O cantinho do dragão

paulofonseca59.jpg

[size=14pt]«As coisas não estão fáceis» - Paulo Fonseca[/size]

Paulo Fonseca reconhece que a derrota nos Barreiros não estava nos planos e, mediante os resultados de Benfica e Sporting, pode complicar as contas do FC Porto na corrida ao título.

«As coisas não estão fáceis. Vamos esperar pelos outros jogos, mas não estava nos nossos planos perder. Pelo contrário, viemos aqui para ganhar. Vamos trabalhar para corrigir a desvantagem, algo que o FC Porto já fez no passado», salientou o treinador dos azuis e brancos, em declarações à Sport TV.

Para Paulo Fonseca, a indefinição quanto à permanência no clube de algumas das principais unidades do plantel até ao fecho do mercado de transferências não justifica a derrota nos Barreiros.

«Não quero arranjar desculpas. Se afetou [os jogadores], não devia afetar», frisou.
 
quaresmamaritimo.jpg

[size=14pt]Dragão já perdeu 13 pontos fora[/size]

A condição de visitante continua a dar arrepios ao FC Porto nesta edição da Liga. A equipa de Paulo Fonseca tem tido trajeto pouco convincente longe de casa, crise de resultados acentuada pelo desfecho de ontem, com derrota frente ao Marítimo: os portistas já desperdiçaram 13 pontos a jogar fora!

Um registo constrangedor para quem tem por objetivo dominar o campeonato e agarrar o tetracampeonato, mas que tem conhecido duro revés sempre que os dragões atravessam a ponte rumo ao sul do País. Sempre... ou quase sempre: a exceção aconteceu logo na jornada inaugural da prova, com vitória em Setúbal, por 3-1.

De resto...: empates no Restelo (1-1) e na Amoreira (2-2), derrotas em Coimbra (0-1) na Luz (0-2) e, finalmente, na Madeira (0-1). Um pesadelo, ainda que a saída do autocarro nos Barreiros tenha sido pacífica.
 
pintodacostapaulofonseca.jpg

[size=14pt]Pinto da Costa no treino após desaire nos Barreiros[/size]

Na ressaca da derrota (0-1) com o Marítimo, o plantel do FC Porto regressou este domingo aos treinos já com olhos postos no jogo da próxima quarta-feira com o Estoril, no Dragão, referente aos quartos de final da Taça de Portugal.

O presidente Pinto da Costa esteve no Olival acompanhado por Antero Henrique, administrador da SAD, e assistiu ao treino marcado por várias novidades. Maicon e Ricardo Quaresma, titulares no Barreiros, não subiram ao relvado, Fernando e Otamendi, que falharam o jogo devido a problemas físicos, também não foram opção para Paulo Fonseca.

Kadu, Reyes, Herrera e Ricardo vão jogar pela equipa B e não estiveram no treino, marcado ainda presença de Abdoulaye, defesa-central que foi resgatado ao Vitória de Guimarães no fecho do mercado na perspetiva de uma eventual saída de Otamendi.

Paulo Fonseca agendou novo treino para segunda-feira, às 10 horas, no Olival. O treinador fará na terça-feira a antevisão ao jogo da Taça.
 
Fernando (foto ASF)
fernando11.jpg

[size=14pt]Fernando regressa aos treinos[/size]

Ultrapassados os problemas físicos e os diferendos com a SAD, Fernando voltou esta sexta-feira a ser reintegrado nos trabalhos da equipa. A subida do luso-brasileiro ao relvado do Olival foi a principal novidade no treino desta sexta-feira do FC Porto.

Já Carlos Eduardo, a recuperar da entorse traumática no tornozelo direito contraída frente ao Estoril, continua ausente, numa sessão que contou com o contributo do guarda-redes dos sub-19 João Costa.

Ghilas, acometido por uma gastroenterite, também não se treinou.

Ao contrário do que é habitual, Paulo Fonseca fará a antevisão para o duelo com o Paços de Ferreira na véspera do jogo, que está agendado para domingo (18.45 horas).
 
fernando6.jpg

[size=14pt]Dragões confirmam renovação de contrato com Fernando[/size]

É oficial. O médio Fernando renovou contrato com o FC Porto, ficando ligado ao emblema do Dragão por mais três anos, ou seja, até junho de 2017.

O jogador, de 26 anos, estava no último ano de contrato e esteve muito perto de ser transferido na janela do mercado, no mês passado, acabando agora por renovar pelo FC Porto.

Contratado no verão de 2007, Fernando foi emprestado na primeira época em Portugal ao Estrela da Amadora, assumindo-se, desde então, como o grande ponto de equilíbrio do meio-campo dos azuis e brancos.
 
fernando14.jpg

[size=14pt]Fernando num triângulo novo[/size]

Fernando está de regresso ao onze do FC Porto e Paulo Fonseca espera desta forma recuperar a estabilidade numa zona nevrálgica do terreno de jogo. O polvo é a grande novidade da equipa, depois de muito se ter falado dele nos últimos dias do mercado.

Uma semana depois de ter dado nega ao Manchester City, o FC Porto anunciou, primeiro no Facebook e horas mais tarde no Twitter, a renovação com o jogador até 2017. Mas o polvo, que recorre às redes sociais sempre que existem acontecimentos relevantes, manteve-se em silêncio e Pinto da Costa também não abordou o tema da renovação no Porto Canal... Coincidindo com esse novo quadro que se depara, o médio voltou aos trabalhos e faz parte dos eleitos do treinador para alinhar na partida de hoje, frente ao Paços de Ferreira.

Quem perde com o retorno de Fernando é o belga Defour, condenado a um lugar no banco, até porque a posição mais próxima do luso-brasileiro deve ser ocupada por Herrera. O mexicano esteve em bom plano no jogo com o Estoril para a Taça de Portugal e essa exibição deu-lhe mais confiança e motivação, pelo que Paulo Fonseca vai tentar tirar proveito deste momento de um atleta por quem sempre nutriu simpatia.

Josué fecha o novo triângulo invertido do meio campo - é a primeira vez que a aposta inicial recai nestes três elementos - ocupando o lugar do lesionado Carlos Eduardo.
 
Ayozeperez1.jpg

[size=14pt]Acordo total por Ayoze[/size]

O FC Porto tem acordo para a contratação do ponta de lança espanhol Ayoze Pérez, do Tenerife, válido para as próximas quatro temporadas.

A imprensa espanhola garante que o acordo entre as partes é total, com os dragões a pagarem de imediato cerca de um milhão de euros pelo jogador, ficando o Tenerife com direito a 15 por cento de uma possível futura transferência. A informação confirma, de resto, os dados avançados por A BOLA na sua edição impressa desta quinta-feira.

Ayoze Pérez, de 20 anos, era seguido pelo FC Porto desde finais da época passada e os contactos entre as partes terão começado em novembro passado. Alcançado o acordo com o jogador, válido por quatro anos, a partir de junho, os dragões estão agora a ultimar o negócio com o Tenerife, estando apenas por definir algumas cláusulas anexas, nomeadamente sobre pagamentos futuros em função do rendimento do jogador.

O avançado, que leva 10 golos em 25 jogos na 2.ª Divisão espanhola, também tinha despertado a atenção de clubes como Real Madrid, Manchester City, Sevilha e Schalke, mas o FC Porto terá assim ganho a corrida.
 
mikel3.jpg

[size=14pt]Mikel chamado para Barcelos, Defour e Carlos Eduardo de fora[/size]

A entrada de Mikel e a saída de Defour são as únicas novidades na lista de convocados do FC Porto para o jogo com o Gil Vicente, marcado para domingo, às 19.15 horas, no Estádio Cidade de Barcelos.

O médio nigeriano - já havia sido chamado para o jogo da Taça de Portugal com o Estoril - foi o escolhido por Paulo Fonseca para colmatar a ausência do internacional belga, que se limita a fazer trabalho de ginásio.

Fora da convocatória ficou também Carlos Eduardo. O médio brasileiro manteve trabalho de recuperação de uma lesão, cumprindo treino integrado condicionado.

Pavlovski, médio da segunda equipa dos azuis e brancos, treinou-se com o plantel principal no Olival.

Lista de convocados:

Guarda-redes: Helton e Fabiano;

Defesas: Danilo, Maicon, Alex Sandro, Mangala e Abdoulaye;

Médios: Licá, Josué, Fernando, Herrera, Quintero, Mikel e Ricardo;

Avançados: Ghilas, Jackson, Quaresma e Varela.
 
dragao4.jpg

[size=14pt]Dragão longe da casa cheia[/size]

Estará longe de esgotar a lotação do Estádio do Dragão esta noite na receção à turma de Frankfurt.

As melhores previsões apontam para meia casa na ordem dos 25 mil espetadores, sendo que quatro mil serão afetos aos germânicos.

O Eintracht solicitou mais bilhetes, mas a SAD do FC Porto negou, argumentando que os restantes serão destinados os sócios.
 
kelvin1.jpg

[size=14pt]Ausência de Kelvin é por opção[/size]

Kelvin volta a não fazer parte das opções de Paulo Fonseca. O herói do último campeonato, aliás, está ausente da competição desde a vitória (3-0) sobre o V. Setúbal, no dia 19 de janeiro, em partida relativa à 16.ª jornada da Liga.

Depois disso, o extremo ficou sentado duas vezes no banco - em jogos com o Marítimo, para a Taça da Liga e para o campeonato -, não tendo sido, sequer, reforçado a equipa B em qualquer jornada da Liga 2. Um registo dececionante, dada a promessa de afirmação na equipa portista.

«Não há qualquer tipo de problema com o Kelvin. Trata-se de mera opção», assegura o técnico dos tricampeões nacionais.
 
kelvin1.jpg

[size=14pt]«Desta forma não aguento mais» - Kelvin[/size]

Kelvin, herói do jogo entre o FC Porto e o Benfica da época passada, parece perto do ponto de saturação devido à sua atual situação no clube azul e branco e não o esconde.

«Sei que a vida não é fácil, mas também queria entender algumas coisas! Só quero jogar e ser feliz, pois desta forma não aguento mais», escreveu o brasileiro na sua página de Facebook.

Recorde-se que Kelvin não tem sido convocado por Paulo Fonseca e, por isso, conta com poucos minutos de utilização.
 

[size=14pt]«Percebemos a insatisfação dos adeptos» - Paulo Fonseca[/size]

Depois da contestação... o apoio. Dezenas de adeptos do FC Porto estiveram no aeroporto a apoiar a equipa que esta quarta-feira partiu para Frankfurt, onde joga, quinta-feira com o Eintarch o apuramento para os oitavos de final da Liga Europa. Paulo Fonseca agradece.

«Sentir este apoio dos adeptos é muito agradável, como é natural. Percebemos a insatisfação dos adeptos. Como nós, estão insatisfeitos com os recentes resultados. Vivem o clube de forma apaixonada e intensa mas sabem dizer presente nos momentos importantes. Vimos a manifestação como uma forma de dizerem que estão com a equipa neste momento importante», disse o treinador dos dragões em conferência de imprensa.
 
kelvin1.jpg

[size=14pt]Kelvin regressa aos convocados, Varela e Jackson chamados à condição[/size]

Paulo Fonseca anunciou a lista de convocados para o jogo de domingo com o Vitória de Guimarães, no Estádio D. Afonso Henriques, na qual se destaca a presença de Varela e Jackson.

Os avançados, remetidos para o ginásio após o encontro com o Eintracht, para a Liga Europa, foram chamados à condição e continuam em dúvida para o embate com os minhotos.

Em relação aos convocados para Frankfurt, destaque para a saída de Mangala, castigado, e para os regressos de Abdoulaye, que não está inscrito nas competições europeias, e Kelvin.

Eis a lista de convocados:
Guarda-redes: Helton e Fabiano;
Defesas: Danilo, Maicon, Reyes, Abdoulaye e Alex Sandro;
Médios: Herrera, Licá, Carlos Eduardo, Ricardo, Fernando e Defour.
Avançados: Kelvin, Quaresma, Josué, Jackson, Quintero, Ghilas e Varela.
 
paulofonseca18.jpg

[size=14pt]«Estamos a sete pontos mas recebemos o Benfica na última jornada» - Paulo Fonseca[/size]

O treinador do FC Porto continua a apontar o campeonato como principal objetivo esta temporada e lembra que os dragões recebem o Benfica na última jornada, num encontro que pode ser decisivo nas contas do título.

«Continuamos com o mesmo propósito de vencer sempre porque o campeonato continua a ser a nossa prioridade. Existe uma diferença de sete pontos mas defrontamos Benfica em casa na última jornada. Resta-nos ganhar até ao fim», disse Paulo Fonseca, frisando que em momento algum colocará a Liga Europa à frente do campeonato.

O treinador fez a projeção do jogo em Guimarães. «Espero conseguir mais um triunfo, sabendo que o Vitória é um adversário valioso no seu estádio, um campo difícil para as equipas grandes», analisou, para depois acrescentar: «Temos a noção do que estas equipas (que lutam pela Europa) podem fazer. Vêm encurtando o caminho para os grandes e jogam de igual para igual.»
 
pintodacosta27.jpg

[size=14pt]Contas preocupam[/size]

Não é famoso o resultado líquido consolidado da SAD do FC Porto no primeiro semestre de 2013/2014, já que apresenta um saldo negativo de 29,239 milhões de euros.

Segundo os responsáveis portistas, este valor é explicado em grande parte pela «diminuição dos resultados com transações de passes de jogadores», quando comparado com os 6,308 milhões de euros de lucro do período homólogo anterior.

Para sair da situação complicada e reforçar o capital próprio, a SAD dos dragões tem consciência de que é necessária a convocação de uma Assembleia Geral Extraordinária para «a redução do capital social para montante não inferior ao capital próprio da Sociedade e a realização pelos sócios de entradas para reforço da cobertura do capital». Na realidade, este é o pior exercício semestral da história da SAD portista, superando largamente os 8,88 milhões de euros de prejuízo registados nos primeiros seis meses de 2011/2012.

Passivo reduzido em 7,4 milhões de euros

Em contraciclo, os dragões reduziram o passivo em 7,4 milhões de euros face a 30 de junho de 2013, atingindo um total de 212,7 milhões de euros, valor bem menor que o dos rivais Benfica (449,8 M€) e Sporting (264,4 M€).

Por fim, os azuis e brancos contestam o valor peticionado pelo Sporting dos 25 por cento de mais valias a receber no âmbito da transferência de Moutinho para o Mónaco: os leões reclamam quatro milhões de euros, os dragões não vão além dos 2,8 milhões.
 
heltonguimaraes.jpg

[size=14pt]Helton foi o único a agradecer apoio dos adeptos em Guimarães[/size]

Sentimento de grande frustração novamente no universo azul e branco, com os muitos adeptos que preencheram um dos topos do Estádio D. Afonso Henriques a manifestarem-se ruidosamente por mais um falhanço da equipa orientada por Paulo Fonseca.

Após o apito final de Marco Ferreira, da Madeira, os jogadores do FC Porto, cabisbaixos, abandonaram o relvado dos vimaranenses em passo apressado e não foram, como é habitual, agradecer aos adeptos o apoio que deram durante os 90 minutos.

A única exceção foi o capitão Helton, que, acompanhado pelo médico Nélson Puga, bateu palmas aos cerca de três mil simpatizantes que se deslocaram à cidade berço.

Helton, no entanto, mostrou-se indignado com o facto de os companheiros não terem dado a cara e rumado de imediato ao balneário. A sua expressão foi bem evidente e mostra claramente um dragão à beira de um ataque de nervos.

Pinto da Costa, por seu lado, também desceu à zona dos balneários e esteve junto da equipa, certamente para reprovar a atitude dos jogadores na segunda parte do jogo com o V. Guimarães. O presidente portista abandonou o estádio depois do autocarro.
 
pedromoreira.JPG

[size=14pt]Pedro Moreira renovou até 2016[/size]

Pedro Moreira, capitão do FC Porto B, renovou contrato até junho de 2016. O médio, que joga habitualmente na posição 8 mas pode também desempenhar o papel de trinco, era cobiçado pelo SC Braga.

Em dezembro os minhotos chegaram a sondá-lo no sentido de o amarrar para a época 2014/2015, uma vez que Pedro Moreira estava em final de contrato e até essa data não havia sinais de que o FC Porto iria segurar o jogador.

Afinal, Pedro Moreira acertou mesmo a renovação até 2016, ele que tem sido o motor da equipa B, revelando argumentos para no futuro dar o salto para a formação principal. Nos bês azuis e brancos, o médio disputou 28 jogos completos e apontou dois golos.
 
paulofonseca41.jpg

[size=14pt]Paulo Fonseca inicia preparação do jogo com o Arouca[/size]

Paulo Fonseca foi o primeiro a pisar o relvado do Olival, na manhã desta terça-feira, para dar início à preparação do jogo com o Arouca (domingo, às 19.15 horas, no Estádio do Dragão), referente à 22.ª jornada da Liga.

O treinador, cujo futuro no clube azul e branco permanece uma incógnita, assomou no tapete verde quando passavam quatro minutos das 10 horas, seguindo-se-lhe um reduzido grupo de jogadores.

Com efeito, são apenas 12 os elementos do plantel à disposição de Paulo Fonseca na primeira sessão de trabalho após o empate (2-2) em Guimarães.

A saber: Helton, Fabiano, Danilo, Maicon, Abdoulaye, Alex Sandro, Carlos Eduardo, Fernando, Defour, Quaresma, Licá e Kelvin.

Apesar das muitas ausências, Paulo Fonseca entendeu não reforçar o grupo com jogadores da equipa B ou dos sub-19.

Kadú, a contas com uma tendinite no joelho direito, ficou entregue ao departamento médico.
 
defour2.jpg

[size=14pt]«Mudança de treinador motiva Defour», diz empresário[/size]

Paul Stefani, empresário de Steven Defour, diz que a saída de Paulo Fonseca é uma boa notícia para o médio belga, que espera agora por ter mais oportunidades de jogar com o novo treinador do FC Porto, Luís Castro.

«Paulo Fonseca foi demitido, é bom para Defour, apesar de em janeiro, quando Defour esteve perto do Fulham, Fonseca o querer no plantel», começou por dizer Paul Stefani, em declarações prestadas ao jornal belga Het Nieuwsblad.

O empresário não escondeu de seguida o entusiasmo com o novo treinador: «Vamos esperar e ver como será tratado, mas um novo treinador motiva sempre e Defour entende que todos começam em pé de igualdade novamente.»
 
fernando6.jpg

[size=14pt]Fernando, Danilo e Josué em risco de exclusão para o jogo com o Sporting[/size]

Mil cuidados para Fernando, Danilo e Josué frente ao Arouca, os três jogadores estão com o perigo amarelo à vista e se virem mais uma cartolina falham uma partida que poderá ser decisiva para os dragões chegarem, pelo menos, ao segundo lugar do campeonato.

Luís Castro certamente estará ao corrente da situação e os próprios atletas também não vão querer falhar um dos clássicos do futebol português, em Alvalade.
 
Voltar
Topo