O cantinho do dragão

vitorpereira74.jpg

«Um dia vou ganhar a Liga dos Campeões» - Vítor Pereira



Vítor Pereira continua com o futuro indefinido, mas garante sentir-se de consciência tranquila. Se não continuar no FC Porto garante que vai emigrar, mas também realça que o seu grande objetivo na carreira passou a ser ganhar a Liga dos Campeões.

«Acredito muito na competência e no perfeccionismo. E como sou um lutador, sabia - já há uns anos - que chegaria onde cheguei. Como sei que hoje estou aqui e chegarei mais longe, ganharei uma Liga dos Campeões. Sei que vou lá chegar. Assumo isso: um dia, vou ganhar a Liga dos Campeões», afirmou o treinador, em entrevista à Notícias Magazine.

Sobre a sua ligação ao FC Porto, Vítor Pereira diz que, quando terminar, o futuro será sempre «lá fora», mas também lembrou: «Uma coisa nunca me vão tirar: a minha competência. O trajeto que fiz até aqui vai-me permitir trabalhar cá ou noutro lado qualquer.»

«Acredito que o FC Porto é uma parte do meu caminho. Depois? Seja onde for, onde Deus me quiser levar. Vou treinar até já não poder mais, de certeza absoluta», prosseguiu Vítor Pereira.

Deixa também uma certeza, independentemente da sua eventual saída, assim como as já certas transferências de James Rodríguez e João Mourinho: «O FC Porto não vai mudar. Há um espírito competitivo muito forte, vontade de vencer, acreditar sempre até ao fim. E essa união resulta em muitos títulos.»
 
mangala14.jpg

Barcelona segue Mangala



As boas exibições ao serviço do FC Porto despertaram a cobiça de diversos clubes europeus, tendo agora surgido o nome do Barcelona.

De acordo com o jornal catalão Sport, depois do Manchester United, Chelsea, Milan, PSG e Mónaco, o Barcelona é o último clube a revelar que está a seguir com atenção Mangala.

Barça procura reforçar o centro da defesa, a renovação desse setor é uma das prioridades, e o defesa francês, de 22 anos, terá o perfil pretendido, visto que é forte fisicamente, rápido e bom no jogo aéreo.
 
Paulo Fonseca é novo treinador dos dragões





paulofonseca3.jpg


O ex-treinador do Paços de Ferreira, Paulo Fonseca, foi o escolhido pelo presidente Pinto da Costa para substituir Vítor Pereira.

Paulo Fonseca, de 40 anos, irá assinar por duas temporadas e será apresentado antes de quarta-feira, tal como o presidente do FC Porto tinha anunciado.

O novo treinador, que estará a ultimar detalhes, deverá levar para o Dragão o adjunto Nuno Campos e Pedro Moreira. A restante equipa técnica deverá transitar.

Depois de uma época sensacional no Paços de Ferreira, que conquistou o terceiro lugar, o técnico, que está o quarto nível da UEFA PRO, vai agora dar um importante salto na sua carreira.

O FC Porto irá indemnizar o Paços de Ferreira em cerca de um milhão de euros, que diz respeito à cláusula de rescisão.

















a bola
 
jackson4.jpg

Renovação de Jackson "congelada" duas semanas



Jackson Martínez vai sentar-se com os responsáveis do FC Porto e tentar acertar a renovação do seu contrato com melhoria salarial e revisão da cláusula de rescisão, colocada neste momento nos 40 milhões de euros. É um número perigosamente acessível para os novos ricos do futebol internacional e ao alcance das bolsas recheadas de russos e árabes, algo que o FC Porto tenciona combater ao ampliar o valor para números mais confortáveis do ponto de vista de quem não quer desfazer-se, pelo menos neste momento, de uma aposta que resultou em cheio.

Na época de estreia na Europa, o ponta-de-lança internacional colombiano marcou que se fartou (31 golos nas diversas competições), o que lhe permitiu ganhar fama junto dos clubes de maior potencial nos principais campeonatos. O interesse de alguns colossos do futebol internacional não demorou, mas Jackson mantém-se determinado em confirmar a sua imagem de goleador no Dragão e não está nos seus planos, para já, mudar de ares.

Isso mesmo confirma a A BOLA o empresário do jogador, Luís Manuel Manso, que vai deslocar-se ao Porto dentro de duas semanas para reunir com os dirigentes portistas. «Talvez no dia 20», adianta o agente, apontando para uma data na qual Pinto da Costa já estará na Invicta, depois das férias que vai gozar a partir do dia 12, que se seguirão à apresentação do novo técnico, Paulo Fonseca.
 
dragao4.jpg

Relvado do Dragão vai ser substituído



O Estádio do Dragão recebe depois de amanhã mais um concerto de uma banda de música (os britânicos Muse), o que vai obrigar a proceder a nova mudança no recinto portista.

A partir da próxima semana avança a substituição do relvado, que naturalmente ficará danificado após este espetáculo musical, como aconteceu no ano passado após o concerto dos Coldplay.

De acordo com os responsáveis do FC Porto, o novo tapete estará pronto a tempo de os dragões iniciarem a nova época em sua casa.
 
fernando19.jpg

Posição de Fernando causa descontentamento



Fernando anunciou que quer sair, os portistas não gostaram do esclarecimento do médio e o descontentamento já se fez sentir nas redes sociais e... nos gabinetes do Dragão.

A transferência do médio brasileiro estava a ser equacionada, a «proposta honrosa» que o polvo diz ter recebido é merecedora da maior atenção da SAD, mas o desabafo acaba de pressionar os dirigentes azuis e brancos e, de certa forma, informar os clubes interessados que o jogador vai forçar a saída e que, teoricamente, o FC Porto terá de baixar as suas exigências.

Há dois anos, Fernando teve reação semelhante na final da Taça de Portugal, anunciou um adeus praticamente irreversível e acabou por não ser transferido, o que fez com que vivesse uma espécie de travessia no deserto, ao não começar a época como titular.

Este ano o caso é diferente, pois o trinco termina contrato no verão de 2014 e o FC Porto pretende vendê-lo para garantir algum retorno financeiro. É que a renovação, hipótese ventilada nos últimos meses, parece cada vez mais distante...
 
"FC Porto ganhar mais é tradição"

ng2597382.jpg

Por Global Imagens

Danilo explica o ascendente sobre o Benfica "FC Porto ganhar mais é tradição"


Entrevista do internacional brasileiro ao jornal O JOGO em que o lateral explica o que percebeu em ano e meio de FC Porto e de futebol português.

Porque é que o FC Porto ganha mais do que o Benfica?

Acho que é uma coisa de tradição mesmo. O FC Porto demonstra que nas horas em que tem de decidir, ganha sempre e está na frente.

Essa questão vai além das quatro linhas, tem que ver com o dia-a-dia do clube, com a mentalidade que se aplica às camadas jovens e a quem chega, para que no dia-a-dia vença sempre.

Nunca chegaram a dar o campeonato como perdido?

Nunca, mas sabíamos que era muito difícil, porque o adversário vinha na liderança e a jogar muito bem, um futebol muito consistente e com quatro pontos de vantagem.

Quando não depende de nós é sempre muito complicado. Para nós era triste, porque trabalhávamos bem, de forma séria, e as coisas não corriam como queríamos.

Mas tínhamos esperança de que um dia íamos depender de nós. E quando aconteceu, fomos buscar forças onde não tínhamos.

Sabíamos que não havia outra oportunidade.

Claro que em Paços também foi difícil, mas o Benfica era o jogo da época, ali ia resolver-se e ali se decidiu o título. Fomos buscar forças onde não tínhamos.

Fonte:
 
Paulo Fonseca oficializado

paulofonseca16.jpg


Paulo Fonseca oficializado

A FC Porto, SAD oficializou esta segunda-feira, em comunicado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a contratação de Paulo Fonseca para as próximas duas temporadas.

Comunicado na íntegra:

«A Futebol Clube do Porto – Futebol, SAD, nos termos do artigo 248º nº1 do Código dos Valores Mobiliários, vem informar o mercado que chegou a acordo com Paulo Fonseca, para a
celebração de um contrato de trabalho desportivo, como treinador da sua equipa principal de futebol, válido por duas épocas.

O Conselho de Administração
Porto, 10 de Junho de 2013»

Fonte:
 
andreleao1.jpg

André Leão para render Fernando



O nome de André Leão está associado ao FC Porto desde que começou a falar-se na possibilidade de Paulo Fonseca mudar-se de armas e bagagens para o Dragão. O que veio agora a acontecer e a dar ainda mais força à possibilidade do trinco pacense seguir o seu treinador e as pisadas de Josué, que já regressou à casa azul e branca.

Paulo Fonseca sempre disse que gostaria de levar André Leão para onde quer que fosse, por o considerar estratégico para o seu sistema de jogo, talvez agora os dragões possam estar na disposição de darem um primeiro mimo ao seu treinador, em risco iminente que estão de perder Fernando.
 
fernando3.jpg

«Existem condições para Fernando sair», diz empresário



António Araújo reconhece que as declarações de Fernando causaram mal-estar na relação com o FC Porto mas considera legítima a manifestação do médio brasileiro em deixar o clube.

«Nem o jogador é malfeitor, nem o FC Porto. É legítimo haver um mal-estar em cada uma das partes nesta relação. Mas se o FC Porto achar que não pode vender o jogador, este tem de se apresentar no dia e hora marcada e vai apresentar-se e cumprir com as suas obrigações como sempre fez», disse em declarações à Renascença, justificando as declarações de Fernando:

«Não provocou ninguém nem procurou uma forma de conseguir levianamente a saída. Está há cinco anos ao serviço do FC Porto e tem legitimidade de representar outro clube, noutro país, com outro contrato. Tem vontade porque as condições que se apresentam de outros contratos são interessantes para o jogador. A carreira de um futebolista é muito curta e tem de procurar o melhor contrato para assegurar o futuro.»

As notícias sobre uma eventual renovação de contrato – o atual vínculo termina em 2014 - com o FC Porto também não foram bem recebidas por Fernando: «O jogador sabe de tudo o que se passa nas reuniões que temos com os clubes e com o FC porto. Essas notícias que vieram nas capas dos jornais deixaram-no chateado. Ele não criou problemas nem maltratou ninguém. Veio apenas dizer que quer sair porque existem condições para isso.»

O empresário confirma ainda que a última proposta que chegou pelo brasileiro foi rejeitada pelos responsáveis do FC Porto: «Existem clubes de vários países interessados em contratar Fernando e FC Porto tem conhecimento porque foi pela nossa mão que chegou a proposta. Mas os dirigentes entenderam ser uma proposta curta para os interesses do clube. Resta-nos esperar por um entendimento.»
 
As equipas sombra do FC Porto

ng2602804.jpg

Por Fábio Poço/Global Imagens

As equipas sombra do FC Porto

Antero Henrique explica que o clube trabalha com uma margem de 15 anos, mas no toca a jogadores preparam-se para resistir em ciclos de três anos.

Com cerca de 200 olheiros espalhados pelo mundo, o FC Porto cria duas equipas sombra: uma para estar imediatamente prevenido, cobrindo as saídas do plantel principal, e outra com valores que começam a despontar e que podem interessar no futuro.

James e Alex Sandro são exemplos dados de valores acompanhados desde há muito tempo.

E o processo é simples, explica Antero Henrique. "Como clube, trabalhamos a uma margem de 15 anos; com os jogadores, marcamos ciclos de três anos, porque sabemos que virão clubes mais fortes com os quais não podemos competir", acrescenta.

Adelino Caldeira, também citado no artigo do jornal Marca sobre os bastidores do FC Porto, explica a política salarial do clube.

"Os nossos salários são um terço ou um quarto do que podem pagar outros clubes", diz, explicando as quatro categorias em que estão escalonados os salários. com as as maiores fatias a surgirem em forma de bónus.

"Por títulos, jogos e atuações individuais. É uma forma de incentivar os jogadores", remata Adelino Caldeira, citado pela Marca

Fonte:
 
Se Fernando sair, não chega outro Fernando

ng2602607.jpg

Por Edison Vara/Reuters

Se Fernando sair, não chega outro Fernando

No Brasil garantem que o Shakhtar Donetsk fechou a compra de Fernando com o Grémio.

O jogador era uma das possibilidades para render a possível saída do Polvo.

A possível saída de Fernando do FC Porto podia fazer chegar ao Dragão outro jogador com o mesmo nome e para o mesmo lugar.

Mas Fernando, médio do Grémio, deixou de ser uma possibilidade para representar os tricampeões, uma vez que no Brasil garantem que é reforço do Shakhtar Donetsk.

O "Lancenet" escreve que o clube brasileiro já fechou o negócio com os ucranianos por um valor superior a dez milhões de euros.

O Nápoles era outro clube interessado no jogador e tinha preferência na contratação, mas optou por não cobrir a oferta do Shakhtar.

Fernando, de 21 anos, é internacional brasileiro e vai marcar presença na Taça das Confederações.

Fonte:
 
kelvin8.jpg

Dragões na primeira edição da Taça Euroamericana



O FC Porto foi uma das sete equipas convidadas a participar na primeira edição da Taça Euroamericana, competição que vai decorrer entre 21 de julho e 4 de agosto em diferentes países da América do Sul.

Além dos azuis e brancos, a prova deverá contar com as presenças de Atlético Madrid e Sevilha (Espanha), Millionários (Colômbia), Estudiantes (Argentina), Barcelona (Equador) e Peñarol ou Nacional (Uruguai).

Os jogos serão disputados nos estádios El Campín (Colômbia), Ciudad de La Plata (Argentina), Olímpico de Atahualpa (Equador) e Centenário (Uruguay).
 
pintofonseca3.jpg


Taça Valais: Tricampeões nacionais vão defrontar Marselha



De 6 a 13 de julho o FC Porto vai participar na primeira edição da Taça Valais, torneio de pré-temporada que vai decorrer em Sion, na Suíça.

Além dos dragões, participam na prova os franceses do Marselha e Saint-Etienne e os alemães do Wolfsburgo
Os tricampeões vão defrontar o Marselha, num encontro agendado para 13 de julho, sábado, no Estádio Tourbillion.

No primeiro dia do torneio, a 6 de julho, Sion e Wolfsburgo abrem as hostilidades.

Três dias depois realce para as partidas entre Saint-Etienne e Wolfsburgo e Sion-Marselha.
 
mangala4.jpg

«Sou jogador do FC Porto e vou continuar no clube» - Mangala



Mangala está feliz na cidade Invicta e por lá pretende continuar.

«Estou muito contente. É a minha segunda época no FC Porto, ganhei títulos, que poderia pedir mais. Sei o mesmo que vocês. São rumores, sou jogador do FC Porto até 2016. Essa questão não se põe, não penso nisso penso apenas no meu clube: sou jogador do FC Porto e continuarei a ser. O Chelsea é um bom clube, como há outros, mas fala-se de rumores. Quero um clube que me permita atingir os meus objetivos e que me permita progredir. Estou muito bem onde estou», confessou, aos microfones da RTP, o central francês.
 
paulofonseca4.jpg

Paulo Fonseca terminou curso e está pronto para começar a trabalhar



Paulo Fonseca concluiu, sexta-feira, o curso de nível 4 UEFA Pro e está agora totalmente habilitado a desempenhar as suas funções no FC Porto.

Foram cinco semanas de trabalho intenso e desgastante no retiro de Quiaios, ao lado de 33 outros treinadores que tinham pedido o reconhecimento das competências profissionais adquiridas ao longo das respetivas carreiras, com vista à obtenção do nível 3, o que possibilitou a inscrição no nível 4, essencial para estar certificado para trabalhar neste patamar elevado.

Segundo, informalmente, contaram a A BOLA alguns dos técnicos presentes no curso, o substituto de Vítor Pereira no comando dos campeões nacionais não deixou de ser a pessoa simpática e acessível que era quando orientava o Paços de Ferreira.

As novas obrigações forçaram, apenas, a um maior distanciamento com a Comunicação Social, pelo que Paulo Fonseca recusou-se ontem a prestar quaisquer declarações, mostrando-se indisponível para comentar, sequer, a sua participação neste curso de nível 4.

A partir da próxima semana a vida de Paulo Fonseca muda radicalmente. Deixa o sossego de Paços de Ferreira e começa a viver no Porto, deixa a serenidade característica da Mata Real e abraça um compromisso de pressão constante como acontece no FC Porto.
 
reyesherrera1.jpg

Reyes e Herrera mais valorizados



Diego Reyes e Hector Herrera terminaram a sua participam na Taça das Confederações, onde estiveram ao serviço do México. Não foi uma competição para mais tarde recordar, porque a seleção foi afastada logo na primeira fase, eliminada pelas equipas mais poderosas do grupo - Brasil e Itália - mas para os dois reforços portistas esta presença em território brasileiro foi bastante proveitosa, pois ajudou a valorizá-los e a projetá-los ainda mais a nível internacional.

Diego Reyes, contratação já totalmente garantida pelo FC Porto, foi titular no eixo da defensiva na última partida do México nesta prova, ontem, frente ao Japão (vitória por 2-1). O central, de apenas 20 anos, tornou-se o jogador jovem com maior número de partidas pelas seleções desde que se tornou profissional: desde os 16 anos, já somou 150 jogos com a camisola do seu país, fechando a sua presença na Taça das Confederações com uma exibição positiva.

Hector Herrera ainda não foi confirmado como reforço dos dragões - deve ser oficializado amanhã, dia em que deverá já estar no Porto para se submeter aos exames médicos e, de seguida, assinar contrato, num negócio com valores ainda desconhecidos mas que podem ultrapassar os 10 milhões de euros - mas também chega a Portugal com o moral em alta, depois de ter atuado 32 minutos no encontro com o Brasil. A boa exibição nesse tempo não lhe permitiu, contudo, ser titular ontem, com o Japão, mas a imprensa local é unânime em considerá-lo o médio do futuro no México. Já não restam dúvidas que João Moutinho terá um substituto de elevado nível. A expectativa é altíssima.
 
herrera1.jpg

Greve atrasa exames médicos a Herrera



Héctor Herrera aterrou no Aeroporto Sá Carneiro quase cinco horas depois do previsto, atraso provocado pela greve geral convocada pelas centrais sindicais para esta quinta-feira que afetou, entre outros serviços, os transportes públicos.

Acompanhado pela mulher, o médio mexicano, ex-Pachuca, saiu pela área VIP, evitando assim o contacto com os jornalistas.

Herrera, 23 anos, contava fazer exames e assinar contrato com o FC Porto ainda esta quinta-feira, no entanto, todos os formalismos essenciais à contratação do jogador deverão ser adiados para amanhã, sexta-feira.
 
hectorherrera2.JPG

Dragões oficializam Herrera



O FC Porto anunciou a contratação do médio mexicano Hector Herrera, ex-Pachuca, que vai assinar por quatro temporadas, ou seja, até 2017.

Os campeões nacionais pagaram oito milhões de euros por 80 por cento do passe e estabeleceram uma cláusula de rescisão avaliada em 40 milhões de euros.

O médio defensivo, de 22 anos, é visto como o possível sucessor de João Moutinho.
 
herrera2.jpg

«Estou num grande da Europa» – Herrera



O internacional mexicano Hector Herrera (ex-Pachuca) está muito feliz por ter dado mais um passo na sua carreira e garante que irá trabalhar para mostrar a razão do FC Porto ter apostado na sua contratação.

«Concretizei um sonho ao chegar a um grande clube da Europa. Sempre tive esse objetivo e o FC Porto deu-me essa oportunidade. Agora quero começar a trabalhar o mais rápido possível e mostrar o porquê de me terem contratado e acreditado em mim», afirmou Herrera, em declarações ao Porto Canal.

O médio, de 22 anos, revelou as suas características: «Considero-me um jogador dinâmico e lutador, que está sempre em movimento e à procura da bola. Gosto de aparecer nas zonas mais avançadas do campo e também sei fazer golos».
 
Voltar
Topo