O cantinho do dragão

fernando3.jpg

«Um clássico é sempre um clássico» – Fernando



Embora o Sporting esteja a 30 pontos do FC Porto, o médio centro Fernando alerta que num clássico o resultado é sempre incerto.

«Estamos a preparar-nos da melhor forma possível, até porque jogar em Alvalade é sempre muito difícil. O Sporting não está muito bem no campeonato, mas vamos encontrar dificuldades. Sabemos da importância do jogo para nós. Estamos bem cientes do que temos de fazer em campo», afirmou Fernando, em entrevista à Rádio Renascença.

O médio brasileiro reconheceu que o Sporting está a realizar uma época longe do esperado: «Independentemente da situação em que estejam, é sempre um clássico. Ficamos sempre mais empolgados. Sabemos que o Sporting vai ter outro ânimo, mas estamos preparados. Temos uma equipa muito forte, mas estamos cientes do que vamos encontrar lá».
 
james4.jpg

James deve render Izmailov


James deverá agora reaparecer em campo como titular. O jogador colombiano tem vindo a ser chamado gradualmente a jogo desde que regressou ao ativo (com o Beira-Mar), após baixa de seis semanas, e terá já condições para recuperar o seu lugar na frente de ataque portista.

Para El Bandido começar o jogo terá de sair um dos extremos. A fazer uma cronologia dos acontecimentos desde que o portista voltou ao ativo - rendeu Lucho em Aveiro (18 minutos), Varela na partida com o Málaga (32) e Izmailov no encontro da última jornada da Liga, com o Rio Ave (45) -, tudo indica que o sacrificado será... o jogador russo.

Alteração que não será, obviamente, por exclusão de partes, e da qual não faz parte qualquer tipo de protecionismo a Izmailov no regresso a Alvalade, mas sim por dedução lógica. James é o verdadeiro e incontestável dono do lugar, Vítor Pereira precisa dele mais do que nunca. E por quê? É que na falta de João Moutinho quem o substituirá será, em princípio, Defour, mas quem terá de complementar o trabalho de articulação ofensiva do dragão será Lucho ou... o número dez: James.

Pode ainda não estar com ritmo competitivo e condição física para aguentar o tempo todo se preciso for, mas também esse problema não se colocará. Em vez de Vítor Pereira fazer saltar o esquerdino do banco para jogar mais tempo, pode muito bem atuar como titular menos tempo e sair mais cedo.
 
vitorpereira1.jpg

«Engane-se quem pensar que o título está atribuído» - Vítor Pereira


O empate do FC Porto em Alvalade deixou o Benfica isolado na liderança do campeonato, no entanto, Vítor Pereira acredita que os azuis e brancos continuam a não depender de terceiros para revalidar o título de campeão.

«Independentemente do resultado de Alvalade, teríamos de ganhar o jogo com Estoril. O título nacional é o nosso principal objetivo e nada se alterou em função do último resultado. Temos de ganhar e continuar a depender apenas de nós próprios para garantir o objetivo da época. A única coisa que se alterou foi a classificação», disse o treinador do FC Porto, garantindo uma equipa totalmente focada na receção ao Estoril e não no duelo da Liga dos Campeões com o Málaga, na próxima semana:

«No início da época a revalidação do título nacional foi definido como grande objetivo. Vamos jogar com o Estoril sem gestão, com a melhor equipa que temos neste momento e sem pensar no Málaga. Vamos apresentar uma equipa que nos dê garantias para ganhar ao Estoril. Engane-se quem pensar que o título está atribuído a outro clube, é puro engano. Que nem vos passe pela cabeça. Estamos aqui para revalidar o título», frisou Vítor Pereira.

 
vitorpereira21.jpg

«O nosso estilo de jogo tem patente registada» - Vítor Pereira



O treinador do FC Porto garante que a equipa não desmoralizou com os pontos perdidos na última jornada mas reconhece que o Alvalade não deixou ninguém satisfeito.

«Para quem está habituado a ganhar, é claro que não ficámos contentes. Não quisemos empatar em Alvalade, mas sim ganhar. Fomos uma equipa com posse de bola, iniciativa mas que não conseguiu concretizar. No último terço do campo não conseguiu dar sequência ao jogo de posse. Não viram perda de identidade, fomos o que somos sempre. Mas quando perdemos pontos não ficamos satisfeitos. (...) Se não viemos de Alvalade com os três pontos foi porque o Sporting defendeu muito bem e nós não tivemos inspiração para fazer o golo que teria mudado a realidade do jogo», disse Vítor Pereira em conferência de Imprensa, insistindo que nada mudará na filosofia da equipa:

«Senti que estamos a fazer bem o nosso trabalho. Temos uma equipa com identidade própria, que gosta de impor o seu jogo. O nosso estilo de jogo tem patente registada e isso enche-me de orgulho. Em Alvalade a equipa foi muito ofensiva e criou muitas oportunidades de golos mas o Sporting defendeu muito bem», resumiu.
 
moutinho4.jpg

Ainda sem Moutinho nem Mangala


O plantel do FC Porto voltou a treinar esta quarta-feira para preparar a receção ao Estoril, na sexta-feira, encontro que abre a 22.ª jornada do campeonato.

O treinador Vítor Pereira continua sem contar com João Moutinho e Mangala, que se mantêm em tratamento a recuperar das respetivas lesões. O defesa francês fez ainda trabalho de ginásio.

Para completar o grupo de trabalho, Sebá, avançado da equipa B, e João Costa, guarda-redes dos sub-17, foram chamados para os trabalhos com a equipa principal.

Amanhã, quinta-feira, a equipa realiza o último ensaio a partir das 10.30 horas, de novo no Olival e à porta fechada. No final do treino, Vítor Pereira dará a conhecer a lista de convocados.
 
pintodacosta8.jpg


«Como sempre, vamos ganhar juntos» - Pinto da Costa

O presidente do FC Porto reforça a confiança no treinador Vítor Pereira e lembra que a equipa continua na luta pelos troféus que mais interessam, campeonato e Liga dos Campeões.

«Chegamos a março e cá estamos nós a lutar pelos grandes títulos, prontos para três últimos meses da época, em que tudo se decide. Como aconteceu, por exemplo, nas duas últimas temporadas, confiamos totalmente nos nossos jogadores e equipa técnica para chegarmos à meta antes dos outros. E nesta altura gostava de ter uma palavra de incentivo e reconhecimento ao nosso treinador, cujo trabalho de muita qualidade dá frutos que muitos não imaginariam», começou por escrever Pinto da Costa na habitual “página do presidente” da edição de Março da revista Dragão, para depois destacar o desempenho do treinador na liderança da equipa:

«Vítor Pereira nunca precisou de se por em bicos de pés, nunca precisou de ter boa imprensa, e a verdade é que desde que assumiu a nossa equipa sofreu uma única derrota no campeonato, em Barcelos, e essa recordamos todos como aconteceu e porque aconteceu. No FC Porto trabalhamos para uma causa comum, cada um com a obrigação de permanentemente evoluir e se adaptar a um mundo sempre em mudança. Vítor Pereira é disso um excelente exemplo, tendo constituído um grupo coeso, corajoso e solidário. Para ele e para todos os jogadores, aqui fica o meu reconhecimento e o desejo que a sorte não nos abandone.»

O líder dos azuis e brancos mostrou ainda confiança no apuramento para os quartos de final da Champios. «Vamos a Málaga disputar a qualificação para os quartos de final com a certeza que o resultado da primeira “mão” não espelhou o que se passou em campo, onde demos uma demonstração do nosso valor e da nossa vontade que a Europa não se esqueça da nossa equipa», referiu, concluindo: «Como sempre, vamos ganhar juntos.»

Fonte:
 
FC Porto: Dragões ganham sempre com James, Jackson e Varela juntos

james1.jpg


Dragões ganham sempre com James, Jackson e Varela juntos

Os números não são tudo, mas não enganam. Não há garantias de que James regresse ao seu lugar no ataque do FC Porto no jogo de hoje, com o Estoril, mas a confirmar-se a opção de Vítor Pereira pelo colombiano - que implicará, em princípio, a saída de Izmailov - recuperará um tridente ofensivo demolidor e que na Liga só deu alegrias ao dragão. Sempre que o esquerdino, Jackson e Varela jogaram juntos de início marcaram e a equipa ganhou.

Foram apenas oito jogos que a tripla elétrica luso-colombiana esteve ligada em permanência, mas logo na sua estreia, na 4.ª jornada do campeonato, a 22 de setembro, com o Beira-Mar, mostrou compatibilidade absoluta. Os dragões venceram por 4-0 e três dos quatro golos foram repartidos por James (1), Jackson (1) e Varela (1).

Curiosamente, nesta partida Vítor Pereira ainda hesitou e colocou El Bandido a número dez, com Atsu a fazer o seu lugar habitual. Na ronda seguinte, a quinta, o trio foi desfeito e os azuis e brancos empataram (2-2) em Vila do Conde...

Fonte:
 
mangala2.jpg

Dragões novamente sem Moutinho e Mangala



Pela segunda vez consecutiva, o FC Porto vai apresentar-se esta noite, diante do Estoril (20 horas), sem duas das principais unidades da equipa ao longo da presente época.

Mangala continua remetido exclusivamente a trabalho de ginásio, devido à luxação contraída no ombro direito, enquanto João Moutinho faz ainda tratamento na sequência de distensão na face posterior da coxa direita.

Depois de terem falhado o jogo com o Sporting, no passado sábado, ambos ficam assim novamente de fora da partida desta sexta-feira, ficando na expectativa se recuperarão para o compromisso da Liga dos Campeões, frente ao Málaga.
 
fernando4.jpg

«FC Porto consegue ter um coletivo muito forte» - Fernando



Fernando, o polvo do meio-campo do FC Porto, refere que a entrada da equipa em jogo foi determinante para a conquista dos três pontos frente ao Estoril, que obriga o rival Benfica a vencer, no domingo, o Gil Vicente.

«Era esse o nosso objetivo: entrar forte, conseguimos isso, controlámos bastante o jogo, conseguimos um resultado positivo e mais três pontos. Entrámos bem e depois o Estoril conseguiu dificultar a nossa saída de jogo, por isso tivemos de baixar um pouco a intensidade, conseguimos controlar bem e um bom resultado», explicou, aos microfones da Sport Tv, o médio brasileiro, que desvalorizou a ausência, por lesão, de João Moutinho.

«O FC Porto consegue ter um coletivo muito forte: sempre que sai algum jogador entra outro muito bem. O importante foi a vitória», atirou.
 
jackson4.jpg


Jackson aponta aos 30 golos

Estreia fulminante de Jackson no futebol português. Com média de golos (23) ligeiramente superior a um golo marcado por jogo das 22 jornadas, e ainda oito rondas pela frente, o colombiano prepara-se para superar os melhores artilheiros do dragão desde o início do século e está a um pequeno passo de pulverizar os registos dos goleadores do campeonato dos últimos dez anos.

Poderia ainda cha cha cha dar-se até ao luxo de candidatar-se de ser o melhor marcador do novo milénio na Liga nacional não fora em 2001/02 ter regressado novamente a Portugal um ponta de lança ... do outro mundo para colocar a fasquia demasiado alto: Mário Jardel. Na altura ao serviço do Sporting, marcou qualquer coisa como 42 golos.

De então para cá, de volta à normalidade, já Jackson está em condições de discutir o trono com os melhores. E o melhor desde Super Mário é o benfiquista Cardozo, que ganhou a Bola de Prata em 2009/10, com 26 golos. Logo faltam apenas quatro golos para o avançado dos azuis e brancos arrancar ao paraguaio o cetro de terror das áreas da última década.

Entretanto, Jackson já igualou Hulk (23), vencedor do prémio de melhor marcador em 2010/11, falta-lhe muito pouco para ultrapassar Lisandro (24) e o seu atual companheiro Liedson (25). Afinal, exceção feita a Cardozo, uma competição com gente da casa...

Curiosamente, o goleador a abater para ser recordista de golos do milénio do FC Porto [no campeonato] nunca foi coroado no futebol português (só apenas na Liga Europa de 2010/11...): Radamel Falcão. El tigre tem 25 golos, Jackson, que até ficou em branco em quatro jornadas, soma 23 e dispõe de mais oito rondas para surpreender todos... e o mundo.

Fonte:
 
moutinho1.jpg


Moutinho já trabalha com o grupo a pensar em Málaga

Depois de na véspera ter realizado trabalho condicionado no relvado, João Moutinho já trabalhou esta manhã integrado com o restante grupo, mostrando que poderá vir a ser opção para Vítor Pereira para o encontro de quarta-feira, frente ao Málaga.

Confirmam-se assim as boas expectativas para que Moutinho possa voltar à equipa no importante jogo da Liga dos Campeões, isto depois de ter falhado os dois últimos compromissos dos dragões, ante Sporting e Estoril, devido a distensão na face posterior da coxa direita.

Mangala também já está integrado, faltando saber a disponibilidade de James, que acusou toque no pé direito no encontro do passado sábado, frente ao Estoril.

Fonte:
 
atsu6.jpg

Atsu transferido só por 10 milhões



Cristian Atsu novamente notícia em Inglaterra. O interesse do Everton, que há muito segue o percurso do internacional ganês, voltou a ser um dos temas do dia do Daily Express.

O extremo do FC Porto continua a ser um dos alvos do clube inglês, mas, segundo escreve este diário, o clube de Liverpool terá de ter disponível uma verba a rondar os 10 milhões de euros, este o valor apontado para uma possível negociação com os dragões no final da temporada.

Com contrato até junho de 2014, as exibições de Atsu são acompanhadas com especial atenção em vários clubes da Premier League, com o Everton a ser um dos que segue na linha da frente dos potenciais interessados.
 
james4.jpg

James dado como apto



Depois de não se ter treinado na véspera, devido a toque no pé direito sofrido no jogo com o Estoril, James foi dado como apto pelo departamento médico do FC Porto, estando assim à disposição de Vítor Pereira para o importante encontro de quarta-feira, frente ao Málaga.

O boletim médico divulgado pelo clube azul e branco confirma ainda a evolução de Mangala como João Moutinho, ambos já a desenvolver treino integrado condicionado.

Kelvin, a contas com contusão num dedo do pé direito, é assim o único «caso» clínico do plantel, tendo realizado este domingo trabalho condicionado.

O plantel volta a trabalhar na manhã desta segunda-feira, pelas 10.30 horas, sessão antecedida da entrega a Maicon do prémio de melhor jogador na partida frente ao Estoril.
 
fernando2.jpg

«Vários jogadores podem fazer a diferença no FC Porto» - Fernando



O médio do FC Porto fala do confronto com o Málaga e dos jogadores que podem fazer a diferença no jogo da segunda “mão” dos oitavos de final da Liga dos Campeões, no La Rosaleda.

«São vários os jogadores que podem fazer a diferença no Porto, mas o Jackson Martínez é quem marca sempre os golos. O Málaga também tem jogadores de qualidade, como o Isco, o Saviola e o Júlio Baptista. O Isco é um grande jogador, que merece bastante atenção na marcação», disse em entrevista ao site Trivela, onde deixou a estratégia para não desperdiçar a vantagem de um golo conseguida no Dragão:

«A estratégia será a mesma do primeiro jogo. Temos de pressionar no ataque, tentar anular as investidas do Málaga e manter a posse de bola, o que nos ajudará a não sofrer golos. As perspetivas são boas. O objetivo na primeira “mão” era não sofrer golos e marcar uma ou duas vezes. Podíamos ter marcado mais mas o Málaga é forte e estamos preparados para o segundo jogo.»

Sobre os objetivos do FC Porto na presente edição da Champions: «O objetivo é passar sempre a fase de grupos, e conseguimos. Nos oitavos de final, encontrámos uma equipa com as mesmas dimensões, o que trouxe expectativas de avançar. Depois dos quartos de final, vamos pensar no que podemos fazer.»
 
pintodacosta8.jpg

Pinto da Costa satisfeito com manutenção na Taça da Liga



O presidente portista mostrou-se satisfeito com a decisão do Conselho Justiça (CJ) em manter o FC Porto na Taça da Liga.

Em Estarreja, onde participou na cerimónia de inauguração da Casa do FC Porto, Pinto da Costa falou do tema: «Sabemos que os clubes estão debaixo de uma ganância fiscal que cria dificuldades (...) Hoje o CJ, por unanimidade, deu razão ao FC Porto. Estamos na Taça da Liga.»

O líder dos dragões salientou, no entanto, que é no campo que se ganham os jogos e garantiu que o clube vai defrontar o Rio Ave na meia-final da prova por direito próprio.

Recorde-se que o CJ da Federação Portuguesa de Futebol manteve a decisão do Conselho de Disciplina, que considerou não haver irregularidades na utilização pelo FC Porto de jogadores na Taça da Liga.
 
james43.jpg

Italianos dizem que Man. United ofereceu 30 milhões de euros por James



A notícia é oriunda de Itália e dá conta de uma proposta de 30 milhões de euros que terá sido apresentada pelo Manchester United ao FC Porto, tendo em vista a contratação de James Rodriguez.

Adianta o site ´calcionews24` que o clube inglês fez chegar a oferta à SAD azul e branca pela via oficial, tendo porém recebido um não como resposta.

Escreve a mesma fonte que o montante proposto pelos red devils pelo concurso do internacional colombiano foi considerado insuficiente pelos responsáveis do FC Porto, que não estarão dispostos a abrir mão de uma das suas joias da coroa por uma verba inferior aos 45 milhões de euros fixados na cláusula de rescisão do jogador.

James Rodriguez está vinculado ao FC Porto até junho de 2016.
 
moutinho1.jpg

Moutinho falha deslocação aos Barreiros



João Moutinho é baixa confirmada na lista de convocados de Vítor Pereira para o jogo do FC Porto com o Marítimo, domingo, nos Barreiros, referente à 23.ª jornada da Liga.

O médio, que se lesionou durante a primeira parte do jogo com o Málaga, tendo sido substituído ao intervalo no jogo disputado na passada quarta-feira no La Rosaleda, não participou este sábado no derradeiro treino dos azuis e brancos antes da viagem para o Funchal, tendo-se limitado a fazer tratamento.

A saída de João Moutinho é, assim, a única alteração na convocatória elaborada por Vítor Pereira para o jogo com o Marítimo.

Danilo, recuperado de contusão na perna esquerda sofrida em Málaga, é um dos 18 jogadores chamados para os Barreiros.

Lista de convocados:

Guarda-redes: Helton e Fabiano;

Defesas: Danilo, Maicon, Mangala, Abdoulaye, Otamendi e Alex Sandro;

Médios: Lucho, Fernando, Defour, Izmailov, Castro, James e Varela;

Avançados: Liedson, Jackson Martínez e Atsu.
 
defour7.jpg

Defour no lugar de Moutinho



Steven Defour foi um dos que mais contribuiu para a derrocada portista em Málaga, com a sua expulsão ao minuto 49 de jogo, mas não deverá ser desta que rolará o seu nome da lista da equipa principal. Com João Moutinho fora da partida de hoje com o Marítimo, por não ter recuperado a tempo, o médio belga terá créditos suficientes para manter a titularidade e... oportunidade de poder compensar o tremendo erro cometido no La Rosaleda.

Surpresa, depois dos prejuízos que Defour causou ao FC Porto no jogo da segunda mão da Champions? Nem por isso. Isto porque o pecado capital de Defour na partida com os andaluzes teve, em boa verdade, a ver unicamente com a precipitada atitude que ditou a sua saída do jogo de Málaga pela porta pequena, inatacável que é a exibição do jogador no pouco tempo que esteve em campo. Justificação que parece ser suficiente para a mais do que provável reabilitação imediata do belga para o escaldante desafio do Caldeirão dos Barreiros, onde o dragão afogará as suas mágoas ou queimará praticamente de vez as suas esperanças no campeonato.
 
fucile2012.JPG

Fucile mantém braço de ferro



O mercado permitiu ao FC Porto arrumar a casa, tendo procedido à colocação dalguns jogadores mesmo depois de encerrado o período de transferências na Europa: Kléber foi disso exemplo.

Mas nesta questão houve um processo que ficou sempre para o fim: Fucile mantém um braço de ferro com os dragões.

Vinculado ao clube até 2014, o lateral dava prioridade aos campeonatos europeus e via o futebol brasileiro como alternativa: o tempo passou, a proposta não chegou.

Recentemente falou-se do seu eventual regresso ao Uruguai, ideia que esbarrou na sua irredutibilidade quanto à hipótese de baixar o ordenado. Mas, no seu país, os melhores emblemas também não podem pagar tanto...
 
james43.jpg

«Fisicamente estou totalmente bem» - James Rodríguez



Depois de ter sido titular diante do Marítimo, onde apontou o golo do FC Porto (1-1), James Rodríguez, à imagem de Jackson Martínez, já viajou para a Colômbia, onde vai representar a sua seleção nos jogos de apuramento para o Mundial-2014, diante da Bolívia e Venezuela.

E, na chegada ao seu país, James voltou a contrariar a versão de que não estaria na melhor forma física.

«Fisicamente já estou totalmente bem. Esta paragem não diminuiu as minhas capacidades futebolísticas, nada disso. Estive 43 dias de fora mas já estou bem. Espero poder jogar estas partidas da seleção e demonstrar isso mesmo», afirmou James, que recordou o estatuto de suplente no jogo com o Málaga que ditou a eliminação dos dragões da Liga dos Campeões:

«Foi apenas uma decisão técnica. Treino com o intuito de corresponder da melhor forma quando me dão a oportunidade de jogar.»
 
Voltar
Topo