F1 - 2023

Verstappen sem oposição no Bahrain, Leclerc abandona e Alonso sobe ao pódio

SI202303050231-750x375.jpg

Max Verstappen abriu a temporada de 2023 da Fórmula 1 com um triunfo autoritário, enquanto Fernando Alonso subiu ao pódio na sua estreia com a Aston Martin.

Verstappen, que tinha alcançado a pole position no Circuito Internacional do Bahrain, manteve a primeira posição no arranque e controlou toda a corrida para vencer pela 36ª vez na sua carreira.

Tanto o neerlandês como Sergio Pérez optaram por uma estratégia alternativa face aos seus adversários diretos: começaram, à semelhança dos restantes, com pneus macios, mas colocaram um novo composto macio na primeira passagem pelas boxes, antes de recorrerem à mistura mais dura na fase final da corrida.

Embora tenha perdido a segunda posição para Charles Leclerc na partida, Pérez tirou partido da aderência proporcionada pelos pneus macios para ultrapassar o piloto da Ferrari na 26ª volta, manobra que acabaria por sentenciar a dobradinha da Red Bull em Sakhir.


Quando parecia preparar-se para terminar confortavelmente no lugar mais baixo do pódio, Leclerc sofreu um problema mecânico no SF-23 que o forçou a abandonar a corrida.

A desistência do monegasco promoveu o outro Ferrari de Carlos Sainz ao terceiro lugar, mas o espanhol não teve argumentos para se defender do compatriota Alonso, que na sua estreia com a Aston Martin conquistou o seu 99º pódio da carreira.

Pressionado pelo Mercedes de Lewis Hamilton nas derradeiras voltas da corrida, Sainz cruzou a linha de meta em quarto e com cerca de dois segundos de vantagem para o heptacampeão.

Lance Stroll, ainda a recuperar das lesões sofridas num acidente de bicicleta no passado mês de Fevereiro, colocou o outro Aston Martin em sexto e à frente do Mercedes de George Russell.

O oitavo lugar ficou para o Alfa Romeo de Valtteri Bottas, ao passo que Pierre Gasly, vigésimo na grelha de partida, recuperou até nono na corrida que marcou o início do seu percurso na Alpine.

Albon Albon, aos comandos do Williams, encerrou os dez primeiros e somou o seu primeiro ponto na Fórmula 1 desde o Grande Prémio da Bélgica da temporada passada.

Esteban Ocon e o rookie Oscar Piastri juntaram-se a Leclerc na lista de abandonos, com o outro McLaren de Lando Norris a ser último classificado após uma corrida problemática em termos de fiabilidade para a formação de Woking.

Classificação do Grande Prémio do Bahrain

i381zdzvayla1-1024x576.jpg

F1PT
 
Verstappen confortavelmente na frente no primeiro treino livre em Jeddah

SI202303170502-750x375.jpg

Max Verstappen estabeleceu o melhor tempo na sessão inaugural do Grande Prémio da Arábia Saudita de 2023.

O piloto neerlandês, que tinha falhado o dia dedicado à imprensa em Jeddah devido a uma gastroenterite, iniciou a segunda ronda da temporada de 2023 com o pé direito, sendo quase meio segundo mais veloz do que o outro Red Bull de Sergio Pérez.

Em busca de confirmar a competitividade mostrada no Bahrain, a Aston Martin colocou os seus carros na terceira e quarta posições, com Fernando Alonso na frente de Lance Stroll.

George Russell e Lewis Hamilton levaram os monolugares da Mercedes ao quinto e sexto lugares, mas terminaram mais de um segundo aquém da marca de Verstappen.

Carlos Sainz, aos comandos do mais rápido dos carros da Ferrari, foi o sétimo classificado, diante do Alpine de Pierre Gasly.

O Williams de Alex Albon e o AlphaTauri de Yuki Tsunoda encerraram a primeira metade da tabela de tempos.


Classificação da primeira sessão de treinos livres para o Grande Prémio da Arábia Saudita

20230317_144352.jpg

20230317_144357.jpg

F1PT
 
Verstappen de novo na frente, Alonso termina o dia na segunda posição em Jeddah

SI202303170764-750x375.jpg

Max Verstappen voltou a ser o mais rápido no segundo treino livre para o Grande Prémio da Arábia Saudita, desta feita na frente do Aston Martin de Fernando Alonso.

O bicampeão do mundo da Red Bull registou um tempo de 1:29.603 com o composto macio da Pirelli e terminou o dia de sexta-feira no topo da classificação em Jeddah.

Continuando a inserir o carro da Aston Martin nas posições cimeiras da tabela de tempos, Alonso fechou o dia com a segunda melhor marca e cerca de dois décimos de segundo atrás de Verstappen.


O outro Red Bull de Sergio Pérez ficou com o terceiro posto, enquanto Esteban Ocon levou o monolugar da Alpine à quarta posição em solo saudita.

Numa apertada batalha no topo do segundo pelotão, George Russell colocou o Mercedes em quinto ao superar o segundo Alpine de Pierre Gasly por apenas 30 milésimos.

Lance Stroll terminou em sétimo com o Aston Martin e Nico Hulkenberg foi o oitavo mais veloz aos comandos do Haas VF-23.

Os dois pilotos da Ferrari mostraram-se novamente pouco competitivos e não foram além da nona e décima posições, com Charles Leclerc a bater o colega de equipa Carlos Sainz.


Classificação da segunda sessão de treinos livres para o Grande Prémio da Arábia Saudita

FrcNLOiWAAQSn7T.jpg

F1PT
 
Verstappen dominador antes da qualificação em Jeddah

SI202303180382-750x375.jpg

Max Verstappen manteve a primeira posição na terceira sessão de treinos livres para o Grande Prémio da Arábia Saudita.

O piloto neerlandês estabeleceu o melhor tempo do fim de semana ao rodar em 1:28.485 e superou o outro Red Bull de Sergio Pérez por mais de seis décimos de segundo.

Fernando Alonso voltou a ser quem mais se aproximou da dupla de pilotos da Red Bull, colocando o Aston Martin na terceira posição em Jeddah.

Em bom plano esteve também o outro AMR23 de Lance Stroll, que registou uma marca apenas 26 milésimos de segundo mais lenta do que o seu colega de equipa.

Lewis Hamilton levou o mais veloz dos monolugares da Mercedes ao quinto posto, enquanto Charles Leclerc ascendeu ao sexto lugar com uma volta realizada nos momentos finais da sessão.

Lando Norris e Oscar Piastri mostraram um ritmo mais competitivo do que nos treinos livres e foram, respetivamente, sétimo e oitavo classificados.

Pierre Gasly terminou apenas três milésimos atrás de Piastri e ficou com o nono lugar, diante do segundo Ferrari de Carlos Sainz.

Nyck de Vries não participou na sessão devido a um problema que obrigou a AlphaTauri a substituir a unidade motriz no seu carro.

Classificação da terceira sessão de treinos livres para o Grande Prémio da Arábia Saudita



Classificação da terceira sessão de treinos livres para o Grande Prémio da Arábia Saudita

mt9bsbwgeioa1.jpg

F1PT
 
Fiabilidade trava Verstappen em Jeddah, Pérez aproveita e conquista a segunda pole da carreira

SI202303180501-750x375.jpg


Sergio Pérez alcançou a sua segunda pole position da carreira depois de um problema de fiabilidade ter arredado o favoritíssimo Max Verstappen da batalha em Jeddah.

O mais rápido em todas as três sessões de treinos livres para o Grande Prémio da Arábia Saudita, Verstappen sofreu uma falha na transmissão do seu Red Bull que o impediu de ir além do 15º lugar na segunda qualificação do ano.

Com a ausência do bicampeão do mundo, o seu colega de equipa capitalizou a oportunidade e estabeleceu uma marca de 1:28.265 que lhe permitiu garantir a primeira posição na grelha de partida pelo segundo ano consecutivo em solo saudita.


Charles Leclerc foi o segundo mais rápido aos comandos do Ferrari, mas a penalização de 10 lugares na grelha atribuída ao monegasco fará com que seja Fernando Alonso a arrancar da primeira linha com o Aston Martin.

Imediatamente atrás do espanhol estará o Mercedes de George Russell, que se superiorizou ao segundo Ferrari de Carlos Sainz.

Lance Stroll realizou dois setores muito rápidos na sua última volta rápida, mas um terceiro setor menos bem conseguido atirou-o para a sexta posição.

Esteban Ocon levou o Alpine ao sétimo lugar, enquanto Lewis Hamilton terminou no oitavo posto ao volante do Mercedes.

Estreando-se no derradeiro segmento da qualificação, Oscar Piastri averbou o nono tempo com o McLaren, ao passo que o Alpine de Pierre Gasly fechou os dez primeiros.

De fora no Q2, para além de Verstappen, ficaram Nico Hulkenberg, Zhou Guanyu, Kevin Magnussen e Valtteri Bottas.

Yuki Tsunoda falhou o acesso à segunda fase da sessão de qualificação por 10 milésimos, sendo que o Williams de Alex Albon e o outro AlphaTauri de Nyck de Vries também foram eliminados no Q1.

Lando Norris danificou a direção do seu McLaren com um toque no muro interior da última curva do circuito e partilhará a última linha da grelha com Logan Sargeant, que protagonizou três erros ao longo da sessão: ultrapassou os limites de pista na primeira volta, sofreu um pião na segunda e teve um contacto com as barreiras na terceira.

Classificação da sessão de qualificação para o Grande Prémio da Arábia Saudita

pwrjzi82ijoa1.jpg

F1pt
 
Pérez regressa aos triunfos, Verstappen recupera até segundo e Alonso alcança centésimo pódio

202303190316-750x375.jpg


Sergio Pérez converteu a pole position em vitória no Grande Prémio da Arábia Saudita, enquanto Max Verstappen minimizou os danos ao recuperar até segundo e Fernando Alonso atingiu a marca dos 100 pódios na Fórmula 1.

Pérez, que alinhou no primeiro posto da grelha de partida pelo segundo ano consecutivo em Jeddah, perdeu a liderança para o Aston Martin de Fernando Alonso no arranque da corrida.

No entanto, o mexicano tirou partido de um ritmo de corrida mais competitivo no seu Red Bull para regressar rapidamente à dianteira do Grande Prémio em solo saudita.


Um dos momentos cruciais da corrida ocorreu na 18ª de 50 voltas, quando Lance Stroll criou um período de Safety Car ao imobilizar o seu Aston Martin em pista com um problema mecânico.

O período de Safety Car subsequente levou a que grande parte dos pilotos efetuasse uma passagem pela via das boxes para a substituição dos pneus nos seus carros, sendo que Alonso foi forçado a cumprir uma penalização de cinco segundos que acabou por não afetar a sua posição em pista.

No reinício de corrida, a classificação mantinha-se inalterada nos três primeiros lugares, com Pérez na frente de Alonso e George Russell – mas com Verstappen já a ocupar o quarto posto após ter saído de 15º.

Sem surpresa, o neerlandês facilmente ultrapassou os seus adversários da Mercedes e da Aston Martin para subir a segundo e iniciar a perseguição ao seu colega de equipa.

O que se seguiu foi, no entanto, um pouco menos previsível, uma vez que o bicampeão em título não conseguiu anular o espaço para Pérez, que conquistou assim o seu quinto triunfo na Fórmula 1.

Na luta pelo terceiro posto, Alonso levou a melhor sobre Russell e assegurou o centésimo pódio da sua carreira – e o segundo em duas corridas ao serviço da Aston Martin.

Lewis Hamilton apostou numa estratégia oposta à dos seus adversários diretos, iniciando a corrida com o composto duro da Pirelli e fazendo a segunda metade da prova com pneus médios.

O heptacampeão do mundo terminou na quinta posição com o segundo carro da Mercedes e bateu os Ferraris de Carlos Sainz e Charles Leclerc, que voltaram a exibir um ritmo pouco competitivo em Jeddah.

Esteban Ocon e Pierre Gasly colocaram os carros da Alpine na oitava e nona posições, ao passo que Kevin Magnussen amealhou o primeiro ponto da Haas em 2023 ao ser décimo classificado.

F1PT
 
Verstappen lidera primeiro treino livre atribulado em Melbourne

Fsg-jm0WAAAjk5G-750x375.jpg


O regresso da Fórmula 1 a solo australiano ficou marcado por uma atribulada sessão de treinos livres, com saídas de pista, incidentes relacionados com o tráfego e duas interrupções: primeiro na sequência de um problema que impediu a direção de corrida de receber os dados GPS e depois devido a uma anomalia que forçou Logan Sargeant a parar o seu Williams em pista.

Embora tenha estabelecido o tempo de 1:18.790 para se afirmar como o mais rápido em Melbourne, Verstappen também não evitou os problemas, abortando diversas voltas rápidas na fase final da sessão e protagonizando um pião na sua derradeira tentativa.


Lewis Hamilton registou uma marca quatro décimos de segundo mais lenta do que a do neerlandês da Red Bull e terminou na segunda posição, enquanto Sergio Pérez foi o terceiro classificado após uma volta realizada com pneus médios.

Fernando Alonso fechou a sessão no quarto posto e na frente dos monolugares da Ferrari, com Charles Leclerc a superar o outro SF-23 de Carlos Sainz.

No sétimo lugar ficou o McLaren de Lando Norris, ao passo que Pierre Gasly levou o melhor dos carros da Alpine à oitava posição.

O Mercedes de George Russell e o Aston Martin de Lance Stroll encerraram os dez primeiros no traçado de Albert Park.

Classificação da primeira sessão de treinos livres para o Grande Prémio da Austrália

Fsg9OFrWYAA4nd7.jpg

F1PT
 
Alonso no topo em segunda sessão afetada pela chuva na Austrália

16802361885951-750x375.jpg

Fernando Alonso foi o mais veloz numa segunda sessão de treinos livres pouco representativa em Melbourne.

O espanhol da Aston Martin recorreu aos pneus médios para registar um tempo de 1:18.887 antes do aparecimento da chuva obrigar à mudança para o composto intermédio da Pirelli no traçado de Albert Park.

Charles Leclerc fechou a sessão na segunda posição com o Ferrari, enquanto Max Verstappen, líder no primeiro treino livre, foi o terceiro classificado aos comandos do Red Bull.

Efetuando a sua volta mais rápida com pneus duros, George Russell levou o monolugar da Mercedes ao quarto posto e terminou na frente do Ferrari de Carlos Sainz.

Esteban Ocon colocou o carro da Alpine no sexto lugar, diante do Red Bull de Sergio Pérez e do McLaren de Lando Norris.

Nas últimas posições do top 10 ficaram o Haas de Nico Hulkenberg e o Alpine de Pierre Gasly.

Classificação da segunda sessão de treinos livres para o Grande Prémio da Austrália

Fshuq7FWwAEAC-e.jpg

F1PT
 
Verstappen regressa ao topo no terceiro treino livre em Melbourne

304010093-750x375.jpg

Max Verstappen liderou a derradeira sessão de treinos livres para o Grande Prémio da Austrália.

Num treino disputado com piso seco, o neerlandês estabeleceu a volta mais rápida do fim de semana ao rodar em 1:17.565 com o monolugar da Red Bull.

Fernando Alonso colocou o Aston Martin no segundo posto em Melbourne, realizando uma marca 0,162s mais lenta do que a do líder do campeonato.

Esteban Ocon e Pierre Gasly estiveram em destaque e concluíram a sessão na terceira e quinta posições ao volante dos carros da Alpine, enquanto George Russell foi o quarto mais rápido.

Problemas mecânicos, saídas de pista e incidentes com o tráfego marcaram a atribulada sessão de Sergio Pérez, que não foi além do sexto lugar com o segundo Red Bull.

Carlos Sainz foi o sétimo classificado aos comandos do mais veloz dos Ferraris, ao passo que Lewis Hamilton terminou em oitavo depois de ter sido prejudicado pelo tráfego na sua derradeira volta rápida.

O Aston Martin de Lance Stroll e o Alfa Romeo de Zhou Guanyu encerraram os dez primeiros.

Classificação da terceira sessão de treinos livres para o Grande Prémio da Austrália

FsmHQUDX0AUDH7u.jpg

F1PT
 
Verstappen conquista a segunda pole do ano

SI202304010217-750x375.jpg


Max Verstappen conquistou a pole position para o terceiro Grande Prémio da temporada em Melbourne.

O bicampeão em título estabeleceu uma marca de 1:16.732 que lhe permitiu assegurar a segunda pole position do ano em solo australiano.

Do outro lado da garagem, Sergio Pérez, que tinha enfrentado múltiplos problemas no terceiro treino livre, colocou um ponto final prematuro na sua participação na qualificação ao imobilizar o seu carro na gravilha após uma travagem falhada para a Curva 3.


“Precisamos de resolver este problema”, afirmou o mexicano via rádio. “É sempre o mesmo problema.”

Com um Red Bull ausente da batalha pelas posições cimeiras da grelha de partida pelo segundo fim de semana consecutivo, George Russell capitalizou a oportunidade e inseriu o Mercedes na primeira linha.

O britânico registou um tempo cerca de dois décimos mais lento do que Verstappen e partirá para a corrida à frente do outro Mercedes de Lewis Hamilton, que partilhará a segunda linha com o Aston Martin de Fernando Alonso.

Carlos Sainz completou os cinco primeiros com o melhor dos Ferraris, enquanto Lance Stroll foi o sexto classificado ao volante do segundo carro da Aston Martin, diante do outro SF-23 de Charles Leclerc.

Alex Albon esteve em bom plano e levou o monolugar da Williams ao oitavo posto, superando o Alpine de Pierre Gasly e o Haas de Nico Hulkenberg.

O segundo segmento da sessão ditou o fim da linha para Esteban Ocon, Yuki Tsunoda, Lando Norris, Kevin Magnussen e Nyck de Vries.

Eliminados na primeira fase da sessão, para além de Pérez, ficaram o McLaren de Oscar Piastri, o Alfa Romeo de Zhou Guanyu, o Williams de Logan Sargeant e o outro C43 de Valtteri Bottas.

Grelha de partida para o Grande Prémio da Austrália

Fsm81ygXgAMsThn.jpg

F1PT
 
Verstappen vence corrida com três bandeiras vermelhas em Albert Park


SI202304020163-750x375.jpg

Max Verstappen regressou aos triunfos numa corrida que contou com três períodos de bandeira vermelha – um acontecimento inédito na história da Fórmula 1.

O piloto da Red Bull, que arrancou da pole position em Melbourne, foi de imediato ultrapassado pelos carros da Mercedes, que lideraram o pelotão na fase inicial da corrida.

Russell e Hamilton mantiveram-se à frente do neerlandês no reinício que sucedeu o período de Safety Car causado pelo abandono do Ferrari de Charles Leclerc na primeira volta em Albert Park.


O Safety Car acabaria por regressar à pista na sétima volta do Grande Prémio, quando Alex Albon, então sexto classificado, perdeu o controlo do Williams e embateu nas barreiras da Curva 7.

O ainda líder Russell e o quarto colocado Carlos Sainz aproveitaram de imediato a situação para se dirigirem às boxes e efetuarem a primeira troca de pneus do dia em solo australiano.

No entanto, a presença de gravilha na pista levou a que a direção de corrida tomasse a decisão de interromper a corrida com uma bandeira vermelha – circunstância que prejudicou o britânico da Mercedes e o espanhol da Ferrari, uma vez que permitiu que os restantes pilotos efetuassem uma troca para pneus novos enquanto estavam imobilizados na via das boxes.

Hamilton, que herdou a liderança depois da paragem do seu colega de equipa, conservou o primeiro posto no arranque que sucedeu o período de bandeira vermelha, mas não conseguiu impedir a ultrapassagem do neerlandês na 12ª volta da corrida.

Daí em diante, o bicampeão em título construiu uma confortável vantagem que viria a ser anulada a quatro voltas da bandeirada de xadrez, altura em que Kevin Magnussen perdeu uma roda no seu Haas e motivou uma nova interrupção da prova.

O momento mais caótico do dia estava reservado para o terceiro arranque parado: Sainz atingiu o Aston Martin de Alonso, os dois monolugares da Alpine colidiram de forma violenta e Lance Stroll, Logan Sargeant e Nyck de Vries saíram de pista na Curva 3.

Esse momento representou, efetivamente, o término da corrida, visto que os pilotos não voltariam a competir depois da terceira situação de bandeira vermelha.

Verstappen cruzou, assim, a linha de meta no primeiro lugar pela segunda vez em três corridas, enquanto Hamilton se estreou no pódio em 2023 ao ser segundo classificado.

Como a classificação foi baseada na ordem de arranque para o último reinício, Alonso manteve o terceiro lugar e garantiu o seu terceiro pódio em três corridas com a Aston Martin.

Sainz, que iria finalizar no quarto posto, recebeu uma penalização de cinco segundos por ter causado a colisão com o seu compatriota e caiu para fora dos dez primeiros.

A quarta posição ficou, por isso, para o Aston Martin de Lance Stroll, ao passo que Sergio Pérez concluiu em quinto uma corrida para a qual arrancou da via das boxes.

Lando Norris somou os seus primeiros pontos do ano ao ser sétimo, diante do Haas de Nico Hulkenberg e do outro MCL60 de Oscar Piastri, que se estreou a pontuar no evento de casa.

O Alfa Romeo de Zhou Guanyu e o AlphaTauri de Yuki Tsunoda completaram os lugares pontuáveis em Melbourne.

Classificação do Grande Prémio da Austrália

viscwewvffra1.jpg

F1PT
 
Verstappen supera Leclerc por 37 milésimos na única sessão antes da qualificação em Baku


202304282270-750x375.jpg


Max Verstappen liderou a única sessão de treinos livres para o Grande Prémio do Azerbaijão.

O piloto da Red Bull estabeleceu a marca de 1:42.315 numa sessão em que um problema na unidade motriz de Pierre Gasly obrigou o francês a imobilizar o seu Alpine em pista e causou um período de bandeira vermelha relativamente longo.

Charles Leclerc colocou o Ferrari no segundo posto ao ser cerca de um décimo de segundo mais veloz do que o outro Red Bull de Sergio Pérez, enquanto Carlos Sainz fechou a sessão no quarto lugar.

Aos comandos de um McLaren com evoluções, Lando Norris terminou na quinta posição, diante do AlphaTauri do neerlandês Nyck de Vries.

Os monolugares da Aston Martin ficaram em sétimo e oitavo, com Lance Stroll na frente do segundo AMR23 de Fernando Alonso, que realizou a sua melhor no composto médio.

Alex Albon levou o Williams FW45 ao nono lugar e Zhou Guanyu encerrou a primeira metade da tabela de tempos ao volante do mais rápido dos carros da Alfa Romeo.

Classificação da primeira sessão de treinos livres para o Grande Prémio do Azerbaijão

Fuy66qFXwAAQzSo.jpg

F1PT
 
Leclerc coloca a Ferrari na pole position pela primeira vez em 2023

cfpXwAAbF-I-750x375.jpg


Charles Leclerc ofereceu a primeira pole position da temporada de 2023 à Ferrari na sessão de qualificação para o Grande Prémio do Azerbaijão.
O piloto monegasco, que tinha assinado o mesmo tempo que Max Verstappen na primeira tentativa da derradeira fase da sessão, melhorou a sua marca para 1:40.203 ao cair do pano e superou o neerlandês por quase dois décimos de segundo em Baku.

Esta é a primeira pole position de Charles Leclerc desde o Grande Prémio de Singapura de 2022 e a terceira consecutiva no Azerbaijão.

No terceiro lugar da grelha de partida para a corrida de domingo estará o Red Bull de Sergio Pérez, enquanto o outro Ferrari de Carlos Sainz sairá do quarto posto.
Lewis Hamilton, o único piloto da Mercedes que atingiu o Q3, registou a quinta marca, diante do Aston Martin de Fernando Alonso.
Com as primeiras evoluções do ano no seu McLaren, Lando Norris averbou o sétimo tempo, o que significa que partilhará a quarta linha com o AlphaTauri de Yuki Tsunoda.

Sem conseguir recorrer ao DRS na sua última volta rápida, Lance Stroll ficou-se pelo nono lugar, à frente do McLaren de Oscar Piastri.
De fora no Q2 ficaram o Mercedes de George Russell, o Alpine de Esteban Ocon, o Williams de Alex Albon, o Alfa Romeo de Valtteri Bottas e o outro FW45 de Logan Sargeant.

Pierre Gasly e Nyck de Vries não escaparam à última linha da grelha após terem protagonizado acidentes na terceira curva do circuito durante a primeira fase da sessão.
O francês da Alpine e o neerlandês da AlphaTauri arrancarão atrás do Alfa Romeo de Zhou Guanyu e dos Haas de Nico Hulkenberg e Kevin Magnussen, que também foram eliminados no Q1.

Classificação da sessão de qualificação para o Grande Prémio do Azerbaijão

b7p1es7b2nwa1.jpg

F1PT
 
Sergio Pérez vence a primeira corrida sprint de 2023 em Baku

Fu43R9AXsAInPyZ-750x375.jpg


Na primeira corrida sprint da temporada de 2023 foi Sergio Pérez quem conquistou a vitória, terminando na frente de Charles Leclerc que partiu da pole.

O piloto da Red Bull usou o DRS para passar Leclerc e controlou a corrida, vencendo por quatro segundos. Max Verstappen terminou no terceiro lugar depois de ter sofrido danos devido a um contacto com o 4.º classificado George Russell.

Carlos Sainz terminou em quinto, à frente de Alonso, Hamilton e Lance Stroll que fechou os lugares pontuáveis.

Yuki Tsunoda bateu na curva 13 e causou a entrada do SC. O piloto da AlphaTauri foi a único que não terminou a corrida sprint.

Classificação da corrida Sprint do Grande Prémio do Azerbaijão

Fu41v35WwAM0YwY.jpg

F1PT
 
Pérez repete a vitória na corrida principal do Grande Prémio do Azerbaijão


SI202304300637-750x375.jpg


Sergio Pérez levou a melhor no braço de ferro com o outro Red Bull de Max Verstappen e conquistou a sua segunda vitória de 2023 em Baku.

O piloto mexicano, que também tinha triunfado na corrida sprint de sábado, arrancou do terceiro posto e rapidamente ascendeu a segundo após Charles Leclerc não ter conseguido responder à incrível velocidade em linha reta dos monolugares da Red Bull.

O momento-chave do Grande Prémio deu-se na décima volta, quando Nyck de Vries imobilizou o seu AlphaTauri na sequência de um toque num dos muros do traçado.

Esse incidente levou a que a Red Bull reagisse de imediato e chamasse o líder Verstappen às boxes, mas a direção de corrida acionou o Safety Car apenas quando o neerlandês já tinha saído da via das boxes.

Pérez, que tinha permanecido em pista, realizou a sua travessia das boxes durante o período de Safety Car, o que lhe permitiu perder menos tempo e emergir em pista à frente do seu colega de equipa, que foi ainda ultrapassado pelo Ferrari de Leclerc.

Embora tenha superado rapidamente o SF23 do monegasco, Verstappen não conseguiu anular a diferença para Pérez na segunda metade da corrida, cruzando a linha de meta cerca de dois segundos atrás do outro RB19.

Leclerc viu a bandeira de xadrez no terceiro lugar e longe dos monolugares da formação de Milton Keynes, enquanto Fernando Alonso recuperou dois lugares face à sua posição de partida para chegar a quarto com o Aston Martin.

Num fim de semana em que nunca se sentiu confortável aos comandos do carro da Ferrari, Carlos Sainz resistiu aos ataques do Mercedes de Lewis Hamilton e limitou os danos ao ser quinto classificado.

Lance Stroll levou o segundo Aston Martin ao sétimo lugar, ao passo que George Russell foi apenas oitavo com o Mercedes.

O McLaren de Lando Norris e o AlphaTauri de Yuki Tsunoda encerraram os lugares pontuáveis em Baku.

Classificação do Grande Prémio do Azerbaijão

Fu9rL93WIAAw2qp.jpg

F1PT
 
f1logo.png


Classificação Geral
Pilotos


f1.png
 
Voltar
Topo