O cantinho do dragão

paulofonseca15.jpg

[size=14pt]Erros defensivos? «Faltou marcar» - Paulo Fonseca[/size]

O treinador do FC Porto considera que o empate (1-1) com o Nacional se deve às oportunidades falhadas pelos azuis e brancos e não ao erro defensivo que permitiu o golo dos insulares.

«Se tivéssemos concretizado as oportunidades... Mais uma vez cometemos um erro, sofremos um golo e há poucas explicações. O FC Porto foi a equipa que quis vencer mas falhou na finalização. (...) Não fomos equilibrados ao ponto de, depois de marcarmos, não permitir que o Nacional saísse para o ataque. Tivemos 77 por cento de posse de bola mas, o que produzimos em termos ofensivos não se traduziu em golos», disse Paulo Fonseca em conferência de imprensa, garantindo que estes primeiros pontos perdidos em casa em nada afetará a equipa no jogo da Liga dos Campeões com o Austria Viena:

«Não estamos satisfeitos com esta perda de pontos, não estava nos nossos planos, mas penso que não vai afetar minimamente a nossa participação na Liga dos Campeões. (...) Estes jogadores fizeram o suficiente para ganharmos este jogo, acredito no plantel.»
 
paulofonseca30.jpg

[size=14pt]«Falta afinar a finalização para sermos uma equipa quase perfeita» - Paulo Fonseca[/size]

A ineficácia tem sido o calcanhar de Aquiles do FC Porto esta temporada mas o treinador sublinha que a equipa tem criado oportunidades suficientes para marcar. Falta afinar a pontaria. Retira responsabilidades a Jackson Martínez.

«Conto com todos para marcar. Temos criado situações de golo, Jackson também tem tido oportunidades, mas temos concretizado. (...) Somos uma equipa mais concentrada em termos defensivos e mais agressiva na zona de finalização. É evidente que estamos a criar situações claras para finalizar e vamos melhorar nesse aspeto», disse Paulo Fonseca em conferência de imprensa.

Mesmo com Ghilas descartado para o jogo com a Académica – o avançado argelino fez treino condicionado devido a lesão muscular no treino desta quinta-feira -, o treinador descarta, para já, chamar Kléber, brasileiro que tem respondido com golos oportunidades que teve na equipa B: «Essa situação é um cenário que não se coloca.»

Questionado se a equipa ficará condicionada pelo resultado diante da Académica: «Não vejo o jogo dessa forma. Neste últimos não conseguimos ganhar mas apresentámos aspetos positivos. Fizemos cerca de 60 remates nos últimos jogos e não me parece que o FC Porto não esteja a produzir bom futebol. Temos caudal ofensivo, falta afinar a finalização para sermos equipa quase perfeita. O problema tem-se resumido à finalização. Cria muitas ocasiões mas não tem conseguido.
 
aloisio3.jpg

[size=14pt]«É uma honra enorme fazer parte da história do FC Porto» - Aloísio[/size]

Aloísio é um dos vários jogadores homenageados no novíssimo museu do FC Porto. O antigo defesa-central, que utilizou a camisola dos dragões em 475 jogos oficiais, agradece o gesto do clube.

«É uma honra enorme e é difícil de exprimir em palavras a emoção de fazer parte do melhor onze do clube, sabendo que, ao longo da história, por aqui passaram grandes jogadores. Quero agradecer a todos os que votaram em mim e, no fundo, acho que é uma recompensa de um trabalho de dez épocas aqui. Estou muito contente e emocionado. Na verdade, é a primeira vez que sou homenageado desta forma. No museu do Barcelona também há fotografias com o histórico do jogador, mas aqui podemos ver, em forma de estátua, a nossa figura e está muito perfeita – não só a minha, mas de todos os jogadores representados no melhor onze», afirmou o brasileiro, que gostou do que viu.

«É uma alegria muito grande e queria dar os parabéns a todos os que estiveram envolvidos nesta grande obra que é o Museu do FC Porto. Foram experiências, alegrias e conquistas que vão ficar para sempre marcadas na minha vida, pelo facto de ter tido oportunidade de jogar com grandes craques. Não posso deixar de agradecer aos treinadores com que trabalhei e, claro, à Direção do FC Porto, na pessoa do seu presidente, Jorge Nuno Pinto da Costa. A história do clube está aqui muito bem representada, com gerações de grande sucesso e de grandes nomes de pessoas que passaram e representaram o FC Porto. A cidade e os seus adeptos mereciam um Museu como este», concluiu Aloísio, em declarações ao site dos tricampeões nacionais.
 
JOSUE13.jpg

[size=14pt]Paulo Fonseca reinventa meio-campo[/size]

Que dragão vai jogar em Coimbra? Certamente um dragão ferido no seu orgulho, mas também alvo de pequenos retoques. Sobretudo, de processamento de jogo e com intervenção cirúrgica no seu dessintonizado circuito de ligação geral: o meio-campo.

Complexo triângulo que Paulo Fonseca teima em apostar e agora pretenderá de alguma maneira inovar com introdução de novo vértice para magnetizar o seu jogo - Josué!

Não é engano. Nem Herrera estará agora de regresso à equipa nem Defour deverá manter a titularidade. O técnico portista tem vindo a adotar esta gestão de rotatividade entre os dois médios, mas terá chegado à conclusão de que o jogo idealizado e defendido por si se perde naquele autêntico Triângulo das Bermudas. Verdadeiro fenómeno para o qual ainda não foi encontrada solução.
 
chegadaporto3.jpg

[size=14pt]Ambiente tenso na chegada da equipa ao Dragão (com fotos)[/size]

O FC Porto já chegou ao estádio do Dragão, depois da derrota desta noite em Coimbra, frente à Académica.

À chegada ao Dragão, o autocarro do FC Porto não encontrou um ambiente fácil. Cerca de 200 adeptos, muitos deles que já tinham estado em Coimbra e chegaram primeiro ao Porto, esperavam pela equipa.

Além de cânticos insultuosos, fez-se ouvir o rebentamento de um petardo e, mesmo com polícia no local, alguns adeptos conseguiram bater no autocarro da equipa.

Fotos de Pedro Trindade/ASF
autocarro1.jpg
autocarro2.jpg
autocarro3.jpg
autocarro4.jpg
autocarro5.jpg
autocarro6.jpg
autocarro7.jpg
 
pintodacosta12.jpg

[size=14pt]
Prejuízo de 12,4 milhões de euros no primeiro trimestre da época[/size]


A SAD do FC Porto fechou o primeiro trimestre da presente época, entre 1 de julho e 30 de setembro, com 12,4 milhões de euros de prejuízos, segundo comunicado enviado este sábado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

Em igual período do ano passado o tricampeão nacional de futebol registara lucros de 12,8 milhões de euros. O clube justifica a diferença com o facto de o período em análise não integrar mais-valias relevantes de transações de passes de jogadores.

No entanto, explica-se que, retirando a questão das transferências, no primeiro trimestre deste ano o aumento dos proveitos foi superior ao aumento dos custos.
 
quaresma2.jpg

[size=14pt]Quaresma de regresso ao Dragão[/size]

Ricardo Quaresma está de regresso ao FC Porto. Noticia a Antena 1 que o internacional português vai assinar um contrato válido por duas épocas e meia. Falta acertar a rescisão com o Al Ahli, dos Emirados Árabes Unidos, para confirmar em definitivo o regresso ao Dragão.

Segundo a mesma fonte, Quaresma ainda não chegou a um entendimento com o clube árabe sobre os valores da rescisão que pode ficar acertada no decorrer desta semana. Pode começar a treinar no Olival ainda este mês.

Atualmente com 30 anos, Quaresma foi resgatado ao Barcelona em 2004 depois de uma época na sombra no Camp Nou onde tinha chegado proveniente do Sporting. Fez quatro temporadas de Dragão ao peito (2004-2008) onde viveu os melhores momentos da carreira: conquistou três campeonatos, uma Taça de Portugal, duas Supertaças e uma Taça Intercontinental.

Deixou a Invicta em 2008 para jogar no Inter de José Mourinho mas foi emprestado ao Chelsea na época seguinte. Voltou a Itália no ano seguinte para depois rumar à Turquia onde representou o Besiktas nas épocas 2010/11 e 2011/12. Depois, os petrodólares falaram mais alto e aceitou jogar no Emiratos Árabes Unidos com a camisola do Al Ahli, orientado por Quique Flores.
 
paulofonseca26.jpg

[size=14pt]Obrigatório vencer no tribunal do Dragão[/size]

O tribunal do Dragão, tão ativo e criterioso nos últimos jogos e por vezes a levar a contestação a Paulo Fonseca e à equipa para níveis invulgarmente altos, volta esta noite a ser palco de sensações fortes.

Trata-se do regresso da equipa a casa depois da jornada de Coimbra e de todos os acontecimentos paralelos que se seguiram, assinalados sobretudo pela receção selvagem e caótica no regresso ao Dragão. Paulo Fonseca e os capitães de equipa foram confrontados por uma franja de adeptos e prometeram resposta rápida a este intrigante ciclo, mas só esta noite no Estádio do Dragão vai perceber-se se o ambiente continua hostil ou se, em contrapartida, ficou mais pacifico depois da descompostura de que a equipa foi alvo... A realidade é que a última vitória em casa do FC Porto aconteceu a 27 de outubro, frente ao Sporting.

O jogo com o SC Braga marca assim um episódio importantíssimo na vida do FC Porto esta temporada, sobretudo porque os dragões chegam a casa desprotegidos por três jogos sem vencer para o campeonato, motivo que os levou a perder a liderança da Liga.

Trata-se de uma série pouco usual e que não ficava assinalada no mapa de jogos desde 2004/05, quando o espanhol Victor Fernández assinalou duas vezes três jogos sem vencer. Paulo Fonseca tem pela frente uma possibilidade de retoma e aparentemente encontra adversário relativamente acessível. O FC Porto venceu 82 por cento dos jogos realizados para o campeonato em casa frente aos bracarenses e a última derrota aconteceu em janeiro de 2005, com Fernández, que seria logo depois despedido.

Se perder este jogo, algo que para o FC Porto se afigura impensável, sobretudo depois do sensacional empate do Arouca na Luz, mergulha nos números de Fernando Santos, que somou quatro jogos sem vencer em 2000/01: a pior marca do século.

Na urgência de bons resultados, os dragões dedicam-se agora a um jogo de cada vez. Por isso, o encontro com o Atlético Madrid, já quarta-feira para a Liga dos Campeões, que também é importantíssimo, ainda não é para aqui chamado.
 
jackson6.jpg

[size=14pt]Jackson Martínez divide louros com os colegas de equipa[/size]

Fruto dos dois golos que marcou na partida, Jackson Martínez foi considerado, pelos sócios e adeptos do FC Porto que estiveram no Dragão a assistir in loco a vitória sobre o SC Braga (2-0), o melhor jogador do encontro.

Humilde, o goleador colombiano dividiu os louros com os seus colegas.

«Creio que se pode partir o prémio em várias partes. Divido-o entre todos os meus companheiros, porque fui eu que marquei os golos mas o esforço de todos e a entrega da equipa são sempre mais valiosos. Os golos foram a consequência de um trabalho do grupo e sem os meus companheiros seria impossível. É um prémio que ganhei mas no meu coração está a ideia de que ele pertence aos meus companheiros, que se esforçaram ao máximo e eu também estava em campo para ajudar», apontou, neste domingo no Olival, o cha, cha, cha, que já leva dez golos marcados no campeonato.
 
mouchampions1.jpg


Mourinho revela segredo do FC Porto em 2004

José Mourinho diz que o esforço de Pinto da Costa para manter o plantel do FC Porto que venceu a Taça UEFA em 2002/03 foi decisivo na conquista da Champions na temporada seguinte.

«Penso que em países como a Roménia, o meu País e outros na Europa, que não são economicamente muito poderosos, a primeira coisa a fazer para que as equipas sejam fortes o suficiente para competir nas provas europeias é manter os melhores jogadores», apontou o treinador português, na conferência de Imprensa de lançamento do jogo desta noite com o Steaua, em Stamford Bridge.

«Estava a pensar em sair depois de ter vencido a Taça UEFA em 2003. O presidente prometeu-me que não iria vender um único jogador, que só o faria dentro de dois anos, e eu disse-lhe que as grandes equipas iriam atacar em força. A verdade é que o Barcelona quis comprar o Deco e nós não vendemos», exemplificou.

Fonte:
 
paulofonseca46.jpg

[size=14pt]Paulo Fonseca entra no quadro das más memórias na Champions[/size]

Paulo Fonseca tinha um encontro marcado com a história caso levasse o FC Porto aos oitavos de final da Liga dos Campeões, pois seria o primeiro treinador a apurar uma equipa para essa fase não tendo somado qualquer vitória em casa nos três jogos da fase de grupos.

Falhado esse rendez-vous, o treinador dos dragões garantiu entrada no quadro das más memórias do FC Porto, aquele que contempla os técnicos que tendo participado na fase de grupos não lograram apurar a equipa para a fase seguinte da prova.

É, pois, o quarto treinador no historial dos azuis e brancos a falhar essa missão desde 1999/00, época em que a Liga dos Campeões passou a contemplar oito grupos e dezasseis equipas apuradas, inscrevendo o seu nome ao lado do de José Mourinho, Co Adriaanse e o seu antecessor no comando técnico dos dragões, Vítor Pereira.
 
carloseduardo4.jpg

[size=14pt]Carlos Eduardo e Kelvin voltam aos convocados[/size]

Duas alterações de Paulo Fonseca nos convocados para a partida com o Rio Ave, marcada para este domingo, pelas 20.15 horas, em Vila do Conde.

Carlos Eduardo e Kelvin estão de volta aos convocados, preenchendo assim as saídas de Mangala (terá de cumprir um jogo de suspensão) e Ricardo (este por opção).

Naquela que foi a última sessão de treino, realizada esta manhã à porta fechada, o treinador Paulo Fonseca teve 22 jogadores à disposição, entre os quais não estiveram Kadú (que se treinou com a equipa B) Izmaylov e Fucile (autorizados a tratar de assuntos pessoais).

Lista de convocados:

Guarda-redes: Helton e Fabiano;

Defesas: Danilo, Maicon, Otamendi Reyes e Alex Sandro;

Médios: Fernando, Herrera, Defour Lucho, Carlos Eduardo, Josué, Licá, Kelvin e Quintero;

Avançados: Jackson Martínez, Ghilas e Varela.
 
jackson06.jpg

[size=14pt]«Jackson Martínez marca mais golos porque a equipa está melhor» - Paulo Fonseca[/size]

Seis golos nos últimos sete jogos. É este o pecúlio de Jackson Martínez, que após um período de mais desacerto parece ter recuperado a forma que fez vários defesas temerem o seu instinto goleador.

O regresso ao ponto do cha cha cha traduz-se na melhoria dos resultados dos tricampeões nacionais?

«As duas coisas. Jackson marca mais porque a equipa está melhor e também já aconteceu, o contrário, não vejo vantagem nenhuma. É um processo normal isso ter acontecido», observou Paulo Fonseca, que durante a antevisão ao encontro com o Olhanense, deixou um recado à navegação.

«Sou treinador do FC Porto e não de nenhuma seleção. Os jogadores têm de pôr o FC porto à frente de tudo», concluiu.
 
herrera10.jpg

[size=14pt]Noite de estreias com muita classe[/size]

Na goleada de 4-0 ao Olhanense, com quatro autores distintos, houve alguns repetentes, casos de Mangala, que já havia celebrado esta época, no Restelo, ou do suspeito do costume, Jackson Martínez, que aumentou a contabilidade na Liga para 12 golos, colocando pressão sobre o sportinguista Fredy Montero.

Como tal, as novidades desta noite fria na Cidade Invicta residiram nos autores dos dois últimos golos (golaços em boa verdade): o 3-0 foi da autoria de Carlos Eduardo, que festejou pela primeira vez ao serviço do FC Porto, e o 4-0, a fechar a contagem, pelo internacional mexicano Herrera, outro reforço que também ainda não havia atirado com sucesso às redes adversárias.
 
quaresmadragao1.jpg

[size=14pt]Quaresma também assistiu à vitória dos dragões[/size]

Ricardo Quaresma, que é apontado como reforço do FC Porto em janeiro, assistiu à vitória dos dragões frente ao Olhanense, num camarote do estádio do Dragão, acompanhado de Carlos Carneiro, diretor desportivo do Paços de Ferreira. Alguns lugares mais abaixo estava o antigo selecionador português Luiz Felipe Scolari.

Apesar de ainda nada estar confirmado, a presença de Quaresma no Dragão pode ser vista como um indicador da proximidade do jogador com os azuis e brancos.

Recorde-se que o extremo está livre para assinar pelo FC Porto, depois de ter rescindido com o Al Ahli do Dubai.
 
«Regresso ao FC Porto» - Walter

walter3.jpg


Termino o empréstimo ao Goiás, Walter apresenta-se no FC Porto em janeiro. O avançado desvalorizou os rumores que o colocavam na rota do Grémio de Porto Alegre.

«Em princípio regresso ao Porto», disse em declarações à Rádio Gaúcha, onde foi confrontado com a recente deslocação a Porto Alegre, viagem que aumentou a especulação sobre uma possível transferência para o Grémio, que contratou o ex-treinador do Goiás, Enderson Moreira:

«A minha esposa é gaúcha, por isso, venho sempre a Porto Alegre. Falou-se do Grêmio já que o Enderson veio para cá, mas não tem nada a ver. Agradeço muito ao Enderson por estes dois anos, mas ainda não houve nada.»

Walter terminou a temporada com 13 golos e foi eleito pela Confederação Brasileira de Futebol para a equipa do ano do Brasileirão: «Foi um ano perfeito para mim, não posso reclamar de nada. Infelizmente perdemos a vaga na Libertadores, mas foi um grande ano.»
 
paulofonseca41.jpg

[size=14pt]Paulo Fonseca não se contenta com Quaresma e quer lateral polivalente[/size]

Paulo Fonseca pediu à SAD a contratação de mais um reforço de inverno, além de Ricardo Quaresma, com características muito específicas.

O técnico do FC Porto pretende um jogador que possa desempenhar funções nas duas alas do setor defensivo, um lateral que se assuma como alternativa a Danilo e, simultaneamente, a Alex Sandro, uma vez que não dispõe no plantel de algum jogador que possa dar as mesmas garantias se os brasileiros, um dia, não estiverem disponíveis.

Os dragões estão no mercado à procura da melhor solução, atendendo a que o preço terá também de ser levado em linha de conta. Além disso, não há muitos futebolistas que se adaptem tão bem aos dois flancos, pelo que a escolha terá de ser muito criteriosa.

Um lateral pode, portanto, chegar como presente de Natal para Paulo Fonseca. O técnico precisa de melhores garantias para atacar as quatro frentes em que a equipa vai estar envolvida no último semestre da temporada. E, se lhe pedem títulos e conquistas, é preciso boa matéria-prima.
 
quintero18.jpg

[size=14pt]Muita paciência para Quintero[/size]

As declarações de Quintero à partida para a Colômbia, onde se encontra a gozar um miniperíodo de férias, ganharam enorme proporção, ao ponto de o assunto ser tema de debate entre alguns técnicos e comentadores de futebol.

Carlos Navarrete, ex-técnico do Itaguí, pede ao jogador para ter um pouco mais de paciência até se conseguir impor nos dragões: «Quintero começou no Envigado, passou rápido pelo Nacional, onde também não se afirmou, daí que o salto para a Europa tenha sido demasiado cedo», opinou.
 
Roma a pensar em dupla portista

IturbeFiorentina.jpg

Juan Manuel Iturbe está a aproveitar da melhor forma o empréstimo ao Hellas Verona - marcou o quarto golo no último fim de semana - e surge frequentemente citado na imprensa italiana como potencial alvo de diversos clubes do Calcio.

A última notícia diz respeito ao possível interesse da Roma, clube que, segundo o empresário Alessandro Maria Bracaglia, pondera tentar o empréstimo de Quintero junto do FC Porto.

«É um jogador de qualidade que poderia reforçar bem o meio campo da Roma e dar-lhe até outro modelo», disse o agente ao jornal Il Sussidiário.
 
mangala20.jpg

[size=14pt]«Não tenho pressa em sair do FC Porto» – Mangala
[/size]

O internacional francês Eliaquim Mangala assegurou que não está nos seus planos imediatos sair do FC Porto, pese embora o facto de estar a ser associado a diversos clubes europeus.

«Não tenho pressa em sair do FC Porto. Tem sido um ano fantástico para mim. Ganhámos o segundo título consecutivo na Liga e agora estou na equipa inicial, após um primeiro ano difícil. Também tive o prazer de conquistar a minha primeira internacionalização ao serviço da França», afirmou Mangala, em entrevista ao Goal.

O defesa-central explicou depois porque não está a pensar em abandonar o campeão nacional: «O Porto é um grande clube europeu e isso permitiu que fosse à seleção, pelo que sei que posso continuar a ser chamada aos trabalhos da França ao jogar no FC Porto».
 
Voltar
Topo