O cantinho do dragão

vitorpereira1.jpg

«Estou satisfeito, mas sei que o futebol faz-se de resultados» - Vítor Pereira





Na recente Gala dos Dragões de Ouro, Vítor Pereira e Pinto da Costa trocaram elogios. O treinador dos portistas não escondeu que quer mais e melhor, mas escusou-se a concretizar os seus objetivos.

«Acredito que podemos fazer coisas muito grandes», disse Vítor Pereira durante a Gala, na qual foi agraciado com o seu primeiro Dragão de Ouro.

Instado agora a concretizar sobre os objetivos, o treinador portista atirou: «Tem a ver comigo próprio. É um desafio pessoal que vai ficar comigo. Sou extremamente ambicioso e competitivo, quero ganhar sempre e raramente fico satisfeito com o que está para trás. Sei reconhecer erros e aprendo com as experiências, porque é a reflexão sobre o erro que nos faz crescer. Sei o que quero para a minha vida e o que disse tem muito a ver comigo.»

Os elogios feitos por Pinto da Costa caíram bem. Vítor Pereira não o esconde, mas vê isso como mais um desafio:

«Interpreto [os elogios de Pinto da Costa] como termos de continuar a ganhar porque esta é uma profissão intensa, de exposição permanente e na qual não se agrada a toda a gente. Se o presidente e a administração optaram por apostar em mim é porque me reconhecem competência para comandar um clube desta dimensão. Estou satisfeito, mas sei que o futebol faz-se de resultados. Poderia ter optado comodamente por ter ido trabalhar para o estrangeiro e continuar com as minhas funções antigas. Estaria mais cómodo sem um desafio tão grande, mas não quero isso para a minha vida, porque preciso de sentir pressão no dia a dia, e em vez de me sentar no sofá decidi aceitar este desafio enorme e ter obrigação de ganhar títulos.»
 
jackson3.jpg

Barcelona atento a Jackson Martínez





Acabado de atravessar o Atlântico para reforçar o FC Porto, Jackson Martínez despertou já a atenção de um gigante do futebol europeu, de seu nome Barcelona.

Diz o site ´Fichajes.net` que o clube catalão está a seguir com particular atenção as exibições do avançado tanto na Liga portuguesa como na Champions, e, mantendo Jackson a veia goleadora evidenciada nos primeiros meses de dragão ao peito, deverá apresentar uma proposta formal à SAD azul-e-branca no final da época.

De acordo com a mesma fonte, é objetivo dos dirigentes blaugrana ganhar terreno à concorrência que, adivinham, mais cedo ou mais vai surgir pelo concurso do internacional colombiano.

Contratado ao Jaguares no último defeso, Jackson Martínez assinou contrato com o FC Porto até junho de 2016, fixando-se a cláusula de rescisão em 40 milhões de euros.
 
fucile.JPG

Santos quer devolver Fucile




Apesar de o contrato de cedência estabelecido com o FC Porto em Janeiro contemplar uma cláusula de compra, o Santos não vai acioná-la e Fucile será devolvido ao dragão em dezembro.

Esta conclusão do clube brasileiro tem uma base numérica simples: o uruguaio realizou apenas 14 jogos desde que a cedência foi acionada no início do ano, manifestamente pouco para as aspirações do Santos.

O motivo principal para esta escassez de presenças prende-se com uma lesão grave sofrida no pé esquerdo em abril e todas as implicações que ela teve na carreira do lateral-direito.

O internacional uruguaio habilitou-se a tratamento conservador mas esta medida não resultou e foi alvo de intervenção cirúrgica em agosto, prevendo-se que apenas esteja disponível para voltar à equipa na fase final do campeonato, prova onde o Santos já não tem grandes aspirações.

Fucile está ligado ao FC Porto até final da temporada 2013/2014, mas em princípio não será recuperado para a equipa principal.

Os dragões estão agora bem servidos de defesas laterais e Danilo já segurou o lugar com mestria.

Uma das possibilidades que se coloca para a carreira de Fucile é o empréstimo a outro clube brasileiro, o São Paulo, mas o uruguaio também está bem referenciado por clubes europeus.
 
rolando8.jpg

Rolando no topo da lista do Fenerbahçe




O defesa-central Rolando está no topo da lista dos alvos dos turcos do Fenerbahçe.

O treinador Aykut Kocaman está preocupado com as debilidades defensivas que a equipa tem demonstrado e que ficaram bem vincadas na derrota, em casa, por 1-3 diante do Antalyaspor, com o Fanatik a dar conta, esta quinta-feira, de que o nome do internacional português encabeça a lista de jogadores a contratar em janeiro pelo clube de Istambul.

O FC Porto verá com muitos bons olhos um negócio que já poderia ter acontecido no defesa, altura que alguns clubes se mostraram interessados em Rolando, tendo então o jogador dito não às propostas que lhe foram apresentadas.

Agora, e com a certeza de que é uma carta fora do baralho — o central apenas foi utilizado em dois jogos oficiais, com o Santa Eulália, para a Taça, no qual foi titular, e com o Estoril, na última ronda da Liga, jogando quatro minutos —, Rolando poderá avalizar a mudança.

Certo é que de acordo com a Imprensa turca, o Fenerbahçe já tem alternativa se jogador portista não aceitar as condições que, tudo indica, lhe vão ser em breve propostas. Serdar Aziz, jogador do Bursaspor, está à espreita.
 
mangala9.jpg

Fulham prepara 4 milhões para comprar Mangala




Mangala, defesa-central do FC Porto, internacional sub-21 gaulês, é um dos alvos prioritários do Fulham para reforçar o eixo defensivo na reabertura de mercado, em janeiro.

O interesse do clube londrino foi notícia em Inglaterra, no Transfer Market Web, dando-se de um primeiro valor para tentar convencer os dragões: 4 milhões de euros.

Recorde-se que o central, que tem contrato até 2017, chegou ao Porto em 2011, juntamente com Defour, com os dragões a desembolsarem cerca de 12,5 milhões de euros pelos dois jogadores do Standart Liège (Bélgica).
 
atsu6.jpg

Atsu candidato a Golden Boy





O avançado portista Christian Atsu ocupa a oitava posição na votação promovida pelo jornal italiano Tuttosport, respeitante à eleição para o melhor Jovem do Ano de 2012.

O jogador ganês continua nos des melhores de uma lista liderada por Ananidze, georgiano do Spartak Moscovo, seguido do egípcio Salah, do Basileia.

O bom desempenho de Atsu no FC Porto e a aparição, em excelente plano, na seleção principal do Gana, empurrou o seu nome para a ribalta do futebol europeu.

Em quase 300 mil votantes, o atacante portista recolheu até agora 2,7 por cento das escolhas, numa eleição com 39 futebolistas considerados promessas cujos resultados serão conhecidos em dezembro.
 
jeanmichelseridr.jpg

L´Equipe diz que dragões ganharam corrida ao Benfica por promessa da Costa do Marfim




O FC Porto terá garantido a contratação de Jean-Michael Seri, médio do ASEC Mimosas que estaria também a ser seguido pelo Benfica.

De acordo com o L´Equipe, os azuis-e-brancos superaram o rival de Lisboa pelo concurso do jovem jogador, de 21 anos, tido como uma das maiores promessas da Costa do Marfim.

Diz o jornal francês que Seri chega ao Dragão em janeiro, tendo à sua espera um contrato de três anos e meio.

Quem é:
Nome: Jean-Michael Seri
Nacionalidade: Costa Marfim
Data de nascimento: 1991/07/19 (21 anos)
Posição Médio
Altura: 165 cm
Peso: 67 kg
 
jackson42.jpg

James e Jackson em risco para a Taça




James Rodriguez e Jackson Martínez, dois dos jogadores mais importantes e em melhor forma neste início de época, na formação azul-e-branca, estão em risco de falhar o encontro da Taça de Portugal, frente ao Nacional da Madeira.

Tudo porque os dois colombianos estão convocados para o jogo da sua seleção frente ao Brasil, que será disputado em Nova Jersey, nos Estados Unidos, apenas três dias antes do embate com os insulares.

James e Jackson poderão estar de regresso a tempo, tecnicamente, mas tendo em conta o desgaste da viagem, do jogo a meio da semana e de não terem trabalhado com a equipa durante a preparação desse encontro, dificilmente poderão ser opção para Vítor Pereira, caso sejam utilizados pelo seu selecionador.

Nessa altura, por outro lado, Alex Sandro já deverá estar de volta ao lote dos disponíveis, ele que falha o jogo de amanha e, provavelmente, o da Liga dosa Campeões com o Dínamo de Kiev, ainda a contas com problemas físicos.
 
james1.jpg

«Já somos líderes e estamos muito confiantes» - James Rodriguez





James Rodrigues foi um dos heróis do jogo de ontem, frente ao Marítimo, apontando dois golos e mostrando que é um dos dragões que atravessa melhor momento de forma, fazendo a sua parte para quem ninguém se lembre da saída de Hulk.

Um momento de felicidade que o Colombiano fez questão de sublinhar na sua página do Facebook, dirigindo-se aos seus fãs e aos adeptos do FC Porto e partilhando os méritos com todo o conjunto, apesar do seu bis.

«Muito felizes!! Conseguimos um grande resultado e o trabalho da equipa foi o mais importante. Agora já somos líderes da Liga e vamos com grande confiança para o jogo da Liga dos Campeões, na próxima semana! Um feliz fim de semana para todos e um abraço com golo!», escreveu.
 
vitorpereira12.jpg

Seis da equipa B integraram treino sem Helton, Maicon, Fernando e Lucho





Vítor Pereira chamou ao treino desta manhã, que deu início à preparação do jogo com o Dínamo Kiev, da 4.ª jornada da Liga dos Campeões, cinco jogadores da equipa B.

Diogo Mateus, Sérgio Oliveira, M`Bola, Victor Luiz, Jean Michael Seri e Della Torre trabalharam com o plantel principal — os titulares com o Marítimo nem subiram ao relvado do Olival —, tal como Caio, guarda-redes da equipa sub-19.

Helton, Maicon, Fernando e Lucho, todos com problemas físicos, são a maior preocupação do treinador do FC Porto.

Os dragões voltam ao trabalho amanhã de manhã, seguindo depois viagem para a capital da Ucrânia
 
fernando3.jpg

Maicon e Fernando param pelo menos um mês





Nuvens negras no horizonte do dragão, Maicon e Fernando perante paragens prolongadas e sob risco elevadíssimo de perderem toda a segunda volta da Liga dos Campeões. A presença de ambos no encontro com o D. Kiev está colocada de parte - como é óbvio -, mas o FC Porto também não pode comprometer-se na recuperação dos dois a tempo de serem escalados para os jogos com D. Zagreb e PSG, este último agendado para daqui a precisamente um mês.

Defesa central e médio sofreram lesões distintas frente ao Marítimo sexta-feira à noite, mas o timing de recuperação será em todo idêntico, a passagem pelo gabinete médico do FC Porto vai ser demorada e difícil, são problemas que obrigam a mil cuidados e com o médio a reclamar atenção mais especial, porque não é a primeira vez que vê o sinal STOP devido a lesão nesta temporada.

Maicon sofreu entorse no tornozelo direito direito com arrancamento ligeiro do astrágalo, enquanto Fernando acusou microrrotura do longo adutor na coxa direita. São definições médicas de alguma complexidade para problemas físicos também delicadíssimos e que podem ter resultado devido ao mau estado do relvado do Estádio do Dragão...

Médio e defesa foram substituídos com intervalo de tempo muito escassos, Fernando abdicou aos 28 minutos e Vítor Pereira lançou Defour para o meio campo, Maicon seria substituído quatro minutos mais tarde por Abdoulaye, que se juntou a Otamendi no centro de defesa.
As alterações não comprometeram a dinâmica portista no jogo com o Marítimo, mas a médio prazo o efeito da perda de dois jogadores com assento na primeira equipa pode ter sérias repercussões.
 
lucho5.jpg

Lucho recupera para ir a Kiev




Fernando, Maicon e Helton já tinham deixado as quatro linhas por lesão quando Lucho começou a dar indicações de que não estava bem fisicamente. Faltavam poucos minutos para o encontro com o Marítimo terminar e o triunfo dos dragões estava mais do que garantido (5-0).

Depois de ter sido assistido pela equipa médica dos portistas admitiu-se que o argentino deixasse o terreno de jogo, mas el comandante rejeitou essa hipótese e mesmo em dificuldade cumpriu até final.

Lucho apresenta uma contusão no joelho esquerdo, uma situação que mereceu os cuidados necessários para que o jogador possa ser convocado e jogue no encontro de depois de amanhã, em Kiev.
 
abdoulaye2.jpg

Abdoulaye não vai esquecer estreia na Champions





Habitual titular da equipa B do FC Porto, Abdoulaye foi chamado ao onze da formação principal num momento importante do clube. O internacional senegalês não sentiu insegurança no passo, pois já havia experimentado o efeito de constar na melhor das listas... embora para a Taça de Portugal.

«Foi uma estreia inesquecível. Não esquecerei nunca mais este dia...», desenvolveu os sentimentos, enquadrando-os num ambiente «fascinante» de Champions League, prova em que também o médio Castro teve a primeira experiência.
O apuramento para os oitavos de final faz, agora, parte do currículo do defensor. Ele que, nesta partida, sentiu que «o mais importante era não sofrer golos», meta que foi alcançada «com inteira justiça», acrescentando um ponto às contas do bicampeão nacional no Grupo A.

No final das declarações prestadas à comunicação social, Abdoulaye guardou espaço para todos os agradecimentos. «Treinadores, companheiros e Direção ficarão para sempre no meu coração. Têm sido todos excelentes comigo», fez questão de vincar o jovem futebolista de 21 anos, que na última temporada esteve na Académica na condição de emprestado.
 
Otamendi.JPG

«Título é obrigação», diz Otamendi





Otamendi faz a capa da edição deste mês da revista Dragões, que faz eco, desta forma, do bom desempenho do central argentino naquela que é a sua terceira temporada ao serviço do campeão nacional, depois de ter sido contratado ao Vélez Sarsfield, onde deu nas vistas e suscitou a cobiça de diversas emblemas europeus.

O FC Porto ganhou a corrida e o casamento, até aos dias de hoje, corre como um verdadeiro conto de fadas. O argentino está feliz pelos títulos que conquistou de dragão ao peito — já são seis, no total — e promete não ficar por aqui, dizendo nesta entrevista a um dos órgãos oficiais do clube que o plantel tem consciência da «obrigação de ganhar o campeonato».

Esta será, sem dúvida, a frase forte de uma revista que chegará às mãos do público nos próximos dias, mas a entrevista promete desvendar um pouco mais sobre a vida deste internacional argentino de 24 anos, que, conforme foi publicitado, recua alguns anos para contar a sua incursão a outra modalidade que faz parte das suas paixões: o boxe.

Otamendi também diz que atravessa o melhor momento desde que chegou a Portugal, destacando, ainda, o perfil «ganhador» do clube, que, na sua perspetiva, «o diferencia» dos restantes concorrentes pelos lugares de hierarquia do futebol português».

A Liga dos Campeões também faz parte das ambições dos jogadores portistas, particularmente de quem está em foco este mês. Otamendi nunca escondeu que chegou ao futebol europeu com vários objetivos, nomeadamente destacar-se no FC Porto de modo a ganhar consistência nas chamadas à seleção nacional argentina.

Conquistar a Champions é, também, o sonho de muitos sul-americanos que cruzam o Atlântico em busca de grandes feitos do ponto de vista individual, bastante valorizados em países como a Argentina. Otamendi, um leão em campo, que dá tudo pela sua camisola, não fugirá à regra dos compatriotas.
 
kelvin2.jpg

Kelvin regressa, Kléber lesionado





O plantel do FC Porto realizou na manhã deste sábado, no Olival, o derradeiro ensaio para a receção à Académica, treino marcado pela ausência de Kléber.

O avançado brasileiro realizou tratamento devido a uma mialgia de esforço, razão pela qual ficou fora das opções de Vítor Pereira para o jogo com os estudantes. Em relação ao último jogo, destaque para saída de Quiño e para o regresso de Kelvin.

Ausentes, também devido a lesão, continuam Maicon, Fernando, Alex Sandro e Emídio Rafael.

Eis a lista de convocados:
Guarda-redes: Helton e Fabiano;
Defesas;: Danilo, Miguel Lopes, Rolando, Mangala, Abdoulaye e Otamendi;
Médios: Lucho, Castro, João Moutinho e Defour;
Avançados: Jackson, James, Varela, Atsu, Iturbe e Kelvin.
 
atsu2.jpg

Atsu já trabalhou no Olival

.

Vítor Pereira ainda não contou esta quinta-feira com a maioria dos internacionais que estiveram ao serviço das respetivas seleções, excetuando Christian Atsu, que reintegrou os trabalhos do plantel portista no dia seguinte a ter jogado pelo Gana diante de Cabo Verde.

João Moutinho, Varela, Abdoulaye, Steven Defour, James e Jackson Martínez voltaram assim a estar ausente, sendo previsto apenas que voltem ao Olival na manhã desta sexta-feira.

Maicon voltou a estar remetido a tratamento, enquanto Alex Sandro, Fernando e Kleber efetuaram treino condicionado. Emídio Rafael continua a seguir programa de treino integrado condicionado.

O plantel voltará então a trabalhar na manhã desta sexta-feira, pelas 10.30 horas, prosseguindo a preparação para o jogo com o Nacional, marcado para sábado, na Madeira (20.15 horas). Antes do treino, João Moutinho vai receber prémio de melhor em campo no encontro com a Académica.

 
james4.jpg

Dificilmente haverá Taça para James e Jackson Martínez


A 4.ª eliminatória da Taça de Portugal coincide com o segundo jogo das equipas da Liga nessa competição. Curiosidade suprema, pode dar-se o caso de James e Jackson, figuras maiores do dragão versão 2012/2013, adiarem a entrada em cena na prova.

Depois de falhar o jogo com o Santa Eulália - Vítor Pereira optou, então, por revolucionar o onze, deixando o mais novo dos colombianos no banco e prescindindo por completo do rei dos golos, que nem convocado foi -, a dupla sul-americana só irá mostrar-se na Choupana numa situação de necessidade extrema, leia-se se o jogo não estiver a correr bem.
Mesmo com o recrudescimento do grau de exigência deste segundo desafio na Taça - comparar o Santa Eulália ao Nacional é querer encontrar semelhanças entre entre uma formiga e um elefante -, a seleção portista está claramente condicionada pelo desgaste acumulado pelos internacionais que cumpriram mais uma comissão de serviço pelos respetivos países.

E com a Champions logo a seguir (na quarta-feira, os portistas recebem o D. Zagreb e querem reforçar a liderança no grupo A), é inevitável a promoção de várias alterações.
Conferido o quadro de utilizações do FC Porto, será impossível estranhar a ausência de Jackson (14 jogos, 1231 minutos, 2.º jogador mais tempo de atividade na campanha portista) ou de James (14 jogos, 1122 minutos, 5.º jogador mais utilizado) no onze a lançar com os insulares.

O regime de poupança que Vítor Pereira previsivelmente aplicará aos colombianos pode ser ainda explicado pelo facto de estes só terem regressado ontem, de madrugada bem alta, à Invicta, após uma viagem transatlântica iniciada no aeroporto de Newark (foi nos Estados Unidos que somaram nova internacionalização, no amigável com o Brasil, concluído com empate a uma bola - James jogou os 90 minutos e fez a assistência para o golo de Cuadrado, enquanto Jackson atuou 85 minutos).

João Moutinho e Varela (Portugal) Defour (Bélgica), Abdoulaye (Senegal) e Atsu também passaram quase toda a semana longe do Dragão (os quatro primeiros só ontem se treinaram, coisa que os colombianos nem isso fizeram...). Terceiro lugar no top dos jogadores mais utilizados do plantel, Moutinho (14 jogos, 1174 minutos) também deve ir para o banco na Choupana.
 
pintodacosta4.jpg

SAD dos Dragões pretende garantir 25 milhões com nova emissão de obrigações



A SAD do FC Porto pretende recolher cerca de 25 milhões de euros com nova emissão de obrigações a dois anos e cinco meses. Cada uma irá custar cinco euros e a subscrição irá decorrer entre o dia 26 de novembro e 18 de dezembro.

Esta iniciativa tem como objetivo «consolidar o passivo num prazo mais alargado, através do refinanciamento, junto dos seus bancos de apoio, de operações que se irão vencer num futuro próximo, nomeadamente o reembolso do empréstimo obrigacionais “FC Porto SAD 2009-2012».
 
mangala3.jpg

Mangala em dúvida para a Champions



O jogo com o Nacional foi agridoce para Mangala. O defesa francês marcou o seu primeiro golo desta temporada, mas foi obrigado a sair aos 81 minutos devido a uma mialgia no adutor da perna esquerda.

Uma lesão que coloca em dúvida a sua utilização para o próximo jogo dos dragões, a receção de quarta-feira ao Dínamo Zagreb, a contar para a 5.ª jornada da fase de grupo da Liga dos Campeões.

Algo para ser conferido quando o plantel portista voltar aos treinos amanhã, segunda-feira, pelas 10.30 horas.
 
roberge.jpg

Nasce uma tentação chamada Roberge



Defesa-central francês está em final de contrato com o Marítimo e interessa aos dragões...

Face às dificuldades que o mercado impõe em tempos de crise generalizada, o FC Porto está particularmente atento a jogadores que podem chegar a custo zero e nesse sentido o defesa central francês Roberge enquadra-se nessa política de recrutamento com a maior naturalidade.

Roberge entrou no último ano de contrato com o Marítimo e essa condição de liberdade a curto prazo coloca-o entre os frutos mais apetecíveis do mercado, com o FC Porto a ganhar posição entre os clubes mais atentos e interessados. A possibilidade de o defesa central francês ser reforço para a época 2013/14 é uma realidade, ainda que Roberge tenha também pretendentes em França e Inglaterra.

Para além do bónus que um jogador em final de contrato sempre oferece, o francês tem desenvolvido uma carreira interessante no futebol nacional, e quando chegou à Madeira em 2010 conquistou facilmente o título de indiscutível na defesa do Marítimo.
 
Voltar
Topo