O cantinho do dragão

varela9.jpg

Lesão de Varela pode ser grave



Varela deixou o jogo com o Olhanense ao minuto 66 e muito queixoso. O extremo portista será reavaliado hoje, dia em que os dragões retomam os trabalhos, mas teme-se que a lesão contraída frente aos algarvios possa ser muscular e com alguma gravidade.

Na jornada anterior, frente ao Vitória, em Guimarães, o internacional português também foi substituído devido a problemas físicos, mas dias depois voltou à ação, defrontando a seleção do Equador.

Neste momento, o departamento dos azuis e brancos tem à sua conta Defour e James, podendo juntar-se Varela.
 
pintodacosta4.jpg

«Interferências extrafutebol não permitem FC Porto ter mais pontos», diz Pinto da Costa



Pinto da Costa ao ataque. O presidente do FC Porto, na nova edição da revista «Dragões», disparou em vários sentidos. A arbitragem foi, ainda assim, o principal alvo portista. A nomeação de João Ferreira, no último clássico com o Benfica, foi um dos temas abordados.

«Do clássico da Luz, mais do que os foras de jogo mal assinalados e as expulsões perdoadas, que só podem surpreender quem não conhece os protagonistas, o que é um atentado ao futebol e à verdade desportiva foi a nomeação do único árbitro em que havia razões objetivas para deixar de fora. Não é internacional, e o presidente da Comissão de Arbitragem sempre defendeu os melhores árbitros para os melhores jogos, só tinha arbitrado quatro jogos na Liga, foi quarto árbitro no célebre jogo do túnel, tendo tido papel fundamental na acusação aos jogadores do FC Porto; foi o árbitro escolhido pelo presidente do Benfica numa escuta em que de muitos nomes só o João ‘pode ser’ Ferreira satisfez», disse Pinto da Costa.

Os dragões, de resto, na opinião de Pinto da Costa, só não têm mais pontos por uma razão.

«Contrariando os desejos até da Liga de Clubes, o FC Porto continua a mostrar que é a melhor equipa em Portugal e só não tem mais pontos porque as interferências extrafutebol não o permitem», concluiu.
 
james4.jpg

James de volta ao trabalho no relvado



Arredado da competição desde 5 de janeiro, quando se lesionou na partida com o Nacional, James Rodríguez voltou esta manhã a pisar o relvado no decorrer do treino do plantel do FC Porto.

O jogador evoluiu ainda de forma condicionada, mas fica a certeza que deu mais um passo no processo de recuperação da lesão contraída na face posterior da coxa direita.

Ausentes dos trabalhos continuam, porém, o belga Steven Defour, ainda entregue ao departamento médico, e o ganês Atsu, que esteve em ação até ao passado sábado pela seleção do seu país no Campeonato Africano das Nações (CAN).

A sessão desta manhã, que marcou o regresso ao trabalho depois de um dia de folga, dando início à preparação para o jogo de sexta-feira com o Beira-Mar, contou ainda com sete jogadores da equipa B: Tiago Ferreira, Tozé, Sérgio Oliveira, Pedro Moreira, Anderson, Diogo Mateus e Dellatorre.
 
QUARTA-FEIRA, 13-02-2013, ANO 14, N.º 4764




















PESQUISA




wdiap.jpg



autofocop.jpg






vitorpereira30.jpg


«Não se pode dizer aos jogadores para não se focarem na Champions» - Vítor Pereira






Vítor Pereira considera que o embate com o Málaga, nos oitavos de final da Liga dos Campeões, deve servir de estímulo e não de constrangimento aos jogadores do FC Porto nos jogos do Campeonato.

Questionado se a proximidade do confronto com a equipa espanhola teve influência no rendimento dos azuis e brancos no encontro com o Olhanense, que terminou empatado a uma bola, o treinador foi taxativo.

«Penso exatamente ao contrário. Estamos a preparar esse grande jogo e não se pode dizer aos jogadores para não se focarem na Champions, porque todos querem jogar. O jogo com o Beira-Mar é uma oportunidade para dar sinal de que estamos com pujança para aspirarmos a ultrapassar a eliminatória», sustentou, esclarecendo que o compromisso em Aveiro «não é para recuperar a confiança, porque a equipa está confiante, nem para poupar jogadores».

«Iremos apresentar a melhor equipa que estiver disponível», afiançou.

«Quero ver a minha equipa com mentalidade forte, agressiva, como vi no último jogo, excepção feita às tomadas de decisão no último terço. Vi uma equipa pressionante, agressiva, a encostar o adversário às cordas. Houve alguma precipitação na resolução das jogadas, mas isso é para corrigir», apontou Vítor Pereira.
 
atsu2.jpg

Atsu de regresso aos treinos



Quase um mês e meio depois de ter rumado ao Campeonato Africano das Nações, Christian Atsu regressou esta quarta-feira aos treinos com o plantel do FC Porto, que prepara a partida da 19.ª jornada da Liga com o Beira-Mar.

Com a reintegração do ganês, apenas Steven Defour, em tratamento, esteve ausente dos relvados do Olival, enquanto James Rodríguez voltou a realizar treino integrado condicionado.

O defesa Anderson, o médio Tozé e o avançado Sebá, da equipa B dos dragões, evoluíram com o plantel principal.

Vítor Pereira ultima a preparação da deslocação a Aveiro esta quinta-feira, com uma sessão à porta fechada, a partir das 10.30 horas, no Olival.

No final do apronto, será divulgada a lista de convocados para o encontro com o Beira-Mar.
 
vitorpereira11.jpg

«Estamos habituados a ganhar e a reagir nas dificuldades» - Vítor Pereira



Vítor Pereira descansa as hostes azuis e brancas e assegura que o empate com o Olhanense não fez mossa no Dragão.

«Naturalmente que não ficámos satisfeitos com o resultado do último jogo. Estamos habituados a ganhar, mas estamos habituados também a reagir nas dificuldades e acredito que já com o Beira-Mar vamos dar uma resposta», vaticina o treinador, sublinhando não haver razões para alarme.

«Estaria preocupado se não tivesse visto uma equipa agressiva, dominadora, pela esquerda, pela direita, pelo meio… Se tivesse sido uma equipa que se tivesse acomodado e não fosse à procura do resultado, estaria preocupado. O que não conseguimos foi materializar em golos o domínio que tivemos», aponta.

Em Aveiro, diante do Beira-Mar, Vítor Pereira promete um FC Porto «igual a si próprio», ante um adversário «que vai querer somar pontos».

«Não estamos à espera de facilidades. O Beira-Mar é uma equipa que tem uma ideia de jogo bem definida, que procura jogar bom futebol, mas não tem sido muito feliz. Já observei grandes jogos do Beira-Mar, outras vezes não conseguem produzir. Estamos preparados para as dificuldades», sublinha.
 
sulejmani4.jpg


Holandeses colocam dragões na luta por Sulejmani

O FC Porto intrometeu-se na luta pela contratação de Miralem Sulejmani, médio que está de saída do Ajax.

Assegura este sábado o site holandês Voetbal International, que os bicampeões nacionais vão tentar contratar o médio sérvio de 24 anos.

Recorde-se que nos últimos dias Sulejmani foi dado como reforço do Benfica.

Em 2008 o Ajax depositou 16 milhões de euros nos cofres do Heerenveen para contratar o médio polivalente, que tanto jogar nos flancos como atrás dos avançados.

O sérvio está em final de contrato e sairá do emblema de Amesterdão a custo zero.

Fonte:
 
jackson3.jpg


Jackson melhor que cinco equipas da Liga

Jackson Martinez, colombiano de 26 anos, obteve ontem o 20.º golo na Liga, não se ressentindo do trauma de ter falhado grande penalidade na última jornada, com o Olhanense.

O colombiano pulveriza recordes e revela-se impressionante máquina de fazer golos. Basta dizer que sozinho tem mais tentos que cinco equipas da Liga: Sporting (16), Marítimo (17), V. Guimarães (18), Gil Vicente (18) e Moreirense (19). E com tantos como V. Setúbal (20) e Olhanense (20). Nos últimos cinco jogos para o Campeonato, fez oito golos.

O golo feito frente ao Beira-Mar foi tão simplesmente o décimo conseguido nas últimas oito jornadas, estando em plano inspirado, sempre a marcar nas últimas quatro jornadas. `La Pantera`, como também é conhecido na Colômbia, abrilhanta a cada dia a sua estreia no futebol português e prova o seu instinto mortífero que o catapulta para uma montra de predestinados, enfeitiçando olheiros e clubes ávidos de ponta-de-lança tão letal.

A evolução conseguida por Jackson Martinez no FC Porto é brutal e chega às decisões na Champions num momento de forma flamejante, podendo render proveitos máximos ao Dragão na competição e futuramente em termos financeiros. Os dragões, fornecedores habituais dos melhores emblemas europeus, sabem bem como realizar encaixes milionários.

Fonte:
 
defour7.jpg

Defour ganha balanço para o jogo de Espanha



Boletim clínico quase reduzido a zero: Defour é agora o único paciente do departamento médico, mas os sinais exibidos pelo médio belga indiciam o seu regresso iminente à lista de soluções de Vítor Pereira.

Ontem, Defour fez treino condicionado, ainda assim, vê-lo entre os convocados para o desafio frente ao Málaga, nesta terça-feira, é hipótese que os responsáveis portistas nem colocam. Já a probabilidade de o centro-campista ir a jogo na segunda mão aumenta consideravelmente.

Da sessão de ontem, que marcou o início da preparação dos oitavos-de-final da Champions League, referência para a presença dos dois bês Tozé e Sebá, que até já foram utilizados por Vítor Pereira na Liga.
 
izmailov7.jpg

«Fiquei surpreendido por ver Izmailov no onze titular» - Franky Vercauteren



O antigo treinador do Sporting, Franky Vercauteren, presenciou in loco ao triunfo do FC Porto sobre o Málaga por 1-0, relativo à 1.ª mão dos oitavos de final da Liga dos Campeões. O técnico belga ficou surpreendido com a titularidade que Vítor Pereira concedeu ao seu antigo jogador Marat Izamilov.

«Fiquei surpreendido por o ver no onze titular. Esteve bem mas consegue fazer melhor. Precisa de jogar regularmente para voltar à sua forma. É bom para ele. Deu um grande passo. É sempre diferente estar no Sporting com grandes dificuldades ou dar um salto para o FC Porto e jogar na Liga dos Campeões», sinalizou Vercauteren, em declarações prestadas à Antena 1.
 
danilo1.jpg

«Nada está decidido mas demos um grande passo» - Danilo



O defesa Danilo considera que o FC Porto deu um importante passo rumo aos quartos de final da Liga dos Campeões depois de vencer o Málaga, por 1-0, no Dragão.

«Não temos dúvidas daquilo que somos capazes. Foi um grande jogo, vencemos e ficámos em vantagem para a segunda mão, que será um jogo muito importante. Agora vamos descansar e concentrar-nos no próximo encontro pois nada está ainda decidido, mas demos um grande passo esta noite», disse Danilo citado pelo site da UEFA.

Já Alex Sandro considera que «a vitória era o mais importante, independentemente do resultado»: «Foi importante ganhar em casa e não sofrer golos para entrarmos com mais confiança no jogo da segunda “mão”. Foi muito difícil, mas estávamos preparados para isso. Vai ser ainda mais complicado em Málaga, pois eles vão atacar mais, mas vamos trabalhar e estar prontos para o que der e vier. Não fui só eu [que joguei bem] – toda a equipa tem um bom entrosamento e vamos continuar assim para continuar a ganhar mais e mais jogos.»
 
adeptosmalaga1.jpg

FC Porto – Málaga: PSP procedeu a 16 identificações



A Polícia de Segurança Pública (PSP) anunciou que identificou 16 pessoas no âmbito da operação do jogo entre FC Porto e Málaga, realizado na noite de terça-feira.

Através de comunicado, a PSP revela ainda que os indivíduos identificados não tinham residência física em território nacional.

Foram ainda apreendidos 23 petardos, 13 tochas, oito flashlights, três bolas de fumo e três potes de fumo.
 
atsu2.jpg

Defour regressa aos convocados, Atsu é baixa de última hora



O avançado Christian Atsu, do FC Porto, contraiu uma mialgia num músculo adutor da coxa esquerda e não entra nas opções de Vítor Pereira para a receção ao Rio Ave.

Por seu lado, o médio Steven Defour, recuperado da lesão muscular contraída em finais de janeiro, regressa à opções do treinador do FC Porto, que chamou ainda Quiño e Abdoulaye para suprir as ausências dos castigados Alex Sandro e Mangala.

Vítor Pereira promoveu ainda o regresso de Kelvin, que entra na convocatória para o lugar de Sebá.

O jogo com o Rio Ave, no Dragão, está agendado para as 20.15 horas.

Eis a lista completa de 18 convocados:

Guarda-redes: Helton e Fabiano;

Defesas: Danilo, Maicon, Quiño, Abdoulaye e Otamendi;

Médios: Lucho, Castro, João Moutinho, Izmailov, Fernando e Defour;

Avançados: Jackson, James, Varela, Liedson e Kelvin.
 
alexsandro8.jpg

Alex Sandro no onze da semana da UEFA



Fruto da portentosa exibição que rubricou na última terça-feira no duelo com o Málaga (1-0), a contar para a primeira mão dos oitavos de final da Liga dos Campeões, o lateral esquerdo do FC Porto, Alex Sandro, foi escolhido para o onze da semana da UEFA.

A equipa das estrelas da semana atua num clássico 4-3-3 e é formada pelos seguintes jogadores: David de Gea (Man. United), Srna (Shakhtar Donestsk), Hummels (Borussia Dortmund), Van Buyten (Bayern) e Alex Sandro (FC Porto); Marchisio (Juventus), Boateng (Milan) e Gotze (Borussia Dortmund); Lavezzi (PSG), Matri (Juventus) e Thomas Muller (Bayern).

Recorde-se que no duelo com os andaluzes o internacional brasileiro assistiu João Moutinho para o único tento da partida.
 
defour7.jpg

Defour feliz pelo regresso



Após quatro jogos de ausência, devido a lesão, Defour regressou à equipa na partida frente ao Rio Ave, substituindo Lucho Gonzalez aos 67 minutos.

«Feliz pelos três pontos e por estar de volta», afirmou o jogador, através da rede social Twitter.
 
mangala4.jpg

Milan prepara 20 milhões por Mangala: «É o novo Thiago Silva»



O bom momento de forma que Eliaquim Mangala atravessa não tem passado despercebido por essa Europa fora. São muitos os pretendentes, mas a julgar pelas notícias que chegam de Itália, o AC Milan é o clube que neste momento mais interessado está no defesa-central do FC Porto, ou, pelo menos, quem mais se está a mexer no sentido de assegurar já a sua contratação.

Os rossoneri têm seguido as exibições de Mangala com muita atenção, e o observador que esteve no Dragão a assistir ao jogo da Liga dos Campeões com o Málaga terá dado o «OK» final, pelo que o emblema de Allegri deverá iniciar em breve os contactos com o FC Porto.

O departamento de observação do Milan definiu Mangala como «o novo Thiago Silva», central brasileiro que no defeso passado trocou o Milan pelo PSG e muitas saudades deixou em Itália. O objetivo dos italianos é fechar a contratação o mais rapidamente possível, para evitar que outro clube se chegue à frente, entretanto, já que caso o FC Porto continue na Champions, o valor e exposição de Mangala só aumentará.

Apesar do interesso, no entanto, os rossoneri têm plena noção de que os dragões não abrirão facilmente mão de um dos seus mais valiosos ativos. Deverão apresentar uma proposta inicial a rondar os 20 milhões de euros e propondo alguma eventual troca de jogadores, caso o FC Porto esteja interessado.
 
james3.jpg

James continua no radar do Man. United



O internacional colombiano James Rodríguez, do FC Porto, é um jogador que o Manchester United tem vindo a seguir com muita atenção.

De acordo com o Daily Mail, o Manchester United tem enviado observadores para observar todos os jogos de James Rodríguez, desde que o jogador regressou de lesão.

O crédito do jogador tem vindo a subir até na sua terra natal já foi apelidado de ser o novo Carlos Valderrama ou o Cristiano Ronaldo da América do Sul.

James tem uma clausula de rescisão avaliada em cerca de 40 milhões de euros.
 
mangala4.jpg

Mangala fora do clássico



Baixa significativa para o FC Porto antes do clássico, defesa central Mangala contraiu luxação no ombro direito no treino de ontem e perde o comboio para Alvalade. Em comunicação oficial emitida no site, o FC Porto explicou que Mangala foi assistido pela equipa médica imediatamente a seguir a ter contraído a lesão, e a luxação acabou por ser reduzida, mas o jogador foi aconselhado a seguir para casa e ficar em repouso domiciliário.

A ausência de Mangala no clássico de Alvalade é problema significativo para Vítor Pereira, o defesa francês assumia grande momento de forma, o melhor desde que chegou ao dragão, e a química com Otamendi funcionava já em pleno.

Este será o segundo jogo consecutivo que Mangala perde pelos dragões, pois já não defrontou o Rio Ave devido a castigo, mas a ausência do francês poderá estender-se a uma terceira partida, não é garantido que possa regressar frente ao Estoril, talvez seja mais indicado apontar ao jogo com o Málaga.

O afastamento de Mangala inibe também os dragões de se apresentarem pela primeira vez esta época na máxima força em termos de disponibilidade física, ainda não será frente ao Sporting que Vítor Pereira terá a totalidade do grupo à disposição.
 
atsu6.jpg

Atsu recuperado para Alvalade



Boas notícias para Vítor Pereira, treinador do FC Porto, no treino desta manhã, no Olival. Atsu, extremo ganês, já trabalhou sem limitações e pode ser uma das armas para o duelo com o Sporting, em Alvalade, na próxima jornada.

Sem Mangala, que continua entregue ao departamento médico, Vítor Pereira ganha assim mais um trunfo para o ataque. No ensaio matinal, face à ausência de Mangala, Vítor Pereira chamou o central experiente José António, da equipa B, que trabalhou com o plantel principal, tal como David, defesa-direito e o médio ofensivo Tózé.
 
joaomoutinho2.jpg

João Moutinho falha convocatória para o clássico



O médio João Moutinho vai falhar o reencontro com a sua antiga equipa, marcado para sábado, em Alvalade. O jogador contraiu distensão na face posterior da coxa direita e ficou de fora da lista de convocados do FC Porto.

Baixa de última hora, completamente inesperada, ainda mais perante a habitual regularidade de João Moutinho, numa altura em que se preparava para voltar a reencontrar o clube no qual atuou ao longo de vários anos.

Em relação à última convocatória (vitória sobre o Rio Ave por 2-1), Vítor Pereira deixou ainda de fora Quiñones e Kelvin, promovendo os regressos de Alex Sandro, Atsu e Sebá.

O defesa francês Mangala, com lesão no ombro, contraída no treino de terça-feira, já se sabia que também seria baixa para o clássico.

Convocatória:

Guarda-redes: Helton e Fabiano;

Defesas: Danilo, Maicon, Abdoulaye, Otamendi e Alex Sandro;

Médios: Fernando, Defour, Castro, Lucho e Izmailov;

Avançados: Jackson, James, Varela, Liedson, Sebá e Atsu.
 
Voltar
Topo