O cantinho do dragão

fernando.jpg

Fernando não sai do radar do Inter



O mercado encerrou há menos de duas semanas mas em Itália o médio brasileiro Fernando continua a ser associado ao Inter de Milão.

Além de Paulinho, médio defensivo do Corinthians, o polvo é um jogador que interessa aos nerazzuri, que tentaram negociar os direitos económicos do jogador na mesma altura em que foi tratada a transferência do uruguaio Álvaro Pereira.

Em janeiro, quando forem autorizadas novas inscrições, o Inter pode voltar à carga, sabendo-se que jogadores oriundos do FC Porto, segundo os seus responsáveis já afirmaram publicamente, são garantia de qualidade.
 
castro2.jpg

Castro evolui para treino condicionado


O médio Castro, que esteve a contas com problemas físicos na semana passada, reapareceu esta manhã no relvado, evoluindo para treino condicionado naquele que foi o regresso do plantel do FC Porto ao trabalho.

Desta forma, o departamento médico dos azuis-e-brancos passa agora a ter apenas dois jogadores remetidos exclusivamente a tratamento: Fernando e Emídio Rafael.

Os trabalhos voltaram a decorrer sem João Moutinho, Miguel Lopes e Varela (ao serviço da Seleção Nacional), Mangala (sub-21 de França), James e Jackson (Colômbia), Alex Sandro (Brasil), Defour (Bélgica) e Atsu (Gana). O jovem guarda-redes João Costa, dos sub-17, integrou a sessão.
 
atsu6.jpg

«Não me comparem a Messi» - Atsu



Christian Atsu esteve em destaque na vitória da seleção do Gana sobre o Malawi e a Imprensa do seu país já o coloca no patamar do argentino Leonel Messi, do Barcelona. O jovem avançado do FC Porto esfria os ânimos e lembra que ainda tem muito para aprender.

«Não me comparem com Messi. Podemos ter algumas coisas em comum, mas somos jogadores diferentes. Eu ainda me encontro em fase de aprendizagem», disse em entrevista à rádio Hello FM, frisando que ainda está a «crescer» para «ajudar a seleção e o FC Porto».

«A comparação não me afeta. Estou apenas apostado em construir a minha própria imagem e em ajudar a seleção do Gana e o FC Porto», vincou.
 
joaomoutinho1.jpg

Moutinho elogia Villas Boas



João Moutinho é a última grande atração portista da Imprensa inglesa.

Depois de Hulk ter rumado à Rússia a troco de um camião de euros (10 milhões só de prémio de assinatura com o Zenit e mais oito milhões em salários por cada um dos cinco anos de contrato), ruindo por completo a ilusão de ver o brasileiro no Chelsea ou no Manchester City, sobra no plantel do FC Porto o médio para fazer as delícias de tabloides e não só.

O Tottenham, naturalmente, surge associado à equação mais vezes publicada nos últimos dias. Sem explicar o local onde decorreu a conversa ou se o diálogo foi mantido por telefone, o Daily Mail deu destaque, ontem, a declarações atribuídas a João Moutinho.
 
fernando6.jpg

Fernando corre contra o tempo



Devem ficar clarificadas rapidamente as dúvidas que se colocam em relação à entrada de Fernando no onze para o jogo com o Dinamo Zagreb.

O médio brasileiro está de baixa desde o encontro com o V. Guimarães, realizado a 25 de agosto, e as cautelas do departamento médico do FC Porto no que diz respeito à recuperação do jogador são evidentes, o polvo ainda não recebeu luz verde para se treinar com regularidade, tem realizado apenas tratamento.

A poucos dias do jogo com os croatas, Fernando entra assim numa corrida contra o tempo, não é seguro que jogue em Zagreb mas também não pode colocar-se de lado a hipótese de Vítor Pereira o chamar a jogo.
 
joaomoutinho1.jpg

«Moutinho pouco provável em janeiro», diz Villas Boas



Depois de ter falhado a contratação de João Moutinho, o treinador do Tottenham, André Villas Boas, assegura que não deverá voltar à carga pelo internacional português na reabertura do mercado de transferências, em janeiro.

«É pouco provável que tentemos novamente em janeiro. Em geral, o mercado é muito difícil e muito dispendioso, por isso, é altamente improvável voltar a essa transferência porque, por essa altura, já teremos o Scott Parker disponível», disse o treinador português, em conferência de imprensa, frisando que o Tottenham não dependia da contratação de João Moutinho:

«Estávamos preparados para o caso de não conseguirmos essa contratação. Tentámos contratá-lo no final da janela de transferências mas não conseguimos concluir esse negócio e estávamos preparados para o caso de a transferência falhar.»
 
rolando8.jpg

Rolando também falha Zagreb



Tempos difíceis para Rolando com reflexos também na Liga dos Campeões, o defesa-central perde a primeira jornada da fase de grupos devido a castigo resultante ainda da época passada. Foi frente ao Manchester City, para a Liga Europa, que Rolando se comprometeu para esta nova etapa, ao ver um segundo cartão amarelo e o consequente vermelho que o coloca fora das opções inaugurais da Champions.

O episódio aconteceu aos 76 minutos do jogo com o Manchester City e Rolando foi expulso pelo árbitro alemão Wolfgang Stark já quando o resultado estava em 2-0. Com apenas 10 unidades em campo, o dragão seria depois ferido com mais dois golos e ficava fora das competições europeias. Daí que o castigo de Rolando tenha transitado para o primeiro jogo oficial da temporada seguinte, de acordo com o regulamento disciplinar da UEFA.

É certo que o internacional português, mesmo que habilitado para o primeiro jogo da Champions, apenas jogaria em Zagreb em condições muito excecionais, porque Maicon e Otamendi estão de perda e cal no centro da defesa, mas este rombo impede-o no mínimo de estar no grupo de 18 convocados, que era uma ambição nítida.
 
fernando3.jpg

Fernando e Castro ainda condicionados



O plantel do FC Porto voltou este sábado a treinar no Olival, com vista ao jogo da próxima terça-feira com o Dínamo Zagreb, na Croácia, referente à primeira jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões.

Os médios Fernando e Castro voltaram a cumprir treino condicionado, pelo que o treinador Vítor Pereira chamou Tozé, da equipa B, para os trabalhos com grupo principal.

Emídio Rafael (tratamento) completa o lote de lesionado e Kadú o de ausentes, por se encontrar ao serviço da Seleção Nacional de sub-19.

Para amanhã, domingo, está agendada nova sessão no Olival a partir das 10.30 horas, de novo à porta fechada.
 
portoservette.jpg

Só um lugar em aberto na lista para Zagreb



Quem de 23 jogadores do plantel tira 17 com lugar cativo no lote de primeira escolhas de Vítor Pereira facilmente chega à conclusão que só fica um lugar em aberto, a ser discutido pelos demais efetivos do quadro principal: Castro, Iturbe, Kelvin, Abdoulaye e Quinõnes. Curiosamente, nos três jogos do campeonato até agora realizados, só Castro tirou bilhete, e por uma vez, para viajar em primeira.

Com Rolando castigado, Abdoulaye e Quinõnes, por ora, excedentários, cada um no seu setor, e Castro lesionado, a corrida para a convocatória de Zagreb, a ser conhecida hoje ao final da manhã, após último treino antes da partida dos dragões para a Croácia, estará resumida a Iturbe e Kelvin. Isto partindo do princípio, como tudo indica, que Fernando recupera a tempo de fazer parte da comitiva, pois caso contrário caberiam então os dois na lista do técnico portista.
 
«Temos consciência de que não será fácil» - Alex Sandro

alexsandro6.jpg


O lateral brasileiro Alex Sandro mostra que o FC Porto está consciente que o Dínamo Zagreb poderá causar dificuldades, mas garante que o grupo vai dar tudo pela vitória.
«Todos os adversários da Liga dos Campeões têm qualidade e o Dínamo Zagreb não é diferente.
Temos consciência de que não será fácil e por isso temos de ter bastante cuidado e atenção», afirmou o jogador, citado através da sua assessoria de Imprensa.
O jogador aproveitou ainda para falar daquela que será a sua estreia na competição: «É uma competição importantíssima para o clube e para nós, atletas.
Sabemos que será difícil, mas vamos lutar para conquistar o título.»

Fonte:
 
«Não podemos esperar pelas segundas partes para fazer o resultado»

vitorpereira4.jpg


Vítor Pereira aposta numa entrada a todo o gás do FC Porto frente ao Beira-Mar.
Treinador dos azuis-e-brancos quer repetir «mentalidade forte» de Zagreb e decidir o jogo cedo.
«O Beira-Mar é uma equipa bem organizada, que, com os seus argumentos, vai procurar surpreender com transições rápidas nas nossas perdas de bola.
O nosso jogo vai depender da nossa abordagem mental.
Temos a experiência do ano passado, quando uma abordagem menos concentrada e mais relaxada em alguns lances, em casa, quase hipotecava a possibilidade de conquistarmos o título nacional.
É algo que tem de estar bem claro na cabeça dos jogadores.
Não podemos esperar pelas segundas partes para fazer o resultado.
As segundas partes, normalmente, dão confiança ao adversário e a nós intranquilidade», alerta, avançando a receita para a receção aos aveirenses:
«Abordagem mental forte, no sentido de entrarmos fortes no jogo e fazer golos cedo, para depois podermos jogar ao nosso melhor nível.
É essa a mensagem clara que quero passar à minha equipa, para este jogo».
«No mínimo, o desafio que se coloca é provarmos que temos mentalidade forte para jogar na Liga dos Campeões, como fizemos em Zagreb, como temos mentalidade forte para abordar o Beira-Mar com o mesmo nível de exigência e, se possível, melhorar os comportamentos de Zagreb», aponta.
O triunfo na Champions, sublinha, faz parte do passado.
Agora, diz, há que «virar a página».
«A nossa concentração tem de ser total no jogo com o Beira-Mar, que é importantíssimo para nós», remata Vítor Pereira.

Fonte:
 
«Vítor Pereira quer que me vá adaptando ao modelo de jogo» - Quiñones

quinonesdr.jpg


Contratado na reta final do mercado de transferências ao Junior Barranquilla, Hector Quiñones mostra-se encantado com o FC Porto e dá conta dos planos de Vítor Pereira para uma integração progressiva na equipa principal dos dragões.
«O que o professor me disse é que quer que eu me vá adaptando ao modelo de jogo, em todos os seus esquemas, e ao funcionamento da equipa para, aos poucos, me ir integrando no grupo, ainda que me treine com eles», conta o lateral, de 20 anos, em declarações à rádio Caracol.
«Ontem [quarta-feira] joguei pela equipa B, perdemos [0-1, com o Belenenses] mas são estes jogos que me vão permitir atingir o nível que eu pretendo», refere.
Recrutado no último dia do mercado de transferências, o jovem jogador colombiano está fascinado com «a oportunidade muito grande de poder representar uma equipa grande como o FC Porto».
«Está a correr tudo bem, tenho contado com o apoio e incentivo de dois companheiros [previsivelmente James e Jackson, compatriotas de Quiñones] para uma rápida adaptação ao futebol europeu», explica, recordando os contornos da transferência para o Dragão:
«Soube da oportunidade no último dia do mercado, disseram-me que tinha de viajar e, felizmente, cheguei a tempo de assinar por cinco épocas com o FC Porto».

Fonte:
 
lucho.jpg

Lucho falha receção ao Beira-Mar



Está confirmada a ausência de Lucho González da convocatória do FC Porto para o jogo com o Beira-Mar, marcado para as 20.30 horas de sábado, no Estádio do Dragão, relativo à quarta jornada da Liga.

O médio argentino, recorde-se, deslocou-se à Argentina para participar nas cerimónias fúnebres do pai, falecido na passada terça-feira, dia em que os azuis-e-brancos defrontaram o Dínamo de Zagreb, na Croácia.

Além de el comandante, também Otamendi, totalista no compromisso europeu, saiu da convocatória de Vítor Pereira, não fazendo o boletim clínico qualquer referência ao defesa-central argentino.

Fernando, em treino condicionado, e Rolando, por decisão técnica, continuam fora das opções do treinador. Em sentido inverso, Abdoulaye faz a estreia absoluta nos convocados.

James Rodríguez também integra a lista para o regresso dos dragões à Liga, confirmando o colombiano estar totalmente recuperado do toque sofrido em Zagreb.

Lista de convocados:

Guarda-redes: Helton e Fabiano;

Defesas: Danilo, Maicon, Miguel Lopes, Mangala, Alex Sandro e Abdoulaye;

Médios: Castro, Iturbe, João Moutinho e Defour;

Avançados: Jackson Martínez, James Rodríguez, Kléber, Varela, Atsu e Kelvin.
 
«Gosto muito de Sá Pinto» - Defour

defour1.JPG


Steven Defour, médio belga do FC Porto, acredita que Ricardo Sá Pinto tem valor para inverter a situação periclitante que vive no comando técnico do Sporting.
«Gosto muito dele, é uma boa pessoa.
Acredito que vai dar tudo para alterar a situação», diz Defour, em entrevista à RTP.
O jogador portista guarda na memória a postura apaixonada do treinador leonino no banco do Sporting, durante o encontro da última época com os azuis-e-brancos, no Estádio do Dragão.
«Não me esqueço das reações dele, dos gritos.
Era igual como jogador», aponta o belga.

Fonte:
 
Dragões comemoram 119.º aniversário

celebracoes7.jpg


Completam-se na próxima sexta-feira, dia 28 de setembro, 119 anos desde a fundação do FC Porto em 1983.
O dia será de festa, iniciando-se as cerimónias às 10 horas, com o hastear da bandeira em frente à porta principal do Estádio do Dragão.
Segue-se sessão de homenagem aos atletas, dirigentes e associados já falecidos, terminando as ações solenes com a habitual missa na igreja de St.º António das Antas, às 11 horas.
Os adeptos não serão esquecidos nas comemorações do 119.º aniversário, beneficiando de promoções especiais nos dias 28, 29 e 30, com estampagem nas camisolas gratuita e 119 produtos oficiais com preços mais acessíveis.
O Estádio do Dragão estará aberto para visitas durante o fim de semana, com 119 dos troféus conquistados espalhados ao longo de todo o percurso.
A entrada é livre para crianças com menos de 12 anos.

Fonte:
 
«Tentam atingir-nos fora dos relvados» - Maicon

maiconservette.jpg


O defesa-central do FC Porto assegura que as críticas à arbitragem, bem como as insinuações de que as faixas de campeão podiam já ser encomendadas no Dragão, têm passado ao lado do plantel azul e branco.
«Não falo das arbitragens, não é assunto nosso», começou por dizer Maicon, durante o lançamento do site oficial numa cerimónia que decorreu no Estádio do Dragão.
«Todos os anos tentam pegar connosco de alguma forma mas, dentro do campo, não conseguem praticar um futebol melhor que o nosso. Por isso é que tentam atingir-nos fora dos relvados.
Mas isso não nos vai afetar, aliás, só nos dá vontade de lutar cada vez mais.»
Com o empate do Benfica em Coimbra, o FC Porto isolou-se na liderança do campeonato: «Espero que se mantenha assim por muito tempo, se possível até final do campeonato.
A equipa está mais forte, com qualidade diferente e pratica um futebol mais agradável. Hulk?
Vai estar sempre na nossa memória mas já é passado, temos de o esquecer.»
Por fim, Maicon disse que ficaria «satisfeito e orgulhoso» se o FC Porto mostrasse intenção de prolongar o atual vínculo que se estende até 2017.

Fonte:
 
«Queremos aumentar a vantagem na liderança» - Vítor Pereira

vitorpereira3.jpg


O FC Porto ficou sozinho na liderança, depois de vencer Beira-mar e o Benfica ter cedido empate em Coimbra, diante da Académica.
Vítor Pereira está satisfeito, mas revela a mensagem que transmitiu aos seus jogadores.
«É bom estar na frente, mas queremos aumentar ainda mais a vantagem para os nossos adversários.
É esse o espírito que transmiti à equipa», afirmou Vítor Pereira, no lançamento à partida de sábado diante do Rio Ave, em Vila do Conde.

Fonte:
 
«Espero cumprir o contrato na íntegra» - Fernando

fernando.jpg


Frequentemente apontado como alvo do interesse de vários clubes, o médio brasileiro Fernando garante que não pensa numa eventual transferência, pelo que a intenção será cumprir o seu contrato na íntegra.
«Estou muito feliz no FC Porto, motivado para fazer mais uma grande época.
Tenho mais dois anos de contrato e espero cumpri-los na íntegra», afirmou o médio brasileiro, em entrevista concedida à RTP.
Fernando tem estado arredado da equipa, devido a lesão, mas mostra-se satisfeito com o rendimento demonstrado, deixando elogios ao treinador Vítor Pereira:
«Sempre que se começa um novo trabalho é complicado, mas o treinador tem estado a ganhar experiência e isso nota-se dentro do campo.»
Falando sobre a luta pelo título, Fernando não apontando apenas o Benfica como principal adversário: «Também temos de contar com o Sporting.
Mas temos de nos focar na nossa equipa e ganhar os nossos jogos para podermos revalidar o título.»

Fonte:
 
Pinto da Costa no arranque das celebrações do 119.º aniversário

pintodacosta3.jpg


Vinte cinco dias após ter sido submetido a intervenção cardiovascular, Pinto da Costa reapareceu esta manhã em público no arranque das celebrações do 119.º aniversário do FC Porto.
O líder do clube surgiu acompanhado pela mulher, Fernanda Miranda, para o habitual hastear da bandeira em frente à porta principal do Estádio do Dragão.
A cerimónia contou com várias outras figuras dos dragões, que homenagearam atletas, dirigentes e associados já falecidos, como Pavão, Rui Filipe ou José Maria Pedroto.
Sardoeira Pinto, presidente da Mesa da Assembleia Geral, destacou a demonstração de vitalidade do clube e... a presença Pinto da Costa.

Fonte:
 
fernando6.jpg

Fernando, Lucho e Otamendi de regresso aos convocados



Os regressos de Fernando, Lucho e Otamendi preenchem os destaques da lista de convocados do FC Porto para a partida deste sábado com o Rio Ave.

Em sentido inverso, o treinador Vítor Pereira deixou agora de fora Abdoulaye, Iturbe e Kelvin, isto em relação à convocatória da partida do passado sábado, frente ao Beira-Mar.

O destaque maior vai, claro, para o regresso de Fernando, que está afastado da competição desde 25 de agosto, quando se lesionou diante do V. Guimarães. Lucho e Otamendi só falharam a última jornada, o médio devido à morte do pai, enquanto o defesa foi afastado por opção técnica.

O plantel, de resto, está agora na máxima força, uma vez que Emídio Rafael é o único lesionado, tendo voltado a cumprir esta manhã apenas tratamento.

Lista de convocados:

Guarda-redes: Helton e Fabiano;

Defesas: Danilo, Miguel Lopes, Maicon, Otamendi, Mangala e Alex Sandro;

Médios: Fernando, Castro, Defour, João Moutinho, Lucho e James;

Avançados: Jackson, Kléber, Varela e Atsu.
 
Voltar
Topo