«27 jogos sem perder na Liga» - Lopetegui
O treinador do FC Porto, Julen Lopetegui, enfatizou na tarde de sábado a série invicta do FC Porto na Liga, desde a temporada transata (2014/15), para reforçar a ambição de trazer os três pontos do Estádio da Madeira, onde os dragões defrontam, segunda-feira, o Nacional, em jogo da 13.ª jornada da Liga.
«Não penso no que pode acontecer depois do jogo. Quero que a equipa compita sempre para ganhar. Por exemplo, queremos dar sequência a 27 jogos do FC Porto na Liga sem perder», referiu o treinador basco, cuja equipa não é batida para o campeonato desde que o Benfica venceu no Dragão (0-2, bis de Lima), ainda na pretérita temporada.
Foi a 14 de dezembro de 2014 (13.ª jornada de 2014/15), completa-se agora um ano de invencibilidade dos dragões na prova maior do calendário interno de competições.
«O Nacional não perde há 5 jogos em casa? Pois, é muito forte no seu reduto. É uma equipa boa, bem orientada por Manuel Machado, conhece-a bem, tem muito tempo com ela. E tratará de aproveitar as circunstâncias específicas do seu campo, que conhece melhor. Teremos de ser capazes de superá-los, vão ter maior motivação, para nos querer vencer, e nós também», afirmou Julen Lopetegui, na conferência de imprensa de antevisão do encontro, realizada no Olival.
E garantiu que o desaire de quarta-feira, em Londres, ante o Chelsea (0-2), que ditou a eliminação da Champions e a passagem para a Liga Europa (onde os dragões serão cabeças de série dos 32avos de final, sorteio a realizar na segunda-feira) não deixou quaisquer marcas psicológicas nos jogadores.
«Se a moral da equipa está levantada? Desde o dia seguinte a esse jogo! Temos uma grande motivação: lutar pelos títulos! E o mais importante é o campeonato! Olhar para trás de nada vale. Amanhã [domingo] espera-nos uma final, queremos disputá-las para ganhá-las. É o único ‘leit motiv’ para os jogadores, que sigam a competir como o têm feito», afirmou o treinador basco aos jornalistas.
Com um clássico entre os dois primeiros da classificação dentro de duas jornadas, em Alvalade (15.ª ronda, Sporting-FC Porto), e depois de o seu homólogo leonino, Jorge Jesus, ter declarado que os leões estarão, alegadamente por cima em termos futebolísticos nesta altura, Lopetegui deixou o treinador do emblema de Alvalade sem resposta… para já.
«O Sporting nada me importa agora. Só o Nacional, só Manuel Machado. Cada coisa a seu tempo. Juntos, temos de prestar toda a atenção e energia ao jogo com o Nacional. Tudo o resto, ainda falta bastante tempo», disse Lopetegui, avesso a alimentar a polémica.
Mais preocupado se mostrou pela sequência de jogos dos dragões: depois de cinco jogos em 15 dias, seguem-se mais três até à paragem natalícia. E Lopetegui reconheceu que a fadiga deixa marcas nalgumas unidades.
«Sabíamos que teríamos uma sequência duríssima de jogos. Há jogadores com problemas, mas não tenho de dar explicações: antes buscar, sempre, o melhor para a equipa e fazer a equipa com lógica. Tudo o que fazemos é com uma lógica, e dedicação de corpo e alma», foi o preâmbulo que fez questão de deixar antes de entrar no tema.
«O adiamento do jogo com o U. Madeira mudou muitas coisas, mas temos de dar resposta com naturalidade e o plantel que temos. Há jogadores mais cansados do que outros, mas temos respondido bem. Tentaremos apresentar sempre o melhor onze», foi a promessa que deixou, sem se desculpar do rendimento por este argumento.
As últimas palavras de Lopetegui, na sequência de uma questão sobre o avançado, foram sobre Aboubakar, que ficou no banco em Londres, depois de ser titular indiscutível noutros jogos, o que poderia indiciar ser um dos jogadores a necessitar de descansar, não só por cansaço mas alegadamente por menor momento de exuberância de forma do avançado camaronês.
«Se falei em particular com ele? Posso dizer-vos que converso com todos, mas não divulgo as conversas privadas que tenho com os meus jogadores. De resto, todos passam por melhores momentos e por outros. Não estamos preocupados. Jogou muitos jogos, e jogou bem. Seguramente conto com ele», afirmou Lopetegui sobre aquele que é o segundo melhor goleador dos dragões na Liga, com cinco golos (para seis do mexicano Corona).