O cantinho do dragão

liedson7.jpg

«Qualquer jogador quer jogar mais», diz empresário de Liedson



Contratado na abertura do mercado de transferências, em janeiro, Liedson soma apenas 37 minutos de azul e branco, sem qualquer golo marcado nos três jogos em que participou, sempre como suplente utilizado.

Apesar da pouca utilização, o empresário do levezinho recusa qualquer arrependimento. «Imagina? O Liedson não está arrependido, está contente, pois é uma opção para o treinador», afirmou Renato Silva, em declarações prestadas à Antena 1.

A verdade é que Liedson nem sequer saiu do banco nos últimos quatro jogos do FC Porto. «Qualquer jogador quer jogar mais, mas o treinador é que sabe as suas opções», referiu ainda o empresário.
 
villasboas12.jpg


André Villas Boas volta ao Dragão

A data do jogo ainda não está definida, mas o regresso de André Villas Boas ao Dragão na próxima época é já uma certeza absoluta.

O prendado antigo treinador portista, agora em alto destaque no Tottenham, está de volta à casa onde conquistou sucesso tremendo para um encontro amigável patrocinado pela AF Porto e integrado no vastíssimo programa do centenário da carismática associação liderada por Lourenço Pinto.

Em princípio, o FC Porto-Tottenham vai realizar-se nos primeiros dias de agosto e seguramente será um dos principais pontos de interesse para os adeptos dos dragões no arranque da temporada 2013/14.

Para além do aliciante do regresso de André Villas, o FC Porto-Tottenham também assume importância social muito significativa, uma vez que a receita do encontro será direcionada para instituições de solidariedade da região do Grande Porto.

O centenário da AF Porto tem sido motivo para celebração rica e alargada e um dos pontos altos das festividades está marcado para a próxima segunda-feira, com uma Gala no Coliseu do Porto.

André Villas Boas já confirmou presença no evento, bem como o atual técnico dos dragões Vítor Pereira, mas outras individualidades que se projetaram na instituição e contribuíram para o sucesso que ela atingiu também estarão na cerimónia.

Fonte:
 
pintodacosta4.jpg

«No final da época veremos o que é melhor para o clube e para Vítor Pereira» - Pinto da Costa



Pinto da Costa deixou ontem entender, no 50.º programa da rubrica Pólo Norte, do Porto Canal, que vai em breve comunicar a sua posição sobre a sua recandidatura à presidência do FC Porto.

«Não quero estabelecer nenhum tabu, porque dá sempre maus resultados», justificou. Mas já relativamente ao futuro do treinador não tomará nenhuma decisão tão cedo, vai esperar até final de maio.

«O assunto do treinador não é tabu, é apenas um assunto em que não se toca até ao final da época. Sempre foi assim e e assim continuará a ser. No final vamos analisar todos a temporada e falaremos então com o Vítor Pereira, veremos o que é melhor para o clube e para ele», observou.

Sem dramatismos, Pinto da Costa atribuiu o segundo lugar da sua equipa na Liga «aos percalços» nalguns jogos e muito especificamente a quatro pontos perdidos. «Se não tivéssemos falhado duas penalidades [Olhanense e Marítimo] estaríamos agora em primeiro lugar», fez notar.

«João Moutinho foi um dos percalços, e na pior altura, não tendo alinhado em Alvalade e na Madeira», lamentou. O médio jogou em Israel, mas Pinto da Costa não ficou convencido: «Vi que não estava bem.»
 
vitorpereira29.jpg

Vítor Pereira quer fim de ciclo negro fora de casa em Coimbra



Pinto da Costa disse anteontem, em entrevista ao Porto Canal, que as contas são feitas no fim e a avaliação ao trabalho de Vítor Pereira também.

A certeza, óbvia, de estar ao menos salvaguardada a continuação do treinador até ao final da época, independentemente do que venha a acontecer daqui para a frente e do destino que lhe estará reservado. Um estímulo final para quem não dispõe de nenhuma margem de erro e em vésperas de jogar em Coimbra conta com uma série de três partidas consecutivas fora de casa sem ganhar - Sporting, Málaga e Marítimo. Mais um tropeção e o técnico regista o seu período mais negro no FC Porto.

Para se descortinar outro ciclo crítico assim fora de portas no consulado de Vítor Pereira tem de se recuar à sobressaltada temporada passada [ver quadro], rematada entretanto ao quarto jogo com vitória moralizadora (2-0) no campo do Shakhtar Donetsk. Agora, a série tão cinzenta quanto preocupante pode acabar no próximo sábado, em Coimbra, ou ficar pior do que nunca para os azuis e brancos na eventualidade de não vencerem.
 
alexsandro2.jpg


Man. United atento a Alex Sandro

O Manchester United está a seguir Alex Sandro com toda a atenção. O interesse não é agora, mas o jornal britânico Daily Mail revela que os «red devils» têm observado o lateral brasileiro em ação pelo FC Porto.

Explica-se que emissários do atual líder da Liga inglesa estiveram no recente jogo dos azuis e brancos frente ao Málaga com o propósito de ver in loco a prestação de Alex Sandro.

A mesma fonte lembra que o lateral brasileiro é visto por Alex Ferguson como eventual sucessor do francês Patrice Evra, que tem apenas mais um ano de contrato com o clube. Garante-se então que o clube vai continuar a observar Alex Sandro, tendo também Leighton Baines (Everton) debaixo de mira.

Fonte:
 
pintodacosta9.jpg

«Temos de vencer os nossos jogos até ao clássico» - Pinto da Costa



Pinto da Costa não sabe até que ponto o clássico entre FC Porto e Benfica, no Estádio do Dragão, referente à 29.ª e penúltima jornada da Liga, vai ser decisivo nas contas do título.

«Matematicamente tudo é possível. Não faço ideia se o clássico vai ser decisivo ou não. O que sei é que temos de vencer os nossos jogos até lá», constatou o líder dos azuis e brancos.
 
pintodacosta15.jpg

Pinto da Costa responde a Paulo Bento: «Se Moutinho estava a cem por cento então desaprendeu de jogar»



Pinto da Costa foi corrosivo na reação às declarações proferidas por Paulo Bento sobre a utilização de João Moutinho no jogo com Israel.

«Se fiquei preocupado? Fiquei preocupado é por ver a Seleção jogar tão mal. Acredito que vamos estar no Mundial mas é triste ver uma equipa com alguns dos melhores jogadores do Mundo, recheada de tantos valores, fazer exibições como a que vimos em Israel. Quem viu esse jogo ficou aliviado com o golo no último minuto mas, certamente, ficou desiludido com o resultado», afirmou o presidente do FC Porto, no final da Gala do Centenário da Associação de Futebol do Porto.

«Fiquei muito preocupado, tão preocupado que cheguei a ponderar não vir à Gala. Não sei o que disse Paulo Bento nem estou muito interessado em saber», disparou, reiterando a convicção de que João Moutinho jogou em Israel diminuído fisicamente.

«Acho que foi óbvio que ele não estava a cem por cento, porque se aquilo foi estar a cem por cento então fico muito preocupado porque nestes dias o Moutinho desaprendeu de jogar», observou Pinto da Costa, em tom irónico.

A exibição da equipa das Quinas em Telavive também não passou em claro.
«Não se pode dizer que Portugal não venceu por falta de eficácia, porque isto não é andebol. Uma equipa que marca três golos não pode não vencer por falta de eficácia. Só se for falta de eficácia defensiva», observou.

Apesar do percurso titubeante da Seleção Nacional na caminhada rumo ao Mundial de 2014, acredita Pinto da Costa que «Portugal vai apurar-se porque os jogadores vão fazer tudo para pôr a equipa a jogar melhor».
 
AdeptosFCP.JPG

Contas votadas em AG esta noite



O Estádio do Dragão é hoje (20.30 horas) palco de mais uma assembleia geral do FC Porto.

O plenário, que se realizará no piso -3 do recinto azul e branco, tem como ponto principal da ordem de trabalhos «a apreciação, a discussão e a votação do relatório e contas da Direção e o respetivo parecer do Conselho Fiscal, referente ao período compreendido entre 1 de julho e 31 de dezembro de 2012».
 
atsu33.jpg

Atsu e Quiñones continuam de fora



O plantel do FC Porto, ainda sem os internacionais João Moutinho, Varela (Portugal), Jackson, James (Colômbia) e Defour (Bélgica), prosseguiu na manhã desta terça-feira a preparação para o jogo com a Académica, marcado para sábado, em Coimbra.

Além dos internacionais, Vítor Pereira voltou a não poder contar também com Christian Atsu e Quiñones, ambos devido a problemas físicos, sendo cada vez mais remota a possibilidade de estarem disponíveis para a viagem a Coimbra.
 
pintodacosta10.jpg

Pinto da Costa mantém tabu



Pinto da Costa não quebrou ainda o tabu sobre a sua recandidatura ao triénio de 2013/16.

Apesar de não querer alimentar a dúvida sobre se avançará ou não para novo mandato, o líder portista não deu ainda conhecer a sua posição na AG do clube, que decorreu ontem, no Dragão, e teve como ponto principal a votação do Relatório e Contas do último semestre de 2012, que fechou com um resultado líquido negativo de 2,970 milhões de euros. As contas que foram aprovadas por unanimidade.

No tão aguardado discurso final, Pinto da Costa acabou por não satisfazer a curiosidade dos sócios, apesar de não esperarem de outra coisa que não seja a sua permanência no trono do Dragão.

Mas em boa verdade o número um portista também não tinha prometido que anunciaria o que quer que fosse nesta reunião magna, sim na reunião de Direção. Pelo que os seus pares já terão conhecimento da sua decisão, também dos reajustamentos a serem feitos na constituição da lista que irá a sufrágio.
 
rolandoDR1.jpg

Nápoles vai devolver Rolando



ONápoles não vai exercer o direito de opção que lhe compete sobre Rolando no final da época e o regresso do defesa central ao Dragão na próxima temporada começa já a ganhar expressão, será uma realidade em junho.

No acordo celebrado entre os dois clubes na janela de inverno, os italianos reservaram-se ao direito de adquirir o passe de Rolando por sete milhões de euros, mas não irão tirar proveito dessa faculdade.

De acordo com informações avançadas pelo jornal Tuttosport, o excessivo valor da cláusula e o rendimento do jogador são motivos para o clube liderado por Aurelio De Laurentis abdicar da cláusula de compra estabelecida com os dragões em janeiro.

A presença de Rolando na equipa napolitana tem sido muito residual, o defesa central contabiliza apenas quatro partida desde que chegou e tem, sobretudo, revelado dificuldades de adaptação ao esquema de três defesas utilizado pelo treinador Walter Mazzarri.
 
mangala3.jpg

Mangala alvo prioritário do Milan



A Imprensa italiana, desta quarta-feira, revela que o defesa francês Mangala, do FC Porto, é um alvo prioritário do Milan para a próxima temporada.

De acordo com o Corriero dello Sport, o Milan pretende reforçar a defesa e o central Mangala é um dos alvos já referenciados pelo colosso italiano para a próxima época.

O treinador do emblema italiano, Allegri, considera crucial melhorar o eixo defensivo e é neste cenário que entra o nome de Mangala e também do defesa brasileiro Dedé.
A contratação não será fácil, isto porque o central francês tem suscitado o interesse de muitos clubes, com o Manchester United a liderar a corrida.
 
vitorpereira38.jpg

«O campeonato é decidido em cada jogo que falta» - Vítor Pereira



Muitos acreditam que este campeonato só será decidido no embate entre FC Porto e Benfica, no Estádio do Dragão, na penúltima jornada da competição.

Porém, Vítor Pereira ressalva: «Este campeonato é decidido já no próximo sábado e em cada jogo que falta fazer.»

A verdade é que a margem de erro dos dragões ficou mais curta, após o empate diante do Marítimo, deixando o Benfica abrir vantagem de quatro pontos na liderança.

«A margem de erro é aquela que os resultados forem ditando. Sabemos que temos de ganhar os nossos jogos e é com esse espírito que vamos entrar em todos os jogos», realçou Vítor Pereira, que também não vê vantagem ou desvantagem no que diz respeito ao calendário:

«Independentemente dos adversários, quando o campeonato se aproxima do fim nunca se sabe qual será mais ou menos difícil. Cada jogo tem a sua história. Podemos achar que no plano teórico há calendário mais fácil para uns e mais difícil para outros, mas não penso dessa forma.»
 
varela10.jpg

Varela pode falhar visita a Coimbra



Muito em cima do jogo de Coimbra Varela a ficar na linha da incerteza, extremo a contas com mialgia no adutor direito e a receber instruções para parar. Limitou-se a tratamento na manhã de ontem e face à proximidade do encontro com a Académica não será fácil para Vítor Pereira colocá-lo na lista dos jogadores elegíveis, provavelmente escasseia o tempo para a recuperação efetiva do número 17.

A dúvida que se coloca relativamente a Varela deixa um pequeno sinal de alerta em redor do universo dos extremos portistas, não existe grande apelo à abundância.

Atsu lesionou-se frente ao Marítimo e o regresso não fica claro no horizonte, o ganês combinou ontem trabalho de ginásio com tratamento e estará riscado das opções fundamentais.

Perante o cenário momentâneo que se coloca a Vítor Periera, Izmailov tem garantida a titularidade em Coimbra, embora a entrada no onze ficasse à vista a partir do momento em que não foi chamado para representar a Rússia e completou todo o plano de ataque ao jogo com a Académica.
 
maicon10.jpg

«Lutaremos pelo título até à última gota de suor» - Maicon



Maicon dá o mote para a reta final da temporada. Central brasileiro avisa que o dragão não se dá por vencido na luta pelo título. «Este é um momento para verdadeiros campeões e nós somos campeões», sentencia.

«Com a ajuda de Deus, lutaremos pelo título até à última gota de suor. Não baixaremos os braços. O nosso destino é vencer porque somos Porto», escreveu no Twitter o defesa brasileiro.

«Estamos preparados para todas as decisões do campeonato. Este é um momento para verdadeiros campeões e nós somos campeões», atirou.
 
izmailov8.jpg

James e Izmailov podem jogar juntos pela primeira vez



Marat Izmailov apontado à equipa inicial em Coimbra, russo preparado para somar o sexto jogo como titular desde que trocou Alvalade pelo Dragão.

A entrada em cena do ex-leão abre uma oportunidade para a inovação no ataque portista, será a primeira vez que Izmailov se associa a James na linha da frente.

O russo chega ao jogo com a rotação no máximo, pois não foi chamado a representar a seleção, enquanto a capacidade de resposta do esquerdino é colocada à prova de forma especial depois de dois jogos realizado pela Colômbia e apenas um treino de conjunto realizado.
 
Chedjou1.jpg

Chedjou novamente na órbita do FC Porto



O camaronês Aurélien Chedjou, de 27 anos, atualmente ao serviço dos franceses do Lille, pode estar novamente nos planos do FC Porto, depois de há dois anos o seu nome ter sido associado aos dragões.

Internacional pelo seu país, Chedjou é apontado pela imprensa gaulesa como alvo dos bicampeões nacionais, isto depois de em 2011 o central do Lille e da seleção do Camarões ter sido dado como certo nos azuis e brancos.

O futebolista não confirma nomes, mas sim abordagens bastante tentadoras. «É verdade que tem havido contactos de alguns países. Quando chegar a hora certa vou falar, olhos nos olhos, com os responsáveis do Lille para decidirmos o meu futuro. Quero sair a bem», revelou o atleta africano, cujo contrato com os franceses expira somente em junho de 2015.
 
vitorpereira98.jpg

«Temos de fazer o nosso trabalho e ganhar os nossos jogos» - Vítor Pereira



De regresso às vitórias após dois empates no campeonato, o treinador do FC Porto garante que não vai ficar à espera que o Benfica escorregue na luta pelo título.

«Temos acima de tudo fazer o nosso trabalho ganhar os nossos jogos», disse Vítor Pereira, à Sport TV, questionado sobre se vai ficar a torcer por um deslize do Benfica na receção ao Rio Ave.

Sobre o triunfo (3-0) sobre a Académica: «Fizemos jogo sereno e sério. Podíamos chegar aqui intranquilos mas isso não aconteceu. Tivemos personalidade, fomos fazendo o nosso jogo e chegámos a este resultado, podíamos ter feito mais golos mas estou satisfeito com a equipa. Soubemos gerir a posse de bola e controlar o ritmo do jogo.»
 
wilfriedbony.JPG


Wilfried Bony apontado ao Dragão

O avançado Wilfried Bony, que tem estado em destaque ao serviço dos holandeses do Vitesse, estará a ser seguido pelo FC Porto, noticia o site supersport.com.

O internacional pela Costa do Marfim tem 24 anos e leva já 27 golos em 25 jogos na presente época pelo Vitesse. Marca impressionante que o coloca como o terceiro melhor marcador das ligas europeias.

Recentemente foi noticiado que o Vitesse só aceitaria propostas pelo jogador acima dos 14 milhões de euros, sendo também agora revelado que, além do FC Porto, Chelsea, Arsenal e Atlético Madrid estão igualmente atentos.

Fonte:
 
james1.jpg


«O importante era chegar à final» – James



O extremo colombiano James, autor de um dos quatro golos na vitória frente ao Rio Ave (4-0), desvalorizou o seu contributo e elogiou o esforço da equipa para garantir a presença na final da Taça da Liga.

«O mais importante é a equipa ter ganho. Marque um dos quatro golos e demos um passo para chegar à final, que era um dos nossos objetivos», afirmou James, em declarações à TVI.

Na final da Taça da Liga o FC Porto vai defrontar o SC Braga: «O mais importante era chegar à final e agora temos a oportunidade de conquistar mais um título».
 
Voltar
Topo