O cantinho do dragão

rodolforeis1.jpg

[size=14pt]«Bruno de Carvalho já preparou o clássico» - Rodolfo Reis[/size]

O antigo capitão do FC Porto considera que o clássico do próximo domingo com o Sporting, para a Taça da Liga, foi lançado pelo presidente leonino Bruno de Carvalho que falou em «dois pontos ganhos pelos outros presidentes» após o empate em casa com o Nacional.

«A minha vontade é que o FC Porto vença Mas o Sporting joga em casa, tem uma equipa boa, com jovens jogadores com valor, um treinador metódico e calmo, e um presidente que já preparou o jogo. Quis dizer mais do que disse após o último jogo e já preparou este. Quem anda no futebol sabe que é assim», disse Rodolfo Reis em declarações à Antena 1, onde atribuiu favoritismo aos dragões para o duelo de Alvalade:

«Vai ser um jogo muito dividido em que o FC Porto, devido à sua experiencia, tem alguma vantagem. Mas não sei se o FC Porto vai apresentar a melhor equipa ou fazer algumas substituições que podem enfraquecer a equipa. Já o Sporting vai jogar na máxima força porque foi eliminado da Taça de Portugal e a Taça da Liga é um dos objetivos. Se o FC Porto estiver na máxima força, vai ser um jogo dividido resolvido num lance de bola parada ou numa jogada individual.»
 
helton74.jpg

[size=14pt]Helton a um jogo dos 300[/size]

O poder nas mãos, mais uma defesa de carreira. Helton prepara-se para atingir nova marca importante ao serviço do FC Porto, identidade que já se confunde sem se distinguir princípios nem fins. Sem mais delongas, o rigor do cálculo exibe o resultado prático de épocas e épocas de fidelidade, vitórias e conquistas: está à porta o jogo 300 do guarda-redes de dragão ao peito.

Número forte, invejável e vertiginoso para os que correm atrás, que comunga o desejo da vitória desde a despedida de Leiria, em 2005. Na mudança, deu de caras com o jogador mais titulado do Mundo, o melhor guarda-redes da Liga dos Campeões dois anos antes: a sucessão de Vítor Baía ficou bem entregue numa temporada agarrada a meio.

A opção de Co Adriaanse dividiu opiniões: espelhou visões mais sentimentais e captou a aceitação. Elegante entre os postes como fora deles, ainda hoje Baía só encontra um caminho: o estender da ligação do brasileiro com o seu clube do coração por mais campanhas.
 
IturbeFiorentina.jpg

[size=14pt]Roma assume interesse em Iturbe; 16 milhões de euros na mesa[/size]

Juan Manuel Iturbe continua a fazer furor em Itália. O extremo emprestado até final da época pelo FC Porto ao Verona está agora na mira da Roma, que pode avançar com uma proposta de 16 milhões de euros para a contratação.
O interesse do clube da capital transalpina é assumido pelo treinador francês Rudi Garcia.

«Tem classe e velocidade assombrosa e é justamente o jogador de que precisamos para o lado esquerdo. Tem um pé esquerdo de grande habilidade», analisou o treinador dos romanos ao Corriere dello Sport.

A transferência, a acontecer, só terá lugar no final da época, até porque Iturbe, que participou esta temporada em jogos oficiais por FC Porto e Verona, está impedido de jogar por um terceiro clube até ao verão.

«Estou otimista em contar com os seus serviços em junho», declarou Rudi Garcia na mesma publicação.

Iturbe, de 20 anos, tem uma cláusula de rescisão fixada em 60 milhões de euros, mas o FC Porto, que detém apenas 45 por cento dos direitos económicos sobre o jogador, estabeleceu em 15 milhões a cláusula de opção de compra no contrato de empréstimo que fez com os italianos do Verona.

O facto de Iturbe estar em verdadeiro estado de graça na Liga italiana, vendo o seu nome associado a outros clubes como a Juventus, faz com que a cotação seja elevada e, com isso, o FC Porto possa tirar dividendos de uma possível venda no final da temporada, isto, naturalmente, se Iturbe não regressar ao Dragão em junho, uma vez que tem vínculo até 2016.
 
danilo3.jpg

[size=14pt]«Carlos Eduardo não é surpresa» - Danilo[/size]

Foram semanas difíceis as que viveram os jogadores do FC Porto em novembro, um mês penoso do ponto de vista de resultados, os quais tiraram a equipa da liderança isolada do campeonato, posição que chegou a ocupar com cinco pontos de vantagem.

As vitórias sobre SC Braga, Rio Ave e, mais recentemente, Olhanense voltaram a colocar os dragões no trilho desejado. A tempestade parece ter dado lugar à bonança, mas Danilo não esquece os momentos conturbados por que passou a equipa, designadamente após a derrota em Coimbra, para o campeonato, e a atribulada chegada ao Estádio do Dragão, onde os adeptos fizeram uma espera ao autocarro.

«O futebol tem coisas que são difíceis de explicar, não é, como digo sempre, uma ciência exata. Temos trabalhado com muita humildade e dedicação e voltámos aos triunfos. Estávamos aquém do nosso potencial mas já estamos a jogar um bom futebol e as vitórias reapareceram», sublinha, destacando a boa prestação realizada em campo frente ao Olhanense. «Havia jogos em que jogávamos muito bem, mas não conseguíamos marcar nem deixar o adversário inativo. Neste jogo, marcámos e jogámos muito bem, o que ajuda a trazer os adeptos para o nosso lado, o que é muito positivo», reforça a ideia.

Habituado a estar sozinho na frente da classificação, Danilo vê portanto com surpresa a divisão do primeiro lugar com o Benfica e Sporting. «Fizemos a nossa parte. Deixámos passar muitas oportunidades de manter a liderança e não podemos voltar a vacilar. Queremos ter mais tranquilidade. Vamos aproveitar o descanso das miniférias para recuperar energias», assume.

RENDIDO A CARLOS EDUARDO

O regresso à normalidade coincidiu com a chegada de Carlos Eduardo à equipa. Danilo não ficou surpreendido com o desempenho do compatriota. Aliás, já esperava que desse nas vistas e explica porquê. «Pessoalmente, sempre disse que ia ajudar muito o FC Porto. É uma pessoa humilde, trabalhadora, e quem trabalha com ele sabe da sua qualidade. O que tem vindo a fazer não é surpresa nenhuma».

O facto de não ter concorrência direta no plantel portista não provoca cansaço ao brasileiro, que tem uma opinião curiosa sobre este assunto. «Gostava de ter concorrência, sem dúvida. Mas, agora, tenho 22 anos e não dá para falar em cansaço. Quero é jogar e aprender [risos]».

Danilo diz ainda ter a «melhor relação possível» com Paulo Fonseca, que defende das críticas. «Nos momentos de turbulência o mais importante é o grupo estar unido, o que aconteceu. A confiança é a mesma», conclui.
 
fabiano1.jpg

[size=14pt]Fabiano na baliza frente ao Sporting[/size]

A baliza do FC Porto vai crescer oito centímetros. A novidade será anunciada neste domingo, em Alvalade, com Fabiano (1,97 metros) a assumir a titularidade de Helton (1,89), uma alteração que segue o que tem sido a tradição do clube sempre que o seu calendário se cruza com a Taça da Liga.

O plano para o jogo com o Sporting será fiel a um princípio de contenção, fugindo à tentação de um onze pintado de fresco, mas a troca de guarda-redes contorna a questão. E nem o palco da estreia portista na competição faz duvidar das capacidades do goleiro de Mundo Novo, habitual responsável pela defesa das redes da equipa B.

A confiança em Fabiano é absoluta, capital conquistado por um desempenho inatacável entre os postes sempre que requisitado pela formação principal. E, apesar de presença relativamente reduzida no onze, a sua contribuição está associada a momentos de decisão, caráter indissociável das duas taças nacionais, competições nas quais fez quase todo o seu percurso de dragão ao peito.

Na verdade, entre a Taça de Portugal - aqui se estreou com uma vitória (1-0) no terreno do Santa Eulália - e a Taça da Liga, o guardião anda muito perto do pleno desde a sua chegada ao Dragão, no verão de 2012. A exceção à regra foi a condição de suplente de Helton na visita ao Estoril, na 1.ª jornada da fase de grupos da Taça da Liga em 2012/13.
 
quaresma01.jpg

[size=14pt]«Cabeça é que o vai catapultar Quaresma para uma boa ou má época» - Jaime Pacheco[/size]

Ricardo Quaresma poderá ser uma mais-valia para Paulo Fonseca, no entanto, o extremo terá de concentrar-me apenas e só nas quatro linhas, salienta Jaime Pacheco.

«Quaresma tem qualidade e se aparecer com vontade e tiver condições físicas, pode ser uma mais-valia. É um jogador muito especial e a sua cabeça é que o vai catapultar para uma boa ou má época», declarou o treinador, que fez um balanço do trabalho de Paulo Fonseca no comando dos tricampeões nacionais.

«O FC Porto teve uma queda acentuada, porque na Champions as coisas não funcionaram e isso contagiou as provas nacionais. Teve uma fase de descrença e de golos perdidos mas nas últimas jornadas recompôs-se. A equipa precisava de colmatar a ausência de Moutinho e melhorou com Carlos Eduardo. Parece mais equilibrada mas a partir de agora é que vamos ver se essa consistência pode levar o FC Porto a resultados mais positivos», frisou Pacheco, em declarações aos microfones da Antena 1.
 
defour2.jpg

[size=14pt]SAD quer explicações de Defour e Quintero[/size]

As declarações prestadas por Defour e Quintero, antes da partida para férias, não agradaram aos responsáveis portistas. Já a pensar numa chamada ao Campeonato do Mundo do próximo ano, os dois internacionais manifestaram desconforto por jogarem pouco no FC Porto. Ambos não escapam a uma chamada de atenção.

«Vim para o FC Porto a pensar no Mundial. A minha situação neste momento não é boa mas tenho esperança de ir ao Mundial. Há que encontrar uma solução em janeiro, porque quero jogar», afirmou Quintero.

«Tenho de falar com as pessoas responsáveis, não posso continuar assim. Temos de tomar uma decisão», disse Defour.
Estas declarações surpreenderam e incomodaram profundamente a SAD, não só pelo conteúdo, mas acima de tudo pelo momento em que foram ditas.

Depois de terem sido afastados da Champions League, perdida a liderança isolada na Liga, antes do jogo para a Taça da Liga, amanhã frente ao Sporting, na casa azul pretendia-se passar para o exterior uma mensagem de união total e não a ideia da existência de uma guerra de egos no balneário.
 
luchomangala1.jpg

[size=14pt]
Atletas equipados com câmaras no primeiro treino do ano[/size]


Numa inovação em Portugal, o FC Porto será amanhã, pelas 15 horas, o primeiro clube a utilizar a tecnologia GoPro, cedida pela empresa D’Maker, para as produções videográficas dos azuis e brancos. Nesse sentido, a iniciativa terá lugar no treino do plantel principal, marcado para amanhã à tarde.

Durante a sessão ministrada por Paulo Fonseca, dez jogadores do plantel do FC Porto irão ter no seu equipamento câmaras de vídeo «GoPro HERO 3+ Black Edition», que permitirão captar vários planos do treino: aéreo, relvado, baliza, etc..

Será possível capturar imagens de ângulos nunca antes vistos, aumentando a emoção e criando uma maior proximidade com a realidade.
 
11vg1.jpg

[size=14pt]Quaresma recupera camisola número 7[/size]

O FC Porto atualizou os dados relativos ao plantel profissional e o que salta à vista é o facto de o número 7, que no início da época pertencia ao argentino Iturbe, ser novamente de Ricardo Quaresma.

O ‘Mustang’ recuperou o dorsal com o qual conquistou muitos títulos ao serviço dos dragões.

Havia a dúvida em saber se Quaresma poderia utilizar o número 7 agora no mercado de inverno depois de Iturbe o ter feito no jogo com o Marítimo, relativo à segunda jornada, isto antes de rumar por empréstimo ao Verona, de Itália.

A Liga Portuguesa de Futebol Profissional deu luz verde e Quaresma passará a envergar o seu número predileto assim que seja chamado por Paulo Fonseca.
 
heltonrenova1.jpg

[size=14pt]Helton renova até 2015[/size]

O FC Porto anunciou esta sexta-feira a renovação de contrato de Helton, guarda-redes brasileiro de 35 anos, que terminava o atual vínculo no final desta temporada.

A cumprir a nova época no Dragão, Helton vai ficar, pelo menos, até junho de 2015 no FC Porto

«Espero desfrutar ao máximo desta renovação e retribuir dentro do campo, com trabalho, vitórias e títulos. Sinto-me muito feliz e orgulhoso por saber que as pessoas continuam a confiar em mim e a acreditar na minha competência», afirmou Helton, em declarações ao site oficial do FC Porto, confessando sentir-se «em casa».

Recorde-se que ao serviço do FC Porto Helton já conquistou seis Supertaças Cândido de Oliveira, sete Ligas portuguesas, quatro Taças de Portugal e uma Liga Europa. Como curiosidade, refira-se que o próximo jogo de Helton será o 300.º de Dragão ao peito.
 
alexasandro7.jpg

[size=14pt]Alex Sandro regressa, Ghilas ausente[/size]

O regresso de Alex Sandro foi a principal novidade no Olival. O lateral brasileiro, que falhou as últimas sessões devido a mialgia no adutor esquerdo, treinou integrado com o grupo e estará, ao que tudo indica, disponível para o clássico com o Benfica, no próximo domingo.

Em contrapartida, Ghilas não foi visto no relvado. A situação clínica do avançado argelino, única alternativa a Jackson Martinez para a posição de ponta de lança, deve ser atualizada pelo FC Porto ao início da tarde.

Para amanhã, quinta-feira, Paulo Fonseca agendou nova sessão no Olival com início marcado para as 10 horas. Os primeiros 15 minutos serão novamente abertos à comunicação social.
 
pintodacosta3.jpg

[size=14pt]Pinto da Costa centenário em clássicos com o Benfica[/size]

Na antecâmara de mais uma deslocação ao Estádio da Luz, Pinto da Costa soma já uma coleção de clássicos frente ao Benfica em todas as provas oficiais do calendário português.

São precisamente 100 os jogos entre o FC Porto e os encarnados desde que o dirigente assumiu a presidência dos azuis e brancos, a 23 de abril de 1982, altura em que iniciou uma cruzada, em consonância com José Maria Pedroto, para acabar com a hegemonia do rival de Lisboa no futebol português.

E os números não deixam margem para dúvidas. Quando assumiu o cadeirão presidencial, há 31 anos, o FC Porto somava apenas 16 títulos conquistados no panorama nacional. Desde então, juntou a esse pecúlio mais 51 (!) em Portugal e sete nas competições europeias, perfazendo um total de 74.

No saldo de confrontos com o Benfica, Pinto da Costa tem um saldo francamente positivo, somando 29 triunfos - entre jogos em casa e fora -, 21 empates e 12 derrotas num total de 52 partidas no principal escalão.
 
pintodacosta10.jpg

[size=14pt]Dragões fiéis ao ´quartel-general` na capital[/size]

Hotel Altis, Rua Castilho, número 11. É esta a morada do FC Porto em Lisboa, endereço que nos conduz a uma unidade de excelência, situada no centro da capital, às portas da Praça do Marquês, perto dos estádios das três equipas da cidade e que oferece aos portistas todas as condições de conforto e luxo que asseguram uma estadia no maior sossego e tranquilidade.

Há mais de duas décadas que é assim. Sempre que se deslocam a Lisboa, os portistas instalam-se neste hotel de cinco estrelas, numa parceria de sucesso que começou na amizade entre Pinto da Costa e Fernando Martins, antigo presidente do Benfica e proprietário do Altis.

Num almoço de direções, antes de mais um clássico, o empresário provocou o dirigente ao perguntar-lhe por que razão a equipa se instalava na zona do Estoril quando tinha à disposição um hotel com todas as condições bem no coração de Lisboa. As fáceis condições de acesso à Luz, Alvalade e Restelo, bem como as valências das instalações e as condições proporcionadas à comitiva, fizeram com que o presidente aceitasse o desafio e fizesse a experiência.

Diz quem sabe que o primeiro resultado com o FC Porto no Altis, nos finais dos anos 80, foi uma vitória e talvez por isso nunca mais os dragões deixaram aquele hotel, embora a escolha do alojamento, por si só, não garanta o sucesso permanente.
 
quaresma1.jpg

[size=14pt]Quaresma convocado mas vai para o banco[/size]

Paulo Fonseca confirmou que Ricardo Quaresma está convocado para o clássico com o Benfica, mas assume que o novo camisola 7 dos dragões vai iniciar a partida no banco de suplentes.

«Quaresma está convocado, pois achamos que cada vez mais está preparado para dar o seu contributo à equipa e que esse contributo pode ser importante. Vamos ver o que vai acontecer no jogo para ver se o vamos utilizar», começou por explicar o treinador do FC Porto, revelando depois:

«Naturalmente que vai para o banco de suplentes, pelo tempo de treino que tem ainda não será utilizado a titular.»

Quem estará no onze será, confirmou também Paulo Fonseca, o médio Carlos Eduardo, após ter cumprido castigo no último compromisso dos dragões, frente ao Atlético, para a Taça de Portugal.
 
superdragoes1.jpg

[size=14pt]Super Dragões prometem respeitar tributo a Eusébio[/size]

Os elementos da claque mais representativa do FC Porto, os Super Dragões, vão reagir sem provocações ao apelo lançado pelo Benfica para que seja respeitada a vontade da família de Eusébio e se faça silêncio total durante o minuto que lembrará o Pantera Negra.

Fernando Madureira, líder dos Super Dragões, revela que os adeptos do FC Porto vão ao estádio com o único propósito de apoiar a sua equipa, lembrando que o tributo ao malogrado futebolista «diz apenas respeito ao Benfica e aos seus adeptos».

A indicação, contudo, vai no sentido de respeitar o momento, mantendo uma postura de claro distanciamento da homenagem de que será alvo o antigo internacional português. «A mensagem que passei é a de respeitarmos o ato. Não vamos cantar, bater palmas, assobiar... nem chorar durante o minuto de silêncio», revelou, explicando, contudo, que será impossível controlar as atitudes de milhares de adeptos concentrados num dos topos do Estádio da Luz.
 
Pinto da Costa (foto ASF)
pintodacosta5.jpg

[size=14pt]Gaia pretende reforçar parceria com dragões[/size]

O presidente da Câmara de Vila Nova de Gaia, Eduardo Vítor Rodrigues, pretende que a parceria já estabelecida com o FC Porto seja «reforçada» no que respeita à formação. Esta uma ideia sublinhada pelo autarca durante uma visita realizada ao Museu dos dragões.

«O FC Porto sabe que pode contar com a parceria com Gaia, já longa, pois a presença das suas equipas eleva o concelho. Pretendemos apontar esse reforço às escolas e instituições de solidariedade social», disse Eduardo Vítor Rodrigues à Lusa, numa visita na qual teve a companhia do presidente portista, Pinto da Costa.

Seguindo essa linha, o autarca fez questão de afastar um maior apoio financeiro:

«Não falamos de parcerias que envolvam subsidiação financeira direta, mas da disponibilidade das partes envolvidas. A parceria passará pelo apoio à formação em clubes locais, nomeadamente noutras modalidades, como o andebol».

A finalizar, os elogios ao museu: «Como qualquer portista estou identificado com o recanto do presidente», elogiou destacando as conquistas internacionais dos dragões.
 
defour3.jpg

[size=14pt]Defour só sai por €50 milhões[/size]

Steven Defour não se enquadra na única situação de exceção que Pinto da Costa referiu, em entrevista ao Porto Canal, como capaz de alterar a sua intransigência em não deixar sair nenhum jogador do plantel neste mercado de inverno, a não ser obrigado - pelos valores das respetivas cláusulas de rescisão.

«Se aparecer uma proposta boa por um jogador não essencial, não lhe cortaremos as pernas, especialmente por empréstimo», disse o presidente. É a condição imposta, numa moldura a deixar margem para várias interpretações e... saídas, menos a do belga, blindado por 50 milhões de euros!

Ontem mesmo, nos media ingleses, o Aston Villa, através do seu manager, Paul Lambert, já desmentiu que o seu clube esteja em negociações com o FC Porto para a contratação de Defour. Um dos ativos que, na perspetiva do presidente, são considerados valiosos e... essenciais. Ainda que o médio esteja desvalorizar a cada desafio que passa.
 
falcao1.jpg

[size=14pt]Dragões solidários com Falcao[/size]

Radamel Falcao lesionou-se no ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo, na quarta-feira, ao serviço do Mónaco e pode, inclusivamente, falhar o Mundial do Brasil.

As mensagens de solidariedade para com o avançado colombiano chegam de todo o lado, inclusivamente do FC Porto.

«Força, Falcao! Recupera depressa! Estamos a torcer por ti», pode ler-se no Facebook oficial dos dragões.

A mensagem também se encontra escrita em inglês e em castelhano, acompanhada por uma fotografia do jogador após a final da Liga Europa, a 18 de maio de 2011.
 
izmailov4.jpg

[size=14pt]Izmailov emprestado ao Gabala FC[/size]

O russo Marat Izmailov vai mesmo ser emprestado ao Gabala, clube do Azerbaijão, que ocupa atualmente o segundo lugar do campeonato daquele país, apesar de ainda não haver confirmação oficial.

Izmailov já se encontra no Azerbaijão, já fez os testes médicos e vai assinar contrato por seis meses, mantendo o vínculo ao FC Porto até 2015.

No Gabala, Izmailov reencontra o treinador russo Yuriy Semin, que o orientou durante seis anos no Lokomotiv Moscovo. No clube azeri também alinha o guarda-redes brasileiro Diego, ex-guardião do Vitória de Setúbal e Leixões.

Izmailov não treinava no FC Porto desde 22 de setembro de 2013, alegadamente por motivos pessoais.
 
ghilas2.jpg

[size=14pt]Dragões recusam empréstimo de Ghilas ao Nantes[/size]

A Imprensa francesa revela que a direção do FC Porto não está interessada em emprestar o argelino Nabil Ghilas aos franceses do Nantes.

O FC Porto apenas conta com mais um avançado, Jackson Martínez, e emprestar Ghilas era um risco enorme para o treinador Paulo Fonseca, que assim passava a contar apenas com uma opção para o ataque.
 
Voltar
Topo