O cantinho do dragão

pintodacosta10.jpg

«Os associados não são todos iguais para a Liga» - Pinto da Costa



O presidente do FC Porto dirigiu-se à Liga de Clubes de forma corrosiva, recordando o processo que foi aberto aos dragões na sequência da utilização de Fabiano, Abdoulaye e Sebá menos de 72 horas depois de terem disputado um encontro pela equipa B.

«Para a Liga, os associados não são todos iguais e ela própria não tem problemas em se colocar contra um dos seus associados, contrariando as regras da imparcialidade», referiu Pinto da Costa na revista Dragões.

Para o líder portista importa reter a atitude da Liga de Clubes, «que parece ter um especial gosto em centrar no FC Porto uma forma muito particular de tratar um associado».

«Primeiro, ao decidir abrir um expediente disciplinar contra o nosso clube e que estava votado ao fracasso, como sempre me disseram os advogados do nosso departamento jurídico; depois, ao ser a própria Liga a protagonizar um recurso, após o Conselho de Disciplina dar razão às alegações do FC Porto», vincou.

Pinto da Costa lamenta então que a Liga de Clubes «continue a desperdiçar recursos e energias numa perseguição sem sentido ao FC Porto, em vez de centrar esforços em cumprir com os clubes, designadamente nas verbas relativas à Taça da Liga e que continuam em parte incerta».
 
jackson2.jpg

Jackson renova até 2018



Jackson Martínez premiado com renovação de contrato com o FC Porto, ligação ao goleador colombiano fidelizada por mais dois anos: o novo acordo é agora válido até 2018. Como é típico em acrescentos desta natureza, Jackson Martínez fica também com salário reforçado e passa a ser um dos jogadores mais bem pagos do plantel portista.

Trata-se, afinal de contas, de um reconhecimento à fantástica carreira do colombiano, que na época de estreia em Portugal apresenta números convincentes e arrasadores: 36 jogos, 28 golos. Desta forma, o FC Porto acautela-se também perante a corte de pretendentes que começava a despontar um pouco por toda a Europa - o compromisso ganha agora bases mais sólidas. O acordo inicial entre Jackson e o FC Porto foi assumido a 7 de julho do ano passado.
 
fernando4.jpg

Fernando e Atsu na linha da renovação



Adicionados dois anos ao contrato de Jackson, medida que defende os interesses do clube até 2018 e premeia a notável campanha do avançado em ano de estreia na Europa, seguem-se outros craques na lista de prioridades do FC Porto no capítulo das renovações.

Atsu é um desses casos. O vínculo do extremo tem termo em 2014
e os dragões estão interessados em estender a ligação.

Fernando também figura na primeira página deste dossier, médio cuja relação com os dragões tem o mesmo prazo de validade. Jogador apetecível para os colossos europeus, os portistas querem mantê-lo afastado... da tentação.

Helton, Lucho e Castro são da casa e o processo de renovação oferece todas as garantias.
 
vitorpereira41.jpg

«Adeptos são exigentes e assobiam quando têm de assobiar» - Vítor Pereira



Os assobios no Dragão, na passada segunda-feira, durante o último confronto com o SC Braga (3-1) para o campeonato não abalam Vítor Pereira. O treinador salienta que os adeptos são livres e podem expressar-se da forma que melhor entenderem...

«Espero um apoio forte dos nossos adeptos, que são exigentes e apaixonados, que aplaudem quando acham que tem de aplaudir e que assobiam quando acham que tem de assobiar. São exigentes. Gostamos de ter sempre qualidade no nosso jogo e se possível marcar muitos golos, não sofrer golos e proporcionar bons espetáculos. Trabalhamos muito para isso e para os adeptos que o fazemos. Acredito sinceramente que amanhã vamos ter muita gente a apoiar-nos», apontou o treinador durante a projeção da final da Taça da Liga com o SC Braga, marcada para este sábado às 19.45 no Estádio Municipal de Coimbra.
 
vitorpereira74.jpg

«Campeonato não está entregue e vamos discuti-lo até ao fim» - Vítor Pereira



Fora da Taça de Portugal e da Liga dos Campeões, os dragões mantêm ainda (intactas) as aspirações na Liga e na Taça da Liga, competição que se decidirá este sábado, às 19.45 horas em Coimbra, frente ao SC Braga.

«Queremos seis fiéis ao nosso jogo, jogar aquele jogo que estamos habituados, com bola, com agressividade no momento de perda, encurtando os espaços, com qualidade de circulação e ritmo. Relativamente ao SC Braga acredito que queira jogar com os seus argumentos, com qualidade e que quererá jogar também para vencer a partida. Em relação à estratégia deles não posso responder, não é a minha equipa e não sou eu quem controla isso. Só podemos controlar a forma de jogar da nossa equipa», apontou, em conferência de Imprensa o téncino dos dragões, que ainda sonha com a conquista do terceiro título de campeão nacional, apesar dos quatro pontos de desvantagem em relação ao Benfica.

«Estamos a discutir o primeiro lugar do campeonato, portanto estamos dentro daquilo que são os nossos objetivos. Faltam alguns jogos e avaliaremos no fim se o objetivo foi cumprido ou não. Na Taça da Liga fomos jogando e, tal como o SC Braga, fomos provando nesta competição que tivemos melhor e com mérito vamos disputar a final e queremos vencer. O grande objetivo da época é o campeonato. A Liga não está entregue, está em aberto e vamos discuti-lo até ao fim», assegurou.
 
jackson08.JPG


Zenit em contactos por Jackson Martínez

Continua a aumentar o assédio a Jackson Martínez, com o Zenit a entrar na corrida pelo avançado colombiano do FC Porto.

Noticia a versão argentina do portal Goal.com que o clube de São Petersburgo já esta em conversações avançadas com o FC Porto com vista à transferência do jogador de 26 anos, que recentemente prolongou até 2018 o vínculo com os azuis e brancos.

O Zenit junta-se assim a uma lista de potenciais interessados que junta clubes como Barcelona, Atlético Madrid, Dortmund, Manchester City, Juventus e Anzhi.

Fonte:
 
pintodacosta11.jpg

Recandidatura de Pinto da Costa oficializada na próxima sexta-feira



No dia em que Pinto da Costa completa 31 anos na liderança do FC Porto, a Comissão de Apoio à recandidatura confirma que o presidente dos azuis e brancos vai avançar para mais um mandato.

«Pinto da Costa já aceitou e vai ser candidato ao próximo triénio», confirmou, em declarações à Renascença, Fernando Cerqueira, presidente da comissão que entrega esta quarta-feira no Estádio do Dragão mais de 20 mil assinaturas subscritoras para a recondução de Pinto da Costa e oficializa na próxima sexta-feira a recandidatura.

«Será sempre presidente enquanto tiver lucidez e saúde. 97% dos sócios desejam a continuidade dele. E enquanto os sócios entenderem ele vai cumprir o que gosta de fazer e corresponder ao anseio dos portistas que é continuar à frente do clube», prosseguiu Fernando Cerqueira, desvalorizando o momento menos bom do FC Porto no plano desportivo:

«O ano não está a ser famoso. Resta ao FC Porto uma réstia de esperança no campeonato. Mas para todos os sócios e para a Comissão, o principal campeonato é a continuidade de Pinto da Costa. Nos próximos anos o FC Porto voltará a alcançar muitos êxitos.»
 
helton.jpg

Vasco da Gama tenta Helton



Helton é um dos capitães e figura de proa do FC Porto, mas o seu futuro próximo pode passar pelo regresso ao Brasil, em concreto ao Vasco da Gama, clube onde cresceu e ganhou o protagonismo que o conduziu ao futebol português, em 2002, para representar o UD Leiria.

A um mês de completar 35 anos, anos, o guarda-redes brasileiro, com contrato até 2014, é o nome pretendido para ocupar o lugar na baliza dos vascaínos já a partir do meio do ano, para disputa do Brasileirão. Paulo Autuori, o técnico da formação do Rio de Janeiro, pretende um guardião experiente e com rodagem suficiente para garantir fiabilidade na posição e Helton encaixa perfeitamente nesse perfil, pelo que já deu indicações à Direção para avaliar as possibilidades de garantir essa aquisição. O nome causou bastante impacto entre os dirigentes e Roberto Dinamite, o presidente, deu o aval ao diretor técnico, René Simões, para encetar contactos com o FC Porto e com Helton, mas neste momento a situação ainda se encontra numa fase muito inicial, com abordagens superficiais às partes.

Helton é importante para o FC Porto e até final da época a porta para avançar nas conversações está totalmente fechada, até porque o jogador quer concentração absoluta na carreira da equipa até final do campeonato, mas quando fechar a cortina sobre a época desportiva é possível que as negociações conheçam um avanço.

Para o FC Porto, a saída de Helton poderá traduzir-se num bom negócio, pois a margem para garantir algum retorno financeiro não é grande e o brasileiro termina contrato dentro de um ano. E, para o Vasco da Gama, há dinheiro para ser aplicado na contratação de cinco reforços já definidos pelo técnico, uma vez que o clube acaba de vender ao Cruzeiro os 45 por cento dos direitos económicos que detinha sobre o central Dedé, por uma verba a rondar os 5,3 milhões de euros. Parte desse valor poderá chegar aos cofres do FC Porto, caso Pinto da Costa não feche a porta de saída a Helton e permita ao brasileiro uma espécie de regresso a casa.
 
quinones1.jpg

Quinõnes é novidade para jogo em Moreira de Cónegos



A presença do lateral-esquerdo colombiano Quiñones é a principal novidade da lista de convocados elaborada por Vítor Pereira para a deslocação deste sábado do FC Porto a Moreira de Cónegos.

Em sentido inverso, Maicon (lesionado) e Abdoulaye, a cumprir castigo depois de ter sido expulso na derrota na final da Taça da Liga com o SC Braga, ficaram de fora.

Ao todo, Vítor Pereira convocou 18 jogadores para a partida que arranca às 20.30 horas deste sábado.

Lista de convocados: Helton, Danilo, Lucho, Quiñones, Castro, João Moutinho, Jackson Martínez, James, Izmailov, Liedson, Mangala, Fabiano, Fernando, Alex Sandro, Atsu, Kelvin, Otamendi e Defour.
 
jacksonm3.jpg

Jackson Martínez voltou a ser matador e distanciou-se na frente dos marcadores



Sedento de golos, Jackson resolveu o divórcio momentâneo com as balizas em Moreira de Cónegos, picando o ponto duas vezes em momentos que revelou a frieza e a classe de execução que o caracterizam.

Sem marcar durante seis jogos consecutivos, o ponta de lança colombiano atravessou uma fase de algum desapontamento e frustração, não há como negá-lo, tendo visto a equipa cair na Champions e perder pontos na discussão do título com o Benfica.

Além do mais comprometeu ao falhar penalties nos empates com Olhanense e Marítimo.

O bis em Moreira de Cónegos foi um consolo em altura apropriada e um estímulo para a reta final da Liga, estando Jackson na expectativa de juntar o campeonato nacional ao título de artilheiro da Liga, que dificilmente lhe escapará face ao atual pecúlio de 25 golos e a confortável vantagem para os mais sérios perseguidores: os benfiquistas Lima e Cardozo.
Mesmo com a pontaria descalibrada, Jackson foi sempre elogiado por Vítor Pereira, atuando ininterruptamente, todos os minutos, nos últimos 18 jogos.
 
hulk010.jpg

«Para mim, a saída de Hulk foi uma tristeza» - Pinto da Costa



O presidente do FC Porto, Pinto da Costa, revela que ficou triste com a saída de Hulk mas que os dragões tinham necessidade de vender o jogador brasileiro.

«Para mim foi uma tristeza, como foi para ele. Existe o ditado `vão-se os anéis, ficam os dedos`, mas são as necessidades da vida. E quando sai um anel como o Hulk, é preciso ter outro anel para colocar no dedo. Fico orgulhoso de ver os jogadores valorizarem aqui. Muitas pessoas nem sabiam quem era Hulk, nem mesmo brasileiros, e atualmente faz parte da seleção», afirmou o presidente dos dragões em entrevista ao site brasileiro Lancenet.
 
joaomoutinho5.jpg

Moutinho para sair no fim da época



Altíssima percentagem de João Moutinho deixar o FC Porto no final da temporada, tudo aponta no sentido de o médio se despedir do dragão a seguir ao encontro com o Paços de Ferreira para depois rumar a um campeonato de grande expressão, como de resto ficou acordado entre clube e jogador no final da época passada.

Pinto da Costa assumiu publicamente que o FC Porto conseguiu segurar muito a custo João Moutinho este ano, revelando «propostas grandes», mas a verdade é que o cerco vai apertar-se mais no final desta temporada e o dragão não resistirá aos novos impulsos. O médio fica com a porta de saída escancarada, restando conhecer o teor das propostas monetárias que a empresa Gestifute terá entre mãos e vai apresentar ao FC Porto durante este defeso.
 
varela7.jpg

Varela está de regresso aos convocados



Mais de um mês após se ter lesionado ao serviço da Seleção Nacional, Silvestre Varela está de volta aos convocados do FC Porto, tendo em vista a receção deste sábado ao V. Setúbal.

Confirma-se assim o regresso do jogador, cujo último jogo pelos azuis-e-brancos remonta a 17 de março, no empate diante do Marítimo, no Funchal, a uma bola.

Em relação à última convocatória regista-se ainda a entrada do defesa Abdoulaye (cumpriu um jogo de suspensão diante do Moreirense), sendo preteridos Kelvin (opção) e Quiñones (a contas com microrrotura na face posterior da coxa direita).

O brasileiro Maicon, com entorse no tornozelo, continua a não ser opção para Vítor Pereira.

Lista de convocados:

Guarda-redes: Helton e Fabiano;

Defesas: Danilo, Mangala, Otamendi, Abdoulaye e Alex Sandro;

Médios: Fernando, Castro, Lucho, João Moutinho e Defour;

Avançados: Jackson, James, Izmailov, Varela, Liedson e Atsu.
 
moutinho55.jpg

«Queremos vencer as três finais que faltam» - Moutinho



João Moutinho elogiou o triunfo portista diante do V. Setúbal, embora admitindo que a exibição podia ter ficado marcada por um resultado mais robusto e convincente.

«Foi um jogo de paciência. O V. Setúbal limitou-se a tentar explorar os nossos erros», aludiu, completando depois a ideia ao invocar as diversas ocasiões de golo desperdiçadas pelos dragões: «Criámos várias oportunidades para ter resultado mais dilatado, mas o mais importante, que era ganhar este jogo, foi amplamente conseguido».

Face ao triunfo assegurado frente ao V. Setúbal, o FC Porto aproximou-se pelo menos temporariamente do Benfica na classificação e João Moutinho deu largas a essa teoria para alimentar as esperanças dos dragões para a reta final do campeonato:

«Queremos vencer as três finais que faltam [Nacional, Benfica e P. Ferreira] e ver o que acontece com o adversário mais direto».
 
defour5.jpg

«Vamos ser campeões» - Defour



Steven Defour regressou à equipa para jogar os últimos instantes da partida e também aos golos.

Apontou o segundo, o da tranquilidade dos dragões, também o seu segundo na Liga. Recuperou a autoestima e confiança do treinador.

É sempre bom entrar no jogo e fazer um golo. Vi o Mangala fazer o passe e consegui para marcar», explicou. «Todas as equipas que jogam contra nós são sempre muito defensivas», salvaguardou. «Agora temos de ganhar os três jogos que faltam. Vamos ainda ser campeões», confia.
 
kelvin9.jpg

Kelvin sem carta de condução e com multa



Kelvin continua em maré negativa no FC Porto e, anteontem, para agravar um cenário já se si complicado, pelo facto de não ter gostado da substituição no jogo da equipa B, no Estádio do Mar, frente ao Leixões, foi apanhado a conduzir sem a respetiva licença obrigatória.

Passavam poucos minutos das 7.30 da manhã e, junto à doca de Matosinhos, o atacante brasileiro foi intercetado numa operação stop.

Mostrou os documentos da viatura mas não a carta, que não possui. O facto de estar a conduzir indevidamente obrigou-o a comparecer ontem em tribunal, ao início da tarde, onde viu o processo suspenso por não ter cadastro.

Ficou, no entanto, avisado que se não regularizar a situação, ou seja, se não tirar a carta, será sujeito a uma medida pesada, que passa pela punição com horas de trabalho comunitário.

Kelvin, que pagou uma multa de 500 a 600 euros, abandonou o tribunal de Matosinhos escondido, mas a sua conduta imprópria não vai passar em claro no FC Porto.
 
moutinho3.jpg

PSG decide avançar para João Moutinho



O PSG decidiu avançar a todo o vapor para a contratação de João Moutinho e o director-desportivo do clube parisiense, Leonardo Araújo, já agendou diversas reuniões preparatórias para começar a tratar da transferência do médio o mais depressa possível.

A informação foi avançada pela Radio Monte Carlo (RMC), sempre muito bem identificada com a realidade do clube parisiense, que adianta ainda que o presidente do PSG, Nasser Al-Khelaifi, já deu o aval financeiro a esta contratação, apesar de o médio estar blindado por cláusula de 40 milhões de euros.

A RMC assume que o PSG decidiu avançar esta semana em força para a próxima temporada e que no plano de contratações estará também Cristiano Ronaldo.
 
angelinoferreira1.jpg

SAD vai cortar nos gastos com o plantel



Angelino Ferreira, administrador financeiro da FC Porto, SAD, divulgou os planos dos azuis e brancos tendo em vista a diminuição dos encargos com o plantel profissional de futebol num prazo de cinco anos.

«Temos um plano de negócio a cinco anos onde está prevista a contenção. Temos de fazer a otimização e diminuição de encargos com recursos humanos e diretamente com o plantel, mas isso será a cinco anos, pois muitos contratos são plurianuais e há alguma rigidez», explicou aquele responsável, em entrevista ao Diário Económico.

Angelino Ferreira indicou ainda que o FC Porto deverá ficar «menos dependente» das vendas de jogadores.
 
maicon10.jpg

Maicon regressa aos convocados



O treinador do FC Porto revelou a lista de convocados para o jogo deste sábado (20.30 horas) com o Nacional, na qual se destaca o regresso do defesa-central brasileiro Maicon, recuperado de lesão.

De fora ficou o lateral Alex Sandro, que continua em tratamento devido à mialgia no adutor direito na última deslocação a Setúbal.

Héctor Quiñones, lateral colombiano, também realizou tratamento no treino desta sexta-feira e não constitui opção para a deslocação à Choupana, tal como o avançado Sebá, que trabalhou com o plantel principal mas foi chamado para a equipa B.

Eis a lista completa de convocados:
Guarda-redes: Helton e Fabiano;
Defesas: Danilo, Mangala, Otamendi, Abdoulaye e Maicon;
Médios: Fernando, Lucho, Castro, João Moutinho, Varela, Defour e Izmailov;
Avançados: Jackson, James, Liedson e Atsu.
 
varela7.jpg

Titularidade anunciada para Varela



É o regresso do FC Porto à ilha dos últimos desencantos. Isto porque foi na Madeira, com o Marítimo, que os dragões hipotecaram recentemente quase todas as esperanças de conquistarem o título de campeão nacional e Varela viu a vida andar novamente para trás. Agora o adversário é o Nacional, na Choupana, mas o desconforto idêntico...

Os portistas empataram (1-1) no Funchal, na jornada 23, e deixaram de depender deles próprios a tão poucos jogos do embate de titãs, no Dragão. Na última ronda torceram para o Benfica escorregar no Caldeirão dos Barreiros, mas ficaram tanto ou mais desiludidos dada a vitória dos encarnados e a vantagem para os azuis e brancos continuar a cifrar-se nos quatro pontos.

Varela repete, entretanto, viagem da qual não guarda boas recordações. Foi na casa maritimista que perdeu a oportunidade de recuperar o lugar na equipa e a confiança do treinador, de castigo que esteve, entretanto, por ter reagido mal à substituição, por Izmailov, depois de render Atsu, que saíra lesionado logo no início da partida.

Mas agora Varela já não deverá regressar à condição de suplente neste desafio da 28.ª jornada, com o Nacional, na Choupana, onde será muito certamente primeira opção. Pelo menos, foi o que deixou perceber Vítor Pereira no final do último desafio, com o V. Setúbal, admitindo relegar Atsu para o banco por ter chegado à conclusão de que o ganês não está totalmente recuperado da lesão sofrida... no embate dos Barreiros.

A confirmar-se, o tridente atacante será formado por James, Jackson e Varela, que já não é utilizado desde o jogo com o Nacional, no Dragão, realizado a 5 de janeiro. Há praticamente quatro meses. Quem diria...
 
Voltar
Topo