O cantinho do dragão

moutinho1.jpg


Tottenham prepara novo ataque a Moutinho

Apesar de André Villas Boas ter dito que seria improvável apresentar nova proposta ao FC Porto para a contratação de João Moutinho, o Tottenham está a preparar novo avanço para o médio português.

Villas Boas terá convencido o presidente do clube, Daniel Levy, da melhoria que Moutinho poderia trazer ao jogo aa equipa, numa altura em que os spurs ocupam o terceiro lugar na Premier League.

Assim, de acordo com o jornal The Independent, não seria surpresa se o Tottenham apresentasse nova proposta ao FC Porto durante a presente reabertura do mercado, depois de ter falhado a contratação do médio no último dia de agosto.

Segundo é revelado ainda pelo site goal.com, a transferência poderia ficar fechada por valores a rondar os 22 milhões de libras (cerca de 27 milhões de euros), enquanto Moutinho estará a pedir ordenado de 100 mil libras semanais (cerca de 120 mil euros por semana).

Fonte:
 
defour1.JPG

«Acredito muito em Defour» - Vítor Pereira



Vítor Pereira não disfarçou algum incómodo quando questionado sobre a aposta em Steven Defour para render o lesionado James Rodríguez no jogo com o Nacional.

«É um problema meu, é uma questão que não vou explicar. É o que acho que o jogo está a pedir», respondeu o treinador, na zona de entrevistas rápidas da Sport TV.

«O Defour tanto joga como médio, como joga aberto para vir para dentro. É um jogador de qualidade, em quem acredito muito e em quem todos acreditamos», vincou, reconhecendo, porém, que James Rodríguez «é jogador com qualidade e importante na dinâmica» da equipa.
 
iturbe1.jpg

«Se nada ficar decidido, tenho de regressar ao FC Porto» - Iturbe



Juan Iturbe está na Argentina a preparar a participação na Taça Sul-Americana de sub-20 e pode não regressar ao FC Porto, já que em cima da mesa está o empréstimo ao River Plate, que não foi autorizado pelos dragões.

«Por agora, só penso na seleção. Se nada ficar decidido tenho de regressar ao FC Porto, tenho contrato até 2016. Se o River Plate conseguir o empréstimo, fico seis meses e depois regresso a Portugal», disse o jovem avançado em declarações ao jornal Ole.

Iturbe confessa que se desligou do assunto e deixou tudo à responsabilidade do empresário: «Disse-lhe para me avisar quando estivesse tudo tratado. Sempre foi ele que tratou de tudo e falou com toda a gente. O River Plate tem prioridade em relação às ofertas dos outros clubes.»
 
izmailov1.jpg


Izmailov acertou contrato de dois anos e meio

Mais um passo para a concretização do negócio entre FC Porto e Sporting, desvendado por A BOLA em primeira mão nas últimas semanas de 2012.

O russo Marat Izmailov acertou contrato válido por duas épocas e meia com o FC Porto, com mais um de opção, devendo apresentar-se ao serviço esta terça-feira.

Em sentido inverso, recorde-se, Miguel Lopes segue para o clube de Alvalade, depois de ter acertado também contrato por cinco anos e meio.

Fonte:
 
james21.jpg


Rotura muscular deve tirar James do clássico

Confirmaram-se os piores receios. James Rodríguez contraiu uma rotura muscular na face posterior da coxa direita e dificilmente será opção para Vítor Pereira no clássico do próximo domingo com o Benfica.

O extremo colombiano, substituído nos instantes finais da primeira parte do jogo com o Nacional, no passado sábado, foi sujeito a exames complementares por parte do departamento médico portista, que atestaram as suspeitas de rotura muscular na face posterior da coxa direita.

A lesão inspira cuidados e vai remeter o jogador para tratamento.

Kléber, também em tratamento, Iturbe, ao serviço da seleção sub-20 da Argentina, e Atsu, a preparar a participação no Campeonato Africano das Nações com o Gana, completaram a lista de ausências no Olival.

Em sentido inverso, Maicon debelou o problema físico com que se debatia e treinou-se sem qualquer limitação.

Vítor Pereira ultima esta terça-feira, a partir das 10.30 horas, à porta fechada, no Olival, a preparação do jogo da Taça da Liga com o V. Setúbal.

Fonte:
 
defour1.jpg


Defour pode substituir Biglia no Anderlecht

Os jornais belgas avançam esta terça-feira com a hipótese do médio do FC Porto, Defour, se mudar para o Anderlecht perante a iminente saída do argentino Lucas Biglia para o AC Milan.

O argentino está em conflito com a direção, não tendo regressado do seu país após as férias de natal, tentando pressionar a saída do clube. O Milan e a Fiorentina são os dois grandes candidatos à contratação do médio.

Nesta equação surge Steven Defour, curiosamente formado nos rivais do Standard Liége.

O Anderlecht pensa no possível substituto para o meio-campo e há três nomes em cima da mesa.

Além de Defour, também Junior Malanda, 19 anos do Zulte Waregem e Wout Brama, 26 anos do Twente, estão a ser equacionados.

Os media belgas dizem mesmo que Defour é o jogador perfeito para o lugar, mas o empresário Paul Stefani nega a possível mudança. «Não sei de nada. No FC Porto estão muito satisfeitos com o Steven. Certamente que não o querem deixar sair».

Fonte:
 
moutinho1.jpg


«Todos do plantel estão aptos para jogar» - João Moutinho

João Moutinho apontou o quarto golo da época no jogo com o V. Setúbal, alcançando o seu melhor registo no Dragão. Médio não foi poupado mas enalteceu resposta dos que estão mais na sombra no plantel.

João Moutinho sentenciou o triunfo portista sobre o V. Setúbal, ficando estreitamente ligado ao passaporte conseguido para as meias-finais da Taça da Liga, depois de já ter sido ele a faturar perto do fim o empate na Amoreira, diante do Estoril na jornada anterior da prova. O médio foi um dos poucos titulares que Vítor Pereira não prescindiu mesmo com a pressão da proximidade do clássico na casa do mais temível rival na luta pela título nacional.

«Estamos na meia-final, era esse o nosso objetivo. Foi uma exibição controlada, do princípio ao fim, e criámos ocasião para dilatar o marcador. Não o fizemos, mas temos de dar os parabéns ao V. Setúbal, que mostrou ser uma equipa organizada», declarou o influente médio, figura de proa na manobra coletiva da equipa.

João Moutinho rejeita que o encontro do próximo domingo na Luz com o Benfica tenha pesado no subconsciente dos jogadores.

«O mais importante foi que conseguimos o que pretendíamos para este jogo. Sabíamos que o V. Setúbal vinha jogar no nosso erro, em contra-ataque, mas fizemos um bom jogo. Todos do plantel estão aptos para jogar e dar o seu contributo, foi o que aconteceu nesta partida», frisou o médio, de veia goleadora mais apurada que nunca, desde que chegou ao Dragão, marcando o seu quarto golo na época em curso, batendo, assim, os seus registos de 2010/11 (2) e 2011/12 (3).

Fonte:
 
hectorherrera2.JPG


Herrera confirma interesse dos dragões

O médio Héctor Herrera, que joga no Pachuca, admitiu, em declarações à imprensa do seu país, admitiu saber do interesse do FC Porto, clube que gostaria de representar.

«Creio que uma das possibilidades que existe é o FC Porto. Espero que alguma possa concretizar-se, pois fascina-me a ideia de jogar no futebol europeu», disse.

Aos 22 anos, o futebolista mexicano estará a ser pretendido pelo FC Porto, mas também por alguns clubes franceses.

Jesús Martinez, presidente do Pachuca, também reconheceu a possibilidade de o futebolista rumar ao dragão, onde se juntaria ao compatriota Diego Reyes, defesa central.

O problema maior com que o dragão se depara será mesmo o elevado valor que os mexicanos pedem para libertar o jovem e talentoso futebolista.

Fonte:
 
seba1.jpg


Investimento à vista em Sebá

Sebá ainda não é dragão de corpo inteiro, mas poderá ser muito em breve.
O avançado brasileiro, emprestado pelo Cruzeiro até ao final da temporada, terá convencido de vez o emblema azul e branco que agora estará na disposição de antecipar o direito de opção que lhe assiste.

O único óbice, mas que será contornável, tem naturalmente a ver com os valores fixados pelo seu passe: cinco milhões de euros.

Com chamadas mais frequentes ao plantel principal, o avançado dos bês cumpriu um jogo na Taça de Portugal (Santa Eulália) e já dois na Taça da Liga, com o Nacional e V. Setúbal, este último, na quarta-feira, pela primeira vez a tempo inteiro.

Fonte:
 
joaomoutinho2.jpg

João Moutinho apto para o clássico



João Moutinho, ausente do treino da véspera, integrou sem limitações, esta sexta-feira, a preparação do plantel do FC Porto para o jogo com o Benfica.

O médio mostrou, assim, estar totalmente recuperado de uma contusão no pé direito que o impedira de subir ao relvado na primeira sessão de trabalho com vista para o clássico de domingo, remetendo o número 8 dos dragões para tratamento.

Com Moutinho reintegrado no trabalho de conjunto, James e Kléber são, agora, os únicos jogadores entregues ao departamento médico dos azuis-e-brancos.

Iturbe e Atsu permanecem ao serviço das seleções sub-21 da Argentina e principal do Gana, respetivamente.

O defesa David, os médios Pedro Moreira e Tozé e o avançado Sebá, todos da equipa B, treinaram-se com o plantel principal.

Vítor Pereira ultima a preparação do clássico este sábado, a partir das 10.30 horas, no Olival. No final da sessão, que vai decorrer à porta fechada, o treinador dará a conhecer a lista de convocados para o jogo com o Benfica.
 
lucho1.jpg


Lucho só perdeu uma vez na Luz e foi sempre campeão

Para uns é el comandante, para outros o farol em campo, que independentemente dos resultados guia a equipa... normalmente a bom Porto. Isto porque nas cinco temporadas em que vestiu a camisola azul e branca (meia em 2011/12) foi sempre campeão. O que diz bem da sua influência, também das boas energias que transmite aos companheiros e que no futebol são tão apreciadas quanto preciosas. Mesmo na sua estreia na Luz, em 2005/06, o argentino perdeu por 1-0 - aliás, nessa época foi ainda derrotado no Dragão - e nem por isso deixou de conquistar o seu primeiro título. Depois disso, não mais perdeu na casa dos encarnados, ganhou mais três campeonatos de rajada [ver quadro] e outro no seu regresso.

Para reforçar a importância de Lucho no FC Porto, no campo e fora dele, basta dar o exemplo da temporada passada, quando a SAD portista rompeu com uns quantos princípios e preconceitos no respeitante a não contratar jogadores de idade avançada e foi recuperar Lucho aos franceses do Marselha: o médio argentino estreou-se na 18.ª jornada da Liga, frente ao UD Leiria, com a equipa portista a agoniar, em segundo lugar na tabela classificativa e com cinco pontos de atraso para o Benfica... mas acabou em primeiro. Com seis pontos de vantagem!

Outra vez segundo

Nas cinco temporadas em que está no FC Porto, el comandante é ainda o melhor marcador da equipa nos clássicos da Luz, com um golo... em cada baliza. O que marcou na sua (2006/07) resultou num empate a uma bola, o que apontou na dos benfiquistas (2008/09), de grande penalidade, terminou igualmente com a divisão de pontos (1-1). Festejou a vitória em 2007/08 e na época passada, na 21.ª jornada (3-2), ronda em que os dragões arrepiaram decididamente caminho rumo à reconquista do título nacional.

Fonte:
 
kleber1.jpg


Kléber mais perto do Anderlecht

O avançado Kléber tem proposta do Anderlecht (que se propõe assegurar os seus salários e pagar ao FC Porto cerca de um milhão de euros pelo empréstimo até janeiro do próximo ano) e até já se deslocou à Bélgica para conhecer as instalações do clube.

«Ele visitou Neerpede», revelou Herman Van Holsbeeck, diretor-geral do emblema de Bruxelas, ao jornal Le Soir.

Kléber, que recupera de uma rotura muscular, já falou, inclusivamente, com o treinador do campeão em em título, Jonh van den Brom, o que denuncia quanto adiantadas estão as negociações entre clubes.

Falta agora o FC Porto viabilizar a cedência do jogador, o que poderá acontecer a qualquer momento. Mas primeiro terá de ser garantido outro ponta-de-lança para a equipa.

Fonte:
 
izmailovlusa1.jpg


Izmailov estreia-se nos convocados

O russo Marat Izmailov é a grande novidade nos convocados de Vítor Pereira para o jogo com o Benfica.

Contratado esta semana ao Sporting, o médio ofensivo convenceu o treinador dos azuis-e-brancos.

Sebá e Tozé mantêm-se nos eleitos, depois de terem integrado o rol para o jogo com o Vitória de o Setúbal, a contar para a Taça da Liga.

Em relação a esse jogo, regressam Helton e Jackson Martínez.

James e Kléber, ainda recuperarem de lesões, falham o clássico de amanhã.

Confira a lista de convocados:

Guarda-redes: Helton e Fabiano;

Defesas: Danilo, Mangala, Abdoulaye, Alex Sandro e Otamendi;

Médios: Lucho, Castro, João Moutinho, Fernando, Kelvin, Defour e Tozé;

Avançados: Jackson Martínez, Izmailov, Varela e Sebá.

Fonte:
 
defour3.jpg

Defour para todo o serviço



Steven Defour a afirmar-se como extremo, completando o trio ofensivo ao lado de Jackson e Varela.

A entrada do belga neste novo universo não é particularmente nova, já frente a Nacional e V. Setúbal fora utilizado em posição tão peculiar, mas a verdade é que acontece pela primeira vez num jogo de tão grande importância.

Defour é uma espécie de 112 de Vítor Pereira e tem dado sempre boas respostas, a polivalência que exibe coloca-o na linha dos jogadores favoritos do treinador portista.

Com Fernando ausente já se posicionou a trinco, quando faltaram Lucho ou João Moutinho colocou-se em zona mais ofensiva do meio campo, desta vez cabe-lhe render a figura cintilante de James no lado direito do ataque.
 
ng6CE76812-7804-465C-950E-39E2BA98D2FF.jpg


Dragões conquistaram Supertaça Europeia há 25 anos

Foi o 3.º título em oito meses
O FC Porto celebra este domingo o 25.º aniversário da conquista da Supertaça Europeia, o terceiro título internacional alcançado em apenas oito meses, com duas vitórias sobre os holandeses do Ajax.

Um golo de Rui Barros, no jogo em Amesterdão, e um de António Sousa, no antigo Estádio das Antas, "selaram" a única Supertaça Europeia do historial do clube no que diz respeito a finais entre os campeões europeus e os vencedores da Taça das Taças (já extinta).

Pelo meio, entre 24 de novembro de 1987 (data do jogo da primeira mão) e 13 de janeiro de 1988 (segunda mão), os "dragões" somaram ao currículo, a 13 de dezembro, o título de campeões intercontinentais. Em confronto na Supertaça Europeia estiveram uma equipa com passado firme no que diz respeito a conquistas internacionais, com um treinador cujo nome ainda hoje é recordado - Johan Cruyff - e uma equipa inesperadamente campeã europeia de 1986/87, em fase de mudança e com um novo treinador: Tomislav Ivic tinha substituído Artur Jorge.

No primeiro encontro, disputado no Estádio De Meer - antiga casa dos holandeses -, Rui Barros, uma contratação recente dos portistas, inaugurou o marcador bem cedo, aos cinco minutos, resultado que se manteve até final (1-0).

Na segunda mão, com o antigo Estádio das Antas a abarrotar de gente, a equipa orientada pelo técnico croata (falecido em junho de 2011) entrou em alta, devido à vantagem alcançada na primeira mão. A "armadilha" de Ivic (povoamento da intermediária e corte das linhas de passe entre os holandeses) voltou a funcionar e, à entrada dos últimos 20 minutos, António Sousa desferiu um remate à entrada da área, da zona frontal, indefensável para o guarda-redes Menzo, repetindop assim o resultado da primeira mão.

Para o técnico croata, que na época seguinte rumou ao Paris Saint-Germain (França), a Supertaça Europeia e a Taça Intercontinental foram os únicos títulos internacionais conquistados na sua carreira.

Fonte:
 
«FC Porto espera que Mangala seja um dos melhores defesas da Europa», diz empresário

mangala4.jpg


«FC Porto espera que Mangala seja um dos melhores defesas da Europa», diz empresário

O defesa francês impressionou no clássico frente ao Benfica, no qual abriu mesmo o marcador logo aos oito minutos. Porém, o empresário do jogador não ficou surpreendido.

«Não estou surpreendido, pois trata-se de um jogador muito forte, no qual o FC Porto investiu porque espera que ele se torne num dos melhores defesas da Europa», afirmou
Fabrizio Ferrari, em declarações prestadas à Renascença.

Mangala custou aos dragões 6,5 milhões de euros no verão de 2011. Na primeira época pouco foi utilizado, mas agora leva já 23 jogos oficiais pelos azuis e brancos. Com contrato válido até 2016 e uma cláusula de rescisão fixada em 50 milhões de euros, o empresário afasta a possibilidade de qualquer transferência a curto prazo.

«Ninguém está a trabalhar para que surjam clubes interessados. Estamos todos muito calmos e concentrados no crescimento do jogador. Ninguém quer transferi-lo em janeiro. Esta época é demasiado importante para pensar, apenas, numa transferência. É um ano fundamental para o crescimento do Mangala», referiu Fabrizio Ferrari, revelando ainda que um dos objetivos do jogador será alcançar a principal seleção francesa tendo em vista o Mundial-2014.

Para tal, o jogador deve continuar a trabalhar, alerta o agente, lembrando a forte concorrência que Mangala enfrenta diariamente no Dragão: «Não é seguro que jogue no próximo domingo, mas o mais importante é que já conquistou a confiança do treinador. De resto, todas as semanas é uma luta, pois nenhum jogador do FC Porto quer ficar no banco.»

Fonte:
 
james9.jpg


James agrada à Juventus

Em Itália noticia-se esta terça-feira que a Juventus está de olho em James Rodríguez.

O extremo colombiano já esteve na mira dos atuais campeões italianos antes de ser contratado pelo FC Porto e a sua evolução agrada sobremaneira aos responsáveis do clube.

A notícia dada pelo site calcionews24.com evidencia, porém, o preço proibitivo do jogador, vinculado ao FC Porto até junho de 2016 e com cláusula de rescisão fixada em 45 milhões de euros.

E lembra-se também o interesse do Manchester United. Só entraves a uma eventual tentativa da Juventus junto do FC Porto.

Fonte:
 
alexsandro3.jpg


«Alex Sandro não pensa em sair do FC Porto», diz empresário

Contratado por 9,6 milhões de euros, Alex Sandro não está no FC Porto a pensar numa transferência futura. O seu representante, Pablo Miranda, garante que o lateral brasileiro está muito feliz no clube azul e branco.

«Está feliz demais. Está muito realizado profissionalmente, tem uma vida muito boa no Porto, extremamente adaptado ao clube e à cidade. Tem uma relação muito boa com os adeptos e as coisas estão a acontecer naturalmente. Quando uma pessoa está feliz e a trabalhar num lugar ótimo não tem como não render», referiu Pablo Miranda, em declarações prestadas à Renascença.

«O objetivo dele é dar a melhor sequência à sua carreira, jogar ao máximo no FC Porto e melhorar o seu nível para poder ser chamado à seleção. Por isso, não pensa em sair», vincou o representante, que viu com muito agrado a exibição de Alex Sandro no recente clássico com o Benfica: «Esteve muito consistente e forte, resultado do seu trabalho. Sabia a importância deste jogo e preparou-se muito bem.»

As perspetivas são então as melhores e Alex Sandro até sonha com a conquista da Liga dos Campeões, segundo confidenciou Pablo Miranda: «Conversamos muito sobre a Champions, que é o principal torneio da Europa. Ele sabe que é difícil, mas está confiante para os jogos com o Málaga e depois tudo pode acontecer.»

Fonte:
 
helton.jpg

Helton sonha com a conquista da Champions



A cumprir a oitava temporada no FC Porto, Helton espera poder despedir-se do clube azul e branco com a conquista da Liga dos Campeões no currículo.

«Teremos um adversário muito duro na próxima fase da Liga dos Campeões. O Málaga fez uma primeira fase muito boa, terminou à frente de Milan e Zenit. Conquistar o título europeu pelo FC Porto seria a consagração da minha passagem pelo clube e um sonho particular realizado», confessou o guarda-redes, citado pelo site brasileiro Lance.
 
helton03.jpg

«Conquistaremos em breve a liderança do Campeonato» - Helton



Confiança sem limites. Helton considera que o FC Porto poderia ter saído do Estádio da Luz com a vitória e não duvida que, mais cedo ou mais tarde, os azuis-e-brancos vão destronar o Benfica da liderança da Liga.

«Fizemos um grande jogo contra o Benfica e, apesar de termos jogado fora de casa, tivemos chances de terminar a partida com a vitória», apontou o guarda-redes, citado pelo site brasileiro Lance.

«A nossa equipa vem crescendo a cada jogo e tenho confiança de que em breve conseguiremos conquistar a liderança do Campeonato», afiançou.
 
Voltar
Topo