O cantinho do dragão

[img alt=Helton (foto ASF) width=554]http://www.abola.pt/img/fotos/porto/2014/helton5.jpg[/img] Helton reconquista espaço

A memorável exibição de Helton frente ao SC Braga, para a Taça da Liga, fez com que o guarda-redes brasileiro subisse na hierarquia dos guardiões no FC Porto, isto após prolongada ausência por lesão, segundo revela A BOLA.

Helton já conseguiu vencer a concorrência de Andrés Fernandes, que não integrou a convocatória, mas ainda não deverá bater o compatriota Fabiano, que será titular frente ao Marítimo.
 
Jackson
«Jackson pode sair no final da época», diz empresário

Jackson Martínez está seguro no Dragão... pelo menos até ao final da época. O empresário do colombiano diz que a possibilidade de mudar de clube na próxima temporada está em cima da mesa.

«O Jackson está bem no Porto, por isso, em janeiro não vai mudar de equipa. Mas no final da época existe a possibilidade de mudar de Liga», adiantou Henrique Pompeu em declarações à rádio CRC, sustentando que, se se concretizar a ambicionada transferência para Itália, Jackson «estará entre os melhores avançados do Mundo».

O representante do histórico goleador do FC Porto já tinha revelado recentemente o desejo do jogador em mudar-se para o campeonato italiano.
 
danilo4.jpg
Barcelona conta com o peso de Neymar para contratar Danilo
O diário catalão Sport insiste no interesse do Barcelona na contratação de Danilo ao FC Porto. Para tal, o clube «blaugrana» considera que Neymar poderá ser a chave para convencer o lateral brasileiro.

Danilo e Neymar mantêm grande amizade desde que ambos jogaram no Santos, tendo conquistado o campeonato sul-americano de sub-20 em 2011 pela seleção brasileira e ainda alcançado a medalha de prata nos Jogos Olímpicos de 2012.

O avançado ficaria, por isso, encantado por poder reviver com Danilo os bons momentos que viveram juntos tanto no Santos como na seleção brasileira, pelo que poderia ter papel decisivo na transferência.

O Barcelona sabe, contudo, que nunca é fácil negociar com o FC Porto, sendo que o Sport avança que o clube catalão poderia acenar na primeira proposta com 30 milhões de euros mais os direitos totais de Cristian Tello, atualmente emprestado aos dragões.
 
[img alt=Lopetegui prepara regresso à Champions height=423 width=670]http://www.abola.pt/img/fotos/ABOLA2015/PORTO/lopetegui2.jpg[/img] Palestra de Lopetegui no regresso ao trabalho


Poucas horas depois do triunfo frente ao V. Guimarães, o plantel do FC Porto iniciou este sábado, no Olival, a preparação do jogo de quarta-feira com o Basileia, na Suíça, referente à primeira mão dos oitavos de final da Liga dos Campeões.

Os titulares na véspera – com exceção para Fabiano - subiram ao relvado para escutar breve palestra de Julen Lopetegui e fazer corrida à volta do relvado, recolhendo mais cedo aos balneários.

O treinador deteve-se depois alguns minutos à conversa com José Ángel, provável substituto de Alex Sandro – completou série de cinco cartões amarelos frente ao V. Guimarães – no jogo da próxima jornada da Liga com o Boavista, no Estádio do Bessa.

Adrián López é o único jogador do plantel entregue aos cuidados do departamento médico.

Novo treino está agendado para este domingo, a partir das 10.30 horas, no Olival.
 
[img alt=Equipa já está na Suíça height=423 width=670]http://www.abola.pt/img/fotos/ABOLA2015/PORTO/partidabasileia3.jpg[/img] Dia cinzento e de frio na chegada a Basileia


A comitiva do FC Porto já está em Basileia, na Suíça, onde quarta-feira irá encontrar a formação orientada pelo português Paulo Sousa para a primeira mão dos oitavos de final da Liga dos Campeões.

Num dia cinzento e com temperaturas baixas, a rondar os três graus Celsius, os azuis e brancos tinham, à chegada à unidade hoteleira onde vão ficar instalados, cerca de uma dezena de adeptos à espera, tendo distribuído alguns autógrafos e posado para fotografias.

Os jogadores recolheram, depois, aos quartos e fazem, às 19 horas locais (menos uma hora em Lisboa) o treino de adaptação ao St. Jakob Park.

Meia hora antes, o treinador, Julen Lopetegui, e um jogador farão a antevisão ao jogo contra o Basileia.
 
[img alt=Pinto da Costa height=423 width=670]http://www.abola.pt/img/fotos/porto/2014/pintodacosta5.jpg[/img] Pinto da Costa justifica escolha de Lopetegui


O presidente do FC Porto, Pinto da Costa, teceu rasgados elogios ao treinador dos dragões, Julen Lopetegui, explicando o que o levou a optar pelo basco.

«Assentei o meu plano para o FC Porto em quatro pilares: rigor, competência, ambição e paixão. Tendo colaboradores em todos os setores que respeitem estes quatro pilares aumenta a possibilidade de sucesso. Se pensarem bem compreenderão melhor a minha opção pelo treinador Julen Lopetegui», justificou o presidente dos dragões, que foi homenageado esta sexta-feira pela Casa de Espanha em Portugal.
 
Casemiro
«É uma realidade que não temos cinco jogadores» – Lopetegui


O FC Porto não irá contar com Danilo, Alex Sandro, Casemiro, Óliver e Adrián frente ao Boavista, mas o treinador Julen Lopetegui está confiante que aqueles que entrarem vão mostrar o seu valor.

«É uma realidade que não temos cinco jogadores por diferentes circunstâncias, mas também é uma realidade que vamos dar uma resposta e temos plantel para isso. É preciso dar uma resposta e os jogadores que vão aparecer têm de dar um passo à frente a mostrarem a sua personalidade em campo na segunda-feira. Sabemos que será um jogo mais difícil que na quarta-feira», afirmou Lopetegui, em conferência de Imprensa.
 
treino1.jpg
Lopetegui chama Gonçalo Paciência para suprir ausência de Jackson


Substituído devido a lesão na partida com o SC Braga, Jackson não marcou presença no treino desta manhã do plantel do FC Porto, que iniciou a preparação para o jogo com o Basileia, marcado para terça-feira, referente à 2.ª mão dos oitavos de final da Liga dos Campeões.

Confirma-se assim a indisponibilidade do avançado colombiano, que deverá estar obrigado a parar algumas semanas, na sequência da lesão contraída na coxa frente ao SC Braga.

Para suprir a ausência de Jackson, o treinador Julen Lopetegui chamou à sessão de trabalho o jovem Gonçalo Paciência, que voltou assim a trabalhar com a equipa principal.

A sessão ficou ainda marcada pela presença do médio espanhol Oliver, aparentemente já sem limitações da lesão contraída no ombro, enquanto Adrián continua entregue ao departamento médico, voltando, por isso, a estar ausente.
 
[img alt=Jackson Martínez height=423 width=670]http://www.abola.pt/img/fotos/ABOLA2015/PORTO/jackson8.jpg[/img] Jackson Martínez com rotura muscular


O boletim médico do FC Porto, revelado após o treino desta manhã, revela que o avançado Jackson Martínez está a contas com rotura muscular num adutor da coxa esquerda.

Está assim feito o diagnóstico à lesão contraída pelo avançado colombiano no jogo com o SC Braga, implicando paragem nunca inferior a duas semanas, ainda que os dragões não tivessem avançado com qualquer estimativa quanto ao tempo de recuperação.

Também no boletim médico continua a constar o nome do avançado espanhol Adrián López, também devido a rotura muscular.
 
[img alt=Julen Lopetegui height=423 width=670]http://www.abola.pt/img/fotos/ABOLA2015/PORTO/lopetegui11.jpg[/img] Lopetegui reage a acusações de Rui Gomes da Silva: «Se fosse português estaria preocupado»


Julen Lopetegui comentou este sábado as declarações de Rui Gomes da Silva, vice-presidente do Benfica, sobre a diferença de atitude do SC Braga nos jogos com FC Porto e Benfica.

«O treinador do SC Braga disse tudo o que havia a dizer, subscrevo a cem por cento as palavras dele. É curioso que alguém pense que isso pode acontecer. Todos nós somos profissionais, melhores ou piores», afirmou o treinador dos azuis e brancos, em conferência de Imprensa.

«Se fosse português estaria preocupado, porque esse senhor foi ministro», acrescentou Lopetegui.
 
Tello
Tello de regresso ao onze

Depois de ter começado no banco frente ao Arouca, o extremo espanhol Tello, que tem estado em plano de evidência, deverá regressar à titularidade na partida, deste sábado, frente ao Nacional, na Choupana, segundo revela A BOLA.

Com a entrada de Tello, o treinador Julen Lopetegui deverá deixar no banco o internacional português Ricardo Quaresma.
 
[img alt=Lucas Silva height=423 width=670]http://www.abola.pt/img/fotos/ABOLA2015/FOTOSAP/ESPANHA/lucassilva2.jpg[/img] Lucas Silva pode chegar por empréstimo do Real Madrid

O médio brasileiro Lucas Silva, contrato em janeiro pelo Real Madrid ao Cruzeiro, vai ser reforço do FC Porto na próxima temporada.

A revelação foi feita pelo jornalista François Gallardo no programa “El Chiringuito”da estação NEOX: «Lucas Silva vai ser cedido ao FC Porto. Tudo vai decorrer dentro da operação Casemiro.»

Casemiro, cedido pelo Real Madrid no início da época, cresceu muito de dragão ao peito e afirmou-se na equipa orientada por Julen Lopetegui, algo que o Real Madrid pretende ver acontecer também com Lucas Silva.
 
Djalma
«Para regressar tem de haver portas abertas» - Djalma

Emprestado ao Konyaspor, da Turquia, o avançado angolano Djalma assume o desejo de integrar o plantel do FC Porto na próxima temporada.

«Tem corrido bem, tenho jogado com regularidade. A Liga turca é bastante competitiva, estamos na luta para conseguir um lugar europeu», realçou o jogador de 27 anos, em declarações à Renascença.

O futuro, esse, está nas mãos dos responsáveis do FC Porto.

«Faz sempre parte dos meus planos regressar a Portugal, mas é preciso que haja portas para isso. Enquanto tiver contrato tenho de regressar, depois saberei se contam comigo ou não. O meu desejo seria estar no plantel», admitiu.
 
Maicon
Maicon ainda em dúvida e Jackson na fase final da recuperação
Lopetegui ainda não sabe se pode contar com Maicon para o jogo com o Estoril, depois do central ter sofrido uma entorse no tornozelo esquerdo: «Para já não sabemos se Maicon está em condições de jogar. Temos de ver como evolui amanhã e depois disso tomaremos a decisão sobre se pode jogar com o Estoril.»

Em relação a Jackson Martínez, que começou a treinar-se no relvado nesta sexta-feira, o treinador diz que é necessário continuar a avaliar a situação diariamente:

- Está na última fase de recuperação da lesão e temos que esperar ainda mais um pouco.

Confrontado sobre as queixas de Brahimi, que confessou estar fatigado após ter representado a seleção argelina na última semana, o treinador do FC Porto salientou que não há exceções:

«O Brahimi é igual aos outros. Temos de estar alerta à condição de cada um e aproveitar o tempo de recuperação que tenhamos para colocá-los em condição para o jogo seguinte. Mas não é só com Brahimi, é com todos. Não há nenhum jogo com exceções.»
 
[img alt=Rúben Neves marcou primeiro golo da época em jogos oficiais height=423 width=670]http://www.abola.pt/img/fotos/ABOLA2015/PORTO/rubenneves1.jpg[/img] Em Vila do Conde à procura do golo 100

O FC Porto pode atingir este sábado (18 horas), no jogo com o Rio Ave, em Vila do Conde, o centésimo golo da temporada.

A equipa de Julen Lopetegui está a duas finalizações de completar o número redondo em jogos oficiais, escreve A BOLA na edição deste sábado.

Rúben Neves abriu as hostilidades a 15 de agosto, na vitória (2-0) diante do Marítimo, na jornada inaugural da Liga.
 
[img alt=Pinto da Costa entrou para a presidência do FC Porto no dia 17 de abril de 1982 height=423 width=670]http://www.abola.pt/img/fotos/ABOLA2015/PORTO/pintodacosta2.jpg[/img] Pinto da Costa celebra 33 anos na presidência dos dragões

Jorge Nuno Pinto da Costa celebra esta sexta-feira o 33.º aniversário na presidência do FC Porto. Aos 77 anos, o dirigente portista está perto de bater a marca de Santiago Bernabéu, que esteve à frente do Real Madrid durante 35 anos.

Em declarações à Bola Branca , Lourenço Pinto, presidente da Associação de Futebol do Porto, acredita que Pinto da Costa pode mesmo cumprir pelo menos mais um ou dois mandatos à frente dos azuis e brancos.

«A idade não conta. O que conta é a graça que Deus dá a cada homem para que tenha capacidade de durante a sua vida ser bom, saudável e capaz de desempenhar a função com enorme alegria e capacidade. Se continuar a ter a mesma saúde, força e dedicação, teremos presidente para mais um ou dois mandatos», assegurou o responsável.

«Este é um dia que nos enche de felicidade. O passado de Pinto da Costa à frente do FC Porto é recheado de êxitos, vitórias extraordinárias, de desenvolvimento do clube e sobretudo de uma paixão extrema que ele tem pela forma como vive as vitórias do dia-a-dia, bem como a sede de mais vitórias. É seguramente o dirigente com mais títulos de futebol no mundo, com esforço, dedicação e saber», acrescentou.

Relativamente ao triunfo diante do Bayern de Munique, Lourenço Pinto sublinha que foi uma vitória justa. «Há quem queira retirar valor à vitória inquestionável. Eu queria lembrar a quantidade de campeões do mundo que evoluíram no relvado do Dragão. Mas os nossos jogadores de uma forma extraordinária venceram com qualidade e justiça», concluiu o presidente da Associação de Futebol do Porto.
 
[img alt=Pinto da Costa (foto instagram) height=423 width=670]http://www.abola.pt/img/fotos/ABOLA2015/FOTOSDR/pintodacosta1dr.jpg[/img] Pinto da Costa tomou posse pela primeira vez há 33 anos

Foi a 23 de abril de 1982, seis dias após ter sido eleito, que Pinto da Costa tomou posse pela primeira vez como presidente do FC Porto.

Sucedeu então a Américo Sá na liderança dos dragões, tornando-se no 33.º presidente da história do clube. Sob a sua presidência, o FC Porto ganhou tudo o que havia para ganhar, sendo atualmente o presidente mais titulado da história do futebol mundial.
 
foto.aspx
«Temos de fazer um grande jogo»

Lopetegui foi o primeiro treinador a lançar o clássico de amanhã. O técnico espanhol diz que o Benfica-FC Porto «é importantíssimo», mas não quis aceitar a carga decisiva. «Os três pontos são essencias. O único objetivo é fazer um bom jogo e dar uma boa resposta e aproximarmo-nos do título. Temos de fazer um grande jogo», frisou Lopetegui que contornou a questão sobre qual a prioridade portista para o clássico: ganhar ou vencer por mais de dois golos, para anular a vantagem da vitória (2-0) dos encarnados no Dragão. «Estamos preparados e temos de dar uma boa resposta e fazer um grande jogo, frente a um grande rival.»

Lopetegui não quis entrar em grandes pormenores, tão-pouco refugiar-se no pouco tempo para preparar o jogo de amanhã, dado o jogo a meio da semana com o Bayern Munique. «Não adianta falar disso, é o calendário. Temos de nos adaptar à situação.»
 
[img alt=Julen Lopetegui height=423 width=670]http://www.abola.pt/img/fotos/ABOLA2015/PORTO/lopetegui27.jpg[/img] Lopetegui e o clássico: «Minimizámos uma equipa que tinha preparado uma grande festa»

Julen Lopetegui refuta que os jogadores do FC Porto tenham denotado falta de mística no embate com o Benfica, reiterando a superioridade dos azuis e brancos no clássico do Estádio da Luz.

«Fomos à luz com a intenção de conquistar os três pontos, tivemos oportunidades para marcar e minimizámos uma equipa que tinha preparado uma grande festa», argumentou o basco.

«Falta de mística? A mística passa pelo profissionalismo, pelo orgulho, pela responsabilidade e a equipa mostrou isso», realçou.

Quanto à luta pelo título: «Vamos continuar a lutar até ao fim e tentar dar a nossa melhor resposta em cada jogo. As contas deixamos para o fim. Estamos preparados para os jogos que restam com a máxima energia, para conquistar os 12 pontos que faltam».

O Vitória de Setúbal é o senhor que segue no percurso do dragão.

«Não é um adversário fácil, melhorou muito nesta segunda volta. Estamos focados em ultrapassar um adversário difícil e em fazer um bom jogo. As estatísticas não nos preocupam», desvalorizou Lopetegui quando confrontado com o jejum de vitórias dos azuis e brancos nas últimas dez deslocações a sul do rio Tejo.
 
Fabiano
Fabiano fica de fora dos convocados

Depois de ter perdido a titularidade no clássico da semana passada frente ao Benfica, o guarda-redes Fabiano ficou agora de fora da lista de convocados do FC Porto para a deslocação a Setúbal, onde os azuis e brancos vão defrontar este domingo o Vitória local, a partir das 19.15 horas.

O treinador Julen Lopetegui preferiu incluir na convocatória o espanhol Andrés Fernández, que deverá assim ser o suplente do brasileiro Helton.
O extremo espanhol Tello continua de fora devido a lesão, enquanto o brasileiro Danilo é baixo por castigo.
Lista de convocados:

Guarda-redes: Helton e Andrés Fernández;

Defesas: Ricardo, Maicon, Marcano, Martins Indi e Alex Sandro;

Médios: Casemiro, Ruben Neves, Evandro, Herrera, Óliver, Quintero e Brahimi;

Avançados: Quaresma, Hernâni, Jackson Martínez e Aboubakar.
 
Voltar
Topo