O cantinho do dragão

paulofonseca5.jpg

«Os jogadores sabem que todos partem em pé de igualdade» - Paulo Fonseca


Paulo Fonseca aplaude a entrega de todos os jogadores do FC Porto nos trabalhos de pré-época, fase preparatória que, salienta, assume particular importância por ajudar a definir a identidade da equipa.

«O que tenho sentido de todo o grupo de trabalho é uma grande abertura e uma grande motivação. Os jogadores sabem que todos partem em pé de igualdade e que esta fase preparatória é importante para definirmos, em termos de futuro, o que é que poderá vir a ser a nossa equipa», indicou o novo treinador dos tricampeões nacionais, citado pelo site do clube.

Acredita Paulo Fonseca que a abnegação com que o plantel tem encarado cada sessão de trabalho dará aos azuis e brancos um nível «bastante considerável» no jogo da Supertaça com o V. Guimarães, agendado para 10 de agosto, em Aveiro.

«Todos estão a trabalhar de uma forma bastante determinada e isso obviamente facilita a nossa tarefa no campo, visto estarmos num processo em que tem de haver um conhecimento gradual e profundo das nossas ideias e da nossa forma de estar. Vamos continuar a evoluir como equipa para podermos chegar à Supertaça já num momento bastante considerável», afiançou.
 
ng2644161.jpg


Ghilas assina e vai para estágio

Mano a mano com Jackson começa amanhã, já em solo holandês. Argelino acertou tudo com os dragões e foi passar o fim de semana a França. Mas já voltou

O anúncio oficial tem sido sucessivamente adiado, mas não passa de hoje: Ghilas vai assinar contrato com o FC Porto válido para as próximas quatro temporadas, seguindo à tarde com a comitiva para o estágio de pré-temporada na Holanda.

Há acordo total entre todas as partes - jogador e clubes -, mas o Moreirense tem ainda que resolver um detalhe que não vai impedir o avançado de reforçar os tricampeões nacionais.

Fonte:
 
ng2644595.jpg

Por José Mota / Global Imagens

Primeiro treino dos mexicanos e de Jackson

Jackson não precisou de apresentações, mas Paulo Fonseca fez questão de conversar um pouco mais com Herrera e Diego Reyes depois da palestra.

Novo passo da nova vida de Hector Herrera e Diego Reyes. Depois de ontem de manhã terem chegado ao Porto, conhecendo o Dragão durante a tarde - o que foi novidade para o defesa -, a dupla mexicana participou hoje no primeiro treino no papel de reforços.

Os dois tiveram direito a "tratamento personalizado" do treinador Paulo Fonseca, que depois da palestra no relvado do Olival, fez questão de conversar, durante pouco mais de um minuto, com os dois jogadores mexicanos.

O treino desta segunda-feira, último antes da partida para o estágio na Holanda, ficou também marcado pelo regresso do goleador Jackson e ainda pela ausência de Atsu e Quiñones.

Aliás, estas ausências fazem suspeitar que os dois jogadores possam nem sequer seguir para Venlo, dúvidas que serão dissipadas ao início da tarde quando a equipa chegar ao aeroporto para seguir para a Holanda. O voo está marcado para as 15 horas.

Fonte:
 
lucho1.jpg

«Queremos voltar a ser campeões» - Lucho González



Com o sonho da Champions sempre presente, Lucho González não deixa dúvidas quanto à prioridade do dragão para 2013/14: atacar o tetra.

«O nosso objetivo principal é o Campeonato nacional, queremos voltar a ser campeões. Sonhamos com a Champions, claro, queremos tentar chegar mais longe do que na época passada», indicou el comandante, em declarações à Antena 1.

Aos 32 anos, Lucho não pensa ainda no final da carreira. Pendurar as chuteiras de dragão ao peito é cenário ao qual não se compromete.

«Não sei. Tenho mais um ano de contrato e vou cumpri-lo. Não posso falar do futuro, a vida dos jogadores muda de um dia para o outro. Vai depender da minha condição física e a decisão será tomada com a minha família», explicou.
 
rolando7.jpg

Rolando alvo dos magpies



O internacional português Rolando estará nos planos do Newcastle para a próxima temporada.

De acordo com o Daily Star, o diretor de futebol dos magpies, Joe Kinnear, irá começar a trabalhar na segunda-feira a contratação do defesa-central Rolando, numa transferência que poderá garantir ao FC Porto cerca de cinco milhões de euros.

O dirigente do Newcastle pretende agir rápido para bater a concorrência do Everton, que também estará interessado no defesa, de 27 anos, que não entra nos planos dos campeões nacionais.
 
atsu9.jpg

Atsu diz que se vai embora



Caiu depois das nove da noite, no Facebook de Christian Atsu, a grande revelação: «Peço desculpa a todos os adeptos pela minha decisão, nunca planeei deixar o clube, mas a verdade é que preciso de mudar de ares para concretizar os meus sonhos...»

Num texto relativamente longo, o esquerdino ganês assumiu o desenlace com os dragões, ainda que o acordo clube/jogador seja válido por mais uma temporada e a cláusula de rescisão seja também relativamente pesada: nada mais nada menos do que 10 milhões de euros.

Atsu admitiu que se vai embora do FC Porto, mas todavia não revelou o nome do clube que o vai receber neste defeso e nem sequer deixou qualquer pista. Mas a imprensa inglesa encontrou mais uma oportunidade para especular um pouco e adiantou ontem à noite que Liverpool, Tottenham e Everton estão na corrida ao esquerdino.
 
otamendi.jpg

«Queremos chegar em boa forma ao campeonato» - Otamendi



Nicolás Otamendi elogia a nova equipa técnica do FC Porto e também os novos companheiros, em especial os mexicanos Diego Reyes e Hector Herrera, que chegaram ao clube vindos do mesmo continente. Satisfeito com a preparação portista até agora e com a sua prestação particular, Otamendi reforçou que está num clube habituado a ganhar e que, sob as ordens de Paulo Fonseca, as condições estão reunidas para que isso continue a suceder.

«Queremos chegar em forma ao campeonato e como a nova equipa técnica trabalha muito bem, a julgar pelos primeiros treinos e pelos primeiros testes com equipas como com o Marselha e o Maastricht, será muito fácil adaptar-nos a esta temporada», disse o internacional argentino no lançamento do jogo respeitante à Copa Euro-Americana 2013.

Sobre os companheiros Reyes e Herrera, que falam a mesma língua e, no caso do primeiro, partilha a mesma posição com Otamendi, o argentino não se conteve nos elogios. «Diego Reyes, tal como o Herrera, aliás, mostrou ser ótima pessoa e ótimo jogador. Há sempre um período de adaptação, talvez de uns três meses, eu passei pelo mesmo, mas têm muito para dar, estou certo disso.»

Porque, destaca Otamendi, importante para já é ganhar ritmo. Mas também vencer. Vencer sempre, como é lema dos dragões. «É mais um jogo de preparação em que o importante é ganhar ritmo, o jogo vai ser excelente, tenho a certeza, com um belo ambiente, o FC Porto está acostumado a ganhar jogos atrás de jogos e acredito que seja um lindo evento, espero que termine com a nossa vitória.»
 
jackson5.jpg

«Estou contente por estar num clube como o FC Porto» - Jackson


Apesar das várias notícias que apontam para o interesse de outros clubes, o avançado colombiano diz-se satisfeito por estar no FC Porto e mostra até total foco nos objetivos dos dragões para a nova época.

«Estou contente e agradecido por estar num clube como o FC Porto. Estou a desfrutar desta oportunidade e quero voltar a ser campeão, tal como aconteceu na época passada», afirmou o jogador, citado pela Renascença.

Jackson falava na Venezuela, após o jogo com o Deportivo Anzoátegui, que os dragões venceram por 4-2, com o avançado colombiano a fazer o gosto ao pé.

«O funcionamento da equipa está a melhorar de forma progressiva, à medida que vamos treinando. Estamos todos a fazer o nosso trabalho e a assimilar as ideias que o treinador pretende para a equipa», referiu.
 
lucho2.jpg

«Estamos a assimilar as ideias do treinador» - Lucho Gonzalez



Fala voz experiente no balneário do FC Porto. Lucho Gonzalez está agradado com as primeiras semanas de trabalho sob o comando de Paulo Fonseca e garante que todos no clube estão a trabalhar para nova época de sucesso.

«Há sempre coisas para ir corrigindo, mas há coisas boas que estão a ser feitas. Temos um novo treinador, com métodos de trabalho diferentes, e pouco a pouco estamos a assimilar as suas ideias para que possamos ter sucesso», afirmou Lucho Gonzalez, citado pela Renascença.

O médio falava após a vitória por 4-2 sobre o Deportivo Anzoátegui, na Venezuela. «Sabíamos que as condições climáticas iriam ser determinantes neste jogo. Estava muito calor e as duas equipas estão numa fase de preparação, mas há coisas importantes para guardar. O adversário também tentou sempre praticar bom futebol e é bom defrontar adversários que praticam um futebol diferente ao que estamos habituados», referiu.

O próximo teste será na Colômbia, frente ao Millonarios: «Sabemos que será mais um jogo difícil, mas vamos descansar e recuperar bem para podermos deixar imagem positiva na Colômbia, tal como fizemos aqui na Venezuela.»
Certo é que ambição não falta no Dragão, com Lucho a falar inclusivamente nas possibilidades da equipa na Liga dos Campeões: «A nossa ambição é sempre grande. Sabemos que na Liga dos Campeões há equipas com grandes jogadores e orçamentos muito elevados e que é difícil lutar contra isso, mas dentro do campo somos 11 contra 11 e entramos sempre com a ideia de que poderemos vencer.»

Com 32 anos, Lucho falou ainda sobre o seu futuro, uma vez que tem apenas mais um ano de contrato com o FC Porto. «Não sei nada sobre o futuro, nunca sabemos o que pode acontecer. No entanto, logicamente que gostaria de voltar a jogar na Argentina», disse.
 
jackson.jpg

Colombianos dão Jackson Martínez fora do Dragão




A rádio colombiana Antena 2 noticia esta quarta-feira que o FC Porto já terá vendido o avançado Jackson Martinez, sem adiantar mais nenhum pormenor.

Segundo a rádio, uma fonte do hotel onde está instalada a equipa dos dragões, que participam na Taça Euro-americana, disputada em Medellín (Colômbia), terá assegurado que o jogador está vendido mas não pode adiantar para quem nem a quantia.

Apesar da falta de mais informações., a Antena 2 prevê que seja uma boa maquia uma vez que o presidente, Pinto da Costa, «é um monstro neste tipo de operações».
 
paulofonseca8.jpg

«Tenho muitas dúvidas... disso não tenho dúvidas!» -Paulo Fonseca



Paulo Fonseca joga com as palavras ao elogiar a resposta do grupo de trabalho na pré-época. Faz balanço positivo da digressão sul-americana e explica a estratégia para golear o Millonários.

O treinador do FC Porto francamente agradado com os seus jogadores nesta digressão, após as vitórias sobre o Deportivo Anzoátegui, em Puerto La Cruz, na Venezuela, e o Millonários, em Bogotá, na Colômbia. Tirou muitas ilações após os dois encontros, que marcam uma fase mais adiantada da preparação para a temporada 2013/14, mas admite que tem um problema: «Tenho muitas dúvidas, disso não tenho dúvidas.»

«O balanço que faço é que foram dois jogos distintos, mas a principal ilação que eu tiro, utilizando praticamente duas equipas, é que com esta resposta de todos os atletas, estão todos eles disponíveis a serem peças importantes», afirmou. Sobre os jogos, diz que gostou de ambos: «Mas não posso esconder que estou mais agradado com este último, sobretudo pela solidez e segurança defensivas e pelo equilíbrio tático, pela coesão e pela solidariedade.»

Antes do segundo encontro, Fonseca admitiu que tinha cada vez mais dúvidas na equipa. Agora, brinca, a situação piorou. «Sem dúvida que tenho dúvidas, crescem de dia para dia em função da resposta, a verdade é que continuo com dúvidas mas há de chegar a altura que, face ao número de jogadores, terão de ser tomadas decisões, tendo em conta os interesses do FC Porto e de todos.»

 
dragao2.jpg

Dragões prometem uma novidade no jogo com o Celta




O FC Porto apresenta-se este domingo aos seus associados no Estádio do Dragão, em partida diante do Celta de Vigo, que tem início marcado para as 20.30 horas.

A festa, porém, vai começar cerca de uma hora e meia antes do início da partida, com os dragões a prometerem uma novidade, que passa por ter maior proximidade com os adeptos.

Será ainda durante a festa de apresentação que será dado a conhecer o terceiro equipamento para a nova época, que assinala a comemoração dos 120 anos do clube.
 
viniciusaraujo1.JPG

Vinícius Araújo, goleador do Cruzeiro, desejado pelos dragões



O FC Porto será um dos interessados numa nova estrela que desponta com as cores do Cruzeiro.

Vinícius Araújo, que esta temporada foi promovido ao elenco profissional do clube de Belo Horizonte, está citado na agenda portista, mas também Udinese e Nápoles (Itália) e Shakhtar (Ucrânia) revelaram interesse no jogador, informou o jornal O Tempo.

Araújo, que ganhou fama de jogador nos escalões de base do Cruzeiro, já realizou 12 jogos pela equipa principal e projetou-se nos sub-20 do Brasil este ano, consagrando-se como melhor marcador da edição 2013 torneio de Toulon (sete golos).
 
bolat3.jpg

Conheça o novo guarda-redes dos dragões (com vídeo)



Bolat é o mais recente reforço garantido pelo FC Porto para a nova temporada.

Sinan Bolat, de 24 anos e 1.90 metros, chegou ao Standard de Liège em dezembro de 2008 proveniente do Genk, por cerca de 150 mil euros.

O guarda-redes turco demonstrou potencial na Liga belga e chegou a ser apontado ao Manchester United e Arsenal.



print.gif







VÍDEOS RELACIONADOS

 
bolat3.jpg

Bolat assina por cinco épocas



O FC Porto confirmou esta terça-feira, no site oficial, a contratação de Sinan Bolat, guarda-redes turco que assinou com os dragões um contrato válido por cinco temporadas, ou seja, até 2018.

Bolat, 24 anos, é internacional pela Turquia mas tem nacionalidade belga. Foi na Bélgica que fez todo o percurso como profissional, tendo iniciado a carreira no Genk, mudando-se depois para o Standard Liège, onde esteve as últimas cinco temporadas.

O guarda-redes turco já integrou o treino desta terça-feira que decorreu no centro de treinos do FC Porto, no Olival.
 
paulofonseca8.jpg


Todos junto até à Supertaça



Já está em contagem decrescente o primeiro jogo oficial da época, com o FC Porto a defrontar no próximo dia 10 o V. Guimarães, na Supertaça Cândido de Oliveira. Está entretanto também em contagem decrescente a sorte de cada um daqueles que ainda fazem parte do plantel azul e branco e estão no fio da navalha. Mas pelo menos até ao desafio em que estará em discussão o primeiro troféu da temporada, os que se têm revelado como os elos mais frágeis deste FC Porto para 2013/14 poderão continuar a viver o sonho...

O jogo com a equipa minhota realiza-se somente a uma semana da primeira jornada do campeonato, marcada para o fim de semana seguinte ao desafio da Supertaça, em Aveiro, mas nem por isso parece haver pressa em emagrecer já o plantel para números aceitáveis - são 28 jogadores, já a não contar com Kadú, em trânsito para os bês. Nem tão pouco parece que vão ser resolvidos aqueles casos que, à partida, até deixarão pouca ou nenhuma margem para dúvidas sobre o destino a dar-lhes mais cedo ou mais tarde.

Tantas interrogações...

Paulo Fonseca tem naturalmente muitas reservas, não só em termos do sistema de jogo que servirá melhor os seus interesses e os do clube, quer na equipa e até no banco dos suplentes, hesitará igualmente sobre aqueles em relações a quem que deverá abrir mão ou não. Tiago Rodrigues, Ricardo e Carlos Eduardo estarão na primeira linha de partida, muito particularmente os ex-vitorianos, que até poderão regressar por empréstimo à sua já antiga casa...

As contingências próprias de um mercado que se manterá aberto até ao dia 31 e as indefinições de quem poderá ainda chegar e partir acabam por condicionar esta necessária filtragem, se bem que também todo aquele processo de empréstimos estratégicos, que passa não só pelo clube como pelos jogadores, leve o seu tempo para que nenhuma das partes venha a arrepender-se mais tarde.
 
jackson8.jpg

Jackson Martínez satisfeito no Dragão



O goleador Jackson Martínez revelou que está satisfeito pelo modo como tem sido tratado no Dragão, isto numa altura em que tem sido associado a diversas equipas, entre elas o Nápoles.

«Desde o dia em que cheguei, a equipa fez-me sentir parte do grupo, parte dela. O FC Porto é um clube que recebe muito bem os jogadores. Eles tratam de tudo e deixam-nos concentrados apenas em jogar», afirmou Jackson Martínez, em entrevista ao Goal.

O goleador colombiano elogiou a evolução registada na Liga portuguesa: «O futebol em Portugal melhorou muito. Há aqui muita qualidade e preparação. Há diferentes sistemas de jogo, mas isso depende da equipa, do treinador, do estilo de jogo. Acho que a diferença aqui é mesmo o sistema de jogo».
 
jackson3.jpg

Jackson elogiado pelo treinador do Nápoles



O treinador do Nápoles, Rafa Benítez, teceu elogios ao avançado do FC Porto Jackson Martínez, abordando ainda as negociações para a sua contratação.

«É um bom jogador», disse o treinador espanhol, que, instado a comentar a contratação do avançado pelo Nápoles, revelou que o negócio ainda se pode concretizar: «Há negócios que se fazem mais rapidamente e outros que demoram o seu tempo. Por exemplo, não estávamos a contar com o guarda-redes Pepe Reina.»

O espanhol, cuja equipa vai defrontar o FC Porto no domingo, na Emirates Cup, em Londres, fez saber em conferência de imprensa que o clube continua no mercado: «[Estamos] à procura de mais um avançado, mas não estou aqui para falar de mercado (...) É jogador do FC Porto e eu tenho que respeitar isso. Não é nosso jogador. Tenho a minha opinião formada, mas não a divulgo.»
 
quintero2.jpg

Quatro preparados para jogar hoje




Fucile, Otamendi, Herrera e Quintero vão ter oportunidade de se exibirem, este domingo, frente ao Nápoles. Os quatro jogadores não fizeram parte das escolhas do técnico Paulo Fonseca para a partida de ontem, frente ao Galatasaray, uma vez que as equipas só podem levar para o banco onze jogadores, com seis substituições possíveis.

Os quatro vão entrar frescos neste encontro diante da formação italiana, uma vez que ontem apenas tiveram oportunidade de sentir a atmosfera do estádio desde as bancadas.

Nas mesmas circunstâncias, praticamente, vão estar Helton, Josué, Fernando, Carlos Eduardo, Diego Reyes, Ricardo e Tiago Rodrigues, os atletas que ontem não passaram do aquecimento. Apesar de estarem a 100 por cento do ponto de vista físico, não é líquido, no entanto, que o técnico portista lhes conceda a todos um lugar no onze, exceção feita aos prováveis titulares Helton, Josué e Fernando (talvez também Diego Reyes).

Quanto aos restantes, pode verificar-se nova entrada como titulares de Alex Sandro e Varela, que ontem foram substituídos ao intervalo, precisamente para permitir que hoje estejam com outra disponibilidade, caso o treinador entenda ser necessário lançá-los outra vez de início. Quem jogou os 90 minutos ontem não deve sair do banco.
 
AdeptosFCP.JPG

Melhor onze de sempre em votação



O FC Porto leva a efeito, entre 6 de agosto e 1 de setembro, uma votação para eleger a melhor equipa da história do clube.

Os onze jogadores que reunirem a preferência dos adeptos serão revelados no dia 28 de setembro, data do 120.º aniversário dos azuis e brancos.

Lista de nomeados:

Guarda-redes: Siska, Vitor Baía, Mlynarczyk, Américo e Barrigana

Defesa Direito: João Pinto, Paulo Ferreira, Bandeirinha, Gabriel e Virgílio

Defesas Centrais: Aloísio, Jorge Costa, Bruno Alves, Monteiro da Costa, Freitas, Fernando Couto, Ricardo Carvalho, Celso, José Rolando e Lima Pereira

Defesa Esquerdo: Murça, Nuno Valente, Branco, Inácio e Cissokho

Médio Direito: Duda, Pedroto, Frasco, Pavão e Alenichev

Médio Centro: Pinga, Rodolfo, André, Costinha e Zahovic

Médio Esquerdo: Jaime Pacheco, Sousa, Oliveira, Deco e Rui Barros

Extremo Direito: Madjer, Capucho, Hernâni, Carlos Duarte e Jaime Magalhães

Extremo Esquerdo: Futre, Hulk, Costa, Nóbrega e Drulovic

Avançado Centro: Gomes, Jardel, Falcao, McCarthy e Domingos
 
Voltar
Topo