O cantinho do dragão

nunolobo1.jpg

Dragões vão processar Nuno Lobo


O FC Porto vai processar judicialmente o presidente da Associação de Futebol de Lisboa (AFL), Nuno Lobo, na sequência das suas declarações no final do jogo com o Estoril, devido a alegada agressão por parte de Adelino Caldeira, administrador da SAD azul e branca.

Fonte do FC Porto revelou que Nuno Lobo está a mentir, como pode ser comprovado por várias testemunhas presentes no local, pelo que vai apresentar queixa por difamação do presidente da AFL.

Nuno Lobo também diz ter várias testemunhas do incidente e garantiu a A BOLA que vai apresentar queixa contra Adelino Caldeira: «Fui agredido e injuriado e é claro que isto não fica assim, vou apresentar a respetiva queixa.»
 
dragao4.jpg

Homenagem aos Bombeiros no Dragão



O FC Porto vai associar-se aos Bombeiros Voluntários Portuenses, permitindo que os adeptos possam conhecer um pouco mais sobre os chamados «soldados da paz» durante esta sexta-feira, à margem do encontro com o V. Guimarães, que tem início marcado para as 20 horas.

Com efeito, junto à Praça do Estádio estarão viaturas em exposição e vários bombeiros estarão à disposição dos adeptos para dar a conhecer mais de perto o seu trabalho.
 
ruiquinta1.jpg

«Benfica tenta passar imagem de grandiosidade, mas o FC Porto é de longe o maior clube português» - Rui Quinta



Esteve duas épocas como adjunto de Vítor Pereira no FC Porto e não ficou com qualquer dúvida. Rui Quinta diz que o clube azul e branco é de longe o maior do futebol português.

«Com o investimento que o Benfica fez e o envolvimento que tem ao nível das instituições tenta transmitir uma imagem de grandiosidade e de futebol espectacular, mas quem olhar para os factos percebe que o FC Porto é de longe o maior clube português», referiu Rui Quinta, em entrevista à Renascença.

O antigo adjunto dos azuis e brancos deixou como exemplos as duas últimas épocas: «Lidámos com o melhor Benfica de sempre, que fez dois campeonatos quase ao nosso nível, mas nós fomos melhor que eles. Só perderam uma vez, que foi connosco, enquanto nós não perdemos. E uma equipa que não perde seguramente tem de ter algum mérito.»

Por isso, Rui Quinta não tem dúvidas que o FC Porto continua a ser o grande favorito à revalidação do título: «O FC Porto é sempre favorito em qualquer prova em que participe, pela sua qualidade, pelo seu percurso e pela sua história, pelo seu peso. A nível interno é a equipa que todos querem vencer, mas na minha opinião continuar a ter mais condições para voltar a ser campeão.»
 
pintodacosta.jpg

«Jorge Jesus teve azar por a Polícia não ter mandado quem nada visse» - Pinto da Costa


Pinto da Costa usou da ironia para comentar o comportamento de Jorge Jesus no final do jogo entre o Benfica e o V. Guimarães, disputado no passado domingo no Estádio D. Afonso Henriques.

O presidente do FC Porto estranha que, ao contrário do que sucedeu com Hulk e Sapunaru no túnel do Estádio da Luz, os incidentes não tenham merecido qualquer referência por parte do árbitro nem dos delegados.

«Não espero nada. Naquele caso [referindo-se ao jogo com o Benfica, na Luz], os árbitros viram e escreveram. O Jorge Jesus teve a sorte de ninguém ver, embora até existam imagens do coordenador dos delegados a falar com ele. Só teve azar que a Polícia não tenha mandado para lá quem não visse nada», observou Pinto da Costa, em entrevista concedida ao Jornal de Notícias.
 
pintodacosta34.jpg

Pinto da Costa sobre Bruno de Carvalho: «Não terei possibilidades de o conhecer»


Pinto da Costa ainda não conheceu pessoalmente Bruno de Carvalho e diz que tal não deverá acontecer a breve brazo, uma vez que o homólogo do Sporting «cortou relações com o FC Porto».

«Nunca estive com ele, nunca me foi apresentado, não o conheci enquanto era candidato. Quando digo isto, não é depreciativamente. E agora também não terei possibilidades de o conhecer, uma vez que ele, unilateralmente, cortou relações com o FC Porto», observou o presidente dos azuis e brancos, em entrevista ao Jornal de Notícias.
 
danilo2.jpg

«Quando batem em nós, temos de bater no próximo» - Danilo


O próximo jogo do FC Porto é já domingo, em Arouca. Ao plantel será exigida concentração máxima.

«Somos todos jogadores experientes, internacionais e as derrotas fazem parte do futebol. Não estamos habituados a perder e vamos tirar ilações disto. Em jogos desta dimensão os pormenores fazem muita diferença. Sem dúvida que aprendemos com este resultado», realça Danilo, que tem uma frase curiosa para transmitir aos adeptos o que podem esperar da equipa no regresso do campeonato, em Arouca.

«É importante reagirmos. Somos jogadores habituados a muita pressão e quando batem em nós temos de bater no próximo que nos aparecer pela frente. Vamos descansar e sem dúvida que no próximo desafio daremos resposta adequada», é a garantia que deixa.
 
paulofonseca24.jpg

Prova dos 11 em Arouca


Em caso de novo tropeção ou até de vitória pouco convincente no jogo de hoje, em Arouca, Paulo Fonseca terá todas as razões e a força consigo - leia-se total apoio do topo da hierarquia do emblema azul e branco - para tomar medidas imediatas. Talvez por isso é que não se prevejam para esta partida da sétima jornada da Liga alterações na equipa, relativamente ao jogo com o Atlético de Madrid. Em todo o caso, Mangala, Defour, Varela e até o próprio guarda-redes Helton que se cuidem...

É a prova dos 11 que o técnico quer tirar a limpo, para chegar a conclusões definitivas e desfazer de uma vez por todas as suas dúvidas: se o rendimento menor da equipa e os erros cometidos na CHampions foram acidentais ou determinados por menores contribuições de alguns efetivos.

Helton e Mangala, dois jogadores que sobressaíram pela negativa na derrota dos portistas frente ao Atlético, foram entretanto já dados como titulares na antevéspera do encontro de Arouca por Paulo Fonseca, em conferência de imprensa. Algo raríssimo, mas que nestas circunstâncias não surpreende, por tornar-se imperativo proteger dois importantíssimos ativos do clube: o guarda-redes pelo que representa e continua ainda a valer entre os postes, o central francês pelo muito que poderá valer campo e no mercado, em milhões de euros.
 
mangala1.jpg

[size=8pt]Mangala na carteira de Jorge Mendes[/size]


Agora é oficial. Jorge Mendes é o novo representante legal do central Eliaquim Mangala, que está a despertar a cobiça de alguns grandes clubes da Europa, nomeadamente Barcelona, Chelsea, Manchester City e, recentemente, os milionários do Mónaco.

Apesar de o nome do internacional gaulês ainda vir mencionado no site da empresa Doyen Sports, A BOLA está em condições de garantir que o defesa já é agenciado pelo mediático agente FIFA português, que estudará agora o futuro desportivo do jogador, ligado ao FC Porto até junho de 2016 e com uma cláusula de rescisão de 50 milhões de euros.

O Mónaco está fortemente empenhado em contratar o possante central já em janeiro e as boas relações de Jorge Mendes com o proprietário do clube do Principado, o milionário russo Dmitry Rybolovlev, poderão acelerar até o processo de uma hipotética transferência na reabertura de mercado, em janeiro, pese não ser o projeto desportivo mais desejado pelo jogador.

Com 22 anos e ainda elevada margem de progressão, Mangala é um dos defesas mais cotados neste momento no futebol europeu, mas a SAD do FC Porto não abdica do valor estipulado na cláusula de rescisão. O Mónaco, ainda assim, já deu provas recentes com as aquisições de João Moutinho e James Rodriguez de que dinheiro não é óbice.
 
ghilas6.jpg

[size=14pt]«Estou satisfeito com Ghilas» – Paulo Fonseca[/size]

O avançado argelino Ghilas teve a oportunidade de ser titular frente ao Trofense e para o treinador Paulo Fonseca o jogador não desiludiu, mesmo tendo em conta os problemas criados pelo adversário.

«Este jogo foi difícil para ele, porque teve dificuldades para entrar nos últimos 30 metros e problemas em receber a bola, mas jogou bem e teve boas movimentações. Pelo que que Ghilas merecia o golo. Estou satisfeito com ele», afirmou Paulo Fonseca.
 
paulofonseca41.jpg

[size=14pt]Operação Zenit em marcha[/size]


Cumprido o objetivo Taça, com vitória por 1-0 sobre o Trofense, o plantel do FC Porto deu início esta manhã à preparação para o jogo de terça-feira com o Zenit, referente à terceira jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões.

A sessão, que tinha início previsto para as 10 horas, começou cerca de 25 minutos depois, devido à habitual palestra, com Paulo Fonseca certamente a dissecar a partida da véspera e a dirigir já atenções para a receção ao Zenit.

O russo Izmailov continua a ser o único ausente, devidamente autorizado a tratar de assuntos pessoais, enquanto os titulares no jogo com o Trofense trabalharam à parte do restante grupo, em regime de recuperação de esforço.

O plantel tem novo treino marcado para a manhã desta segunda-feira, novamente pelas 10 horas, sendo que no final, pelas 12.30 horas, Paulo Fonseca e um jogador falam à Imprensa sobre o jogo da Liga dos Campeões.
 
paulofonseca14.jpg

[size=14pt]Paulo Fonseca inicia preparação do clássico[/size]


Depois da derrota frente ao Zenit (0-1), para a Liga dos Campeões, o treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, iniciou, esta quarta-feira, a preparação para o clássico, de domingo, frente Sporting, no Dragão, em jogo da oitava jornada da Liga portuguesa.

No treino, que começou com cerca de 20 minutos de atraso, tendo Paulo Fonseca provavelmente dissecado a derrota frente ao Zenit com os seus jogadores, não marcaram presença cinco jogadores.

Izmailov, por questões pessoais, Fucile, por motivos pessoais, Kadú, Diego Reyes e Carlos Eduardo, porque foram dispensados para a equipa B, que hoje defronta o Tondela.

O FC Porto regressa ao trabalho na quinta-feira, às 10 horas.
 
jackson5.jpg

[size=14pt]Jackson elogia política de contratações dos dragões[/size]


O avançado colombiano Jackson Martínez admitiu satisfação por ter escolhido o FC Porto para jogar na Europa e elogiou os métodos de contratação e a aposta em jovens jogadores dos campeões nacionais.

«Estou muito feliz com a evolução da minha carreira e por estar a jogar na Europa. O FC Porto tem uma visão clara daquilo que quer quando contrata um jogador e sabe que o jogador irá dar o rendimento que a equipa precisa», afirmou Jackson Martínez, em entrevista à ESPN mexicana.

O goleador colombiano abordou as chegadas das esperanças mexicanas Diego Reyes e Hector Herrera: «Têm uma qualidade impressionante e um promissor futuro. Tanto Reyes como Herrera demonstram ter valor e apenas precisam superar o período de adaptação, que não é fácil. O FC Porto é uma equipa que dá oportunidades aos jogadores mais jovens».
 
pintodacosta3.jpg

[size=14pt]«Vi o golo de Kelvin umas 50 vezes» - Pinto da Costa[/size]


O presidente do FC Porto reconhece que é no “Espaço K” do museu do FC Porto que passou mais tempo. O espaço é dedicado ao golo apontado por Kelvin ao Benfica, que deu a vitória (2-1), a liderança no campeonato e consequente título na época 2012/13.

«Já vi (o golo) para aí umas 50 vezes. Hoje vi seis. Todos os dias vejo. Ao todo, mais de 50», disse Pinto da Costa durante uma visita ao museu do clube, onde esteve acompanhado pelos jogadores, treinadores e dirigentes do futebol e modalidades.

O espaço, inaugurado a 28 de setembro, será aberto ao público no próximo sábado. «Antes de abrir ao público, é importante que quem veste a camisola do FC Porto sinta a importância e orgulho do clube onde estão e conhecer a sua história e êxitos», prosseguiu o dirigente, reconhecendo que a obra ultrapassou o que tinha idealizado.

«Tudo o que tinha idealizado foi talvez um bocadinho ultrapassado. Sinto que acordei e que o sonho afinal não o era. Era realizável. Está uma obra fantástica. O meu mérito é ter sonhado isto e ter encontrado gente, uma equipa fantástica capaz de concretizar o meu sonho», afirmou, destacando as alterações sugeridas pelo arquiteto:

«Não foi o que sonhei. Trocamos ideias e ele disse que eu era muito ambicioso. Eu disse que se não fossemos capazes de espantar quem o visita, então não se faz. Felizmente compreendeu o que eu queria. Há coisas inovadoras que não há em museu nenhum. O autocarro da vitória é um pormenor interessantíssimo. E a figura do 11 mais votado pelos adeptos também é ideia muito interessante.»
 
fernando6.jpg


Fernando impressionou Spalletti

Uma exibição fantástica de Fernando não evitou a derrota do FC Porto na última terça-feira, em pleno Estádio do Dragão, frente ao Zenit, mas o comportamento impressionante do médio brasileiro durante os 90 minutos fez saltar o seu nome, de novo, para a alta-roda do futebol europeu, onde muitos clubes importantes o cobiçam.

A proximidade do termo do contrato abre cada vez mais a perspetiva de que o polvo vai abandonar o FC Porto no final da época, ou então em janeiro, quando o mercado reabrir. É verdade que os azuis e brancos ponderam conservá-lo no plantel se continuarem na Liga dos Campeões, mas se forem afastados da principal prova europeia de clubes na fase de grupos é possível que a parte económica se sobreponha ao interesse desportivo que constitui, sem dúvida, a sua permanência no plantel, pois a transferência na próxima janela representaria a saída com contrapartidas financeiras.

Fernando está empenhado em realizar uma boa época, o seu comportamento tem sido até agora positivo mas foi frente ao Zenit, na Liga dos Campeões, que rubricou a sua melhor atuação na presente campanha. E a exibição foi tão boa que mereceu elogios de diversos quadrantes, até do adversário. É que, segundo dados recolhidos por A BOLA, o técnico Luciano Spalletti ficou realmente impressionado com a dedicação e com as qualidades apresentadas por Fernando, tendo apresentado a sua opinião favorável em conversa com responsáveis do Zenit na viagem de regresso a S. Petersburgo.

Fonte:
 
paulofonseca30.jpg

[size=14pt]
«Estou sempre pressionado» - Paulo Fonseca[/size]


Paulo Fonseca não se mostrou abalado pelas críticas de que tem sido alvo nas últimas semanas devido às fracas exibições e aos resultados menos conseguidos da equipa, principalmente na Liga dos Campeões, garantindo que quem treina um clube da dimensão do FC Porto está permanentemente sob escrutínio.

«Estou sempre pressionado. Quem é treinador de clubes grandes está sempre pressionado. Quem diz o contrário não está a falar a verdade», admitiu o técnico dos azuis-e-brancos, em conferência de imprensa.
 
iturbe1.jpg

[size=14pt]«Iturbe vai contar porque não jogava no FC Porto», promete empresário[/size]

O empresário de Juan Manuel Iturbe não está surpreendido com as exibições do jogador ao serviço do Verona, clube ao qual está emprestado ao FC Porto. Aliás, Augusto Paraja deixa perceber que aquele que foi apelidado de ´novo Messi´ só não se afirmou no Dragão por motivos extra-futebol.

«Não tenho nada a dizer sobre Pinto da Costa, que é um dos melhores presidentes da história do futebol mundial, mas sobre Antero Henrique prefiro não falar. A resposta está a ser dada pelo jogador dentro do campo», disse o empresário, em declarações prestadas à Antena 1.

«Todos sabem porque o Iturbe não jogava no FC Porto, mas no final da época o jogador vai contar tudo», prometeu então Augusto Paraja, já depois de considerar que nunca teve dúvidas sobre o valor do argentino.

«O Iturbe tem condições para fazer uma excelente temporada em qualquer clube, nunca tivemos dúvidas quanto ao seu valor. Só não houve oportunidades no FC Porto», vincou.
 
pintodacosta10.jpg


«Uma sala cheia de troféus já não me satisfazia» - Pinto da Costa

Pinto da Costa diz ter um sentimento de dever cumprido, acompanhado de um enorme orgulho, pela abertura ao público do há muito aguardado e ambicionado museu do FC Porto.

«Sinto-me muito contente por ver a felicidade das pessoas ao rever a história maravilhosa do FC Porto. Tinha sonhado com um museu parecido com este mas não tão conseguido, não pensei ser possível todo este esplendor.

Estou muito feliz por ter encontrado as pessoas certas», congratulou-se o presidente dos azuis e brancos, em declarações ao Porto Canal, enaltecendo «a forma entusiasta e apaixonada como todos os trabalhadores e colaboradores viveram a construção» do espaço que hoje abriu as portas.

«Durante anos, várias pessoas me diziam que era uma lacuna na nossa história e vivência a falta de um museu. Há exposições de taças mas uma sala grande cheia de troféus já não me satisfazia. Resolvi esperar para termos condições de o fazer, num espaço fantástico, em pleno Estádio do Dragão. É a concretização total de um sonho antigo, não só meu como de muita gente», salientou Pinto da Costa.

Recém-inaugurado, o novo museu do clube suscita já interesse além-fronteiras.

«Temos pedidos de visitas de grupos de estrangeiros e várias excursões marcadas. Internacionalmente, já é um ponto desejado pelos turistas para visitar», indicou o máximo dirigente dos dragões.

Fonte:
 
carloseduardo4.jpg

[size=14pt]Reforços custaram 25 milhões[/size]

O FC Porto apresentou o relatório e contas consolidado referente ao último exercício e mostrou números animadores.

No documento, é possível constatar os investimentos que os dragões fizeram na sua equipa de futebol.

Os preços de Herrera (8 milhões), Diego Reyes (7 milhões) e Quintero (5 milhões por metade do passe) eram já conhecidos, por terem sido declarados à CMVM aquando da concretização dos negócios, mas ficou-se agora a saber os valores que a SAD gastou para contratar outros reforços.

O mais barato foi Carlos Eduardo, por quem os portistas pagaram 900 mil euros ao Estoril, Licá custou 1,5 milhões de euros (mais 150 mil euros de encargos adicionais) por 60 por cento do passe e por Ricardo o FC Porto desembolsou 1,6 milhões por 80 por cento dos direitos económicos (mais 100 mil euros de outros encargos).

No exercício não entraram os valores referentes às contratações de Josué, Ghilas e Tiago Rodrigues, por terem sido concretizadas após o fecho das contas.
 
pintodacostamuseu1.jpg

[size=14pt]Mais de mil pessoas visitaram o museu no primeiro dia[/size]

O museu do FC Porto abriu este sábado portas ao público e, segundo dados do clube, foram mais de mil as pessoas que o visitaram.

As primeiras 120 pessoas que entraram no museu já tinham feito uma pré-reserva de bilhetes. A curiosidade é que o visitante 1000 foi um inglês.

Este domingo espera-se uma afluência ainda maior ao museu, uma vez que é dia de clássico entre o FC Porto e o Sporting.
 
paulofonseca12.jpg

[size=14pt]Paulo Fonseca com melhor arranque que Vítor Pereira[/size]

É a primeira vez que Paulo Fonseca vai passar tanto tempo fora. Isto é, uma semana inteira, três jogos consecutivos.

Até agora, o treinador portista só fora confrontado com jornada dupla longe do Dragão, frente ao Áustria de Viena e Estoril, que se saldaram, respetivamente, por uma vitória e um empate.

Na estreia de Vítor Pereira no FC Porto, em 2011/12, o agora técnico dos sauditas do Al Ahly, começou pior, com quatro partidas seguidas nos campos dos adversários, entre 1 e 23 de novembro de 2011.

Perdeu com o APOEL (Champions) e a Académica (Taça de Portugal), empatou em Olhão (Liga) e venceu o Shakhtar, na Liga dos Campeões. A tal partida que desanuviou então o ambiente pesado que vivia no clube...

Sucederam-se mais dois ciclos de três desafios fora, só num é que ganhou por duas vezes.
 
Voltar
Topo