O cantinho do dragão

helton6.jpg


«Não temos segredos mas uma ambição desmedida» - Helton



Por mais títulos que ostente no currículo, Helton diz ter sempre espaço para mais um. O próximo a perfilar-se no horizonte do guarda-redes e do FC Porto é a Supertaça Cândido de Oliveira, troféu que o brasileiro ergueu nos últimos quatro anos.

«A ambição de conquistar títulos nunca acaba. Esta é mais uma oportunidade que temos de conquistar mais um título e, quando temos oportunidades destas, temos de as agarrar com unhas e dentes. No FC Porto joga-se sempre para ganhar e todas as competições são especiais», vincou Helton, em conferência de Imprensa.

E qual é, então, o segredo da hegemonia do dragão (19 triunfos em 34 edições) na prova que marca o arranque da época futebolística em Portugal?

«Não existem segredos aqui», esclareceu. «Existe apenas uma ambição desmedida e um tremendo respeito pelos adversários, algo que nem sempre acontece em relação a nós. Não chega estudar, é preciso ir para dentro do campo, respeitar o adversário e dar o máximo para fazer o nosso trabalho o melhor possível», explicou Helton.
 
licajackson1.jpg

«Marcar e levar a taça para casa é um sonho» - Licá



Reforço contratado ao Estoril não podia estar mais satisfeito pela estreia oficial pelo FC Porto. Foi titular e coube-lhe marcar o primeiro golo do triunfo sobre o V. Guimarães (3-0), valendo a Supertaça Cândido de Oliveira.

«Marcar no meu primeiro jogo e levar a Taça para casa é um sonho», afirmou Licá na habitual flah interview no final da partida.

«É o meu primeiro golo oficial e o primeiro título. É uma alegria enorme», vincou o jogador, naturalmente ansioso por festejar com os seus companheiros.

O arranque não poderia ser melhor, mas o jogador contratado ao Estoril preferiu manter os pés bem assentes no chão quando questionado sobre a luta pela titularidade: «É muito cedo para falar disso, mas vou trabalhar durante a semana para poder ser opção para o treinador, como aconteceu neste jogo.»
 
supertaca14.jpg

A festa dos dragões em fotos



A 35.ª edição da Supertaça Cândido de Oliveira vai para as vitrinas do FC Porto, que vincou a sua hegemonia neste troféu que coloca frente a frente os vencedores do campeonato e os da Taça de Portugal da época anterior.

E que dizer da hegemonia do FC Porto? Pela 20.º vez, o troféu que recebe o nome de um dos fundadores do jornal A BOLA foi entregue ao clube azul-e-branco, que participou em 29 das 34 decisões. Golos de Licá, Jackson e Lucho, todos na primeira parte, decidiram o jogo frente ao V. Guimarães.

Veja as imagens captadas ao longo do dia no Municipal de Aveiro por Paulo Esteves e Helena Valente/ASF.

print.gif






IMAGENS RELACIONADAS

supertaca12.jpg

supertaca11.jpg

supertaca13.jpg

supertaca10.jpg

supertaca2.jpg

supertaca1.jpg

supertaca3.jpg

supertaca15.jpg

supertaca5.jpg

supertaca7.jpg

supertaca8.jpg

supertaca9.jpg

supertaca4.jpg

supertaca6.jpg

 
helton1.jpg

Helton tem mais duas Supertaças que o Benfica



O domínio quase total do FC Porto tem vários rostos, desde logo Jorge Nuno Pinto da Costa que não se cansa de somar títulos e vai reforçando o estatuto de dirigente com mais conquistas no mundo do futebol. Mas nos últimos anos é incontornável a importância de Helton nos grandes momentos do Dragão e bem pode dizer-se que a esmagadora maioria dos clubes gostaria de ter currículo semelhante ao do guarda-redes brasileiro.

Aqui fica um exemplo com um gostinho especial para os adeptos do FC Porto: olhando para os vencedores da prova, vemos que o Benfica tem 4 vitórias. Helton tem... 6! Mais, o Sporting ganhou apenas sete vezes. Será que o número um azul e branco lá chega?

«Muito boa a sensação, a taça é muito pesada», disse com extrema simplicidade o guarda-redes do FC Porto. Com as bancadas ainda em festa não largava a taça, saboreava o momento, fazendo lembrar o capitão João Pinto na final da Taça dos Clubes Campeões Europeus em 1987.
 
iturbe9.jpg

Iturbe em duelo com Kelvin



Juan Iturbe começou a nova época a marcar passo. Nada de mais, não se dera o caso de ser a terceira Supertaça nacional consecutiva em que fica de fora - ainda que a primeira por se encontrar de férias, dada a sua participação no Mundial de sub-20 - e não fosse levado em consideração o acumulado de frustrações e irritações com Vítor Pereira.

Desta vez também Paulo Fonseca não lhe abriu as portas do paraíso, mas o argentino parece outro. E tem na mesma caminho duro para cumprir se quiser agarrar um lugar... nos convocados.
Mesmo com tolerância zero para dar finalmente corpo e alma ao talento que tarda em soltar de vez no campo, Iturbe não só dá agora o já esperado benefício da dúvida a Paulo Fonseca, como ainda surpreendeu todos ao festejar exuberantemente o primeiro título da temporada com o novo treinador no relvado do Municipal e Aveiro.

Para quem ficara na bancada, tratou-se de uma mudança radical no jogador, noutras circunstâncias mais dado a desabafos no Twitter para pressionar os dragões a deixá-lo ir para o seu River Plate do que a dar-se ao trabalho de comemorar as vitórias com os companheiros e muito menos com o treinador.

Nova postura e atitude de quem por enquanto está longe de justificar os 4,2 milhões de euros que custou ao FC Porto e terá de ir à luta por um lugar no núcleo duro. Para já, relativamente ao jogo da primeira jornada da Liga, em Setúbal, só sobra um lugar, ocupado na Supertaça por Kelvin. O duelo é entre os dois, mas talvez Paulo Fonseca arranje vaga para ambos... à vez.
 
rolando1.jpg

Rolando ´ataca` Vítor Pereira e Antero Henrique e elogia Pinto da Costa



Ao ataque. Rolando faz críticas contundentes a Vítor Pereira e a Antero Henrique, acusando o ex-treinador do FC Porto e o administrador da SAD azul e branca de lhe terem feito «a vida negra» no clube. Emprestado ao Inter Milão, o defesa-central deixa palavras de agradecimento a Pinto da Costa.

«Algumas pessoas tentaram fazer-me a vida negra. Não gosto muito de falar em nomes, mas toda a gente sabe que a minha relação com Vítor Pereira...Nunca houve relação. Nada ganhei em trabalhar com ele. Como pessoa também me desiludiu muito, tentou fazer-me a vida negra aliada a outra pessoa que também trabalha no FC Porto, o senhor Antero Henrique. Não sei porquê, tínhamos uma relação saudável, mas a partir do momento em que chegou Vítor Pereira complicaram-me tudo. Do nada deixei de ser capitão e titular indiscutível para me treinar como se fosse por favor. Gostaria de entender um dia...», disse o internacional português, em declarações à Antena 1.

Ao contrário de Vítor Pereira e Antero Henrique, Rolando tece rasgados elogios a Pinto da Costa, agradecendo o contributo do presidente nos empréstimos ao Nápoles e ao Inter Milão.

«Pinto da Costa é um senhor, um gentleman. Com a ajuda dele o FC Porto ainda conseguiu ser campeão. Com um presidente como Pinto da Costa, não que seja fácil ser campeão, o FC Porto está sempre um passo à frente dos adversários», argumenta Rolando, acrescentando: «Ajudou-me, disse-me sempre que, como presidente do clube e adepto, sentia muito o que eu passava e, à mínima hipótese, iria ajudar-me. A prova disso são os empréstimos ao Nápoles e agora ao Inter. Agradeço ao presidente por tudo o que tem feito».
 
jackson12.jpg

«Ou renovo ou saio» - Jackson



Concentrado na seleção da Colômbia, que amanhã disputa jogo particular com a Sérvia, dos benfiquistas Markovic, Sulejamni e Djuricic, no mini Estádio do Barcelona, Jackson Martínez voltou a falar sobre o seu futuro, mas desta vez fê-lo de forma mais assertiva que no final do jogo da Supertaça, em Aveiro.

O atacante sente-se valorizado pela campanha que fez na época passada e, mais do que deixar a porta da saída entreaberta, diz que chegou a altura do clube definir a sua situação. «Espero não forçar uma saída do FC Porto. Na verdade, espero mesmo não o fazer. O que está em causa é se renovo ou se saio! São as opções que existem para que as duas partes possam estar tranquilas», declarou, antes do primeiro treino da sua seleção em solo catalão.

A renovação com o FC Porto criou no goleador um certo desgaste, por causa de versões desencontradas sobre o tema: «O problema é que ouço coisas que não são verdade. Por exemplo, saiu na imprensa que renovei até 2018. Em nenhum momento renovei e tão pouco vou pensar em renovar, porque em altura alguma o FC Porto me chamou para falar sobre isso».

Uma versão que colide com a do agente do jogador. Mas Jackson insiste: «Custa-me a entender como saem estas notícias e prefiro não falar sobre quem possa ter sido. É de muito mau gosto lançar coisas sobre um assunto que nunca foi discutido. Comecei a trabalhar e em momento algum o FC Porto mostrou interesse em renovar», disse, taxativamente.
 
reyes1.jpg

Diego Reyes feliz no dragão


Diego Reyes foi escolhido pela seleção mexicana para promover o jogo de hoje, frente à Costa do Marfim, nos Estados Unidos.

Foi em pleno Empire State Building, em Nova Iorque, que o central falou aos jornalistas do seu país sobre os seus primeiros dias no FC Porto.

«Estou muito contente por ter grandes companheiros. Há um nível competitivo interno muito elevado e isso vai fazer com que melhore muitíssimo», sublinhou Reyes, esclarecendo os motivos por que tem jogado pouco.

«Custou-me um pouco a adaptação mas estou melhor. O clube é incrível, um jogador só tem de se preocupar em jogar futebol e isso é excelente», elogia o jovem mexicano.
 
quintero17.jpg

«Quintero é um jogador notável», elogia selecionador da Colômbia


É uma questão de tempo até Juan Quintero ser o futuro número 10 da seleção da Colômbia. Por agora, o reforço do FC Porto vai bebendo os ensinamentos de um grande senhor do futebol, José Pekerman, numa relação quase paternal entre jogador e selecionador da Colômbia.

«Procuro sempre orientá-lo desde que o incorporámos na seleção, porque é um jovem com muito talento, que pode dar à Colômbia e ao FC Porto muitas coisas boas. Mas é jovem e todos as mudanças custam, por mais talento que tenham», alertou o treinador, no alto dos seus 64 anos.

Na Colômbia sonham com o dia em que James Rodriguez e Quintero formarão dupla no miolo da seleção. Será muito talento explosivo misturado, mas o técnico pede calma: «Gostaria de apostar nisso mas não sei se é o momento adequado», defende Pekerman.

Contudo, Pekerman pressente que a transferência de Quintero do Pescara para o FC Porto pode acelerar o processo. «Sem dúvida que é um passo gigantesco, enorme!»
 
jackson3.jpg

Empresário diz que Jackson Martínez pretende renovar



Giovanni Fiore, o empresário que representa Jackson Martínez em Itália, afirma que não há novidades quanto ao dossiê Nápoles, acrescentando que o avançado neste momento pretende prolongar o vínculo que o liga aos dragões.

«A prioridade neste momento é renovar com o FC Porto. Não há novidades sobre o Nápoles nem sobre os outros clubes estrangeiros que o queriam», explica o empresário em declarações ao Tuttomercatoweb.

Instado a pronunciar-se sobre a que outros clubes se referia, Fiore disse: «Sobretudo o Tottenham, fizeram mais do que uma sondagem».
 
[h=2]Fucile e Reyes convocados para a equipa B[/h]


fucile1.jpg



Jorge Fucile e Diego Reyes são as grandes novidades na lista de convocados do FC Porto B para o jogo desta tarde (18 horas) com o Penafiel, no Estádio de Pedroso, referente à 4.ª jornada da Liga 2.

Além dos defesas uruguaio e mexicano, Luís Castro chamou ainda Carlos Eduardo, Herrera, Ricardo, Kelvin e Tiago Rodrigues para o jogo que pode valer a liderança isolada da classificação.

FC Porto B e Penafiel somam por vitórias as três partidas já realizadas, contabilizando menos um ponto que o Moreirense.

Lista de convocados: Kadú e André Caio, André Silva, Carlos Eduardo, Fucile, Herrera, Ivo, Kelvin, Mikel, Pedro Moreira, Quiño, Rafa, Reyes, Ricardo, Tiago Ferreira, Tiago Rodrigues, Vion e Tozé.









a bola
 
paulofonseca30.jpg

«Jogo com o Paços é especial mas é para ganhar» - Paulo Fonseca



O FC Porto defronta, no domingo, o Paços de Ferreira, equipa que Paulo Fonseca orientou na época passada e, apesar de admitir que será um jogo especial, o treinador dos azuis e brancos sublinha que o objetivo será o mesmo de sempre: ganhar.

«Faz parte de um passado que me orgulha imenso e do ponto de vista sentimental é um jogo especial, no Paços de Ferreira estão pessoas que marcaram para sempre a minha vida e obviamente que vai ser especial mas os objetivos são os mesmos de sempre. Queremos vencer, como sempre, e o facto de estar fortemente ligado ao clube não significa nada na hora de disputar os três prontos», disse o treinador do FC Porto na antevisão do encontro, considerando ainda que os resultados do Paços de Ferreira não têm refletido o valor da equipa:

- O Paços de Ferreira é uma boa equipa que ainda não conseguiu qualquer vitória no jogos que fez até agora mas os resultados não têm traduzido têm produzido. Assisti a todos os jogos têm sido anifestamente infeliz. É uma equipa ofensiva que tem defrontado grandes equipas e deixado uma excelente imagem e bom futebol

«Vai ser um jogo difícil. Não nos podemos levar só pelos resultados, temos de ter em conta o futebol que foi produzido pelo Paços de Ferreira e realçar a forma como disputaram o jogo com o Zenit», sublinhou Paulo Fonseca, que conhece bem o adversário, mas lembra que também os jogadores pacenses conhecem bem o seu trabalho.

«O ano passado estava lá eu e agora está o Costinha, que tem ideias diferentes, mas continua a ser uma equipa muito forte. Não tenho a menor dúvida que existe um conhecimento grande em relação aos jogadores que permaneceram~, mas eles também conhecem as minhas ideias e estarão preparados para elas», apontou Paulo Fonseca.
 
bilhet1.jpg

Bilhetes esgotados para jogo com Paços de Ferreira



O FC Porto anunciou este sábado ter vendido todos os bilhetes disponibilizados pelo Paços de Ferreira para o encontro entre as duas equipas, referente à 3.ª jornada da Liga.

O jogo está agendado para as 17.45 horas deste domingo, no Estádio Dr. Machado de Matos, em Felgueiras.
 
varela7.jpg

Mercado ainda pode levar Silvestre Varela



Aproxima-se a passos largos o epílogo do mercado de transferências na generalidade dos países europeus e a SAD do FC Porto quer definir alguns dossiers que continuam pendentes.

Um deles prende-se com a possível transferência de Silvestre Varela, muito requisitado em terras de Sua Majestade, designadamente pelo West Ham, que terá mesmo feito uma proposta oficial aos dragões para a compra do internacional português. A questão, no entanto, é que Varela tem uma cláusula de rescisão altíssima, de 30 milhões de euros, um valor incomportável para a realidade do clube inglês interessado no concurso do jogador do FC Porto.

Pode haver duas leituras na ausência do nome de Varela dos convocados divulgados ontem por Paulo Fonseca para o jogo desta tarde, em Felgueiras, com o Paços de Ferreira. Só esta semana o extremo foi dado como clinicamente apto a retomar a competição, depois de uma lesão na Supertaça Cândido de Oliveira, mas também pode ser um indicador de que o atleta pode mesmo estar de saída e as negociações serão ultimadas nas próximas horas.

O cenário de transferência, porém, não agradaria muito a Paulo Fonseca, que vê em Varela um desequilibrador nato pelos flancos e os restantes jogadores que tem à disposição para essa posição têm características díspares, caso de Josué, ainda que Kelvin e Iturbe possam desempenhar essa função, embora sejam atletas sem grande experiência. Tudo ficará definido amanhã, prazo limite para o fecho do mercado em grande parte da Europa.
 
paulofonseca4.jpg

«Melhor início de época era impossível» - Paulo Fonseca



O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, esteve pela primeira vez presente no fórum de treinadores que decorre na sede da UEFA em Nyon.

No final do primeiro dia trabalho, o técnico falou à imprensa portuguesa à qual manifestou o orgulho por estar lado a lado com nomes de enorme peso no futebol europeu e mundial, tendo tido ainda a oportunidade de confirmar as boas impressões que tinha de Arsene Wenger, treinador do Arsenal, que colhe enorme admiração por parte do atual treinador dos dragões.

À margem do fórum dos treinadores, Paulo Fonseca não se coibiu de fazer um balanço do início de época do FC Porto: «Penso que melhor era impossível», vincou o treinador azul e branco, mostrando-se muito satisfeito com o plantel à disposição após o fecho da janela do mercado de transferências.
 
varela2.jpg




Varela pronto para destronar Licá ou Josué


Contas baralhadas nas alas do FC Porto. Como se já não bastasse serem ultimamente os corredores laterais de ataque o espaço privilegiado de Paulo Fonseca para lançar a jogo Juan Quintero, independentemente depois do território a ocupar verdadeiramente no campo pelo colombiano, Silvestre Varela encontra-se agora em perfeitas condições de jogar depois de uma lesão sofrida na Supertaça Cândido de Oliveira que o impediu de alinhar nas três primeiras jornadas da Liga.

O treinador portista dispõe ainda de algum tempo para amadurecer as ideias e encontrar os melhores compromissos, terá já é de preparar terapia de choque para minimizar os efeitos das escolhas que fizer para o encontro com o Gil Vicente, da quarta ronda do campeonato, a disputar-se dia 14, um sábado.

Licá e Josué são legitimamente os donos daqueles espaços, conquistados a pulso, ainda que beneficiando da lesão de Varela, qualquer deles tem a partir de agora o seu lugar mais ameaçado... ou mesmo perdido.





a bola
 
paulofonseca17.jpg

«Jogo com o Gil Vicente será perigoso» - Paulo Fonseca



O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, destacou esta quinta-feira em conferência de imprensa no Centro de Estágios do Olival a boa campanha que o Gil Vicente, próximo adversário na Liga, tem feito com duas vitórias em três jogos.

«O Gil Vicente tem sido a equipa surpresa do campeonato. Devo lembrar que tem duas vitórias em três jogos disputados num contexto difícil, em que ganham em inferioridade numérica perante duas equipas complicadas. A única derrota foi contra Benfica na Luz e só perderam nos descontos nos descontos. O Gil vai ser adversário difícil e o que esperamos não será um jogo com facilidades pela situação e valor do Gil Vicente .É uma equipa diferente do ano passado: mudou o treinador e fez transformações para melhor no plantel, o que se reflete na excelente campanha e no quarto lugar que alcançaram», analisou o treinador dos dragões.

«É um jogo perigoso. Devo lembrar que o Gil Vicente foi a última equipa a ganhar ao FC Porto. Sei que na época passada, em casa, o FC Porto venceu o Gil Vicente por números que revelam alguma facilidade mas não esperamos o mesmo Gil Vicente do ano passado», acrescentou.
 
capucho1.jpg

´Chumbado` pela Liga, Olival recebe ´luz verde` da UEFA


O FC Porto iniciou a sua participação na Youth League com uma derrota frente ao Áustria de Viena, por 3-0, na manhã que antecedeu a partida entre as equipas principais, a contar para a fase de grupos da Liga dos Campeões.

Um mau arranque que ainda pode ser revertido nas cinco jornadas que restam, precisamente frente aos adversários da turma principal dos azuis e brancos. É uma competição, como se sabe, que se destina a formações sub-19 dos clubes participantes na Champions, que dá aos atletas maior experiência internacional e serve de aperitivo para os desafios quentes nas grandes noites europeias.

Na próxima jornada, que se realiza no dia 1 de outubro, os dragõezinhos recebem o Atlético de Madrid, às 11 horas, num jogo que terá como palco o miniestádio do Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia, no Olival.

Uma escolha do FC Porto que mereceu a aprovação da UEFA, o que não aconteceu em termos internos, pois a Liga negou aos portistas a possibilidade de disputarem os seus desafios na Liga 2 naquele recinto, forçando a uma inesperada mudança de casa até ao Estádio Jorge Sampaio, em Pedroso.
 
paulofonseca66.jpg

«Temos ganho sempre e de forma merecida mas...» - Paulo Fonseca



Palavra de treinador. O FC Porto conta por vitórias os seis jogos oficiais que fez até ao momento mas ainda faltam algumas coisas, considera Paulo Fonseca.

«Nós, os treinadores, não temos só a obrigação de vencer mas também de proporcionarmos bons espetáculos. Essa foi sempre uma preocupação minha, tanto no Aves como no Paços de Ferreira, no FC Porto essa preocupação tem sido constante, de aliarmos os resultados às exibições. Temos conseguido isso nalgumas vezes e noutras não. Temos de tentar proporcionar bons espetáculos, de atrair cada vez mais pessoas aos estádios. É um facto que temos ganho sempre e penso que de forma merecida. Em termos exibicionais temos ainda de evoluir», destacou o treinador, durante a conferência de Imprensa que serviu para projetar a deslocação deste domingo, às 20.15 horas, à Amoreira, terreno do Estoril.
 
danilo1.jpg

Danilo mostra o que vale


Danilo está em grande forma, tendo assinado nos últimos jogos duas assistências (V. Guimarães e Áustria de Viena) que valeram golos.

Mais ainda o lance com influência indireta no segundo apontado por Jackson frente ao Gil Vicente, por surgir na sequência de um cruzamento seu para Licá - segundo na lista de municiadores finais, com um último passe fulcral e outro acidental dividido precisamente com o defesa brasileiro diante da equipa gilista -, cujo cabeceamento foi defendido pelo guarda-redes Adriano e depois emendado com êxito pelo colombiano.

A juntar ao papel preponderante para a consistência defensiva portista, a menos batida, o lateral Danilo é até agora o jogador que mais e melhor serviu os seus companheiros na frente de ataque.

Danilo começa aos poucos a justificar a aposta que os dragões fizeram em si no defeso do ano de 2011, quase 18 milhões de euros que custou, acrescentados cerca de cinco milhões de encargos adicionais...
 
Voltar
Topo