter-me longe de tudo. No final da temporada, espero que me apresente propostas», disse o avançado.

Durante o dia de ontem, cha cha cha voltou a ser notícia em Terras de Sua Majestade por conta de uma alegada oferta milionária que o Liverpool estará a preparar para o contratar em janeiro: 30 milhões de libras, ao câmbio atual o equivalente a 38,2 milhões de euros.
 
reyes3.jpg
«Reyes é um Xabi Alonso em potência», diz antigo treinador
Manuel Lapuente, ex-treinador de Diego Reyes no México, sugere que o jogador do FC Porto passe a jogar como trinco no futuro, em vez de defesa-central, a sua posição de raiz.

«Este jovem é um Xabi Alonso, um Sergio Busquets ou um Toni Kroos em potência. Como defesa não tem tanto as qualidades de que gosto, mas no um para um, pelo contrário, tem uma proteção enorme ofensiva, é um tipo que vai ao ataque do adversário com facilidade», considerou em declarações à Fox Sports.
 
danilo8.jpg
«Sinto-me feliz a jogar como lateral» - Danilo
Danilo afirma-se cada vez mais a lateral direito, tanto no FC Porto como na seleção brasileira. O jogador não esconde a satisfação.

«Joguei sempre onde as equipas precisavam, sempre tive essa versatilidade. Hoje, no FC Porto, jogo sempre como lateral e ganhei rotina. Estou habituado e sinto-me feliz a jogar ali», referiu o jogador à Imprensa brasileira.

A cumprir a quarta época no Dragão, Danilo não deixa de notar a sua evolução: «Quando chegamos à Europa somos muito cobrados na parte tática, porque temos duelos individuais e há que estar atento. No início tive alguma dificuldade para me adaptar a esse estilo de jogo, mas com os anos de FC Porto já estou realmente melhor.»
 
[img alt=Pinto da Costa lidera comitiva (foto do site oficial do FC Porto) (foto D.R.) width=554]http://www.abola.pt/img/fotos/porto/2015/pintodacostaDR.jpg[/img] Pinto da Costa lidera comitiva portista em Angola
O presidente do FC Porto, Pinto da Costa, vai liderar uma comitiva dos azuis e brancos que estará em Angola entre quarta-feira e domingo, na sequência de um protocolo assinado pelo clube com a Academia de Futebol de Angola (AFA).

O líder portista, de acordo com o site oficial do FC Porto, «homologar este acordo na presença do patrono da AFA, José Eduardo dos Santos», presidente de Angola. A iniciativa prevê ainda a realização de dois jogos entre as equipas de sub-15 e sub-11 da AFA e dos dragões. Pinto da Costa participará ainda na tomada de posse dos órgãos sociais da Casa do FC Porto de Luanda, capital de Angola.
 
[img alt=Ricardo e Rúben Neves no início da sessão (foto ASF) width=554]http://www.abola.pt/img/fotos/porto/2015/ricardoruben1.jpg[/img] Rúben Neves e Ricardo Pereira reintegrados
O FC Porto voltou a treinar esta manhã no Olival, com nota para os regressos de Rúben Neves e Ricardo Pereira dos sub-21.

De resto, a equipa continua a ter 11 internacionais fora com as seleções, pelo que Julen Lopetegui voltou a chamar «reforços» da equipa B: José António, Tiago Rodrigues, Pité, Pavloski, Fredérik e Roniel, e dos juniores, Fernando.

Amanhã há novo treino às 10.30 horas, com 15 minutos abertos à comunicação social.
 
[img alt=Brahimi (foto ASF) width=554]http://www.abola.pt/img/fotos/porto/2015/brahimi2.jpg[/img] Brahimi não receia o vírus ébola
O médio argelino Brahimi (FC Porto) garantiu que não está preocupado por ir jogar no Mali, onde foram registados casos de ébola.

«Em princípio não corremos riscos, estamos descansados. O médico da seleção deu-nos garantias e isso deixou-nos descansados», afirmou Brahimi.

Na terça-feira estavam 600 pessoas sob vigilância no Mali por causa do vírus em questão.
 
[img alt=Danilo (foto ASF) width=554]http://www.abola.pt/img/fotos/porto/2015/danilo10.jpg[/img] Na máxima força para a Champions

Danilo regressou este sábado ao trabalho com o restante plantel do FC Porto, integrando a preparação dos azuis e brancos para o jogo de terça-feira com o BATE Borisov, na Bielorrússia.

O defesa brasileiro fora poupado por Julen Lopetegui na sessão de sexta-feira, a fim de recuperar do desgaste físico a que tem sido sujeito.

Com a reintegração de Danilo, o treinador basco teve todo o plantel à disposição para preparar a partida da 5.ª jornada do Grupo H da Champions.

Novo treino está marcado para domingo, a partir das 10.30 horas, no Olival.
 
Voltar
Topo