O cantinho do dragão

vitorpereira1.jpg

«Sorte era aos quatro minutos estar a ganhar 2-0 ao Braga» - Vítor Pereira



Questionado porque não aparece no “ranking” dos treinadores mais bem pagos, Vítor Pereira riu-se e contornou o assunto: «Acredito na competência, não na sorte.»

«Não respondo a essa pergunta, só me dá vontade rir. Olhar para aqueles números [ordenados dos treinadores mais bem pagos] dá-me vontade de rir. Estou feliz no FC Porto, um grande clube, e trabalho para ter os melhores jogadores à minha disposição. O que me motiva é apresentar melhor futebol e isso exige jogadores de qualidade. Se dissesse que o dinheiro não tem importância, estaria a mentir. Mas o dinheiro vem como consequência do trabalho. Acredito no trabalho e na competência, não na sorte, como tenho visto escrito. Sorte era aos quatro minutos estar a ganhar 2-0 ao Braga, mas como não tivemos essa sorte, tivemos de trabalhar até ao fim para ganhar. Acredito que a competência, mais cedo ou mais tarde, me vai levar a algum lado. O dinheiro é importante mas não é o que me faz viver esta profissão com a paixão que vivo», disse em conferência de Imprensa.
 
porto2.jpg

Contas da SAD do FC Porto voltam ao positivo no primeiro trimestre da época




A SAD do FC Porto revelou hoje que apresentou lucro de 12.8 milhões de euros e capitais próprios positivos, referentes ao primeiro trimestre da época 2012/2013, segundo comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

O comunicado revela que os «capitais próprios da FC Porto -- Futebol, SAD voltaram a ser positivos, atingindo, a nível individual, os 2,256 milhões de euros (ME)», pelo que a sociedade deixe de estar em situação de falência técnica.

No diz respeito ao resultado líquido consolidado: «Atinge os 12,821 ME no primeiro trimestre do exercício 2012/2013 (julho a setembro), o que representa um acréscimo de 6,684 ME relativamente ao período homólogo».

Neste trimestre, os resultados operacionais «ascendem a 15,320 ME e assentam, essencialmente, nos resultados obtidos com as transações de passes de jogadores», ou seja, já contam com as tranches pagas por Hulk (Zenit) e Álvaro Pereira (Inter).
 
kadu1.JPG

Kadú rende Helton nos convocados para Braga



A entrada de Kadú, guarda-redes da equipa B, para o lugar de Helton é o grande destaque e a única alteração na lista de convocados do FC Porto para o encontro desta sexta-feira (20.15 horas) com o SC Braga, referente aos oitavos de final da Taça de Portugal.

No último treino de preparação para a deslocação ao Estádio AXA, Vítor Pereira voltou a não contar com Maicon (tratamento) e Emídio Rafael (treino integrado condicionado), que continuam entregues aos cuidados do departamento médico do clube.

Eis a lista de convocados:
Guarda-redes: Fabiano e Kadú;
Defesas: Danilo, Miguel Lopes, Mangala, Abdoulaye, Otamendi e Alex Sandro;
Médios: Lucho, Castro, Fernando, João Moutinho e Defour;
Avançados: Jackson Martínez, James, Kleber, Atsu e Varela.
 
walter1dr.jpg

Walter quer continuar no Goiás



Walter está feliz no Goiás e afirma que só não fica no clube que ajudou a conseguir a promoção à Série A do Brasileirão se o FC Porto, detentor do seu passe, não quiser.

«É preciso ter um pouco de paciência, porque vai ser difícil. Mas o mais importante é que eu quero ficar, isso já é um passo muito grande. Eu quero ficar no Goiás e o FC Porto tem de entender isso. Já fiz tudo para vir para cá e vou fazer tudo para continuar», disse o jogador, em entrevista à estação brasileira Rádio 730.

A chegada de Walter a Goiânia ficou marcada por alguma desconfiança dos adeptos, mas a isso o jogador respondeu com golos. Assinou 16 na campanha triunfal do clube esmeraldino e transformou-se num ídolo.

O empresário de Walter deverá em breve rumar ao Porto para tratar do futuro do avançado
vai viajará para Portugal onde tratará do futuro do jogador. E é certo que trará uma proposta do Goiás para a prorrogação do empréstimo do jogador, vinculado aos dragões até 2015.
 
helton4.jpg

Helton regressa aos convocados



O regresso do guarda-redes brasileiro Helton, por troca com Kadú, é a principal novidade na lista de convocados do FC Porto para a partida, de terça-feira, frente ao PSG, em jogo do Grupo A da Liga dos Campeões.

Helton, que tinha falhado o jogo da Taça de Portugal, volta às opções do treinador Vítor Pereira para a partida frente ao clube parisiense.

Maicon e Rafa prosseguem a recuperar das respetivas lesões e não são opção.

O FC Porto para Paris na segunda-feira às nove horas e irá treinar no Parques dos Príncipes às 18 horas.

Lista de convocados:

Guarda-redes: Helton e Fabiano;

Defesas: Danilo, Mangala, Abdoulaye, Alex Sandro, Otamendi e Miguel Lopes;

Médios: Lucho, Castro, João Moutinho, Defour, Fernando, Varela, Atsu e James;

Avançados: Kléber e Jackson Martínez.
 
souza2.jpg

FC Porto pede 10 milhões de euros por Souza



O médio brasileiro Souza, que atuou esta temporada no Grêmio cedido pelo FC Porto, enaltece o esforço do clube de Porto Alegre para o manter no plantel, apesar do elevado esforço financeiro que isso possa acarretar.

«O Grêmio quer, está a correr atrás e a fazer de tudo para tentar que eu permaneça», disse, citado pelo Lancente, o médio de 23 anos, que foi um dos jogadores mais utilizados – 33 jogos e dois golos – no Grêmio, que acabou o campeonato brasileiro no terceiro lugar.

Segundo a mesma fonte, o FC Porto está a pedir dez milhões de euros para negociar em definitivo o passe do jogador que tem contrato válido por mais dois anos com o clube portista.
 
jacksonpremio.jpg

Deco aclamado no Dragão




Deco foi aplaudido de pé pelos adeptos do FC Porto no regresso do luso-brasileiro ao Estádio do Dragão.

De volta uma casa que conhece bem para entregar, com João Pinto, o prémio de melhor jogador de outubro/novembro da Liga a Jackson Martínez, o ´mágico` fez questão de reiterar a relação afetuosa que o liga ao clube azul e branco.

«O FC Porto é o meu clube do coração. É um clube onde fui muito feliz», realçou o médio, recém-sagrado campeão brasileiro pelo Fluminense.
 
pintodacosta4.jpg

Pinto da Costa responde a Luís Filipe Vieira




O presidente do Benfica disse no final do «derby» frente ao Sporting que a sua equipa só jogava com um guarda-redes, numa referência aos penalties não assinalados contra o FC Porto por mão na bola. Pinto da Costa ripostou.

«Não tenho qualquer informação sobre alterações nos regulamentos, mas acho que para nós seria bom, pois já é difícil bater o Helton quanto mais com mais outro guarda-redes», ironizou o líder dos dragões, que falava à margem da inauguração de uma loja do FC Porto na baixa da cidade, mais precisamente na rua Sá da Bandeira.

O treinador Vítor Pereira e os capitães Lucho González e Helton também estiveram presentes.
 
pintodacosta10.jpg

«Em janeiro não sairá nenhum dos habituais titulares» - Pinto da Costa




Fernando, Moutinho, Jackson ou James podem estar a ser muito cobiçados, mas o presidente do FC Porto garante que não aceitará propostas por qualquer um dos habituais titulares. A sair só mesmo pelo valor da cláusula de rescisão.

«Quando chegar a hora de contactarem comigo saberão que não vendo. Não vou deixar sair ninguém. Se o FC Porto está a disputar o título e está nos oitavos de final da Champions porque haveria de vender algum jogador?», questionou Pinto da Costa, prosseguindo:

«Dos habituais titulares, daqueles que o treinador considere indispensáveis, só sairá alguém se pagarem a cláusula de rescisão. Agora, é evidente que jogadores que não jogam podem sair, mas dos 16 que normalmente são convocados não sairá ninguém a não ser pela cláusula de rescisão.»
 
diegoreyes2.jpg

Diego Reyes próximo do dragão




O FC Porto está muito próximo de garantir a contratação do defesa-central mexicano Diego Reyes, que representa o Club América, tendo intensificado nas últimas horas os contactos no sentido de fechar o acordo com uma das maiores promessas do futebol local e cuja carreira tem despertado a atenção de outros clubes europeus de nomeada.

Os dragões terão mesmo realizado uma viagem relâmpago ao México com o objetivo de negociar a transferência diretamente com o Club América e o acordo estará iminente.

Ao que A BOLA apurou, as verbas envolvidas nesta transação deverão rondar os sete milhões de euros, mas ainda está por definir se o FC Porto vai ficar por inteiro com o passe do jogador ou se vai partilhá-lo.

Diego Reyes, de apenas 20 anos (nasceu a 19 de setembro de 1992), é seguido pelos dragões há muito tempo e a decisão de avançar o mais rapidamente possível para esta contratação foi assumida nos últimos dias pela SAD.

Apesar de ter leque de defesas-centrais de muito bom nível, como Otamendi, Maicon e Mangala, os dragões sabem que Diego Reyes possui valor que não pode colocar-se em causa e será uma excelente aposta para o futuro.

O jogador mexicano, que em tempos esteve no radar do Benfica - as águias desvincularam-se de todo o processo na última semana de novembro -, tem-se distinguido como defesa-central mas também pode jogar como médio defensivo.
 
moutinho1.jpg

Tottenham prepara ataque a Moutinho




João Moutinho será mesmo o alvo prioritário do Tottenham para reforçar o meio-campo na reabertura do mercado de transferências, em janeiro.

Segundo noticia o jornal britânico Daily Mirror, o presidente do clube londrino, Daniel Levy, prepara-se para apresentar ao FC Porto uma proposta para a contratação do jogador logo nos primeiros dias de janeiro.

A referida fonte explica que o FC Porto não estará disponível para vender qualquer dos seus habituais titulares, conforme, aliás, disse recentemente Pinto da Costa, mas recorda que nos últimos dias de agosto as partes estiveram muito perto de chegar a acordo, pelo que não deverá ser difícil encontrar termos de agrado aos dragões.
 
walter3.jpg

Walter vai ficar no Goiás



O avançado Walter é o primeiro dos três jogadores portistas cujos contratos de empréstimo expiravam no final deste mês (mais Souza e Fucile) que viu a sua situação regularizada.

O jogador foi novamente cedido ao Goiás, campeão da série B do campeonato brasileiro, por idêntico período, até ao final do ano de 2013, e a oficialização deste renovado compromisso deverá ser concretizada nos próximos dias.

O jogador brasileiro, melhor marcador da equipa, com 16 golos, já deu entretanto a conhecer toda a sua satisfação por permanecer no Goiás, onde finalmente se terá reencontrado após os insucessos acumulados no FC Porto e no muito pouco tempo que esteve emprestado Cruzeiro.
 
iturbe2.jpg

Racing entra em cena por Iturbe



Na iminência de ver sair Ricardo Centurión para o futebol europeu, surgindo Benfica e FC Porto como possíveis destinos do jogador, o Racing prepara-se para tentar o empréstimo de Juan Iturbe junto do clube azul e branco.

O extremo portista, que estará decidido a regressar ao país natal para jogar com a regularidade que não tem tido na equipa de Vítor Pereira, é há muito cobiçado pelo River Plate.

O representante do jogador, porém, já fez saber que não existem negociações com os milionários. Atento parece estar o Racing, podendo o emblema de Avellaneda entrar em cena pelo concurso de Iturbe.
 
defour8.jpg

«Somos melhores que o Benfica e vamos prová-lo» - Defour



O quarto elemento do meio-campo continua a dar cartas. Visita à Luz não decide o título mas será fulcral nas contas. Belga avisa concorrência: «Em 2013 vamos crescer ainda mais».

O protagonismo de Steven Defour no FC Porto tem crescido desde o ano passado. O belga, que não teve época de estreia fulgurante e acabaria por desempenhar papel reservado por norma aos atores secundários, desta vez tem-se assumido com outro relevo e o dragão já não passa sem ele. «Tenho-me sentido muito bem e sou feliz aqui», destaca.

Defour termina 2012 entusiasmado e encara 2013 com perspetivas de realização ainda superiores: «Estamos com muita confiança, a equipa tem feito boas exibições ao longo desta temporada e creio que vai crescer ainda mais.»

O belga acrescenta que existe um otimismo «muito grande» entre os jogadores portistas e que a abordagem a um dos jogos principais do campeonato, dia 13 de janeiro, no Estádio da Luz, reflete essa espírito positivo:

«O jogo com o Benfica não será decisivo para o campeonato, porque ainda faltará muito até final da prova, mas queremos chegar lá e ganhar...» Defour, aliás, não tem dúvidas sobre a força que o dragão vai apresentar quando defrontar o Benfica: «Quem é melhor? O FC Porto, claro. Temos mais qualidade do que eles e vamos prová-lo em campo».
 
jackson3.jpg


Dragões viram-se para o mercado mexicano

Pela primeira vez na história, o mercado mexicano passa a figurar entre as prioridades do dragão.

É viragem assombrosa e que começa a ficar muito clara para passar despercebida, o FC Porto atira em tudo o que mexe no que diz respeito a futebolistas oriundos daquela zona do globo e depois de Jackson e Reyes, já assegurados, prepara-se agora para absorver mais valores oriundos de uma liga pouco familiar.

Os resumos do campeonato mexicano, a popular Liga MX, raramente chegam a Portugal e a curiosidade nacional por aquela zona do planeta centraliza-se mais na tequila (em tempo de lazer) e nas populares telenovelas, que o mundo inteiro absorve...

Mas num espaço de tempo muito curto o dragão mexeu: negociações com Jaguares (Jackson) e Club América (Diego Reyes), perspetivas de mexer ainda com o quotidiano do Pachuca (Hector Herrera) e Monterrey (Jesús Corona), mas no fundo nenhum clube do campeonato local pode pode ficar esquecidos no novo roteiro do dragão. Provavelmente, o ataque vai repetir-se, já neste inverno ou no próximo verão.

UM NOVO CICLO

O FC Porto privilegia os seus ciclos na abordagem aos jogadores oriundos das Américas. Sempre teve o mercado brasileiro raio de ação muito particular, mas nos últimos anos esta aposta enfraqueceu um pouco, para acabar por ser substituído pela entrada na Argentina, Uruguai e por fim Colômbia.

O dragão nunca se atirara a fundo para a América do Norte, mas o desvio para uma nova política de contratações está feito e plenamente assumido, a moda está agora no país que Portugal conhecia pouco. A bandeira mexicana (verde, branca e vermelha) vai começar a esvoaçar no Estádio do Dragão não tarda nada...

Fonte:
 
otamendimaicon.jpg


«Otamendi é fundamental para a equipa» - Maicon

Maicon, o patrão da defesa do FC Porto, galões conquistados a pulso depois de tantas dúvidas a seu respeito e recuperação do orgulho ferido com estágio ainda prolongado a defesa direito... antes de se afirmar no eixo central, reconhece no seu companheiro de setor Otamendi qualidades acima da média.

Mais do que um concorrente, um companheiro ao seu nível. «Quer eu jogue, quer não jogue, como já acontece há algum tempo, o Otamendi é um jogador fundamental para a equipa», fez notar. «Está em grande forma, a jogar bem e tem demonstrado um grande caráter», sublinhou o defesa.

Mas como jogador de equipa que é, com as responsabilidades acrescidas de se ter tornado um líder no setor defensivo, Maicon não esqueceu os demais companheiros: «O Otamendi está de parabéns, mas não só ele. Também o Mangala e o Abdoulaye, que me substituíram muito bem, que deram continuidade ao trabalho que estava a fazer. De centrais o FC Porto está bem servido», ressalvou.

Só ficou de fora Rolando. E não foi por esquecimento. O internacional português, afinal, só marcou esta época o ponto em dois jogos, frente ao Santa Eulália, para a Taça de Portugal, a tempo inteiro, e os quatro últimos minutos da partida com o Estoril.

Fonte:
 
defour8.jpg

«Somos melhores que o Benfica e vamos prová-lo» - Defour



O quarto elemento do meio-campo continua a dar cartas. Visita à Luz não decide o título mas será fulcral nas contas. Belga avisa concorrência: «Em 2013 vamos crescer ainda mais».

O protagonismo de Steven Defour no FC Porto tem crescido desde o ano passado. O belga, que não teve época de estreia fulgurante e acabaria por desempenhar papel reservado por norma aos atores secundários, desta vez tem-se assumido com outro relevo e o dragão já não passa sem ele. «Tenho-me sentido muito bem e sou feliz aqui», destaca.

Defour termina 2012 entusiasmado e encara 2013 com perspetivas de realização ainda superiores: «Estamos com muita confiança, a equipa tem feito boas exibições ao longo desta temporada e creio que vai crescer ainda mais.»

O belga acrescenta que existe um otimismo «muito grande» entre os jogadores portistas e que a abordagem a um dos jogos principais do campeonato, dia 13 de janeiro, no Estádio da Luz, reflete essa espírito positivo:

«O jogo com o Benfica não será decisivo para o campeonato, porque ainda faltará muito até final da prova, mas queremos chegar lá e ganhar...» Defour, aliás, não tem dúvidas sobre a força que o dragão vai apresentar quando defrontar o Benfica: «Quem é melhor? O FC Porto, claro. Temos mais qualidade do que eles e vamos prová-lo em campo».

se continuares a jogar com 2 guarda-redes e nao marcarem penaltys.
 
maicon1.jpg

Maicon em contagem decrescente para a Luz



Maicon começa esta tarde, no Olival, a correr para o clássico com o Benfica.

Dia em que os dragões voltam ao trabalho, após gozo das miniférias de Natal, e visa, por ora, ainda preparar o último desafio do ano, com o Estoril, referente à segunda jornada da Taça da Liga.

Partida que vai devolver ao central brasileiro o seu lugar no eixo na defesa e poderá viabilizar-lhe o regresso ao palco onde na época passada decidiu o duelo com os encarnados - marcou o terceiro golo dos azuis e brancos, na vitória por 3-2 - e talvez até o campeonato, dado que ambas as equipas seguiam na altura (até à 21.ª jornada...) empatadas no topo da tabela classificativa.
 
jamesjackson1.jpg


James sobre Jackson Martínez: «Já o conhecia e sabia o que poderia fazer»

O fulgurante início de época de Jackson Martínez na primeira época ao serviço do FC Porto não surpreende o seu compatriota e colega de equipa, James Rodríguez.

«Já o conhecia e sabia que ele poderia fazer coisas boas.

Está a ajudar-nos muito e a equipa também está a ajudá-lo muito para que ele faça golos e para que a cada dia esteja ao seu melhor nível», elogiou o médio colombiano em entrevista ao Porto Canal.

Fonte:
 
jackson8.jpg


Colombianos devem falhar regresso ao trabalho

Cumpridas as férias natalícias, o plantel do FC Porto regressa na tarde desta quinta-feira ao trabalho num treino que está agendado para as 15.30 horas, no Centro de Treinos do Olival e ao qual não devem marcar presença James Rodriguez e Jackson Martínez.

A chegada dos colombianos está prevista para o meio da tarde, pelo que não deverão chegar a tempo de participar no arranque da preparação para o jogo do próximo domingo com o Estoril, a contar para a Taça da Liga.

Lucho González, Otamendi, Alex Sandro, Abdoulaye, Rolando e Maicon foram os jogadores que passaram pela zona de chegadas do aeroporto Francisco Sá Carneiro, pelo que estarão à disposição de Vítor Pereira no arranque dos trabalhos.

Fonte:
 
Voltar
Topo