O cantinho do dragão

andresilva1.jpg

Lopetegui garante estar atento a André Silva

O jovem André Silva esteve em destaque a meio da semana, marcando três golos pela Seleção Nacional de sub-21 na goleada frente à Albânia (6-1). Julen Lopetegui garante estar atento à evolução do avançado, referindo que este terá oportunidade a seu tempo.

«É um miúdo que conhecemos bem e que seguimos de perto. Queremos que continue o seu percurso, a marcar golos. No momento certo terá a sua oportunidade», referiu o treinador do FC Porto.
 
lopetegui3.jpg

«Trataremos de apresentar o melhor onze» - Lopetegui

Devido ao compromisso das várias seleções, o treinador do FC Porto só desde ontem teve todo o plantel à disposição para preparar o jogo com o Arouca. Lopetegui reconhece que se trata de uma dificuldade acrescida, mas garante que vai apresentar o melhor onze.

«É uma dificuldade, mas vamos tratar de gerir e superar. Trataremos de apresentar o melhor onze para enfrentar as dificuldades que o adversário nos vai creiar. Ainda vamos ver como estão os jogadores e tomaremos depois as decisões para termos a melhor equipa. O nosso foco estará neste jogo», disse o treinador espanhol, afastando qualquer poupança tendo em conta que na quarta-feira os dragões jogarão na Ucrânia para a Liga dos Campeões.

«Não há outro jogo que não o de Arouca. Sabemos que venceu bem o Benfica e que está empatado connosco na classificação», lembrou.
 
lopetegui6.jpg

Lopetegui critica local do jogo com o Arouca

O treinador do FC Porto apontou hoje críticas ao local do jogo com o Arouca, que, depois de jogar em Aveiro com o Benfica como anfitrião, vai agora receber os dragões no próprio estádio.

«Não é admissível que se escolha onde jogar face a um adversário. Com todo o respeito, não creio que tenha lógica isso acontecer numa Liga como a portuguesa. Todas as equipas devem jogar nas mesmas condições», afirmou Julen Lopetegui.

O treinador, de resto, mostrou-se sobreaviso para as dificuldades que o adversário poderá criar à sua equipa, lembrando que o Arouca acabou por levar de vencida o Benfica na referida partida em Aveiro, além de ter os mesmos pontos que os dragões na classificação.

«É uma equipa que melhorou muito em relação ao ano passado. Começou a época muito bem e tem um dos treinadores que mais gosto», vincou Lopetegui, que garantiu total foco neste jogo sem pensar no compromisso seguinte, marcado para quarta-feira, na Ucrânia frente ao Dínamo Kiev.
 
andre1.jpg

André é o suplente preferido de Lopetegui

A BOLA revela que o médio André tem sido o primeiro dragão a saltar do banco quando o treinador Julen Lopetegui decide mexer na equipa.

O jogador contratado ao V. Guimarães ganhou o respeito da sempre exigente massa adepta do clube, que o vê como uma verdadeiro jogador à Porto, apontando-se uma óbvia candidatura ao onze dos azuis e brancos.
 
ikercasillas1.jpg

Casillas prepara-se para igualar os 151 jogos de Xavi na Liga dos Campeões

Iker Casillas, que disputou centena e meia de jogos na Champions League ao serviço do Real Madrid, prepara-se agora para jogar a sua 151.ª partida na competição com a camisola do FC Porto.

O guarda-redes espanhol, caso seja titular da baliza azul e branca na próxima sexta-feira, vai igualar o ex-colega de equipa Xavi na liderança do ranking de jogadores com mais jogos na maior competição europeia.

No top 10 desta classificação, destaque ainda para Cristiano Ronaldo que, no entanto, está bem atrás de Casillas, com 115 jogos, menos 35 do que o internacional espanhol. Caso dispute os seis encontros da fase de grupos, o CR7 sobe ao 7.º lugar, sendo que, chegando às meias-finais, poderá terminar a época isolado na 5.ª posição, atrás de Casillas, Xavi, Raúl e Giggs.
 
lopetegui1.jpg

Palestra de Lopetegui antes do início do treino

Se no treino de quinta-feira apenas seis jogadores marcaram presença no centro de estágios, visto que Julen Lopetegui decidiu dar descanso aos atletas que estiveram na Ucrânia, onde os dragões empataram a duas bolas diante do Dínamo Kiev, na estreia na Liga dos Campeões, esta sexta-feira o espanhol já pôde contar com todo o grupo.

Antes da sessão de trabalho começar, o treinador dos azuis e brancos esteve à conversa com os jogadores durante cerca de cinco minutos, certamente tendo como tema central a receção de domingo ao Benfica.

Amanhã, sábado, Julen Lopetegui fará a antevisão do desafio com as águias, às 13.00 horas.

Um pouco antes, às 10.30 horas, o plantel apresenta-se no Olival, treino que vai decorrer à porta fechada.
 
imbulacorona1.jpg

Marcano, Imbula e Corona regressam ao onze frente ao Benfica

Com pouco tempo de recuperação, depois de ter jogado na Ucrânia na passada quarta-feira para a Liga dos Campeões, Julen Lopetegui poupou algumas unidades diante do Dínamo Kiev a pensar no clássico deste domingo frente ao Benfica.

A BOLA noticia que Marcano, castigado, não foi à Ucrânia, pelo que regressará agora ao eixo da defesa, ao lado de Maicon, relegando Martins Indi para o banco.

Imbula, que não saiu do banco diante do Dínamo Kiev, foi titular em todos os jogos da Liga e assim deverá continuar a acontecer, enquanto Corona, que atuou 12 minutos na Ucrânia, também deverá entrar para o lado direito do meio-campo azul e branco.
 
lopetegui9.jpg

Lopetegui irónico: «Vai ser um onze completamente novo»

Muito se fala da rotação que Julen Lopetegui impõe no FC Porto. Na abordagem ao clássico deste domingo frente ao Benfica, o treinador dos dragões até brincou com a situação.

«Vai ser um onze completamente novo», atirou, entre sorrisos, Lopetegui, quando questionado se iria apresentar muitas alterações na equipa.
O treinador, de resto, garantiu que em vésperas de clássicos não há motivos para olhar para eventuais apertos no calendário, considerando:

«O calendário é o que é e não vamos olhar para isso. Não há espaço para falar de cansaço ou qualquer outra coisa.»
 
RickyAlvarez1.JPG

Ricky Álvarez pode ser confirmado até terça-feira

Ricky Álvarez está bem encaminhado para ser confirmado como reforço do FC Porto até terça-feira, segundo pode ler em A BOLA.

O médio argentino fará exames médicos amanhã e se tudo correr bem irá assinar contrato por uma temporada, possivelmente com cláusula de opção por mais um ou dois anos.

Ricky Álvarez chega livre ao Dragão, depois dos ingleses não terem exercido a opção de compra a que estavam obrigados junto do Inter de Milão, onde o criativo jogou três épocas.
 
brahimilesao1LUSA.jpg

Brahimi em tratamento, Maicon integrado

Yacine Brahimi fez este sábado tratamento à contusão no joelho direito sofrida em Moreira de Cónegos.

Já Maicon, que terminou o encontro com o Moreirense com entorse no tornozelo esquerdo, integrou sem limitações o primeiro treino tendo em vista a receção ao Chelsea, terça-feira, em partida a contar para a segunda jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões.
 
casillas18.jpg

«FC Porto não é como o Real Madrid, mas estou muito contente» - Casillas

Iker Casillas reconhece diferenças entre o FC Porto e o Real Madrid, mas garante sentir-se muito contente ao serviço dos dragões, onde destaca a forma como foi recebido.

«No FC Porto fui acolhido de forma fenomenal e cada dia que passa estou mais convencido que optei pela melhor decisão. Necessitava de colocar um ponto e assumir um novo desafio. Claro que não é igual, mas estou muito contente de verdade», afirmou numa entrevista divulgada por um patrocinador do guarda-redes.

Casillas, de 34 anos, assinou por duas épocas com os dragões e na sua mente tem apenas como certo que pretende cumpri-lo até ao fim:

«Quero estar aqui pelo tempo que assinei. Depois veremos qual a melhor decisão. Tenho 34 anos e não 24. Mentalmente encontro-me bem e o físico acompanh, não tenho qualquer lesão. Um guarda-redes pode durar mais que outro jogador, por isso acredito que posso jogar mais um par de anos.»

A finalizar, o guarda-redes expressou ainda o desejo de poder reencontrar o Real Madrid ao serviço do FC Porto na Liga dos Campeões: «Olho por mim, estaria muito sentido, com grandes sensações.»
 
casillas17.jpg

Esgotou stock de camisolas de Casillas previsto para um ano

Só em novembro as lojas do FC Porto voltarão a ter camisolas com o número 12 de Iker Casillas. O stock previsto para um ano esgotou… em poucas semanas.

«O merchandising do FC Porto tem aumentado bastante, nomeadamente a procura de camisolas do Iker Casillas», disse Fernando Gomes, administrador financeiro do clube, à margem da apresentação das contas referentes ao exercício de 2014-2015.

«Esgotámos em poucas semanas o stock que tínhamos previsto para um ano. Em novembro chegará uma nova encomenda. Foi uma loucura o que aconteceu com a procura. Esperávamos um aumento de vendas de 3 por cento e o número disparou. Fomos obrigados a fazer uma nova encomenda que só estará disponível para o público em novembro», esclareceu.
 
boutobba2.jpg

Boutobba continua na mira do Dragão

Associado ao FC Porto durante o verão, o médio Bilal Boutobba continua na mira dos responsáveis do clube. O site Foot Marseille assegura que os dragões continuam ativos na pista do jovem de 17 anos que se encontra vinculado ao Marselha.

O internacional francês sub-17 causou furor na temporada passada ao ser o jogador mais jovem do Marselha a atuar pela equipa principal, quando tinha ainda apenas 16 anos, tendo disputado três jogos.

Esta época, Boutobba integra os sub-19 do emblema do sul de França.
 
Lichnovsky2.jpg

Lichnovsky em estreia na convocatória para Varzim

O treinador do FC Porto anunciou a lista de convocados para o jogo de sábado com o Varzim, referente à 3.ª eliminatória da Taça de Portugal.

Destaca-se a estreia do defesa chileno Lichnovsky, numa lista marcada ainda pelos regressos de Cissokho, Varela e Herrera. Em relação ao último jogo com o Belenenses ficam de fora Maxi Pereira, Maicon, Marcano e Rúben Neves.

No treino desta sexta-feira, o último antes da deslocação a Varzim, Lopetegui teve já à disposição dos mexicanos Gudiño, Layún, Herrera e Corona e o uruguaio Maxi Pereira, regressados dos compromissos das respetivas seleções.

De fora continuam os lesionados Marcano (treinou de forma condicionada e realizou ginásio) e Maicon (em tratamento).

Lista de 18 convocados:
Guarda-redes: Helton e Casillas;
Defesas: Martins Indi, Lichnovsky, Cissokho e Miguel Layún;
Médios: Imbula, André André, Herrera, Danilo e Evandro;
Varela: Brahimi, Aboubakar, Dani Osvaldo, Tello, Jesús Corona e Alberto Bueno.
 
pintodacosta5.jpg

«Não me preocupo com o que se passa na casa dos outros» - Pinto da Costa

Pinto da Costa mostra distanciamento relativamente ao clima de hostilidade entre Benfica e Sporting. O presidente dos dragões referiu que «gostava de ver toda a gente dar-se bem» em clara mensagem dirigida aos presidentes de águias e leões mas logo marcou forte posição de neutralidade.

«Preocupo-me com o que diz respeito ao FC Porto, não com o que se passa na casa dos outros. Não tenho opinião, nem preocupação, a minha única função no futebol é ser presidente do FC Porto», sublinhou à margem da apresentação do livro do jornalista Trindade Guedes.
 
pintodacostajorgejesus1.jpg

«Jesus? Não confundo amizade com trabalho» - Pinto da Costa

O presidente do FC Porto lembrou a amizade com Jorge Jesus mas afastou-se da polémica entre o agora treinador do Sporting com o antigo clube, o Benfica.

«Todos sabem que sou amigo de Jorge Jesus há muitos anos, portanto, não renego nunca essa amizade. Lamento, como amigo, que esteja envolvido em problemas mas, por aquilo que conheço dele, não é por isto que ele deixa de dormir», disse, negando que o FC Porto possa tirar partida desta ‘guerra’ entre Jesus e o Benfica, que seguiu para os tribunais:

- Não estamos envolvidos nisso. Os problemas do Benfica com o Jesus, e do Jesus com o Benfica, se é que existem, não me dizem respeito.

À margem da entrega dos prémios ‘Mais Alentejo 2015’, Pinto da Costa fez também questão de separar a amizade com Jorge Jesus dos rumores que o apontaram como treinador do FC Porto.

«Não confundo amizades com trabalho. Sou amigo de Jesus mas o meu treinador é Lopetegui. Estou muito satisfeito com ele e espero mantê-lo por muito tempo», acrescentou o líder dos portistas, que analisou ainda estas primeiras jornadas do campeonato:

- Tem sido um caminho normal. É a única equipa portuguesa que ainda não perdeu esta época. Não é que me orgulhe que as outras percam, sobretudo internacionalmente, mas isso é um facto. Na Liga dos Campeões em quatro jogos temos três vitórias e um empate, estamos bem encaminhados para a qualificação, e no campenato está tudo em aberto para os três candidatos.
 
pintodacosta.jpg

«Bruno de Carvalho? Não devo nada a ninguém...» - Pinto da Costa

Pinto da Costa e Bruno de Carvalho, presidentes de FC Porto e Sporting, respetivamente, estiveram na cerimónia de entrega dos prémios da revista Mais Alentejo. «Está cá? Nem sabia», atirou o líder dos portistas.

«Não devo nada a ninguém… Por acaso devo, mas é ao banco, por isso espero que não esteja aqui nenhum banqueiro», acrescentou Pinto da Costa.

«Vim pela enorme consideração que tenho pelo António Sancho, diretor da revista, e pela solidariedade desta iniciativa, que junta regiões totalmente diferentes mas com muitas afinidades, porque sofrem do centralismo que existe em Portugal», atirou.
 
LopeteguiCamacho.jpg

Camacho visitou Lopetegui no Olival

José Antonio Camacho, treinador do Benfica entre 2002 e 2004 e depois em 2007/2008, visitou este sábado o Olival e tirou uma foto ao lado de Lopetegui.

Foi Julian Calero, adjunto do técnico do basco, quem publicou o instantâneo na sua página do Facebook.

«Visita ao centro de treino do Olival Jose A. Camacho, toda uma instituição futebolística com a qual partilhámos um bom momento de futebol em toda a sua essência», escreveu Julian Calero.
 
casillas21.jpg

Casillas reage a provocação no Twitter

Iker Casillas não deixou passar em claro provocação de que foi alvo nas redes sociais por ocasião do jogo entre Celta Vigo e Valência, disputado este sábado no Estádio dos Balaídos.

«Casillas, estás a jogar como guarda-redes do Celta Vigo? 4 remates, 4 golos… esse dom é teu, tens de ser tu!!!», escreveu uma adepta.

O guarda-redes espanhol não ficou indiferente.

«Não creio que possa ser eu porque assinei com o FC Porto por dois anos mais um. Deves ter cometido um lapso…», reagiu Casillas.
 
layunfcporto.jpg

«Adaptei-me muito bem ao que Lopetegui procura» - Miguel Layún

Miguel Layún, emprestado pelo Watford ao FC Porto até final da época, admitiu que se ajustou bem àquilo que Julen Lopetegui e revelou os motivos que o levaram a ter uma entrada imediata na equipa dos dragões.

«Relativamente à equipa, acho que estou melhor que nunca. Há jogadores de muita qualidade que, antes de tudo são grandes pessoas, e adaptei-me muito bem ao que procura o mister Julen Lopetegui. Pediu-me algo que vai de encontro ao que faço por natureza no terreno de jogo e isso fez com que eu entrasse rapidamente na equipa e tivesse bons rendimentos», defendeu o jogador ao Azteca Deportes.

Encantando com a maneira como foi recebido no Porto, o lateral sublinhou que a receção foi uma parte importante para se sentir bem em Portugal e que além dele, também a família foi muito bem recebida.

«Receberam-me muito bem e quando a família também está bem é muito importante. Lá dão muita prioridade a isso, perguntam se estão bem, se precisam de algo, e isso faz-me estar tranquilo e fazer bem as coisas em campo», revelou o atleta, que comentou depois o facto de haver mais mexicanos no grupo e o ambiente criado em torno deles:

«Não posso pedir mais. Já se vêm algumas bandeiras mexicanas no estádio e é muito bonito. Penso que isso depende muito do que nós fazemos. Não só nos jogos, mas também nos treinos e no que também somos como pessoas. Dá uma imagem do que é o jogador mexicano e isso pode abrir as portas a muitos companheiros no futuro», terminou.
 
Voltar
Topo