O cantinho do dragão

Estreia de Kelvin nos convocados, Fernando de fora

kelvin1.jpg


O FC Porto realizou, esta manhã, um jogo de treino com vista à preparação para o jogo de amanhã, com o Olhanense, e já foram divulgados os convocados para o encontro.
Kelvin é novidade, enquanto Fernando fica de fora.
O médio brasileiro não faz parte da lista de jogadores que ruma a Olhão, devido a lesão muscular que está a ser avaliada pelo departamento médico do clube.
De fora fica também o lesionado Rafa. Opções para Vítor Pereira são Kelvin e Castro.

Lista de Convocados:

Guarda-redes: Helton e Fabiano;
Defesas: Danilo, Maicon, Miguel Lopes, Mangala, Otamendi e Alex Sandro;
Médios: João Moutinho, Kelvin, Defour, Castro e Lucho;
Avançados: Jackson, James, Kleber, Hulk, Varela, Atsu.

Fonte:
 
joaomoutinho1.jpg

João Moutinho embarcou para o Algarve



Numa altura em que se fala da possibilidade de assinar pelo Tottenham, o médio João Moutinho acaba de embarcar junto dos outros 18 jogadores do FC Porto para Faro. O médio surgiu sorridente no Aeroporto Francisco Sá Carneiro e faz mesmo parte da comitiva azul e branca que rumou para Faro num voo privado.

Notadas foram as ausências do presidente Pinto da Costa e do diretor geral Antero Henrique, os dois homens fortes do futebol profissional do FC Porto, que não acompanharam a equipa, sinal de que podem a ser tratados alguns negócios de última hora nos gabinetes do Estádio do Dragão.
 
Bracali vai para o Olhanense
Guarda-redes brasileiro foi cedido pelo FC Porto.

O guarda-redes de 31 anos perdeu espaço no plantel portista na pré-temporada, devido à chegada de Fabiano Freitas, contratado precisamente ao Olhanense, próximo destino de Bracali, emprestado por uma época.

Os Dragões cedem Bracali ao clube de Olhão, orientado por Sérgio Conceicão, e terá de lutar pela titularidade na baliza com Ricardo.
 
sapunaru2.jpg

Sapunaru despede-se do Dragão


O romeno Cristian Sapunaru, que está a caminho do Saragoça, utilizou a conta no “facebook” para se despedir dos adeptos do FC Porto.

«Obrigado a todos e obrigado pelo vosso apoio! Porto vai ficar sempre no meu coração! Força Dragões!», escreveu o lateral-esquerdo que chegou em 2008 ao FC Porto e conquistou dez títulos com a camisola azul e branca.
 
quinonesdr.jpg

Dragões contratam Hector Quinones



No último dia do mercado de transferências, o FC Porto contratou o defesa colombiano Hector Quiñones.

Quiñones, de apenas 20 anos, vem dos colombianos do Junior Barranquilla, depois de experiências na Udinese e Deportivo de Cali.

A transferência já foi confirmada pela Liga de Clubes. Resta saber se Quiñones irá jogar pela equipa principal ou no FC Porto B.
 
fernando.jpg

Fernando não joga hoje no Algarve



Joga Hulk, joga João Moutinho mas... não joga Fernando. O último dia do mercado de transferências não fez qualquer baixa no Dragão mas, ainda assim, Vítor Pereira não poderá contar com um dos elementos fundamentais no meio-campo.

O brasileiro Fernando contraiu uma lesão muscular na coxa direita e ficou de fora da lista dos convocados. Por exclusão de partes, tudo indica que Defour seja chamado ao onze inicial.

Equipa provável do FC Porto:
Hélton, Danilo, Maicon, Otamendi, Alex Sandro; Lucho, Defour, João Moutinho; Hulk, Jackson Martínez, Atsu.
 
moutinho4.jpg

Tottenham teve uma hora extra para fechar João Moutinho


À medida que os dias vão passando, a imprensa inglesa vai dando mais pormenores acerca da contratação falhada de João Moutinho por parte do Tottenham.

Desta feita é o The Telegraph a avançar com a informação de que o Tottenham aceitou as exigências do FC Porto e avançaram com uma proposta formal de 30 milhões de euros pelo médio internacional português.

Ainda assim, como o FC Porto adquiriu Moutinho ao Sporting por 11 milhões de euros, os leões teriam direito a 25 por cento da transferência, enquanto outros 15 por cento iriam para um investidor dos dragões, cujo nome não é revelado.

A transferência, aliás, podia ter sido fechada para lá da meia-noite. Segundo avança o mesmo jornal, o Tottenham garantiu uma hora extra junto da Federação, enviando um fax denominado «deal sheet» pelas 21 horas, alertando para o registo de um novo contrato.
 
FC Porto foi o clube nacional com maior lucro

ng1279063_435x190.JPG


O FC Porto recuperou do prejuízo da época passada e foi o clube da I Liga de futebol que mais lucrou no mercado de transferências desta época, ao registar um saldo positivo superior a 10 milhões de euros (ME).O valor alcançado, após o fecho do mercado de Verão, resulta da diferença entre os 22,15 ME encaixados em vendas e os 11,7 ME gastos em aquisições de novos futebolistas.
Comparativamente com a época passada, o FC Porto consegue recuperar financeiramente a sua balança de transferências, já que em 2011/12 havia registado um prejuízo de quase 15 ME, apesar da milionária transacção de Falcao.
À semelhança da maioria dos clubes nacionais, também o FC Porto optou pela contenção de gastos, ao investir menos 49 ME do que na temporada passada, em que fez o maior investimento da sua história (60,75 ME).
No entanto, a verba recebida com as vendas de atletas também teve um decréscimo acentuado (23,7 ME), passando dos 45,8 ME para os 22,15 ME, ainda que apenas superada pelo encaixe do Benfica (27 ME).
Para o lucro do campeão nacional contribuíram as transferências do colombiano Guarin (11 ME) e do uruguaio Álvaro Pereira (7,5), ambos contratados pelos italianos do Inter de Milão.
No caso do lateral, os nerazzurri gastaram um total de 10 ME, mas os portistas apenas tiveram direito a 75 por cento desse valor, já que os restantes 25 por cento estavam na posse do Cluj, anterior clube do 'Palito'.
Além desta dupla sul-americana, também o austríaco Marc Janko e o argentino Belluschi geraram um encaixe global de 3,65 ME, sendo que, no caso do médio, o FC Porto apenas teve direito a 50 por cento dos 2,5 ME pagos pelo Bursaspor.
Os dragões viram ainda o uruguaio Cristian Rodríguez, o romeno Sapunaru e o internacional português Beto rumarem a outras paragens, a custo zero.
No que diz respeito às entradas, só três jogadores fizeram o FC Porto utilizar o livro de cheques, com maior relevo para o ponta-de-lança colombiano Jackson Martínez, adquirido aos mexicanos do Jaguares por 8,8 ME.
O guarda-redes Fabiano Freitas (ex-Olhanense) custou 1,2 ME, enquanto o também colombiano Héctor Quiñones (ex-Junior Barranquilla), contratado no último dia de mercado, chegou ao Dragão por 1,7 ME.

- SAÍDAS:
Jogador - Clube - Valor (ME)
--------------------------------------------------------
Guarin - Inter Milão (Ita) - 11
Álvaro Pereira - Inter Milão (Ita) - 7,5 (a)
Janko - Trabzonspor (Tur) - 2,4
Belluschi - Bursaspor (Tur) - 1,25 (b)
Sereno - Valladolid (Esp) - Empréstimo
Djalma - Kasimpasa (Tur) - Empréstimo
Rafael Bracalli - Olhanense - Empréstimo
Cristian Rodríguez - Atlético Madrid (Esp) - Livre
Beto - Sporting Braga - Livre
Sapunaru - Saragoça (Esp) - Livre
TOTAL: 22,15 ME.

- ENTRADAS:
Jogador - Clube - Valor (ME)
--------------------------------------------------------
Jackson Martínez - Jaguares (Mex) - 8,8
Hector Quiñones Junior - Barranquilla (Col) - 1,7
Fabiano Freitas - Olhanense - 1,2
TOTAL: 11,7 ME.

a) clube detinha 75 por cento do passe do jogador, sendo os restantes 25 por cento pertença do Cluj, da Roménia.
b) clube detinha 50 por cento do passe do jogador, sendo os restantes 50 por cento pertença do empresário Pini Zahavi.

Fonte:

 
Zenit ainda pondera contratação de Moutinho

joaomoutinho1.jpg


Enquanto os ingleses vão acrescentando alguns pontos à novela que consistiu a transferência falhada de João Moutinho para o Tottenham, insistindo na ideia que tudo se atrasou devido à primeira recusa do jogador e posterior envio de documentos tardio por parte dos dragões, o Zenit continua a avaliar as hipóteses de avançar para a contratação do médio português.
Os valores comentados pelos russos não ultrapassam os 25 milhões de euros, abaixo da última oferta do Tottenham, mas a investida poderá ser real até quinta-feira, dia em que encerra o mercado naquele país. É óbvio que o dinheiro terá sempre peso nas negociações entre os clubes e, depois, com o jogador, mas desportivamente este não é o destino que mais entusiasma João Moutinho.
No entanto, nos próximos dias é possível que aconteça uma abordagem mais séria por parte do Zenit, embora tudo o que se comentou sobre o negócio fracassado por Hulk - os russos disseram que não pagavam mais do que 30 milhões, Pinto da Costa garante que recusou 50 milhões - tenha degradado as relações entre as instituições.

Fonte:
 
Zenit paga 100 milhões por Hulk e Witsel

Clube russo ataca forte no mercado português, enchendo os cofres de Porto e Benfica. Os clubes portugueses perdem dois dos principais jogadores.

tumblr_m9sklgL1Ot1r9bkpwo1_500.jpg

O mercado de transferências fechou na maioria dos países europeus, mas não na Rússia. E o Zenit não esperou pelo último dia para fazer duas contratações que vão ter forte impacto na Liga Zon Sagres deste ano.

contratações do zenit

O clube russo aceitou pagar 60 milhões de euros pelo portista Hulk e 40 milhões pelo benfiquista Witsel.

O empresário do jogador brasileiro revelou que Zenit deverá pagar 60 milhões pelo passe do jogador, sendo que 40 milhões de euros ficarão para o Porto.
 
Investidor “travou” transferência de Moutinho para o Tottenham

joaomoutinho1.jpg


Nas últimas horas da passada sexta-feira, limite para inscrição de jogadores em Portugal e Inglaterra, FC Porto e Tottenham chegaram a assinar um acordo para a transferência de João Moutinho, no entanto, um impedimento de última hora acabou por cancelar a saída do internacional português para o clube Londrino.
Segundo noticia o The Guardian, FC Porto e Tottenham tinham já assinado o acordo para a transferência do médio, operação que iria render 25 milhões de euros aos cofres do Dragão.
João Moutinho teria igualmente acertado os detalhes do contrato com os spurs e a documentação estava pronta para ser enviada para ser enviada para a Liga inglesa.
No entanto, segundo explica a mesma fonte, um último detalhe acabou por travar o negócio.
A Liga inglesa não permite partição de terceiros nos passes dos jogadores e 15 por cento dos direitos económicos do jogador pertencem a um investidor.
Ou seja, para que o negócio pudesse concretizar-se, o FC Porto teria de adquirir a totalidade do passe de João Moutinho.
Fontes ligadas ao Tottenham asseguram ao jornal britânico que, ao adquirir a totalidade dos direitos económicos, o FC Porto teria de subir a parada e exigir um valor superior aos 25 milhões de euros inicialmente negociados, condição que o clube inglês não estava disposto a aceitar.
As partes acabaram por não chegar a acordo antes da meia-noite e o negócio ficou sem efeito.

Fonte:
 
vitorpereira11.jpg

Vítor Pereira defende alterações no fecho do mercado



O treinador do FC Porto, Vítor Pereira, considera pertinente ser analisado, no Fórum de Elite dos treinadores da UEFA, a questão das diferentes datas para o fecho do mercado.

«É preciso saber se vai existir alguma alteração nas datas de fecho do mercado e se ninguém abordar esse tema irei puxar para a conversa», afirmou Vítor Pereira.

O mercado ao fechar em dias diferentes, consoante os campeonatos, faz com que, por exemplo, o FC Porto não possa colmatar a saída de Hulk para o Zenit.
 
FC Porto: Defour confessa ser asmático

defour1.jpg


Ao serviço da Seleção da Bélgica, Defour foi ontem destaque por curiosa revelação à revista Sport/Foot Magazine:
Os testes médicos deste ano revelaram que sou asmático. É uma variante ligeira da doença, mas foi uma surpresa.
Deram-me um vaporizador que devo usar duas vezes ao dia e já respiro melhor.
Antes, após esforço intenso, tinha dificuldades em recuperar o fôlego.
Defour disse mais: «Se estiverem atentos às imagens dos jogos da última época, surjo sempre de boca aberta.
Agora, respiro mais pelo nariz. Quando cheguei ao FC Porto, disseram-me que só utilizava 75 por cento das minhas capacidades e que iriam fazer com que tirasse partido dos outros 25 por cento.
É nisso que temos trabalhado. Faço exercícios de relaxamento para melhorar a respiração.
E constato que isso tem funcionado.»

Fonte:
 
vitorpereira04.jpg

«Hulk estaria mais tranquilo se tivesse a vida definida» - Vítor Pereira


Vítor Pereira pronunciou-se esta quinta-feira, pela primeira vez, sobre a transferência de Hulk para o Zenit, lamentando o ´timing` da saída do avançado do FC Porto.

«O Hulk esteve concentrado, a querer fazer o melhor, mas não consigo dizer se noutras condições teria feito mais. Não estou na sua cabeça», afirmou o técnico dos azuis-e-brancos, à margem do Fórum de Treinadores de Elite da UEFA, que decorre em Nyon, Suíça.

«É um grande profissional, tem qualidade mundial, mas se tivesse a vida definida em tempo justo, de certeza que estaria mais tranquilo para desenvolver o seu jogo», assinalou.

Vítor Pereira voltou a criticar as datas do mercado de verão, advogando que o período de transferências «devia fechar antes das pré-eliminatórias da Liga dos Campeões».

«Só os clubes com muito dinheiro podem tirar benefícios desta situação», apontou, argumentando: «Quem está por fora diz que os jogadores são profissionais e têm de render, mas renderão muito mais se souberem qual será a sua vida».
 
vitorpereira3.jpg

«Os árbitros deviam ter relatórios sobre as equipas que vão apitar» - Vítor Pereira



Vítor Pereira defende que os árbitros, à imagem do que sucede com os treinadores, devem ter acesso aos relatórios sobre as equipas que vão apitar.

«Tenho uma equipa de scouting a trabalhar comigo, que me faz chegar os relatórios dos jogos dos adversários e aos árbitros também deviam chegar sobre as equipas que vão apitar», argumentou o técnico do FC Porto no Fórum de Treinadores de Elite da UEFA, sustentando que tal prática ajudaria «os árbitros a preparar as partidas».

«Como nós estudamos ao pormenor as outras equipas, é importante que os árbitros também tenham acesso a este tipo de relatórios», reforçou.
 
Pinto da Costa sem indícios

ng9D8DA647-4FCB-440C-9133-F2F0E38F5147.jpg


INVESTIGAÇÃO A CRIMES DUROU 6 ANOS
Foi uma sequela do processo Apito Dourado que terminou agora com o final do inquérito a Pinto da Costa por suspeita de crimes fiscais e de branqueamento.
O presidente portista tinha sido constituído arguido em 2008 e várias testemunhas foram chamadas a depor pelo Ministério Público.
Tudo partiu de uma denúncia de Carolina Salgado, a propósito de eventuais crimes praticados pela imobiliária que pertencia a Pinto da Costa, alegadamente usada para branquear o dinheiro de comissões resultantes das transferências de jogadores.
O inquérito foi o último conduzido pela equipa especial do processo Apito Dourado e desde o início Maria José Morgado afirmou que seria longo.
Durou quase seis anos a concluir, tendo sido feitas várias diligências junto de bancos estrangeiros e outras entidades.

Fonte:

 
«Renovação é voto de confiança em Varela», diz empresário

varela11.jpg


Paulo Barbosa considera que a renovação do contrato de Varela com o FC Porto é o reconhecimento do trabalho que o jogador tem desenvolvido no Dragão.
O jogador viu o salário crescer e o vínculo alargado até 2016.
«O jogador sabia que a época passada tinha sido boa.
Este ano tem responsabilidades e a renovação é, sobretudo, é um voto de confiança na qualidade e no trabalho que desenvolveu no FC Porto.
Tem consciência que esta pode ser mais uma época de excelente nível e, tal como as outras, irá manter o mesmo nível exibicional que manteve até agora», disse Paulo Barbosa em declarações à TSF.

Fonte:
 
danilo9.jpg

Danilo treinou sem limitações



A reintegração de Danilo foi a grande novidade do treino da manhã desta sexta-feira do FC Porto, no Olival. O lateral brasileiro esteve ausente das últimas sessões de trabalho dos campeões nacionais devido a uma contusão no joelho esquerdo.

Fernando, Emídio Rafael e Castro continuam entregues ao departamento médico dos dragões, não tendo sido opção para Vítor Pereira.

Os nove internacionais – Moutinho, Varela, Miguel Lopes, Atsu, Defour, Mangala, Jackson, James e Alex Sandro – continuam ao serviço das respetivas seleções, sendo que em relação ao treino de quinta-feira há ainda a registar a ausência do guarda-redes Kadú, que treinou com a equipa sub-19.

O plantel dos bicampeões nacionais folga durante todo o fim-de-semana, regressando ao trabalho na próxima segunda-feira.
 
atsu1.jpg

Atsu renova para fazer de Hulk



Christian Astu Atsu foi uma das sensações da pré-temporada e será um dos favoritos de Vítor Pereira para ocupar o espaço deixado em aberto por Hulk. Como tal, a SAD azul e branca pretende prolongar brevemente o contrato do jogador, prevendo-se ao mesmo tempo que a cláusula de opção seja reforçada.

O extremo ganês tem acordo com os dragões válido até 2014 e está blindado por 10 milhões de euros mas tanto num como noutro caso os números que suportam a carreira do esquerdino começam a ser escassos face à preponderância que tem conquistado esta temporada e ao interesse que tem despertado no mercado internacional.

O jogador ganês já conhece os objetivos do FC Porto e aparentemente tem manifestado vontade num novo acordo, será apenas uma questão de tempo até a empresa que o representa se apresentar na SAD dos dragões para discutir novos números e dar andamento ao negócio.
 
James pronto para afirmação como estrela

james5.jpg


Para muitos é já uma das grandes estrelas do plantel do FC Porto, mas é indesmentível que o estatuto do jovem internacional colombiano esteve até agora ofuscado face à presença de Hulk.
Aos 21 anos, James afirma-se também na seleção da Colômbia, sem dúvida um complemento importantíssimo para o seu crescimento internacional.
José Pekerman, o selecionador, atribuiu-lhe sem receios a camisola número 10 e el bandido já começa a justificar a aposta.

Fonte:
 
Voltar
Topo