O cantinho do lampiões

aimar7.jpg


Aimar pode ser titular no jogo com Académica

Três meses depois, Pablo Aimar voltou a jogar. Aos 74 minutos da partida das águias na Amoreira, terminava o calvário do argentino de 33 anos que viveu a pior etapa da carreira desde que chegou ao Benfica em 2008.

Uma lesão muscular, nunca devidamente explicada pelo departamento clínico encarnado, deixou-o fora de atividade desde o jogo com o Barcelona, no Estádio da Luz, a 2 de outubro, última aparição de «el mago» na equipa encarnada antes da noite de anteontem no Estoril.

O historial clínico de Aimar sempre mereceu cuidados redobrados por parte do departamento médico das águias, sendo também ele visto como um dos jogadores que mais à risca sempre seguiram as recomendações dos médicos e restantes profissionais do departamento. Daí que, depois de um início de época intermitente em termos físicos, a aposta tenha sido numa paragem longa de modo a debelar todos os aspetos que o estivessem a condicionar, regressando à competição apenas quando se sentisse a cem por cento. Como agora está.

Mas a paragem foi longa e o regresso está agora a ser gerido com naturais cautelas: evitar recaídas é a principal preocupação, e nesse aspeto também Jorge Jesus se mostra, naturalmente, avisado. Este domingo, Aimar jogou pouco mais de um quarto de hora, nos próximos jogos é natural que comece a ganhar um pouco mais de rodagem. A começar já pelo encontro de amanhã, com a Académica para a Taça da Liga, na Luz, em que o número 10 argentino até pode ser opção para jogar os primeiros 45 minutos, ganhando por isso outro balanço para o clássico do próximo domingo.

Para o jogo com o FC Porto, ainda assim, Pablo Aimar ainda não deverá ser opção para jogar de início.

Fonte:
 
nolito4.jpg


Granada negoceia Nolito

O empresário de Nolito, Óscar Font, garantiu ontem à agência EFE, de Espanha, a existência de contactos entre Granada e Benfica para a transferência de Nolito, provavelmente por empréstimo.

«Enrique Pina [presidente do Granada] já se colocou em contacto com o clube para negociar e Nolito gostaria de ir para o Granada, embora também haja outras boas ofertas de Espanha», assegurou o empresário do jogador de 26 anos, que também já foi apontado ao Bétis, Espanhol, Osasusa e Saragoça.

«Este verão já falamos com o Benfica para o deixarem sair, mas tanto o presidente como o treinador nos disseram que ele era uma peça importante», sublinhou o empresário, que aponta o facto de existir forte concorrência interna para o espanhol ter, esta época, menor utilização que na temporada passada.

Fonte:
 
jorgejesus30.jpg


«Modificar um resultado é sinal de poder» - Jorge Jesus

Jorge Jesus reconhece que teve de chamar do banco jogadores que não pensava utilizar perante a Académica. Alan Kardec, diz, «foi determinante para dar a volta» ao jogo.

«Kardec fez a engrenagem do jogo. Mostrou ao treinador que se pode contar com ele. Lá dentro é que se vê quem tem capacidade e quem não tem.

A carreira e o passado desportivo são importantes mas lá dentro é que se vê a verdade.

Foi determinante para dar a volta ao jogo», realça o treinador das águias, enaltecendo a «demonstração de força e de qualidade do plantel».

«Modificar um resultado é sinal de poder», destacou.

Fonte:
 
cardozo8.jpg


Cardozo convoca adeptos para o clássico

Óscar Cardozo faz votos que os adeptos do Benfica compareçam em grande número no clássico com o FC Porto, no próximo domingo, a fim de ajudarem a equipa encarnada a levar a melhor no importante embate da 14.ª jornada.

«O vosso apoio é a nossa força. Contamos com vocês no próximo jogo», diz o avançado paraguaio, melhor marcador do Campeonato com 12 golos, em vídeo divulgado no site oficial do clube.

Separados por três pontos no topo da classificação (o Benfica tem mais um jogo realizado), águias e dragões medem forças no próximo domingo, a partir das 20.15 horas, Estádio da Luz.

Takuara, recorde-se, falhou o jogo com a Académica, da Taça da Liga, devido a problemas físicos. O avançado, porém, deve recuperar para o clássico com o FC Porto.

Fonte:
 
kardec3.jpg


Kardec convence Jesus a mantê-lo no plantel

Alan Kardec comemora amanhã 24 anos e vai receber de Jorge Jesus uma prenda: o treinador conta com o avançado brasileiro até ao final da temporada, não estando prevista a saída em janeiro.

Já após o jogo com a Académica, Jesus tinha afirmado que Kardec «mostrou ao treinador que se pode contar com ele».

O golo e, sobretudo, a exibição e atitude do brasileiro na vitória dos encarnados sobre os estudantes (3-2) só reforçaram a convicção de Jesus: Kardec pode ser importante até ao fim da época.

O empenho do ex-internacional sub-20 canarinho vai ser recompensado com o voto de confiança do treinador, que em quatro meses e meio só duas vezes apostou em Kardec, com o Moreirense (um minuto), fora, para a Taça da Liga, e, agora, com a Académica (jogou 33 minutos, depois de entrar para o lugar de Luisão), para a mesma competição. De resto, o avançado tinha sido utilizado três vezes na equipa B (um golo).

A entrada de Kardec foi decisiva para a reviravolta. Marcou um golo e ofereceu outro a Lima, merecendo palavras de conforto de Jesus e, especialmente, muitos elogios, pelo Twitter.

Um dos mais significativos foi publicado por Luisão.

«Boa noite, benfiquistas, estou feliz pela vitória e mais feliz por ver um exemplo de humildade, honestidade, trabalhado, etc... Alan Kardec!!!», escreveu o capitão do Benfica.

O compatriota, que se emocionou depois de marcar aos estudantes, respondeu:

Sem palavras, nego!!! Grande abraço na família.

Foram, aliás, muitas as mensagens de apreço publicadas naquela rede social. Sobretudo, pedidos para Kardec não deixar de acreditar nele.

Os ecos do que Kardec fez com a Académica chegaram depressa ao Brasil, de onde também chegou muito carinho. O empresário Reinaldo Pitta, que agencia o brasileiro, diz que o «golo é consequência do trabalho» de Kardec, que caracteriza de «garoto bom e humilde».

Em conversa com A BOLA, revelou esperança de que a sorte voltará a sorrir a Kardec:

Vamos ver se as coisas mudam. O objetivo é triunfar no Benfica. Já, já, não há qualquer proposta oficial. Alguns clubes estão interessados e o Coritiba é um deles, mas tem de fazer uma oferta. Em princípio, o Benfica quer vender, mas pode haver uma cedência se houver contrapartidas. Não digo que tenham faltado oportunidades, mas, infelizmente, não tem sido muito feliz.

A partir de agora, porém, o cenário poderá mudar.

Fonte:
 
adeptos9.jpg

Bilhetes para Leverkusen a partir de 14 euros



Já estão disponíveis os bilhetes para o jogo com o Leverkusen, referente para a primeira “mão” dos 16 avos de final da Liga Europa, agendado para 14 de fevereiro, na Alemanha.

Os ingressos, cujos preços variam entre os 14 (bancada visitante inferior) e os 20 euros (bancada visitante superior), podem ser adquiridos na Benfica Megastore e no Departamento das Casas do Clube até às 12 horas do dia 23 de janeiro.

O jogo da primeira “mão” está marcado para as 18 horas no Estádio BayArena, o Benfica recebe o Leverkusen no segundo jogo agendado para 21 do mesmo mês.
 
cardozo32.jpg


«Luisão, Rodrigo e Cardozo são muito mais importantes que James» - Jorge Jesus

Alan Kardec esteve em foco a meio da semana, no triunfo do Benfica ante a Académica para a Taça da Liga. Com um golo e uma assistência para Lima, o jovem brasileiro voltou a cair nas graças dos sócios e adeptos do Benfica e não só...

«O Alan Kardec, é um jogador que temos de contar com ele. No último jogo [n.d.r. com a Académica para a Taça da Liga] esteve muito bem, é um jogador na qual acreditamos muito. Com as recuperações ou não do Cardozo e do Rodrigo temos sempre dois pontas de lança (Lima e Kardec)», apontou Jorge Jesus na conferência de Imprensa antevisão à receção aos dragões, partida na qual ainda não sabe se poderá contar com os préstimos de Luisão, Cardozo e Rodrigo.

«Luisão, Rodrigo e Cardozo são muito mais importantes que o jogador do FC Porto (James)», argumentou.

Mais de 50 mil pessoas já reservaram lugar para assistir in loco ao jogo com o FC Porto. O técnico dos encarnados pede o apoio incessante do 12.º jogador.

«Sim. O Benfica tem feito a diferença pelas assistências nos seus jogos e era bonito e bom para a equipa que o estádio estivesse lotado, quantos mais melhores, porque é uma força que vem das bancadas que nos vai dar muita força, energia e confiança para os jogos. Era bom que a lotação do estádio estivesse esgotada», desejou.

Fonte:
 
jorgejesus02.jpg


«Não estamos na Champions, é verdade, mas estamos em quatro competições» - Jorge Jesus

Ação, reação. Jorge Jesus disse, há poucas semanas, que o Benfica está inserido em quatro competições, Vítor Pereira respondeu: «Na Liga dos Campeões não está. Pelo menos não conheço o adversário do Benfica na Liga dos Campeões. Fiquei na dúvida, porque não sei o que quis dizer com isso. No ano passado falhámos o objetivo da Champions e fomos para a Liga Europa, mas este ano estamos lá. Não entendi a afirmação, mas, como não é minha, fica com quem a produziu». Jesus ouviu e defendeu a sua tese.

«O treinador do nosso rival tem o direito de comentar e afirmar o que quiser. Estou aqui para falar do jogo com o FC Porto. Que eu saiba o Benfica está no campeonato nacional, na Taça de Portugal, na Taça da Liga e na Liga Europa, são quatro competições. Temos um jogo marcado para fevereiro com o Leverkusen, só se foi adiado, não sei. Temos quatro competições, não estamos na Champions, é verdade, mas estamos em quatro competições, onde é que está a dúvida sobre isto?», justificou o líder técnico do Benfica.

Irritado com as sucessivas comparações com Vítor Pereira, Jorge Jesus colocou um ponto final nas perguntas.

«Ele é treinador do FC Porto e eu sou treinador do Benfica. Vamos falar do jogo, porque é por isso que estamos aqui, não é para falar de pessoas. O FC Porto não é o Vítor Pereira e o Benfica não é o Jorge Jesus. Há coisas muito mais importantes do que os treinadores destas duas equipas», rematou.

Fonte:
 
estadio2.JPG

Bilhetes até à hora do jogo



Estádio da Luz quase cheio para o clássico, mas ainda falta vender cerca de seis mil ingressos.

O Estádio da Luz vai registar uma das maiores enchentes da época, hoje, no clássico com o FC Porto, prevendo-se mais de 60 mil espectadores.

É certo, no entanto, que haverá bilhetes disponíveis até à hora do jogo, tendo em conta que faltava vender pouco mais de seis mil ingressos no final do dia de ontem.
Depois de dois jogos com pouco público nas bancadas, naqueles que foram os piores registos da temporada, com 15.713 pessoas a assistirem ao jogo com o Desp. Aves (Taça Portugal) e 13.872 ao encontro com a Académica (Taça da Liga), o palco encarnado volta a estar composto.

Manchester United (63.847), SC Braga (53.357) e Celtic (47.065) foram as três equipas que seduziram mais o público encarnado esta época. O total nos 11 jogos no Estádio da Luz está fixado em 381.468 espectadores, com média de 34.679 por partida.
 
LUISAO6.jpg


Cardozo e Luisão nos convocados para o clássico

Jorge Jesus já anunciou a lista de convocados para o clássico desta noite com o FC Porto, com início marcado para as 20.15 horas. Cardozo está entre os eleitos, ao contrário de Rodrigo.

Confirma-se assim a ausência do avançado hispano-brasileiro, enquanto Cardozo e Luisão voltam a ser opção, depois de terem também apresentado problemas físicos.

O defesa brasileiro, contudo, poderá ainda estar em dúvida, uma vez que foi visto ao final da manhã a abandonar o Caixa Futebol Campus, no Seixal, acompanhado por Rodrigo.

Jorge Jesus, de resto, chamou total de 20 jogadores à convocatória, destacando-se ainda as ausências de Miguel Vítor, Luisinho, André Gomes e Nolito.

Lista de convocados:

Guarda-redes: Artur Moraes e Paulo Lopes;

Defesas: Maxi Pereira, André Almeida, Roderick Miranda, Jardel, Luisão, Garay e Melgarejo;

Médios: Matic, Carlos Martins, Enzo Perez, Aimar, Bruno César, Ola John, Gaitán e Salvio;

Avançados: Cardozo, Lima e Kardec.

Fonte:
 
brunocesar04.jpg


Bruno César desmente «saudades do Corinthians»

O médio do Benfica Bruno César desmentiu, através da sua assessoria de comunicação, ter proferido as declarações que ontem foram veiculadas pela comunicação social, dando conta das «saudades» e vontade de um dia regressar ao Corinthians.

As declarações em causa haviam sido feita numa conta da rede social Twiter identificada como a oficial do médio brasileiro, mas não terão, afinal, nada a ver com Bruno César. O médio desmente assim o suposto desejo de abandonar os encarnados, garantindo que a conta em causa é falsa e que a sua identidade foi apropriada de forma ilegal, tendo já iniciado um processo judicial contra os autores das declarações falsas.

Eis o comunicado na íntegra:

Vários orgãos de comunicação social publicaram, nas suas edições de ontem, excertos de uma suposta conversação no twiter, entre Bruno César e outros utilizadores da rede social. Os excertos que mereceram a atenção dos media e sua posterior publicação alertavam para alegadas declarações do jogador do Benfica relativamente ao seu desejo de regressar, um dia, ao Corinthians, clube de onde se transferiu para Portugal.

O problema destas declarações é que são falsas, desde logo porque a página, divulgada como sendo oficial do internacional brasileiro, não está autorizada por Bruno César e muito menos o jogador do Benfica teve conhecimento dessa conversação.

O internacional brasileiro desmente essas declarações, refuta a sua autoria e desmente que tenha uma conta na rede social descrita, pelo que os excertos publicados na imprensa portuguesa reportam a outra pessoa que, entretanto, utilizou ilegalmente a identidade do jogador do Benfica.
Desta forma, o médio brasileiro já deu instruções ao seu advogado para investigar esta abusiva utilização do seu nome e ao mesmo tempo a proceder criminalmente contra quem o fez.

Fonte:
 
maticvieiradr.jpg


«É muito importante saber que o Benfica confia no meu trabalho» - Matic

Nemanja Matic, que esta segunda-feira prolongou contrato com o Benfica até 2018, congratula-se pelo voto de confiança da Direção presidida por Luís Filipe Vieira.

«Estou muito feliz com o novo contrato. É muito importante para mim saber que o Benfica confia no meu futebol e no meu trabalho.

Tenho melhorado e, passo a passo, posso continuar a melhorar em todos os jogos e isso é o mais importante», afiança o médio, de 24 anos, em declarações à Benfica TV.

«Trabalho forte todos os dias e dou o meu máximo para evoluir e ajudar a equipa a vencer todos os jogos», sublinha.

Fonte:
 
nolito43.jpg


Saragoça de Postiga quer Nolito

Não faltam pretendentes a Nolito. Depois de Bétis e Granada, surge agora o Saragoça no encalço do extremo do Benfica.

De acordo com a edição desta terça-feira do Heraldo de Aragão, a equipa onde militam Roberto e Hélder Postiga vai tentar, junto à Direção das águias, o empréstimo do jogador até ao final da presente época.

A mesma fonte sublinha que o extremo quer abandonar o Benfica, visto que não é primeira opção de Jorge Jesus.

Além do antigo jogador do Barcelona B, o Saragoça vai tentar atacar os empréstimos de Oriol Riera, do Alcorcón, e de Álvaro Morata, jovem avançado dos quadros do Real Madrid.

Nolito, 26 anos, tem contrato com os encarnados até junho de 2016 e uma cláusula de rescisão cifrada nos 20 milhões de euros.

Fonte:
 
artur2.jpg

Jorge Jesus sai em defesa de Artur



Jorge Jesus retira pressão dos ombros de Artur na sequência da falha cometida pelo guarda-redes no clássico com o FC Porto, lembrando as várias intervenções decisivas do brasileiro na baliza do Benfica.

«Não falei com ele. Quando os meus jogadores têm alguns problemas individuais, não os qualifico como um erro que possa corrigir nos momentos próximos ao jogo. Ele está tranquilo. O Artur, pela qualidade que tem, tira-nos muitos golos em quase todos os domingos», realça o treinador.

«Ele errou tecnicamente naquele lance [n.d.r. referindo-se ao segundo golo do FC Porto, apontado por Jackson Martínez]. Os médios erram passes no meio campo, mas o guarda-redes não pode errar um. Faz parte da profissão dele», aponta.
 
jorgejesus16.jpg

«Ninguém dava nada por Matic e Jardel» - Jorge Jesus



Jorge Jesus considera que as renovações dos contratos de Matic e Jardel são a demonstração inequívoca da confiança do Benfica em dois jogadores cuja qualidade para jogar de águia ao peito foi várias vezes posta em causa.

«É a demonstração de confiança na qualidade individual dos jogadores, para depois reforçar a equipa coletivamente. Cardozo está há mais tempo no Benfica, quanto a Matic e Jardel ninguém dava nada por eles», recorda o treinador dos encarnados, que não tem dúvidas do valor do médio sérvio e do defesa central brasileiro: «Devem estar orgulhosos do seu trabalho, têm potencial para o desenvolver e estão a afirmar-se no Benfica. Sem serem jogadores de grande nomeada, conquistaram o seu espaço no Benfica, definitivamente».

Questionado se teria alguma quota-parte de responsabilidade na afirmação dos dois jogadores, Jorge Jesus é claro: «O mérito é deles. Se eles não souberem jogar e não tiverem potencial e qualidade, nada posso fazer».

«Matic jogava no Chelsea mas não era sequer quinta escolha. Jogava no Vitesse, mas a um nível como o que tem agora? Não. Vimos que ele tinha qualidade e fizemos com que acreditasse no seu trabalho. Matic merece, é um profissional e um homem espetacular. Cardozo e Jardel também merecem», sublinha.
 
maxipereira10.jpg


«Maxi Pereira dá-me dores de cabeça quando não o tenho» - Jorge Jesus

Criticado de forma veemente por Vítor Pereira no final do clássico entre Benfica e FC Porto, Maxi Pereira merece os mais rasgados elogios por parte de Jorge Jesus.

«Maxi Pereira tem qualidades e defeitos, como todos os jogadores. Tirando se calhar o Messi e o Ronaldo», diz entre sorrisos o treinador dos encarnados.

«É muito importante para a equipa. Transmite caráter e vontade de vencer e penso que todas as equipas gostam de jogadores assim. Por vezes prejudica-se pela sua emoção.

É muito competitivo, entrega-se ao jogo de alma e coração e às vezes não pensa em alguns lances», concede Jorge Jesus, frisando: «Ele dá-me dores de cabeça quando está castigado ou lesionado; quando o tenho não me dá qualquer dor de cabeça, pelo contrário».

Fonte:
 
nolito42.jpg


«Disse a Nolito que não o deixava sair» - Jorge Jesus

Nolito manifestou a Jorge Jesus a intenção de deixar o Benfica durante o mercado de inverno, mas a resposta foi negativa. Porém, lembra o treinador que «no futebol tudo muda de um dia para o outro».

«É um dos problemas com os quais os clubes têm de saber conviver em janeiro, quando os jogadores podem entrar e sair. Em todos os clubes há jogadores que não estão satisfeitos por não jogarem tanto.

Quando se está num clube grande como o Benfica, que tem de ter um plantel com quantidade e qualidade, não é fácil para alguns jogadores saberem conviver com esta situação.

Gostavam de jogar sempre, mas nas equipas grandes nem sempre jogam os mesmos. É assim no Benfica, no Milão, no Barcelona ou no FC Porto», aponta Jorge Jesus.

«Alguns jogadores preferem pedir para ir para outros mercados, pensando que vão jogar mais.

O Nolito já me pôs essa questão. Na primeira reunião que tive com ele, há duas semanas, disse-lhe taxativamente que não o deixava sair.

Agora, no futebol tudo muda de um dia para o outro», ressalva.

Bétis, Granada e Saragoça, em Espanha, Liverpool, West Ham e Fulha, em Inglaterra, são os clubes que têm sido associados ao extremo espanhol do Benfica.

Fonte:
 
artur3.jpg


Artur muito apoiado em Coimbra

O guarda-redes Artur foi recebido com aplausos por algumas centenas de adeptos do Benfica que aguardavam a chegada da comitiva encarnada ao Estádio Cidade de Coimbra.

O brasileiro, protagonista de lance infeliz no clássico com o FC Porto, ouviu palavras de conforto e incentivo por parte dos simpatizantes da águia que vão assistir, ´in loco`, ao jogo dos quartos de final da Taça de Portugal com a Académica.

De resto, todo o plantel foi recebido com entusiasmo na chegada ao Estádio Cidade de Coimbra.

Fonte:
 
michel2.jpg


Michel treina-se à parte à espera de colocação

Michel é um dos mais recentes casos para resolver no atual mercado de transferências, que encerra no dia 31: o brasileiro terminou mais cedo o empréstimo ao SC Braga e regressou ao clube com o qual tem contrato até 2017.

A decisão dos minhotos em prescindir do brasileiro foi tomada ainda em 2012. No regresso das férias natalícias, a Michel foi-lhe comunicado que já não iria mais continuar em Braga e que o futuro dependeria do Benfica.

Mas desde essa data que o ex-atleta do Paços de Ferreira tem vindo a treinar-se à parte, sem sequer comparecer no Seixal, num sinal de que a próxima etapa da carreira dele deverá passar por outro clube.

A integração de Michel no plantel às ordens de Jorge Jesus não está, para já, nos planos dos encarnados, mesmo que Aimar seja transferido para o Al Ahly, do Dubai. E Alan Kardec, ao que tudo indica, vai continuar até ao final da época, pelo que o espaço para o esquerdino é quase nulo.

A SAD terá agora que encontrar uma solução para Michel até ao final do mês, a par do empresário, Jorge Mendes. Apesar de estar há meia época sem jogar, é possível que surjam interessados.

Fonte:
 
luisao01.jpg

Adeptos do Cruzeiro pedem Luisão



O presidente do Cruzeiro, Gilvan de Pinho Tavares, ouviu os cerca de 1500 adeptos que compareceram na apresentação do médio Éverton Ribeiro (ex-Coritiba) pedirem um reforço de peso para a defesa. Os nomes mais solicitados foram Luisão, do Benfica, e Dedé, do Vasco da Gama.

Segundo o Lancenet, o clube de Belo Horizonte fez várias tentativas para contratar Dedé mas esbarrou sempre na intransigência do Vasco da Gama, que pretende segurar um dos jogadores mais valiosos do plantel. O defesa-central de 24 anos está a ser cobiçado por vários emblemas brasileiros e europeus, tendo-se chegado a falar do interesse do Benfica e do FC Porto.

Já em relação a Luisão, o Cruzeiro não fez, segundo a mesma fonte, qualquer sondagem para tentar contratar o experiente central de 31 anos, que tem contrato com o Benfica válido até junho de 2016 e uma cláusula de rescisão de 20 milhões de euros. Certo é que os adeptos continuam a sonhar com o regresso de Luisão ao clube que serviu entre 2000 e 2003 e que deixou para rumar ao Estádio da Luz.
 
Voltar
Topo