O cantinho do dragão

osvaldo7.jpg

Capitão do Boca Juniors aprova regresso de Osvaldo

Pablo Osvaldo continua a ser notícia na Argentina. Apontado como hipótese para voltar ao Boca Juniors em janeiro, o avançado teria as portas da Bombonera bem abertas, conforme reconheceu o capitão da equipa argentina.

«É um jogador que qualquer equipa quer ter. É difícil esquecer aquilo que ele viveu aqui nos primeiros seis meses. Foi excelente companheiro e ótimo profissional. Também cometeu erros, mas não voltará a repeti-los. Espero que venha», disse Cata Díaz, citado pelo jornal argentino Olé.
 
andreselecao.jpg

Dragões deixam recado a Fernando Santos e lançam farpa a Cristiano Ronaldo

O FC Porto não ficou indiferente à utilização de André, Danilo e Rúben Neves no jogo entre Portugal e Luxemburgo.

Através da newsletter Dragões Diário, o clube manifesta estranheza com as opções de Fernando Santos, recordando ao selecionador o preenchido calendário da equipa de Julen Lopetegui.

«Cristiano Ronaldo seleciona-se a si mesmo e escolhe os jogos em que alinha pela selecção nacional e agora Fernando Santos decidiu poupar os jogadores do Sporting e Benfica e gastar os do FC Porto. Para conhecimento do seleccionador nacional deixamos-lhe o calendário do FC Porto só para as próximas semanas: sábado 21, jogo com o Angrense, terça 24, com o Dínamo Kiev, sábado 28 com o Tondela, quarta 2 de Dezembro, com o União da Madeira, sábado 5, com o Paços de Ferreira, quarta 9, com o Chelsea. Ou seja, seis jogos em 19 dias, se o sr. seleccionador conhecer alguma equipa portuguesa com mais jogos e com mais necessidade de poupanças que faça o favor de dizer», pode ler-se na publicação.

Os azuis e brancos registam, ainda, que «Rúben Neves só foi chamado depois de João Moutinho se lesionar».
 
aboubakarlopeteguiLUSA1.jpg

Lopetegui encantado com Aboubakar

Em entrevista à agência espanhola EFE, Julen Lopetegui deixou rasgados elogios a Vincent Aboubakar, destacando a paixão que o avançado camaronês coloca em cada treino do FC Porto.

«Embora tenha jogado pouco no ano passado, o Aboubakar mostrou uma condição importante: humildade e inteligência para aprender. É um rapaz que treina com uma paixão espetacular. E este é o melhor segredo para qualquer jogador», salientou o treinador dos azuis e brancos, ressaltando igualmente o percurso de Brahimi de dragão ao peito:

- Vinha de uma equipa [Granada] que jogava de maneira diferente do FC Porto. A sua adaptação centrou-se em entender o jogo coletivo e aí estamos, porque é preciso continuar a evoluir.

Lopetegui enalteceu ainda os progressos de Cristian Tello ao serviço do FC Porto.

«O Cris evoluiu. A sua melhoria foi entender um pouco que tem que ser um jogador mais completo e jogar para a equipa», referiu.
 
lopetegui6.jpg

Lopetegui sobre as denúncias de Marco Ferreira: «Esses casos têm de ser banidos para sempre»

Julen Lopetegui cedeu uma entrevista à agência Efe, onde abordou vários assuntos, entre eles a forma como vê o futebol português, os objetivos do FC Porto para esta temporada e as denúncias do ex-árbitro Marco Ferreira sobre as pressões de Vítor Pereira para beneficiar o Benfica.

«O futebol em Portugal é muito competitivo. Sabia que é onde se corre mais quilómetros na Europa? Há um trabalho tático defensivamente fantástico. Há bons treinadores e bons jogadores», começou por referir o treinador espanhol, elogiando o futebol luso.

Questionado sobre a discussão com Jorge Jesus, na época passada, em pleno relvado do Estádio da Luz, após o Benfica-FC Porto, Lopetegui afirma que tal acontecimento ficou no passado e prefere destacar o «escândalo» das arbitragens.

«O que passou, passou, e não foi nada extraordinário dentro do mundo do futebol. Extraordinário são as denúncias dos árbitros e isso é o que mais nos preocupa», rematou, acrescentando que é necessário continuar a investigar estes casos «para preservar a boa fé na competição e preservar a liberdade e honra dos árbitros».

«Espero que todas essas coisas que são feias e que parecem ter existido sejam banidas para sempre», sublinhou.

Por fim, o treinador dos dragões assegura que a principal meta do clube azul e branco é a conquista do campeonato nacional.

«Temos ambições em todas as competições. Mas claro que a Liga é o que nos dá mais esperanças. Estamos seguros de que vai ser muito competitivo até ao final, com o Sporting, Benfica e SC Braga, que está a um nível extraordinário», concluiu Lopetegui.
 






Dragões recebidos em euforia em Angra do Heroísmo (com fotos)

Os jogadores do FC Porto convocados por Julen Lopetegui para o jogo da quarta eliminatória da Taça de Portugal, este sábado, diante do Angrense, foram recebidos em clima de euforia no aeroporto das Lajes, Ilha Terceira (Açores).

Cerca de 400 adeptos dos dragões esperaram a comitiva dos vice-campeões nacionais e, em poucos minutos, transformaram o espaço numa espécie de míni-estádio, exibindo cachecóis, bandeiras, cartazes de apoio e, um mais audaz, deu-se mesmo ao luxo de acender uma tocha com fumo azul e branco.

Fotos de Vítor Garcez/ASF
 
lopeteguitreinodragao.jpg

Dragões preparam jogo com União

Depois da complicada vitória, de sábado, frente ao Tondela (1-0), o FC Porto regressou hoje ao trabalho e iniciou a preparação para a partida, de quarta-feira, diante o União, em atraso da Liga portuguesa.

Num treino que foi aberto apenas durante 15 minutos, mas onde a Imprensa entrou cerca de 45 minutos depois de ter começado, o treinador Julen Lopetegui poupou os titulares da partida frente ao Tondela, exceto o guarda-redes Iker Casillas, que também esteve no relvado.

Maicon, Tello e Rúben Neves, que começaram no banco, também participaram na sessão.

O treinador espanhol chamou ainda o guarda-redes Diego Costa, dos sub-19, para substituir Godinho, ao serviço da equipa B.
 
casillas16.jpg

«Continuar na Liga dos Campeões é uma obsessão» - Casillas

A três dias de jogar em Stamford Bridge cartada decisiva no apuramento para os oitavos de final da Liga dos Campeões, Iker Casillas antecipou o duelo entre FC Porto e Chelsea, na quarta-feira.

«O FC Porto não se preparou para jogar à defesa porque isso seria um desastre e, muito certamente, resultaria em derrota. Continuar na Liga dos Campeões é uma obsessão. Fizemos uma boa fase de grupos mas sofremos com a derrota em casa com o Dínamo Kiev. Esse foi o pior jogo da época e temos de estar confiantes de que não vamos hipotecar as nossas hipóteses na Champions», disse o guardião do FC Porto em declarações ao Sunday Mirror.

Casillas avisou, porém, que o Chelsea, apesar da campanha desastrosa que está a realizar no campeonato inglês, não vai facilitar a vida aos dragões:

- Mourinho é um treinador que quer sempre vencer, agora contra a antiga equipa. Mas vamos jogar lá com a mentalidade de quem pode fazê-los sofrer em casa e passar a fase de grupos. Sermos eliminados da Champions seria uma desilusão.

«O Chelsea não está a jogar ao mesmo nível do ano passado mas tem um grande plantel, capaz de vencer qualquer rival na Europa. Nunca é fácil jogar fora contra equipas inglesas. Mas este jogo é decisivo para nós. Depois de falharmos no último jogo, é nossa obrigação irmos a Londres mostrar o nosso melhor lado e, no mínimo, conseguir um ponto», rematou.
 
lopetegui7.jpg

«27 jogos sem perder na Liga» - Lopetegui

O treinador do FC Porto, Julen Lopetegui, enfatizou na tarde de sábado a série invicta do FC Porto na Liga, desde a temporada transata (2014/15), para reforçar a ambição de trazer os três pontos do Estádio da Madeira, onde os dragões defrontam, segunda-feira, o Nacional, em jogo da 13.ª jornada da Liga.

«Não penso no que pode acontecer depois do jogo. Quero que a equipa compita sempre para ganhar. Por exemplo, queremos dar sequência a 27 jogos do FC Porto na Liga sem perder», referiu o treinador basco, cuja equipa não é batida para o campeonato desde que o Benfica venceu no Dragão (0-2, bis de Lima), ainda na pretérita temporada.

Foi a 14 de dezembro de 2014 (13.ª jornada de 2014/15), completa-se agora um ano de invencibilidade dos dragões na prova maior do calendário interno de competições.

«O Nacional não perde há 5 jogos em casa? Pois, é muito forte no seu reduto. É uma equipa boa, bem orientada por Manuel Machado, conhece-a bem, tem muito tempo com ela. E tratará de aproveitar as circunstâncias específicas do seu campo, que conhece melhor. Teremos de ser capazes de superá-los, vão ter maior motivação, para nos querer vencer, e nós também», afirmou Julen Lopetegui, na conferência de imprensa de antevisão do encontro, realizada no Olival.

E garantiu que o desaire de quarta-feira, em Londres, ante o Chelsea (0-2), que ditou a eliminação da Champions e a passagem para a Liga Europa (onde os dragões serão cabeças de série dos 32avos de final, sorteio a realizar na segunda-feira) não deixou quaisquer marcas psicológicas nos jogadores.

«Se a moral da equipa está levantada? Desde o dia seguinte a esse jogo! Temos uma grande motivação: lutar pelos títulos! E o mais importante é o campeonato! Olhar para trás de nada vale. Amanhã [domingo] espera-nos uma final, queremos disputá-las para ganhá-las. É o único ‘leit motiv’ para os jogadores, que sigam a competir como o têm feito», afirmou o treinador basco aos jornalistas.

Com um clássico entre os dois primeiros da classificação dentro de duas jornadas, em Alvalade (15.ª ronda, Sporting-FC Porto), e depois de o seu homólogo leonino, Jorge Jesus, ter declarado que os leões estarão, alegadamente por cima em termos futebolísticos nesta altura, Lopetegui deixou o treinador do emblema de Alvalade sem resposta… para já.

«O Sporting nada me importa agora. Só o Nacional, só Manuel Machado. Cada coisa a seu tempo. Juntos, temos de prestar toda a atenção e energia ao jogo com o Nacional. Tudo o resto, ainda falta bastante tempo», disse Lopetegui, avesso a alimentar a polémica.

Mais preocupado se mostrou pela sequência de jogos dos dragões: depois de cinco jogos em 15 dias, seguem-se mais três até à paragem natalícia. E Lopetegui reconheceu que a fadiga deixa marcas nalgumas unidades.

«Sabíamos que teríamos uma sequência duríssima de jogos. Há jogadores com problemas, mas não tenho de dar explicações: antes buscar, sempre, o melhor para a equipa e fazer a equipa com lógica. Tudo o que fazemos é com uma lógica, e dedicação de corpo e alma», foi o preâmbulo que fez questão de deixar antes de entrar no tema.

«O adiamento do jogo com o U. Madeira mudou muitas coisas, mas temos de dar resposta com naturalidade e o plantel que temos. Há jogadores mais cansados do que outros, mas temos respondido bem. Tentaremos apresentar sempre o melhor onze», foi a promessa que deixou, sem se desculpar do rendimento por este argumento.

As últimas palavras de Lopetegui, na sequência de uma questão sobre o avançado, foram sobre Aboubakar, que ficou no banco em Londres, depois de ser titular indiscutível noutros jogos, o que poderia indiciar ser um dos jogadores a necessitar de descansar, não só por cansaço mas alegadamente por menor momento de exuberância de forma do avançado camaronês.


«Se falei em particular com ele? Posso dizer-vos que converso com todos, mas não divulgo as conversas privadas que tenho com os meus jogadores. De resto, todos passam por melhores momentos e por outros. Não estamos preocupados. Jogou muitos jogos, e jogou bem. Seguramente conto com ele», afirmou Lopetegui sobre aquele que é o segundo melhor goleador dos dragões na Liga, com cinco golos (para seis do mexicano Corona).
 
tello4.jpg

Eliminação da Champions complica Tello

O futuro de Tello no FC Porto poderá ficar comprometido depois do afastamento do dragão na fase de grupos da Champions. Segundo noticia o jornal catalão Mundo Deportivo, os dragões mantêm o interesse em acionar a opção de compra do extremo.

Tello, recorde-se, foi emprestado ao FC Porto no verão de 2014, ficando então definido que os dragões teriam de pagar mais oito milhões de euros no final da presente época para ficar com os direitos sobre o jogador.
 
andre6.jpg

André guardado para o clássico com o Sporting

O médio André continua no ginásio a recuperar da sobrecarga muscular que o afastou dos últimos três jogos do FC Porto (Chelsea, Nacional e Feirense).

Segundo pode ler esta sexta-feira em A BOLA, lançar agora André seria um risco, pelo que é preferível resguardá-lo para o clássico com o Sporting, a 2 de janeiro, num jogo que pode ter peso significativo nas contas do campeonato.
 
lopetegui7.jpg

«Também vejo os jogos dos rivais…» - Lopetegui

O treinador do FC Porto reagiu às críticas de que foi alvo pela exibição da equipa no último jogo do campeonato com o Nacional, na Madeira.

«As interpretações que nós fazemos não são iguais às que fazem os outros. Estou há ano e meio em Portugal, vejo os jogos e as dificuldades que sentem rivais. Não é fácil ganhar jogos e nós fizemos o que tínhamos de fazer, que é vencer. Conseguimos ganhar dois jogos complicados na Madeira [ndr. União e Nacional], não é fácil. Temos de continuar concentrados e melhorar em todos os aspetos. Se contarmos com o jogo de segunda-feira, foram dez jogos em menos de 97 dias. Temos de continuar com esta mentalidade, dar resposta às competições que temos e melhorar o que temos de melhorar, como todas as equipas», disse Julen Lopetegui em conferência de imprensa.
 
aboubakargoloLUSA1.jpg

Aboubakar persegue primeiro golo em clássicos

A ainda uma jornada de distância, o clássico de Alvalade, agendado para 2 de janeiro, já concentra as atenções da Liga, naturalmente na perspetiva de um duelo muito importante para a discussão do título.

Mais um jogo grande no currículo de Aboubakar, que persegue o seu primeiro golo frente a Benfica ou Sporting. Apesar de ter chegado ao Dragão no verão de 2014, o avançado participou apenas em dois de cinco clássicos possíveis... e com a curiosidade de nunca ter defrontado os leões.

O camaronês foi suplente utilizado na derrota caseira (0-2) com as águias, no campeonato da época passada, e titular substituído na receção à equipa encarnada na presente edição da prova, que fechou com uma vitória por 1-0.
 
corona5.jpg

«Liderança não é motivo de relaxamento» - Corona

Terminar o ano de 2015 em primeiro lugar no campeonato parece não ser motivo de relaxamento para os dragões. Quem o garante é Jesús Corona, que já pensa no clássico de Alvalade do próximo dia 2.

«Vemos a liderança não como motivo de relaxamento, mas como motivação para seguir em frente. Assim podemos entrar em campo e conquistar os três pontos. Para o clássico de Alvalade levamos um ponto de vantagem e se conseguirmos mais três, ficaremos muito melhor», considerou Corona, como pode ler na edição impressa de A BOLA desta quarta-feira.

O extremo mexicano não esconde a felicidade de passar o Natal na liderança do campeonato, mas assegura que a equipa azul e branca tem os pés bem assentes no chão. «Temos sempre que pensar em coisas positivas e no topo. Na verdade estamos muito contentes por estarmos nesta situação, passar as festas natalícias na frente da classificação», afirmou.
 
pintodacosta5.jpg

Pinto da Costa pretende continuar até 2020

O presidente pretende permanecer na liderança do FC Porto até 2020, ou seja, cumprir o 14.º mandato como o líder máximo dos azuis e brancos, segundo revela A BOLA.

A Comissão de apoio à recandidatura organiza, este domingo, um jantar que irá contar com a presença de cem pessoas.
 
tarjacontesta.jpg

Adeptos insurgem-se contra a SAD

A derrota com o Marítimo (1-3) continua a fazer eco no Dragão, mesmo em vésperas de importante clássico com o Sporting. A contestação a Julen Lopetegui tem sido bem evidente, mas agora os adeptos mostraram também a insatisfação com a Administração da SAD.

«Só pensam em milhões... esquecem-se de ser campeões! Rua», pode ler-se numa longa tarja junto ao Estádio do Dragão, cujas fotografias surgiram em vários blogs durante a última noite.
 
walter1.jpg

Empresário de Walter admite negociações com o Sport Recife

Teo Constantin, representante de Walter, revelou que existem negociações em curso com vista à transferência definitiva do avançado brasileiro, que pertence aos quadros do FC Porto, para o Sport Recife.

«As negociações com Walter estão em curso, estão encaminhadas. Não digo que está próximo porque temos de sentar para conversar. Há muitos detalhes por acertar, há o FC Porto e as próprias questões do jogador. E há outros clubes, quatro da Série A, que demonstraram interesse em Walter», revelou em declarações reproduzidas pela Globosporte.

O avançado esteve cedido ao Atlético Paranaense que, em comunicado, confirmou que não vai tentar um novo empréstimo.
 
pintodacosta.jpg

Pinto da Costa pretende apresentar novo treinador até segunda-feira

O FC Porto definiu uma data para apresentar o sucessor de Julen Lopetegui. Segundo pode ler em A BOLA, na segunda-feira os dragões querem inaugurar novo ciclo técnico.

O próximo treinador poderá ter uma ligação curta ao dragão, de apenas seis meses. Neste quadro, Sérgio Conceição, atual treinador do Vitória de Guimarães, será o nome mais forte neste momento.

Rui Faria, adjunto de José Mourinho, também agradaria sobremaneira à SAD, mas convencê-lo a quebrar a ligação a um dos melhores treinadores do mundo obrigaria sempre a um compromisso superior a seis meses.
 
casillas28.jpg

Casillas apreensivo com saída de Lopetegui

Relatos na Imprensa espanhola garantem que Casillas ficou apreensivo com a saída de Julen Lopetegui do comando técnico do FC Porto.

O guarda-redes, segundo pode ler-se no site diariogol.com, terá mesmo contactado Jorge Mendes para analisar o seu futuro em Portugal, sendo que o empresário terá tranquilizado o guarda-redes.
 
raulgudinoDR.jpg

Gudiño renova contrato com os dragões

Raúl Gudiño renovou contrato com o FC Porto. A revelação foi feita pelo jovem guarda-redes mexicano nas redes sociais.

«Muito feliz pela renovação do meu contrato com o FC Porto. Vamos defender estas cores com coração e humildade», pode ler-se no twitter do guardião que chegou no início da temporada passada, proveniente do Chivas (México).
 
pintodacosta8.jpg

Pinto da Costa sobre José Sá e Marega: «Negócios fazem-se no momento próprio»

O presidente do FC Porto abordou as negociações por José Sá e Marega, garantindo que fechou a contratação dos jogadores com o Marítimo após o jogo realizado no passado domingo, no Dragão.

«Não há negócios difíceis nem fáceis, há negócios que se fazem no momento próprio. Quando se lida com pessoas corretas e de boa-fé torna-se mais fácil. Falei com o Carlos Pereira [presidente do Marítimo] durante o jogo, marcámos um encontro para o final, fomos jantar e nessa mesma noite ficou concretizado», referiu Pinto da Costa em declarações ao Porto Canal.

O líder portista aproveitou para destacar a «lisura» do seu homólogo do Marítimo, salientando:

«É um reaproximar cada vez maior. Desejo que tenham o sucesso que esperamos e que o Marítimo possa prosseguir a sua caminhada e tenha as maiores felicidades.»
 
Voltar
Topo