O cantinho do dragão

quaresma8.jpg

[size=14pt]«Aqui é a minha casa» – Quaresma[/size]

Ricardo Quaresma desde que regressou ao FC Porto já marcou sete em golos em apenas 13 jogos e explicou que o segredo do sucesso está no facto de ter voltado a casa.

«Aqui é a minha casa, em que me sinto feliz, é aqui que quero continuar a jogar e espero ajudar o meu clube a ganhar títulos», afirmou Quaresma, em conferência de Imprensa.

O extremo regressou no mercado de inverno e não notou diferenças no FC Porto.

«A organização continua a mesma, o espírito continua o mesmo. Quando cá estive, ensinaram-me a ganhar e, agora, quando voltei, estamos a trabalhar exatamente para o mesmo.»
 
jackson06.jpg

[size=14pt]«Jogámos com a intensidade a que o FC Porto está habituado» - Jackson[/size]

Jackson Martínez, autor do golo solitário da vitória do FC Porto sobre o Nápoles, enalteceu a demonstração de força do coletivo azul e branco.

«Foi um golo importante, valioso, mas há que destacar a força da equipa e a dedicação para aplicar a estratégia delineada pelo treinador. Fomos muito fortes. Podíamos ter feito outro golo mas eles também podiam ter marcado», analisou o avançado colombiano, em declarações à Sport TV.

«Jogámos com a intensidade que queríamos e a que o FC Porto está habituado. Fizemos um grande esforço e um grande jogo. O Nápoles dificultou muito a nossa tarefa nos instantes finais da primeira parte e teve mais bola na segunda», reconheceu, rematando:

«Estamos felizes por este triunfo».
 
defour2.jpg

[size=14pt]«Sempre trabalhei para poder jogar» - Defour[/size]

Depois de mais de um mês afastado da competição, Steven Defour realizou frente ao Nápoles o segundo jogo a titular no segundo jogo de Luís Castro no comando da equipa.

«Sempre trabalhei para jogar, quero jogar. Sinto-me num bom momento, preparado para dar o máximo e ajudar a equipa», garante o médio belga, que deixa elogios ao novo treinador: «Está a transmitir muita confiança. Sou um jogador que gosta de defender, de atacar, de fazer um pouco de tudo. E isso é bom para mim.»
 
luiscastro1.jpg

[size=14pt]«A equipa está muito confiante e vai a Alvalade para vencer» - Luís Castro[/size]

Luís Castro antecipa um jogo de elevado grau de dificuldade para o FC Porto em Alvalade, diante de uma equipa que está a realizar um bom Campeonato, mas mostra-se convicto que a dinâmica de vitória do dragão não será interrompida no clássico com o Sporting.

«Esperamos um Sporting competente. É uma equipa que tem demonstrado aspetos bastante positivos no Campeonato. Leonardo Jardim está a fazer um trabalho competente e de mérito, mas estamos muito focados em nós e muito animados num bom resultado, que passa pela vitória», afirmou o treinador dos azuis e brancos, em declarações ao Porto Canal.

«Os resultados dos dois últimos jogos [n.d.r. com Arouca e Nápoles] animaram bastante a equipa. Os jogadores estão muito confiantes, têm uma qualidade fantástica e têm-se empenhado muito na tarefa que cada um deve desempenhar em campo. A equipa está bem e muito entusiasmada com o jogo. Isso faz-nos ir a Alvalade com o objetivo de vencer, com respeito pela competência do adversário», salientou.
 
Abdoulaye4.jpg

[size=14pt]Abdoulaye regressa aos convocados, Maicon não vai a Alvalade[/size]

A troca de Maicon por Abdoulaye é a única novidade na lista de convocados do FC Porto para o jogo com o Sporting.

O central brasileiro, a contas com um estiramento num adutor da coxa direita, limitou-se a fazer tratamento na manhã deste sábado, no Olival, não figurando entre as opções de Luís Castro para a deslocação a Alvalade.

Ausente na receção ao Nápoles por estar impedido de alinhar pelos azuis e brancos na Liga Europa, Abdoulaye foi chamado por Luís Castro para o jogo grande da ronda 23 da Liga.

Lista de convocados:

Guarda-redes: Helton e Fabiano;

Defesas: Danilo, Reyes, Mangala, Abdoulaye e Alex Sandro;

Médios: Fernando, Defour, Carlos Eduardo, Ricardo, Herrera e Quintero;

Avançados: Jackson Martínez, Ghilas, Quaresma, Varela e Licá.
 
fernandogomes01.jpg

[size=14pt]«Os tempos são outros, as dificuldades as mesmas» - Fernando Gomes[/size]

O representante do FC Porto no sorteio dos quartos de final da Liga Europa falou do Sevilha, próximo adversário dos dragões na competição.

«Em 2009/10, numa grande época da história do Porto, tivemos pela frente o Sevilha e, numa eliminatória bastante renhida, conseguimos passar à fase seguinte. Esperamos mais ou menos o que aconteceu nessa altura, sendo que os tempos são outros mas as dificuldades vão ser as mesmas. A vontade continua a ser a mesma, que é vencer», disse Fernando Gomes à margem do sorteio.

Questionado se a vitória em Nápoles deixou a equipa mais confiante, afimou:

«Os resultados é que dão confiança aos jogadores. Com o resultado de ontem, a equipa está muito mais confiante e temos as melhores perspetivas para o futuro que é já no domingo com o Belenenses.»
 
mangala23.jpg

[size=14pt]Mangala entre as escolhas do Barcelona[/size]

O internacional francês Eliaquim Mangala (FC Porto) estará entre as três hipóteses do Barcelona para suceder ao espanhol Carles Puyol, que no final da época abandona o colosso catalão.

O diretor desportivo, Andoni Zubizarreta, e o treinador do Barcelona, Gerardo Martino, têm vindo a pesquisar o mercado para encontrar uma solução e os três escolhidos são David Luiz (Chelsea), Hummels (Dortmund) e Mangala (FC Porto).

O defesa francês, de 23 anos, é pretendido por vários clubes e esteve para sair no mercado de inverno, mas o FC Porto exigiu os 50 milhões de euros referentes à sua cláusula de rescisão.
 
adeptos13.jpg

[size=14pt]Meia casa para receber Belenenses[/size]

As boas exibições que o FC Porto vem a realizar nos últimos jogos, com especial destaque para o empate frente ao Nápoles, na Liga Europa, parecem ter devolvido a esperança aos adeptos do FC Porto.

Para a partida, deste domingo, frente ao Belenenses (19.15 horas) são esperados entre 25 mil a 30 mil adeptos nas bancadas do Estádio do Dragão.
 
quaresma9.jpg

[size=14pt]«Quaresma sabe que nunca foi muito feliz nas seleções» - Jesualdo Ferreira[/size]

Jesualdo Ferreira considera que, mais do que pensar numa eventual presença no Mundial do Brasil, Ricardo Quaresma deve focar-se na sua «reafirmação» como jogador de futebol em Portugal, depois de ter passado por «uma crise de identidade» além-fronteiras.

«Quaresma nunca foi um jogador muito feliz nas seleções e ele sabe isso. Está a fazer uma reafirmação de que necessitava e queria, e a ultrapassar uma crise de identidade por que seguramente passou. Isso é muito mais importante para ele do que ir à Seleção, pois se tal não acontecer ele sabe que não irá à Seleção», argumentou o antigo treinador dos dragões, à margem da 3.ª Edição do Fórum do Treinador de Futebol/Futsal que decorre no Grande Auditório do Fórum da Maia.

Jesualdo Ferreira disse ainda não ter ficado surpreendido com a aposta de Pinto da Costa em Luís Castro para substituir Paulo Fonseca no comando da equipa principal dos azuis e brancos.
 
pintodacosta7.JPG

[size=14pt]Dragões foram o terceiro clube europeu que mais faturou com jogadores desde 2008[/size]

O FC Porto foi a terceira equipa europeia que mais receitas gerou com transferências de jogadores desde a época 2008/2009, num total de 282,7 milhões de euros, segundo indica um estudo do Observatório do Futebol (CIES Football Observatory).

Na lista dos 30 clubes europeus que geraram mais receitas com a venda de atletas nas últimas seis épocas, incluindo a última janela de transferências, surge outro clube português, o Benfica, que realizou 174,3 milhões de euros.

No total, os clubes das cinco maiores ligas europeias (inglesa, espanhola, italiana, francesa e alemã) geraram 12,49 mil milhões de euros, com os ingleses do Tottenham Hotspur à cabeça.

Os londrinos (que no último defeso venderam o galês Gareth Bale ao Real Madrid por uma verba estimada em 94 milhões de euros) faturaram 322,1 milhões de euros, seguidos do Real Madrid (303,7 milhões de euros), do FC Porto, do Liverpool (239,8 milhões de euros) e do AC Milan (229,5 milhões de euros).
 
defour13.jpg

[size=14pt]«Ficaria feliz se terminasse a carreira no FC Porto» - Defour[/size]

Esteve com um pé fora do Dragão mas acabou por ficar. Agora, Steven Defour está feliz da vida e até admite terminar a carreira de azul e branco.

«Ficaria feliz se terminasse a carreira no FC Porto. Quando estava no Standard Liège, tive a oportunidade de assinar por clubes maiores, no entanto, as lesões atrasaram-me. Hoje, vivo o dia a dia», disse em declarações reproduzidas pelo Nieuwsblad.

O médio belga confirmou ainda que recebeu, por intermédio do empresário, «uma proposta do Fulham», porém, o FC Porto «vetou» a saída quando o clube inglês manifestou oficialmente o interesse.
 
Abdoulaye4.jpg

[size=14pt]Reyes e Abdoulaye, estreia no eixo da defesa[/size]

Com Mangala lesionado e Maicon condicionado, o FC Porto apresentará domingo uma nova dupla de centrais na Choupana, com Reyes e Abdoulaye a preencherem a zona central da defesa.
 
jackson37.jpg

[size=14pt]«Está a ser uma temporada complicada» - Jackson[/size]

O avançado colombiano Jackson Martínez reconheceu que esta temporada está aquém do esperado para uma equipa que está habituada a ganhar.

«Está a ser uma temporada complicada, gostaria que estivesse a correr melhor. Começámos a Liga com um passo bom, outro médio, outro mau e é compreensível que as pessoas queiram que a equipa se supere, que apresente resultados... É uma equipa que está habituada a ganhar», disse em entrevista à revista QuatroQuatroDois, garantido que o grupo trabalha com o objetivo de «corrigir» o rumo dos acontecimentos.
 
varela4.jpg

[size=14pt]Varela de fora, Josué e Kelvin chamados para a Choupana[/size]

Luís Castro, treinador do FC Porto, anunciou a lista de convocados para o jogo de domingo (19.15 horas) com o Nacional, na qual se destacam os regressos de Josué e Kelvin.

Em relação à última convocatória, para o jogo da Taça de Portugal com o Benfica, ficam de fora Varela e Mangala. O defesa-central francês realizou tratamento a uma entorse no tornozelo direito.

Maicon também fez treino condicionado e volta a ficar fora das opções.

No treino deste sábado, destaque paras as presenças dos defesas Tiago Ferreira e Quiño, e o médio Pedro Moreira, todos do Porto B, nos trabalhos do plantel principal.

Lista de convocados:

Guarda-redes: Fabiano e Kadú;

Defesas: Danilo, Reyes, Abdoulaye, Alex Sandro,

Médios: Herrera, Licá, Carlos Eduardo, Ricardo, Josué, Fernando, Kelvin e Defour;

Avançados: Quaresma, Jackson Martínez, Quintero e Ghilas.
 
jackson13.jpg

[size=14pt]Mangala, Fernando e Jackson em risco de falhar jogo em Sevilha[/size]

Um jogador por posição. Mangala, na defesa, Fernando, no meio campo, e Jackson Martínez, no ataque, ficarão automaticamente afastados da deslocação do FC Porto a Sevilha, na próxima semana, caso esta noite vejam um cartão amarelo no jogo com a equipa espanhola, no Estádio do Dragão, a contar para a primeira mão dos quartos de final da Liga Europa.

Também Josué estava em risco de exclusão, mas o número oito dos azuis e brancos ficou de fora do lote de convocados de Luís Castro.
 
mangala23.jpg

[size=14pt]Mangala e Defour de fora na receção à Académica[/size]

O francês Mangala e o belga Defour ficaram de fora da lista de convocados do FC Porto para a receção à Académica.

Em relação ao jogo com o Sevilha, na passada quinta-feira, o treinador Luís Castro cortou também o nome de Mikel, promovendo os regressos de Abdoulaye, Josué e Kelvin.

Lista de convocados:
Fabiano, Kadu, Danilo, Quaresma, Josué, Quintero, Reyes, Alex Sandro, Jackson, Ghilas, Herrera, Licá, Varela, Carlos Eduardo, Ricardo, Abdoulaye, Fernando, Kelvin.
 
quaresma12.jpg

[size=14pt]Quaresma e Danilo não vão a Braga, Víctor García nos convocados[/size]

A presença de Víctor García, defesa venezuelano da equipa B, a par das ausências de Ricardo Quaresma e Danilo constituem as principais novidades da lista de convocados do FC Porto para o jogo com o SC Braga.

Além do extremo português e do lateral brasileiro, também Reyes, Herrera e Mikel ficam fora dos escolhidos para a partida da 27.ª jornada da Liga por opção de Luís Castro.

Em sentido inverso, Jackson Martínez, Abdoulaye e Fernando estão de regresso à convocatória depois de terem falhado o jogo em Sevilha.

Apenas Helton, em repouso no domicílio, esteve ausente do derradeiro treino antes da viagem para Braga.

Lista de convocados:

Guarda-redes: Fabiano e Kadú;

Defesas: Maicon, Mangala, Abdoulaye, Alex Sandro e Víctor García;

Médios: Josué, Fernando, Carlos Eduardo, Defour, Ricardo, Quintero, Varela, Licá e Kelvin;

Avançados: Jackson Martínez e Ghilas.
 
manuelfernandes5.jpg

[size=14pt]Manuel Fernandes apontado ao dragão[/size]

O médio português Manuel Fernandes, do Besiktas, é apontado pela Imprensa turca como potencial reforço do FC Porto para a próxima época.

Alegadamente, os azuis e brancos terão superado a concorrência de Sporting, Málaga e Lokomotiv de Moscovo na corrida pelo jogador, de 28 anos, cuja ligação ao emblema de Istambul termina no próximo mês de junho.
 
pintodacosta10.jpg

[size=14pt]Pinto da Costa prepara revolução[/size]

A SAD do FC Porto, presidida por Pinto da Costa, está a preparar autêntica revolução no plantel para a época 2014/2015.

A primeira missão é encontrar um treinador que possa devolver o FC Porto a um caminho de sucesso.

No plantel, as alterações serão bastante profundas.

Mangala, Fernando e Jackson Martínez são os principais candidatos à saída, para satisfazer as necessidades financeiras da SAD.

Mas haverá outros jogadores que também podem rumar a outras paragens.

Em sentido inverso, ao dragão irão chegar forçosamente caras novas durante o defeso.
 
luiscastro20.jpg

[size=14pt]«O momento atual não é o melhor» – Luís Castro[/size]

O treinador do FC Porto, Luís Castro, admitiu, este sábado, que a equipa ficou abalada com eliminação frente ao Benfica, para a Taça de Portugal, e que não é o melhor momento para enfrentar o Rio Ave.

«Ninguém fica em condições ótimas após ter sido eliminado de uma competição, mas os jogadores já têm experiência. O momento atual não é o melhor e a derrota foi um golpe nas nossas aspirações na Taça de Portugal», afirmou Luís Castro, em declarações ao Porto Canal.

O FC Porto defronta, na segunda-feira, o Rio Ave, que garantiu a passagem à final da Taça de Portugal.

«Quero dar os parabéns ao Rio Ave por chegar à final. O Rio Ave é uma que fora tem sido muito competente, elogiada e é uma equipa rigorosa. Apresenta um futebol muito intenso na transição e é muito equilibrada.»
 
Voltar
Topo