O cantinho do dragão

varela17.jpg

[size=14pt]«A equipa está a crescer cada vez mais» - Varela[/size]

Silvestre Varela recebeu esta manhã, no Olival, o prémio de melhor jogador do clássico com o Sporting. Distinções individuais à parte, o extremo deu ênfase ao bom momento do Dragão.

«Sinto-me bem. A equipa está a crescer cada vez mais, os jogadores estão mais confiantes. Estamos a conseguir os nossos objetivos e a jogar bom futebol», salientou o número 17 dos azuis e brancos, em breve conversa com os jornalistas que antecedeu o primeiro treino para o jogo com o Belenenses, da 9.ª jornada da Liga, marcado para o próximo sábado, no Estádio do Restelo.

A vitória no clássico deixou os dragões mais confortáveis no topo da classificação. Varela, em jeito de aviso à navegação, diz que nada está ganho.

«É sempre importante ter cinco pontos de vantagem, mas cada jogo é uma final», sustentou.

No que ao treino diz respeito, Paulo Fonseca não pôde contar com Quintero – recupera de lesão muscular na face posterior da coxa esquerda – e Izmailov, devidamente autorizado pelo clube a tratar de assuntos familiares.

Nos 15 minutos iniciais da sessão, Jorge Fucile não foi visto no relvado do Olival.
 
anderson2.jpg


Anderson no Dragão por empréstimo?

A imprensa inglesa noticia que o regresso ao FC Porto, por empréstimo do Manchester United, é uma das possibilidades para Anderson, médio que não entra nas contas do treinador David Moyes no clube inglês.

Segundo o SportsDirect News , os responsáveis do Manchester United estudam a possibilidade de colocar Anderson no Dragão em janeiro, num empréstimo válido por seis meses.

Recorde-se que o médio, atualmente com 25 anos, foi vendido pelo FC Porto ao emblema de Old Trafford por 31,5 milhões de euros, em 2007.

A possibilidade de regressar ao Brasil também está em cima da mesa, com Corinthians e Santos atentos à situação do jogador.

Fonte:
 
fernando6.jpg


Fernando disponível para representar a Seleção portuguesa

Até dezembro, o mais tardar, Fernando deve ver o seu processo de naturalização portuguesa concluído, depois de ter decidido ter dupla cidadania por estar grato a Portugal, país onde se projetou como jogador profissional e onde viu nascer a sua filha este ano.

O jogador do FC Porto admite mesmo representar a Seleção Nacional portuguesa caso os responsáveis da Federação entendam que o jogador poderá servir os interesses do país, numa situação idêntica ao que se verificou num passado não muito longínquo com Deco, Pepe e também Liedson.

Fernando atravessa o seu melhor momento da carreira e é um dos indiscutíveis na equipa orientada por Paulo Fonseca e não deixa de parte a possibilidade de envergar as cores nacionais. A seleção nacional tem agora pela frente o play-off com a Suécia, após falhar o apuramento direto para o Campeonato do Mundo, mas caso consiga o passaporte para o Brasil, ou até mesmo à posteriori, Fernando seria eventualmente um nome a ter em equação para servir o país, uma situação que não é virgem em Portugal, já que outros compatriotas como Deco, Pepe e Liedson passaram por uma situação similar.

Aliás, a Federação Portuguesa de Futebol, indo ao encontro das pretensões dos selecionadores de então, acelerou os processos de naturalização dos jogadores nascidos do Brasil, mas que depois passaram a envergar o emblema das ‘quinas’.

Com 26 anos e em final de contrato com o FC Porto, ligação que não deve ser prorrogada, atendendo aos muitos pretendentes que o ‘Polvo’ tem, na sua maioria com um poder económico que suplanta os dragões, deve sair no final da época ou até em janeiro para uma Liga com maior visibilidade, mas esta mais do que certa mudança não inviabiliza o facto de o jogador poder ser chamado aos trabalhos de Portugal, desde que, naturalmente, agrade ao selecionador.

Fonte:
 
herreradefour.jpg

[size=14pt]«Têm de ser os outros a descobrir as diferenças entre Defour e Herrera» - Paulo Fonseca[/size]

Paulo Fonseca recusa identificar publicamente os traços distintivos de Defour e Herrera, argumentando que, se o fizesse, facilitaria a vida aos adversários do FC Porto.

«Não seria justo da minha parte comparar aqui os jogadores. Há diferenças entre os dois mas terão de ser as outras equipas a descobri-las. Não terei de ser eu a desvendá-las aqui», argumentou o treinador dos portistas, na sala de Imprensa do Centro de Treinos do Olival.
 
treino3.jpg

[size=14pt]Dez jogadores controlados pela UEFA[/size]

O treino desta quinta-feira do FC Porto ficou marcado pela realização de um controlo anti-doping da UEFA a dez jogadores do plantel dos azuis e brancos.

Herrera, Ghilas, Helton, Jackson, Mangala, Danilo, Maicon, Fabiano, Otamendi e Reyes foram os jogadores controlados pela brigada do organismo que tutela o futebol europeu, de visita ao Olival na semana que antecede a deslocação dos dragões a São Petersburgo, na próxima quarta-feira, para defrontar o Zenit na 4.ª jornada do Grupo G da Liga dos Campeões.

Quanto à preparação do jogo com o Belenenses, Paulo Fonseca chamou aos trabalhos o guarda-redes João Costa, dos sub-19, o defesa Vítor Garcia e o médio Mikel, ambos da equipa B.

Quintero (recupera de uma lesão muscular na face posterior da coxa esquerda), Izmailov e Fucile (ambos devidamente autorizados pelo clube a tratar de assuntos pessoais) e Kadú (treinou-se com a equipa secundária) não marcaram presença no Olival.

O derradeiro ensaio para a deslocação ao Restelo, agendada para sábado, realiza-se esta sexta-feira, a partir das 10 horas, à porta fechada. No final dos trabalhos será divulgada a lista de convocados para a partida da 9.ª jornada da Liga.
 
lucho6.jpg

[size=14pt]Tricampeões sem novidades na convocatória para o Restelo[/size]

Em equipa que ganha não se mexe. Paulo Fonseca seguiu à risca o ditado popular e convocou, para a deslocação ao Restelo, os mesmos 18 jogadores que estiveram no clássico na pretérita jornada do campeonato frente ao Sporting (3-1).

No treino desta sexta-feira, Paulo Fonseca voltou a não contar com Fucile, Izmailov e Quintero. O embate contra o Belenenses, relativo à 9.ª jornada da Liga, está agendado para este sábado às 18 horas.

Guarda-redes: Helton e Fabiano;
Defesas: Danilo, Maicon, Mangala, Alex Sandro e Otamendi;
Médios: Lucho, Josué, Jackson, Herrera, Carlos Eduardo, Fernando e Defour;
Avançados: Jackson Martínez, Ghilas, Varela, Licá e Ricardo;
 
mangala18.jpg


Mangala é uma das prioridades do Barcelona para a próxima época

Mangala é uma das opções que os dirigentes do Barcelona têm em carteira para o reforço do plantel na temporada que se avizinha, 2014/2015.

«O futebolista vai deixar, com toda a certeza, o FC Porto no final desta época.

O grande problema é o preço do seu passe, a cláusula é de 50 milhões de euros, no entanto poderá sair por menos. Hummels também continua nas cogitações, tal como Balanta», revela esta sexta-feira a Marca.

Neste momento, Tata Martino tem à disposição para o eixo central do último reduto dos blaugrana quatro opções, Puyol, Piqué, Bartra e Mascherano.

Além de um defesa-central, os campeões espanhóis pretendem contratar um guarda-redes para substituir Victor Váldes: Ter Stegen está à frente de Reina e Courtois, um avançado e prolongar os contratos com Iniesta e Piqué.

Fonte:
 
mangala1ap.jpg

[size=14pt]Mangala pede desculpa[/size]

Esteve no melhor e no pior do jogo frente ao Belenenses, que acabou por custar o empate ao FC Porto. Mangala recorreu à rede social Twitter para pedir desculpa.

«Apesar do golo, dois pontos perdidos. Portistas, peço desculpa», escreveu o defesa francês, que, depois de ter estado no golo do FC Porto, cometeu erro incrível que permitiu o empate ao Belenenses.
 
fernando6.jpg


Nápoles pode avançar já para Fernando

Se há jogador no plantel do FC Porto que neste momento capitaliza as maiores atenções em várias latitudes do continente europeu é Fernando.

Todos os dias surgem notícias sobre o interesse no médio dos dragões e a mais recente diz respeito ao Nápoles, de Itália, que inclusive já terá enviado a Portugal um emissário com o firme propósito de observar várias vezes o médio-defensivo e cujos relatórios tiveram um denominador comum: contratar imediatamente!

Rafa Benítez está atento à situação do brasileiro, que em breve se naturalizará português e já se mostrou disponível para representarar a Seleção Nacional. O treinador espanhol conhece bem as capacidades do ‘Polvo’, que viu atuar no defeso no Emirates Cup, em Londres, torneio em que participou também a equipa da casa, o Arsenal, além do Galatasaray e o Nápoles.

A intenção dos napolitanos é dotar o seu meio-campo com mais um elemento capaz de permitir ao clube lutar em todas as frentes em que está envolvido, desde a Série A, Liga dos Campeões e Taça da Itália.

Fernando nunca escondeu o seu desejo de atingir um patamar maior na carreira, abraçando um projeto maior, que lhe permitisse assinar um contrato bastante mais atrativo do que aquele que tem no FC Porto.

O Corriere dello Sport garante mesmo que o Nápoles quer acelerar este processo, de forma a acautelar-se contra um eventual avanço de outros interessados no jogador, casos da Juventus, Inter e também, Mónaco, Atl. Madrid e Paris Saint-Germain. Em janeiro, à luz dos regulamentos, Fernando já se pode comprometer com outro clube.

Fonte:
 
adeptos5.jpg

[size=14pt]Dragões criticam estátua de Cosme Damião[/size]

Em comunicado, o FC Porto critica a construção, com a comparticipação da Câmara Municipal de Lisboa, da estátua de Cosme Damião, fundador do Sport Lisboa e Benfica, na capital.

Leia na integra o comunicado que o FC Porto intitulou de «A estátua de Sá Fernandes»:

A Câmara Municipal de Lisboa aprovou, por proposta do vereador Sá Fernandes, a comparticipação na construção de uma estátua do fundador do Benfica. E desta forma continuamos, todos nós, os que gostam de futebol e os que não gostam, os que são do Benfica e os que não são, a pagar os devaneios da classe política.

Numa altura em que o país atravessa a mais grave crise das últimas décadas, em que se cortam salários e reformas baixíssimas, com o argumento que todos têm de contribuir para o esforço de recuperação das contas públicas, a Câmara Municipal de Lisboa decide fazer-nos a todos, ainda que indirectamente, pagar uma estátua do fundador de um clube.

Em causa não está tratar-se deste ou daquele clube, em causa não está uma qualquer associação entre uma câmara, ou outra entidade pública, num projecto que crie emprego, crie valor, mas sim o luxo de se continuar a gastar tão mal o dinheiro de todos nós.

E porque nestas coisas do futebol os políticos gostam sempre de sol na eira e chuva no nabal, certamente que Lisboa receberá em breve outros monumentos de homenagem aos fundadores de outros clubes, pagos pelos portugueses de Monção a Vila Real de Santo António.
 
mangala7.jpg


Chelsea volta à carga por Mangala

A Imprensa inglesa revela que o Chelsea estará a preparar uma nova oferta pelo internacional francês Eliaquiam Mangala (FC Porto).

De acordo com a versão inglesa do jornal Metro, o Chelsea irá apresentar uma proposta na ordem dos 36 milhões de euros pelo passe do defesa central, que tem uma cláusula de rescisão de 50 milhões de euros.

O clube inglês tentou sem sucesso contratar Mangala durante o verão, mas se o FC Porto não seguir em frente na Liga dos Campeões poderá existir abertura do campeão nacional para negociar o passe do defesa.

Fonte:
 
fernandogomes.jpg

[size=14pt]«Foi com Pinto da Costa que o FC Porto se tornou um clube de top mundial» - Fernando Gomes[/size]

8 de novembro de 1983. Data histórica para um dos melhores marcadores da história do futebol nacional e europeu.

«A conquista da primeira Bota de Ouro foi um dos momentos mais bonitos da minha carreira. Felizmente para mim e para o FC Porto, vivemos momentos tão ou mais importantes depois disso. É um orgulho olhar para trás e recordar tudo o que venci neste clube. Foi como que o início de uma história de conquistas que ainda hoje prevalece, apesar de ter outras funções hoje em dia. É uma grande honra para mim ter acompanhado praticamente todo o seu percurso na presidência do FC Porto. Foi a partir daí que o clube se começou a emancipar internacionalmente e os títulos conquistados falam por si. Foi com Pinto da Costa que o FC Porto se tornou um clube de top mundial», recordou o antigo jogador, referindo-se ao primeiro troféu que conquistou graças aos 36 golos no campeonato em 1982/1983. Dois anos volvidos, o bibota de ouro voltaria a repetir a façanha...

«Na segunda Bota de Ouro, fizemos uma época fantástica e sagrámo-nos campeões nacionais. Na primeira Bota de Ouro marquei 36 golos e na segunda fiz 39. A grande diferença é que o meu registo aquando da segunda Bota de Ouro ajudou-nos a conquistar títulos e isso dá-lhe um significado ainda mais especial. De qualquer forma, a primeira Bota de Ouro, por ter sido a primeira que ganhei, é algo inesquecível. Nunca me passou pela cabeça vencer uma Bota de Ouro e muito menos duas. Quando optei pela carreira de futebolista, o meu grande sonho era vestir a camisola do FC Porto. As coisas foram acontecendo e, olhando para trás, sinto um orgulho tremendo por ter contribuído positivamente para a história de um grande clube como o FC Porto. Creio que a minha primeira Bota de Ouro contribuiu decisivamente para o início daquilo que hoje é o grande FC Porto», disparou Fernando Gomes, em declarações proferidas ao site dos tricampeões nacionais.
 
fabiano1.jpg

[size=14pt]Tolerância zero para Guimarães[/size]

Paulo Fonseca deve apostar nos habituais titulares no jogo da Taça de Portugal. Garantida só a troca de Helton por Fabiano.

É uma alteração lógica e, mais do que tudo, não envolve qualquer tipo risco: a troca de Helton por Fabiano. Guarda-redes brasileiro que é apontado como o sucessor do atual dono da baliza azul e branca, e que não tem outra oportunidade para mostrar o que realmente vale na primeira equipa a não ser na Taça de Portugal.

Fabiano já foi titular no primeiro jogo do FC Porto na prova, frente ao Trofense; tendo em conta o acumulado de resultados e exibições pouco convincentes dos dragões, e também a ameaça real que constitui esta deslocação a Guimarães, poderá fazer com que Fabiano seja dos poucos ou mesmo o único dos oito reservistas que Paulo Fonseca fez alinhar de início frente ao conjunto da Trofa a jogar de início desta vez.
 
paulofonseca41.jpg

[size=14pt]Quatro novidades para Guimarães[/size]

Bolat, Herrera, Carlos Eduardo e Kelvin são as novidades na lista de convocados do FC Porto para o jogo com o V. Guimarães (domingo, às 19.30 horas, no Estádio D. Afonso Henriques), referente à 4.ª eliminatória da Taça de Portugal.

Em sentido contrário, Helton, Reyes, Mikel (chamado à equipa B) e Licá não figuram entre os 18 jogadores chamados por Paulo Fonseca para a deslocação à cidade-berço.

No treino deste sábado, o último antes da viagem para o Minho, Quintero voltou a desenvolver trabalho condicionado.

Kadú (ao serviço da segunda equipa dos azuis e brancos), Izmailov e Fucile não se treinaram no Olival.

Lista de convocados:

Guarda-redes: Fabiano e Bolat;

Defesas: Danilo, Maicon, Alex Sandro, Mangala e Otamendi;

Médios: Lucho, Josué, Herrera, Carlos Eduardo, Ricardo, Fernando e Defour;

Avançados: Jackson, Ghilas, Varela e Kelvin.
 
pinlobo1.jpg

[size=14pt]Dragões reagem a arquivamento do processo por alegada agressão a Nuno Lobo[/size]

Em comunicado, o FC Porto reagiu à decisão da Comissão de Inquérito da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) em arquivar o inquérito sobre as alegadas agressões de Adelino Caldeira, vice-presidente da SAD do clube, a Nuno Lobo, presidente da Associação de Futebol de Lisboa.

Leia na integra ao comunicado que o FC Porto intitulou «O preço do pragmatismo»:

A Comissão de Inquérito da Liga Portuguesa de Futebol Profissional arquivou o inquérito aos alegados incidentes no Estoril-FC Porto. Ficou assim provado que o presidente da Associação de Futebol de Lisboa não só não foi insultado, como também não foi agredido.

E ficou provado porque as diferentes pessoas que estavam no camarote do Estádio António Coimbra da Mota, como o seleccionador nacional, o delegado da Liga e dirigentes do Estoril Praia, não viram quaisquer agressões ou quaisquer insultos, porque nunca aconteceram.

Mais uma vez ficou demonstrado que não vale a pena procurar protagonismo à custa do FC Porto, que se manteve serenamente em silêncio até ao final deste caso.

O administrador Adelino Caldeira fez entrar logo a seguir às declarações do presidente da Associação de Futebol de Lisboa uma acção em tribunal e aí será novamente demonstrado como eram falsas e difamatórias as declarações de um senhor que até pelo seu passado devia ter mais pudor em acusar sem razão.
 
paulofonseca35.jpg

[size=14pt]Paulo Fonseca espreita vitória 50 no futebol profissional[/size]

Paulo Fonseca está neste momento à curta distância de um jogo de alcançar a vitória 50 desde que chegou à esfera profissional pela porta do Desportivo das Aves.

O técnico do FC Porto pode atingir essa marca redonda já no próximo dia 23, após o hiato competitivo motivado pelos compromissos da Seleção Nacional, quando receber no Estádio do Dragão o Nacional da Madeira para o Campeonato.

Até ao momento estão contabilizados 49 triunfos, que se dividem pelas passagens pelos avenses, Paços de Ferreira e FC Porto. Um pecúlio distribuído em partidas referentes à Liga, Liga 2, Taça de Portugal, Taça da Liga, Supertaça Cândido de Oliveira - o primeiro troféu ganho pelo sucessor de Vítor Pereira nos azuis e brancos - e também milionária Liga dos Campeões.

O sucesso conseguido na Capital do Móvel, levando a equipa dos castores a um inédito terceiro lugar e inerente apuramento para o play-off da Champions, possibilitou a Paulo Fonseca dar o almejado salto na carreira, ingressando num clube com a dimensão do FC Porto.

Foi uma época de ouro que fez Pinto da Costa apostar nele para continuar a manter a hegemonia do FC Porto a nível nacional. A pressão a que tem sido sujeito é imensa, mas Paulo Fonseca tenta, dentro das condicionantes que existem e são visíveis no plantel, manter o dragão na senda das vitórias.
 
quintero31.jpg


Quintero pronto para jogar

Todas as dúvidas dissipadas. Juan Quintero está desde ontem totalmente recuperado da rotura muscular sofrida a 23 de outubro.

O colombiano já se treinava no campo desde o dia 7 deste mês, mas sempre condicionado e sob vigilância médica. Agora está em pleno e pronto a ser utilizado.

Paulo Fonseca terá entretanto de lhe arranjar lugar. Mas para o jogo com o Nacional, no sábado, ainda lhe deverá estar reservado o banco.

É o mais certo, compreensível e talvez aconselhável: o regresso de Juan Quintero ao ativo de forma gradual para recuperar o ritmo perdido, mesmo que não tenha perdido forma por aí além dada a sua intermitente utilização.

Conteúdo, que o tem, de certeza que não perdeu nem um bocadinho.

Mesmo assim, a última vez que jogou, ainda antes de se lesionar, foi a 19 de outubro, com o Trofense, para a Taça de Portugal, quando esteve os primeiros 75 minutos em campo.

Fonte:
 
quaresma435.JPG


Quaresma novamente oferecido

Numa altura em que a SAD do FC Porto está a estudar o mercado nacional e internacional no sentido de dotar o plantel com mais uma opção válida para ambas as alas, o nome de Ricardo Quaresma volta à baila, ele que está atualmente no desemprego, depois de uma passagem Al Ahli, dos Emirados Árabes Unidos.

Com 30 anos, o internacional português viveu anos de ouro ao serviço dos dragões e goza de enorme capital de simpatia junto dos adeptos e já na época passada, durante a reabertura do mercado de Inverno, foi um dos nomes colocados sobre a mesa dos responsáveis portistas.

Depois da perda do brasileiro Bernard, que decidiu rumar aos ucranianos do Shakhtar Donetsk em agosto, o técnico Paulo Fonseca reclama a chegada de mais uma unidade desequilibradora para o jogo exterior dos azuis e brancos.

Fonte:
 
porto2.jpg

[size=14pt]Contas aprovadas por unanimidade[/size]

A Futebol Clube do Porto – Futebol, SAD comunicou à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) as deliberações da Assembleia Geral realizada esta quinta-feira com a representação de 72,87 por cento do capital social.

Comunicado na íntegra:

«A Futebol Clube do Porto – Futebol, SAD, nos termos da alínea g) do nº 2 do artigo 249º do Código dos Valores Mobiliários vem informar o mercado que, na Assembleia Geral realizada hoje, dia 21 de Novembro de 2013, com início às 15 horas, onde esteve representado 72,87% do capital social, foram tomadas as seguintes deliberações:

1. Aprovação do relatório e contas individual do exercício de 2012/2013, por unanimidade;

2. Aprovação do relatório e contas consolidado do exercício de 2012/2013, por unanimidade;

3. Aprovação da proposta de aplicação dos resultados 2012/2013, por unanimidade;

4. Aprovação da proposta da atribuição de um voto de louvor à administração e fiscalização da sociedade, por unanimidade;

5. Aprovação do Orçamento de Exploração para o exercício de 2013/2014, por unanimidade;

6. Aprovação da declaração sobre a política de remunerações dos órgãos de administração e fiscalização da Sociedade, por unanimidade.

O Conselho de Administração

Porto, 21 de Novembro de 2013»
 
pintodacosta.jpg

[size=14pt]Pinto da Costa teve alta hospitalar[/size]

O presidente do FC Porto deixou esta quinta-feira o Hospital de S. João, no Porto, onde fora internado há precisamente uma semana devido a problemas cardíacos.

Pinto da Costa recebeu alta ao início da tarde, encontrando-se agora em repouso domiciliário.

O máximo dirigente portista vai continuar sujeito a vigilância médica.
 
Voltar
Topo