Verstappen sem oposição no Bahrain, Leclerc abandona e Alonso sobe ao pódio
Max Verstappen abriu a temporada de 2023 da Fórmula 1 com um triunfo autoritário, enquanto Fernando Alonso subiu ao pódio na sua estreia com a Aston Martin.
Verstappen, que tinha alcançado a pole position no Circuito Internacional do Bahrain, manteve a primeira posição no arranque e controlou toda a corrida para vencer pela 36ª vez na sua carreira.
Tanto o neerlandês como Sergio Pérez optaram por uma estratégia alternativa face aos seus adversários diretos: começaram, à semelhança dos restantes, com pneus macios, mas colocaram um novo composto macio na primeira passagem pelas boxes, antes de recorrerem à mistura mais dura na fase final da corrida.
Embora tenha perdido a segunda posição para Charles Leclerc na partida, Pérez tirou partido da aderência proporcionada pelos pneus macios para ultrapassar o piloto da Ferrari na 26ª volta, manobra que acabaria por sentenciar a dobradinha da Red Bull em Sakhir.
Quando parecia preparar-se para terminar confortavelmente no lugar mais baixo do pódio, Leclerc sofreu um problema mecânico no SF-23 que o forçou a abandonar a corrida.
A desistência do monegasco promoveu o outro Ferrari de Carlos Sainz ao terceiro lugar, mas o espanhol não teve argumentos para se defender do compatriota Alonso, que na sua estreia com a Aston Martin conquistou o seu 99º pódio da carreira.
Pressionado pelo Mercedes de Lewis Hamilton nas derradeiras voltas da corrida, Sainz cruzou a linha de meta em quarto e com cerca de dois segundos de vantagem para o heptacampeão.
Lance Stroll, ainda a recuperar das lesões sofridas num acidente de bicicleta no passado mês de Fevereiro, colocou o outro Aston Martin em sexto e à frente do Mercedes de George Russell.
O oitavo lugar ficou para o Alfa Romeo de Valtteri Bottas, ao passo que Pierre Gasly, vigésimo na grelha de partida, recuperou até nono na corrida que marcou o início do seu percurso na Alpine.
Albon Albon, aos comandos do Williams, encerrou os dez primeiros e somou o seu primeiro ponto na Fórmula 1 desde o Grande Prémio da Bélgica da temporada passada.
Esteban Ocon e o rookie Oscar Piastri juntaram-se a Leclerc na lista de abandonos, com o outro McLaren de Lando Norris a ser último classificado após uma corrida problemática em termos de fiabilidade para a formação de Woking.
Classificação do Grande Prémio do Bahrain
F1PT